Anda di halaman 1dari 10

Prefeitura Municipal de Queimados

DENTISTA CIRURGIO DENTISTA

INSTRUES:
As pginas deste caderno de questes esto numeradas seqencialmente e contm 60 questes. ATENO ! 1 - Verifique se a paginao deste caderno est correta. 2 - Verifique no carto de respostas se seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo/rea de atividade para o qual concorre esto corretos . 3 - Observe as recomendaes impressas no carto de respostas. 4 - Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a opo que a responde corretamente. 5 - Se voc precisar de algum esclarecimento solicite a presena do chefe de local. 6 - Voc dispe de 4:30h (quatro horas e meia) para fazer a prova, inclusive a marcao do carto de respostas. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. 7 - Aps o trmino da prova, entregue ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado no verso.

CALENDRIO PREVISTO
Divulgao do Gabarito - 03/09/2001no Boletim Oficial de Queimados Prazo de Recurso - 04 e 05/09/2001 Para encaminhamento de recurso dever ser observado o disposto no Ttulo VII do Edital que regulamenta o concurso ( pgina 5 do Manual do Candidato ).

Realizao Ncleo de Computao Eletrnica Universidade Federal do Rio de Janeiro

GOVERNO COMPROMISSO

Prefeitura Municipal de Queimados

2001

Prefeitura Municipal de Queimados

2001
1 - No Rio de Janeiro, uma senhora dirigia seu automvel com o filho ao lado. De repente foi assaltada por um adolescente...; a passagem do pretrito imperfeito para o pretrito perfeito marca a mudana de: a) um texto descritivo para um texto narrativo; b) a fala do narrador para a fala do personagem; c) um tempo passado para um tempo presente; d) um tempo presente para um tempo passado; e) a mudana de narrador.

LNGUA PORTUGUESA

TEXTO O MEDO SOCIAL

Jurandir Freire Costa


No Rio de Janeiro, uma senhora dirigia seu automvel com o filho ao lado. De repente foi assaltada por um adolescente, que a roubou, ameaando cortar a garganta do garoto. Dias depois, a mesma senhora reconhece o assaltante na rua. Acelera o carro, atropela-o e mata-o, com a aprovao dos que presenciaram a cena. Verdica ou no, a histria exemplar. Ilustra o que a cultura da violncia, a sua nova feio no Brasil. Ela segue regras prprias. Ao expor as pessoas a constantes ataques sua integridade fsica e moral, a violncia comea a gerar expectativas, a fornecer padres de respostas. Episdios truculentos e situaes-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de caucionar a idia de que s a fora resolve conflitos. A violncia torna-se um item obrigatrio na viso do mundo que nos transmitida. Cria a convico tcita de que o crime e a brutalidade so inevitveis. O problema , ento, entender como chegamos a esse ponto. Como e por que estamos nos familiarizando com a violncia, tornando-a nosso cotidiano. Em primeiro lugar, preciso que a violncia se torne corriqueira para que a lei deixe de ser concebida como o instrumento de escolha na aplicao da justia. Sua proliferao indiscriminada mostra que as leis perderam o valor normativo e os meios legais de coero, a fora que deveriam ter. Nesse vcuo, indivduos e grupos passam a arbitrar o que justo ou injusto, segundo decises privadas, dissociadas de princpios ticos vlidos para todos. O crime , assim, relativizado em seu valor de infrao. Os criminosos agem com conscincias felizes. No se julgam fora da lei ou da moral, pois conduzem-se de acordo com o que estipulam ser o preceito correto. A imoralidade da cultura da violncia consiste justamente na disseminao de sistemas morais particularizados e irredutveis a ideais comuns, condio prvia para que qualquer atitude criminosa possa ser justificada e legtima.

2 - De repente foi assaltada por um adolescente...; esta frase, na voz passiva analtica, tem como correspondente na voz ativa a frase: a) De repente assaltou-se um adolescente; b) Um adolescente, de repente, assaltou (a senhora)...; c) De repente, uma senhora foi assaltada...; d) De repente, um adolescente assalta (uma senhora)...; e) Um adolescente foi assaltado por uma senhora, de repente.

3 - ... que a roubou, ameaando cortar a garganta do garoto. ; o bom uso do gerndio requer que sua ao seja simultnea do verbo principal, como ocorre nesse segmento do texto. Assim, exemplo de mau uso do gerndio a frase: a) O assaltante gritou, abrindo a porta...; b) O motorista acovardou-se, abaixando o vidro; c) O assaltante entrou, sentando-se no banco traseiro; d) O marginal ameaou-o, mostrando a arma; e) O motorista obedeceu, acelerando o carro.

