Anda di halaman 1dari 20

Os elementos qumicos que formam o universo

Um elemento qumico, como o hidrognio, o carbono ou o ferro, identificado por seu nmero atmico, que diz quantos prtons existem em seu ncleo. A tabela peridica, inveno do incrvel russo Mendeleyev, organiza esses elementos por suas caractersticas qumicas. Elementos alm do nmero atmico 93 no so naturais mas podem ser fabricados em aceleradores.

Dos elementos naturais, s uns poucos so realmente abundantes no universo. A maioria muito rara. Veja, na figura abaixo, um grfico da abundncia dos elementos no universo. Um grfico como esse o resultado de anos e anos de observaes, utilizando tcnicas variadas e muita criatividade. Algumas coisas devem ser entendidas nesse grfico. Primeiro, s so mostradas as abundncias dos elementos at o nmero atmico 35. Da em diante, a quantidade de elementos encontrados na natureza to pequena que nem precisa ser mostrada. E mais: a barra vertical do grfico est em escala logartmica. Observe, por exemplo, que o hidrognio 10.000 (104) vezes mais abundante que o carbono no universo. Finalmente: a abundncia de cada elemento est descrita em relao abundncia do silcio. Por exemplo, para cada milho (106) de tomos de Si, existem 10 milhes (107) tomos de carbono.

O elemento mais abundante exatamente o mais leve e simples de todos, o hidrognio (1H1), com apenas um prton em seu ncleo. A seguir, vem o hlio (4He2), com 2 prtons e 2 nutrons no ncleo. Esses dois elementos so to abundantes que, apesar de serem os mais leves, 98% da massa do universo feita deles. Desses, 73% so de hidrognio e 25% de hlio. O resto s 2% mas claro que muito importante. Afinal, ns somos feitos de carbono, oxignio, clcio, ferro etc. Nas prximas apostilas vamos falar sobre a origem desses elementos. Como veremos, esse assunto est inevitalmente entrelaado com a origem do prprio universo. Antes, porm, quero comentar sobre uma curiosa mancada cometida pelo grande Albert Einstein, o cara que passeia de bicicleta por essas pginas. Einstein, ao desenvolver uma cosmologia associada a sua teoria da relatividade geral, sups que o universo era esttico, imutvel, estando a como sempre esteve, sem comeo nem fim. Desse jeito, o modelo do velho Albert no diferia muito do modelo dos filsofos da antiguidade, como Aristteles, por exemplo. Se o universo fosse realmente assim, nem faria sentido perguntar como ele surgiu. Com todo o respeito que Einstein merece, essa sua cosmologia foi uma tremenda asneira, como ele prprio depois reconheceu. Quem abriu os olhos de Einstein foi uma observao experimental, feita por Edwin Hubble: o universo no tem nada de esttico, mas, est se expandindo. Outros fsicos, entre eles George Gamow, raciocinaram: se o universo est se expandindo, um dia ele deve ter sido bem pequeno, talvez apenas um ponto. Foi ento que surgiu o famoso modelo do "big bang", que ser o assunto de nossa prxima apostila. Como veremos, esse modelo fundamental para explicar como se formara os elementos mais m leves, como o hidrognio e o hlio. Veja que coisa interessante: para entender como se formou a coisa mais enorme que existe, o universo, precisamos saber como se formaram

as mais minsculas, como os ncleos dos tomos. E, o mais import nte, esses modelos, a hoje em dia, deixaram de ser meras especulaes e so objeto de observaces experimentais, cincia da melhor estirpe. Vamos at l.

George Gamow, Fred Hoyle e o big bang


Antes mesmo das observaes de Hubble mostrarem que o universo est se expandindo, os cosmologistas Alexander Friedman e Georges Lematre j teorizavam sobre a possibilidade do espao estar inchando continuamente. Na dcada de 40, o fsico russo George Gamow, levou essa idia at seu extremo: se o universo est inchando, ento, em algum momento do passado, ele deve ter sido bem pequeno, talvez um ponto de enorme densidade e altssimas presso e temperatura. Essa idia, porm, era desagradvel para os ouvidos de quem preferia um universo eterno e imutvel, sem comeo e, principalmente, sem fim.

George Gamow Nessa mesma poca, surgiu uma hiptese alternativa, lanada pelos ingleses Fred Hoyle, Thomas Gold e Herman Bondi. Esses caras, principalmente os dois primeiros, no so nem um pouco tmidos quando se trata de fazer suposies arrojadas. J fizeram vrias. Uma delas diz que o universo est e sempre esteve em um estado estacionrio. O que quer dizer isso? Como no podem negar a evidncia observacional de que o universo est se expandindo, eles afirmam que, apesar dessa expanso, a densidade permanece constante. J que o volume aumenta continuamente, eles propem que a matria est sendo continuamente gerada do nada, com a criao de novos tomos a partir do vcuo.

