Anda di halaman 1dari 18

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 FORMAO DAS MONARQUIAS EUROPEIAS MODERNAS

Trabalhando com o dicionrio


Pginas 3 - 4

Trabalhando com dicionrio. Os dicionrios e as enciclopdias so importantes instrumentos de pesquisa para identificao das palavras desconhecidas, possibilitando ainda a ampliao do vocabulrio. Nesta atividade, pea aos alunos que registrem o significado dos termos selecionados e a fonte de pesquisa das palavras relacionadas ao tema que estamos estudando. a) A Reconquista dos territrios que hoje correspondem Pennsula Ibrica, regio localizada no Sudoeste da Europa e habitada por povos que os gregos chamavam de Iberos, ocorreu por obra de cristos ibricos que ocupavam as terras ao Norte, onde estavam os reinos de Leo, Castela, Navarra e Arago. Os territrios foram reconquistados dos mouros, designao dada ao antigo habitante rabe-berbere do Norte da frica, da qual deriva a palavra mourejar (trabalhar muito), de onde vem tambm mourisco (estilo artstico muulmano da Pennsula Ibrica). c) Monarquias Nacionais so regimes polticos baseados no poder do rei, que surgem na Europa com o renascimento comercial e urbano e tm por caracterstica a centralizao poltica e a busca da expanso do poder real por meio do domnio de rotas de comrcio e territrios. Tal advento consequncia da crise do feudalismo e integra as transformaes que marcam a passagem da Idade Mdia para a Idade Mdia europia.

Pgina 4 - 6

1. Pea aos alunos que leiam as palavras que destacaram e o significado que encontraram como forma de verificar se realizaram adequadamente a atividade.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

Como os termos podem variar, a correo coletiva da atividade se faz necessria e uma boa oportunidade de socializar entre os alunos diferentes termos. 2. Este exerccio prprio para mostrar aos alunos que a estrutura de um texto muito importante e, em especial, e neste caso, que a ideia central traduzida por uma frase que apresenta a mensagem que o/s autor/es pretende/m levar a seus leitores. Ao destacar as ideias centrais de um texto, o aluno vai compreender a relao entre o contedo e a estrutura do texto, e as ideias secundrias que possibilitam ao leitor dominar o tema central e, por conseguinte, redigir um ttulo para o texto. 3. Sugesto de ttulo: A Reconquista e a formao de Portugal e Espanha.

Leitura de Mapas
Pgina 6 - 7

1. Os alunos devero identificar dois ttulos: (1) A Reconquista da Pennsula Ibrica (1080-1492) e (2) A Pennsula Ibrica Hoje. 2. a) Os alunos devero registrar que os perodos dos mapas so: 1.150, sculo XII, 1.275, sculo XIII, hoje, sculo XXI. Tambm podero citar o perodo de 1080, sculo XI, a 1492, sculo XV. b) Os reinos de Portugal, Leo e Castela, Navarra, Arago e os domnios muulmanos no mapa de 1.150. No mapa de 1.275 aparecem os mesmos reinos cristos, e os domnios muulmanos se restringem ao Reino Mouro de Granada. No mapa atual, A Pennsula Ibrica Hoje, aparecem os territrios de Portugal e da Espanha. c) Indica que, alm de uma disputa territorial, tambm havia divergncia por causa da religio, cristos contra muulmanos. d) A ampliao do domnio cristo e a gradual expulso dos muulmanos da Pennsula Ibrica, com a tomada de Granada, ltimo reduto muulmano na Pennsula Ibrica. 3. Os mapas apresentam o processo de expulso dos muulmanos da Pennsula Ibrica, resultando dessa expulso a formao dos reinos cristos que daro origem a Portugal e Espanha. A Guerra de Reconquista termina em 1492.
2

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

Sntese de texto
Pgina 7 - 9

Ajude os alunos a selecionar no livro didtico um texto sobre como ocorreu a formao de Portugal. preciso orient-los para: registrar as referncias bibliogrficas do livro que contm o texto escolhido; listar as ideias centrais e as palavras-chave do texto; destacar os conceitos; sintetizar as ideias principais, seguindo a lgica estruturadora do texto; centrar-se no que for essencial em termos de informao para compor a sntese. Para o desenvolvimento do tema Formao de Portugal, muito importante contemplar as seguintes ideias centrais: Portugal no fim da Idade Mdia; A Pennsula Ibrica nos sculos VIII a XIII; A Reconquista da Pennsula Ibrica; A herana dos rabes em Portugal; A unificao de Portugal.