4 - A narrativa contida no primeiro pargrafo tem a funo textual de: a) exemplificar algo que vai ser explicitado depois; b) justificar a reao social contra a violncia; c) despertar a ateno do leitor para o problema da violncia; d) mostrar a violncia nas grandes cidades; e) relatar algo que vai justificar uma reao social.

5 - Idia no contida no texto : a) a violncia cria regras prprias; b) os criminosos agem segundo regras particulares; c) a violncia aparece socialmente justificada; d) a violncia aparece como algo inevitvel; e) a violncia requer uma ao governamental eficiente.

Prefeitura Municipal de Queimados


6 - Segundo o texto, para que a lei deixe de ser o remdio contra a violncia necessrio: a) que as leis se tornem obsoletas; b) que os governos descuidem dos problemas; c) que a violncia se banalize; d) que os marginais se tornam mais audaciosos; e) que a violncia crie regras prprias.

2001

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11 - Paciente com 12 anos de idade apresenta o dente 46 com extensa destruio coronria devida a processo carioso. Clinicamente, queixa-se de dor provocada e a maior parte da coroa remanescente encontra-se recoberta por uma massa polpuda de tecido avermelhado e aspecto esponjoso que sangra ao toque. O exame radiogrfico mostrou comunicao da crie com a cavidade pulpar e discreta rarefao ssea periapical. O diagnstico clnico e o tratamento consistem de: a) abscesso periapical agudo e necropulpectomia; b) pulpite reversvel e tratamento expectante; c) pulpite hiperplsica e pulpectomia; d) pulpite hiperplsica e tratamento expectante; e) pulpite reversvel e curetagem pulpar.

7 - Nesse vcuo, indivduos e grupos passam a arbitrar o que justo ou injusto...; o comentrio correto sobre esse segmento do texto : a) O vcuo referido o espao vago deixado pela ao governamental; b) Indivduos e grupos passam a tomar a lei em suas mos; c) A justia acaba sendo determinada pelos marginais; d) A injustia acaba por elaborar as leis; e) Passa a vigorar a lei do mais esperto.

8 - A imoralidade da cultura da violncia consiste justamente na disseminao de sistemas morais particularizados e irredutveis a ideais comuns...; isso significa que: a) na cultura da violncia todos os marginais pensam de forma semelhante; b) a imoralidade da cultura da violncia se localiza em pequenos grupos; c) na cultura da violncia todos saem perdendo; d) na cultura da violncia, os ideais comuns inexistem; e) a violncia dissemina ideais comuns irredutveis.

12 - O V par craniano divide-se em trs pores que do sensibilidade maior parte das estruturas faciais, menos ao ngulo da mandbula; no entanto, um ramo da diviso 3 origina o nervo que inerva a articulao temporo mandibular. As trs divises e o nervo que inerva a ATM so: a) poro oftlmica (V1), poro maxilar (V2), poro mandibular (V3), sendo que V3 origina o nervo auriculotemporal; b) poro oftlmica (V2), poro maxilar (V3), poro mandibular (V1), sendo que V3 origina o nervo auriculomotor; c) poro oftlmica (V3), poro maxilar (V2), poro mandibular (V1), sendo que V3 origina o nervo auriculopterigoideo; d) poro oftlmica (V1), poro maxilar (V2), poro mandibular (V3), sendo que V3 origina o nervo auriculomaxilar; e) poro oftlmica (V2), poro maxilar (V3), poro mandibular (V1), sendo que V3 origina o nervo auriculocervical superior.

9 - O crime , assim, relativizado em seu valor de infrao.; uma forma de reescrever-se a mesma frase, mas com perda do sentido original : a) O valor de infrao do crime , assim, relativizado; b) Assim, o crime foi relativizado em seu valor de infrao; c) O crime tem seu valor de infrao, assim, relativizado; d) Assim, o crime , em seu valor de infrao, relativizado; e) Relativiza-se, assim, o valor de infrao do crime.

