Anda di halaman 1dari 18

Felizmente h luar!

Contextualizao Sculo XIX: Absolutismo Em 1807, com as invases francesas a corte parte para o Brasil, deixando em Portugal um Concelho de Regncia. Para o Brasil confluem somas avultadas de dinheiro com a finalidade de sustentar a corte. Em Portugal a situao cada vez mais miservel: h cada vez mais pobres (crise social), a agricultura e a indstria fragilizam-se (crise econmica), a Regncia torna-se cada vez mais tirnica, sob a influncia de Beresford. As foras absolutistas reprimiam toda e qualquer manifestao ou movimento que pudesse dar origem a desordem, e que pudesse pr em perigo a estabilidade do pas. As pessoas no se podiam agrupar na rua e as associaes secretas foram proibidas. Surgem os delatores, informadores, que a troco de benesses traem muitas vezes os da sua prpria classe (Morais Sarmento e Andrade Corvo). A rebelio de 1817 pretende implantar um regime liberal que defendia a limitao aos direitos do rei, liberdade de religio, de imprensa e de palavra, liberdade de comrcio e de indstria (crise ideolgica). Descoberta esta rebelio, foram executados 12 indivduos, entre eles Gomes Freire dAndrade, acusados de conspirao.

Os membros do governo concluram que a sentena s poderia ser a morte dos revoltosos. O processo de condenao foi sumrio, pois no interessava provar a culpa ou a inocncia. Interessava apenas mostrar nomes e castig-los, mostrar que os revoltosos eram facilmente controlados. Esta execuo viria a transformar estes homens em mrtires da liberdade e veio estimular os opositores ao regime. At os mais acomodados perceberam que tamanha tirania no cederia sem aces mais agressivas.

Sculo XX: Salazarismo e Estado Novo Na dcada de 60, vigorava o Estado Novo, cujo chefe de governo, Antnio de Oliveira Salazar, se regia por princpios autoritrios e totalitrios. O mtodo escolhido para manter a estabilidade do pas era a represso, no reconhecendo direitos de liberdade de expresso, de manifestao ou de associao. A represso era exercida sobretudo pela polcia poltica (P.I.D.E.) que punia todos os que prevaricassem. Em 1926, tinha sido instituda a censura que passava revista a todos os textos publicados ou representados, eliminando as partes consideradas perigosas. Portugal vivia tambm uma crise social com grande misria nos grupos agrcolas e assalariados urbanos; uma crise ideolgica com constantes tentativas sufocadas de discordncia ou rebelio.

Da ala dos inconformados, surge o General Humberto Delgado que se candidata Presidncia da Repblica. Os votos so manipulados, o General perde e posteriormente atrado fronteira espanhola, onde ser assassinado por elementos da P.I.D.E.

Sculo XIX- metfora/ Sculo XX- realidade O exemplo do passado (sculo XIX) serve unicamente para conduzir o espectador compreenso do presente (sculo XX). Ideais de autoritarismo, opresso, ditadura. Tentativas falhadas de revoluo no sentido do triunfo das ideias liberais. Aliana entre Igreja e Estado. Agentes secretos que informam de existncia de revoltosos, silenciandoos. Mrtires da liberdade perseguidos e condenados. Abismo entre ricos e pobres. Luta do povo oprimido, explorado, desarmado, exausto e ansioso por mudana (liberdade).

Gomes Freire dAndrade- lutara nas campanhas francesas ao lado de Napoleo, era um estrangeirado, ou seja, bebera dos ideais da Revoluo Francesa e estudara no estrangeiro. Quando Napoleo foi derrotado em 1814, Gomes Freire regressa a Portugal e faz parte da maonaria. Era inquestionavelmente um homem de ideias progressivas, o que facilitou a tarefa os opressores em Portugal. William Carr Beresford- vem para Portugal para disciplinar o exrcito e consegue dar combate aos franceses, afastando-os. Depois da retirada dos franceses, Beresford demora-se em Portugal, fazendo parte do trio governativo. ele que quer impor uma disciplina de ferro a todo o pas e, para isso, encontra-se com o rei D. Joo VI no Brasil, de onde vem investido de plenos poderes.

