Anda di halaman 1dari 3

1

Universidade FUMEC www.fumec.br

LABORATRIO DE ANLISE DO COMPORTAMENTO


Responsvel: Profa.Hrika de Mesquita Sadi

...por mais que sejamos levados a imaginar um laboratrio como um local especial, repleto de materiais e equipamentos, no o local e sua infraestrutura que definem um laboratrio,mas sim sua relativa capacidade de gerar conhecimento cientfico fidedigno. (MATOS e TOMANARI, 2002,p.10)

O Laboratrio de Anlise do Comportamento (LAC) tem como objetivo fundamental ser um espao para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extenso, que articuladas entre si, vm contribuir para a formao do estudante, a produo de conhecimento cientfico e a soluo de problemas da comunidade. O LAC tem como um de seus objetivos atender disciplina Processos Psicolgicos Bsicos C- Aprendizagem, em sua parte prtica, propiciando aos alunos do curso de Psicologia da FCH-FUMEC o treino de habilidades necessrias para a realizao de pesquisa bsica envolvendo a utilizao do mtodo experimental, como tambm possibilitar a demonstrao emprica de processos bsicos de aprendizagem envolvendo o comportamento operante (condicionamento operante, extino operante, discriminao e generalizao de estmulos, reforamento intermitente, entre outros). As aulas prticas no laboratrio so de fundamental importncia para uma efetiva e integral aprendizagem, por parte do aluno, dos Princpios Bsicos da Anlise do Comportamento, desenvolvendo experimentao concomitantemente s aulas tericas. Nestas aulas, o aluno tem a oportunidade de aprender a observar o comportamento, a maneira de registr-lo, a manipular variveis e verificar os efeitos que estas exercem sobre o comportamento do sujeito experimental. Alm de desempenhar um papel fundamental na consolidao da compreenso dos princpios bsicos que influenciam o comportamento, as atividades prticas so tambm um momento de propiciar condies para o desenvolvimento de postura e pensamento cientficos no aluno, contribuindo para sua formao como pesquisador.

Universidade FUMEC www.fumec.br

O LAC possui potencial para desenvolver diversas atividades de Pesquisa e Extenso, no apenas no mbito da disciplina ou do curso de Psicologia, mas promovendo atividades interdisciplinares com grupos de outros cursos tanto da prpria FCH como de outras unidades pertencentes Universidade. Com alunos com postura cientfica, capazes de formular problemas de pesquisa e trabalhar com o mtodo experimental, com os equipamentos existentes e professores com slida formao em pesquisa, o LAC se apresenta como um espao promissor para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extenso interdisciplinares trabalhando em parceria com outros laboratrios da universidade, podendo tambm fazer parcerias com

laboratrios de outras instituies de ensino. O LAC um espao aberto a os todos alunos e professores da universidade que se interessem em participar de grupos de estudo, atividades de pesquisa e extenso, com temticas no apenas restritas Anlise do Comportamento, como tambm de carter interdisciplinar. objetivo do LAC que suas atividades culminem em produtos finais passveis de serem comunicados comunidade cientfica em encontros e congressos. Fotos:

Laboratrio de Anlise de Comportamento

Universidade FUMEC www.fumec.br

Laboratrio de Anlise de Comportamento Laboratrio de Anlise de Comportamento

Laboratrio de Anlise de Comportamento Laboratrio de Anlise de Comportamento

Anda mungkin juga menyukai