13 - A escolha da colorao para restauraes com resina composta deve ser concluda antes da colocao do lenol de borracha para isolamento absoluto do campo operatrio porque: a) a cor do lenol de borracha atrapalha a escolha precisa; b) o isolamento dos dentes faz com que eles paream mais claros; c) o isolamento dos dentes desidrata o esmalte dentrio, tornando-o mais escuro; d) manter o isolamento durante a escolha da cor pode ser desconfortvel para o paciente; e) o isolamento pode provocar sangramento gengival e dificultar a escolha da cor.

10 - O texto acima pode ser classificado, de forma mais adequada, como: a) narrativo moralizante; b) informativo didtico; c) dissertativo opinativo; d) normativo regulamentador; e) dissertativo polmico.

Prefeitura Municipal de Queimados


14 - Uma criana com dezoito meses de vida apresenta-se para exame. A me relata ter percebido edemas azulados, volumosos, nos tecidos gengivais, na regio posterior da mandbula. A criana est salivando mais que o usual e est um pouco irritada, mas no apresenta problemas para alimentar-se. Os edemas so flutuantes e no so sensveis palpao. O diagnstico provvel : a) granuloma de clulas gigantes; b) hematoma de erupo; c) cisto odontognico; d) rnulas bilaterais; e) ndulos de Bohn.

2001
19 - Um profissional, com ausncia de marcadores soropositivos para Hepatite viral, sofre acidente perfurante com agulha utilizada em paciente portador do vrus da Hepatite B. O procedimento ps-exposio, neste caso, deve incluir: a) nenhum tratamento; b) soro e imunoglobulina; c) soro e vacina; d) imunoglobulina e vacina; e) AZT e vacina.

20 - O stio preferencial do cncer bucal : a) assoalho da boca; b) lngua; c) mucosa jugal; d) lbios; e) palato mole.

15 - Os mediadores qumicos da inflamao de origem tecidual so: a) cininas; b) sistema complemento; c) sistema fibrinoltico; d) citocinas; e) aminas vasoativas.

16 - Os espaos mesiais aos caninos superiores e distais aos caninos inferiores na dentio decdua so denominados: a) intercaninos; b) interdentrios; c) primatas; d) primrios; e) prematuros.

21 - Paciente com 46 anos, portador de prtese total superior recente, apresenta leses eritematosas, espalhadas pela mucosa do palato, crista do rebordo alveolar e mucosa jugal, de origem antignica. Esses podem ser sinais de: a) alergia por contato; b) lquen plano; c) sfilis; d) AIDS; e) sarampo.

17 - O teste sanguneo indicado para avaliar defeito funcional das plaquetas em pacientes que fazem uso de altas doses dirias de cido Acetil Saliclico : a) contagem de plaquetas; b) teste do torniquete; c) tempo de sangramento; d) teste de protrombina; e) tempo de tromboplastina parcial.

22 - Placas brancas, cremosas e destacveis, com sensao de queimao e hlito ftido, podendo estar associadas a antibioticoterapia ou imunossupresso podem ser sinais e sintomas de: a) lupus eritematoso; b) candidse pseudomembranosa; c) lquen plano; d) leucoedema; e) nevo branco espojoso.

18 - As manifestaes clnicas do choque insulnico NO incluem o seguinte componente: a) taquicardia; b) comportamento alterado; c) odor adocicado de corpos cetnicos; d) transpirao; e) tremor.

23 - Para romper as fibras alvolo-dentais e criar um ponto de apoio para o pice radicular, durante a exodontia de um incisivo central superior permanente, devemos realizar, com o frceps, movimento de: a) rotao; b) inclinao vestibular; c) inclinao palatina; d) intruso; e) extruso.

Prefeitura Municipal de Queimados


24 - A aplicao de vitamina K est indicada para pacientes com deficincia no fator de coagulao: a) I; b) II; c) IV; d) VIII; e) XII. 29 - A leso que apresenta diascopia positiva : a) mancha melnica; b) granuloma; c) hemangioma; d) papiloma; e) mucocele.

2001

25 - Paciente do sexo masculino, com 25 anos de idade, necessita submeter-se a tratamento endodntico do dente 21 devido a um traumatismo dento-alveolar que resultou em necrose pulpar e abcesso periapical agudo. O paciente relata ter tido febre reumtica e no alrgico a medicamentos. O cirurgio-dentista deve: a) evitar o uso de antibiticos, pois a profilaxia desnecessria para tratamento endodntico; b) prescrever amoxicilina 50 mg/Kg de peso corporal, via oral, 1 hora antes do procedimento; c) prescrever amoxicilina 500 mg/Kg de peso corporal, via oral, 1 hora antes do procedimento; d) prescrever cloranfenicol 500 mg/Kg de peso corporal, via oral, 1 hora antes do procedimento; e) reduzir a bacteremia, usando irrigao com clorexidina a 0,12%, durante o procedimento. 26 - Os nveis de preveno em sade pblica so divididos em: a) primrio; secundrio; complexo; b) geral; primrio; complexo; c) primrio; secundrio; tercirio; d) bsico; geral; complexo; e) primrio; bsico; tercirio.

