Anda di halaman 1dari 110

HP 20b Business Consultant Guia de introduo Calculadora financeira

Para obter treinamento gratuito, visite www.hp.com/go/calctraining

Nmero de pea da HP: F2219-90004 Primeira edio: janeiro de 2008

Recursos bsicos

Avisos legais
Este manual e os exemplos aqui contidos so fornecidos assim como estoe esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio. A Hewlett-Packard no fornece garantias de qualquer tipo em relao a este manual, incluindo, mas no limitando, as garantias implcitas de comercializao, no infrao e adequao a um propsito em particular. A Hewlett-Packard no deve ser responsabilizada por quaisquer erros ou danos incidentais ou conseqenciais em conexo com o fornecimento, desempenho ou uso deste manual ou dos exemplos aqui contidos. Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reproduo, adaptao ou traduo deste manual proibida sem consentimento anterior por escrito da Hewlett-Packard, exceto quando permitido de acordo com as leis de direitos autorais. Hewlett-Packard Company 16399 West Bernardo Drive MS 8-600 San Diego, CA 92127-1899 EUA

ndice
Avisos legais HP 20b Business Consultant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Recursos bsicos Clculos matemticos Operaes estatsticas Valor monetrio do tempo Fluxos de caixa Problemas comerciais Aes Depreciao Break-even (ponto de equilbrio) 2 4 7 23 39 45 57 71 77 85 93

10 Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato 97

HP 20b Business Consultant

HP 20b Business Consultant

HP 20b Business Consultant

Legenda do mapa do teclado


N 1 Recurso Teclas de valor monetrio e de tempo 2 Menus Cash Flows (fluxos de caixa), IRR e NPV 5 15 Captulo(s) 4 N 16 Recurso Captulo(s) 1

rea de exibio dos anncios Menus Amortization (amortizao) e Depreciation (depreciao)

4,8

Menus Data (dados) e Statistics (estatsticas)

14

Tecla % e menu Percent Calculation (clculo percentual)

2,6

Entrada

13

Armazenar e recuperar

Memria

12

Menu Break-even (ponto de equilbrio)

Teclas para cima/inserir e para baixo/excluir

11

Tecla de retrocesso e menu Reset (restaurar padres)

HP 20b Business Consultant

Legenda do mapa do teclado


N 7 Recurso Captulo(s) 1 N 10 Recurso Menu Math (matemtico) 8 Ligar/desligar 1 9 Funes matemticas (linhas) 2 Captulo(s) 2

Tecla de mudana

Recursos bsicos

Recursos bsicos

Bem-vindo HP 20b Business Consultant


Este manual foi desenvolvido para ajud-lo a comear a usar sua nova Calculadora financeira 20b. Caso necessite de informaes mais detalhadas sobre a operao e os recursos da calculadora, consulte os materiais de treinamento disponveis em: www.hp.com/go/calctraining.

Ligando e desligando a calculadora


Para ligar a calculadora, pressione O. Para deslig-la, pressione :a. Desligar a calculadora no apaga nenhum dado que esteja armazenado. A calculadora desliga-se automaticamente aps aproximadamente cinco minutos para economizar energia. Ao ver o smbolo de bateria fraca ( ) no visor, substitua as baterias. Consulte o Captulo 10, Informaes sobre garantia

e contato para obter instrues sobre a substituio de baterias.

Selecionando um idioma
O ingls definido como o idioma padro. Para selecionar um idioma diferente do ingls para exibir mensagens no visor: 1. Pressione :u para acessar o menu Mode (modo).

FIX= exibe a linha superior do visor.

Recursos bsicos

2. 3. 4.

Pressione repetidamente > at exibir English (ingls) no visor. Pressione I at que o idioma desejado seja exibido. O idioma exibido ser a configurao ativa. Pressione O para retornar para o visor padro da calculadora.

Para obter mais informaes sobre o acesso a menus e alterao de configuraes da calculadora, consulte a seo abaixo, Acessando menus.

Ajustando o contraste do visor


Para ajustar o brilho do visor, pressione e mantenha pressionado O enquanto pressiona as teclas + ou -. Cada vez que se pressiona as teclas + ou

-, o brilho do visor aumenta ou diminui levemente.

Cursor
Quando se digita um nmero, o cursor (-) pisca no visor e indica que voc est no modo de entrada de nmero.

Visor de duas linhas


Existem duas linhas no visor de exibio, como demonstrado na Figura 1-1:

Figura 1-1 Display Screen (Visor de exibio)

Recursos bsicos

A linha superior do visor exibe status operacional, smbolos de operadores, anncios e abreviaes de registros, variveis e menus. Por todo o manual, esta linha chamada de linha superior. Na Figura 1-1, SIN e RPN, no canto direito, esto na linha superior. A linha inferior exibe nmeros inseridos ou resultados. Por todo o manual, essa linha chamada de linha inferior. Se no houver operaes pendentes ou a inserir, a linha inferior exibir

0. Esse estado da calculadora chamado de visor padro da calculadora.

Recursos bsicos

O menu Mode: configurando as preferncias


O menu Mode (modo) permite personalizar a calculadora. Para acessar o menu Mode, pressione :u. Pressione > ou < repetidamente para rolar pelo menu comeando com FIX=2 (o nmero de dgitos exibidos direita da casa decimal). Quando o item for exibido, pressione I para verificar as outras opes para aquela configurao. Para sair do menu Mode, pressione O. A tabela 1-1 abaixo relaciona os itens do menu Mode. Tabela 1-1 Configuraes do menu Mode Configurao FIX= 2 Descrio da exibio O nmero atual de dgitos exibidos direita da casa decimal. O padro 2. Informe o nmero de dgitos desejados e pressione

I ou pressione = at aparecer o nmero


desejado. Degree (graus) ou Radian (radianos) O modo de ngulos atual em graus ou radianos. O padro Degree (grau). Pressionar I alterna entre essas opes.

10

Recursos bsicos

Tabela 1-1 Configuraes do menu Mode Configurao Data: mm dd yyyy ou dd mm yyyy Descrio da exibio

mm dd yyyy (mm dd aaaa) ou dd mm yyyy (dd mm


aaaa). 03 de dezembro de 2010 digitado como

O formato atual para as datas inseridas nos menus:

12.032010 no formato mm dd yyyy ou como 3.122010 no formato dd mm yyyy. Observe que o (.) nos dois
formatos separam o primeiro do segundo grupo. O padro o formato mm dd yyyy. Pressionar I alterna entre essas opes.

1.23 ou 1,23

O separador decimal atual pode ser um ponto decimal ou uma vrgula decimal. O padro o ponto decimal, 1.23 Pressionar I alterna entre essas opes.

Casa decimal como ponto ou vrgula

O separador atual de milhares. Ponto como casa decimal (1000.00 ou 1.000,00); vrgula como casa decimal (1000,00 ou 1.000,00). O padro o ponto como casa decimal. Pressionar I alterna entre essas opes.

Chain (em cadeia), Algebraic (algbrico) ou RPN

O modo de operao atual. O padro Chain (em cadeia). Pressionar I alterna entre essas opes.

11

Recursos bsicos

Tabela 1-1 Configuraes do menu Mode Configurao English (ingls), Franais (francs), Deutsch (alemo), Espaol (espanhol) Actual (real) ou Cal.360 Descrio da exibio A opo de idioma atual. O padro English (ingls). Pressionar I alterna entre essas opes.

As opes atuais de calendrios para clculos de aes e datas. O padro Actual (real). Pressionar I alterna entre essas opes.

Annual (anual) ou Semiannual (semianual)

O tipo atual de ao. O padro Annual (anual). Pressionar I alterna entre essas opes.

12

Recursos bsicos

Alterando o modo de operao


Depois de visualizar os padres de configurao, vamos supor que voc deseja alterar o modo de operao de Cadeia para RPN. Consulte a Tabela 1-2. Tabela 1-2 Alterando o modo de operao Teclas Visor Descrio Abre o menu Mode (modo), comeando com a primeira opo de configurao, FIX=, o nmero de dgitos exibidos direita da casa decimal.

:u

<<<< <
(Pressione cinco vezes)

Rola pela configurao atual do modo de operao Chain (cadeia).

II
(Pressione duas vezes)

Seleciona RPN como a configurao ativa. Observe o anncio do RPN no canto direito.

13

Recursos bsicos

Tabela 1-2 Alterando o modo de operao Teclas Visor Descrio Quando pressionados repetidamente, rolam por outras configuraes do menu. As configuraes exibidas so as ativas. Sai do menu de Modo e retorna para a tela padro da calculadora.

> ou <

Pressionando teclar e Shift : Teclas


Para ativar uma tecla, pressione e libere a tecla desejada. A maioria das teclas da 20b possui duas funes: a funo primria e a funo secundria, acessada pela tecla de mudana. A funo primria impressa na parte superior da tecla. A funo secundria impressa na parte oblqua da tecla. Para ativar a funo secundria de uma tecla, pressione e libere : pressionando em seguida a tecla com a funo secundria impressa na parte oblqua. Diferente da tecla de mudana do computador, no necessrio pressionar e manter pressionada a tecla : ao pressionar outra tecla. Neste manual, comandos com funes secundrias de teclas so representados pelo smbolo da tecla de mudana : mais a tecla com a funo secundria. Por exemplo, para ativar seno, pressione :p.

14

Recursos bsicos

Quando : est ativo, o anncio de seta para baixo aparece no visor, indicando que a prxima tecla pressionada executar sua funo secundria. Para cancelar caso pressione acidentalmente :, simplesmente pressione

: novamente.
Os comandos de teclas para os problemas dos exemplos so fornecidos por todo o texto e em tabelas. Os smbolos das teclas so colocados na ordem em que devem ser pressionados, da esquerda para a direita.

