Anda di halaman 1dari 3

AS ETAPAS DO PROTOCOLO DE KYOTO;PAISES;ACORDOS

Em 1988, ocorreu na cidade canadense de Toronto a primeira reunio com lderes de pases e classe cientfica para discutir sobre as mudanas climticas, na reunio foi dito que as mudanas climticas tm impacto superado somente por uma guerra nuclear. A partir dessa data foram sucessivos anos com elevadas temperaturas, jamais atingidas desde que iniciou o registro.

Em 1990, surgiu o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica), primeiro mecanismo de carter cientfico, tendo como inteno alertar o mundo sobre o aquecimento do planeta, alm disso, ficou constatado que alteraes climticas so principalmente provocadas por CO2 (dixido de carbono) emitidos pela queima de combustveis fsseis.

Em 1992, as discusses foram realizadas na Eco-92, que contou com a participao de mais de 160 lderes de Estado que assinaram a Conveno Marco Sobre Mudanas Climticas.

Na reunio, metas para que os pases industrializados permanecessem no ano de 2000 com os mesmos ndices de emisso do ano de 1990 foram estabelecidas. Nesse contexto, as discusses levaram concluso de que todos os pases, independentemente de seu tamanho, devem ter sua responsabilidade de conservao e preservao das condies climticas.

Em 1995, foi divulgado o segundo informe do IPCC declarando que as mudanas climticas j davam sinais claros, isso proveniente das aes antrpicas sobre o clima. As declaraes atingiram diretamente os grupos de atividades petrolferas, que rebateram a classe cientfica alegando que eles estavam precipitados e que no havia motivo para maiores preocupaes nessa questo.

No ano de 1997, foi assinado o Protocolo de Kyoto, essa conveno serviu para firmar o compromisso, por parte dos pases do norte (desenvolvidos), em reduzir a emisso de gases. No entanto, no so concretos os meios pelos quais sero colocadas em prtica as medidas de reduo e se realmente todos envolvidos iro aderir. 3

Em 2004 ocorreu uma reunio na Argentina que fez aumentar a presso para que se estabelecessem metas de reduo na emisso de gases por parte dos pases em desenvolvimento at2012. O ano que marcou o incio efetivo do Protocolo de Kyoto foi 2005, vigorando a partir do ms de fevereiro. Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca. O mercado de crditos de carbono pode aumentar muito, pois pases que assinaram o Protocolo podem comprar e vender.

Na verdade, o comrcio de carbono j existe h algum tempo, a bolsa de Chicago, por exemplo, j negociava os crditos de carbono ao valor de 1,8 dlares por tonelada, j os programas com consentimento do Protocolo de Kyoto conseguem comercializar carbono com valores de 5 a 6 dlares a tonelada.

CONCLUSO de grande importncia que todos os pases aceitassem o tratado e obedecesse o acordo,para que o mundo vivesse com mais sade e esperana de um mundo melhor daqui a 30, 40 anos assim teramos paz e mais sade.

BIBLIOGRAFIA
http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm

Anda mungkin juga menyukai