Anda di halaman 1dari 5

artigo

SIS&SIL

A NORMA DE SISTEMAS INSTRUMENTADOS DE SEGURANA PARA BRASILEIROS


Em diversas edies da Revista InTech Amrica do Sul foram publicados, por vrios autores, artigos sobre Sistemas Instrumentados de Segurana e as normas internacionais que norteiam as melhores prticas aplicadas a tais projetos. Agora chegou a vez de falar sobre as normas brasileiras!

Carlos Gebauer Neto(carlos.gebauer@wii.com.br),EngenheiroEletricista, PsGraduadoemMarketingeGerentedeNegciosdaWestconparaprodutosHIMAnoBrasil; Erick Jomil Bahia Garcia(erick.garcia@braskem.com.br), EngenheiroEspecialistadeProjetosdeInstrumentaodaBraskem; Monica Hochleitner(monica@exida.com),EngenheiraEletricista,CFSEeMSc,eSafetyEngineerdaexida;e Tino Vande Capelle,DiretordeConsultoriadeSeguranaFuncionaldaHIMA,TVFSExpertID109/05.

Em1996foipublicadaaprimeiraversodanormaANSI/ ISA 84.01, sob o ttulo de Aplicaes de Sistemas InstrumentadosdeSeguranaparaaIndstriaeProcesso. Em 2003 foi a vez da IEC publicar a norma internacional IEC61511,comottuloSeguranaFuncionalSistemas InstrumentadosdeSeguranaparaosetordaindstriade processo.AsnormasdaISAsorevisadas,geralmente,a cadacincoanos.Porm,aoinvsdereescrevertotalmente anorma,ocomitdeestudosdaISASP84concordouem

Desde ento, essas duas normas, idnticas exceto por somente uma clusula 1, servem de referncia em todo o mundo para os projetos que tratam das exigncias mnimas para os sistemas tcnicos de segurana na indstria de processos. Elas baseiam-se na IEC 61508 - quetratadaseguranafuncionaldesistemaseltrico(E), eletrnico(E)eeletrnicoprogramvel(PE)pormso especficasparaoprocessoindustrial.

adotar a norma IEC 61511, que ficou ento conhecidaa ANSI/ISA-84.00.01-2004(IEC61511Mod).


1ConhecidaporGrandfathering Clause.

6 InTech127

artigo

SIS&SIL

No Brasil essas normas vm se tornando cada vez mais conhecidas e vrios dos grandes projetos nacionais demandamtantoprodutoscertificadossegundoanorma IEC61508comoconhecimentodasnormasvoltadaspara ousuriofinalporpartedosengenheirosefornecedores envolvidosnessesprojetos. Apesar da iniciativa isolada das empresas que desenvolveram seus prprios procedimentos ou da herana de empresas multinacionais que se estabeleceramnoBrasil,nossomercadoaindanotinha referncianicanoassunto. Asituaocomeouamudarem2009,comaformao do Grupo de Trabalho de Sistemas Instrumentados de Segurana (SIS) pela Comisso de Estudos CE: 03.065.01, como nos fala o Engenheiro Ronaldo Magalhes,daPetrobras: Atualmente, eu sou o coordenador da Comisso de Estudos CE:03.065.01 - Comisso de Estudo de Sistemas e Componentes para Medio, Controle e Automao de Processos Industriais - que foi restabelecida em dezembro de 2008, quando eu assumi a coordenao. As diretrizes lanadas pelo Comit Brasileiro de Normalizao (CBN) tm como base a internacionalizao das normas tcnicas, e a nossa Comisso de Estudos est alinhada com essas orientaes, tanto que o nosso programa de trabalho atual visa a traduo de trs normas IEC, quecomasdevidaspartesrepresentamsetefrentes de trabalho. Dentre elas, h o GT coordenado pelo eng. Vitor Finkel que est fazendo a traduo da norma IEC 61511. Essa norma foi priorizada pela Comisso por entendermos que o assunto extremamente relevante para a segurana dos processos industriais. Aproveito aqui para ressaltar queanormaPetrobrasN-2595,bastanteconhecida dentre os especialistas da rea, est sendo reeditada com base na IEC 61511, o que refora aindamaisnossadeciso. Sob a batuta de Finkel, o Grupo de Trabalho (GT) do SIS hoje composto por 15 profissionais voluntriosqueatuamnomercadocomoconsultores, usurios finais e fornecedores de sistemas. Essa diversidade permite que as atividades desenvolvidas pelo GT considerem as diferentes perspectivas do ambienteindustrial.
8 InTech127

Devido parceria da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT com a International Electrotechnical CommissionIEC,optou-sepelatraduodanormaIEC 61511,quedivididaemtrspartes. Aprimeiraparte,quenormativa,trazasinformaes gerais, terminologia, exigncias para os sistemas, software e hardware. A parte 2 traz instrues sobre a utilizao da parte 1 e finalmente a terceira parte trazasdiretrizesparaseleo/determinaodonvelde integridadedesegurana(SIL)requerido.Aspartes2e 3soapenasinformativas.

ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO


Inicialmente, traduzir uma norma pode parecer muito simples: contrata-se uma empresa especializada, faz-se a reviso do trabalho e pronto. Infelizmente, no bem assim. Por ser muito tcnico, este assunto requerqueosprpriosmembrosdoGrupodeTrabalho arregacemasmangaseusemsuaexperinciaparadar cabodasmaisde220pginasderequisitos. Atraduodanormatratadacomoumprojetodentro da Comisso de Estudos. O plano de ao do GT norteadoporumplanejamentoanualsubmetidoABNT. As fases deste plano de ao so: desenvolvimento dos trabalhos (a traduo), envio para consulta pblica e, finalmente,publicaodoprojeto. OprojetodetraduodanormaIEC61511foidividido em trs etapas, respectivamente as trs partes da norma. Estima-se que a primeira parte v a consulta pblica no final de 2010. Da mesma forma, espera-se que a segunda e a terceira partes da norma estejam disponveis para consulta pblica ao final de 2011 e meadosde2012,respectivamente. Atualmente o grupo est empenhado em concluir e consolidar o material preparado, rdua tarefa quando existem tantas pessoas envolvidas e espalhadas por todooBrasil. Durante o perodo em que a norma est em consulta pblica, profissionais de todas as reas e localizaes podem apresentar sugestes sobre os projetos de norma da ABNT e do Mercosul, totalmente pela internetpelapginaeletrnicahttp://www.abntonline. com.br/consultanacional.

artigo

SIS&SIL

importantelembrarqueaotraduziranormanofeita nenhumaalteraodeseucontedooutropicalizao para ajust-la a caractersticas especficas dos projetos nacionais. Caso futuramente exista a necessidade de qualquer incluso desta natureza, dever ser estudada apossibilidadedecriaodeRelatriosTcnicos(RT)ou anexosnorma. O prximo passo, aps consulta tcnica, a publicao danormacomoumaNBR.

J o Ciclo de Vida de Segurana uma ferramenta de engenharia que contm todas as etapas necessrias para se atingir alto nvel de segurana funcional durante as fases de concepo, projeto, operao e manutenodeumsistemadesegurana.Estemodelo, pretende prevenir as falhas atribudas problemas de especificao: de integridade ou funcional. Como muitos j devem conhecer, segundo estudo conduzido pelo HSE (organismo britnico Health and Safety Executive) especificaes incompletas ou incorretas so as principais causas dos acidentes envolvendo sistemas decontrole.OGrfico1,aseguir,mostraoresultadodo

O QUE DIZ A NORMA?


AIEC61511apresentadoistiposderequisitos:requisitos funcionaiserequisitosdeintegridade;comoobjetivode prevenir a ocorrncia de falhas aleatrias (randmicas) e falhas sistemticas. Para tanto, os dois principais conceitossooNveldeIntegridadedeSegurana(Safety Integrity Level SIL) e o Ciclo de Vida de Segurana (Safety LifecycleSLC). O SIL, que um nmero inteiro de 1 a 4, traduz a reduoderisconecessriaparalevaroprocessoauma regioderiscotolervel,conformeTabela1.

referidoestudo.

SIL (Nvel de Integridade de Segurana) 4 3 2 1

Fator de Reduo de Risco Maior Risco


Grfico 1PrincipaiscausasdefalhasemSIS.

>10.000 a 100.000 >1000 a 10.000 >100 a 1000 >10 a 100

EXPERINCIA EM OUTROS PASES


Experinciaemtraduodenormasumassuntodifcil, poisamaioriadospasesondeatraduodasnormasIEC 61508/61511 foi realizada so pases onde as pessoas tm dificuldade em falar Ingls e, portanto, no fcil conversareentenderestaspessoas. Tino Vande Capelle, Diretor da HIMA e especialista certificadopelaTV,comentaqueaolongodosanostem recebido comentrios de pases que tambm traduziram as normas IEC 61508 / IEC 61511 para suas prprias lnguas,dentreelesaAlemanha,Polnia,ChinaeJapo.

Menor Risco

Tabela 1RelaoentreSILeFatordeReduodeRisco(RFF) emmododebaixademanda

Observe-se que para efeito de processo industrial, a IEC 61511 no se aplica aos sistemas SIL 4, que devem ser tratadospelaIEC61508.
10 InTech127

artigo

SIS&SIL

Estes comentrios so interessantes e refletem as experincias de pases que j esto mais frente que o BrasilnoquesitodasnormasIEC.

v a l o r q u e u m a t o a l h a d e p a p e l e e s t e f a t o a i n d a v l i d o e m m u i t a s p l a n t a s e p a s e s o n d e a g e r n c i a e s t m a i s i n t e re s s a d a e m re s u l t a d o s f i n a n c e i ro s d o q u e e m s e g u r a n a .

extremamente difcil traduzir certas palavras especficas em ingls e isto pode acarretar em perdadesentidodealgumasfrasesdanorma.