Palavras-chave: Pennsula Ibrica, rabes, reinos cristos, mouros, Leo, Castela, Navarra e Arago. Conceitos: Formao e Unificao de Portugal. Sugesto de uma sntese de texto: A formao de Portugal Grande parte da Pennsula Ibrica, no sculo VIII, era dominada por rabes. Os reinos cristos ocupavam as terras ao Norte: Leo, Castela, Navarra e Arago. A partir do sculo XI, os cristos ibricos comearam a lutas de Reconquista. O rei de Castela e Leo, Afonso VI, com apoio dos nobres da Frana, conquistou terras dos muulmanos. No sculo XII, os exrcitos do nobre Afonso Henriques, senhor do Condado Portucalense, conquistaram Lisboa (1147).
3

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

Em 1179 Portugal foi reconhecido pelo papa como monarquia independente.

Pgina 10 - 12

1. Pea aos os alunos que pesquisem em dicionrios, enciclopdias, sites de busca e no livro didtico palavras da lngua portuguesa que tm origem rabe. Para enriquecer a pesquisa, pea a eles para anotar as palavras e fazer desenhos ou colar imagens para ilustr-las. As palavras do portugus que tm origem rabe geralmente so identificadas com o prefixo al, por exemplo: alfinete; alface; alicate; almofada; algodo; aldeia; alfaiate; almoxarifado; algarismo; lcool, mas podemos destacar tambm: azeite; azulejo; arroz; laranja; abbora; tapete; oxal; xadrez; javali; garrafa, entre outras. 2. A expresso Reconquista utilizada para indicar a retomada das terras que eram dos cristos e passaram a ser dominadas pelos rabes, a partir do sculo VIII. Em geral, est presente na Histria escrita pelos vencedores. muito interessante explicar que os muulmanos chamaram a sua luta de Guerra Santa. 3. Alternativa c. 4. Alternativa e. 5. Alternativa e.

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 OS FUNDAMENTOS TERICOS DO ABSOLUTISMO E AS PRTICAS DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS

Pgina 13

1. O Absolutismo pode ser considerado como a forma de poder caracterstica do Estado Moderno. Se na Idade Mdia a influncia real era limitada e os nobres e o clero detinham parcela considervel de fora, o perodo moderno viu a consolidao do poder absoluto do rei. Mesmo no caso dos pensadores catlicos, que enfatizavam a tradio medieval, o poder absoluto era uma novidade e representava a forma de Estado que subsistir at o limiar da poca contempornea, quando sero institudos regimes parlamentares, pondo fim ao poder absoluto. O ocaso do Absolutismo variou de pas a pas. O primeiro a sair do poder absoluto para a forma contempornea de Estado, fundada na representao parlamentar, foi a Inglaterra, com a Revoluo Gloriosa (1688), mas o grande paradigma da mudana foi a Revoluo Francesa, de 1789. Alguns regimes absolutistas persistiram na Europa at o sculo XX, como foi o caso da Rssia Czarista, cujo predomnio s foi abolido em 1917, com a Revoluo Russa. 2. Tericos. So os pensadores do Absolutismo que tentaram resolver questes relativas centralizao poltica por meio de teorias que demonstrassem o bom funcionamento da sociedade. Uma primeira escola procurou explicar o poder por meio do Direito Natural, que se inspirava, de alguma maneira, no antigo ius gentium dos antigos latinos. Segundo os jusnaturalistas, como eram chamados, haveria leis universais que deveriam governar os Estados em suas relaes com os sditos e com os outros Estados. A segunda escola fundava suas consideraes no direito divino dos reis, uma teoria de origem medieval, que considerava os reis como ungidos por Deus. Ambas as teorias, contudo, consideravam que o poder deveria estar na mo de um nico senhor, uma autocracia. O soberano devia ter poder absoluto e inconteste, da o nome Absolutismo. Entre eles destacaram-se Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.
5