30 - O ndice que utiliza-se da avaliao dos dentes 11, 21 e 46 para estimativa da doena crie chama-se: a) de Klein e Palmer; b) simplificado de Viegas; c) simplificado de Knutson; d) de Morelli; e) de Green e Vermillon.

31 - Por ateno primria sade entendem-se: a) condies adequadas de vida e trabalho; b) soluo dos problemas de sade mais prevalentes pela equipe de sade; c) tecnologia adequada ao alcance de todos; d) aes de promoo de sade, preveno e prticas curativas indispensveis; e) identificao e soluo dos problemas de sade mais prevalentes. 32 - Em um planejamento de tratamento odontolgico so estabelecidas prioridades de atendimento de acordo com as seguintes variveis, EXCETO: a) faixa etria; b) danos; c) condio econmica; d) tipo de servio; e) sexo.

27 - Tudo aquilo que se possa fazer, contanto que para isso exista efetiva capacidade, em um nvel de administrao mais prximo dos cidados, no deve ser realizado por uma esfera superior. o que diz o princpio da: a) eqidade; b) descentralizao; c) universalidade; d) integridade; e) parcialidade.

33 - A pletora de Cirurgies-Dentistas tem como previsvel conseqncia: a) a adequao da relao CD/THD; b) a inadequao da relao CD/THD; c) a adequao da relao CD/populao; d) o sub-emprego aberto ou oculto; e) a adequao da relao CD/ACD.

28 - A microscopia de campo escuro utilizada para o diagnstico de: a) sfilis; b) tuberculose; c) blastomicose; d) herpes; e) AIDS.

34 - O conjunto de atividades que permite ao CirurgioDentista concretizar o processo de planejamento ordenado : a) projeto; b) projeo; c) plano; d) programa; e) predio.

Prefeitura Municipal de Queimados


35 - Os espaos faciais envolvidos em um paciente com Angina de Ludwig so: a) submandibular; bucal; sublingual bilateral; b) submandibular; sublingual; submentoniana bilateral; c) bucal; massetrico; submandibular unilateral; d) submandibular; bucal; sublingual unilateral; e) submandibular; sublingual; submentoniana unilateral. 36 - Entendemos como nvel de ateno bsica: a) restauraes e exodontias; b) preveno e cuidados clnicos bsicos para alvio da dor; c) preveno e restauraes; d) qualidade de vida e educao; e) exodontias e cuidados bsicos para alvio da dor. 37 - So consideradas leses cancerizveis: a) leucoplasia; eritroplasia; hiperplasia; b) eritroplasia; mucocele; papiloma; c) xeroderma pigmentoso; papiloma; eritroplasia; d) fissuras labiais; xeroderma pigmentoso; hiperplasia; e) leucoplasia; fissuras labiais; candidase. 38 - A erupo dentria que acompanha o dente durante toda a vida dividida em fases, que correspondem a movimentos de erupo. Essas fases so: a) embrionria, pr-eruptiva, eruptiva; b) eruptiva, ps-eruptiva, de maturao; c) pr-eruptiva, eruptiva, ps-eruptiva; d) embrionria, eruptiva, ps-eruptiva; e) embrionria, eruptiva, de maturao. 39 - A hierarquizao dos problemas odontolgicos, segundo a Organizao Mundial de Sade : a) crie; doena periodontal; cncer; fendas palatinas; malocluso; b) crie; doena periodontal; malocluso; fendas palatinas; cncer; c) crie; doena periodontal; cncer; malocluso; fendas palatinas; d) doena periodontal; crie; cncer; malocluso; fendas palatinas; e) doena periodontal; crie; malocluso; cncer; fendas palatinas. 40 - O tempo de acompanhamento a que um profissional de sade dever ser submetido, aps sofrer acidente perfuro-cortante com material infectado pelo HIV e em acidentes da mesma natureza com paciente-fonte desconhecido , respectivamente, de: a) 6 meses; 4 meses; b) 12 meses; 9 meses; c) 6 meses; 6 meses; d) 9 meses; 4 meses; e) 12 meses; 12 meses.

