Anda di halaman 1dari 14

Fonte: http://www.bcb.gov.br/?

id=RELINF&ano=2010

Inflao
Em economia, inflao a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porm, popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preos. Inflao o oposto de deflao. Inflao zero, ou muito baixa, uma situao chamada de estabilidade de preos. A palavra inflao utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expanso monetria, o que s vezes visto como a causa do aumento de preos; alguns economistas (como os da Escola austraca) preferem este significado, em vez de definir inflao pelo aumento de preos. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da dcada de 1920 nos EUA referem-se a inflao, ainda que os preos no estivessem aumentando naquele perodo. Mas de um modo geral, a palavra inflao usada como aumento de preos, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distino tambm se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflao: externamente, a inflao se traduz mais por uma desvalorizao da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preos. Um exemplo clssico de inflao foi o aumento de preos no Imprio Romano, causado pela desvalorizao dos denrios que, antes confeccionados em ouro puro, passaram a ser fabricados com todo tipo de impurezas. O imperador Diocleciano, ao invs de perceber essa causa, j que a cincia econmica ainda no existia, culpou a avareza dos mercadores pela alta dos preos, promulgando em 301 um edito que punia com a morte qualquer um que praticasse preos acima dos fixados. A inflao pode ser contrastada com a reflao, que ou um aumento de preos de um estado deflacionado, ou alternativamente, uma reduo na taxa de deflao (ou seja, situaes em que o nvel geral de preos est caindo em uma taxa decrescente). Um termo relacionado desinflao, que uma reduo na taxa de inflao, mas no o suficiente para causar deflao.

Processos inflacionrios
Os processos inflacionrios podem ser classificados, segundo algumas caractersticas como:

Inflao prematura - processo inflacionrio gerado pelo aumento dos preos sem que o pleno emprego seja atendido. Inflao reprimida - processo inflacionrio gerado pelo congelamento dos preos por parte do governo. Inflao de custo - processo inflacionrio gerado pelo aumento dos custos de produo. Por causa de uma reduo na oferta de fatores de produo, o seu preo aumenta. Com o custo dos fatores de produo mais altos, a produo se reduz e

ocorre uma reduo na oferta dos bens de consumo aumentando seu preo. A inflao de custo ocorre ceteris paribus quando a produo se reduz.

Inflao de demanda - processo inflacionrio gerado pelo aumento do consumo com a economia em pleno emprego. Ou seja, os preos sobem por que h aumento geral da demanda sem um acompanhamento no crescimento da oferta. Esse tipo de inflao causada tambm pela emisso elevada de moeda e aumento nos nveis de investimento, pois, ceteris paribus, passa a haver muito dinheiro cata de poucas mercadorias. Uma das formas utilizadas para o controle de uma crise de inflao de demanda, um reduo na oferta de moeda, que gera uma reduo no crdito, e conseqente desacelerao econmica. Outras alternativas so os aumentos de tributos, elevao da taxa de juros e das restries de crdito.

H ainda aqueles que discutem a chamada inflao (por razo) estrutural, proposta pela CEPAL, que tem a ver com alguma questo especifica de uma determinado mercado, como presso de sindicatos, tabelamento de preos acima do valor de mercado (caso do salrio mnimo), imperfeies tcnicas no mecanismo de compra e venda. Outro tipo de inflao, tambm muito danoso, a Inflao Inercial, onde h um crculo vicioso de elevao de preos, taxas e contratos, com base em ndices de inflao passados. Quase na mesma linha, podemos citar ainda a Inflao de Expectativas, consequncia de um aumento de preos provocados pelas projees dos agentes sobre a inflao.