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

Pgina 13 - 15

Nesta atividade, os alunos vo trabalhar as biografias de dois dos principais tericos do Absolutismo: Jacques Bossuet e Thomas Hobbes, pois tal forma de estudo pode ser um interessante instrumento para a compreenso do contexto scio-histrico de produo dos autores por meio da compreenso: da sua insero em um segmento social especfico, parte integrante da complexidade constitutiva de uma poca; das influncias em sua formao; do contexto familiar; do contexto religioso etc.

Nessa perspectiva, vamos discutir com os alunos que tipo de informao biogrfica pode contribuir para a contextualizao de um autor e da sua obra. Ser muito importante trabalhar os principais conceitos para a anlise do tema, selecionar os grupos, organizar o cronograma e encaminhar o roteiro da pesquisa biogrfica dos tericos que trataram do poder absoluto. Podem-se solicitar alguns pontos comuns para a organizao dos dados biogrficos, como: ano de nascimento e de falecimento; lugar em que viveu; contexto poltico e religioso da poca; principais atividades e formao (onde estudou e como foi a sua vida de estudante); principais obras; teorias que defendia; curiosidades sobre cada um.

Agora, preciso orientar os grupos de alunos para iniciar as leituras e pesquisas em enciclopdias, no livro didtico e em sites especializados sobre o tema, organizando fichas em papel-carto, papel sulfite ou papel-jornal, com as informaes recolhidas e um retrato ou pintura da pessoa que est sendo pesquisada. Ao finalizar a atividade, solicite a apresentao dos dados pesquisados em uma roda de discusso sobre as
6

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

teorias defendidas por esses pensadores e encaminhe perguntas para os diferentes grupos, de modo que haja participao de todos os seus alunos. Jacques Bossuet (1627-1704), bispo francs, pode ser considerado como a

soluo catlica para os dilemas da poca. Grande conhecedor do grego e do latim, Bossuet estudou com os jesutas e buscou na tradio o fundamento do poder absoluto dos reis, que remontaria ao perodo dos antigos soberanos de Israel ungidos por Deus, Davi e Salomo. Tambm os governantes romanos e depois os reis medievais exerciam o poder por graa de Deus. Dessa forma, rebelar-se contra o poder do rei significava revoltar-se contra Deus. A monarquia absolutista de direito divino devia, portanto, guiar e proteger a sociedade. O grande terico do jusnaturalismo foi Thomas Hobbes (1588-1679). Para

Hobbes, dois eram os impulsos humanos: o medo da morte e o desejo de poder. Sendo assim, os seres humanos, deixados merc das prprias paixes, seriam levados mais a comportamentos contrrios vida em sociedade, propensos violncia, brutalidade e mesmo misantropia ou ao egosmo. Deixados livres, os homens viveriam em guerra permanente e, portanto, com insegurana e falta de perspectivas. A soluo, portanto, s poderia ser a formulao de um contrato social que deixasse a autoridade em uma nica pessoa, que garantisse a segurana de todos os sditos. O soberano absoluto teria a fora para aplacar os egosmos individuais e coletivos e estabeleceria a paz, trazendo segurana para todos. Segundo a teoria de Hobbes, o autocrata poderia ser um rei, mas poderia ser tambm um governante escolhido para governar um ditador. O fundamento do poder no estaria na tradio, mas na convenincia de se ter um soberano absoluto, para o bem de todos. Essa viso, proveniente de ambientes protestantes, desvencilhava-se, portanto, das justificativas fundadas na tradio, que seriam favorecidas pelos tericos catlicos.