Fred Hoyle Para quem acha essa histria de matria ser criada do nada difcil de engulir, eles argumentam: quem acredita que o espao est sendo gerado do nada, quando o universo

se expande, pode muito bem aceitar que a matria tambm surge do nada. Ou ainda: em vez de um big bang gigantesco h 15 bilhes de anos, podem estar acontecendo, a todo instante, pequenos big bangs de onde surgem os ncleos necessrios para manter a densidade constante. Na verdade, a criao de matria necessria para isso minscula e, certamente, passaria despercebida dos observadores. Um clculo simples mostra que basta que surja um tomo de hidrognio por sculo para cada 1000 metros cbicos de espao. Bem, as coisas estavam nesse p nas dcadas de 50 e 60. Os fsicos e cosmologistas se dividiam entre as duas propostas e se atacavam mutuamente. O prprio nome do big bang foi lanado por Hoyle, em um programa de rdio, com a inteno de ridicularizar o modelo e seus defensores. Para azar dele, o nome pegou e tornou-se um termo cientfico respeitvel. Mas, o que isso a ver com a origem dos elementos? Tudo a ver, pois se algum dos dois modelos rivais conseguir explicar a origem dos elementos, e essa explicao puder ser testada experimentalmente, a escolha est feita. Inicialmente, Gamow props que todos os elementos, dos mais leves aos mais pesados, tinham se originado nos primeiros instantes do big bang, quando a presso e a temperatura eram suficientemente altas para promover a fuso dos ncleos leves em ncleos mais pesados. Nesse ponto, os clculos emperraram. No dava para responsabilizar o big bang pela criao dos elementos mais pesados. Durante algum tempo a dificuldade de explicar a origem dos outros elementos pesou contra esse modelo, mas, hoje j se tem uma idia mais clara de como resolver esse problema.

Elementos pesados formados nas exploses das supernovas


Uma estrela, em sua vida normal, s consegue produzir ncleos de elementos at o ferro 56. Mas, sabemos que elementos mais pesados existem. O zinco-64 cobre nossos barraces, o bromo-79 est no po nosso de cada dia, a prata-107 e o ouro-197 esto nos bolsos e cofres dos ric os. Sem esquecer nosso querido urnio-238. que existem outros processos, alm da captura de ncleos de hlio. O mais freqente a captura de nutrons. Quando a estrela alcana uma presso bem avantajada, o ferro-56 pode capturar 3 nutrons e virar ferro-59. Esse ferro-59, com 26 prtons e 33 nutrons, instvel, com meia-vida de apenas um ms. Ele emite uma partcula beta (eltron) e vira cobalto-59, com 27 prtons e 22 nutrons. Esse processo de captura de nutrons pode prosseguir at chegar ao bismuto -209. O processo todo leva anos para se completar e, por essa razo, chamado de "processo lento de captura de nutrons", ou, simplesmente, "processo-s", onde a letra "s" significa slow. Mas, esse processo lento s consegue produzir elementos at o bismuto-209. E os outros? E o urnio-238? Os pesades so produzidos por outro processo, o "processo-r", onde o "r" significa rpido. Trata-se de um tipo de captura de nutrons que s pode ocorrer em condies super-especiais, nos momentos finais da vida da estrela, se ela tiver uma massa bem superior massa do Sol. Depois que todos os processos descritos acima, inclusive o lento, se esgotam, a estrela no tem mais como segurar o tremendo arrocho da gravidade. A

massa toda se contrai rapidamente e a densidade no miolo da estrela cresce tanto que os eltrons so engulidos pelos prtons, produzindo nutrons e neutrinos, muitos neutrinos. A estrela vira uma enorme bola de nutrons com densidade semelhante densidade no interior de um ncleo atmico. Nesse ponto, a estrela explode espetacularmente como uma supernova. O drama todo dura poucos minutos e nessa ocasio que se formam os elementos mais pesados, inclusive o urnio-238. Como esse tipo de evento relativamente raro, no de admirar que os elementos pesades sejam to pouco abundantes. Depois que a estrela explode como uma supernova, seu material se espalha pelo espao na forma de enormes nuvens e, eventualmente, chega s outras estrelas e aos planetas, como a Terra, por exemplo. A figura a baixo, mostra a nuvem de matria remanescente de uma famosa supernova que foi observada no ano de 1054.