Anncios
Os anncios so smbolos que aparecem no visor como mensagens ou depois que determinadas teclas ou combinaes de teclas so pressionadas. Os anncios so smbolos especiais que indicam um status especfico da calculadora. A Tabela 1-3 relaciona os anncios. Tabela 1-3 Smbolos de anncios Smbolo do anncio Status A tecla de mudana foi pressionada. Se outra tecla for pressionada quando este smbolo estiver em exibio, a funo secundria impressa na parte oblqua ser ativada. Quando exibido com um item, como Price =, por exemplo, indica o valor atribudo varivel.

()

Smbolo (=) grande

15

Recursos bsicos

Tabela 1-3 Smbolos de anncios Smbolo do anncio Smbolo (=) pequeno Status Indica um item para o qual a tecla = vlida. Este smbolo aparece no canto superior direito do visor. A bateria est fraca. O modo de incio (BEG - begin) est ativo. Armazena (stores) um nmero na memria. Recupera (recall) os nmeros armazenados. A configurao de radianos est ativa. O modo RPN est ativo. A opo de calendrio de 360 dias est ativa. O modo de entrada (Input) est ativo.

BEG STO RCL RAD RPN 360 INPUT

A tecla I
A tecla I utilizada para digitar valores para variveis e executar itens do menu. A tecla I tambm utilizada no modo de notao polonesa reversa (RPN) para inserir um nmero na pilha ou duplic-lo.

16

Recursos bsicos

A tecla =
o resultado final. Por exemplo, 1+2= retorna um resultado final de 3. A tecla = tambm possibilita solicitar o clculo do valor de um item e aplica se somente a itens que possam ser calculados. Por exemplo, ao selecionar a taxa nominal de juros (Nom. %= ) no menu Iconv (Interest Conversion - converso de juros), pressionar = fora de uma operao matemtica calcula e exibe a taxa nominal de juros dos dados armazenados em outras variveis do menu. Para abrir o menu Iconv, pressione :&. Nom %= exibido na linha superior e o valor atual atribudo para a taxa nominal de juros exibido na linha inferior. Nesta tela, pressione 12I para inserir um novo valor atual para a taxa nominal. Pressione < e depois = para calcular o valor atual da taxa efetiva. Consulte a Figura 1-2. A tecla = utilizada no final de uma operao matemtica para calcular

Figura 1-2 Quando se exibe um item para o qual a tecla = vlida, o indicador (=) pequeno exibido direita na linha superior do visor. No confunda o anncio de (=) pequeno com o (=) grande, que se encontra direita da varivel.

17

Recursos bsicos

Editando e apagando entradas A tecla On/CE O


Pressionar O uma vez cancela as entradas atuais de nmeros, operaes matemticas ou a seleo de um menu, nessa ordem. Pressionar O repetidamente ao executar vrias aes ou operaes ou com vrias operaes pendentes cancela uma operao por vez, da mais recente para a mais antiga.

O menu Reset :x

O menu Reset (restaurar padres) permite restaurar alguns ou todos os itens, variveis e registradores do menu de volta para os valores padro. Para abrir o menu Reset, pressione :x. A linha superior exibe TVM. Pressione < repetidamente para rolar at um item especfico. Se voc selecionar o comando All (todos) para restaurar os padres de todos os valores, ser solicitada uma confirmao de sua escolha. Para restaurar o padro, pressione I. Na mensagem All Reset (Restaurar todos os padres), pressione O ou

I para sair.

Pressionar :x em um determinado menu o leva diretamente ao item do menu Reset que possibilita restaurar os padres daquele menu. Digamos, por exemplo, que voc esteja trabalhando no menu Bond (aes) e deseje restaurar o padro de todas as entradas do menu Bond. Pressione :x em qualquer lugar do menu Bond. O visor exibir Bond. Nessa solicitao, pressionar I restaura os padres do menu Bond e retorna ao ltimo item com o qual voc estava trabalhando no menu Bond.

18

Recursos bsicos

Observaes sobre menus especiais


Os menus Mode (modo), Memory (memria), Math (matemtica) e Reset (restaurar padres) so especiais porque voc retorna para o menu anterior (se for o caso) se sair pressionando O. Esse recurso possibilita trabalhar em dois ou mais menus simultaneamente, sem ter que sair de um menu e perder o trabalho.

Memria
Os menus Cash Flow (fluxo de caixa) e Statistics (estatsticas) compartilham a mesma memria e esto limitados a um total combinado de 50 posies de memria. As macros podem registrar at 120 teclas. Como a entrada de dados nos menus pode representar uma quantia significativa de trabalho, ser solicitada confirmao se voc ordenar restaurar os padres (Reset ) de comandos para funes de macro, fluxos de caixas, estatsticas e apagar tudo (Del.All? ). Quando solicitado, pressione I para confirmar ou

O para cancelar.

19

Recursos bsicos

Acessando menus e mapas de menus


Muitas das funes da 20b esto localizadas dentro de menus. Para acessar um menu, pressione a tecla ou combinao de teclas do menu com o qual voc deseja trabalhar. Para sair de um menu, pressione

O.

Por exemplo, para acessar o menu Break-even (ponto de equilbrio), pressione

:!. Ao abrir, possvel rolar pelos itens do menu pressionando ><


repetidamente. Ao alcanar o ltimo item de um menu, pressionar < retorna ao primeiro item. De forma similar, pressionar > uma vez no primeiro item do menu rola para seu ltimo item. No comeo de cada seo deste manual so includos diagramas, chamados de Mapas de menu, que ajudam a navegar nos menus dessas sees. Consulte a Figura 1-3 abaixo para ver um exemplo de mapa de menu.

Figura 1-3 O mapa do menu Break-even

20

Recursos bsicos

Existem quatro tipos de itens de menu: 1.

Leitura/gravao. Itens de leitura/gravao (read/write) do menu,


como Price= do menu Break-even exibido anteriormente, so fceis de reconhecer porque, quando selecionados, os anncios INPUT e (=) pequeno se acendem, indicando que inserir um nmero e pressionar

I armazenar o nmero inserido no item exibido do menu. Ao pressionar = (fora de uma operao matemtica), voc calcular
o valor para aquele item com base nos dados inseridos em algum lugar do menu. 2.

Somente leitura. Itens somente para leitura (read-only), como a taxa


interna de retorno (IRR%= ) no menu IRR, servem somente para exibio, pois so valores calculados, computados internamente pela calculadora.

3.

Somente gravao. Itens somente para gravao (write-only), como


a taxa de juros de investimento (Inv. I%=) do menu NPV (Net Present Value valor lquido atual), so similares aos itens de leitura/gravao, onde o anncio de INPUT acende quando esses itens so selecionados, indicando que digitar um nmero e pressionar I armazena esse nmero naquele item de menu.

21

Recursos bsicos

4.

Itens especiais. Itens especiais, como as opes Degree/Radian


(grau/radiano) do menu Mode (modo), os itens do menu Reset (restaurar padres) e itens do menu %calc (clculo percentual) executam uma ao quando se pressiona I. Dependendo do menu, essa ao pode ser selecionar um submenu do menu %calc, alterar um modo ou configurao no menu Mode ou apagar dados com o menu Reset.

22

Clculos matemticos

Clculos matemticos

Funes matemticas
As funes matemticas esto localizadas: Em teclas, como +-*/ etc. Em funes secundrias acionadas pela tecla de mudana, como

:p
No menu Math (matemtico) :s

Entrada e exibio de nmeros


Os nmeros so inseridos quando se pressiona: As teclas numeradas de 0 a 9 A casa decimal . ou, A tecla } As teclas :w

23

Clculos matemticos

Para corrigir a entrada de um nmero, pressione {. Cada vez que se pressiona {, apaga-se o ltimo dgito ou smbolo digitado. Altere a forma como os nmeros so exibidos na tela pelas opes do menu Mode (modo). Para obter mais informaes sobre as configuraes de exibio da calculadora, consulte a seo intitulada O menu Mode: Configurando as

preferncias.
Para inserir um nmero na exibio, pressione sucessivamente os dgitos. Um nmero pode ter at 12 dgitos. Para alterar um nmero de positivo para negativo, pressione }. Use notao cientfica para inserir nmeros muito grandes ou pequenos. Por exemplo, para inserir o nmero 12345,12123 em notao cientfica, digite primeiro a mantissa, 12345, depois pressione :w e digite o nmero representando o expoente, 123. O expoente deve ter um valor entre -499 e +499.

Modo em cadeia
Por padro, os clculos so executados no modo em cadeia (Chain). Para alterar o modo de clculo, consulte a seo intitulada O menu Mode: Configurando as

preferncias.

24

Clculos matemticos

Clculos no modo em cadeia so interpretados na ordem de insero. Por exemplo, digite os seguintes nmeros e operaes como escritas da esquerda para a direita: 1+2*3. Veja a Figura 2-1. Observe que, quando se pressiona uma tecla de operao, +-*/, depois =, o clculo continua usando o valor exibido no momento.

Figura 2-1 Clculo no modo Chain (em cadeia) No modo em cadeia, caso deseje sobrescrever a ordem de entrada da esquerda para a direita, use parnteses () para priorizar as operaes. Por exemplo, para calcular 1+ (2 x 3), possvel digitar o problema como escrito, da esquerda para a direita, com parnteses para priorizar a operao de multiplicao. Consulte a Tabela 2-1 abaixo. Tabela 2-1 Clculos aritmticos simples no modo em cadeia

Teclas 1+ (2*3) =

Visor

Descrio
Define a prioridade operacional, os nmeros de entradas e multiplica por 2 e 3. Soma 1 a 6 e apresenta

7,00 na linha inferior


como o resultado final.

25

Clculos matemticos

Modo algbrico
Para colocar a calculadora no modo algbrico, consulte a seo intitulada

O menu Mode: Configurando as preferncias.