O papel da inflao na economia


Um efeito da inflao de pequena escala que se torna mais difcil renegociar alguns preos, e particularmente contratos e salrios, para valores mais baixos ento com o aumento geral de preos mais fcil para que os preos relativos se ajustem. Muitos valores so bastante inelsticos para baixo, e tendem a subir; logo, os esforos para manter uma taxa zero se o nivel aumenta, iro punir outros setores com queda de preos, lucros e empregos. Por conta disso alguns economistas e executivos vem essa inflao suave como um mecanismo de "lubrificao" do comrcio. Segundo algumas escolas de economia, esforos para manter uma estabilidade completa de preos podem tambm levar deflao (queda constante de preos), que podem ser bastante destrutiva, estimulando falncias, concordatas e finalmente a recesso, que o "descontrole" ou "descomando", da economia, alertado por Keynes, em sua obra que foi editada finalmente em 1936, conhecida desde ento por todos os economistas do "Mundo das Cincias Econmicas". Muitos na comunidade financeira lembram do "risco escondido" da inflao como um incentivo essencial para o investimento, ao invs da simples poupana, riqueza acumulada. A inflao, desta perspectiva, vista como a expresso no mercado do valor temporal do dinheiro ou mais precisamente moeda, no chamado "economs" (linguagem da do mundo da cincia econmica). Ou seja, se um real hoje mais valioso que um real daqui a um ano, devido desvalorizao dos meios de produo, fonte desse real, ento, deve haver uma desvalorizao tambm do real na economia como um todo, no futuro. Desta perspectiva, a inflao representa a incerteza - valorizao de

"algo" que na verdade no existe, ou seja sobre o valor ou "renda, composta da e na moeda no e do futuro". Segundo os economistas da Escola austraca, a inflao (no sentido clssico), provoca efeitos sobre a estrutura de produo da economia. Numa re-acomodao, no que seria uma forma de se fazer algo para a sociedade, redistribuindo rendas e causando uma desproporcionalidade sem rejeio, em relao ao volume de demanda para os vrios setores da economia, o que Keynes, concorda, j que os preos no mudam todos juntos (ceteris paribus); e sim cada um com diferente intensidade economtrica. No caso de inflao monetria, da moeda, em si, em que a moeda injetada no mercado de crdito(que a moeda); o que acaba por se tornar em investimentos ineficientes aos que so criados, e o que leva finalmente, s crises econmicas. A inflao, entretanto, alm destas conseqncias tem vrios outros efeitos crescentemente negativos na economia. Efeitos que se relacionam com o "abatimento" de atividade econmica prvia. Desde que a inflao geralmente resultado de polticas erradas, governamentais; segundo Keynes, para aumentar a disponibilidade de moeda, pois a moeda TEM QUE SER REAL, dessa forma, a contribuio do governo para um ambiente inflacionrio vista como uma variao para mais ou para menos na chamada "taxa sobre a moeda em circulao", o "JURO", como controle ou COMANDO. Com o aumento ou diminuio da inflao; aumenta ou diminui, desse peso, sobre o dinheiro em circulaoisso por sua vez promove um aumento da velocidade, na frmula de Keynes(vide obra), de circulao do dinheiro, mais precisamente ou econometricamente moeda, o que por sua vez refora para mais ou para menos o processo inflacionrio (veja teoria quantitativa da moeda) de Keynes, em um crculo virtuoso ou vicioso, que pode levar hiperinflao ou ao equilbrio.

A crescente incerteza pode desestimular o investimento e a poupana. Redistribuio o Haver redistribuio da renda, que se transfere progressivamente daqueles com rendas fixas (locatrios, por exemplo) para aqueles com rendas mais flexveis. o De modo similar ser beneficiado o indivduo que emprestou dinheiro ou moeda, a uma taxa fixa, pois a poltica, como vimos acima dinmica, e ser prejudicado, na figura do emprestador, que foi surpreendido pela inflao, muitas vezes se suicida, como em 1929. Comrcio exterior: se a taxa de inflao for maior do que a praticada em outros pases, uma tarifa fixa de comrcio ser solapada pelo enfraquecimento da posio do pas na balana comercial. Aumento dos custos relativos a maior velocidade de circulao do dinheiro ou mais precisamente moeda(o exemplo simples das pessoas que precisaro ir mais ao banco). Tambm devem ser considerados os custos, para empresas, da mudana continuada de preos (por exemplo, restaurantes que precisam constantemente refazer seus cardpios, ou cestas de aplicao financeira com vistas ao mundo real e no financeiro, com sua "ciranda"). hiperinflao: ou "ciranda"(vide processo hiperinflacionrio da Nova Repblica Brasileira(1985- 1995), onde, se a inflao ficar totalmente fora de controle, interfere pesadamente no funcionamento normal da economia; prejudicando sua capacidade REAL da oferta de bens.

