Anda di halaman 1dari 1

Escolhendo uma TV tamanho de tela

No nosso caso, a pergunta a ser respondida : qual o tamanho ideal para as TVs?. Normalmente, a primeira resposta que vem na cabea a maior possvel. Isso at fazia algum sentido quando s existiam TVs CTR (convencionais) e raramente encontravam-se telas maiores do que trinta e tantas polegadas venda. Mas, atualmente, com TVs de plasma, LCD e LED em todas as lojas, de todos os tamanhos possveis e imaginrios e com definies superiores as antigas TVs, nem sempre a maior tela significa maior conforto.

Efeito sentar na fila da frente no cinema


Quando voc entra no cinema, qual o ltimo lugar que voc escolheria para sentar? Com certeza nas fileiras da frente! Alm de ter o desconforto de ficar olhando para cima, voc praticamente no consegue prestar ateno na tela inteira. Embora nossos olhos nos permitam ter um campo visual bem grande, somente prestamos ateno em uma pequena parte da imagem captada pela regio chamada fvea que a parte mais central da imagem que seu crebro forma. Para perceber isso, basta olhar para qualquer coisa! Sempre que voc quer prestar ateno em alguma coisa, voc vira a cabea ou os olhos de modo que a parte mais importante sempre fica no centro.

Ningum trabalha longe do monitor, pois perde-se detalhes da imagem

O inverso ocorre quando voc se senta na frente do computador. O monitor fica bem na frente do usurio porque quanto mais longe voc fica, mais detalhes voc perde. A mesma idia que vale para o cinema ou para o computador vale na hora de comprar uma TV. Caso o lugar que voc ir sentar para assistir TV seja muito perto da tela, voc perder boa parte da imagem. Pior ainda no caso de filmes legendados, pois voc ter que ficar virando a cabea para conseguir ler tudo. Mas tambm uma TV muito pequena ou sof longe da tela faz com que voc perca muitos detalhes da imagem.

Tamanho em polegadas fornecido pelo fabricante equivale distncia diagonal das telas. Como a tela widescreen tem a proporo 16:9, voc pode usar a Teoria de Pitgoras para encontrar a altura (e pensar que me disseram que eu nunca iria usar isso alm das provas de matemtica) ou usar uma fita mtrica na loja

Existem muitas frmulas para calcular o tamanho de tela ideal para uma TV. A que eu considero mais simples a de calculo de distncia mnima e mxima atravs da altura da tela: Distncia mnima = 2,0 x altura da tela Distncia mxima = 2,5 x altura da tela

Usando a frmula, d para se ter uma idia da distncia ideal para a TV. Essa distncia pode variar de acordo com a definio da imagem (quanto melhor, mais perto)

Por exemplo: a tela da nova LG LCD 52LG50FD de 52 polegadas tem aproximadamente 65 cm de altura. Neste caso, a distncia ideal para assistir a ela est entre 1,30 m e 1,62 m da tela. Obviamente, esses nmeros podem variar de acordo com o que voc vai assistir. Assistir uma programao de TV aberta (baixa definio) de perto no tem tanta graa. Portanto, alm da frmula, vale a pena dar uma passadinha na loja antes de comprar a TV. Muitas delas possuem especialistas na montagem de home theatre e, caso voc leve as medidas do local em que ficar a TV, este profissional poder indicar o melhor modelo para seu caso, alm permitir um test drive da sua futura TV no local de exposio.

Anda mungkin juga menyukai