No modo algbrico, a multiplicao e a diviso possuem prioridade mais alta que a soma e a subtrao. Por exemplo, no modo algbrico, pressionar

1+2*3 apresenta 7,00 como resultado. No modo em cadeia,


as mesmas teclas apresentam 9,00 como resultado. No modo algbrico, as operaes possuem a seguinte prioridade: Primeira prioridade: a funo de potncia (y x) Segunda prioridade: combinaes e permutaes Terceira prioridade: multiplicao e diviso Quarta prioridade: soma e subtrao

Por exemplo, tecle 1+2 x 5 nPr 2 2 no modo algbrico pressionando:

1+2*5:b2:m=. O resultado 241.

26

Clculos matemticos

Modo RPN (Notao polonesa reversa)


Para colocar a calculadora no modo RPN, consulte a seo intitulada O menu

Mode: Configurando as preferncias.


No modo RPN, primeiro se insere os nmeros, que so separados quando se pressiona I, e depois se pressiona uma tecla de operao. Observao: opcional pressionar I aps digitar um nmero se a prxima tecla a pressionar for de operao. Cada vez que se pressiona uma tecla de operao ou funo, a resposta calculada e exibida imediatamente. Por exemplo, supondo que voc deseje somar dois nmeros em RPN, 1 e 2. Pressione 1I2+. O resultado, 3,00, imediatamente calculado e exibido na linha inferior com o smbolo (+) na linha superior. No necessrio inserir parnteses para definir a prioridade das operaes em RPN. Primeiro tecle os nmeros e operaes de dentro dos parnteses e depois o que deve ficar fora dos parnteses. Se um problema tiver mais do que um conjunto de parnteses, comece trabalhando as operaes e nmeros dos parnteses internos e continue na direo aos externos. Por exemplo, calcule: (3 + 4) x (5 + 6).

27

Clculos matemticos

Uma forma de calcular esse problema digitar primeiro os nmeros e as operaes de dentro dos parnteses e depois as operaes que devem ficar fora dos parnteses. Consulte a Tabela 2-2 abaixo. Tabela 2-2 Clculos aritmticos simples no modo RPN Teclas Visor Descrio Insere os nmeros e a operao do primeiro conjunto de parnteses. Os resultados intermedirios so exibidos. Observe os anncios de (+) e (RPN).

3I4+

5I6+

Insere os nmeros e a operao do segundo conjunto de parnteses. Os resultados intermedirios so exibidos. Observe o anncio de (+).

* =

Continue a operao com os resultados exibidos. Valida o resultado final de 77. Observe a ausncia do anncio de (*).

28

Clculos matemticos

Funes de um nmero e o menu Math


As teclas a pressionar para as funes matemticas de um nmero, relacionadas na Tabela 2-3 abaixo, aplicam-se a todos os modos: em cadeia, algbrico e RPN. Para executar funes de um nmero: 1. 2. Tecle um nmero x no visor. Pressione a tecla ou a combinao de teclas correspondente operao que voc deseja executar. Os resultados so exibidos na linha inferior. Por exemplo, para calcular linha superior. Observao: antes de executar qualquer clculo trigonomtrico no menu Math (matemtico), verifique se o modo de ngulo est ajustado em graus (Degrees) ou radianos (Radians). possvel alterar a configurao se o modo ativo no estiver de acordo com o problema. Para obter mais informaes sobre as configuraes da calculadora e do menu Mode (modo), consulte a seo intitulada O menu Mode: Configurando as

6 , pressione 6:n. O resultado de 2,45


aparece na

imediatamente calculado e exibido na linha inferior. O smbolo

preferncias.

29

Clculos matemticos

A Tabela 2-3 relaciona as funes de um nmero com suas teclas correspondentes. Tabela 2-3 Operaes matemticas com funes secundrias Teclas Descrio Tecle os nmeros com potncia explcita de 10. Calcula o seno. Calcula o co-seno. Calcula a tangente. Logaritmo natural. e x. Calcula o expoente natural para a potncia de x. X2. Apresenta o quadrado de x. Calcula a raiz quadrada. Executa a funo Random (randmica). Retorna um nmero randmico no intervalo entre 0 < x <1.

:w :p :q :r :k :l :m :n :f :g :h

Calcula o fatorial de x (onde 0 x 253). y x. Apresenta y para a potncia de x.

30

Clculos matemticos

Tabela 2-3 Operaes matemticas com funes secundrias Teclas Descrio Reciprocidade. Arredonda internamente x de acordo com o nmero especificado pelo formato do visor. O padro de dois dgitos direita da casa decimal.

:i :e

O menu Math :s
Existem funes adicionais de um nmero disponveis no menu Math (matemtico). Para abrir o menu Math, pressione :s. Consulte a Figura 2-2 para visualizar o mapa do menu Math.

31

Clculos matemticos

Figura 2-2 O mapa do menu Math

32

Clculos matemticos

Pressione < para rolar pelos itens do menu, comeando com Trigonometry (trigonometria). Os itens Trigonometry, Hyperbolic ( hiperblico) e Probability (probabilidade) possuem submenus. Pressione I quando um item for exibido para acessar funes dos submenus. Pressione O para cancelar o menu Math e retornar ao trabalho atual. Pressione :s para retornar parte superior do menu Math. Usando o menu Math, calcule Sin -1 (0,5). Consulte a Tabela 2-4. Tabela 2-4 Exemplo do menu Math Teclas Visor Descrio Insere 0,5 e abre o menu Math, comeando com Trigonometry (trigonometria). Seleciona o item Trigonometry do menu e rola at ASIN. Observe que o valor de Sin -1 imediatamente calculado e exibido. Valida o resultado.

.5I :s I<

I ou =

33

Clculos matemticos

Observao: no menu Math, PI no executa clculos; ele substitui o nmero atual por PI. possvel iniciar uma operao, usar o menu Math para executar uma funo e depois voltar a calcular a operao original sem perder o trabalho.

Funes de dois nmeros


Alm de +-*/, as trs funes adicionais de dois nmeros, acessveis pelo teclado, so: Yx nCr nPr

Y x a funo de potncia; nCr o nmero de combinaes de elementos, r,


entre n; nPr o nmero de permutaes dos elementos, r, entre n. nCr=n!/(r!(n-r)!) nPr=n!/(n-r)!

Execute clculos com essas funes da mesma forma que se calcula usando

+-/ e *, mas pressione : para acessar a tecla de funo


secundria. Por exemplo, para calcular 15 3 : 1. Pressione

15.
34

Clculos matemticos

2. 3.

Pressione Pressione

:h. 3=. Os resultados so mostrados na Figura 2-3.

Figura 2-3 No modo RPN, primeiro digite os nmeros, seguido de I e depois pressione a tecla de funo. Por exemplo, para o exemplo de funo da potncia acima, em RPN pressione: 15I3:h.

Armazenando e recuperando nmeros


A EURO possui dez memrias disponveis para uso durante clculos. Essas memrias so numeradas de 0 a 9. Para armazenar os nmeros, pressione

:$; para recuper-los, pressione L. possvel usar as funes de


armazenamento e recuperao dessas memrias a qualquer momento em que o nmero for exibido ou quando desejar inserir um nmero. Para armazenar um nmero na memria: 1. 2. Tecla um nmero, x. Pressione :$.

35

Clculos matemticos

3.

Exibindo STO na linha superior, tecle um nmero de 0 a 9 para identificar o nmero de registro da memria onde voc deseja armazenar x.

4.

Para recuperar (recall) um nmero, pressione L. Exibindo RCL na linha superior, digite o nmero da memria que voc utilizou.

Voc tambm pode executar operaes com os nmeros armazenados. Por exemplo, pressione 5:$2 para armazenar 5 na memria 2. Para acrescentar 12 ao valor da memria 2, pressione 12:$+2. Posteriormente, possvel pressionar L2 durante um clculo para recuperar a memria 2. Observe que o novo valor atual 17, (5 +12). +-

* e / so operaes matemticas vlidas nas memrias de armazenamento.

Recuperando nmeros armazenados


Em RPN, digitar 12L+2= acrescentar o valor da memria 2 a 12, mas tambm no modifica o valor armazenado da memria 2. Tambm possvel usar -* e / depois L. Nos modos algbrico e em cadeia, pressione 12+L2=.

Arredondando nmeros
A 20b executa internamente todos os clculos com preciso de 15 dgitos e arredonda para 12 dgitos ao apresentar os resultados.

36

Clculos matemticos

Quando exibido, o nmero arredondado para o nmero de dgitos aps a casa decimal definido no item FIX= do menu Mode (modo). A configurao padro de dois dgitos direita da casa decimal. Para obter mais informaes, consulte a seo intitulada O menu Mode: Configurando as preferncias. Observao: A configurao FIX= afeta somente a exibio e no os nmeros reais.

Porcentagens simples
Nos modos algbrico ou em cadeia, pressionar % divide um nmero por 100. Por exemplo, pressionar 25% apresenta 0,25 como resultado. Para encontrar a porcentagem de um determinado nmero, digite o nmero e multiplique pelo percentual desejado e pressione = para apresentar o resultado. Por exemplo, para encontrar 25% de 200, pressione

200*25%= para obter o resultado 50.


Para acrescentar ou subtrair uma porcentagem de um nmero, digite o primeiro nmero, depois + ou - o percentual e em seguida pressione %. Conclua o clculo com =, se desejado. Por exemplo, para acrescentar 10% a 50, pressione 50+10%= para obter o resultado 55.

37

Clculos matemticos

No modo RPN, a tecla % calcula o percentual de x do nmero no nvel 2 da pilha, onde x o nmero no nvel 1 da pilha. Ele no modifica o nmero no nvel 2 da pilha, possibilitando executar uma soma ou subtrao depois de pressionar

% para somar ou subtrair x % do nmero.


