Anda di halaman 1dari 7

O PAPEL SOCIAL DA EDUCAO

H escolas que so gaiolas e h escolas que so asas. Escolas que so gaiolas existem para que os pssaros desaprendam a arte do vo. Pssaros engaiolados so pssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode lev-los para onde quiser. Pssaros engaiolados sempre tm um dono. Deixaram de ser pssaros. Porque a essncia dos pssaros o vo. Escolas que so asas no amam pssaros engaiolados. O que elas amam so pssaros em vo. Existem para dar aos pssaros coragem para voar. Ensinar o vo, isso elas no podem fazer, porque o vo j nasce dentro dos pssaros. O vo no pode ser ensinado. S pode ser encorajado. (Rubem Alves)

1-Finalidade da Educao
Sem dvidas a educao de grande importncia para que o indivduo consiga se inserir na sociedade. Ela tem um papel altamente condicional na vida da pessoa. Quando no se tem leitura, dos livros e especialmente a da realidade, o homem condenado a ser ignorante e cego em sua relao com as pessoas e com o mundo. Sua liberdade ferida e os seus horizontes so reduzidos boa vontade dos intrpretes. A educao proporciona aos homens as mulheres o desenvolvimento da vivacidade da inveno e reinveno, participao poltica, a sua condio de sujeito histrico. O saber sistematizado das diversas reas do conhecimento sero instrumentos facilitadores da leitura do mundo. Mas por que preciso aprender? A resposta bastante simples, pois por meio da educao e da aprendizagem que as geraes mais antigas transmitem s mais jovens sua cultura, suas tradies, regras, hbitos para uma convivncia agradvel e principalmente o conhecimento, e a partir deste que o indivduo se torna socivel e apto para a convivncia em grupo, sendo capaz de transmitir, agregar e produzir o saber. O mundo encontra-se em movimento constante de negao. Os homens e mulheres so sujeitos concretos, incluso, esto com constante busca, se fazendo e refazendo no fazer da histria.

2-Educao para o Exerccio da Cidadania


O senso de cidadania cresce quando se educa uma pessoa para viver democraticamente, conseqentemente para ser cidado. Os fundamentos e motivaes que conduzem o homem a desenvolver essa caracterstica social em si e em seus semelhantes atravs da educao para: a liberdade, do trabalho, o tornar se pessoa, a cidadania, a mudana. A partir dessas virtudes podemos considerar que: * para que haja uma educa0o cidad preciso romper com o autoritarismo, tanto na esfera institucional, quanto do prprio educador; * a cidadania por ser um valor humano fruto da prtica de outros valores, como o tornar-se pessoa, isto significa o desenvolvimento da autonomia e da liberdade. Para crescer como pessoa e como cidado o homem deixa a dimenso terica e busca o crescimento no mbito pratico, como por exemplo no trabalho; * a cidadania como um valor tico pessoal e social no pode se restringir
1

apenas pessoa, por isso ela necessariamente deve ser socializadora e dinmica; Como Educao para a Cidadania No modelo socializador e dinmico possvel que o educando conhea o perfil histrico-poltico de sua sociedade, de sua identidade cultural, da moral, dos smbolos cvicos, seus problemas sociais e sua legislao. Quando o processo educacional significativo o educando consegue assimilar o conhecimento, com isso, se torna apto ao processo, a analise de suas fontes, falhas e prticas. Uma caracterstica importante para haver essa educao cidad e conseqentemente compreender o aspecto social da sociedade educar a sensibilidade do educando nas diversas esferas pessoais e sociais, como segue: a sensibilidade para a busca da verdade, a sensibilidade artstica, a sensibilidade para a esttica e a moral, a sensibilidade para o sagrado e o transcendente, para o valor dos smbolos cvicos, a sensibilidade para o outro (a pessoa do prximo) e para o social.

Proposta Transformadora
Uma das suas preocupaes educacionais deve ser: fazer da educao um caminho iluminado e libertador, que possa retirar o homem da condio de objeto e d a ele a possibilidade de ocupar o espao que seu e de onde no deveria e no deve sair: que ser sujeito de si mesmo e da sua prpria histria. O homem de enteder-se como ser busca, incluso, analisar criticamente a realidade, buscar-se como sujeito construtor h historia, participar do processo de ensino, assumir sua cidadania. A idia de liberdade, s adquire plena significao quando comunga com a luta concreta dos homens por libertar-se. E, nesse processo, a educao crtica tem um papel importante e indispensvel, para isso, o sujeito deve pensar livremente e agir com independncia intelectual, assim est apto a cumprir a sua nobre misso que : colocar-se a servio da libertao do homem, dirigir-se sempre aos educando (nunca trat-los como analfabetos e incapazes) acreditando na liberdade de todos e de cada um em particular, em seu poder de criao e de crtica. O papel do Estudante Outro aspecto importantssimo e que deve ser conceituado quanto educao a 0diferena entre ser estudante e ser aluno; estudante aquele que tem o compromisso com a verdade, possui o senso crtico, 0 livre de preconceitos e no se deixa manipular e alienar. J ser aluno (aquele que n0o tem luz prpria), significa vivenciar o senso comum, no se questionar sobre a verdade, sendo incapaz de ver, julgar e agir por conta prpria e sem receio, j que este indivduo no tem segurana prpria, alto-estima e atitude, coexiste no mais completo breu do mundo dos esteretipos. Ento, no contexto do papel social da educao, precisa-se de pessoas educadas e inseridas na sociedade, que questione e no que simplesmente se a juste aos moldes desejados das cabeas pensantes. Uma sociedade que valoriza a escola seja ela bsica, fundamental, profissionalizante, ou de graduao, englobando-a no amplo conceito de
2

