Anda di halaman 1dari 20

90 anos Sociedade Bezerra de Menezes: ontem, hoje e amanh

A MEDICINA E O ESPIRITISMO

O que sade e o que doena luz da doutrina esprita?


Doena e sade se referem ao estado em que se encontram as pessoas e no ao estado de rgos ou partes do corpo. O corpo fsico nunca est s doente ou s saudvel, j que nele se expressam realmente as informaes da conscincia. O corpo de um ser humano vivo deve seu funcionamento ao esprito que o habita. Quando as vrias funes corporais se desenvolvem em conjunto dentro de uma harmonia, ele se encontra num estado que denominamos de sade. Se uma funo falha, ela compromete a harmonia do todo e ento falamos que ele se encontra em um estado de doena. A doena a perda relativa da harmonia. Essa perturbao da harmonia acontece a nvel de conscincia, que a parte espiritual do ser, enquanto o corpo a forma de apresentao dessa desarmonia. O nosso no consciente envia mensagens ao nosso consciente, sob a forma de tenses ou sofrimentos fsicos e emocionais. Procurando silenciar essa tentativa de comunicao, utilizamos medicamentos para acabar com os sintomas, sem perceber o que gerou os mesmos. Para se dar conta de onde est situada a causa inicial, mdicos e pacientes precisam aprender no apenas a perceber o que visvel na luz, mas tambm identificar o que est escondido na sombra.

Por que mdicos e pacientes precisam aprender a perceber onde est a causa inicial? Mdicos porque tm o papel de orientar. Se no souberem a causa, iro tratar apenas a conseqncia. Pacientes porque so os principais interessados e responsveis por sua cura.

Origem da desarmonia no perisprito


Sabemos todos que o perisprito: preexistente e sobrevivente morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo fsico e as impresses do corpo fsico ao esprito; Que o envoltrio carnal se modela e as clulas se agrupam de acordo com a forma perispiritual; Que as qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vcios de existncias passadas registrados no perisprito reaparecem no corpo fsico como enfermidades e molstias. Inmeras almas j renascem adoecidas, ou seja, com os componentes psquicos enfermios. Em grande parte dos casos o componente inicial dessa enfermidade a falta de auto-amor. O amar a si mesmo ainda uma lio que todos temos que aprender. Muitas reencarnaes tm como objetivo precpuo restabelecer o desejo de viver e recuperar a alegria de sentir-se em paz. Uma conseqncia da falta do auto-amor a depresso.

O que depresso? Como se pode conceituar depresso luz do conhecimento esprita?


Depresso cansao de viver, no aceitar a vida como ela . a doena priso que cassa a liberdade da criatura rebelde, viciada em ter seus caprichos atendidos. uma intimao de leis da vida convocando a alma a mudanas inadiveis. Em tese, depresso a reao da alma que no aceitou sua realidade pessoal como ela , estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente. No captulo Receiturio oportuno do livro Escutando os Sentimentos de Wanderley S. de Oliveira, Ermance Dufaux nos diz ser necessrio ingerir trs medicaes com freqncia:

1. Acreditar que merece a felicidade, assim como todos os seres humanos (ser feliz contentar-se com o que se , sem que isso signifique estacionar; o amor a si); 2. Parar de encontrar motivos externos para suas dores, encontrando-lhes as causas ntimas (dentro de cada um est a cura para todos os seus males); 3. Parar de pensar em felicidade para depois da morte e tentar ser feliz ainda em vida (a felicidade resulta da habilidade de consolidar o sentido da vida a partir do olhar de impermanncia).

As emoes e os chakras
Sabemos quando a conscincia de uma pessoa est desequilibrada, pois a mesma torna visvel e palpvel na forma de sintomas fsicos ou psicolgicos o seu desequilbrio. Existem desarmonias registadas a nvel perispiritual. o ser humano que est doente (esprito) e no o seu corpo fsico. Como os chakras fornecem energia sutil aos diversos rgos do corpo, os bloqueios e conflitos emocionais podem resultar num fluxo energtico anormal para diversos sistemas fisiolgicos. Com o tempo, esses fluxos anormais de energia podem produzir doenas de maior ou menor gravidade em qualquer rgo do corpo. O stress emocional um importante fator no processo de produo das doenas. Os conflitos emocionais, os sentimentos de impotncia e a falta de amor por si prprio podem ter efeitos nocivos sobre o funcionamento dos principais chakras. A falta de amor a si ou auto-imagem ruim pode causar bloqueio no chakra cardaco, o qual, secundariamente, afeta o funcionamento do timo, debilitando o sistema imunolgico. Tambm pode afetar os pulmes contribuindo para as doenas respiratrias. A forma inadequada de expressar verbalmente o que sente ou a no expresso verbal dos sentimentos internos pode interferir na funo do chakra larngeo. Essa pode ser a causa de muitos casos de amigdalites ou transtornos de tireide. Nossas doenas so freqentemente um reflexo simblico dos nossos estados internos de intranqilidade emocional, bloqueio espiritual e desconforto. Isso sugere que a prescrio de medicamentos de efeito rpido, que aliviem apenas temporariamente os sintomas agudos da doena, no a soluo ideal para minorar os problemas do paciente, dentro de uma perspectiva reencarnacionista.