Trabalhando com texto e imagem


Pgina 16 - 17

1. O autor do documento Jacques Bossuet, bispo francs que era o professor do filho de Lus XIV. 2. Sugesto: O poder do rei absolutista.
7

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

3. Jacques Bossuet, importante terico do Absolutismo, justificava a origem do poder do rei com base na teoria do direito divino dos reis, segundo a qual o rei recebia o poder de Deus e, portanto, era seu representante na Terra. 4. Pea aos alunos para pesquisar em seu prprio livro didtico, estimulando-os a verem esse material como fonte de pesquisa permanente. Diga-lhes tambm para que faam registros autorais, evitando a simples cpia. As respostas devem justificar o poder dos reis; o rei, segundo a teoria do direito divino, estava acima da sociedade e da Igreja; a religio do rei era a dos seus sditos; a teoria justificava as perseguies religiosas a quem se opunha religio do monarca. O rei era considerado, ento, o representante de Deus na Terra. 5. a) A pintura, de 1701, que retrata o rei Lus XIV com trajes de sua coroao, chama ateno por seus detalhes, como, por exemplo, o manto de pele de arminho, que representa proteo e pureza, bordado com flores-de-lis, smbolo da monarquia francesa; o cetro, em sua mo, representa o poder poltico; a coroa, do lado esquerdo, smbolo da realeza; e o trono, que revela o lugar da autoridade do rei. b) O rei Lus XIV adotou o Sol como smbolo de seu poder, razo pela qual ficou conhecido como o Rei-Sol, pois, assim como o Sol, ele irradiava luz (e poder) a todos os que estavam sua volta: a nao, a corte e os sditos. c) O rei da Frana Lus XIV considerado por muitos estudiosos como o

representante mximo do Absolutismo. A afirmao do rei O Estado Sou eu revela um sistema poltico centralizado, que demonstra que o poder do rei estava acima da Igreja e da sociedade.

Pgina 18

1. Alternativa e. 2. A partir dos sculos XVII e XVIII, as prticas absolutistas passam por modificaes caracterizadas, em especial, pelo uso da razo e da cincia nas aes de governo. 3. Alternativa c.

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A REFORMA E A CONTRARREFORMA

Pgina 20

1.Sem um Estado forte, como havia sido o romano, a Igreja passou a ser referncia universal. A frase faz meno teoria do direito divino dos reis. 2. Reformar significa modificar, adaptar, alterar. Estimule os alunos a buscar o significado da palavra no dicionrio. 3. Reforma. O principal movimento reformista comeou no interior da prpria Igreja. O monge Martinho Lutero, em 1517, props que a venda de indulgncias fosse discutida. Depois, rompeu com Roma e fundou as bases do Protestantismo: leitura da Bblia, alfabetizao dos fiis, interpretao direta das Escrituras, fim do sacerdcio e introduo de pastores com estrutura hierrquica fraca. As prprias igrejas despojaram-se das imagens de santos, pois se considerava o culto aos santos algo supersticioso e contrrio ao Monotesmo. O servio religioso livrou-se de todo aparato, na lngua do povo e no em latim, sem confisso nem comunho. Essa revoluo foi combatida pela Igreja, de incio com os meios tradicionais, a comear pela excomunho dos hereges. No entanto, o movimento ganhou o apoio de alguns grupos, que viram na nova denominao religiosa uma maneira de livrar-se do poder do clero. A adeso dos poderosos facilitou a difuso da nova ordem, com a converso fora dos catlicos. Seguiu-se uma verdadeira guerra entre protestantes e catlicos. Outros pregadores inspiraram-se em Lutero e criaram igrejas reformadas nos mais diversos lugares da Europa. Contrarreforma. A Igreja Catlica reagiu Reforma com a Contrarreforma. Diante dos avanos do Protestantismo em diversos reinos europeus, a Igreja convocou o Conclio de Trento (1545-1563). Os cardeais foram encarregados pelo papa Paulo III (1534-1549) de discutir os rumos da Igreja e tratar de questes que iam das indulgncias perda de fiis para a Reforma. Os cardeais reafirmaram os principais dogmas questionados pelos protestantes: a salvao por aes e f (no apenas f,
9

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

como queriam os reformistas), a transubstanciao do corpo e do sangue na hstia, o culto aos santos e as procisses, a venerao da Virgem Maria. Entre as novidades, encomendou-se a elaborao de um Catecismo, que consolidava os ensinamentos tradicionais da Igreja. A organizao da Igreja foi revista. Aprimorou-se a formao do baixo clero, as funes superiores (bispados) passaram a submeter-se menos aos ditames dos poderosos locais e, no geral, houve uma centralizao do poder da Cria Romana. E as ordens religiosas tornaram-se importantes instrumentos para a consolidao da reao catlica, em especial a Companhia de Jesus (Jesutas).