educao, e que traduz essa priorizao em clamor social por polticas pblicas eficientes nesta rea, estar inda ao encontro do sucesso, em um futuro no muito distante. Viso de Homem O homem educado, pelo exerccio do seu pensar e do seu agir quebrar as amarras que o detinha. A sociedade deixa de ser uma comunidade de seguidores e passa a ser autnoma, consciente e livre. Conscientizar uma pessoa atravs da educao ajud-la a fugir da alienao e despert-la para o uso da razo. A boa educao, alm de libertar o homem da ignorncia que o tem o faz um ser acostumado e acomodado, torna-o um estrangeiro na sua prpria ptria. O olhar superficial ignorante rompido e vencido pela tomada de conscincia de novas significaes. O que representava muito talvez no represente tanto assim, e o que era considerando pequeno revestido de grandeza. Vencer o cenrio de escravido o grande desafio da educao moderna. Buscar o sentido das coisas, humanizar as relaes fazer o homem estender o que ele representa dentro da estrutura em que vive, devem ser assuntos prioridades a serem discutidos nas comunidades acadmicas. Colocar a pessoa em primeiro lugar, ou seja, acima de todos os interesses do mercado tambm deve identificar uma instituio que educa. As pessoas tm o direito de serem estimuladas a sonhar, mas, mais do que o direito de sonhar precisam ser preparadas e ajudadas para continuarem sonhando, e conseqentemente terem seus sonhos e suas lutas recompensadas, tendo frente de si, a realizao daquilo que se buscou e conscientemente se perseguiu. Precisamos de uma educao que afaste de ns o medo. O medo causa paralisia para agir e para pensar. Nada melhor que uma educao corajosa, que leve s pessoas ao enfrentamento dos seus problemas, que no as permita o desanimo e nem cedam tentao de desistir. Uma educao que seja uma verdadeira pedagogia da esperana. Vislumbrar novos horizontes e pensar novas alternativas so sonhos prenhes de esperanas e de realizaes. As instituies educacionais precisam ter a coragem de permitir que seus alunos possam acreditar que outro mundo possvel, ter a coragem de deix-los sonhar. Se isso hoje parece impossvel, a educao, revertida de amor arte de ensinar a pensar deve ser a primeira a dizer: sim, possvel!

3-O papel social do educador


A sociedade atual encontra-se em profunda crise que nos remete a pensar nossos valores e atitudes. Nesse contexto incerto, o papel do professor fundamental, por isso novos recursos e atitudes didtico-pedaggicos necessitam ser pensados. O professor pode ascender sociedade usando o ensino como instrumento de luta e transformao social, levando os alunos a uma conscincia crtica que supere o senso comum para que possam no somente ver os acontecimentos, mas enxerg-los de maneira mais crtica e reflexiva.

Nessa perspectiva, entende-se que as crianas, de posse de um saber mais elaborado, podero ter condies de se protegerem contra a opresso e a explorao das classes dominantes, organizando-se para a construo de uma sociedade melhor, menos excludente e realmente democrtica. No se pode esperar que uma sociedade mais justa brote naturalmente, mas por meio da educao que caminhe com a prtica poltica do povo. Sendo assim, o professor assume um papel, sobretudo poltico e social. Professores e professoras precisam encorajar-se social e politicamente, percebendo as possibilidades da ao social e cultural, na luta pela transformao das estruturas opressivas da sociedade brasileira. Para isso, necessrio que conheam a sociedade em que vivem e atuam em nvel social, econmico e cultural de seus alunos e alunas. O Professor e o Desenvolvimento das Potencialidades do Individuo Os professores, principais sujeitos informantes deste trabalho, devem trabalhar a partir da conscincia de que no h conhecimento absoluto, pois tudo est em constante transformao. Dessa forma no h saber nem ignorncia absoluta, e sim uma relativizao do saber ou da ignorncia. Por isso, os professores no podem se colocar na posio de seres superiores, que transmitem o conhecimento a um grupo de ignorantes, mas sim adotar uma postura humilde, daqueles que comunicam um saber relativo a outros que so portadores de outros saberes relativos. Outra convico a que os professores no podem se furtar a de no se confundir informao com educao, pois para transmitir informao esto mo jornais e revistas, televiso e internet. O educador trs consigo um grande nmero de responsabilidades diante de uma educao de qualidade, muito mais libertria e crtica, do que de contedo e disciplinadora. Um ensino que coloca os alunos diante de mestres mal preparados leva submisso e diminuio da liberdade de agir e pensar por si mesmo. Ou seja, a grande arma do educador desenvolver nos estudantes o pensamento crtico e a capacidade de reagir diante das contradies da sociedade em que vivemos. O grande dilema do Educador No entanto, essa proposta educativa no ser possvel se o educador no estiver imbudo do esprito da leitura e da escrita. Ele estar sendo hipcrita, enganando a si e ao corpo discente, exigindo que os mesmos leiam e escrevam, sendo que ele prprio no os faz pratica. O professor precisa indicar e citar livros, autores, confeccionar textos transpostos didaticamente a partir de suas experincias prprias. Ao essa que certamente ir estimular os alunos alimentar a auto-estima e a confiana do professor, alm de tornar a atividade profissional dinmica e empolgante. A formao do educador no se restringe apenas sua rea de atuao, abrange tambm campos diversos do conhecimento. A formao do profissional da educao deve ser considerada somente pelo curso de graduao, mas deve ser pensada de forma continuada para que ele garanta uma constante atualizao terica e prtica refletindo na formao dos alunos.