APLICANDO A NORMA
Dopontodevistadousurio,aemissodanormaABNT baseada na IEC 61511 tem sua importncia devido aos seguintesaspectos:

Em alguns pases as pessoas que traduziram as normas no tinham experincia na indstria de processos e como conseqncia, no tinham o conhecimento bsico e correto do assunto, ou mesmo estas pessoas no tinham conhecimento adequadodalnguainglesa.

Utilizao do conceito do ciclo de vida de segurana Embora algumas empresas j possuam em suas normas internas os conceitos do ciclo de vida de seguranaemconformidadecomopreconizadopela IEC61511,poucasatendemanormacomoumtodo. Hoje, em sua grande maioria, as diversas etapas se apresentam desconexas e as interfaces no so devidamente gerenciadas, assim como seus limites no se apresentam bem definidos quando tratados de forma independente. Com o advento da NBR IEC 61511, torna-se altamente recomendvel que as empresas estabeleam um sistema para gerir todas as etapas do ciclo de vida de segurana de maneira que se possa audit-lo e corrigir seus desvios. A norma traz para o ambiente industrial brasileiro a proposta de um ciclo de vida de segurana claro e com suas etapas e responsabilidades bem definidas. Este processo, quando utilizado corretamente e em sua plenitude, somente ajudar as empresas brasileiras a assumir novo patamar de segurana em suasinstalaes.

O principal problema se baseia no fato de que as normas no so escritas num ingls de alto nvel, as normas so o resultado de 26 naes diferentes tentando se comunicar uns com os outros na lngua inglesa. Como resultado as normas so bem volumosas e no so fceis de ler e entender. Portanto o leitor tem que se esforarparaentendercertostextos.

D o p o n t o d e v i s t a d o i m p a c t o d e s t a s n o r m a s , T i n o Va n d e C a p e l l e c o m e n t a q u e s e r i a a c e i t v e l d i z e r q u e o m u n d o t e m c o n h e c i m e n t o s o b re a s n o r m a s , p o i s c o m c e r t e z a , a c i d e n t e s re c e n t e s c o m o o v a z a m e n t o n o G o l f o d o M x i c o a t r a e m a a t e n o d e t o d o s p a r a o a s s u n t o , e n t re t a n t o a s p e s s o a s s e e s q u e c e m d e s t e s f a t o s r a p i d a m e n t e . U m e x e m p l o o a c i d e n t e n a B P e m Te x a s C i t y, o n d e 1 5 p e s s o a s m o r re r a m c e rc a d e 5 a n o s a t r s . E l e a c re d i t a q u e a i n d a h o j e e x i s t a m m u i t a s p l a n t a s p r x i m a s q u e e s t o e m c o n d i e s p i o re s q u e a q u e l a q u e t e v e a e x p l o s o . C a p e l l e a c re d i t a q u e a s n o r m a s c e r t a m e n t e t m u m i m p a c t o , t r a z e n d o a c u l t u r a d e s e g u r a n a n a s p e s s o a s , m a s o s u p o r t e d a g e r n c i a t e m q u e e x i s t i r, d e o u t r a f o r m a u m p e d a o d e p a p e l e s c r i t o e m q u a l q u e r l n g u a t e m o m e s m o
12 InTech127

Apropriao dos conceitos da norma no ambiente industrial brasileiro Comoprocessodeemissodanormaeanecessria discusso para sua emisso, os conceitos da norma original so discutidos em profundidade e conseqentemente apropriados pelos participantes

artigo

SIS&SIL

do comit emissor da norma ABNT, os quais se tornam agentes multiplicadores dos conceitos corretos devi-damente esclarecidos e podero auxiliar no processo de divulgao tcnica no mbitodesuasempresas.