Pginas 21- 22

a) Indulgncia. o perdo dos pecados cometidos na vida terrena, concedido aos cristos pela autoridade mxima da Igreja Catlica, o papa, mediante a compra da indulgncia. b) Index. O Index Librorum Prohibitorum, ou Index ("ndice dos Livros Proibidos" ou "Lista dos Livros Proibidos"), foi criado como uma das medidas do Conclio de Trento (1545-1563), com base em uma lista de livros de leitura proibida para os catlicos, que inclua obras inteiras ou algumas cujas pginas deveriam ser retiradas, e sua suspenso pela Igreja s ocorreu em 1966, quatro sculos depois. c) Martinho Lutero. Nascido na Alemanha em 1483, tornou-se monge da ordem agostiniana e em 1507 foi ordenado padre. considerado o precursor da Reforma na Europa, ao questionar discusses sobre a venda de indulgncias e alguns dogmas da Igreja Catlica. Em 1517 afixou na Catedral de Wittenberg uma carta com 95 teses criticando a venda de indulgncias pela Igreja. Ento, foi excomungado pelo papa Leo X e expulso da Igreja Catlica. Na ocasio, refugiou-se no castelo de Frederico da Saxnia, onde iniciou a traduo da Bblia do latim para o alemo. Faleceu em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos. d) Predestinao. Predestinao um conceito teolgico que gerou inmeras controvrsias, em particular na Histria do Cristianismo. Em geral, a predestinao significa que Deus tudo sabe e prev e que alguns esto predestinados salvao e

10

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

outros perdio. Constitui parte importante de movimentos reformistas, como o Calvinismo. e) Conclio de Trento. A palavra conclio significa reunio, conselho, assemblia, neste caso de autoridades catlicas presidida pelo papa. Ante o avano do Protestantismo, a Igreja Catlica convocou um conclio em Trento, cidade italiana, de 1545 a 1563, para rever as doutrinas e prticas, de modo a fazer frente aos movimentos reformistas. Foram tomadas medidas contra a corrupo na Igreja Catlica e introduziram-se o Catecismo (1568), o Missal Tridentino (1570) e uma edio revisada da Bblia em latim (Vulgata Clementina, de 1592). O combate ao Protestantismo foi muito fortalecido pelo Conclio de Trento. Conclio, palavra que faz referncia reunio de autoridades catlicas sob a presidncia do papa, em que se discutem assuntos relacionados doutrina da Igreja.

Leitura e Anlise de imagem


Pgina 22

A imagem apresenta Lutero afixando as 95 Teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Pea aos alunos que observem a imagem e, com base nas informaes histricas sobre a Reforma e a Contrarreforma, escrevam um ttulo. Sugesto: Lutero e as 95 Teses.

Resumo hierarquizado
Pginas 23 - 24

Nesta atividade o objetivo levar o aluno a elaborar uma sntese do texto sobre a Reforma, tendo como modelo a estrutura de um resumo hierarquizado. Para facilitar, retome com os alunos as etapas para a montagem de um resumo hierarquizado: 1. Martinho Lutero. 1.1 Em 1517 props a discusso sobre as vendas de indulgncias. 1.2 Rompeu com Roma depois de ser excomungado e fundou as bases do Protestantismo.
11

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

2. As propostas do Protestantismo.

2.1 Alfabetizao dos fiis para a leitura da Bblia. 2.2 Fim do sacerdcio. 2.3 No utilizar o latim, acabar com a confisso e a comunho em seus cultos. 3. A Contrarreforma. 3.1. Reao da Igreja Catlica contra o avano do Protestantismo. 3.2. Convocao do Conclio de Trento (1545-1563). 3.3. Reafirmao dos dogmas da Igreja Catlica. 3.4. Elaborao de um catecismo. 3.5. Criao da Companhia de Jesus. 4. Os conflitos entre catlicos e protestantes. 4.1. Batalhas entre catlicos e huguenotes. 4.2. Massacre de So Bartolomeu (24 de agosto de 1572). 4.3. Henrique IV (1589-1610) converteu-se ao Catolicismo, mas permitiu a liberdade religiosa aos protestantes pelo dito de Nantes.

