Anda di halaman 1dari 8

Sedimentologia

Fsica dos processos sedimentares

Rochas sedimentares representam 5% em volume do total de rochas da Terra, no entanto 75% da superfcie terrestre constituda por rochas (meta) sedimentares. A metodologia de estudo utilizada para as rochas sedimentares pode ser utilizada em rochas metamorfizadas a baixo grau. A textura de uma rocha sedimentar um reflexo dos agentes que promoveram o transporte dos sedimentos. As rochas sedimentares podem se formar em ambientes francamente continentais, transicionais (sistemas de linha de costa) ou francamente marinho. Podemos descrever fluxos laminares (no h transferncia de massa ou energia entre as camadas fluidas muito lento) ou turbulentos (apresenta vrtices e redemoinhos, maior velocidade que o fluxo laminar, como efeito da turbulncia as partculas ficam em suspenso no fluido). Tenso de cisalhamento a fora de arraste por unidade de rea entre duas massas fluidas que escoam. >> Fluxo laminar : existe diferena de velocidade entre as linhas de deslocamento.
T= (dv/dy)

a viscosidade dinmica (absoluta) dv/dy o gradiente de velocidade (y a distncia a partir da base e v a velocidade) >> Fluxo turbulento
T= ( +n). dv/dy

n a viscosidade devido turbulncia ( +n) a viscosidade aparente ***uma maior ou menor tenso de cisalhamento implica em modificaes da forma de leito de sedimentao. Pode-se distinguir fluxos turbulentos de laminares atravs de um nmero adimensional conhecido como nmero de Reynalds . No entanto, em situaes onde as foras de resistncia passam a ser controladas no s pela viscosidade do lquido, mas tambm pela geometria do leito e rugosidade da superfcie, utiliza -se o nmero de Froude e no o de Reynalds.
Fr > 1 fluxo supercrtico ou torrencial Fr < 1 fluxo subcrtico Fr = 1 fluxo de transio

Camada limite a zona onde o fluido sensivelmente retardado pelas foras friccionais. onde o fluxo diretamente afetado pelo fundo ou limites do canal. A camada limite pode variar de alguns milmetros at a espessura total da lmina dgua. nessa camada que o fluido perde grande parte da sua energia cintica. Fluxo principal
sedimentos finos (silte fino e argila)

------------------------------------------Camada limite sedimentos mais grossos Competncia de um fluxo Velocidade mnima para o movimento inicial doas sedimentos ~ 20 cm/s. Para gros mais grossos, o tamanho do gro movimentado proporcional velocidade da corrente. Para sedimentos de granulometria fina consolidados ( < 0,1 mm areia muito fina) a energia necessria para colocar o gro me movimento cresce com a diminuio do tamanho da partcula , devido s foras de coeso entre elas (silte e argila), em funo da presena de cargas eletrostticas (fenmeno de adsoro foras de Van der Waals). Soma-se a isso a reduo de porosidade nos sedimentos consolidados, oferecendo maior resistncia ao deslocamento das partculas. Aps a entrada do sedimento no fluxo o que vai definir quando e como o sedimento volta ao fundo funo de sua velocidade de assentamento versus condies de energia do fluxo. Padro de transporte de sedimentos (partculas individuais, em meio aquoso ou elico) >> rolamento e deslizamento (funo da geometria da partcula) >> saltao (melhor desenvolvida em ambiente elico que aqutico) *** um gro em saltao que se choca com as partculas maiores do leito promovem a movimentao desta tambm. >> suspenso intermitente Areia muito fina e silte grosso suspenso intermitente. Lama suspenso contnua. Cascalhos e areias grossas rolamento ou deslizamento. ** ocorre uma seleo hidrulica das partculas. >> tapete de trao (rolamento + saltao)

Padro de transporte de sedimentos (para populaes granulomtricas) >> carga de leito (bed load) a parte que se move bem junto ao leito, principalmente por rolamento, deslizamento ou saltao.

>> carga suspensa intermitente (intermitent load) constitui o material arrastado em direo parte principal do fluxo devido turbulncia, retornando ao leito periodicamente quando as condies hidrulicas do ambiente assim o permitem. >> carga suspensa contnua (suspended load) so materiais de granulao muito fina (silte e/ou argila), transportados em suspenso contnua e que em geral permanecem dessa situao at a desacelerao total do fluxo.