Por exemplo,

200I25% apresenta 50 como resultado, mas 200 ainda o nvel 2 da pilha e pressionar - apresenta

150, ou 200-25%, exibindo o anncio (-) na linha superior.

38

Operaes estatsticas

Operaes estatsticas

Figura 3-1 O mapa dos menus Data (dados) e Statistics (estatsticas)

39

Operaes estatsticas

As operaes estatsticas requerem o uso de duas teclas de funes secundrias:

:y e :z. Consulte a Figura 3-1 para obter ajuda ao navegar


pelos menus. Pressione

:y para abrir o menu Data (dados). Nesse menu, insira uma

lista de x valores para estatsticas de uma varivel, uma lista de pares, (x, w) para estatsticas ponderadas com uma varivel ou uma lista de valores emparelhados (x, y) para estatsticas com duas variveis. Para inserir os dados, tecle um nmero e pressione I. Pressione

:z para analisar os dados. Se voc tentar abrir o menu Stats

(Statistics - estatstico) antes de inserir os dados, ser direcionado para o menu Data (dados). Quando aberto, o menu exibe 2 Vars (2 variveis). Pressione repetidamente I para rolar pelos itens do menu, duas variveis (2 Vars ), uma varivel (1 Var ) e uma varivel ponderada (1 Weight ). Exibindo um item, pressione < para abrir o primeiro submenu. Para retornar do submenu para o menu acima, pressione >. Para restaurar os padres dos menus Stats e Data, pressione :x. Quando solicitado, Stats=, confirme sua escolha pressionando I. O primeiro submenu contm os seguintes itens: Descriptions (descries),

Predictions (previses) (somente com 2 Vars) e Sums (somas). Pressione


repetidamente > ou < para rolar pelos itens. Exibindo um item, pressione

I para abrir seu submenu. Pressione repetidamente > ou < para


visualizar os resultados.

40

Operaes estatsticas

Observao: em itens com uma varivel ou em um item ponderado, no h itens para y. Para obter um exemplo que use o menu Stats, consulte as tabelas 3-1 e 3-2. O exemplo mostrado com RPN como o modo de operao ativo. As vendas dos ltimos cinco meses so representadas pelos pares de valores exibidos abaixo, com o nmero do ms como x e os valores de vendas como y. Insira-os no menu Data (dados). Usando o menu Stats (estatsticas) para Predictions (previses), execute as previses das vendas do stimo ms. Qual a inclinao e a interceptao de y da linha de regresso linear? Qual a soma de todos os valores de y? Tabela - Nmeros de meses e vendas Ms 1 2 3 4 5 Valores de vendas 150 165 160 175 170

41

Operaes estatsticas

Tabela - Exemplo de estatsticas Teclas Visor Descrio Abre o menu Data (dados), comeando com o valor atual de X(1).

:y

1I1 50I

Insere os valores atuais de X(1) e Y(1). Exibe o valor atual de X(2).

2I1 65I

Insere os valores atuais de X(2) e Y(2). Exibe o valor atual de X(3).

3I1 60I

Insere os valores atuais de X(3) e Y(3). Exibe o valor atual de X(4).

4I1 75I

Insere os valores atuais de X(4) e Y(4). Exibe o valor atual de X(5).

5I1 70I

Insere os valores atuais de X(5) e Y(5). Exibe o valor atual de X(6).

42

Operaes estatsticas

Tabela - Exemplo de estatsticas Teclas Visor Descrio Abre o menu Stats. Abre o submenu Descriptive (descritivo).

:z <
I<<

Exibe o valor atual da mdia de y.

:z<<
I

Abre o submenu Predictions (previses), comeando com

Linear.

<
7I

Rola at o valor atual de Prediction X (previso de x). Insere o valor atual de Prediction X (previso de x) (ms).

<= <

Calcula o valor previsto de Y (vendas). Exibe o valor atual da inclinao.

43

Operaes estatsticas

Tabela - Exemplo de estatsticas Teclas Visor Descrio Exibe o valor atual da interceptao de y.

< < :z<<


<I<

Exibe o valor atual da correlao. Abre o submenu Sums (somas). Exibe o valor atual da soma de todos os valores de y (Sigma Y).

44

Valor monetrio do tempo

Valor monetrio do tempo

Os exemplos das sees a seguir so calculados com as preferncias do menu Mode (modo) nas configuraes padro, a menos que seja observado de outra forma. Para obter mais informaes sobre recursos bsicos e preferncias de configurao, consulte o Captulo 1, Recursos bsicos.

DWN

NOM%=

DWN

EFF%=

DWN

P/YR=

Figura 4-1 O Mapa do menu Interest Conversion (converso de juros)

45

Valor monetrio do tempo

Menu Interest Conversion


Para abrir o menu Interest Conversion (Iconv converso de juros), pressione

:&.

Para restaurar os valores padres (reset) das variveis, pressione :x em qualquer lugar dentro do menu. Exibindo Iconv, pressione I para restaurar os padres ou

O para cancelar. Para sair do menu, pressione novamente

O. Consulte a Figura 4-1. A Tabela 4-1 descreve os itens do menu Iconv.


Tabela 4-1 Itens do menu de Converso de juros (Iconv) Item Descrio A taxa de juros anual informada com sua composio peridica, como 18% mensal.

Nom%=

Eff%=

A taxa, composta somente em uma vez, que anualmente produziria o mesmo valor final que a taxa nominal.

P/YR=

Pagamentos ou perodos compostos por ano. O padro 12.

46

Valor monetrio do tempo

Usando o menu Iconv, encontre a taxa efetiva da taxa nominal diria de 36,5%. Consulte a Figura 3-1 para obter ajuda ao navegar pelo menu. Esse exemplo calculado com RPN como o modo operacional ativo. Consulte a Tabela 4-2. Tabela 4-2 Exemplo de converso de taxa de juros Teclas Visor Descrio Abra o menu Iconv (converso de juros), comeando com o valor atual da taxa nominal percentual.

:&

36. 5I > 365 I >=

Insere 36,5 como a taxa nominal percentual atual. Role at os pagamentos por ano,

P/YR. O valor padro 12.


Insere 365 como o valor atual para o nmero de perodos compostos ou pagamentos por ano. Role at a varivel para a taxa efetiva,

Eff%=. Apresente a taxa efetiva. Uma


taxa nominal de 36,5% composta diariamente equivale a uma taxa efetiva de 44,03%.

47

Valor monetrio do tempo

Teclas de TVM e insero de valores


Para obter uma lista das teclas usadas em problemas de TVM com suas descries, consulte a Tabela 4-3. Para restaurar os valores padro (reset) das variveis de TVM, exiba qualquer varivel de TVM e pressione :x. Exibindo TVM, pressione I e na mensagem TVM Reset (restaurar padres de TVM) pressione I ou O. Para inserir dados atuais, digite um nmero e em seguida pressione a tecla TVM do item requerido. Para calcular um valor desconhecido, digite todos os valores conhecidos e pressione a tecla do item que deseja resolver. Para observar um exemplo de TVM, consulte a Tabela 4-4. Tabela 4-3 Teclas de TVM Teclas Descrio Armazena ou calcula o nmero de pagamentos ou perodos compostos (N).

^
Y

Multiplica um valor pelo nmero de pagamentos por ano e armazena como N. Armazena ou calcula a taxa anual nominal de juros como percentual.

48

Valor monetrio do tempo

Tabela 4-3 Teclas de TVM Teclas Descrio Armazena ou calcula o valor presente (PV). Para um credor ou devedor, PV o valor de um emprstimo; para um investidor, PV o investimento inicial. O PV sempre ocorre no comeo do primeiro perodo.

Armazena ou calcula a quantia de dinheiro de cada pagamento peridico (PMT). Os pagamentos podem ocorrer no comeo ou final de cada perodo composto.

[ F

Armazena ou calcula o nmero de pagamentos ou perodos compostos por ano. Armazena ou calcula o valor futuro (FV), um fluxo de caixa final. O FV sempre ocorre no final do ltimo perodo composto.

? ]

Define o modo de incio (Beg - Begin). Os pagamentos ocorrem no comeo de cada perodo composto. Define o modo final (End). Os pagamentos ocorrem no final de cada perodo composto.

49

Valor monetrio do tempo

Voc emprestou $140.000,00 de uma cooperativa de crdito por 30 anos (360 meses) com juros anuais de 6,5%, compostos mensalmente. Qual ser o pagamento mensal cooperativa de crdito? Observao: ao final de 30 anos, espera-se que voc zere o saldo (FV=0 ). O exemplo abaixo da Tabela 4-4 calculado com RPN como o modo operacional ativo. Tabela 4-4 Exemplo de TVM Teclas Visor Descrio Insere 12 como o valor atual para o nmero de pagamentos ou perodos compostos.

12:[

360 N 6.5 Y
1400 00V

Insere 360 como o valor atual do nmero de pagamentos em 30 anos. Insere 6,5 como o valor atual para o percentual de taxa de juros por ano. Insere o valor presente do emprstimo no momento do primeiro pagamento. Esse valor positivo (+); o dinheiro que voc recebe.

50

Valor monetrio do tempo

Tabela 4-4 Exemplo de TVM Teclas Visor Descrio Insere o valor futuro do emprstimo (ou saldo remanescente) como 0.

0F

Obtenha o pagamento mensal. Esse resultado negativo (+); o dinheiro que voc paga.

Amortizao
Consulte a Figura 4-2 para visualizar o mapa do menu Amortization (amortizao). A Tabela 4-5 relaciona as teclas e variveis do menu Amortization. Para abrir o menu, pressione A. Os clculos do menu Amortization so baseados em valores armazenados nas seguintes teclas de TVM: N,

Y,

V, M e [.
Para inserir dados atuais nas teclas de TVM, digite um nmero e em seguida pressione a tecla do item requerido. Para restaurar os valores padres (reset) das variveis, em qualquer lugar dentro do menu A, pressione :x. Exibindo TVM, pressione I. Na solicitao TVM Reset (restaurar padres de TVM), pressione

I ou O.