Maonaria Sociedade secreta que remonta aos grupos de pedreiros (maon em francs) franceses medievais que deixavam sinais secretos uns aos outros nas obras em que trabalhavam. Pretendiam preservar o esprito de classe.

Este grupo evoluiu e no sc. XVIII adoptam at uma constituio: o indivduo, receptculo de Deus, est em permanente e progressivo aperfeioamento, honrando assim o Grande Arquitecto do Universo (Deus).

Ser maon poder significar o desejo de reencontrar o espiritualismo e a verdadeira comunicao com Deus, negando os valores puramente materiais.

O que se pretende construir na Terra um reino de fraternidade e de amor, onde coexistam a solidariedade, a responsabilidade e a liberdade.

Gomes Freire era gro-mestre da maonaria desde 1816, e em 1817 constitui-se, em Portugal, um movimento paramanico -Supremo Conselho Regenerador de Portugal, Brasil e Algarves- que tinha como objectivo afastar os estrangeiros do controlo do pas.

Gomes Freire, por ser um estrangeirado, e por pertencer quele movimento, corporiza os ideais revolucionrios da Revoluo Francesa - Fraternidade, Igualdade, Solidariedade. , portanto um alvo a abater.

ANLISE DAS CATEGORIAS DO TEXTO DRAMTICO

TIPOLOGIA DA OBRA

Drama pico, pois importa sobretudo a reflexo do leitor/espectador em contacto com o texto ou com a representao. Ao contrrio do texto clssico, em que se pretendia um efeito de catarse no espectador, com este tipo de texto pretende-se substituir a emoo pelo pensamento. suposto que o espectador consiga perceber que a aco que v desenrolar-se intemporal e que pode ocorrer em qualquer stio e em qualquer altura. Cria-se, portanto um efeito de distanciao, que mantendo o espectador no envolvido emocionalmente no que v, lhe permite pensar sobre o que v e, em ltima instncia agir. Este tipo de teatro, tambm designado brechtiano, encara o homem como um ser em permanente transformao e responsvel por essa mesma evoluo. O efeito de distanciao pode ser conseguido, por exemplo, atravs da ausncia de cenrios muito especficos para determinada poca. Em Felizmente h luar! no h didasclias que refiram trajes ou moblias especficas de 1817, sendo assim a aco uma metfora do que se passava em 1960.
ACO

a) Justificao do ttulo Felizmente h luar ter sido uma frase efectivamente escrita por D. Miguel Forjaz a propsito da noite da execuo. Raul Brando reprodu-la em Vida e Morte de Gomes Freire, e Sttau Monteiro dela se apropriou para entitular a sua obra. Esta frase surge, de facto, duas vezes ao longo do texto, pronunciada por personagens diferentes e com intenes claramente opostas.
D. Miguel Forjaz (pg. 131) Matilde de Melo (pg. 140) A morte de Gomes Freire serviria de A morte do marido serviria de lio a exemplo a todos os que tentassem ir contra a ordem estabelecida, o luar permitiria que todos observassem o exemplo e no o seguissem. A morte do conspirador facilitaria a todos os que observassem aquela execuo e nela percebessem a crueldade e a injustia A luz da lua sobrepor-se-ia s trevas e permitiria que a morte desse lugar

afirmao do poder, ainda que fosse pela fora e pelo medo. As reticncias manifestam a calma expectativa objectivo na consecuo do

vida (justia e liberdade). Seria um exemplo a seguir para pr termo a um regime autoritrio e injusto. O ponto de exclamao demonstra a urgncia, a nsia cheia de esperana de Matilde.