2001
41- lceras de tamanhos variados envolvendo mucosa jugal, lbios, lngua e faringe, com as seguintes caractersticas: rasas, irregulares, extremamente dolorosas, cobertas por membrana acinzentada e rodeadas por halo eritematoso so sinais e sintomas encontrados em uma criana. Estes achados sugerem o diagnstico de: a) sarampo; b) herpes Simples; c) sfilis Primria; d) mononucleose; e) AIDS. 42 - Ao realizarmos a exodontia do primeiro molar superior direito de paciente cujo seio maxilar apresenta-se baixo e expandido entre as razes e com raiz palatina divergente, o procedimento operatrio indicado : a) utilizao de frceps; b) inciso de Caldwel-Luck; c) retalho palatino; d) seccionamento dentrio; e) sepultamento radicular. 43 - Criana de 4 anos de idade com queixa de leso no lbio inferior, de evoluo lenta e com perodos de regresso. Clinicamente observa-se aspecto bolhoso, em forma de cpula, superfcie lisa, com lquido claro em seu interior e medindo aproximadamente 4 mm. A criana tem histria de perda precoce do dente 51 devido a uma queda ocorrida h seis meses. O diagnstico : a) fibroma traumtico; b) celulite; c) mucocele; d) eplide granulomatosa; e) abscesso de tecido mole. 44 - Dor gengival, mau hlito, gosto metlico, sangramento, necrose e ulcerao interproximal e pseudomembrana fibrinosa So sinais e sintomas da: a) gengivite ulcerativa necrosante; b) pericoronarite; c) periodontite juvenil; d) periodontite crnica; e) granuloma piognico. 45 - Criana com 10 anos de idade chega ao consultrio com o dente 21 avulsionado devido a um traumatismo. O acidente ocorreu h 30 minutos e a me manteve o dente dentro de um copo com leite durante este perodo. O exame clnico e radiogrfico do paciente no demonstra leso na tbua ssea, nos tecidos moles e no elemento dental. A melhor conduta neste caso : a) curetagem alveolar, reimplante dentrio, fixao semirgida; b) curetagem alveolar, reimplante dentrio, transfixao rgida; c) lavagem do alvolo, reimplante dentrio, fixao semirgida; d) lavagem do alvolo, reimplante dentrio, fixao rgida; e) tratamento endodntico imediato, reimplante dentrio, fixao rgida.

Prefeitura Municipal de Queimados


46 - Paciente do sexo masculino com 55 anos de idade apresenta ao exame radiogrfico as seguintes caractersticas: rea radiolcida unilocular, bem delimitada, com cerca de 0,8 mm de dimetro, localizada ao longo da superfcie lateral das razes dos dentes 43 e 44. As lminas duras destes dentes apresentam-se ntegras e os mesmos respondem positivamente ao teste de vitalidade pulpar. Essas so caractersticas clnicas e radiogrficas do cisto: a) dentgero; b) inflamatrio lateral; c) radicular lateral; d) paradental; e) periodontal lateral. 47 - Podemos considerar como aes importantes da saliva em relao defesa do hospedeiro na rea dento-gengival: a) qumica, atravs de bacitracinas e mecnica, na remoo bacteriana; b) qumica, reduzindo o pH do meio bucal e mecnica, na remoo bacteriana; c) mecnica, na remoo bacteriana e qumica, atravs de imunoglobulinas; d) qumica, reduzindo o pH do meio bucal, e realizando fagocitose em bactrias gram positivas; e) qumica atravs de imunoglobulinas, e realizando fagocitose em bactrias gram positivas. 48 - Paciente do sexo masculino, com 48 anos de idade, apresenta ao exame inicial presso arterial de 150/94 m/Hg. Sua histria mdica no apresenta dados importantes, levando-nos ao diagnstico de hipertenso leve (estgio 1). O procedimento adequado para realizao de tratamento odontolgico : a) nada a fazer, porque a presso arterial est dentro dos limites normais; b) verificar a presso arterial apenas para avaliao; c) encaminhar, imediatamente, para atendimento mdico de urgncia; d) encaminhar para consulta mdica se as reavaliaes sucessivas da presso arterial mantiverem a mesma faixa; e) verificar novamente a presso arterial em cada avaliao e, caso se mantenha na mesma faixa, evitar anestsicos com epinefrina. 49 - A amamentao noturna pode ser associada elevada prevalncia de crie porque: a) o aumento da salivao e a presena abundante de lquidos na cavidade oral prejudicam a ao do sistema tampo da saliva; b) a presena de lactobacilos no leite incrementa a atividade cariognica; c) o aleitamento noturno impede a higienizao dos dentes; d) durante a noite diminui a salivao e o reflexo de deglutio, favorecendo a reteno o alimento junto ao dente; e) a presena de lactobacilos no leite promove a diminuio do pH do meio bucal, favorecendo a atividade cariognica.