51

Valor monetrio do tempo

Para observar um exemplo de amortizao, consulte a Tabela 4-6.

Figura 4-2 O mapa do menu Amortization. Tabela 4-5 Itens do menu Amortization (amortizao) Item/tecla do menu Descrio Abre o menu Amortization (amrt), comeando em

A
Nb Per=

Nb Per=.
Nmero de perodos a agrupar no clculo de amortizao. O valor padro o nmero de pagamentos por ano definido pela tecla [.

Start=

Perodo de incio da amortizao. O padro 1. Caso deseje amortizar a partir do segundo ano, digite 13 (o segundo ano comea no 13 pagamento).

Balance=

O saldo do emprstimo no final do perodo amortizado atribudo.

52

Valor monetrio do tempo

Tabela 4-5 Itens do menu Amortization (amortizao) Item/tecla do menu Descrio Quantia do pagamento do emprstimo aplicada ao princpio no final do perodo amortizado.

Principle=

Interest=

Quantia do pagamento do emprstimo aplicada aos juros no final do perodo amortizado.

Insira os valores para as teclas de TVM do exemplo abaixo. Pressione A e depois > ou < para visualizar a programao de amortizao. Voc emprestou $140.000,00 de uma cooperativa de crdito por 360 meses com juros de 10%. Crie uma programao de amortizao para o emprstimo. Quanto de juros voc pagou no primeiro ano? Qual o saldo do emprstimo aps o primeiro ano?

53

Valor monetrio do tempo

Consulte a Tabela 4-6. O exemplo abaixo calculado com RPN como o modo operacional ativo. Tabela 4-6 Exemplo de amortizao Teclas Visor Descrio Insere o valor atual dos pagamentos por anos como 12. Insere 360 (30 vezes 12 pagamentos por ano) como o valor atual do nmero de pagamentos para um emprstimo por 30 anos.

12:

[
30:

10Y

Insere 10 como o percentual atual de taxa de juros por ano.

1400 00V

Insere o valor presente atual do emprstimo no momento do primeiro pagamento.

0F

Insere o valor futuro atual do emprstimo como 0 (saldo zerado).

Apresenta o resultado do pagamento mensal.

54

Valor monetrio do tempo

Tabela 4-6 Exemplo de amortizao Teclas Visor Descrio Exibe o perodo atual de amortizao em meses. O padro 12.

A < < <

Exibe o valor do pagamento inicial no primeiro perodo a amortizar. Exibe o saldo atual remanescente aps o primeiro ano. Exibe o valor atual do princpio aplicado em relao ao emprstimo para o primeiro ano.

<

Exibe o valor dos juros pagos pelo emprstimo no primeiro ano. O valor dos pagamentos aplicado em relao aos juros para o primeiro ano de cerca de $14.000,00.

<

Exibe o primeiro pagamento do prximo perodo a amortizar (o 2 ano).

55

Valor monetrio do tempo

56

Fluxos de caixa

Fluxos de caixa

Figura 5-1 Diagrama de fluxo de caixa Uma lista de fluxo de caixa um conjunto de pares numerados, CF(n) e #CF(n), onde n o ndice da lista do fluxo de caixa. Cada par representa um nico fluxo de caixa.

57

Fluxos de caixa

CF(n) representa o valor monetrio do fluxo de caixa; #CF(n) o nmero de


ocorrncias consecutivas daquele fluxo de caixa. Por padro, #CF(n) igual a 1, j que a maioria dos fluxos de caixa ocorre s uma vez. Entretanto, em casos onde o fluxo de caixa repete-se vrias vezes em uma lista, o uso de #CF(n) em vez de inserir vrias vezes o valor de fluxo de caixa pode economizar tempo e espao da memria da calculadora. Para inserir uma lista de fluxos de caixa, pressione de fluxo de caixa. Para cada item do fluxo de caixa, insira o fluxo de caixa e pressione I; depois insira o nmero de ocorrncia e pressione I. Se um fluxo de caixa s ocorrer uma vez, no necessrio digitar 1I; possvel simplesmente pressionar I, j que 1 o padro. Para restaurar os valores padro (reset) de uma lista de fluxo de caixa, exiba qualquer fluxo de caixa e pressione :x. O nmero de fluxos de caixa da lista exibido em Cash Flow=. Quando solicitado, pressione I. Ser

C para abrir o menu

I para confirmar e depois O para retornar para a lista de fluxos de caixa ou pressione O para cancelar. Pressionar novamente O ao cancelar o comando reset tambm
solicitada a confirmao de sua escolha. Pressione retorna para a lista de fluxos de caixa.

58

Fluxos de caixa

A Tabela 5-1 relaciona as teclas utilizadas em problemas de fluxos de caixa. Para observar um exemplo de fluxo de caixa, consulte a Tabela 5-2. Tabela 5-1 Teclas de fluxo de caixa Teclas Descrio Abre a lista de fluxos de caixa. Insere os valores atuais nas variveis da lista de fluxos de caixa, como nos menus NPV (Net Present Value valor presente lquido) e IRR (Internal Rate of Return taxa interna de retorno).

C I

>< o j RP

Rola para cima e para baixo. Insere os fluxos de caixa em uma lista de fluxos de caixa. Remove os fluxos de caixa de uma lista de fluxos de caixa. Abre os menus IRR (taxa interna de retorno) e NPV (valor presente lquido).

59

Fluxos de caixa

Aps um investimento inicial de $80.000,00, voc espera o seguinte retorno em cinco anos: fluxo de caixa 1, $5.000,00, fluxo de caixa 2, $4.500,00, fluxo de caixa 3, $0,00, fluxo de caixa 4, $4.000,00, fluxo de caixa 5, $5.000,00, 5 vezes, fluxo de caixa 6, $115.000,00. Dadas essas informaes, calcule o total de fluxos de caixa e a taxa interna de retorno (IRR) do investimento. Calcule o valor presente lquido (NPV) e o valor futuro lquido (NFV), assumindo uma taxa de juros anual de 10,5%. Consulte a Figura 5-1 e a Tabela 5-2. O exemplo abaixo calculado com RPN como o modo operacional ativo. Tabela 5-2 Exemplo de fluxo de caixa Teclas Visor Descrio Abra a lista de fluxos de caixa, comeando com o valor real do fluxo de caixa inicial, CF(0).

8000 0}

Tecle -80000 como o valor do fluxo de caixa inicial. Observao: o sinal de fluxo de sada de caixa negativo.

60

Fluxos de caixa

Tabela 5-2 Exemplo de fluxo de caixa Teclas Visor Descrio Insere o valor atual de -80000 para CF(0). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(0).

Insere 1 como o valor atual da freqncia de CF(0). Exibe o valor atual de CF(1).

5000 I

Tecle 5000 como o valor de CF(1). Insere o valor atual de CF(1) como 5000. Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(1).

Insere 1 como o valor atual da freqncia de CF(1). Exibe o valor atual de CF(2).

4500

Tecle 4500 como o valor atual de CF(2).

61

Fluxos de caixa

Tabela 5-2 Exemplo de fluxo de caixa Teclas Visor Descrio Insere o valor atual de 4500 para CF(2). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(2).

Insere 1 como o valor atual da freqncia de CF(2). Exibe o valor atual de CF(3).

Insere 0 como o valor atual de CF(3). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(3).

Insere 1 como o valor atual da freqncia de CF(3). Exibe o valor atual de CF(4).

4000 I

Tecle 4000 como o valor atual de CF(4). Insere 4000 como o valor atual de CF(4). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(4).

62

Fluxos de caixa

Tabela 5-2 Exemplo de fluxo de caixa Teclas Visor Descrio Insere 1 como o valor atual da freqncia de CF(4). Exibe o valor atual de CF(5).

5000 I

Tecle 5000 como o valor atual de CF(5). Atribua 5000 como o valor atual de CF(5). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(5).

5 I

Tecle 5 como o valor atual da freqncia de CF(5). Insere 5 como o valor atual da freqncia de CF(5). Exibe o valor atual de CF(6).

11500 0

Tecle 115000 como o valor atual de CF(6).

63

Fluxos de caixa

Tabela 5-2 Exemplo de fluxo de caixa Teclas Visor Descrio Insere 115000 como o valor atual de CF(6). Exibe 1 como o valor atual da freqncia de CF(6).

Insere1 como o valor atual da freqncia de CF(6). Fim da lista.

Analisando fluxos de caixa


As vrias funes utilizadas para analisar fluxos de caixa esto localizadas nos menus NPV P e IRR R. Se voc pressionar R ou P antes de inserir os fluxos de caixa, ser redirecionado para o menu de fluxo de caixa para inserir valores na lista de fluxos de caixa. Os mapas dos menus IRR e NPV so mostrados na Figura 5-2. A Tabela 5-3 descreve os itens dentro desses menus.

64

Fluxos de caixa

Figura 5-2 O mapa dos menus NPV e IRR

65

Fluxos de caixa

Tabela 5-3 Itens dos menus NPV e IRR Item Descrio Taxa de investimento ou desconto. Insira a taxa de investimento ou de desconto para o fluxo de caixa e depois pressione I.

Inv. I%=

Net PV=

Valor presente lquido. Apresenta o valor dos fluxos de caixa no momento do fluxo de caixa inicial, descontando os fluxos de caixa futuros pelo valor definido em Inv. I%.

Net FV=

Valor futuro lquido. Apresenta o valor dos fluxos de caixa no momento do fluxo de caixa final, descontando os fluxos de caixa anteriores pelo valor definido em Inv. I%.

Net US=

Sries uniformes lquidas (net uniform series). O pagamento por perodo de um fluxo de caixa peridico e regular do valor presente equivalente para a lista de fluxos de caixa.