A medicina do futuro dever ensinar os pacientes a reconhecerem os fatores emocionais e energticos sutis que podem predisp-los a determinados estados mrbidos. Assim, ter mais facilidade em detectar disfunes nos chakras, corpos emocional, etrico e mental.

Hereditariedade Por que ficamos doentes se aparentemente fazemos tudo certo?


A hereditariedade existe, mas os registros no perisprito, das experincias passadas da alma (psquico, intelectual, profissional, moral e emocional), determinam a formao dos rgos no novo corpo material. A hereditariedade reflete a aproximao por afinidades vibratrias entre os membros de uma mesma famlia. Na fecundao, o gameta masculino vitorioso est impulsionado pela energia do perisprito do reencarnante que encontrou nele os fatores genticos necessrios para a programao reencarnatria. Os cdigos genticos da hereditariedade, em consonncia com o contedo vibratrio dos registos, vo organizando o corpo fsico. As enfermidades graves decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparao e restaurao dos atos inadequados, alm da elevao da alma. Certos acontecimentos e doenas so permitidas pelo plano espiritual para estimular o esprito a cumprir compromissos com a sua jornada evolutiva. Assim, enfermidades ou acidentes inesperados, carncia afetiva, dificuldades econmicas, so meios utilizados para despertar da anestesia da iluso ou da intoxicao do orgulho, egosmo, clera, etc, a que muitos se submetem. Tabaco, lcool, drogas, excesso no sexo e na alimentao, so de livre opo atual, no incursos originalmente no processo evolutivo de ningum. Quem a qualquer deles se vincula, colher o efeito prejudicial, no se podendo queixar ou aguardar soluo de emergncia.

Energia vital. Como equilibr-la?


Do ponto de vista energtico, o corpo fsico debilitado oscila numa freqncia diferente daquela quando em estado saudvel. Quando a pessoa incapaz de alterar o seu modo energtico para a freqncia adequada, talvez seja necessrio aplicar-lhe certa dose de energia sutil, o que pode fazer com que seus sistemas bioenergticos passem a vibrar de forma apropriada. Existem formas de tratamento que interagem tambm com a energia do ser humano como a acupuntura, a homeopatia, a antroposofia, a cromoterapia, os florais, os fatores de auto-organizao, os elixires de pedras preciosas,

o passe magntico, a prece, a gua fluda, etc. No entanto, a medicina no deve ter como foco apenas o tratamento do corpo, pois dessa forma no obter a cura, mas apenas a melhora dos sintomas. O ideal que se possa detectar as doenas num estgio suficientemente precoce para impedir a manifestao fsica da doena em nvel celular. A doena o caminho pelo qual o ser humano pode seguir rumo cura. Quanto maior for nossa compreenso, maior nosso aproveitamento das coisas que nos cercam. A cura acontece atravs da incorporao daquilo que est faltando e, portanto, ela no possvel sem uma expanso da conscincia.

Responsabilidades de mdico e paciente no processo de cura. Papel do espiritismo


O princpio mais importante para a medicina que trabalha com as vibraes o conceito de que os seres humanos so sistemas dinmicos de energia, refletindo padres evolutivos do crescimento da alma. O mdico no deve ser apenas um agente promotor da cura, mas tambm um educador. No entanto, o paciente o principal responsvel pela sua cura. muito mais fcil tomar um comprimido que proporcione um rpido conserto do organismo, do que modificar os hbitos potencialmente insalubres que possam contribuir para o problema da sade. Cada ser humano responsvel pela busca do seu equilbrio e da sua harmonia. O espiritismo auxilia no tratamento da conscincia humana, apresentando-lhe novos valores, educando o esprito. Muitos pacientes s adotam hbitos mais saudveis aps algum acontecimento traumtico ou o diagnstico de uma doena grave. O mdico do futuro combinar o conhecimento cientfico e o conhecimento espiritual a fim de promover a cura em todos os nveis.

BIBLIOGRAFIA
- Porque adoecemos? Novos horizontes do conhecimento mdico espirita - Associao Mdico Esprita de Minas Gerais. - Porque adoecemos? Volume II Principios para a medicina da alma. Associao Mdico Esprita de Minas Gerais. - Doenas, cura e sade a luz do espiritismo. Geziel Andrade. - Medicina Vibracional. Uma medicino para o futuro. Richard Gerber. - Escutando os sentimentos. Wanderley S. de Oliveira. - Diga-me onde doi e eu te direi por qu. Michael Odoul. Editora Campus.