A formao de elementos intermedirios no centro das estre las


Curiosamente, foi o prprio Fred Hoyle, adversrio ferrenho do modelo do big bang, que comentou que todo o hlio que existe hoje no poderia ter sido gerado nas estrelas. Como ele mostrou, se isso fosse verdade, a energia liberada na formao desses ncleo de s hlio faria com que nossa galxia fosse 10 vezes mais brilhante do que . No entanto, o big bang s produziu o hidrognio, o hlio e uma minscula quantidade de ltio. Com o rpido resfriamento do universo em expanso, no houve tempo nem condies para a sntese dos outros elementos. Mas, claro que eles existem. Ncleos de elementos s podem ser produzidos em locais muito quentes e densos. No universo depois do big bang os nicos lugares com tais caractersticas so os centros das estrelas. De fato, as evidncias espectroscpicas colhidas pelos astrofsicos mostram que os ncleos dos elementos so rotineiramente produzidos nas estrelas. Resta saber como essa produo acontece e como os elementos produzidos conseguem escapar da estrela. Vamos comear descrevendo as reaes. Comearemos falando do chamado "ciclo prton-prton", que o mais simples e equivale ao que ocorreu logo aps o big bang. O mesmo processo pode acontecer no interior de uma estrela, desde que a temperatura l dentro ultrapasse 10 K e a presso seja bem 7 alta. A reao inicial a seguinte:
1

H1 + 1H1 --->

D1 + e + + n + energia

Em bom portugus: dois ncleos de hidrognio (prtons) reagem entre si formando um ncleo de deutrio, liberando um psitron (anti-eltron com carga positiva), um neutrino e

um bocado de energia. O psitron criado logo se junta a algum eltron que esteja por perto (sempre tem um bocado deles) e os dois se aniquilam mutuamente em um festival de radiao de alta energia. O neutrino vai embora e no tem quem o segure, pois ele no interage com ningum. Esse neutrino um personagem curioso, que merece uma narrativa no futuro. S o deutrio sobrevive e ir participar de outras reaes, do tipo que vimos na apostila anterior. No final dessas reaes, surge o hlio-4, ncleo muito estvel, com dois prtons e dois nutrons, nossa conhecida partcula alfa. A enorme energia gerada nessas reaes serve para contrabalanar a gravidade que tenta, sem cessar, esmagar todo o material da estrela. Quando o hlio comea a predominar sobre o hidrognio, a estrela comea a esfriar por falta de combustvel. A parte central se contrai e a presso aumenta. Esse aumento de presso possibilita o surgimento de outros tipos de reao, com a produo de outros ncleos. A reao inicial desse novo processo :
4

He2+ 4He2 ---> Be4 + energia

Formam-se ncleos do elemento berlio-8 e a energia produzida volta a aquecer a estrela at uns 108 K. Como eu j disse, esse berlio-8 extremamente instvel e logo decai. Mas, no centro das estrelas a densidade to grande que muitos ncleos de berlio-8, antes de decairem, conseguem reagir com os abundantes ncleos de hlio formando o -4, carbono-12:
8

Be4 + 4He2 ---> C 6 + energia

12

Por simplicidade, podemos descrever essa sntese do carbono-12 como a juno de 3 ncleos de hlio-4. Esse tipo de mecanismo chamado de "processo alfa", por razes bvias. O processo alfa, caracterizado pela captura de ncleos de hlio-4, pode prosseguir desde que a temperatura no centro da estrela seja suficientemente alta. A seguir, forma-se o oxignio-16:
12

C6 + 4He2 ---> O8 + energia

16

Prosseguindo desse modo, aparecem o neon-20, o magnsio-24 e o silcio-28. Note que as massas desses elementos pulam de 4 em 4, evidenciando que, em cada processo, um ncleo de hlio-4 incorporado. Os ncleos de elementos com massas intermedirias so produzidos por outros tipos de reao, o mais comum sendo a captura de nutrons, prtons ou ncleos de deutrio. No entanto, como o processo alfa de captura de hlio mais freqente, j que existe muito hlio disponvel na estrela, os elementos cuja massa divisvel por 4 so mais abundantes que os outros, como vemos no grfico:

O processo de criao prossegue como descrito acima at formar o ferro-56. O ncleo de ferro-56 tem 26 prtons e 30 nutrons, fortemente ligados uns aos outros. Na verdade, o 56Fe26 tem o ncleo mais estvel de todos os ncleos conhecidos. Essa alta estabilidade representada no grfico abaixo que mostra a energia de ligao por partcula nos ncleos naturais. O ferro ocupa a posio mais alta do grfico.

