Anda di halaman 1dari 2

Resumir um texto condensar as ideias principais.

Fases de preparao do RESUMO 1. - Leitura atenta do texto: dividir o texto em partes; dar um ttulo-resumo a cada parte; desmontar o texto em palavras-chave; fazer a sntese/organizao das ideias.

2. - Sntese das ideias fundamentais: distinguir o acessrio do essencial e reter apenas as ideias fundamentais. 3. - Organizao do texto escrito: procurar respeitar a estrutura de qualquer texto: introduo, desenvolvimento e concluso.

Nota Bene:
Quando redigires o resumo, deves: * respeitar a ordem pela qual o autor apresenta as suas ideias; * manter o fio condutor do texto original; * reduzir o texto original a um quarto da sua extenso; No que respeita ao estilo a adoptar: * o texto-resumo deve ser neutro e revelar uma linguagem clara e concisa; * utilizar o discurso de terceira pessoa; * evitar a repetio de frases do texto1; * no utilizar o dilogo, se ele existir no texto original; * distinguir o que significativo do que no ; * escolher apenas as ideias fundamentais; * fazer um esforo de anlise e de sntese.
1

Se for absolutamente necessrio, coloca as frases citadas entre aspas.

Exemplo2:
1) texto
Aparentemente, tudo corria bem. A ilha prosperava ao sol, com as suas culturas, os rebanhos, os pomares e as casas que iam sendo construdas de semana para semana. Sexta-Feira trabalhava arduamente, e Robinson Situao reinava como um senhor. aparente Na realidade, porm, nenhum era feliz. Sexta-Feira era dcil por gratido. Queria agradar a Robinson, que lhe salvara a vida. Mas no compreendia nada de toda aquela organizao, aqueles cdigos, aquelas cerimnias, e nem sequer a razo de ser dos campos cultivados, dos animais domesticados e das casas. No via qualquer sentido em tudo aquilo. Robinson bem lhe explicara que assim se procedia na Europa, nos pases civilizados, mas Sexta-Feira no via por que razo se devia fazer a mesma coisa numa ilha deserta do Pacfico. Robinson, por seu lado, bem via que Sexta-Feira, intimamente, no aprovava aquela ilha demasiado bem administrada e que era a obra da sua vida. No havia dvida de que Sexta-Feira fazia o melhor que podia, mas logo que tinha um momento livre s lhe dava para a asneira.
Michel Tournier (1994): Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, Ed. Presena.

Situao real

2) texto resumido
Aparentemente, tudo corria bem: a ilha desenvolvia-se; Sexta-Feira trabalhava; Robinson mandava. Na realidade, nenhum era feliz: Sexta-Feira no encontrava sentido para nada do que faziam; Robinson apercebia-se da insatisfao de Sexta-Feira.

In Com Todas as Letras Lngua Portuguesa 9 ano, Fernanda Costae Olga Magalhes, Porto Editora, 2005, p. 91.

Anda mungkin juga menyukai