Numa economia em que alguns setores so "indexados" ou "REALIZADOS ou CORRIGIDOS, quanto inflao e outros no, ... - a inflao age como uma redistribuio em sentido dos setores indexados(O REAL, que verdadeiramente est crescendo) e afastando-se dos setores no-indexados(os FALSOS, super valorizados, uma vez que a Economia se apresenta INVERTIDA, procure entender usando Clculo Matemtico, em quadrantes diferentes de desenvolvimento Econmico). Por conta destes efeitos nefastos(em quadrantes diferentes, usando-se Matemtica e o Clculo da Econometria), os bancos centrais costumam definir a estabilidade de preos como um objetivo primordial de suas polticas, com uma inflao perceptvel, mas baixa, como ideal. Por outro lado, segundo alguns economistas de formao heterodoxa, tais como Celso Furtado, a inflao no um fenmeno meramente monetrio: sua raiz est na questo distributiva, como Keynes tambm afirma, entre os grupos sociais de uma economia. Isto , a inflao de preos o meio pelo qual os grupos sociais ligados s atividades produtivas dispem para ampliar a sua apropriao do acrscimo de renda criado no processo de crescimento econmico, levando a economia para novos equilbrios distributivos entre esses grupos. Conforme o argumento de Furtado, se a inflao fosse um efeito meramente monetrio e neutro em relao ao lado real da economia (o lado da produo de bens e servios), sem afetar a distribuio de renda, o aumento generalizado de preos deveria ocorrer de forma proporcionalmente simtrico para todos os setores da economia e no o que empiricamente comprovado, defendendo a teoria de Keynes.

[editar] Medio da inflao


A medio da inflao feita atravs de uma grandeza denominada ncleo da inflao: mede o que os economistas chamam de "corao da inflao". O Banco Central do Brasil utiliza o modelo de mdias aparadas: ou seja, excluem-se as altas e baixas mais expressivas. Em outras palavras, todo o ndice bom, o segredo cientfico, da verdade cientfica est em no ficar mudando de indicador(palavras do Ministro Delfim Neto) pois mais cedo ou mais tarde ser corrigido esse ndice pelo levantamento cientfico dos valores, pelos rgo cientficos competentes. Um outro modelo o utilizado pelo FED (o banco central americano): aqui, so excludos do clculo os preos de itens mais sujeitos a choques de custo, como alimentos e energia.

Histrico do Quadro Inflacionrio no Brasil


Os ndices de inflao no Brasil so medidos de diversas maneiras. Duas formas de medir a inflao ao consumir so o INPC, aplicado a famlias de baixa renda (aquelas que tenham renda de um a seis salrios mnimos)e o IPCA, aplicado para famlias que recebem um montante de at quarenta salrios mnimos. At 1994 a economia brasileira sofreu com inflao alta, entrando num processo de hiperinflao na dcada de 80. Esse processo s foi interrompido em 1994, com a criao do Plano Real e a mudana da moeda para o real (R$), atual moeda do pas.

Atualmente a inflao controlada pelo Banco Central atravs da poltica monetria que segue o regime de metas de inflao.