O ferro-56 to estvel que se recusa a fundir com outros ncleos para formar elementos mais pesados. Como vimos antes, a fuso de elementos leves produz energia. A fuso do ferro com qualquer outro ncleo consome energia, pois resulta em ncleos com menor energia de ligao. Portanto, ao atingir o ferro-56 o ciclo de produo de ncleos sofre

uma parada. No h energia suficiente para sintetizar os elementos mais pesados. A parte central da estrela vai ficando cada vez mais rica em ferro e outros metais parecidos. Esse cerne metlico vai gradualmente resfriando a estrela e o equilbrio com a gravidade comea a falhar. A estrela entra em colapso. A figura ao lado representa, grosseiramente, a situaao da estrela nesse estgio. Restam, agora, dois problemas. Primeiro, de onde vm os elementos mais pesados que o ferro? E depois, como os elementos que j se formaram na estrela conseguem sair dela?

A formao dos elementos leves logo aps o big bang


Os fsicos afirmam que sabem bem direitinho o que aconteceu nos primeiros segundos e minutos aps o big bang. Segundo eles, o universo, nesses instantes iniciais, era essencialmente simples e fcil de ser descrito, pois s continha partculas elementares livres e ftons, tudo em equilbrio trmico. Se voc tem curiosidade de saber o que aconteceu nesses instantes ps-parto, leia o livro "Os trs primeiros minutos", de Steven Weinberg, muito bem cotado nas paradas de sucesso. J nossa narrativa pode comear depois desse terceiro minuto, pois s a partir desse instante os elementos comearam a se formar. George Gamow e seus parceiros inicialmente achavam que os ncleos de todos os elementos poderiam ter se formado logo aps esse terceiro minuto, pois as condies de temperatura e presso eram adequadas. Essas condies esto mostradas no grfico abaixo.

Trs minutos aps o big bang o universo tinha uma temperatura de um bilho de Kelvins. Era feito, praticamente, de nutrons livres e ftons, em equilbrio trmico. S que um nutron livre vive apenas cerca de 10 minutos antes de virar um prton. Desse modo, rapidamente o universo ficou cheio de nutrons e prtons. Como a presso era enorme, um nutron podia reagir com um prton e formar um ncleo de deutrio, que, como voc sabe, um istopo do hidrognio. A figura a baixo mostra alguns tipos de reaes que aconteceram nesses minutos iniciais do universo. Se formaram os ncleos de dois istopos do hidrognio, o deutrio (d) e o trcio (t), e de dois istopos do hlio, o hlio-3 e o

hlio-4. Esse ltimo nossa conhecida partcula alfa, que tem grande estabilidade. Alm dessas reaes, tambm podia ocorrer uma que formava um ncleo de ltio, com 3 prtons. Mas, sua freqncia era baixssima, comparada com as qu atro vistas ao lado. Todas essas reaes liberam energia em forma de radiao gama.

Voc poderia tomar gosto e sair formando outros ncleos, com 5 ou mais partculas. S que a natureza tem seus truques e resolveu que um ncleo com 5 partculas altament e instvel e no sobrevive. O mesmo acontece se juntarmos dois ncleos de hlio para formar um ncleo de massa 8. No existem ncleos de massa 8. Esse capricho da natureza azedou os clculos de Gamow e sua gente. Simplesmente, no d para formar ncleos alm do hlio (e um pouco de ltio), nas condices do big bang. E o resto, de onde vem? O resto vem das estrelas. Qualquer qumico de meia tijela pode calcular quanto hlio, deutrio e trcio devem ter se formado nessas reaes, desde que saiba quantos nutrons e prtons estavam disponveis trs minutos aps o big bang. claro que esse nmero de nutrons e prtons da sopa primordial muito difcil de ser estimado mas, ainda assim, os nmeros relativos dos ncleos leves podem ser facilmente calculados. Desse modo, o modelo do big bang fazia uma previso muito restritiva: para cada 10 ncleos de hidrognio deve haver um ncleo de hlio no universo. Em termos de massa, isso equivale a dizer que cerca de 25% da massa do universo deve ser de hlio. Essa previso bastante restritiva. Se concordar com a observao experimental, o modelo ganha muita credibilidade. Se no, vai para a lata do lixo. Para alegria dos torcedores do big bang, a concordncia excelente, como mostra a figura a baixo, e considerada como uma das mais fortes evidncias da robustez do modelo. Note que praticamente todo o hlio que h no universo foi gerado no big bang. Mas, parte do trcio e do deutrio gerados no big bang foi queimada no interior das estrelas. Realmente, a espectroscopia mostra que h deutrio nas estrelas jovens e quase nenhum nas mais velhas. Esse ajuste foi levado em conta nos nmeros da tabela a baixo.

