Anda di halaman 1dari 5

Exerccios de Fsica

Eletrosttica Fora Eltrica


1)(PUC-SP) Suponha duas pequenas esferas A e B eletrizadas com cargas de sinais opostos e separadas por certa distncia. A esfera A tem uma quantidade de carga duas vezes maior que a esfera B e ambas esto fixas num plano horizontal. Supondo que as esferas troquem entre si as foras de atrao FAB e FBA, podemos afirmar que a figura que representa corretamente essas foras :

Adelmario Silva

2) (Unesp-SP) Duas esferas condutoras idnticas carregadas com cargas + Q e 3Q, inicialmente separadas por uma distncia d, atraem-se com uma fora eltrica de intensidade (mdulo) F. Se as esferas so postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posies originais, a nova fora entre elas ser: a) maior que F e de atrao. b) menor que F e de atrao. c) igual a F e de repulso. d) menor que F e de repulso. e) maior que F e de repulso. 3)(FUVEST/SP) Trs objetos com cargas eltricas idnticas esto alinhados, como mostra a figura. O objeto C exerce sobre B uma fora igual a 3,0.10- 6 N. A fora eltrica resultante dos efeitos de A e C sobre B :

4)(UFPE/UFRPE) O grfico abaixo representa a fora F entre duas cargas pontuais positivas de mesmo valor, separadas pela distncia r. Determine o valor das cargas, em unidades de 10-9C. a) 1,0 b) 2,0 c) 3,0 d) 4,0 e) 5,0

5)(UFPE/UFRPE)Considere o sistema formado por trs cargas eltricas pontuais, qA, qB e qC, que esto fixas ao longo de uma linha horizontal, como indicado na figura abaixo. Se o mdulo da fora entre as cargas qB e qC vale 24N, pode-se afirmar que, em Newtons, a intensidade da fora de repulso entre as cargas qA e qC vale: a) 9,5 b) 8,0 c) 7,3 d) 5,2 e) 3,0

6)(UFPE/UFRPE) Dois bales idnticos, cheios de hlio e presos a uma massa M = 5,0 g, flutuam em equilbrio como esquematizado na figura. Os fios presos aos bales tm massa desprezvel. Devido carga Q existente em cada balo -9 eles se mantm distncia L = 3,0 cm. Calcule o valor de Q, em nC (10 C).

7) Duas pequenas esferas, A e B, de massas iguais a 50g e 100g, respectivamente, so colocadas distncia de 30 cm sobre a linha de maior declive de um plano inclinado, cujo ngulo de inclinao 30. Fixa-se a esfera B ao plano e fornece-se a cada esfera a mesma quantidade de carga eltrica. Considerando desprezvel o atrito entre as esferas e o plano, indique qual dever ser o valor e o sinal da carga fornecida a cada esfera, de modo que a esfera A se mantenha em equilbrio na sua posio inicial.

8)(UFPE/UFRPE) Nos vrtices de um tringulo equiltero de lado L = 3,0 cm, so fixadas cargas q pontuais e iguais. Considerando q = 3,0 C, determine o mdulo da fora, em N, sobre uma carga pontual q0 = 2,0 C, que se encontra fixada no ponto mdio do tringulo.Dado: K = 9 109 (SI)

9)(Mackenzie-SP) Duas cargas eltricas puntiformes idnticas Q1 e Q2, cada uma -7 com 1,010 C, encontram-se fixas sobre um plano horizontal, conforme a figura a seguir. Uma terceira carga q, de massa 10 g, encontra-se em equilbrio no ponto P, formando assim um tringulo issceles vertical. Sabendo que as nicas foras que agem em q so as de interao eletrosttica com Q1 e Q2 e seu prprio peso, o valor desta terceira carga : Dados: K0 = 9 109 N m2/C2; g = 10 m/s2.

10) (Fuvest-SP) Pequenas esferas, carregadas com cargas eltricas negativas de mesmo mdulo Q, esto dispostas sobre um anel isolante e circular, como indicado na figura 1. Nessa configurao, a intensidade da fora eltrica que age sobre uma carga de prova negativa, colocada no centro do anel (ponto P), F1. Se forem acrescentadas sobre o anel trs outras cargas de mesmo mdulo Q, mas positivas, como na figura 2, a intensidade da fora eltrica no ponto P passar a ser :

11)(Olimpada Brasileira de Fsica) Os corpos A e B, de massas m e M respectivamente, esto atados por uma corda que passa por duas roldanas. O corpo A est carregado com carga +Q e sofre a ao de uma outra carga Q, que se encontra a uma distncia d (figura a seguir). Nessa situao todo o sistema encontra-se em equilbrio.