[editar] ndices da inflao (IBGE)

Grfico inflao no Brasil entre 1930 e 2005


Dcada de 1930 = mdia anual de 6%; Dcada de 1940 = mdia anual de 12%; Dcada de 1950 = 19% Dcadas de 1960 e 1970 = 40% Dcada de 1980 = 330% o Nota = Entre 1985 e 1994 as taxas da inflao no Brasil foram altas. Entre 1990 a 1994 =mdia anual de 764% Entre 1995 a 2000 = mdia anual de 8,6% Ano de 2004 = 7,60% Ano de 2005 = 5,69% (IPCA): limite mximo na meta oficial = 7%; objetivo do governo = 5,1%;

Especificamente, temos o seguinte quadro inflacionrio pelo IPCA cheio, no perodo 1998-2009:

1998 = 1,65% 1999 = 8,94% 2000 = 5,97% 2001 = 7,67% 2002 = 12,53% 2003 = 9,3% 2004 = 7,6% 2005 = 5,69% 2006 = 3,14% 2007 = 4,46% 2008 = 5,90% 2009 = 4,31% 2010 = 5,91%

A moeda nacional do Brasil mudou de nome vrias vezes, principalmente nos perodos de altos ndices de inflao. Na maioria das renomeaes monetrias, foram cortados

trs dgitos de zero, estratgia esta que impediu que um quilo de carne custasse cerca de quatro milhes de unidades da moeda vigente, por exemplo.

At 1942: Real (Ris) De 1942 a 1967: cruzeiro De 1967 a 1970: cruzeiro novo De 1970 a 1986: cruzeiro De 1986 a 1989: cruzado De 1989 a 1990: cruzado novo De 1990 a 1993: cruzeiro De 1993 a 1994: cruzeiro real e Unidade Real de Valor (URV) De 1994 at hoje: Real

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infla%C3%A7%C3%A3o

ndices de inflao do Brasil


IGP
ndice Geral de Preos, calculado pela Fundao Getulio Vargas (doravante FGV). uma mdia ponderada do ndice de preos no atacado (IPA), com peso 6; de preos ao consumidor (IPC) no Rio de Janeiro e So Paulo, com peso 3; e do custo da construo civil (INCC), com peso 1. Usado em contratos de prazo mais longo, como aluguel..

IPA
ndice de Preos por Atacado, calculado pela FGV, com base na variao dos preos no mercado atacadista. Este ndice calculado para trs intervalos diferentes e compe os demais ndices calculados pela FGV (IGP-M, IGP-DI e IGP-10) com um peso de 60%[1].

IGP-DI
ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna, da FGV, ndice que tenta refletir as variaes mensais de preos, pesquisados do dia 01 ao ltimo dia do ms corrente. Ele formado pelo IPA (ndice de Preos por Atacado), IPC (ndice de Preos ao Consumidor) e INCC (ndice Nacional do Custo da Construo), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. O ndice apura as variaes de preos de matrias-primas agrcolas e industriais no atacado e de bens e servios finais no consumo.

IGP-M
ndice Geral de Preos do Mercado, tambm produzido pela FGV, com metodologia igual utilizada no clculo do IGP-DI. A principal diferena que, enquanto este abrange o ms fechado, o IGP-M pesquisado entre os dias 21 de um ms e 20 do ms seguinte.

Foi criado por solicitao de entidades do setor financeiro que, diante das mudanas freqentes promovidas pelo governo nos ndices oficiais de inflao na dcada de 80, desejavam um ndice com mais credibilidade e independncia. O contrato de prestao de servios entre essas entidades e a FGV foi celebrado em maio de 1989. [2]

IGP-10
ndice Geral de Preos 10, tambm da FGV, elaborado com a mesma metodologia do IGP e do IGP-M, mudando apenas o perodo de coleta de preos: entre o dia 11 de um ms e o dia 10 do ms seguinte.

IPC-RJ
ndice preos ao Consumidor - Rio de Janeiro, ndice que considera a variao dos preos na cidade do Rio de Janeiro, calculado mensalmente pela FGV e que toma por base os gastos de famlias com renda de um a 33 salrios mnimos [3].