2001
50 - Paciente com 25 anos de idade, no 6o ms de gestao, relata o crescimento rpido de leso nodular com base sssil, localizada em gengiva inserida, entre os dentes 32 e 33, com cerca de 15 mm de extenso. A superfcie da leso apresenta cor vermelho intensa, com focos branco-amarelados e a palpao no produz empalidecimento, mas sim, sangramento. Nos dentes prximos observam-se restauraes insatisfatrias de classe V. No exame radiogrfico no se observam alteraes dos tecidos duros. A hiptese diagnstica : a) hiperplasia papilar; b) fibroma ossificante perifrico; c) granuloma central de clulas gigantes; d) hiperplasia fibrosa; e) granuloma piognico. 51 - Fratura bilateral, em que o trao de fratura inicia na cavidade piriforme, caminha horizontalmente em direo tuberosidade da Maxila, podendo ou no envolver seio maxilar. a descrio da fratura do tipo: a) Lefort II; b) Lefort I; c) Walter; d) Lanelonge; e) Richet.

52 - O frceps indicado para exodontias dos incisivos inferiores o de nmero: a) 1 b) 65 c) 150 d) 151 e) 210

53 - O microorganismo causador da Periodontite Juvenil : a) Veillonella parvula; b) Prevotella intermdia; c) Actinomyces naeslundii; d) Bacteroides forsythus; e) Porphyromonas gingivalis.

54 - Em relao aos microorganismos, a clorexidina tem ao: a) bactericida, pois promove o rompimento da parede celular bacteriana; b) bacteriosttica, pois interfere na sntese protica; c) bactericida, pois altera o equilbrio osmtico celular; d) bacteriosttica, pois interfere na cadeia respiratria; e) bactericida, pois promove a destruio do ncleo da clula.

Prefeitura Municipal de Queimados


55 - Dor no dente, espontnea e intensa, que aumenta com calor e alivia com frio, so sintomas da pulpite: a) ulcerada; b) supurada; c) hipertrfica; d) hiperplsica; e) serosa. 56 - A metaglobinemia pode ser causada pelo anestsico: a) xilocana; b) bupivacana; c) prilocana; d) lidocana; e) procana. 57 - Pode ser considerado determinante fixo da ocluso: a) curva de Spee; b) transpasse vertical; c) transpasse horizontal; d) guia canina; e) movimentos laterais da mandbula. 58 - Durante uma raspagem subgengival, o cirurgio-dentista, que no vacinado contra a Hepatite B, sofreu exposio acidental ao vrus da hepatite do tipo B. O procedimento de profilaxia recomendado pelo Ministrio da Sade : a) uma dose de imunoglobulina anti-hepatite B 10 dias aps a exposio; b) duas doses de imunoglobulina anti-hepatite B 15 dias aps a exposio; c) duas doses de imunoglobulina anti-hepatite B 5 dias aps a exposio; d) uma dose de imunoglobulina anti-hepatite B 7 dias aps a exposio; e) duas doses de imunoglobulina anti-hepatite B 12 dias aps a exposio. at at at at at

2001

59 - So doenas de notificao compulsria ao Servio de Vigilncia Sanitria: a) clera, erisipela e varola; b) malria, herpes e sarampo; c) ttano, herpes e poliomielite; d) ttano, febre amarela e fluorose; e) tuberculose, dengue e leptospirose. 60 - Paciente jovem com fluorose leve possui manchamento de cor branco/amarelada na vestibular dos dentes anteriores superiores (13 ao 23). Essas manchas no so profundas e esto restritas ao esmalte. Para a remoo conservativa dessas manchas, deve-se realizar: a) restaurao com cimento de ionmero de vidro; b) microabraso; c) remineralizao; d) faceta de resina composta; e) clareamento vital caseiro.

Anda mungkin juga menyukai