FORMAO DOS ELEMENTOS QUMICOS


Walter J. Maciel IAG/USP
[Trabalho publicado na Revista USP, no. 62, 66 -73, jun/ago 2004]

INTRODUO: A DISTRIBUIO DOS ELEMENTOS QUMICOS

As abundncias dos principais elementos qumicos tm uma distribuio surpreendentemente semelhante, tanto no sistema solar, como nas estrelas, nebulosas e galxias. A semelhana to grand e que os astrnomos costumam usar como referncia uma distribuio s vezes chamada abundncia csmica, que pode ser vista na figura 1, obtida basicamente a partir de medidas da fotosfera solar, do vento solar e de meteoritos. portanto uma distribuio de abundncias representativa do sistema solar, ressalvando se que, nos meteoritos, elementos volteis como o He e o Ne esto ausentes, ou condensados incompletamente. Analogamente, as camadas externas do Sol e de outras estrelas podem conter subcamadas com propriedades fsicas e composio qumica distintas, como a fotosfera, cromosfera coroa solar e proeminncias. Vemos que os elementos mais abundantes so H e He, seguidos pelo C (Z=6), N (Z=7), O (Z=8), Ne (Z=10), Mg (Z=12), Si (Z=14) e S (Z=16). Para valores maiores de Z as abundncias decrescem, com exceo do 56Fe. Este elemento tem a maior energia de ligao por ncleon e, como veremos, tende a se acumular como um resto das reaes nucleares que ocorrem no interior das estrelas. Podemos notar tambm o aspecto serrilhado da figura 1, devido ao fato de que os elementos com Z mpar tm menor energia de ligao que os de Z par.

Figura 1. Abundncias csmicas, medidas no sistema solar (Sol, vento solar e meteoritos) em funo do nmero atmico Z. As abundncias so dadas pelo nmero de tomos em uma escala onde o hidrognio igual a 12.

Podemos estimar em cerca de 73% a massa do universo visvel constituda de H, 23% de hlio e apenas cerca de 2% para os elementos mais pesados. Esta pequena abundn cia relativa dos elementos com Z>2 esconde sua real importncia. De fato, a maior parte do material de que nosso planeta - e ns mesmos - somos compostos faz parte desta pequena porcentagem. Naturalmente, a semelhana geral das abundncias dos elementos e m objetos de natureza diferente no significa que sua composio qumica seja idntica. De fato, a existncia de algumas variaes sistemticas, ainda que pequenas, a mais poderosa indicao da evoluo qumica que ocorre nas galxias e no prprio universo, desde os seus primrdios. Uma vez que esses objetos sofrem processos de contrao, expanso e rotao desde sua formao, a evoluo qumica est acoplada evoluo dinmica desses sistemas, o que torna seu estudo bastante complexo. Uma parte do estudo da evoluo qumica das estrelas e galxias procura justamente identificar as origens dos elementos qumicos observados no sistema solar, nas estrelas, nebulosas e galxias. Existem ainda muitas lacunas nesse estudo, mas suas linhas gerais esto traada s: os elementos qumicos que hoje observamos nos diversos sistemas fsicos foram formados basicamente por trs grandes classes de processos: a nucleossntese primordial, a nucleossntese estelar e a nucleossntese interestelar.
A NUCLEOSSNTESE PRIMORDIAL

O modelo cosmolgico padro, geralmente aceito com algumas poucas reservas, admite que o universo teve uma fase inicial - o Big Bang caracterizada por uma elevada temperatura e densidade extremamente alta, a ponto de seu estudo necessitar de uma Teoria Fsica Unificada ainda no disponvel. Nas fases iniciais, havia apenas partculas elementares: eltrons, prtons, neutrinos, etc. e radiao, ou seja, ftons. medida que o universo se expandiu, esta radiao sofreu um efeito de diluio, alcanando hoje valores caractersticos da emisso de um corpo negro a 2.7 K, cuja descoberta em 1964 permanece como a principal evidncia observacional em favor do modelo do Big Bang. Nos primeiros instantes do universo, este era dominado pela radiao, situao que se inverteu ao longo do tempo, com a formao de estruturas como as estrelas e galxias e predomnio da matria sobre a radiao. Uma medida adequada da relao entre matria e radiao a razo de brions sobre ftons. No modelo padro, os produtos da nucle ossntese ocorrida nos primeiros instantes do universo - ou nucleossntese primordial dependem essencialmente dessa razo. As fases iniciais, onde havia essencialmente partculas elementares e radiao podem ser caracterizadas por temperaturas maiores o u da ordem de T ~ 10**12 K (l-se "10 elevado a doze", ou seja, o nmero 1 seguido de 12 zeros) e idades menores ou da ordem de t ~ 10** -4 segundos. Com a expanso, a temperatura baixou para valores abaixo de T ~ 10**10 K, iniciando -se a nucleossntese primordial propriamente dita em t ~ 100 s com T ~ 10**9 K, em que as espcies sintetizadas foram o deutrio D (ou 2H), o trtio 3H, e os istopos 3He, 4He e 7Li, ou seja, os principais istopos de elementos leves. O ncleo mais simples (D) produzido em colises de prtons e nutrons, e o 3He formado da captura de um prton pelo deutrio, ou por meio de colises envolvendo dois ncleos de deutrio, que podem tambm dar origem ao trtio. O ncleo de 4He formado basicamente pela captura de um deutrio pelo trtio, ou pela coliso de dois ncleos de 3He. As principais reaes nucleares que ocorrem nesta fase esto ilustradas abaixo.