b) Estrutura externa A pea est dividida em dois actos, sem que haja qualquer referncia explcita diviso em cenas. aqui que o jogo de luzes ganha especial relevncia, pois medida que ilumina s uma personagem ou alastra para focar um grupo, temos mudana de cena sem que tenha havido entrada ou sada de personagens e sem que tal esteja expressamente referido. c) Estrutura interna Exposio-corresponde parte introdutria da aco, aquela em que apresentado o assunto, a personagem principal e em que feita a localizao espacial e temporal (pg.21: Se ele quisesse...); Conflito-corresponde ao desenrolar da aco dramtica em que se descobre a conspirao de 1817, se definem os culpados e se decide a sentena (pg.21 a 137: por mim que estou de luto, Matilde! Por mim...); Desenlace-corresponde ao final trgico em que em que Freire dAndrade morto (pg.137 at ao final) e em que Matilde se despede do seu companheiro.
d) Paralelismo estrutural entre o 1 e o 2 acto

Este aspecto remete para a circularidade da aco, pois tambm a situao do povo se mantm inalterada ao longo do texto. Manuel que abre os dois actos, sozinho em cena, coloca exactamente a mesma questo e das duas vezes no lhe dada resposta. a imagem da impotncia do povo.
Acto I Acto II Manuel interroga-se sobre o que Idem

fazer para alterar a sua situao e a da sua classe social. O povo lamenta a sua misria. Chegada de polcias que procuram Vicente para que este traia a sua classe. Os dilogos entre os governadores, Vicente, Andrade Corvo e Morais Sarmento funcionam como o plano de preparao para a condenao de Gomes Freire. Termina com a priso de populares que conspiravam contra o governo e com o apelo de morte ao traidor Gomes Freire dAndrade, feito por D. Miguel. Termina com a morte do General (ainda que, em simultneo, ecoe o grito de esperana de Matilde). Os dilogos entre os governadores e Matilde significam a efectivao das intenes dos representantes do poder-destruir Gomes Freire. Idem Os polcias probem os ajuntamentos.

e) Unidade de aco Esta conseguida atravs da personagem Gomes Freire, que apesar de estar sempre ausente, funciona como um elemento de ligao entre as diversas situaes, pois sempre dele que se trata. Nesta aco so fundamentais os elementos fsicos, paraliterros (o tipo de cenrio, a msica, a luz, a coreografia) na construo do sentido do episdio a que assistimos.

PERSONAGENS

Manuel Povo Rita Antigo Soldado Outros populares Morais Sarmento

Traidores

Andrade Corvo Vicente

Principal Sousa Governantes D. Miguel Forjaz Marechal Beresford Matilde de Melo Sousa Falco Gomes Freire dAndrade a) Personagem Principal

Gomes Freire dAndrade sempre caracterizado directamente pelas outras personagens (heterocaracterizao). A sua caracterizao quase exclusivamente psicolgica.

No aparece em cena, mas ele que motiva as outras personagens: para o povo um heri; para os governadores, um homem perigoso; para Matilde, o companheiro e para Sousa Falco, o amigo de todas as horas. Representa, simbolicamente, a integridade e a recusa na subservincia (pg.71). A sua capacidade de liderana e a coragem na defesa dos seus ideais (pg.87) remete para o Portugal do passado-nao gloriosa e triunfante A sua morte remete para a manuteno de uma ideologia fossilizada e para Portugal do presente-nao paralisada pelo medo, pela denncia e pela suspeio (pgs.63 e 95).

b) Personagens secundrias

So

caracterizadas

directamente e definem-se

pelas tambm

outras a

personagens si mesmas

(heterocaracterizao)