Payback=

Retorno financeiro. O nmero de perodos que o investimento levar para retornar o valor.

66

Fluxos de caixa

Tabela 5-3 Itens dos menus NPV e IRR Item Descrio Retorno financeiro com desconto. O nmero de perodos necessrios para o investimento retornar o valor se os fluxos de caixa forem descontados usando o valor definido em Inv. I%.

Discounted Payback=

Total=

A soma de todos os fluxos de caixa, equivalente ao NPV se Inv. I% for 0.

RIRR%=

Taxa interna de retorno (internal rate of return). Essa a taxa de desconto para o fluxo de caixa que retorna um valor presente lquido (NPV) de 0.

Veja um exemplo das funes de NPV e IRR na tabela 5-4 usando o exemplo de fluxo de caixa da Tabela 5-2. Pressione P e R para abrir os menus. Em Inv. I%, tecle um nmero e depois pressione I. Role pelos menus pressionando repetidamente > ou <. O exemplo abaixo calculado com RPN como o modo operacional ativo.

67

Fluxos de caixa

Tabela 5-4 Exemplo de NPV e IRR Teclas Visor Descrio Abre o incio do menu NPV com o valor atual de Inv. I%.

10. 5I

Insere 10,5 como Inv. I% atual. Rola at o valor atual de NPV. Rola at o valor atual de NFV. Rola at o valor atual de Net US. Rola at o valor atual do retorno financeiro.

< < < <

<<

Rola at o valor atual do total dos fluxos de caixa.

Retorna o valor atual de IRR.

68

Fluxos de caixa

Editando fluxos de caixa


Na lista de fluxos de caixa, possvel visualizar e modificar os valores atuais de um fluxo de caixa especfico ou de vrios fluxos de caixa. Pressione repetidamente > ou < para rolar pela lista. Para modificar uma entrada, digite um novo nmero e pressione I com o fluxo de caixa em exibio. Por exemplo, para alterar o valor atual de CF(7) no exemplo da Tabela 5-2 de

0 para 200, exiba CF(7)=, pressione 200 e depois I.


Tambm possvel modificar a freqncia de um fluxo de caixa da mesma maneira, exibindo a freqncia #CF(n) =. Pressionar :j apaga o fluxo de caixa em exibio. Pressionar :o insere um fluxo de caixa na lista antes do fluxo de caixa exibido.

69

Fluxos de caixa

70

Problemas comerciais

Problemas comerciais

Figura 6-1 O mapa do menu Percent Calculation (%calc - clculo percentual)

71

Problemas comerciais

Pressione :# para abrir o menu. Existem quatro itens neste menu: Lucro (markup) como um percentual de custo (Mkup. %C ), lucro como um percentual de preo (Mkup. %P ), alterao de percentual (%Change) e parte como um percentual do total (Part%Tot.). Esses itens possibilitam acessar submenus. Pressione repetidamente > ou < at o item desejado. Pressione I exibindo um item do menu para acessar seu submenu. Para inserir dados nos submenus, selecione o item apropriado do menu, tecle o nmero e pressione

I. Pressione > ou < para selecionar o item do menu a ser resolvido e = para calcul-lo.
Para retornar de um submenu para os itens do menu acima, pressione O. Observao: em problemas comerciais usando a 20b, a margem baseada no preo e o lucro baseado em custos. Para restaurar os valores padro (reset) dos itens do menu, pressione :x em qualquer lugar dentro do menu %calc. Exibindo o TVM, pressione > ou

< para rolar at as exibies de %Calc e pressione I. Pressione O


para sair do menu. Consulte das Tabelas 6-1 a 6-3 para obter exemplos de clculos no menu %calc. Os exemplos abaixo so calculados com RPN como o modo operacional ativo.

72

Problemas comerciais

1.

Encontre o lucro de um item com preo de custo de $15,00 e preo de venda de $22,00. Consulte a Tabela 6-1.

Tabela 6-1 Exemplo de lucro Teclas Visor Descrio Abre o menu %cal, que comea com Mkup.%C.

:# I
15I

Exibe o valor atual de Cost=. Insere 15 como o valor atual do custo.

<
22I

Rola at Price= e exibe o valor atual. Insere 22 como o valor atual do preo.

<

Rola at a varivel Mkup.%C. Observe o smbolo (=). Ele exibe o valor atual do lucro.

O resultado de 46,67 do lucro apresentado.

73

Problemas comerciais

2.

Encontre a alterao percentual entre 20 e 35, sem composio.

Tabela 6-2 Exemplo de alterao percentual Teclas Visor Descrio Abre o menu %cal, que comea com Mkup.%C.

:# <<< I 20I < 35I < =

Rola at %Change. Exibe o valor atual de Old=. Insere 20 como o valor atual de Old=. Exibe o valor atual de New=. Insere 35 como o valor atual de New=. Exibe o valor atual de %Change=. Observe: o smbolo (=). O valor atual de %Change= calculado.

74

Problemas comerciais

3.

Quanto 30% de 80?

Tabela 6-3 Exemplo de porcentagem de parte do total Teclas Visor Descrio Abre o menu %cal, que comea com Mkup.%C.

:# << I 80I < 30I < =

Rola at o item de menu

Part %Tot.
Exibe o valor atual de Total=. Insere 80 como o valor atual de Total=. Rola at o valor atual de Part=. Insere 30 como o valor atual de Part=. Role at o valor atual de Part %

Tot.=. Observe o smbolo (=).


O valor atual de Part % Tot.= calculado. 30 37,50% de 80.

75

Problemas comerciais

76

Aes

Aes

Figura 7-1 O mapa do menu Bond Antes de entrar no menu Bond (aes), certifique-se de verificar se o formato de data est configurado de forma adequada para o seu problema. A configurao padro mm.dd yyyy (mm.dd aaaa), mas pode ser definida como dd.mm yyyy (dd.mm aaaa). possvel configurar as contagens de dias para aes (360/365) e as programaes de pagamentos anuais ou semi-anuais de bnus no menu Mode (modo) ou Bond. Para obter mais informaes sobre como configurar as preferncias no menu Mode, consulte a seo intitulada O menu Mode:

Configurando as preferncias.
Para abrir o menu Bond, pressione B.

77

Aes

Pressione repetidamente > ou < para rolar pelos itens demonstrados na Figura 7-1. Para inserir dados atuais, exiba um item, tecle um nmero e pressione

I. Pressione repetidamente > ou < para rolar at um item


desconhecido e pressione = para calcul-lo. Para restaurar os padres (reset) dos valores, pressione :x em qualquer lugar dentro do menu Bond. Exibindo Bond, pressione I para restaurar os padres do menu ou do menu. A Tabela 7-1 relaciona os itens do menu Bond. Para obter um exemplo do clculo de preos e rendimentos no menu Bond, consulte a Tabela 7-2. Tabela 7-1 Menu Bond Varivel Descrio Data de liquidao. Exibe a data de liquidao atual no formato mm.ddyyyy (mm.dd aaaa) ou dd.mmyyyy (dd.mm aaaa). Observao: somente entrada.

O para cancelar. Pressione novamente O para sair

Settlement Date=

Maturity Date=

Data de vencimento da opo. A data de vencimento da opo deve coincidir com a data do bnus. Exibe a data de vencimento atual no formato mm.ddyyyy (mm.ddaaaa) ou dd.mmyyyy (dd.mmaaaa). Observao: somente entrada.

78

Aes

Tabela 7-1 Menu Bond Varivel Descrio Taxa de bnus armazenada como um percentual anual. Observao: somente entrada.

CPN%=

Call=

Valor da opo. O padro definido como um preo de opo por $100,00 de valor nominal. O valor de opo de uma ao no vencimento de 100% de seu valor nominal. Observao: somente entrada.

Yield%=

Percentual de rendimento at o vencimento ou at a data de opo por um determinado preo. Observao: entrada/sada.

Price=

Preo por valor nominal de $100,00 para um determinado rendimento. Observao: entrada/sada.

Accrued=

Juros acumulados para a ltima data de bnus ou de pagamento at a data de vencimento para um determinado rendimento. Observao: entrada/sada.

79

Aes

Tabela 7-1 Menu Bond Varivel Descrio Calendrio real (com 365 dias) ou de 360 dias (com 30 dias por ms/360 dias por ano).

Actual/Cal.360

Annual/Semiannual

Freqncia anual ou semi-anual para pagamento de bnus de aes.

Qual preo voc deve pagar em 28 de abril de 2010 por uma ao da Unio a 6,75% com vencimento em 4 de junho de 2020 para alcanar um rendimento de 4,75%? Assuma que a ao calculada para um pagamento semi-anual de bnus com base real/real. Consulte a Tabela 7-2. O exemplo abaixo calculado com RPN como o modo operacional ativo. Tabela 7-2 Exemplo de clculo de aes Teclas Visor Descrio Abre o menu Bond (aes), comeando com a data de liquidao atual.

>

Rola at a freqncia de pagamento de bnus de aes.

80

Aes

Tabela 7-2 Exemplo de clculo de aes Teclas Visor Descrio Seleciona o pagamento semi-anual de bnus, como selecionado pelo exemplo.

<

Insere o pagamento semi-anual de bnus e retorne para a data de liquidao atual.

4.28 2010 I

Insere a data de liquidao atual no formato mm.ddyyyy. Observao: 3 no visor representa o dia da semana.

<

Exibe a data de vencimento atual no formato mm.ddyyy.

6.04 2020 I <

Insere a data de vencimento atual. Observao: 4 no visor representa o dia da semana. Exibe o valor atual de CPN%=.

81

Aes

Tabela 7-2 Exemplo de clculo de aes Teclas Visor Descrio Insere 6,75 como o valor atual de CPN%=. Exibe o valor atual da opo. O valor padro 100. Observao: se Call= solicitar outro valor, tecle o nmero e pressione I.

