Anda di halaman 1dari 8

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL BIOLOGIA APLICADA 2007/2 FUNGOS 1.

. INTRODUO Os fungos so seres vivos convencionalmente tratados como pertencentes ao reino vegetal. Podem ser unicelulares, coloniais, formas filamentosas, ramificadas ou no e formas macias bastantes desenvolvidas como os cogumelos. So heterotrficos. Apresentam vrias qualidades que de encontro se comparadas com os demais representantes do reino vegetal: a)- No apresentam clorofila ou outro pigmento fotossinttico; b)- No tem tecido verdadeiro;, c)- No tem celulose (com exceo de alguns fungos inferiores aquticos; d)- No armazenam amido. Por outro lado, apresentam duas caractersticas marcantes do reino animal: a)- Presena de substncia quitinosa nas suas paredes celulares; b)- Armazenam glicognio, substncia de reserva do mundo animal.

Diferenciam-se de todos os demais seres vivos em dois pontos bsicos: a) Estrutura somtica representada por hifas; b) Dicarifase Condio dos fungos superiores em que a plasmogamia (fuso do citoplasma) no se segue imediatamente a cariogamia (fuso de ncleos), mas sim uma prolongada fase dicaritica, em que a frutificao, durante um perodo mais ou menos longo, toda constituda por hifas binucleadas, com a presena simultnea de dois ncleos haplides sexualmente opostos. Podem habitar o solo, o ar, a gua e at o interior de outros vegetais e animais. Sua distribuio universal. 2. CARACTERSTICAS CITOLGICAS Tem a membrana celular mais resistente do reino vegetal. constituda por Calose + Celulose, recebendo o nome particular de Micocelulose, semelhante a quitina dos animais. O citoplasma possui outros pigmentos que do colorao diferente da clorofila, no sendo fotodinmicos. O ncleo organizado, com 2 tipos de estruturas: Uma cenoctica e outra haploctica.

3. MORFOLOGIA Sistema Vegetativo O sistema vegetativo a parte encarregada do desenvolvimento e absoro dos alimentos. - constitudo pelo Miclio que uma massa de filamentos ou Hifas (simples ou ramificadas), resultantes da germinao do esporo. Em alguns casos, o corpo vegetativo reduzido a uma simples clula ou grupos de clulas, geralmente redondas ou ovais. (Ex. Saccharomicetaceae). As hifas podem ser: a) Hifas Septadas so aquelas em que a determinados intervalos so cortados por uma parede denominada de Septo ou Tabique. b) Hifas Contnuas So desprovidas de septos ou tabiques; O miclio formado por uma clula grandemente ramificada.

Segundo o tipo de hifa que constitui o miclio, que uma caracterstica importante, podemos agrupar os fungos em 2 grandes grupos: Miclio Contnuo (Phycomycetes) (Ficomicetos) Miclio Septado (Ascomycetes, Deuteromycetes e Basidiomycetes). O Miclio, de acordo com o entrelaamento de hifas pode ser: a) Plectnquima Quando as hifas esto frouxamente entrelaadas. b) Prosoplectnquima Quando as hifas esto individualizdas. c) Pseudoplectquima (Ou falso parnquima) um conjunto de entrelaado e denso de hifas, lembrando um tecido. Sistema Reprodutivo o sistema responsvel pela perpetuao da espcie. As hifas vegetativas sofrem uma diferenciao, transformando-se em rgos de reprocuo. constitudo por: a) Esporo o termo genrico com que se denomina uma clula ou conjunto de clulas, de cuja germinao se origina a Hifa. Pode ser endgeno ou exgeno.

- Quando endgeno (Endsporo) formado no interior de uma cavidade ou clula e a permanece at a maturao. (Phycomycetes e Ascomycetes). - Quando exgeno (Exsporos) formado pelo intumescimento da extremidade de uma hifa e, separada deste, na sua maturidade, por um septo. (Deuteromycetes e Basidomycetes). b) esporforo qualquer estrutura que sustenta o esporo. Hifa especializada de um miclio que produz e sustenta temporariamente os esporos.

4. REPRODUO Normalmente pela produo de esporos. Pode ser: I) Sexuada Quando envolve a participao encontrada entre os fungos. Pode ser: de gametas. Pouco

a) Por Isogamia os gametas so morfo-fisiologicamente iguais. Ex.: Mucor mucedo (Phycomycetes). b) Por Anisogamia Gameta masculino menor e mvel. O gamenta feminino maior e imvel. Ex.: Oomycetes. II) Assexuada No h participao de gametas. Pode ser:

a) b)

Gemiparidade ou Brotamento Ex.: Saccharomycetaceae. Esporulao em que h produo de esporos.