(autocaracterizao); so caracterizadas indirectamente quando o espectador conclui do seu carcter por aquilo que as v fazer ou dizer. D. Miguel Pereira de Forjaz-primo de Gomes Freire o smbolo do pas decadente que governa. megalmano, prepotente, cobarde e calculista. Desprovido de integridade e corrupto, personifica a traio aliada vingana (pgs.65, 69 e 71). Principal Sousa-representante do poder eclesistico e dogmtico. Fantico na defesa de uma doutrina que no pratica (pgs.123, 124). Entende-se a si prprio como um guardio de um rebanho tresmalhado (pg.38). Evolui negativamente, pois se de incio se sente desconfortvel com a soluo de condenar algum inocente, depois j congemina numa espcie de vingana pessoal (pgs.61, 66, 67, 72, 74). William Carr Beresford-principal figura na perseguio a Gomes Freire, o smbolo do calculismo e do materialismo (pgs.57, 63). trocista, sarcstico (pgs.54, 57), despreza o pas onde tem de viver (pg.55), sente-se ameaado nos seus privilgios, pois teme ser substitudo pelo General Gomes Freire, soldado brilhante amado pelo povo. ento que decide escolh-lo como vtima a sacrificar (pgs.63/64, 70/71). Vicente-representa a hipocrisia e o oportunismo. servil e materialista (pgs.25, 34, 35, 38). Despreza a classe social a que pertence (pg.27), ardiloso jogando com as palavras e espicaando os nimos (pgs.22, 23). Trair e denunciar para ter uma ascenso social rpida (pgs.31, 32), ele que despoleta os acontecimentos que culminaro na morte de Gomes Freire.

Matilde de Melo-mulher de carcter forte, apaixonado, a companheira fiel do General. Como ele, recusa a hipocrisia, a injustia e o materialismo. Revela-se como um alter ego de Gomes Freire e ser assim que tentar provar a sua inocncia (pgs.89 a 96). Mas h outra Matilde, smbolo de feminilidade, expressa no desespero dos seus dilogos, o smbolo da mulher que ama e sofre por amor, que sozinha, apartada daquele que ama, perde identidade (pg.120). O discurso de Matilde funciona como uma resposta ao discurso oficial: caracteriza as atitudes e valores veiculados pelos governadores do reino e denuncia as consequncias sociopolticas e culturais que advm da conduta governativa, o que est presente no dilogo entre ela e ao Principal Sousa (pgs120 a 128). Nesta personagem impe-se a dimenso individual dimenso social, pois acaba por manifestar o egosmo que a torna representante da alma feminina. uma personagem modelada que evoluiu da rapariga alde para a companheira do General, tendo sofrido grandes alteraes de valores que se manifestam nas suas atitudes. Antnio de Sousa Falco-representa a impotncia perante o despotismo, sempre leal a Matilde e ao General (pg.86), est consciente da impossibilidade de que se faa justia (pgs.116, 117). Assume uma dimenso humana, no isenta de culpa, pois perante o exemplo de honestidade, de integridade e coragem de Gomes Freire, ele sente-se cobarde e mesquinho (pgs.136, 137). Aproxima-se, assim de uma personagem modelada, que evoluiu e se surpreende consigo prpria (pg.136). Manuel-representa o povo portugus oprimido na misria e faminto que se sente impotente para alterar o seu destino (pgs.15, 16). Sente-se resignado.

Deposita todas as esperanas no General, quando este preso, o desencanto, a tristeza transformam-se em raiva, primeiro, e em cansao depois, na conscincia de que as vidas daqueles homens so como sombras num vazio que no se consegue preencher (pgs. 105, 109). Ter a funo de coro, pois as suas interrogaes, no incio de cada acto, predizem o destino da sua classe. Populares-funcionam como o coro que vai informando/comentando sobre os episdios da aco dramtica (pg.80), as suas falas denunciam a pobreza e mostram que a ironia a sua arma (pg.17), situam-nos no tempo histrico (pg.18).

ESPAO

a) O espao cnico-outras linguagens estticas Nesta pea o cenrio muito importante porque dele depende, tambm, a correcta interpretao de sentido do texto. O prprio autor afirma que tudo o que se vai passar no palco tem um significado preciso (pg.15). Assim, os jogos de luz/sombra e a posio das personagens em palco so formas de enfatizar as situaes mais relevantes. Servem para caracterizar o espao social e revelam a dimenso ideolgica da obra. Por exemplo, no incio dos dois actos, de um fundo escuro, destaca-se Manuel, s sobre ele recai a luz e est ao centro e frente do palco (pg.15). As didasclias fornecem informaes ao nvel da luminosidade, da sonoplastia, da apresentao exterior das personagens, mas no caracterizam um espao definido. S as personagens, atravs dos seus dilogos e monlogos, nos situam no tempo e no espao fsicos (o Rato, S. Julio da Barra, poca ps-invases francesas, regncia de Beresford). Exceptuam-se raras referncias a alguns objectos que, metonimicamente, esto associados s personagens, como as cadeiras dos regentes (pg.47).