Nutrio Solar
Por Flvio Passos

O desenvolvimento de nossa civilizao certamente nos trouxe muitos benefcios e confortos, mas tambm, como j de conhecimento comum, severas consequncias. Uma das mais significativamente detrimentais sade do corpo, da mente e da conscincia sem dvida a quantidade de tempo que passamos em ambientes fechados, distantes da luz do sol. Estudos recentes comprovam aquilo que muitos j desconfiavam: a exposio ao sol no causa doenas, nem mesmo o cncer de pele (at hoje no foi registrado um nico caso de cncer de pele em populaes nativas, aquelas que a cada dia realizam a maior parte de suas atividades sob os raios dourados). O que pode acontecer uma mutao do tecido epitelial causada pela reao dos raios solares com substncias artificiais presentes no organismo, as quais podem ter sido ingeridas atravs de alimentos artificializados ou assimiladas de cosmticos com elementos qumicos inadequados. Embora os meios de comunicao tradicionais se esforcem em nos convencer do contrrio, o fato que quanto mais nos distanciamos do sol, mais debilitamos nossa qualidade de vida. O assunto do momento no meio especializado a Vitamina D, aquela sintetizada pelo organismo quando este se expe aos raios solares do tipo UVA, e as implicaes causadas pela deficincia desta. Um dos elementos essenciais para o funcionamento adequado do sistema imunolgico, da assimilao de clcio pelos ossos e diversas outras funes, a vitamina D foi detectada em nveis muito abaixo dos recomendveis em cerca de 80% da populao herdeira da cultura ocidental, incluindo crianas. O PHD Joseph Mercola afirma que, dentre todos os fatores que exercem um efeito decisivo na preveno e tratamento do cancer, a presena de quantidade suficiente de Vitamina D no

organismo a mais significativa. Nutricionistas especializados e mdicos conscientes tem recomendado o uso de suplementos de Vitamina D3 por todo aquele que no passa ao menos 2 horas de seu dia sob a luz do Astro Rei. E com um mnimo de roupas cobrindo a superfcie da pele. Se esta prtica no se encaixa em seu estilo de vida atual, considere um suplemento de Vitamina D3 de boa procedncia. Ou um ajuste de seu estilo de vida. A participao na sntese da vitamina D apenas um dos fatores atravs dos quais o sol contribui para a Sade. So comprovados os efeitos benficos da luz solar sobre as funes cognitivas e ao equilbrio psico-emocional, incluindo-se o bom-humor e prpria alegria. O sol no apenas essencial para a vida, mas amigo dela tambm. Assim sendo, no se deve fugir do sol e proteger-se deste a todo custo, mas conscientemente alimentar-se de sua luz em todos os sentidos. Inclua em sua dieta diria uma generosa e farta poro diria daqueles alimentos especiais que atravs da fotossntese capturam a luz do sol em seu interior, combinando-a com diversos elementos e sintetizam vitaminas e enzimas especiais. Refiro-me s folhas verdes comestveis. Graas aos esforos de diversos educadores de sade, o suco verde j conhecido por milhes de pessoas como uma importante ferramenta de sade. Uma bebida simples, fcil e acessvel, de preparo rpido e sabor agradvel que traz diversos benefcios sade e que a maneira mais fcil de se ingerir o potencial nutritivo e medicinal das folhas verdes na dieta diria. Um dos fatores nutricionais exclusivamente obtidos atravs do consumo de folhas verdes a Vitamina K. At recentemente vista como meramente til para a coagulao sangunea adequada, a importncia da Vitamina K foi recentemente enaltecida como essencial para diversas funes. Uma delas, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, a preveno do cancer. Neste ultimo ms, este instituto publicou um estudo que revela 30% na reduo de taxas de mortalidade por cancer em organismos com presena de quantidades significativas de vitamina K, especialmente quando esta est associada nveis saudveis de vitamina D, pois ambas trabalham sinergisticamente. Como a maior parte das pessoas praticam dietas deficientes em vegetais, especialmente folhas verdes e frescas em quantidade suficiente, a adio de um copo dirio de sumo verde se faz importante. A seguir, uma receita simples, fcil e deliciosa para voc banhar o interior de seu corpo com a luz dourada do sol, transformada em verde pela planta. Sumo de Ma, Manjerico, Salsa e Cardamomo Ingredientes: 3 Mas Gala Pequenas, apenas lavadas e cortadas em quatro. 1 Xcara de Folhas de Manjerico 1 Xcara de Folhas de Salsa 2 Bagas de Cardamomo e/ou 1 cm de Raiz de Gengibre. Preparo: Passe todos os ingredientes em um juicer ou centrfuga ou liquidifique com gua de coco (neste caso coando a fibra para obter um sumo leve). Beba imediatamente, 5 minutos antes do almoo. Observe como os elementos do suco ajudam na digesto do almoo, conferindo-lhe uma sensao de leveza mesmo de estmago cheio.