Pgina 26

1. Tomando por base os estudos realizados neste bimestre, o aluno deve apresentar como crtica o abandono dos ideais dos primeiros cristos, tais como a valorizao da humildade, a crena na igualdade entre todos, na prtica da caridade e na boa conduta moral. 2. O Conclio de Trento, 1545-1563, ao impedir a venda de indulgncias, buscou mostrar o fim da corrupo na Igreja Catlica e procurou afirmar que o princpio da salvao pela f e pelas boas obras garantia a continuidade das doaes de seus fiis.

Pgina 26 - 27

1. Alternativa a. 2. Alternativa b. 3. Alternativa e.


12

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 EXPANSO MARTIMA NOS SCULOS XV E XVI

Pginas 27 - 28

2. Entre os fatores fundamentais que podem ser considerados desencadeadores da Expanso Martima ocorrida nos sculos XV e XVI podemos destacar: a formao das Monarquias Nacionais, a aliana entre o rei e a burguesia, a poltica econmica dos Estados Modernos, o mercantilismo e a centralizao poltica promovida pelo Estado Nacional. 3. Sugesto de ttulo: A Europa Ocidental e a Expanso Martima.

Pginas 28 - 29

Esta pesquisa tem como objetivo buscar informaes sobre o cotidiano a bordo das naus durante as viagens martimas, que podem ser apresentadas em tpicos, segundo os temas pesquisados. Como curiosidade, conte aos alunos que cada tripulante tinha direito a uma cota mensal de alimentos, e apenas ao capito e aos comandantes era permitido consumir ovelhas e galinhas, por exemplo, levadas na viagem. A gua doce era armazenada em tonis e, em geral, em razo do tempo, ficava com um gosto horrvel e um cheiro ftido, e para melhorar seu sabor misturava-se vinho. As caravelas passaram por vrias mudanas ao longo do tempo e, usualmente, possuam a seguinte estrutura: quilha, casco, convs, proa, popa, tolda, mastro grande, verga, vela latina grande, leme, amarras, ncora, cabos, amurada, mastro da mezena e vela latina. A tripulao das embarcaes era formada por vrias pessoas de diferentes origens sociais, que desempenhavam uma srie de atividades, e suas funes eram as de, por exemplo, capito-mor, capito, piloto, guarda, barbeiro, timoneiro, marujos,
13

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

comerciantes, religiosos, carpinteiros, cartgrafo, ferreiros, veleiro, pajens e grumetes, em geral garotos que eram responsveis pela limpeza do convs, por iar as velas e cuidar da organizao das cordas, entre outras funes.

Exerccios
Pgina 30 - 34

1. O astrolbio um antigo instrumento astronmico utilizado para localizar o Sol

e as estrelas no cu. Ao se colocarem os componentes mveis em determinada data, a posio dos astros estar representada. O astrolbio martimo servia para determinar a latitude de um barco no mar, por meio da medida da altitude do Sol ao meio-dia e da altitude meridiana de uma estrela cuja trajetria seja conhecida. Permitia viagens martimas em alto-mar. A bssola o instrumento que define a direo dos pontos cardeais e a sua

agulha sempre indica o polo magntico do Hemisfrio Norte. Originalmente uma inveno chinesa, foi aperfeioada pelos portugueses para o uso em navegao, ao ampliar o nmero de divises de 24 para 36, para aumentar a sua preciso. O quadrante, um instrumento nutico antigo, de 1460, era usado para tomar a