IPC-Fipe
ndice de Preos ao Consumidor da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas, ndice da Universidade de So Paulo (USP), pesquisado no municpio de So Paulo, que tenta refletir o custo de vida de famlias com renda de 1 a 20 salrios mnimos, divulga tambm taxas quadrissemanais.No clculo so utilizados sete grupos de despesas: habitao (32,79%), alimentao (22,73%), transportes (16,03%), despesas pessoais (12,30%), sade (7,08%), vesturio (5,29%) e educao (3,78%).O IPC/FIPE mede a variao de preos para o consumidor na cidade de So Paulo com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salrios mnimos. Os grupos de despesas esto compostos de acordo com o POF (Pesquisas de Oramentos Familiares) em constante atualizao. A estrutura de ponderao atual restrita a assinantes e pode ser verificada no portal da FIPE aps a assinatura semestral. De maneira geral a ponderao similar ao INPC/IBGE e IPCA/IBGE. O perodo de pesquisa das variaes de preos ocorre a partir do primeiro ao ltimo dia de cada ms. A publicao dos ndices ocorre normalmente no perodo de dez a vinte do ms subseqente. A FIPE divulga tambm as variaes de preos das ltimas quatro semanas imediatamente anteriores. Deste modo este ndice "evita" sustos e indica tendncias fortes das variaes de preos principalmente da camada de renda da populao analisada. A FIPE divulga o IPC desde Fevereiro de 1939. O ndice de Preos ao Consumidor do Municpio de So Paulo o mais tradicional indicador da evoluo do custo de vida das famlias paulistanas e um dos mais antigos do Brasil. Comeou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Diviso de Estatstica e Documentao da Prefeitura do Municpio de So Paulo. Em 1968, a responsabilidade do clculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econmicas da USP e, posteriormente em 1973, com a criao da FIPE, para esta instituio.

IPC-IEPE
O ndice de Preos ao Consumidor do Centro de Estudos e Pesquisas Econmicas da UFRGS pesquisado no municpio de Porto Alegre, com 281 itens com grande frequncia de compra. O IPC/FIPE mede a variao de preos para o consumidor na

cidade de So Paulo com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salrios mnimos. Os grupos de despesas esto compostos de acordo com o POF (Pesquisas de Oramentos Familiares) em constante atualizao. A estrutura de ponderao atual restrita a assinantes e pode ser verificada no portal da FIPE http://www.fipe.com.br aps a assinatura semestral. De maneira geral a ponderao similar ao INPC/IBGE e IPCA/IBGE. O perodo de pesquisa das variaes de preos ocorre a partir do primeiro ao ltimo dia de cada ms. A publicao dos ndices ocorre normalmente no perodo de dez a vinte do ms subseqente. A FIPE divulga tambm as variaes de preos das ltimas quatro semanas imediatamente anteriores. Deste modo este ndice "evita" sustos e indica tendncias fortes das variaes de preos principalmente da camada de renda da populao analisada. A FIPE divulga o IPC desde Fevereiro de 1939. O ndice de Preos ao Consumidor do Municpio de So Paulo o mais tradicional indicador da evoluo do custo de vida das famlias paulistanas e um dos mais antigos do Brasil. Comeou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Diviso de Estatstica e Documentao da Prefeitura do Municpio de So Paulo. Em 1968, a responsabilidade do clculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econmicas da USP e, posteriormente em 1973, com a criao da FIPE, para esta instituio.

ICV-DIEESE
ndice do Custo de Vida, publicado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos), tambm medido na cidade de So Paulo e que reflete o custo de vida de famlias com renda mdia de R$ 2.800 (h ainda ndices para a baixa renda e a intermediria).

INPC
ndice Nacional de Preos ao Consumidor, mdia do custo de vida nas 11 principais regies metropolitanas do pas para famlias com renda de 1 at 8 salrios mnimos, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Compe-se do cruzamento de dois parmetros: a pesquisa de preos de nove regies de produo econmica, cruzada com a pesquisa de oramento familiar, (POF) que abrange famlias com renda de 1 (um) a 6 (seis) salrios mnimos. Algumas regies e suas ponderaes:

So Paulo - 28,46% Rio de Janeiro - 12,52% Belo Horizonte - 11,36% Salvador - 9,10% Porto Alegre - 7,83% Recife - 7,10% Braslia - 6,92% Fortaleza - 5,61% Belm - 4,20%.