A PRTICA DO DZOGCHEN NA VIDA DIRIA


Dilgo Khyentse Rinpoche

A prtica diria do Dzogchen consiste simplesmente em desenvolver uma completa e

livre aceitao das coisas, uma abertura sem limites a todas as situaes Devemos realizar essa abertura como um livre jogo das nossas emoes e relacionarmo-nos com as pessoas sem artificialidade, manipulao ou estratgias. Devemos experienciar tudo totalmente, sem nos escondermos em ns mesmos como uma marmota se esconde na sua toca. Esta prtica liberta uma tremenda energia que est normalmente refm de pontos de referncia condicionados. Ao mantermos esses pontos de referncia, afastamo-nos da experincia directa da vida quotidiana. Estar presente no momento pode, no princpio, provocar medo. Mas ao dar as boasvindas sensao de medo em completa abertura, desfazemos as barreiras criadas pelos padres emocionais habituais. Quando nos damos prtica de descobrir o espao, devemos desenvolver em ns a sensao de completa abertura ao universo inteiro. Devemos abrirmo-nos em absoluta simplicidade e nudez mental. Esta a prtica normal e poderosa para deixar cair a mscara de auto-proteco.

No devemos, na meditao, separar percepo do campo da percepo. No devemos ser como um gato que observa um rato. Devemos compreender que o propsito da meditao no mergulhar profundamente em ns mesmos; ou retirarmo-nos do mundo. A prtica deve ser livre e no-conceptual, no limitada pela introspeco e pela concentrao. Um vasto espao de sabedoria, no originado e auto-luminoso, a base do ser - o princpio e o fim da confuso. A presena auto-consciente o estado primordial, sem preconceitos quanto iluminao ou no iluminao. Esta base do ser, que conhecida como a mente pura e original, a fonte da qual todos os fenmenos surgem. conhecida como a grande me, como o tero das possibilidades, do qual todas as coisas surgem e se dissolvem, em auto-perfeio natural e absoluta espontaneidade. Todos os aspectos dos fenmenos so completamente claros e lcidos. Todo o universo aberto e no obstrudo - todas as coisas se interpenetram mutuamente. Ao ver todas as coisas como nuas, claras e livres de obscurecimento, no h nada a alcanar ou realizar. A natureza dos fenmenos surge naturalmente e est naturalmente presente na conscincia que transcende o tempo. Tudo naturalmente perfeito tal como . Todos os fenmenos surgem na sua singularidade como parte do padro de mudana permanente. Estes padres so vibrantes com sentido e significado a cada momento; mas no devemos atribuir-lhes significado para alm do momento em que se apresentam com tal. Esta a dana dos cinco elementos da qual a matria o smbolo da energia e a energia um smbolo da vacuidade. Ns somos o smbolo da nossa prpria iluminao. Sem qualquer esforo ou prtica, a libertao ou iluminao j est aqui. A prtica diria do Dzogchen apenas a vida quotidiana em si mesma. Uma vez que os estados no desenvolvidos no existem, no so precisos comportamentos especiais ou tentativas de atingir alguma coisa para alm do que j somos. No deve haver a sensao de lutar para alcanar algum objectivo extraordinrio ou estado avanado. Lutar por um tal estado uma neurose que apenas nos condiciona e serve para obstruir o livre fluxo da Mente. Devemos tambm evitar pensar em ns como pessoas sem valor - ns somos naturalmente livres e no condicionados. Somos intrinsecamente iluminados, a quem nada falta. Quando meditamos, devemos sentir isso de forma tal natural como comer, respirar ou defecar. No deve ser tomado como um acontecimento especial ou formal, cheio de seriedade ou solenidade. Devemos compreender que a meditao transcende esforo, prtica, objectivos, metas e a dualidade entre libertao e no-libertao. A meditao sempre ideal; no preciso corrigir seja o que for. Uma vez que tudo o que surge o simples jogo da mente, no h meditao insatisfatria, nem nenhuma necessidade de julgar os pensamentos como bons ou maus.