O paralelismo ao nvel do espao no incio de cada um dos actos, remete para a ideia de que a situao de cada um dos actos, remete para a ideia de que a situao no se altera ao longo da pea, tudo se mantm na mesma. A escurido que envolve Manuel a simbologia do abismo que o engole, que o deixa impotente e sem perspectivas, e este aspecto prende-se com a ideologia da obra: a crtica opresso sobre a classe popular. b) O espao fsico a partir das didasclias e das falas das personagens que nos situamos no espao: Lisboa com a sua Baixa, onde se situa a sede da Regncia; o Rato, onde fica a casa do General; o Campo de SantAna, local das execues; a Serra de St Antnio de onde se v S. Julio da Barra. H ainda referncias ao Tejo, onde Manuel descarregava as barcaas e S, onde os pobres pediam esmola. Lisboa surge assim como o smbolo do pas, o local onde germina a revoluo que se estender a todo o pas (pg.55). c) O espao social Opem-se dois grupos sociais: o povo (pobre) e os governadores (poder). O clima de presso e de revolta, ainda que velada, est sempre presente, e evidente a inteno do autor, maneira de Brecht, de que assistamos, distantes, a acontecimentos da nossa histria que merecem a nossa reflexo e anlise crtica. A represso faz-se sentir a todos os nveis: material, social e cultural:
LINGUAGEM E ESTILO

A linguagem regra geral simples, caracterizada frequentemente por marcas do cdigo oral, para que implique rapidamente o leitor/espectador e para que seja cumprida a inteno didctica que preside a esta obra. Identificamos, nos monlogos e nos dilogos entre os interlocutores, vrias marcas do discurso oral, o recurso a diferentes registos de lngua, o uso de expresses populares e de expresses bblicas, de acordo com o estatuto social, com o grau de instruo e

de afectividade entre as personagens, servindo de modo eficaz a individualizao de cada uma. Esta variedade confere verosimilhana aco. 1. Nveis de Lngua a) nvel de lngua familiar: Vai, amor da minha vida..., frase proferida por Matilde (pg. 139); b) nvel de lngua popular: Eles vo para casa encher a pana!, frase proferida por ______________(pg. 22); c) nvel de lngua corrente: globalmente, este o nvel de lngua que predomina em Felizmente h Luar!, contudo algumas personagens individualizam-se pelo recurso ao registo cuidado, como o caso de algumas intervenes de Matilde, do Principal Sousa, de Sousa Falco e de Beresford. d) nvel de lngua cuidado: Diz o Eclesiastes que, tendo Deus dividido o gnero humano em vrias naes, a cada uma delas deu um prncipe que a governasse..., frase dita por________________, (pg.36).
Marcas do Discurso Oral
Adjectivao irnica Soldado distinto, sbdito fiel... (pg.31) Diminutivos com D-nos uma esmolinha por alma de quem l tem... (pg. valor irnico 31) Frases curtas Frases exclamativas

A Rita dorme. (pg.16)

V-se a gente livre dos franceses, e zs!, cai na mo dos ingleses (pg.16) Frases interrogativas Em que guerra que vossemec andou? (pg.19)
Interjeies

Ironia preferencial) Onomatopeias

Bestas! (pg.21) Idiotas (pg.21) (recurso Eram quase cinco horas pelo meu relgio de ouro. (pg.17) Catrapum! Catrapum! Catrapum, pum, pum! (pg.21)

Provrbios e Nenhum de vocs tem onde cair morto. (pg.21) expresses populares Diz-me com quem andas e explicar-te-ei quem s... (pg.39)

Deus escreve torto por linhas direitas. (pp.103-104) Deus no nos deu nozes, e os homens tiraram-nos os dentes... (pg.109) Entre os trs o diabo que escolha... (pg.16) Se eu souber fazer render o peixe. (pg.30)
H quem diga que a voz do povo a voz de Deus... (pg.35)