altura dos astros. Era um quarto de crculo, com graus de 0 a 90. O quadrante permitia determinar a latitude entre o ponto de partida e o lugar onde estava o barco, tomando-se por base a altura da Estrela Polar ou de um astro qualquer ao cruzar o meridiano do lugar. A balestilha um instrumento para navegao nutica, fundamental para a

expanso martima moderna, utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro e, dessa forma, determinar os pontos cardeais. A caravela foi o tipo de embarcao que permitiu as grandes viagens ocenicas

da poca moderna. Desenvolvida pelos portugueses, era uma embarcao que pesava entre 50 e 100 toneladas, com cerca de 30 metros de comprimento. Com dois a quatro mastros, era pequena para os padres modernos, mas conseguiu seguir viagens por todo o mundo e cruzar guas profundas. O sextante um instrumento nutico usado para medir a abertura angular entre a
14

vertical de um astro e o horizonte para fins de posicionamento do navio no globo.

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

Um sistema de dupla reflexo, formado por um espelho mvel e um espelho fixo, permite fazer coincidir as imagens do horizonte visual e do objeto observado. O sextante martimo permite realizar medies angulares com exatido. O portulano um antigo sistema de localizao de portos (da o nome

portulano) em uma representao grfica ou figurada, aperfeioado e utilizado pelos portugueses desde o sculo XIII. Anteriores s longitudes e latitudes, os portulanos permitiam a navegao apenas com o uso de bssolas e foram importantes para as viagens costeiras. A vela latina era uma vela triangular ou quadrangular, com um dos lados preso

em mastro e que trabalha no sentido proa-popa. A inclinao da vela latina permitia navegar contra o vento, o que foi fundamental para as grandes navegaes ocenicas. 2. Novamente sugerimos que os alunos sejam estimulados a pesquisar em seu livro didtico. Como conseqncia das Grandes Navegaes eles devero apontar a descoberta de novos territrios e a ampliao da noo geogrfica de mundo, o aumento dos domnios reais, a descoberta de novos povos, desconhecidos para os europeus, como tambm a obteno de novas riquezas. 3. Bartolomeu Dias. Em 1487/1488, o navegador portugus Bartolomeu Dias

conseguiu dobrar o Cabo das Tormentas, que depois recebeu o nome de Cabo da Boa Esperana. Vasco da Gama. Em 1498, Vasco da Gama, contornando o continente africano,

descobriu um novo cominho para as ndias. Pedro lvares Cabral. Capito-mor da expedio martima portuguesa que partiu

no dia 9 de maro de 1500 da Praia do Restelo, s margens do Rio Tejo, em Lisboa, em uma frota composta de treze embarcaes que tinha como objetivos fundar

feitorias, efetivar novas ocupaes e ampliar os negcios com o Oriente. Afastou-se da rota de Vasco da Gama, direcionando-se para o Sudoeste e chegando ao litoral de Porto Seguro, em 22 de abril de 1500. Cristvo Colombo. Navegador genovs que embarcou no Porto de Palos, na

Espanha, a 3 de agosto de 1492, buscando uma nova rota de comrcio para as ndias,

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

navegando a oeste, e que acreditava que chegaria ao Oriente. No dia 12 de outubro de 1492 chega a um novo continente, onde aportou em uma ilha das Antilhas,

chamada pelos nativos de Guanaani, e retorna para a Espanha acreditando ter descoberto um novo caminho para as ndias.

Pgina 34 - 35

Pea aos alunos que inicialmente se renam em duplas para escolher um tema sobre a Expanso Martima, que dever ser utilizado para a produo de uma histria em quadrinhos. Ser importante que os alunos levem para a sala de aula revistas de histrias em quadrinhos, para analisar a estrutura das mesmas. Se for necessrio, leve uma revista em quadrinhos para classe e mostre a sequncia como, em geral, elas so organizadas. preciso faz-los notar que as histrias em quadrinhos tm como elementos principais os personagens, o tempo, o espao e a ao e, para isso, necessrio identificar alguns elementos com a moldura da histria chamada de quadro. Cada quadrinho corresponde a uma cena e, em seu conjunto, eles formam uma histria sequencial. muito importante nesta atividade de aprendizagem delimitar o nmero de cenas, que podem ser desenhadas em oito a dez quadrinhos. Para facilitar a estrutura narrativa do texto, sugira que organizem um rascunho da histria em quadrinhos baseado na escolha do tema. Saliente aos alunos a importncia da criao das falas dos

