Anda di halaman 1dari 4

PERODO COMPOSTO ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS 1. RELEMBRANDO CONCEITOS: 1.

.1 - FRASE qualquer enunciado de sentido completo, estruturados sintaticamente ou no. Ex.: Silncio. Fogo! Boa tarde. Ontem fui ao dentista. 1. 2 ORAO enunciado organizado em funo de um verbo e constitudo de sujeito e predicado, ou ao menos de predicado. Ex.: A msica erudita / ser eterna. / Houve aula ontem. sujeito predicado sujeito predicado 1. 3 PERODO enunciado com sentido completo, so as frases organizadas em oraes. O perodo pode ser simples, isto , constitudo de uma s orao, ou composto, ou seja, constitudo de duas ou mais oraes. No perodo composto podem ocorrer trs tipos de oraes a saber: principal; subordinada; coordenada. 2. ORAO PRINCIPAL E ORAO SUBORDINADA 2.1 ORAO PRINCIPAL aquela que encerra o sentido fundamental e dela depende outra ou outras. 2.2 ORAO SUBORDINDADA aquela que liga-se principal por meio de conjuno ou pronome relativo e com ela mantm uma relao de dependncia tanto de sentido quanto sinttica. A subordinada exerce uma funo sinttica em relao principal e, se isolada desta, fica vazia de significado. Ex. : O poema que li simbolista orao subordinada (depende da principal) 3. ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS so aquelas que exercem a funo sinttica de adjunto adverbial em relao principal, mais especificamente: so adjuntos adverbias do verbo da orao principal . So introduzidas por conjunes subordinativas. Ex.: Depois da chuva, a rvore caiu. Quando a chuva acabou, a rvore caiu. adjunto adverbial orao subordinada adverbial (exerce a mesma funo de adjunto adverbial, mas como tem um verbo constitui uma orao) 3.1 CLASSIFICAO Assim como os adjuntos adverbiais, as oraes subordinadas adverbiais so classificadas de acordo com as circunstncias que exprimem. OBSERVAO: no basta decorar as listas de conjunes, necessrio compreender as circunstncias expressas pelas oraes, uma vez que uma mesma conjuno pode fazer parte de mais de uma lista, j que as possibilidades de utilizao e criao de linguagem ilimitada.

CLASSIFICAO

CIRCUNSTNCIA CONJUNES E LOCUES exprime o motivo, a porque, pois razo da ao ou que, j que, uma 1. CAUSAL estado apresentado vez que, visto pela principal. que. exprime o efeito, a to ... que, conseqncia da tanto ...que, 2.CONSECUTIVA ao ou estado tamanho ...que, apresentado na OP. que, de forma que, de sorte que, tanto que. exprime condio se, caso, que, 3.CONDICIONAL real ou hipottica contanto para que desde que, salvo determinado fato se se, a menos que, realize ou no. uma vez que(+ subjuntivo) exprime concesso, embora, ainda 4. CONCESSIVA isto , fato que que, conquanto, embora possa afetar ainda quando, a realizao de mesmo que, se outro fato, no o bem que, posto faz. que, apesar de que. exprime uma como, to ... 5.COMPARATIVA comparao entre como, mais (do) fatos ou seres. que, menos (do) que. exprime fatos que conforme, 6.CONFORMATIV esto de acordo com como, o que se disse na consoante, A OP. segundo. exprime o objetivo a fim de que, do que se disse na que, porque, 7. FINAL OP. para que. exprime relao de proporo 8.PROPORCIONA gradao entre o seu que, medida processo verbal e que, ao passo L aquele da OP. que, quanto mais/ menos... mais/menos, quanto mais/ menos ... tanto mais/menos. exprime quando, logo circunstncia de que, enquanto, 9. TEMPORAL

EXEMPLOS ( subordinada adverbial) Visto que reconheceram sua capacidade, ser promovido. Levou tanta surra, que o hospitalizaram.