Repeties Suspenses frsicas

Que posso eu fazer? Sim: que posso eu fazer? (pg.15) O que no lhes digo que se ele no fosse estrangeirado era...era como os outros... era mais um senhor do Rossio (pg.25)

3. Adaptao Da Linguagem s Personagens E Situao Manuel: um elemento esclarecido do povo, reflecte sobre a situao histricopoltica do pas, usando com frequncia expresses populares; Rita e os outros populares: identificam-se pelo registo popular, e revelam uma fina ironia sarcstica que radica na explorao secular dos mais pobres; Vicente: tem uma forma de se expressar ambgua, pois ora fala como os seus iguais, ora eleva o nvel de vocabulrio quando se dirige aos governadores; Os polcias: usam a linguagem do poder, ou seja, expressam-se frequentemente atravs de frases imperativas; Principal Sousa: usa uma linguagem moralista, cnica em que invoca constantemente Deus ou outros termos ligados religio e Bblia; Beresford: de acordo com o seu perfil de militar, pragmtico objectivo, tambm a sua forma de se expressar clara, objectiva; D. Miguel: sendo um governador, a sua expresso marcada por vocbulos da rea poltica e por formas de tratamento especficas de acordo com o estatuto social dos seus receptores. O seu discurso revela a sua personalidade preconceituosa e elitista; Matilde: uma mulher culta e emotiva que expressa estas caractersticas no seu discurso. Como pretende convencer os seus destinatrios da justia das suas atitudes e das suas palavras, o seu discurso marcado pela argumentao; Sousa Falco: sendo o amigo de sempre do General, usa com os amigos uma linguagem afectuosa, e com os opressores uma linguagem objectiva, vigorosa e clara; Frei Diogo: a sua linguagem expressa o eu bom carcter e a sua simplicidade. A linguagem das personagens conduz-nos ao conhecimento do seu carcter e serve para as integrar num dos dois ncleos que constituem a trama: o poder e o contrapoder.

A linguagem do contrapoder potica, logo conotativa e subjectiva (por exemplo, as palavras de Matilde so dotadas de grande sensibilidade e poder metafrico); j a linguagem do poder remete para o domnio do material, para a poltica e para o exerccio do prprio poder (por exemplo, as palavras de Beresford, do Principal Sousa ou de D. Miguel tm um sentido prtico, utilitrio e material.) O discurso do autor/encenador, presente nas didasclias laterais, um discurso com grande carga afectiva, valorativa, cheia de nomes abstractos e de adjectivos. 2. Texto Didasclico Todo o segmento textual que no se destina a ser dito na representao. Orienta a encenao, a movimentao das personagens em palco e, no caso especfico do texto brechtiano, h outras funes a ter em conta. a) explicitaes do autor que se assume enquanto tal (pg.15); b) c) d) e) f) g) h) referncia posio das personagens em cena (pg. 16); indicaes aos actores (pg.78); caracterizao do tom de voz das personagens e suas flexes (pg. 16); indicao das pausas (pg.16); sada ou entrada das personagens (pg.53); apresentao da dimenso interior das personagens (pg.17); indicaes sonoras ou de ausncia de som (pp.21, 71); i) ilaes que funcionam como informaes e como forma de caracterizar personagens (pp20, 42); j) sugesto do aspecto exterior das personagens (pg.41); k) movimentao cnica das personagens (pp27, 73); l) expresso fisionmica dos actores, linguagem gestual a que, por vezes, se acrescenta a viso do autor (pg,24); m) expresso do estado de esprito das personagens (pp35, 46); n) acesso interioridade das personagens (pg.27); o) indicaes de luz/sombra (pg15)

Marcas Principais do Discurso de Matilde

1. inquietao/indignao presentes na sucesso de frases interrogativas presentes na pg. 101;


2. o desespero traduzido nas frequentes pausas com que se entrecorta o

discurso na pg.120 e com as palavras que profere na pg.130;