Principais tipos de depsitos sedimentares (segundo Selley, 1976) >> Depsitos de suspenso gerados pelo assentamento das partculas a partir do material em suspenso predominantemente contnua constitudos de siltes finos e argilas, por exemplo, lamas pelgicas, lacustres, de plancies de inundao aluviais e de frente de deltas. A sedimentao nesses casos pode ser muito lenta (plancies abissais, bacias ocenicas e lagos 5 cm por milnio) ou rpida (frentes deltaicas, plancies de inundao vrios metros por ano). >> Depsitos de correntes trativas nesses depsitos a trama e as estrutura s dos sedimentos refletem a maneira do transporte feito principalmente por rolamento, deslizamento e saltao. Em geral, apresentam estratificaes cruzadas/horizontais, constituindo -se em depsitos formados por acreo lateral. Gerados por rios, vento, on das, mars, etc. so resultantes de processos relativamente rpidos. >> Depsitos de correntes de densidade combinao de processos de trao e suspenso. Caracterizados por mistura catica de material cascalhoso, arenoso, siltticos e argilosos de grande s volumes e extenses. Caracterizam-se geneticamente pela ao da gravidade atuando sobre os gros, fazendo com que esses se movimentem e desloquem os fluidos intersticiais, os quais promovem o deslocamento de toda massa fluido -sedimento, dando origem s denominadas correntes de densidade, cujos tipos mais comuns e geologicamente importantes correspondem s correntes de turbidez e seus depsitos (turbiditos).

Regimes de fluxo e formas de leito Segundo Simons et. al. (1965) um intervalo de condies de fluxo, tendo caractersticas de resistncia ao deslocamento do fluxo e do tipo de transporte de sedimentos similares, produzindo formas de leito tambm similares. Regime de Fluxo Inferior (RFI) Passando por transio Regime de Fluxo Superior (RFS) Com o aumento da velocidade as formas de leito mudam conforme o diagrama abaixo: Small ripples mega ripples camada plana com movimento antidunas Tal classificao baseada:

>> na geometria das formas de leito >> no tipo de transporte dos sedimentos >> na natureza da resistncia oferecida ao fluxo >> na relao de fase entre a superfcie da lmina dgua e a superfcie do leito sedimentar Regime de Fluxo Inferior (RFI) >> resistncia ao fluxo grande >> transporte de sedimentos relativamente pequeno >> formas de leito: small ripples, mega ripples ou combinao de ambas. >> ondulaes da superfcie da gua fora de fase com as ondulaes do leito. >> tipo de transporte mais comum: movimento individual dos gros migrando do lado dorsal das ripples e caindo em avalanche na face frontal. >> Fr > 1. Regime de Fluxo Superior >> resistncia pequena ao fluxo. >> intenso transporte de sedimentos. >> formas de leito: camada plana com movimento (plane bed) e/ou antidunas. >> ondulaes da superfcie da gua em fas e com ondulaes do leito. >> segregao de material do leito desprezvel. >> tipo de transporte: gros individuais arrastados continuamente e com alta velocidade logo acima do leito (correia transportadora), no sentido da corrente. >> Fr > 1. *** silte grosso e areia fina tendem a ser mais estveis, formando small ripples. *** num RFI a granulometria mais grossa tende a formar camadas planas sem movimento. No entanto, o plano de estabilidade dessa transio baixo e por isso raridade no registro geolgico. ***o campo de estabilidade das mega ripples maior quando as granulometrias so maiores. Com o aumento da energia as mega ripples passam a ter cristas lunadas (meia lua voltada contra o fluxo). *** com o aumento da energia as small ripples passam a ter formas linguides (meia lua voltada a favor do fluxo). *** No RFS no h formao de angulosidade no leito devido grande energia do fluxo (correia transportadora). *** numa antiduna os estratos se formam contra a corrente. *** lineao de partio (preservado na rocha) indicadores de paleocorrentes. (para lineaes recentes usa-se o termo lineao de corrente)

*** quanto mais rasa a lmina dgua melhores as formas de leito em RFS se formam. Para lminas de gua profundas a velocidade tem que ser mui to alta para que se formem formas de leito do RFS.
Regimes de fluxo so utilizados para se interpretara formas de leito formadas por trao.