personagens nos chamados bales. Mostre ainda que existem diversos tipos de bales, como, por exemplo, o da fala, o do sussurro, o do grito e o do pensamento, e que tambm se pode colorir o balo. Existe ainda o recurso de representao dos sons, e destes um dos mais comuns o de barulho de alguma coisa batendo: blan. Outro recurso utilizado nas histrias em quadrinhos o de transportar para um objeto o sentido de uma palavra ou frase, dando a essa frase um sentido figurado, figura de linguagem conhecida como metfora. Em geral, nas histrias em quadrinhos as metforas so visuais e indicam um sentimento ou acontecimento, como, por exemplo, o corao que salta da boca de um marinheiro que vai avisar ter visto sinais de terra
16

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

vista. No se esquea de solicitar aos alunos para desenharem representaes caractersticas para compor as cenas como nuvens, sol, estrelas, gua, aves, matas, montes e embarcaes. Em um segundo momento, oriente o trabalho das duplas para seleo de cenas, dilogos, criao dos personagens e finalizao da histria em quadrinhos. Uma tcnica muito eficaz para a organizao dos personagens que podero compor as cenas como, por exemplo, uma viagem buscando uma nova rota de comrcio utilizar as diversas situaes em que eles esto envolvidos tiradas de recortes prontos que ajudaro a formar as diferentes cenas da histria. Verifique os rascunhos dos alunos, dando sugestes e elogiando as iniciativas tomadas pelos grupos, antes que os mesmos sejam passados para as folhas de sulfite, papel canson, papel-jornal ou papel-carto. Finalize a atividade com uma apresentao das histrias em quadrinhos, que, aps avaliao, podero ser expostas no mural da classe ou da escola.

Pgina 37 - 38

Nos sculos XV e XVI, a pimenta-do-reino era utilizada, principalmente, para disfarar o gosto da carne e melhorar seu sabor.

A canela, casca seca de uma rvore do Sul da ndia, era muito usada por causa de seu aroma perfumado, especialmente em doces.

O cravo usado como tempero desde a Antiguidade, e o boto de sua flor ser era usado na China, no s como condimento para doces, mas tambm como medicamento, como, por exemplo, para prevenir o mau hlito. Viajantes rabes vendiam cravo na Europa, desde os tempos do Imprio Romano.

O gengibre uma planta asitica, difundida no mundo todo a partir da poca moderna, graas s grandes navegaes. Teve sempre muitos usos medicinais, alm de alimentares. No perodo moderno, serviu para curar muitas doenas, na sia, na Europa e no continente americano.

O cominho uma planta cujas sementes so usadas em gros como especiaria, tanto na cozinha como na cura de doenas. Seu alto teor de clcio contribuiu para sua fama de planta rejuvenescedora.
17

GABARITO

Caderno do Aluno

Histria 6a srie/7ano Volume 2

O aafro uma especiaria com aplicaes medicinais, e como a maioria das

especiarias usada desde a Antiguidade. De cor amarela, de onde parece derivar o nome (que significaria amarelado), foi muito usado na culinria oriental, da Prsia ao mundo rabe.

Pginas 38 - 40

1. Os europeus j navegavam em mares internos, como o Mediterrneo, mas no possuam tecnologia suficiente para sair para o mar aberto. Assim, no sabiam o que haveria mais alm do Oceano Atlntico. Inicialmente, poucos navegadores voltavam das viagens, e ento muitas lendas e seres fantsticos povoavam o imaginrio a respeito do Oceano Atlntico, como monstros marinhos, ms que puxavam as embarcaes para o fundo e precipcios, por isso o nome Tenebroso, que significa coberto de trevas, obscuro e desconhecido. 2. Alternativa b. 3. Alternativa a. 4. Alternativa d.

18

Anda mungkin juga menyukai