3. a exaltao interior evidente nas acusaes que lana ao Principal Sousa

nas pp 123 e 124;


4. a superioridade moral patenteada no libelo com que ataca o Principal

Sousa, e a prtica da religio catlica, prtica que demonstra ser o contrrio dos ensinamentos evanglicos, nas pp 124, 125 e 126;
5. o desprezo explcito nas palavras que dirige ao Principal Sousa na

pg.128;
6. a raiva concretizada nas pragas que lana contra o Principal Sousa na

pg.129;
7. o amor apregoado nas vrias vezes em que repete a expresso meu

amor e em expresses afins;


8. a esperana gritada nas palavras finais.

IDEOLOGIA DA OBRA

Felizmente h luar! uma metfora poltica da Portugal durante o Estado Novo. Os contextos ideolgicos e sociolgicos do pas so anlogos nas duas pocas, e D. Miguel Forjaz poderia ser o arqutipo de Salazar. As palavras de Salazar, Sinto que a minha vocao era ser o primeiro-ministro de um rei absoluto, a ideia, para este ditador, de que o povo deveria ser disciplinado pelo silncio, pela invisibilidade so aspectos que poderiam ser defendidos por D. Miguel. No rescaldo da campanha de Humberto Delgado, em que figuras da oposio so punidas com a priso, Salazar diz que No discutimos Deus e a virtude; no discutimos a Ptria e a sua Histria; no discutimos a autoridade e o seu prestgio; no discutimos a famlia e a sua moral... No acredito no sufrgio

universal (...). No creio na igualdade, mas na hierarquia. Tambm os governadores do reino sustentavam que as suas decises eram vontade de Deus e em funo da Ptria. H, portanto, similitude entre valores e atitudes nos dirigentes das duas pocas.
TEMPO

a)

Tempo histrico A aco desenrola-se em 1817, poca em que se pretendia instaurar o regime liberal. Este uma metfora de Portugal nos anos 60, em que se procurava instaurar a democracia (vide paralelismo histrico). b) Tempo histrico / tempo dramtico O tempo dramtico est condensado. No segundo acto, o vocbulo hoje concentra cinco meses e h referncias a acontecimentos que no tm lugar em palco (o que contribui para a condensao): -invases francesas -aliana com Inglaterra -as guerras em que participou Gomes Freire -aluses maonaria e ao jacobinismo -aluses juventude de Matilde A progresso do tempo real, na pea, corresponde a espaos distintos, s alteraes de luz e a marcadores temporais referidos pelas personagens. Do desespero de Matilde perante a sentena (25 de Maio 1817) ao seu desespero no dia da execuo (18 de Outubro 1817) decorrem cinco meses em tempo real, mas no texto este tempo no definido. As referncias temporais so: Esta madrugada prenderam Gomes Freire...; Desde aquela noite que s penso em si...; S ao fim de seis dias lhe abonaram dinheiro para comer..

SIMBOLOGIA

Tambores-smbolo da autoridade, da represso, associados noite, morte. Provocam o medo e prenunciam a ambincia trgica da aco. Luar-smbolo de redeno e de renovao. A luz da lua que permite que tudo se veja, permite tambm que o exemplo de coragem, de ousadia e liberdade se propague e funcione como exemplo. Ou seja, esta luz d a certeza de que o bem acabar por triunfar. Fogo / fogueira-ritual de purificao, das cinzas haver o renascimento (conquista de liberdade). Smbolo dos ideais que incendiaro o povo portugus. Noite-smbolo do perodo de gestao, sendo um perodo negro d lugar luz do dia (a seguir ao perodo de represso, vir a liberdade). Verde-a saia vinda de Frana est conotada com os ideais da Revoluo Francesa (solidariedade, fraternidade, igualdade), sendo verde representa a esperana. Moeda-dada por Manuel a Matilde, e por esta ao Principal Sousa, representa a traio da Igreja anquilosante e inquisitorial, a venalidade dos homens. tambm smbolo de desrespeito dos mais poderosos pelos mais desfavorecidos.

Anda mungkin juga menyukai