Dependendo da mobilidade do esporo, temos: b.1) Por Zosporos Esporos mveis. Ocorre freqentemente em Oomycetes (Peronosporales e Saprolegniales). b.2) Por Aplansporos Esporos imveis. o processo mais comum de reproduo nos Fungos.

Pode ser: 1) Talsporos ou Clamidsporos Esporos de resistncia que aparecem quando as condies do meio ambiente so desfavorveis a sobrevivncia. Quando as condies melhoram, eles germinam, originando um novo fungo, comeando por uma estrutura quadricelular. Ex.: Determinados Basidiomycetes e alguns Deuteromycetes.

2) Esporangisporos So esporos endgenos (Endsporos), formados no interior de elementos esfricos chamados esporngios, os quais se originam nas extremidades das hifas. Essas hifas que formam os esporngios recebem o nome de Esporangiforos. Depois de formados, os esporangisporos so libertados, caem em local apropriado, originando um novo fungo. O esporangiforo emite para o interior do esporngio uma expanso denominada de Columela.

3) Ascsporos um processo caracterstico dos Ascomycetes. Os ascsporos so esporos endgenos, os quais so formados no interior de formaes tubuliformes chamadas de ascos, que por diviso endgena do origem aos ascsporos em nmero de 4 a 8. Entre os ascos encontram-se hifas estreis denominadas de Parfises cuja funo de proteger os ascos.ou ascas. O corpo de frutificao ou ascocarpo de que d origem as ascas podem ser: Apotcio - Quando o ascocarpo totalmente aberto. Peritcio Quando o ascocarpo ou corpo de frutificao fechado, mas com abertura especial denominada de ostolo (Para liberao das ascas com os ascoporos). Cleistotcio Corpo de frutificao totalmente fechado. O conjunto de ascos e parfises forma uma membrana denominada de Himnio.

4) Basidiosporos So exsporos formados a partir de uma clula chamada basdio. A clula primitiva emite 4 prolongamentos cujas extremidades se dilatam, dando os basidisporos, os quais permanecem ligados ao basdio por meio das Esterigmas. Processo tpico dos Basidiomycetes. Tambm h parfises e himnio.

5. Conidiosporos So esporos exgenos (exsporos) que constituem um processo de reproduo caracterstico de Fungos da Famlia Aspergillaceae (Aspergillum e Penicillium). No Aspergillum, os conidiosporos so formados por uma dilatao que surge na extremidade da hifa, depois de formada, emite prolongamentos em toda a sua periferia. Cada prolongamento recebe o nome de Filide. Cada filide, ao se desenvolver, fragmenta a sua extremidade livre, formando pequenos esporos, os Conidiosporos.

No Penicillium, o processo difere do anterior pelo fato da hifa no apresentar dilatao. Acontece apenas a ramificao da hifa (Esterigma), com posterior formao de conidiosporos. Nos 2 casos, as hifas que do, indiretamente, os conidiosporos so chamadas de Conidiforos.

5. CLASSIFICAO EUMYCETES Constitudo por 04 grandes grupos: 1. PHYCOMYCETES Aqui esto includos os mais primitivos dos fungos; uns poucos so unicelulares, mas a maioria filamentosa, com hifas no septadas. Septos presentes apenas para separar estruturas como: Esporangiforo e Esporngio. constitudo em sua grande maioria por fungos aquticos, incluindo espcies saprfitas, parasitas de plantas, animais e tambm do homem. Comuns em esgotos e guas poludas: Leptomitus, Apodachlya, Achlya, Blastocladia, Gonapodia. Em guas limpas: - Mucor, Absidia, Dictiochus e Pythium. 2. ASCOMYCETES Pequeno grupo apresenta miclio gemulante, mas a grande maioria apresenta miclio filamentoso com hifas septadas. Esporos endgenos formados dentro de Ascos. Exs.: Allescheria, Chaetomium.

3. BASIDIOMYCETES Miclio filamentoso com septos simples; esporos exgenos formados sobre Basdios. Exs.: Cogumelos. 4. DEUTEROMYCETES Fase sexual desconhecida. Reproduz-se assexuadamente por condios. Miclio rudimentar constitudo por hifas septadas, geralmente ramificadas. Nunca formam corpo visvel a olho nu. = guas Limpas Fusarium, Aspergillus, Penicillium, Cephalosporium. = guas Poludas Pullularia, Alternaria. Acremonium, Fusarium, Botrytis, Geotrichum e

Anda mungkin juga menyukai