6.75 I <

< 4.75 I < =

Exibe o valor atual de Yield%=. Insere 4,75 como o valor atual de Yield%=. Exibe o valor atual de Price=. O valor atual de Price= calculado.

:$1 <

Armazena 115,89 na memria 1. Exibe o valor atual dos juros acumulados.

82

Aes

Tabela 7-2 Exemplo de clculo de aes Teclas Visor Descrio Armazena 2,69 na memria 2. Apresenta o resultado do preo total (valor do preo + valor dos juros acumulados). O preo lquido que voc deve pagar pela ao $118,58.

:$2 OL1+ L2=

83

Aes

84

Depreciao

Depreciao

Figura 8-1 O mapa do menu Depreciation. Pressione :\ para abrir o menu Depreciation (depreciao). Pressione

I para circular pelos mtodos de depreciao. Exiba o mtodo de depreciao e pressione repetidamente > ou < para ver os itens do submenu. Para inserir os dados atuais, tecle um nmero e pressione I.
Para restaurar os valores padro (reset) do menu Depreciation, pressione

:x. Exibindo Depreciation, pressione I para restaurar os padres do


menu ou

O para cancelar. Pressione novamente O para sair do menu.

85

Depreciao

Descries resumidas dos mtodos utilizados para calcular a depreciao so fornecidas na tabela 8-1. A Tabela 8-2 descreve os itens dos submenus de depreciao. Para obter um exemplo do clculo de depreciao utilizando o mtodo linear direto, consulte a Tabela 8-3. Tabela 8-1 Mtodos de depreciao Mtodo de depreciao Sline Descrio

O mtodo linear direto (straight line - sline) para clculo de depreciao presume que um bem perde anualmente um determinado percentual de valor em quantidade distribuda igualmente por toda a sua vida til.

SOYD

O mtodo da soma dos algarismos dos anos (Sum Of the Years Digits SOYD) de depreciao acelerada, com base na idia de que os anos da vida til de um bem so divididos pela soma dos anos contados para trs. Por exemplo, uma vida til de cinco anos deve ser mostrada como 5 + 4 + 3 + 2 + 1= 15. Pressione 4 / 15 e depois = para apresentar uma depreciao de 27% para o primeiro ano. Em RPN, pressione 4 I 15 /.

86

Depreciao

Tabela 8-1 Mtodos de depreciao Mtodo de depreciao DecBal Descrio

O saldo em declnio (declining balance) um mtodo de depreciao acelerada que presume que um bem perder a maior parte de seu valor durante os primeiros anos de sua vida til.

DBXover

O cruzamento do saldo em declnio (declining balance crossover) um mtodo de depreciao acelerada que presume que um bem perder a maioria de seu valor nos primeiros anos de sua vida til, mas depois reverter para uma depreciao consistente durante a parte posterior de sua vida, que ento calculada usando o mtodo linear direto.

ACRS

O Sistema de recuperao acelerada de custos (Accelerated Cost Recovery System) calcula a deduo de impostos de acordo com o Accelerated Cost Recovery System dos Estados Unidos.

87

Depreciao

Tabela 8-1 Mtodos de depreciao Mtodo de depreciao Sl Fr Descrio

Mtodo linear direto francs (straight line french). Este mtodo de depreciao similar ao mtodo linear direto, exceto que a data real do calendrio, no formato mm.dd, inserida em Start= (incio) para indicar quando o bem foi colocado na primeira vez em servio.

Tabela 8-2 Itens do menu Depreciation (depreciao) Item Descrio A expectativa de vida til de um bem em anos inteiros.

Life=

Start=

Refere-se data ou ms no qual o bem foi colocado pela primeira vez em servio. Dependendo do tipo de depreciao, pode ser o ms ou a data real, no formato mm.dd.

Cost=

O custo deprecivel do bem na aquisio.

88

Depreciao

Tabela 8-2 Itens do menu Depreciation (depreciao) Item Descrio O valor recuperado de um bem no final de sua vida til.

Salvage=

Year=

Atribui para o ano o valor que voc deseja para a depreciao.

Depreciation=

Clculo de depreciao usado somente para os mtodos linear direto, SOYD e de saldo em declnio.

R.Book Value=

Valor contbil remanescente (remaining book value).

R.Depreciable Value=

Valor deprecivel remanescente (remaining depreciable value).

Factor=

O fator do saldo em declnio como um percentual. utilizado somente nos mtodos de saldo em declnio e cruzamento de saldo em declnio.

89

Depreciao

Uma mquina metalrgica comprada por $10.000,00 ter seu valor depreciado em cinco anos. Seu valor recuperado estimado em $500,00. Usando o mtodo linear direto, encontre o valor deprecivel remanescente e a depreciao para cada um dos dois primeiros anos da vida til da mquina. Consulte a Tabela 8-3. Tabela 8-3 Exemplo de depreciao linear direta Teclas Visor Descrio Abre o menu Depreciation (depreciao), comeando com o mtodo linear direto.

:\

<

Exibe o valor atual da vida til. O valor padro 1.

5I

Insere 5 como o valor atual da vida til.

<

Exibe o valor atual de Start=. O valor padro 1.

< 1000 0I

Exibe o valor atual de Cost=. Insere 10.000,00 como o valor atual do custo.

90

Depreciao

Tabela 8-3 Exemplo de depreciao linear direta Teclas Visor Descrio Exibe o valor atual de Salvage=. Insere 500,00 como o valor recuperado atual.

< 500I

<

Exibe o ano atual da depreciao. O valor padro 1.

<

Exibe o valor atual da depreciao aps um ano.

<

Exibe o valor contbil remanescente atual aps um ano.

<

Exiba o valor deprecivel remanescente atual aps um ano.

< <

Exiba o ano atual da depreciao. Exibe o valor atual da depreciao aps dois anos.

91

Depreciao

Tabela 8-3 Exemplo de depreciao linear direta Teclas Visor Descrio Exibe o valor contbil remanescente atual aps dois anos.

<

<

Exibe o valor deprecivel remanescente aps dois anos.

92

Break-even (ponto de equilbrio)

Break-even (ponto de equilbrio)

Figura 9-1 O mapa do menu Break-even Pressione :! Para abrir o menu Break-even. Comeando com Fixed= (fixo), insira os dados conhecidos digitando um nmero e pressionando I. Role at a varivel desconhecida pressionando repetidamente > ou <. Pressione = para calcul-lo. Para restaurar os valores padres (reset) do menu Break-even, pressione

:x em qualquer lugar do menu. Exibindo BrkEven, pressione I


para restaurar os padres do menu ou

O para cancelar. Pressione novamente

O para sair do menu.

93

Break-even (ponto de equilbrio)

O preo de venda de um item $300,00, o preo de custo varivel de $250,00 e os custos fixos so de $150.000,00. Quantas unidades devem ser vendidas para alcanar o ponto de equilbrio (lucro = 0%)? Esse exemplo demonstrado na Tabela 9-1, com RPN como o modo operacional ativo. Tabela 9-1 Exemplo de ponto de equilbrio Teclas Visor Descrio Abre o menu Break-even (ponto de equilbrio), comeando com o valor dos custos fixos.

:!

1500 00I < 250I

Insere 150.000,00 como o valor atual dos custos fixos. Exibe o valor atual de Cost=. Insere 250,00 como o valor atual do custo.

< 300I

Exibe o valor atual de Price=. Insira 300,00 como o valor atual do preo.

<

Exibe o valor atual de Profit=.

94

Break-even (ponto de equilbrio)

Tabela 9-1 Exemplo de ponto de equilbrio Teclas Visor Descrio Insere 0 como o valor atual do lucro. < Exibe o valor atual de Quantity=. O valor atual do item desconhecido calculado. necessrio vender 3.000 unidades para alcanar o lucro de 0%.

95

Break-even (ponto de equilbrio)

96

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

10

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Substituindo as baterias
Utilize somente baterias novas. No utilize baterias recarregveis. A EURO utiliza duas baterias de ltio CR2032 de 3 volts. Para instalar baterias novas: 1. 2. 3. 4. Com a calculadora desligada, deslize a tampa traseira para fora. Remova as baterias antigas. Coloque as baterias novas com o smbolo de polaridade positiva virado para fora. Recoloque a tampa traseira.

Aviso! Existe o risco de exploso se a bateria for substituda incorretamente.


Substitua somente pelo mesmo tipo ou por um tipo equivalente recomendado pelo fabricante. Descarte as baterias usadas de acordo com as instrues do fabricante. No corte, fure ou descarte as baterias no fogo. As baterias podem estourar ou explodir, liberando produtos qumicos perigosos.

97

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Garantia limitada de hardware e atendimento ao cliente +da HP


Esta garantia limitada da HP fornece ao cliente usurio final direitos expressos de garantia limitada da HP, o fabricante. Consulte o site da HP para obter uma descrio extensa dos direitos da garantia limitada. Alm disso, pode ser que voc tambm tenha outros direitos locais de acordo com a legislao local aplicvel ou de algum acordo especial por escrito com a HP. Perodo de garantia limitada de hardware Durao: 12 meses no total (pode variar de acordo com a regio, visite www.hp.com/support para obter as informaes mais recentes). Termos gerais A HP garante ao cliente usurio final que os produtos de hardware, acessrios e suprimentos esto isentos de defeitos materiais e de fabricao a partir da data de aquisio pelo perodo especificado acima. Caso a HP seja notificada de quaisquer defeitos durante o prazo da garantia, a HP ir, a seu critrio, consertar ou substituir os produtos cujos defeitos sejam comprovados. Os produtos de substituio podem ser novos ou em estado de novo.