Note-se que o processo se interrompe com o 7Li, pois, com a expanso, a densidade e a temperatura decrescem rapidamente, no sendo suficientes para novas reaes envolvendo ncleos mais pesados aps t ~1000 segundos. Uma estimativa da quantidade prevista dessas espcies est mostrada na figura 2, em funo da razo de brions sobre ftons, representada pela letra grega "eta". A abundncia de He medida pelo parmetro Yp, ou seja, a abundncia primordial de hlio por massa, de modo que Yp = 0.23 corresponde a 23% da massa total na forma do istopo 4He. As demais abundncias so dadas por nmero de tomos, relativas ao hidrognio .

Os valores atualmente aceitos para o parmetro eta (razo de brions sobre ftons) so da ordem de 3 a 6 10** -10, aproximadamente, de modo que as abundncias previstas para os elementos produzidos pela nucleossntese primordial so bastante precisas. Essas previses tm sido largamente confirmadas por observaes em sistemas antigos, teoricamente os mais adequados para determinar as abundncias primordiais, e tambm pela aplicao de nossos conhecimentos sobre a evoluo galctica, pelos quais podemos interpretar as abundncias observadas e a partir delas inferir os valores das abundncias primordiais, para que sejam comparados com as previses do modelo padro.

Figura 2. Abundncias previstas para os istopos produzidos pela nucleossntese primordial, em funo da razo entre brions e ftons. Yp a abundncia de 4He por massa, D o deutrio e eta a razo de brions sobre ftons.

A NUCLEOSSNTESE ESTELAR

A maior parte dos elementos qumicos que podemos observar originada em processos que ocorrem no interior das estrelas, ou seja, processos de nucleossntese estelar, em que a transformao de um elemento em outro um subproduto da gerao de energia nas es trelas. De maneira geral podemos subdividir esses processos em duas classes, a nucleossntese quiescente, caracterizada pelas reaes nucleares que ocorrem durante a vida de todas as estrelas, e a nucleossntese explosiva, que ocorre somente nos estgios f inais de estrelas de grande massa ou estrelas em sistemas binrios, em exploses de supernovas. Os processos de nucleossntese quiescente correspondem a uma queima nuclear hidrosttica, isto , ocorrem enquanto a estrela est em equilbrio hidrosttico, quando o peso das camadas superiores equilibrado pela presso do gs nas camadas inferiores, onde ocorrem as reaes nucleares. Nessa fase, com durao de vrios bilhes de anos para estrelas com massas prximas do Sol, as dimenses e a temperatura supe rficial das estrelas praticamente no se alteram. Estrelas mais massivas, cujas massas so superiores a dez vezes a massa do Sol, aproximadamente, consomem seu combustvel nuclear muito mais rapidamente, e tm uma durao muito menor do que as de menor massa. Nesse caso, o colapso causado pelo esgotamento do combustvel nuclear extremamente violento, gerando uma intensa instabilidade e uma exploso que ejeta as camadas mais externas da estrela ou mesmo toda ela. A energia gerada nesta exploso extremame nte alta, tipicamente 10**42 a 10**44 J, sendo suficiente para produzir as reaes nucleares que do origem aos elementos mais pesados que o Fe e outros elementos, inclusive alguns formados tambm pelo processo quiescente. Estrelas isoladas precisam ter massas acima de dez massas solares, aproximadamente, para sofrer o colapso que leva ao processo explosivo. No caso de sistemas binrios, o processo pode acontecer com estrelas menos massivas. Parte da massa de uma das estrelas transferida para a outra, geralmente uma estrela colapsada, formando um disco de acrscimo, onde a matria precipitada violentamente, causando a exploso do objeto colapsado. Note-se que os eventos catastrficos que do origem aos elementos mais pesados que o 56Fe devem ser pouco frequentes, uma vez que a abundncia csmica desses elementos muito mais baixa que a dos elementos do grupo do ferro, onde o nmero atmico Z est prximo de 26. Isto pode ser visto na figura 1, e sua explicao dada pela existncia de um nmero pequeno de estrelas de grande massa relativamente s estrelas com massas prximas da massa solar.
QUEIMA DE H