*** a transio de um RFI para RFS no deixa registro geolgico.

Estruturas sedimentares Indicam as feies encontradas nos sedimentos e rochas sedimentares em uma escala substancialmente maior que seus constituintes granulares (in Blatt, et. al., 1980). >> Estruturas primrias geradas ao tempo da deposio e/ou imediatamente aps a deposio dos sedimentos. Constituem em sua maioria as formadas por correntes ou ondas, processos deformacionais sin-sedimentares e as estruturas orgnicas. >> Estruturas secundrias so aquelas formadas aps a deposio dos sedimentos ou por processos qumicos durante e aps a liti ficao dos sedimentos. Classificao das estruturas sedimentares So inmeras (descritivas e genticas), porm quase sempre confusas e questionveis. Genericamente so divididas em 4 classes distintas: >> Estruturas fluidodinmicas >> deformacionais >>biognicas >>qumicas

Conceitos bsicos - estratificao (estrato): unidade de sedimentao distinguvel por estrutura interna e/ou textura das camadas sobrejacentes e sobrepostas. Convencionalmente (Mckee & Weir, 1953) Estratos > 1 cm: camada Estratos < 1 cm: lmina - Para camadas com ou sem estratos cruzados: >>conjunto de estratos (set): grupo de estratos geneticamente relacionados. >>co-conjunto de estratos (co-set): estratos (sets) similares e geneticamente relacionados. - baseado na superfcie que limita o set: >> estratificao X planar: base e topo do set planos ou aproximadamente planos. >> estratificao X acanalada (festonada trough ou festoon):superfcies limitantes dos sets so curvas representando feies de eroso.

Origem da estratificao cruzada >lado frontal: lado protegido da onda >carga de leito se acumula aps o ponto mximo de elevao (ngulo de repouso: 34). > nada se deposita na crista!!! > carga em suspenso intermitente vo se depositar aps o brintpoint. Migrao das formas de leito ocasiona formao de estratos cruzados ou normais. >>relao eroso/deposio = 1 - As formas de leito se movimentam na horizontal. - o maior vetor velocidade na crista e por isso, no existe deposio de sedimentos. - a carga em suspenso se deposita na calha. >> estratificao cruzada planar/tabular Sets de estratos X que apresentam dimenses laterais amplas em relao a sua espessura. Superfcies limites so aproximadamente paralelas (tipo tabular). - os estratos cruzados so planos e paralelos entre si, o ngulo de mergulho dos estratos X com a superfcie limitante de aproximadamente 30. - origem: migrao de megaondulaes 2D. - a grande continuidade dos sets reflete a origem bidimensional da forma de leito. >> estratificao cruzada acanalada (trough) - o set inclinado contra a corrente. - ngulo de repouso 25. -origem: megaondulaes 3D > linguides (small ripples) > luniformes (mega ripples) - o corpo da forma de leito original erodido e o que fica pres ervado a calha, quando cortado perpendicularmente ao fluxo origina uma forma de leito caracterstica chamada de festoon. - o contato basal tangencial - os sets so limitados por formas em cunha. >> relao eroso/deposio > 1 - O volume depositado do lado frontal, maior que o erodido, no lado dorsal da mesma ondulao. - a carga suspensa adicionada ao sistema, calhas e cristas se elevam ou ascendem em relao superfcie deposicional segundo um determinado ngulo chamado climbing (cavalgante). - a deposio da carga suspensa intermitente acontece ao mesmo tempo que a deposio por rolamento e trao. - s ocorre com migrao de small ripples.

- o que determina a linha de ascenso a unio dos pontos de calha e a partir da se observa o ngulo climbing. - estrutura relativamente comum, em ambientes de deposio muito rpida (aps grande baixa no fluxo de energia) de sedimentos de carga de suspenso. Lacustre, marinho, basta combinar trao e suspenso. >> laminao plano-paralela (horizontais) - sedimentao verdadeira (?) - areia muito fina argila. - deposio a partir de nuvens de deposio (gradao normal).

Ritmitos

Rocha formada pela alternncia de leitos de sedimentos de granulometria variando (mm a cm). - leitos mais grossos: silte, areia fina (podem apresentar laminao X). - leitos mais finos: silte fino, argila, mica e matria orgnica. - interlaminao fina ritmitos. - alternncia rtmica com composio, textura e cores diferentes, lminas de estruturas milimtricas. - mudanas regulares e cclicas no transporte e produo dos sedimentos. Essas mudanas podem ser: > de curta durao, como variao de fluxo, correntes e mars. > de longa durao, como variaes sazonais causadas por alteraes climticas. Ex.: Varvitos (rocha sedimentar de origem lacustre/glacial. - outros ambientes: plancies de mars mistas, ambientes com pouca ou nenhuma circulao dgua, ambientes (grandes corpos dgua) com pouca ou nenhuma corrente (lagunas e baas). Gradao Modo de deposio dos sedimentos conforme a classe granulomtrica. - normal - inversa - normal/inversa/normal (no h superfcie abrupta de descontinuidade)

Imbricao de seixos Os seixos alongados tendem a se dispor inclinados para o sentido do fluxo.

Anda mungkin juga menyukai