Uma tima maneira para que o profissional da educao nesse caso especfico o professor tem para desenvolver seu trabalho de uma maneira mais atual, se baseando na comunicao que deve desenvolver junto a seus alunos. A comunicao em sala de aula no deve apenas reproduzir expresses ou ideologias, mas sim tcnicas que proporcionem aos alunos a possibilidade de se perceberem enquanto indivduos pensantes capazes produzir e questionar. necessrio que o professor conhea ao mximo a realidade de cada um de seus alunos para que possa desenvolver e utilizar ferramentas que reduzam a defasagem no aprendizado e o abismo que separa professores e alunos. Dentre essas ferramentas, a comunicao colabora, de forma acentuada, para que professores e alunos consigam conviver dentro da sala de aula de forma harmnica. Durante sua formao o contato que professores de Histria tm com outros campos do conhecimento devem ser utilizados como instrumentos para transformar a coexistncia na sala de aula em algo prazeroso. ]

Concluso
A educao pilar de sustentao de uma sociedade em processo de desenvolvimento. alicerce sem o qual rui qualquer projeto bem intencionado, efetivado. As estatsticas evidenciam o poderio do saber: as sociedades mais desenvolvidas so aquelas mais educadas, mais letradas, verdadeiras investidoras nessa vertente social. Os fatos corroboram: um pas que no investe em educao caminha a passos lentos ou quase no caminha. o caso do Brasil. Infelizmente, em que pese o desenvolvimento social fartamente divulgado em nmeros oficiais pelo Planalto Central, o Brasil ainda vtima de descaso, de abandono no campo educacional. H muita demanda para pouca oferta de servio. H muitos analfabetos para pouca escola. H muitos sonhos para pouca pesquisa. H muitos professores para pouco salrio. H muito apelo para tambm muita indiferena. Uma educao fragilizada pela prpria fora do governo no cumpre seu papel social a contento. O homem s liberta quando sai do seu prprio crcere, como bem ensina Plato na famosa alegoria da caverna. O papel social da educao, no Brasil, est comprometido pela amarras impostas pelos governantes desinteressados, a bem da verdade, pela efetivao de medidas redentoras, libertadoras. A realidade social, carente de crescimento real, distorcida pelo quadro imaginrio ostentado pela propaganda oficial do governo, reflexo da realidade acadmica. Estamos pobres socialmente porque educacionalmente estamos esquecidos. Ou vive-versa. Ainda fazendo aluso Plato, possvel, no entanto, sinalizar para boas perspectivas de melhoras, para superao de entraves, para renovada esperana. Tudo porque temos, no Brasil, educadores que conseguem, num esforo prprio, quebrar as correntes e sair da caverna. A luta est posta, apesar de acontecer entre foras desiguais.
5

H esperana. Muita gente que caminha e tenta, de mos dadas, dar um basta ao descaso.

Equipe:
Fernando Aviz dos Reis Josu Lenidas Pinto Costa Lucas Chaves Campos Robenilson Nascimento Inaldo Melo Alexandre Nascimento Raimundo Freitas Clendison Viana Jefferson Ferreira

Ao usar este artigo, mantenha os links e faa referncia ao autor: O Papel Social do Educador publicado 21/11/2008 por Thiago Marciano em http://www.webartigos.com

Por: Thiago Luiz Marciano de Oliveira professor de Histria do ensino fundamental II do colgio Abgar Renault, cursando o 8 perodo curso de Histria no UNI-BH e autor do captulo 11 "Consumo consciente" do livro lanado recentemete "Gesto do trabalho com projetos: a experincia da equipe do colgio Abgar Renault".

Anda mungkin juga menyukai