C o m o a d v e n t o d a n o r m a e m i t i d a p e l a A B N T, t o r n a - s e m a i s f c i l j u s t i f i c a r g e re n c i a l m e n t e a a p l i c a o d o s c o n c e i t o s d a I E C 6 1 5 1 1 , p o i s a m e s m a n o s e r m a i s u m a n o r m a i n t e r n a c i o n a l a s e r o p t a d a p e l o s e u u s o o u n o , e s i m u m a n o r m a b r a s i l e i r a q u e t e r b a s e s l e g a i s q u e re c o m e n d a r o fortemente sua a p l i c a o . I d i a s s i m p l i f i c a d o r a s q u e v i s a m re d u z i r c u s t o s

Clareza nos critrios de construo do ciclo de vida de segurana H o j e a i n d a t e m o s a b a r re i r a d a l n g u a i n g l e s a . P o r s e t r a t a r d e u m a n o r m a t c n i c a e x t e n s a e p o r v e z e s c o m p l e x a , a b a r re i r a d a l n g u a i n g l e s a t o r n a - s e a i n d a m a i s i n d i g e s t a . E s t a b a r re i r a , q u e n o d e s p re z v e l , t o r n a - s e q u a s e i n t r a n s p o n v e l q u a n d o o c o r re m q u e s t i o n a m e n t o s q u e p re c i s a m s e r e x p l i c a d o s p a r a o s g e s t o re s d o s p ro j e t o s m a s q u e n o s o c o m p re e n d i d o s c o m p l e t a m e n t e p e l o c o r p o t c n i c o . O r a , s e e x i s t e u m re q u e r i m e n t o q u e n o d e v i d a m e n t e e n t e n d i d o p e l o c o r p o t c n i c o e a i n d a f a z p a r t e d e u m a n o r m a i n t e r n a c i o n a l q u e p o d e o u n o s e r a p l i c a d a , p o r q u e s e f a r a o p o p o r c o n s u m i r re c u r s o s d e p ro j e t o p a r a c o n s t r u - l o ? C o m a e m i s s o d a n o r m a e m p o r t u g u s , a l m d a m a i o r c l a re z a d e v i d o a o t e x t o j t e r s i d o t r a d u z i d o , c o m p re e n d i d o , d i s c u t i d o e d i v u l g a d o , o s re s p o n s v e i s p o r s u a a p l i c a o n o s p ro j e t o s p o d e r o re c o r re r p r p r i a A B N T e m b u s c a s d e e s c l a re c i m e n t o s s o b re d e t e r m i n a d o s t e r m o s d a n o r m a e m i t i d a .

m a s q u e a u m e n t a m o n v e l d e r i s c o s e r o s e r i a m e n t e q u e s t i o n a d a s l u z d e u m a n o r m a b r a s i l e i r a s l i d a e c o n f i v e l . A p a r t i r d a e n t o N B R I E C 6 1 5 1 1 , g e s t o re s d e p ro j e t o s d e v e r o s e r a l e r t a d o s p e l o s re s p o n s v e i s t c n i c o s d a s d i s c i p l i n a s d e p ro c e s s o , S S M A , a u t o m a o e i n s t r u m e n t a o d o n o v o n v e l d e o b r i g a t o r i e d a d e d e s t e s c o n c e i t o s e m e l h o re s p r t i c a s d e p ro j e t o s d e f u n e s i n s t r u m e n t a d a s d e s e g u r a n a . C o m i s t o , n v e i s d e re s p o n s a b i l i d a d e s t c n i c a s e n t re a s i n t e r f a c e s s e r o t r a a d o s v i s a n d o p ro t e g e r l e g a l m e n t e o s p ro f i s s i o n a i s q u e d e s e n v o l v e m t a i s p ro j e t o s , o s q u a i s d e v e r o e s t a r d e v i d a m e n t e c a p a c i t a d o s p a r a e x e rc e r s u a s a t i v i d a d e s .

Aumento da segurana no ambiente industrial brasileiro Com a emisso da norma em portugus e baseada em atendimento a requisitos legais, certamente sua utilizao ser mais difundida no Brasil. Conceitos e preocupaes da norma tais como gerenciamento de mudana, capacitao de profissionais nas suas esferas de atuao, determinao do nvel de risco industrial, etc.,

Atendimento a requisitos regulatrios O a m b i e n t e i n d u s t r i a l s e m p re t e r u m a f o r t e n e c e s s i d a d e d e re d u o d e c u s t o s e m n o v o s p ro j e t o s . C o m e s t a d e m a n d a , h o j e j u s t i f i c v e l g e re n c i a l m e n t e n o u t i l i z a r o s c o n c e i t o s d a I E C 6 1 5 1 1 e m s u a p l e n i t u d e , p o i s s e t e m c o m o i d i a i n i c i a l q u e s u a a p l i c a o i m p l i c a r e m a u m e n t o d e c u s t o s p a r a o p ro j e t o , o q u e d i g a s e d e p a s s a g e m n e m s e m p re v e rd a d e i ro .


14 InTech127

passaro a ser conhecidos e discutidos de forma mais ampla e com mais propriedade pelo diversos segmentos industriais brasileiros. Obtm-se ento a melhor compreenso e aplicao dos conceitos deculturadesegurana,tendocomoobjetivofinal uma norma brasileira consolidada aumentando o nvel de segurana no ambiente industrial brasileiro e, como conseqncia, tor nando a sociedademaisseguraesustentvel.

Anda mungkin juga menyukai