Por isso devemos apenas sentarmo-nos. Ficar simplesmente no nosso lugar, na nossa condio tal como ela . Ao esquecer os sentimentos pessoais, no precisamos de pensar estou a meditar. A nossa prtica deve ser sem esforo, sem tenso, sem tentativas para controlar ou forar, e sem tentar ficar calmo. Se achamos que nos estamos a distrair como estes aspectos, devemos parar a meditao e descansar ou relaxar um pouco. Ento podemos retomar a meditao. Se temos experincias interessantes, quer durante quer depois da meditao, devemos evitar pensar nelas. Gastar tempo a pensar acerca dessas experincias simplesmente uma distraco e uma coisa no natural. Estas experincias so apenas sinais da prtica e devem ser olhadas como acontecimentos efmeros. No devemos tentar re-experiencilas, porque ao faz-lo apenas estamos a distorcer a espontaneidade natural da mente. Todos os fenmenos so sempre novos e frescos, absolutamente nicos e inteiramente livres de todos os conceitos do passado, presente e futuro. So experimentados no no tempo. A contnua corrente de novas descobertas, revelaes e inspirao que surge a cada momento a manifestao da nossa claridade intrnseca. Devemos aprender a ver cada dia como uma mandala - as fmbrias luminosas de experincia que irradia espontaneamente da vacuidade natural do nosso ser. Os aspectos da nossa mandala so os objectos do quotidiano, da nossa experincia de vida movendo-se numa dana ou jogo do universo. Por este simbolismo o mestre interior revela o profundo e significado ltimo de ser. Por isso devemos ser naturais e espontneos, aceitando e aprendendo com tudo. Isto permite-nos ver o lado irnico e divertido dos acontecimentos que normalmente nos irritam. Na meditao podemos ver atravs da iluso do passado, presente e futuro - a nossa experincia torna-se num contnuo de aqui e agora. O passado apenas uma memria pouco fivel trazida ao presente. O futuro apenas uma projeco das nossas ideias no presente. E o presente desaparece quando o tentamos agarrar. Para qu ento incomodarmo-nos a tentar firmar uma iluso em terreno slido? Devemos libertarmo-nos das nossas memrias e dos pr-conceitos da meditao. Cada momento de meditao completamente nico e cheio de potencialidades. Em tais momentos, seremos incapazes de julgar a nossa prtica em termos de experincia passada, teoria rida e retrica oca. Mergulhar simples e directamente na meditao no momento de agora, com todo o nosso ser, livre de hesitao, aborrecimento ou excitao, iluminao.

DEZ DOENAS ESPIRITUALMENTE TRANSMISSVEIS


Mariana Caplan
Como eu vim a conhecer centenas de mestres espirituais e milhares de praticantes espirituais atravs do meu trabalho e viagens, fiquei impressionada pela maneira em que as vises espirituais, perspectivas e experincias tornam-se da mesma forma infectadas por conceitos contaminantes compondo um relacionamento confuso e imaturo para princpios espirituais complexos que podem parecer bem invisveis e insidiosos como uma doena sexualmente transmissvel. As seguintes 10 categorizaes no se destinam a ser definitivas, mas so oferecidos como uma ferramenta para se tornar consciente de algumas das doenas mais comuns transmitidas espiritualmente. 1. A Espiritualidade Fast-Food: Misture a espiritualidade com uma cultura que celebra a velocidade, a multitarefa e gratificao instantnea e o resultado provvel que seja a espiritualidade fast-food. A espiritualidade fast-food um produto da fantasia comum e compreensvel que o alvio do sofrimento da nossa condio humana pode ser rpida e fcil. Uma coisa certa, porm: a transformao espiritual no pode ser obtida em uma soluo rpida. 2. Falsa Espiritualidade: a espiritualidade do falso a tendncia de falar, vestir e agir como se imagina que uma pessoa espiritual seja. uma espcie de imitao da espiritualidade que imita a realizao espiritual da maneira que o tecido estampado de pele de ona imita a pele genuna de uma ona. 3. Motivaes Confusas: Embora o nosso desejo de crescer seja genuno e puro, muitas vezes ele se confunde com motivaes menores, incluindo o desejo de ser amado, o desejo de pertencer, a necessidade de preencher nosso vazio interno, a crena de que o caminho espiritual remover o nosso sofrimento e ambio espiritual, o desejo de ser especial, de ser melhor do que, para ser o nico. 4. Identificando-se com Experincias Espirituais: Nesta doena, o ego se identifica com a nossa experincia espiritual e a toma como sua prpria, e ns comeamos a acreditar que estamos incorporando insights e idias que surgiram dentro de ns em determinados momentos. Na maioria dos casos, isso no dura indefinidamente, embora tenda a perdurar por longos perodos de tempo para aqueles que se julgam iluminados e/ou que trabalham como professores espirituais.