A vida s digna, se a enobrece um ideal.

Vencemos o inimigo, embora ele fosse mais forte.

Os indiferentes so piores do que os maus.

Como ele diz com certa melancolia, levou uma vida medocre. ( F SP) Um amigo pintor trouxe as tintas, para que os pintores amigos possam pintar.(Rubem Braga) Quanto mais se sobe, tanto maior a queda.

Quando descreveres os quadrpedes, coloca entre eles alguns homens.

10. MODO 11. LUGAR

tempo em relao assim OP. sempre antes depois desde que. exprime o modo sem que. como um fato se realiza. exprime onde. circunstncia de lugar.

que, que, que, que, Aqui voc ficar bem, sem que ningum o perturbe. A casa estava exatamente onde a deixramos a trinta anos atrs.

4. OBSERVAES: 1 Causal pode-se usar COMO em O.S. A . causais antepostas principal. a causa da promoo o reconhecimento da capacidade. 2 Consecutiva o efeito, a conseqncia da surra a hospitalizao. 3 Condicional a condio para que a vida seja nobre possuir um ideal. 4 Concessiva o inimigo era mais forte, a conseqncia natural ou lgica disso seria a vitria dele (o inimigo), mas essa fora no impediu a nossa vitria. 5 Comparativa bastante comum a elipse (a supresso) do verbo da O. S. A ., pois ele ser o mesmo da OP e sua repetio at empobreceria o perodo. as pessoas indiferentes, se comparadas s pessoas ms, so piores. a comparao pode mostrar a igualdade, superioridade ou inferioridade entre seres. 6 Conformativa de acordo com o que ele disse, a sua vida foi medocre. 7 Final o objetivo, a finalidade de se ter trazido as tintas que os pintores pintem. 8 Proporcional a relao de proporcionalidade existe entre dois termos quando toda alterao em um corresponde a uma alterao no outro. Ex.: se um aumenta, o outro diminui ou ambos aumentam e diminuem simultaneamente. graficamente podemos representar a orao assim:

subida

queda

9 Temporal indica o tempo em que se deve realizar a ao expressa na OP. 10 Modo muitos gramticos no reconhecem esse tipo de O . S. A . indica o modo, a maneira que ele ficar. 11 Lugar muitos gramticos no reconhecem esse tipo de O . S. A . so introduzidas pelo pronome relativo onde, sem antecedente. indica o lugar em que a casa est.

Oraes subordinadas adverbiais reduzidas so aquelas que no se iniciam por conjuno e apresentam o verbo sob uma das formas nominais ( infinitivo, gerndio ou particpio). Ex.: Perdeu o trem porque estava atrasado. orao desenvolvida (O . S. A . causal) Perdeu o trem por estar atrasado. orao reduzida. (O . S. A . causal reduzida de infinitivo)

A classificao da reduzida igual da orao desenvolvida, porm acrescenta-se ao final a forma nominal a que se reduziu. A O . S . A . pode ser colocada antes, depois ou no meio da OP. Ex.: Mesmo sendo possvel, pouco provvel uma terceira guerra mundial. pouco provvel, mesmo sendo possvel, uma terceira guerra mundial. pouco provvel uma terceira guerra mundial, mesmo sendo possvel. As O . S. A . devem ser assim pontuadas: (veja exemplos acima) podem sempre vir separada por vrgulas da principal; vrgulas optativas quando O . S . A . posposta principal; vrgulas obrigatrias quando O . S . A . est intercalada ou anteposta principal. 5. BIBLIOGRAFIA INFANTE, Ulisses. Curso de Gramtica Aplicada aos Textos. So Paulo: Scipione, 1996. 3 ed. pp. 425 434 . SAVIOLI, Francisco Plato. Gramtica em 44 Lies. So Paulo: tica, 1998. 14 ed. pp. 77 86.

Anda mungkin juga menyukai