O processo mais simples de nucleossntese quiescente a queima de H com a formao de 4He, que pode ocorrer por meio da cadeia prton -prton ou do ciclo CNO. A cadeia prton-prton ocorre em estrelas com temperaturas centrais da ordem de 10**7 K, aproxima damente, suficientemente altas para que a energia cintica dos prtons possa ultrapassar a barreira coulombiana de potencial repulsivo que existe entre eles. So necessrios quatro prtons para

cada ncleo de 4He produzido, gerando energia, psitrons e neu trinos no processo. o processo padro nas estrelas de baixa massa, e est ocorrendo no Sol h cerca de 4 bilhes de anos, sendo, em ltima anlise, responsvel pela luminosidade solar. Um exemplo das reaes da cadeia prton -prton :

Estrelas mais massivas, com ncleos mais quentes, onde a temperatura alcana valores superiores a 2 10**7 K, transformam H em He por meio do ciclo CNO, desde que haja disponibilidade de 12C no seu interior. Naturalmente, esse carbono no foi produzido na prpria estrela, mas j fazia parte da nuvem interestelar que deu origem a ela, ou seja, o ciclo CNO s pode ocorrer aps algumas geraes de estrelas massivas terem sido formadas e completado seu ciclo de vida. Elementos como 14N e 16O podem tambm ser produzidos nesta fase. Alguns exemplos de reaes do ciclo CNO:

QUEIMA DE He E ELEMENTOS PESADOS

O processo de queima de H ocorre at que esse combustvel se esgote na regio central quente, levando a um colapso desta regio, incapaz de suportar o peso das camadas superiores. H ento um novo aquecimento a temperaturas acima de 108 K, quando o prprio He se funde em 12C, no processo conhecido como triplo -?, por envolver 3 ncleos de hlio, ou seja, 3 partculas alfa:

Nesta fase as camadas externas da estrela se expandem e resfriam, e a estrela torna-se uma gigante vermelha. Dependendo de sua massa, as estrelas podem desenvolver regies com mltiplas camadas em que h reaes nucleares, como por exemplo a queima de 4He em 12C no ncleo e a queima simultnea de 1H em 4He e m uma camada adjacente ao ncleo e um pouco mais fria do que este. Parte do carbono formado pode tambm se converter em 16O, se a temperatura central for suficientemente alta. Estrelas com massas semelhantes do Sol ou maiores, at um limite da ordem de 8 massas solares (uma massa solar igual a 2 10**30 kg), geralmente no conseguem ir alm deste estgio, isto , no podem formar elementos qumicos mais pesados, a no ser nos casos em que fazem parte de sistemas binrios, onde duas estrelas giram muito prximas uma da outra. Acima do limite de 8 massas solares aproximadamente - o valor exato depende da composio qumica - as temperaturas centrais atingem valores acima de 10**9 K e, em seus estgios finais de evoluo, essas estrelas possibilitam a forma o dos elementos mais pesados 16O, 20Ne, 24Mg, 28Si, 32S, 36Ar, 40Ca e alguns de seus istopos. Esses elementos so chamados elementos alfa, pois sua formao d -se pela captura de um ncleo de 4He (uma partcula alfa) por um ncleo mais leve. Alguns exemplos:

Alguns destes elementos podem tambm ser formados na queima de C e O, como nas reaes

No processo de formao de ncleos como 16O, 20Ne, etc., podem ser formados nutrons, utlilizados mais tarde nos processos de nucleossntese explosiva, como veremos. De modo geral, as reaes nucleares so eficientes na fuso de elementos at o 56Fe, isto , incluem tambm 44Sc, 48Ti, 52Cr e 56Fe. Os elementos do grupo do ferro so aqueles mais fortemente ligados, de modo que, acima deste elemento, as reaes deixam de ser exotrmicas, interrompendo-se portanto a fase quiescente de queima nuclear.
PROCESSO-S E PROCESSO-R

Os principais processos de produo dos elementos mais pesados so o processo-s e o processo-r, sendo ambos processos em que ncleos como 56Fe e outros capturam nutrons produzidos nas reaes nucleares em fases evolutivas anteriores. O processo -s (de slow, lento) um processo nucleossinttico de captura de nutrons em que o fluxo de nutrons disponvel no muito alto, como acontece nos est gios finais de evoluo de estrelas de massa intermediria, na fase de gigantes frias, na fase de queima hidrosttica. O processo denominado lento porque ocorre em escalas de tempo longas com relao ao tempo de decaimento beta. Com a captura de um n utron e a liberao de um eltron, o nmero atmico aumenta, repetindo -se o processo at a formao de um novo ncleo estvel. Nesse caso, um ncleo semente como o 56Fe pode capturar nutrons em sucessivas reaes nucleares, formando elementos como Co, Ni, Cu, Zn, etc., indo at o 209Bi, com Z = 83. Para os demais elementos alm do 209Bi necessrio o processo -r (de rpido), em que captura dos nutrons segue -se o decaimento beta. Este processo est associado essencialmente a eventos explosivos energ ticos, caracterizando portanto a nucleossntese explosiva. Pode ocorrer nas exploses de supernovas de tipo II, deixando como remanescente uma estrela de nutrons, ou seja, gerando enormes fluxos de nutrons. Os elementos