5. O Ego Espiritualizado: Essa doena ocorre quando a prpria estrutura da personalidade egica se torna profundamente integrada com conceitos espirituais e idias. O resultado uma estrutura egica, que prova de bala. Quando o ego se torna espiritualizado, somos invulnerveis ajuda, uma nova entrada, ou comentrios construtivos. Nos tornamos seres humanos impenetrveis e estamos tolhidos em nosso crescimento espiritual, tudo em nome da espiritualidade. 6. Produo em Massa de Professores Espirituais: H uma srie de atuais tradies espirituais da moda , que produzem pessoas que acreditam estar em um nvel de iluminao espiritual, ou mestria, que est muito alm de seu nvel real. Esta doena funciona como uma correia transportadora espiritual: coloca este brilho, leva aquele insight, e bam! Voc est iluminado e pronto para iluminar os outros de maneira similar. O problema no aquilo que tais professores ensinam, mas que representam a si prprios como tendo realizado a mestria espiritual . 7. Orgulho Espiritual: O orgulho espiritual surge quando o profissional, atravs de anos de esforo trabalhado efetivamente alcanou um certo nvel de sabedoria e que usa esse conhecimento para se desligar a novas experincias. Um sentimento de superioridade espiritual outro sintoma desta doena transmitida espiritualmente. Ela se manifesta como uma sensao sutil de que Eu sou melhor, mais sbio e acima dos outros porque sou espiritual. 8. Mente de Grupo: Tambm conhecido como o pensamento grupal, mentalidade de culto ou doena ashram. A mente de grupo um vrus insidioso que contm muitos elementos tradicionais da co-dependncia. Um grupo espiritual faz acordos sutis e inconscientes sobre as formas corretas de pensar, falar, vestir e agir. Indivduos e grupos infectados com o esprito de grupo rejeitam indivduos, atitudes e circunstncias que no esto em conformidade com as regras, muitas vezes no escritas do grupo. 9. O Complexo de Povo Escolhido: O complexo de pessoas escolhidas no se limita aos judeus. a crena de que O nosso grupo mais poderoso, iluminado e evoludo espiritualmente, e simplesmente colocado, melhor do que qualquer outro grupo. H uma distino importante entre o reconhecimento de que algum encontrou o caminho certo, p professor, ou comunidade para si, e tendo encontrado aquele, O nico. 10. O Vrus Mortal: Eu Cheguei: Esta doena to potente que tem a capacidade de ser terminal e mortal para a nossa evoluo espiritual. Esta a crena de que Eu cheguei na meta final do caminho espiritual. Nosso progresso espiritual termina no ponto em que essa crena se cristalizou em nossa psique, no momento em que comeamos a acreditar que chegamos ao fim do caminho, um maior crescimento cessa. A essncia do amor a percepo, de acordo com os ensinamentos de Marc Gafni, Portanto, a essncia do amor prprio a auto percepo Voc s pode se apaixonar por algum que voc pode ver claramente incluindo a si mesmo. Amar ter olhos para ver. s quando voc se v claramente que voc pode comear a se amar . no esprito dos ensinamentos de Marc que eu acredito que uma parte crtica do discernimento da aprendizagem no caminho espiritual a descoberta da doena generalizada do ego e auto-engano que est em todos ns. Ou seja, quando precisamos de um senso de humor e do apoio de amigos espirituais reais. medida que enfrentamos nossos obstculos para o crescimento espiritual, h momentos em que fcil cair em um sentimento de desespero e auto diminuio e perder nossa confiana no caminho. Precisamos manter a f em ns mesmos e nos outros, a fim de realmente fazer a diferena neste mundo.

Por Mariana Caplan, Ph.D. Autora de Eyes Wide Open (Olhos Bem Abertos): Cultivando o Discernimento no Caminho Espiritual

MEDITAO
Que nada, Senhor, perturbe o Silncio desta noite. E nesta profunda escurido, deixa-me repousar em Tua Presena. No h nada a temer; h muito a esperar. Posso no me tornar perfeito de um dia para outro, ou ser abenoado instantaneamente com as alegrias e consolaes dos grandes santos; mas, pouco a pouco, irei conhecendo melhor o Caminho que conduz aos cus. Lembra-me de que aqui, nos momentos finais do dia, estou em Tua Presena. No preciso agradar-Te com grandes reflexes ou insights profundos, pois o bem da minha alma consiste em no pensar em demasia, mas em muito Amar. Se eu Te Amar, Deus, nada mais desejarei. S Tu me bastas.
Teresa Dvila

Amigo para preservar-se...

Um filho pergunta me: - Me, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele est doente! - Claro, mas o que ele tem? O filho, com a cabea baixa, diz: - Tumor no crebro. A me, furiosa, diz: -E voc quer ir l para qu? V-lo morrer? O filho lhe d as costas e vai... Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo: - Ai me, foi to horrvel, ele morreu na minha frente! A me, com raiva: - E agora?! Ts feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?! Uma ltima lgrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz: - Muito, pois cheguei a tempo de v-lo sorrir e dizer: - EU TINHA CERTEZA QUE VOC VINHA!