IPCA
ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo, tambm do IBGE, calculado desde 1980, semelhante ao INPC, porm refletindo o custo de vida para famlias com renda mensal de 1 a 40 salrios mnimos. A pesquisa feita em 11 regies metropolitanas,

tendo sido escolhido como alvo das metas de inflao ("inflation targeting") no Brasil [4] . o ndice oficial de inflao do governo.

INCC
ndice Nacional de Custos da Construo, um dos componentes das trs verses do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mode-obra no setor. Utilizado em financiamento direto de construtoras/incorporadoras [5].

CUB
Custo Unitrio Bsico, ndice que reflete o ritmo dos preos de materiais de construo e da mo-de-obra no setor, que calculado por sindicatos estaduais da indstria da construo, chamados de Sinduscon, e usado em financiamentos de imveis. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndices_de_infla %C3%A7%C3%A3o_do_Brasil

Inflao de 2010 a maior dos ltimos seis anos


A inflao de 2010 fechou em 5,91%, o maior ndice desde 2005. Em 2004, o percentual foi de 7,6%. Mas est dentro da margem programada pelo governo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a inflao de dezembro fechou com alta de 0,63%. Os dados foram revelados nesta manh de sexta-feira (7). O governo estipulou uma inflao entre 2,5% e 6,5% e ficou em 5,91%, muito prximo ao limite superior estabelecido. Segundo o IBGE, a causa da inflao muito prxima da meta mxima foi a alta dos alimentos, que ficaram 10,39% mais caros em 2010, contribuindo com 2,5% para o nmero final da inflao. Porto Alegre foi a capital que teve o menor crescimento no preo dos alimentos e das bebidas no ano 7,53% e Curitiba foi a que registrou o maior aumento nos mesmos itens, com 13,14%. O menor ndice de inflao foi no setor das comunicaes, com 0,88%. Fonte: http://sul21.com.br/jornal/2011/01/era-previsto-mas-inflacao-de-2010-e-a-maiordos-ultimos-seis-anos/

Inflao fecha 2009 com alta de 4,31%

Menor ndice desde 2006 refletiu impacto da crise e redues de impostos


Dados divulgados ontem pelo IBGE revelam que a inflao oficial do Brasil o ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano passado com alta de 4,31%, a menor inflao desde 2006. O secretrio de Acompanhamento Econmico do ministrio da Fazenda, Antnio Henrique Silveira, afirmou que a inflao ficou absolutamente enquadrada e que, em 2010, o IPCA deve seguir comportado, tendendo ao centro da meta, de 4,5%. Para Silveira, a queda no IPCA no ano passado refletiu o impacto da crise internacional nos preos das matrias-primas que tm importante impacto na inflao brasileira e que puxaram a inflao de 2008 e tambm as desoneraes tributrias setoriais (como em eletrodomsticos) realizadas pelo governo para enfrentar a crise. A inflao de 2009 ficou absolutamente no script, refletindo a queda nos preos das commodities, que tambm deu um alvio para a indstria como todo. A folga no IPI para eletrodomsticos tambm contribuiu, mostrando que a poltica foi acertada e que as desoneraes, pelo menos em parte, foram repassadas aos consumidores acrescentou. O secretrio destacou a queda dos preos de produtos de siderurgia, refletindo a combinao da queda no preo do minrio de ferro usado na produo de ao e do carvo, alm da drstica reduo na demanda internacional, impactada pela crise. http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp? uf=2&local=18&source=a2776812.xml&template=3898.dwt&edition=13911&section= 129