produzidos no processo-s podem tambm ser formados no processo-r, mas o processo-r alcana rapidamente os nmeros atmicos mais altos. Alm dos processos s e r, os elementos mais pesados que o ferro podem tambm ser produzidos pelo processo-p, de captura direta de prtons, se a temperatura for suficientemente alta. No sistema solar, os elementos Y, Ba, Sr, Zr, La e Ce so produzidos principalmente pelo processo -s, enquanto que Eu, Dy e Sm so devidos essencialmente ao processo -r. Alguns elementos, como Rb, Pr e Nd so produzidos de maneira semelhante por ambos os processos.
A NUCLEOSSNTESE INTERESTELAR

Podemos observar na figura 1 que os elementos Li, Be e B tm uma abundncia csmica muito baixa, tipicamente 10**5 a 10**6 vezes menor que os elementos vizinhos C, N e O. O istopo 7Li p roduzido na nucleossntese primordial, pelo menos parcialmente, como vimos. Esses elementos leves so destrudos com certa facilidade pelas reaes nucleares que ocorrem nas estrelas, e seus processos de formao nas estrelas no so bem conhecidos. De fato, o 6Li, parte do 7Li, assim como o 9Be, 10B e possivelmente o 11B tm uma origem totalmente diferente, sendo produzidos pelas reaes de espalao que ocorrem no meio interestelar, no que se poderia chamar nucleossntese interestelar. A nossa Galxia, a Via Lctea, tem a forma de um disco, caracterizado por uma espessura da ordem de 1000 parsecs e um dimetro da ordem de 30.000 parsecs (1 parsec = 3 10**13 km). Nessa regio concentra-se o gs e a poeira interestelares, como podemos observar facilmente em outras galxias vizinhas semelhantes nossa. O gs interestelar constitudo principalmente de hidrognio, com uma pequena proporo de elementos mais pesados. A regio interestelar constantemente atravessada pelos raios csmicos, que so prtons, elt rons, ncleos de He e de outros elementos mais pesados, acelerados em exploses de supernovas e outros eventos energticos. O fluxo dos raios csmicos bem medido e sua propagao pela Galxia razoavelmente bem conhecida. As reaes de espalao consistem essencialmente na fragmentao de ncleos pesados que compem os raios csmicos pelas colises com tomos do gs interestelar, ou, inversamente, a fragmentao de tomos pesados interestelares pelas colises com raios csmicos leves. O processo de fragmentao pouco eficiente para a formao de novos ncleos, aplicando se essencialmente aos elementos leves Li, Be e B, cujas abundncias so muito baixas, menores ou da ordem de 10** -10 em relao ao hidrognio. Os demais elementos podem ser produzidos de maneira muito mais eficiente nas estrelas, como vimos, obtendo abundncias muito mais altas. As observaes dos elementos leves nas estrelas geralmente difcil, necessitando de grandes telescpios e detectores de alta resoluo ou observaes feitas no espao, devido justamente sua baixa abundncia, que leva formao de linhas espectrais fracas, facilmente misturadas com linhas dos outros elementos mais abundantes, especialmente nas estrelas mais velhas, de baixa metalicidade. Ainda assim, os resultados obtidos a partir das observaes esto geralmente em bom acordo com as previses dos modelos da interao dos raios csmicos com os tomos do gs interestelar. Embora a maior parte de nosso conhecimento sobre a origem dos elementos se deva a estudos em nossa prpria galxia - a Via Lctea - e em galxias prximas, como Andrmeda e as

Nuvens de Magalhes, recentemente alguns resultados interessantes tm sido apresentados sobre a composio qumica de objetos muito distantes, formados em pocas mais prximas da origem do universo. Esses objetos apresentam grandes desvios para o vermelho, ou redshift, de modo que a radiao emitida por eles levou cerca de 10 bilhes de anos ou mais para nos alcanar. A interpretao desses resultados ainda est em sua infn cia, mas, aparentemente, nos objetos formados em pocas mais prximas ao Big Bang, a formao de estrelas massivas e consequente sntese de elementos pesados foi muito rpida, o que parece necessrio para explicar as abundncias encontradas em sistemas muito antigos.

Anda mungkin juga menyukai