98

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato A HP garante que o software da HP no falhar em executar suas instrues de programao a partir da data de aquisio, durante o prazo especificado acima, em decorrncia de defeitos materiais ou de fabricao, desde que sejam instalados e utilizados apropriadamente. Caso a HP receba notificao de quaisquer defeitos durante o prazo de garantia, a HP substituir a mdia do software que no executar suas instrues de programao devido a tais defeitos. A HP no garante que a operao dos produtos da HP ser ininterrupta ou isenta de erros. Caso a HP no tenha condies, em um limite razovel de tempo, de consertar ou substituir qualquer produto de acordo com as condies garantidas, voc ter o direito de receber um reembolso no valor do preo de aquisio aps o retorno imediato do produto com o comprovante de pagamento. Os produtos da HP podem conter peas remanufaturadas equivalentes a novas em termos de desempenho ou que tenham sido submetidas utilizao mnima. A garantia no se aplica a defeitos resultantes de (a) manuteno ou ajustes imprprios ou inadequados, (b) software, interfaces, peas ou suprimentos no fornecidos pela HP, (c) modificaes no autorizadas ou uso imprprio, (d) operao fora das especificaes ambientais editadas para esse produto ou (e) condies imprprias de manuteno ou do local.

99

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato A HP NO FORNECE OUTRA GARANTIA OU CONDIO EXPRESSA, SEJA POR ESCRITO OU VERBAL. EXTENSO DA LEGISLAO LOCAL, QUALQUER GARANTIA IMPLCITA OU CONDIO DE COMERCIABILIDADE, QUALIDADE SATISFATRIA OU ADEQUAO A UMA FINALIDADE ESPECFICA LIMITADA DURAO DA GARANTIA EXPRESSA ACIMA DESCRITA. Alguns pases, estados ou provncias no permitem limitaes quanto durao de uma garantia implcita, assim as limitaes ou excluses acima citadas podem no se aplicar ao seu caso. Esta garantia lhe concede direitos legais especficos e voc pode ainda possuir outros direitos que variam de pas para pas, estado para estado ou provncia para provncia. DE ACORDO COM O DISPOSTO PELAS LEGISLAES LOCAIS, OS DIREITOS CONTIDOS NESSA DECLARAO DE GARANTIA SO NICA E EXCLUSIVAMENTE SEUS. EXCETO SE INDICADO ACIMA, EM NENHUM MOMENTO A HP OU SEUS FORNECEDORES TERO QUALQUER RESPONSABILIDADE POR PERDA DE DADOS OU POR QUALQUER TIPO DE DANO, SEJA DIRETO, ESPECIAL, ACIDENTAL, CONSEQENCIAL (INCLUINDO PERDA DE LUCROS OU PERDA DE DADOS), SEJA ESTABELECIDO EM CONTRATO, AES LEGAIS, OU DE QUALQUER OUTRO TIPO. Alguns pases, estados ou provncias no permitem a limitao ou excluso de danos acidentais ou conseqenciais, assim sendo as limitaes ou excluses acima citadas podem no se aplicar ao seu caso.

100

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato As nicas garantias fornecidas aos produtos e servios HP so aquelas estabelecidas e declaradas na garantia expressa que acompanha estes produtos e servios. A HP no dever ser responsabilizada por erros ou omisses tcnicas ou editoriais aqui contidos. PARA TRANSAES ENVOLVENDO CONSUMIDORES NA AUSTRLIA E NOVA ZELNDIA: OS TERMOS DE GARANTIA CONTIDOS NESTA DECLARAO, SALVO SE PREVISTOS EM LEI, NO TM O PODER DE EXCLUIR, RESTRINGIR OU MODIFICAR E COMPLEMENTAM OS DIREITOS OBRIGATRIOS DEFINIDOS EM LEIS QUE SE APLICAM VENDA DESTE PRODUTO AO CONSUMIDOR.

Assistncia tcnica
Alm da garantia de hardware de um ano, a calculadora HP tambm vm com suporte tcnico por um ano. Se voc precisar de assistncia, possvel entrar em contato com a assistncia tcnica da HP por e-mail ou telefone. Antes de ligar, localize o centro de atendimento mais prximo na lista abaixo. Ao ligar, tenha em mos a nota fiscal e o nmero de srie da calculadora. Os nmeros de telefone esto sujeitos a alterao e pode ser que se apliquem as taxas telefnicas locais e nacionais. Uma lista completa est disponvel na Internet em: www.hp.com/support.

101

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Regulatory Information Federal Communications Commission Notice


This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device, pursuant to Part 15 of the FCC Rules. These limits are designed to provide reasonable protection against harmful interference in a residential installation. This equipment generates, uses, and can radiate radio frequency energy and, if not installed and used in accordance with the instructions, may cause harmful interference to radio communications. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. If this equipment does cause harmful interference to radio or television reception, which can be determined by turning the equipment off and on, the user is encouraged to try to correct the interference by one or more of the following measures: Reorient or relocate the receiving antenna. Increase the separation between the equipment and the receiver. Connect the equipment into an outlet on a circuit different from that to which the receiver is connected. Consult the dealer or an experienced radio or television technician for help.

Modifications
The FCC requires the user to be notified that any changes or modifications made to this device that are not expressly approved by Hewlett-Packard Company may void the users authority to operate the equipment.

102

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Declaration of Conformity for Products Marked with FCC Logo, United States Only
This device complies with Part 15 of the FCC Rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) this device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. If you have questions about the product that are not related to this declaration, write to Hewlett-Packard Company P. O. Box 692000, Mail Stop 530113 Houston, TX 77269-2000 For questions regarding this FCC declaration, write to Hewlett-Packard Company P. O. Box 692000, Mail Stop 510101 Houston, TX 77269-2000 or call HP at 281-514-3333 To identify your product, refer to the part, series, or model number located on the product.

Canadian Notice
This Class B digital apparatus meets all requirements of the Canadian InterferenceCausing Equipment Regulations.

Avis Canadien
Cet appareil numrique de la classe B respecte toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

103

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

European Union Regulatory Notice


This product complies with the following EU Directives:

Low Voltage Directive 2006/95/EC


EMC Directive 2004/108/EC Compliance with these directives implies conformity to applicable harmonized European standards (European Norms) which are listed on the EU Declaration of Conformity issued by Hewlett-Packard for this product or product family. This compliance is indicated by the following conformity marking placed on the product:

This marking is valid for non-Telecom products This marking is valid for EU non-harmonized Telecom products . and EU harmonized Telecom products (e.g. *Notified body number (used only if applicable Bluetooth). - refer to the product label)

xxxx*

Hewlett-Packard GmbH, HQ-TRE, Herrenberger Srasse 140, 71034 Boeblingen, Germany

104

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Japanese Notice

Descarte de Equipamentos por Usurios em Propriedades Privadas na Unio Europia


Este smbolo, localizado no produto ou na sua embalagem, indica que o produto no pode ser descartado com outros lixos domsticos. sua responsabilidade descartar o equipamento em um local de coleta designado para a reciclagem de equipamentos eletroeletrnicos. A coleta e a reciclagem separadas do seu equipamento no momento do descarte ajudaro a conservar os recursos naturais e a garantir que ele seja reciclado de modo a preservar a sade humana e o meio ambiente. Para obter mais informaes sobre onde voc pode descartar seu equipamento para reciclagem, entre em contato com a prefeitura da sua cidade, com o servio de descarte de lixo domstico ou com a loja onde o produto foi adquirido.

Perchlorate Material - special handling may apply This calculator's Memory Backup battery may contain perchlorate and may require special handling when recycled or disposed in California.

105

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Tabela 10-1 Informaes de contato Country/Region Africa (English) Africa (franais) Argentina Australia Belgique (franais) Belgium (English) Bolivia Brasil Canada Caribbean esk republikaik Chile
China

Contact www.hp.com/support www.hp.com/support 0-800-555-5000 1300-551-664 02 620 00 85 02 620 00 86 800-100-193 0-800-709-7751 800-HP-INVENT 1-800-711-2884 296 335 612 800-360-999 010-68002397 01-8000-51-4746-8368

Colombia

106

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Tabela 10-1 Informaes de contato Country/Region Costa Rica Denmark Deutschland Ecuador El Salvador Espaa France Greece Guatemala Honduras
Hong Kong

Contact 0-800-011-0524 82 33 28 44 069 9530 7103 800-711-2884 800-6160 913753382 01 4993 9006 210 969 6421 1-800-999-5105 800-711-2884 852 2833-1111 www.hp.com/support/india +65 6100 6682 01 605 0356

India Indonesia Ireland

107

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Tabela 10-1 Informaes de contato Country/Region Italia


Japan

Contact 02 754 19 782 81-3-6666-9925 www.hp.com/support/korea www.hp.com/support +65 6100 6682 01-800-474-68368 www.hp.com/support 020 654 5301 0800-551-664 1-800-711-2884 23500027 01 360 277 1203 001-800-711-2884 (009) 800-541-0006

Korea Magyarorszg Malaysia Mxico Middle East International Netherland New Zealand Nicaragua Norwegen sterreich Panam Paraguay

108

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Tabela 10-1 Informaes de contato Country/Region Per Philippines Polska Portugal Puerto Rico Russia Schweiz (Deutsch) Singapore South Africa South Korea Suisse (franais) Suomi Sverige Svizzera (italiano) Contact 0-800-10111 +65 6100 6682 www.hp.com/support 021 318 0093 1-877 232 0589 495 228 3050 01 439 5358 6100 6682 0800980410 2-561-2700 022 827 8780 09 8171 0281 08 5199 2065 022 567 5308

109

Informaes sobre garantia, regulamentaes e contato

Tabela 10-1 Informaes de contato Country/Region Trkiye


Taiwan

Contact www.hp.com/support +852 28052563 +65 6100 6682 0207 458 0161 800-HP INVENT 0004-054-177 0-800-474-68368 +65 6100 6682

Thailand United Kingdom United States Uruguay Venezuela Vit Nam

110

Anda mungkin juga menyukai