Os viles da inflao

Foto: FELIPE RAU/AGNCIA ESTADO

Commodities agrcolas fazem o ndice oficial chegar a 6,3%em 12 meses, aproximando-se perigosamente do teto da meta do BC
24 de Abril de 2011 s 08:27 247_ A palavra de origem inglesa e foi incorporada com muita facilidade ao vocabulrio do mercado de capitais. Commodity ou no plural commodities representa as mercadorias que so comercializadas em larga escala entre pases e, geralmente, so negociadas em bolsas de valores. Existem as commodities agrcolas, representadas pela soja, caf, milho, acar e outros. Commodities metlicas a exemplo do ouro, cobre, alumnio etc. Commodities energticas como o petrleo, o etanol, eletricidade e assim por diante. O que traz mais a palavra para o nosso dia-a-dia o noticirio. As commodities esto sendo apontadas como as vils do aumento da inflao no mundo. Principalmente, entre os pases emergentes a exemplo da China e do Brasil. No pas asitico, a alta dos preos atingiu nveis histricos. O ndice de preos ao consumidor (CPI, na sigla em ingls) subiu 5,4% em maro no pas, a maior alta desde julho de 2008. Aqui no Brasil, a inflao oficial verificada pelo IPCA, o ndice de Preos ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE, chega a 6,3% no acumulado de 12 meses.

quase o teto da meta do governo de 6,5%. O centro desta meta de 4,5% com margem de alta e de baixa de 2%. Por isso, a situao preocupante. O economista Andr Perfeito, da Gradual Investimentos, explica que a alta da inflao motivada por dois fatores. Um deles o crescimento na atividade dos pases emergentes. Isso leva a um aumento natural do consumo por commodities pela populao. Com demanda maior, os preos tendem a subir. O segundo motivo menos direcionado s commodities e sim poltica monetria. Aps a crise financeira de 2008, os Estados Unidos adotaram uma poltica expansionista em que o governo coloca mais dlares no mundo para forar a queda na cotao internacional. Desta forma, reduz as dvidas que tm no exterior, mas prejudica outros pases na chamada Guerra Cambial. Outras moedas ficam mais valorizadas que o dlar. Alm disso, o custo de produo nos outros pases fica maior, h reduo da oferta interna e, com economia aquecida, a grande procura por produtos gera alta dos preos. Neste contexto, os especuladores do mercado de capitais aproveitam para obter ganhos com os emergentes. Grandes fundos de investimentos apostam no aumento da procura por commodities pelos pases emergentes. Aplicam nos contratos futuros de commodities nas bolsas de mercadorias em todo o mundo pressionando a alta exagerada das cotaes dos produtos. Apesar da palavra especuladores parecer pejorativa, no estamos falando de viles. O processo especulativo no negativo. Trata-se, apenas, de agentes do mercado procura de oportunidades de negcios. Algo normal., afirma Perfeito. Turbulncias polticas e catstrofes ambientais tambm agravam a situao. Andr Perfeito lembra a tenso na Lbia que elevou o preo do petrleo no mercado internacional. O pas grande exportador desta commodity e, com a produo ameaada, os investidores especulam o aumento do preo do barril. Alm disso, o terremoto e o tsunami no Japo que provocaram vazamentos de radiao em usinas nucleares colocaram em cheque a segurana oferecida por esta fonte de energia. Isso faz os preos de outras commodities de energia, como o petrleo e o carvo, ficarem ainda mais elevados. http://www.brasil247.com.br/pt/247/economia/1659/Os-vil%C3%B5es-da-infla %C3%A7%C3%A3o.htm

