Anda di halaman 1dari 4

1 Contabilidade

A Contabilidade uma cincia humana que estuda e pratica as funes de ORIENTAO, de CONTROLE e de REGISTRO relativas administrao econmica, possibilita, por meio de suas tcnicas, o controle permanente do PATRIMNIO das empresas.

Objeto da Contabilidade
O objeto da contabilidade o PATRIMNIO das entidades econmico-administrativas (so organizaes que renem os seguintes elementos: Pessoas, Patrimnio, Titular, Capital, Ao administrativa e Fim determinado).

FINALIDADE (OBJETIVO)
O objetivo da contabilidade repousa mais na construo de um 'arquivo bsico de informao contbil,' que possa ser utilizado, de forma flexvel, por vrios tipos de usurios, cada um com nfases diferentes neste ou naquele tipo de informao, neste ou naquele princpio de avaliao, porm extrados todos os informes do arquivo bsico ou 'data-base' estabelecido pela contabilidade, embora alguns requerendo 'tratamento' prvio especial da Contabilidade Gerencial. Assim, de forma resumida e objetiva, podemos dizer que a finalidade/objetivo da Contabilidade fornecer informaes de cunho econmico-administrativo aos mais diversos usurios. Por isso, essas informaes devem ser as mais amplas possveis, evidenciando todos os aspectos relevantes, tanto quantitativos quanto qualitativos, que possam interferir no patrimnio das entidades. Diante de tais objetivos, no encontramos bice para concluir que a contabilidade to remota quanto a existncia do homem pensante na face da terra, pois a necessidade de informaes/evidenciaes acerca das existncias sempre se fez presente na vida humana. Atravs do controle do patrimnio (FUNO ADMINISTRATIVA) e apurao do crdito (ou resultado) das aziendas (FUNO ECONMICA), presta informaes s pessoas que tenham interesse em avaliar a situao patrimonial e o desempenho destas entidades. Podemos citar tambm como finalidades (objetivos) da Contabilidade: - conhecer as fontes de financiamento e as aplicaes de recursos existentes; - permitir que os fatos ocorridos sejam corretamente interpretados, tenham eles afetado qualitativa ou quantitativamente o patrimnio; - auxiliar na tomada de decises.

Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimnio


Estuda do patrimnio nos seus aspectos qualitativos e quantitativos: Qualitativos: componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um. Trata do detalhamento desses componentes patrimoniais, segundo sua espcie. Quantitativos: componentes patrimoniais em termos monetrios.

Campo de aplicao da contabilidade


Abrange todas as entidades econmico-administrativas, que so organizaes que renem os seguintes elementos: pessoas, patrimnio, titular, capital, ao administrativa e fim-determinado. Entidades econmico-administrativas podem ser assim classificadas: a) Entidades com fins econmicos denominadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimnio lquido. Ex.: empresas comerciais, industriais, agrcolas, prestadoras de servio etc.; b) Entidades com fins socioeconmicos intituladas instituies, visam ao supervit que reverter em benefcio de seus integrantes. Ex.: associaes de classe, clubes sociais etc.; c) Entidades com fins sociais ou instituies, tm por obrigao atender s necessidades da coletividade a que pertencem. Ex.: a Unio, os Estados e os municpios.

Usurios das informaes contbeis


Pessoas fsicas ou jurdicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliao da situao e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), scios ou acionistas (empresas societrias), administradores, governo (fisco), fornecedores, clientes, investidores que atuam no mercado de capitais, bancos etc.

Patrimnio
Conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAES avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa. BENS: coisas capazes de satisfazer s necessidades humanas e suscetveis da avaliao econmica. Podem ser materiais ou imateriais. BENS MATERIAIS: corpreos ou tangveis so objetos que a empresa tem para uso (armrios, prateleiras, computadores, mquinas, automveis, vitrinas etc.), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (materiais de limpeza, de expediente e de embalagem). BENS IMATERIAIS: incorpreos ou intangveis correspondem a determinados gastos efetuados pela empresa que, por sua natureza, devem fazer parte do patrimnio. Ex.: fundo de comrcio (valor que se paga a maior [alm dos valores dos ativos e passivos] por ocasio da compra do total ou parte de uma empresa); marcas, patentes de inveno etc.

DIREITOS: so todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como: Duplicatas a Receber, Promissrias a Receber, Aluguis a Receber , Clientes etc. OBRIGAES: so todos os valores que a empresa tem para pagar a terceiros, como: Duplicatas a Pagar, Salrios a Pagar, Impostos a Pagar, Fornecedores etc.
OS COMPROMISSOS QUE A EMPRESA TEM COM ENTIDADES GOVERNAMENTAIS PODERO SER CONTABILIZADOS COM INTITULAES QUE CONTANHAM A EXPRESSO A RECOLHER OU A PAGAR. OS IMPOSTOS E AS CONTRIBUIES, QUANDO DESCONTADOS DE TERCEIROS (IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA RETIDOS DOS SALRIOS DOS EMPREGADOS), DEVEM SER CONTABILIZADOS COM INTITULAO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIES A RECOLHER. QUANDO REPRESENTAM ENCARGOS DA EMPRESA, DEVEM SER CONTABILIZADOS COM INTITULAO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIES A PAGAR.

REPRESENTAO GRFICA DO PATRIMNIO

REPRESENTAO POR UM GRFICO EM FORMA DE T.

No lado esquerdo, denominado lado do Ativo, so relacionados os elementos positivos (bens e direitos). No lado direito, denominado lado do Passivo, so relacionados os elementos negativos (obrigaes):

bice: obstculo, impedimento. azienda: palavra italiana que corresponde a fazenda, etimologicamente significa coisa a fazer, em geral, negcios, ocupaes, afazeres, bens materiais e direitos que constituem um patrimnio.

Anda mungkin juga menyukai