A OBESIDADE MENTAL - ANDREW OITKE


por Joo Csar das Neves

O prof. Andrew Oitke publicou o seu polmico livro Mental Obesity, que revolucionou os campos da educao, jornalismo e relaes sociais em geral. Nessa obra, o catedrtico de Antropologia em Harvard introduziu o conceito em epgrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna. H apenas algumas dcadas, a Humanidade tomou conscincia dos perigos do excesso de gordura fsica por uma alimentao desregrada. Est na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informao e conhecimento esto a criar problemas to ou mais srios que esses. Segundo o autor, a nossa sociedade est mais atafulhada de preconceitos que de protenas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em esteretipos, juzos apressados, pensamentos tacanhos, condenaes precipitadas. Todos tm opinio sobre tudo, mas no conhecem nada. Os cozinheiros desta magna fast food intelectual so os jornalistas e comentadores, os editores da informao e filsofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais e telenovelas so os hamburgers do esprito, as revistas e romances so os donuts da imaginao. O problema central est na famlia e na escola. Qualquer pai responsvel sabe que os seus filhos ficaro doentes se comerem apenas doces e chocolate. No se entende, ento, como que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianas seja composta por desenhos animados, videojogos e telenovelas. Com uma alimentao intelectual to carregada de adrenalina, romance, violncia e emoo, normal que esses jovens nunca consigam depois

uma vida saudvel e equilibrada. Um dos captulos mais polmicos e contundentes da obra, intitulado Os Abutres, afirma: O jornalista alimenta-se hoje quase exclusivamente de cadveres de reputaes, de detritos de escndalos, de restos mortais das realizaes humanas. A imprensa deixou h muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular. O texto descreve como os reprteres se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polmico e chocante. S a parte morta e apodrecida da realidade que chega aos jornais. Outros casos referidos criaram uma celeuma que perdura. O conhecimento das pessoas aumentou, mas feito de banalidades. Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas no sabem quem foi Kennedy Todos dizem que a Capela Sistina tem tecto, mas ningum suspeita para que que ela serve. Todos acham que Saddam mau e Mandella bom, mas nem desconfiam porqu. Todos conhecem que Pitgoras tem um teorema, mas ignoram o que um cateto. As concluses do tratado, j clssico, so arrasadoras. No admira que, no meio da prosperidade e abundncia, as grandes realizaes do esprito humano estejam em decadncia. A famlia contestada, a tradio esquecida, a religio abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte ftil, paradoxal ou doentia. Floresce a pornografia, o cabotinismo, a imitao, a sensaboria, o egosmo. No se trata de uma decadncia, uma idade das trevas ou o fim da civilizao, como tantos apregoam. s uma questo de obesidade. O homem moderno est adiposo no raciocnio, gostos e sentimentos. O mundo no precisa de reformas, desenvolvimento, progressos. Precisa sobretudo de dieta mental.

MESTRE OMRAAM MIKHAL AVANHOV

ALGUNS ENSINAMENTOS DE OMRAAM SOBRE O SOL:

O nascer do sol e o despertar da conscincia Vs ides meditar de manh ao nascer do sol, mas este exerccio no vos trar grande coisa se no vos preparardes para ele logo desde a vspera. E, sobretudo, quando comeais a caminhar para ir ao encontro da aurora deveis ter bem presente na vossa cabea e no vosso corao a convico de que ides no s assistir, mas tambm participar nesse acontecimento formidvel que ocorre no Universo. O que h de mais belo e mais essencial do que o nascimento do dia? Vs direis que a vossa presena no mudar nada nisso, pois o sol nascer quer estejais l, quer no. certo, o sol no precisa de vs para nascer. Mas para vs que importante, pois existe uma relao entre os acontecimentos da Natureza e os da vossa vida interior. Quando souberdes como olhar o sol nascente, no instante em que surge o primeiro raio sentireis todas as foras puras e luminosas que entram em aco e compreendereis como importante trabalhar com elas para que o dia nasa tambm na vossa conscincia.

O nascer do sol, fonte de alimentao Est escrito no ZendAvesta que, quando Zaratustra perguntou ao deus Ahura Mazda como