Se as massas A e B quadruplicarem, qual deve ser a nova distncia entre as cargas para que o sistema fique em equilbrio? Considere desprezveis a massa da corda e o atrito nas roldanas.

12)(Vunesp-SP) Ao retirar o copinho de um porta-copos, um jovem deixa-o escapar de suas mos quando ele j se encontrava a 3 cm da borda do porta-copos. Misteriosamente, o copo permanece por alguns instantes pairando no ar. Analisando o fato, concluiu que o atrito entre o copo extrado e o que ficara exposto havia gerado uma fora de atrao de origem eletrosttica. Suponha que: a massa de um copo seja de 1 g; a interao eletrosttica ocorra apenas entre o copo extrado e o que ficou exposto, sendo que os demais copos no participam da interao; os copos, o extrado e o que ficou exposto, possam ser associados a cargas pontuais, de mesma intensidade. 2 9 2 2 Nessas condies, dados g = 10 m/s e K = 9 10 N m /C , o mdulo da carga eltrica excedente no copinho, momentos aps sua retirada do porta-copos, foi, em coulombs, aproximadamente: a) 6 10-5 d) 3 10-8. -6 -9 b) 5 10 . e) 2 10 . -7 c) 4 10 .

13)(UFBA) Uma pequena esfera vazada C, com uma carga positiva, perpassada por um aro semicircular situado num plano horizontal, com extremidades nos pontos A e B, como indica a figura abaixo. A esfera pode se deslocar sem atrito tendo o aro como guia. Nas extremidades A e B do aro so colocadas pequenas esferas com cargas +125 C e +8 C, respectivamente. Determine a tangente do ngulo c, para o qual a esfera C permanece em equilbrio.

14)(UFGO) Numa experincia rudimentar para medir a carga eletrosttica de pequenas bolinhas de plstico carregadas positivamente, pendura-se a bolinha, cuja carga se quer medir, em um fio de seda de 5 cm de comprimento e massa desprezvel. Aproxima-se, ao longo da vertical, uma outra bolinha com carga de valor conhecido Q = 10 nC, at que as duas ocupem a mesma linha horizontal, como mostra a figura. Sabendo-se que a distncia medida da carga Q at o ponto de fixao do fio de seda de 4 cm e que a massa da bolinha de 0,4 g, o valor da carga desconhecida de: a) 30 nC b) 25 nC c) 32 nC d) 53 nC e) 44 nC

15) (UFU-MG) A figura mostra uma barra isolante, sem massa, de comprimento = 2 m, presa por um pino no centro. Nas suas extremidades esto presas cargas -6 positivas q e 2q, sendo q = 1 10 C. A uma distncia r = 0,3 m, diretamente abaixo de cada uma dessas cargas, encontra-se afixada uma carga positiva -6 Q = 4 10 C. Considere somente as interaes entre as cargas situadas diretamente abaixo uma da outra e K = 9 109 N m2/C2. Sabe-se que a reao no pino nula.

Determine: a) o valor do peso P necessrio para manter a barra em equilbrio na horizontal; b) a distncia x, a partir do pino, onde o peso P deve ser suspenso quando a barra est balanceada, e de que lado do suporte (esquerdo ou direito). 16)(UFGO) Considere a situao hipottica esquematizada na Figura 1, onde duas esferas idnticas de massa m = 90 g, carregadas com cargas de 2 C cada, esto separadas por 20 cm. Dobram-se as cargas nas esferas e, para que as esferas no saiam de suas posies, prende-se uma mola entre elas, como na Figura 2. A mola distende-se 1,0 cm. Qual a constante elstica da mola? (Adote g = 10 m/s2 e K0 = 9 109 N m2/C2)

17)(ITA-SP) Uma partcula de massa M = 10,0 g e carga q = 2,0 10 C acoplada a uma mola de massa desprezvel. Esse conjunto posto em oscilao e seu perodo medido P = 0,40 s. fixada a seguir uma outra partcula de -6 carga q' = 0,20 10 C a uma distncia d da posio de equilbrio O do sistema massa-mola (ver figura). O conjunto levado lentamente at a nova posio de equilbrio, distante x = 40 cm da posio de equilbrio inicial O. Qual o valor de d? 9 2 2 dado: K0 = 9 10 N m /C . Obs.: Considere as duas cargas puntiformes.

-6

GABARITO 1) A 7) + 1,6 C 14) A 2) D 3) D 4) E 11) B 5) E 12) D


2

6) 50 13) 0,4 17) 59 cm

8) 80 9)E 10) E

15) a) 1,2 N b) 1/3 m 16) 2,7 .10 N/m

Anda mungkin juga menyukai