Inflao atinge maior percentual dos ltimos seis anos


Resultado est prximo ao patamar de 2008, quando o cenrio era de forte presso inflacionria. A expectativa para inflao de 2011 de 5,32%. Da Redao redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter) O principal ndice de inflao do Brasil, o ndice de Preos ao Consumidor Amplo IPCA, encerrou o ano de 2010 com uma alta acumulada de 5,91% o maior percentual dos ltimos seis anos.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 07, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. O resultado ficou bem acima do registrado em 2009, quando o ndice subiu 4,31%, e est prximo ao patamar de 2008, quando fechou em 5,90%, em um cenrio de forte presso inflacionria. O aquecimento da economia brasileira, com desemprego em queda e renda em alta, alm da valorizao de algumas commodities agrcolas no mercado internacional, so apontados como as principais razes da retomada da inflao em 2010. Para este ano, a expectativa do mercado de que a inflao continuar preocupando e dever ser um dos principais desafios da equipe econmica do governo Dilma Rousseff. Os economistas ouvidos pelo boletim Focus, do Banco Central, prevem um IPCA de 5,32% em 2011. MOTIVOS Os economistas apontam duas razes, em especial, para o crescimento da inflao: o aquecimento da economia brasileira e a alta dos preos dos alimentos no mercado internacional. No primeiro caso, a explicao est relacionada a fatores internos. O Brasil foi um dos pases que mais rpido saiu da crise financeira internacional, com a melhora de diversos indicadores j em 2010. Com desemprego em queda e renda em alta, os brasileiros voltaram a consumir no ano passado. Em um ano, o nvel de crdito no pas cresceu 20%, chegando a 46,3% do Produto Interno Bruto PIB. A alta dos preos tambm reflexo desse aquecimento da demanda, em meio ao crescimento econmico do pas, diz a economista Ariadne Vitoriano, da Rosenberg & Associados. Mas a inflao brasileira em 2010 no foi influenciada apenas pelo lado da demanda. A valorizao das principais commodities agrcolas no mercado internacional tambm tem contribudo para alimentos mais caros. A cotao do caf em gro, por exemplo, ficou 37% maior em um ano, enquanto o acar subiu 29% nos mercados internacionais. Informaes de portal Terra e BBC http://novohamburgo.org/site/noticias/geral/2011/01/07/inflacao-atinge-maiorpercentual-dos-ultimos-seis-anos/

Inflao de 2005 a menor dos ltimos sete anos


Blumenau - A inflao de dezembro em Blumenau foi de 0,06%, acumulando 5,86% em 2005. O ndice de Variao Geral de Preos, calculado pelo IPS da FURB, ficou abaixo do esperado, somando a menor inflao anual da cidade dos ltimos sete anos. Em 2004 foi de 9,01% e antes disso, em 1998, o IVGP havia variado apenas 0,62%. Dos 25 subgrupos pesquisados, oito registraram alta, treze permaneceram estveis e quatro variaram negativamente. As variaes de destaque no ano, acima da mdia, foram Servios de Vesturio (+25,01%), Servios Domsticos (+15,38%), Servios Mdicos (14,47%), Alimentao Fora do Lar (+13,14%), Servios de Recreao

(+11,11%), Servios de Manuteno de Veculo (+9,44%), Materiais de Escritrio (+9,31%), Servios Pblicos (+8,63%), Produtos Panifcio (+8,33%), Medicamentos (+7,89%) e Servios de Educao (+7,39%). J as variaes de destaque no ano, abaixo da mdia, foram Gs (-2,58%), Fumo (-1,09%), Servios de Esttica (0,00%), Eletrodomsticos (+1,13%), Alimentos Industrializados (+2,27%), Produtos de Higiene (+2,32%), Alimentos In-Natura (+2,48%) e Utenslios para o Lar (+2,74%%). De acordo com o economista Pedro Paulo Wilhelm, o mais provvel que a tendncia atual seja mantida durante o primeiro semestre de 2006, o que significa uma queda gradual e lenta do ndice acumulado dos 12 meses para o nvel de +5,3%. Cesta bsica O custo mdio atual da cesta bsica de R$ 151,18, o que significa um aumento de +0,48% em dezembro e um acumulado de 11,44% no ano. O valor continua relativamente inferior a 2004. Na poca consumia 52,18% do salrio mnimo e hoje representa 50,39%. As principais variaes de alta no custo da cesta no ano foram Feijo Preto (+44,4%), Tomate (+35,0%), Acar (+27,4%), Caf Modo (+14,7%), Po(mistura) (+12,0%), Leite (+8,7%) e a Batata inglesa (+8,0%). As baixas mais expressivas foram Arroz (27,1%), leo de Soja (-13,9%), Margarina (-12,7%) e Farinha de Trigo (-0,7%). Fonte:Furb http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/01/10/452112/inflao-2005-e-dosultimos-sete-anos.html

Anda mungkin juga menyukai