se alimentava o primeiro homem, este respondeu-lhe: Ele comia fogo e bebia luz. Ento, porque que tambm ns no havemos de aprender a comer fogo e a beber luz para voltarmos perfeio do primeiro homem? Vs direis que isso no possvel. Sim, possvel. Vs estais ao nascer do sol: esperais pelo primeiro raio permanecendo vigilantes, atentos... Assim que esse primeiro raio aparece, pensai que o absorveis, que o engolis. Em vez de apenas olhardes para o sol, vs bebei-lo, comei-lo, e imaginais que essa luz que viva se propaga em todas as clulas dos vossos rgos e as purifica, as refora, as vivifica. No s este exerccio vos ajuda a concentrardes-vos, mas tambm vs sentis todo o vosso ser estremecer e iluminarse, porque vs conseguis absorver verdadeiramente a luz.... Na Grcia chamam-lhe a ambrsia, na ndia o soma, os alquimistas chamam-lhe o elixir da vida imortal... Todas as culturas mencionaram a existncia de uma bebida de imortalidade e dizem como prepar-la. Na realidade, essa bebida existe na Natureza, mas, evidentemente, no em qualquer lugar, ela s pode ser encontrada nas regies mais subtis, mais puras, e em certos momentos particulares, como o nascer do sol. O nascer do sol o momento mais favorvel do dia para beber essa ambrsia que o sol distribui por todo o Universo e cujas partculas so recolhidas por todas as criaturas vivas, pelos rochedos, pelas plantas, pelos animais e pelos os humanos. A verdadeira bebida da imortalidade a luz, e ao nascer do sol vs podeis captar essa luz para com ela alimentar os vossos corpos subtis. Na mitologia, a Fnix a ave da Arbia que, periodicamente, se colocava numa fogueira de plantas aromticas, lanava fogo a ela prpria, se consumia e depois renascia das suas cinzas. Por isso que ela se tornou o smbolo dos seres mais evoludos que, conhecendo as leis da vida imortal, so capazes de se renovar incessantemente. Esses seres tomaram como modelo o sol. Todos aqueles que aspiram vida imortal, que a verdadeira vida espiritual e no um prolongamento sem fim da vida fsica, devem ir junto do sol. S o sol pode ensinar-lhes quais so os elementos que do a imortalidade e que trabalho se pode fazer com eles. Esses elementos so

trs: a luz, o calor e a vida. O sol no pra de distribui-los atravs do espao como expresso da luz, do calor e da vida divinos. No dia em que compreenderdes esta verdade e vos preparardes para assistir ao nascer do sol como um acontecimento que ultrapassa todos os outros bebereis o sol, alimentar-vos-eis do sol e tornar-vos-eis imortais, porque sabereis renovar-vos. sol, esprito vivente Vs dizeis que amais o sol, que necessitais dele. Mas quando que ides v-lo e expor-vos aos seus raios?... de manh cedo, quando ele nasce, que podeis descobrir o sol em todo o seu esplendor, em todo o seu significado. Para assistirdes ao nascer do sol nas melhores condies, pensai em preparar-vos na vspera: fazer uma refeio ligeira, ir para a cama cedo, mas tambm no vos envolverdes em ocupaes ou discusses que continuaro a perseguir-vos no dia seguinte mesmo sem quererdes. Quando souberdes olhar o sol com um pensamento liberto, livre, sentireis que entrais em contacto com ele, com o seu esprito, e que absorveis os seus raios como outros tantos germes de vida. Quando comeardes a respirar e a beber a vida do sol, tudo muda: a vossa alma abrese, uma fonte jorra, vs impregnais-vos do esplendor da aurora. Algo da pura luz na qual vos banhais penetra-vos pouco a pouco e vs desejais espalhar por toda a parte essas bnos para que todos os seres experimentem essa mesma felicidade. O sol projecta partculas de uma grande pureza por todo o espao. E se vs souberdes como concentrar-vos nele, conseguireis eliminar do vosso organismo toda a espcie de matrias j gastas para as substituir por essas partculas novas, vivas, luminosas. Eis um exerccio extremamente til que podeis fazer de manh quando meditais no nascer

do sol: com todo o vosso corao, toda a vossa alma, tentai captar essas partculas divinas e coloc-las em vs; deste modo, pouco a pouco renovareis a matria do vosso ser, pensareis e agireis como um filho de Deus, graas ao sol. O sol a imagem mais perfeita de Deus. Mas, apesar desta perfeio, ele s uma forma, e preciso ir mais longe para procurar Deus alm dessa forma. Deus deve sempre ser procurado para alm das formas. Sendo assim, ao olhar o sol, esforai-vos por sentir que estais perante o melhor representante de Deus que tendes na face da terra. Esta sensao contribuir para elevar todas as vibraes do vosso ser. Todos os elementos, em vs, sero exaltados, sereis projectados para as regies superiores do espao e mesmo a noo de tempo ser abolida. Vivereis na eternidade, como Deus. Quando olhais o sol, centro do nosso sistema solar, procurai reencontrar o centro em vs, o vosso esprito, que omnipotncia, sabedoria, omniscincia, amor universal, e aproximaivos dele em cada dia. Enquanto permanecerdes separados do centro, sereis sempre atirados de um lado para o outro como uma bola, estareis merc das correntes mais desordenadas e contraditrias. Vs dir-me-eis, evidentemente, que as tarefas da vida quotidiana vos obrigam a deixar o centro para prosseguir as vossas actividades na periferia. Sim, h que afastar-se do centro, uma vez que necessrio, mas isso no significa que se deve cortar a ligao com ele. Pelo contrrio, quanto mais actividades se tem no mundo (a periferia), mais se deve reforar a ligao com o centro, com o Esprito, pois deste centro que ns recebemos a energia, a luz e a paz de que necessitamos para levar a bom porto todos os nossos empreendimentos.

Anda mungkin juga menyukai