Anda di halaman 1dari 14

Frmulas Qumicas

Uma frmula qumica uma representao de um composto qumico. Por exemplo, a frmula qumica da gua H2O. A frmula qumica sendo uma representao de um composto qumico pode nos fornecer algumas informaes sobre a substncia que ela representa. Por exemplo a frmula da gua H2O. Nesta frmula Aparecem letras e nmero. As letras representam os elementos qumicos que se unem para formar a molcula de gua. O nmero subscrito chamado de ndice e indica a quantidade de tomos do elemento presente em cada molcula. No exemplo da molcula de gua, H2O, significa que cada molcula de gua constituda por dois tomos de hidrognio e 1 tomo de oxignio. interessante notar que o nmero 1 omitido. Com estudo mais aprofundado sobre Qumica a frmula tambm nos diz o tipo de ligao qumica que ocorre entre os tomos formadores da substncia, a que tipo de funo qumica a substncia pertence. Neste caso a representao H 2O chamada de frmula molecular. Existem outros tipos de representao:


onde os eltrons Frmula eletrnica ou de Lewis da ltima camada do tomo so representados por pontos () ou x ao redor do smbolo do elemento qumico. Exemplo:

Os eltrons da ltima camada, camada de valncia, do oxignio foram representados por () e do hidrognio por (x). Outro tipo de representao a frmula estrutural plana onde os pares de eltrons que estabelecem a ligao qumica so representados por traos ( ). Exemplo: Repare-se que os eltrons que no estabelecem a ligao qumica no precisam ser representados. Existem outros tipos de frmulas. Tomando por exemplo CH4 Na frmula molecular temos que colocar a prpria frmula qumica CH4

Na frmula eletrnica, deve-se separar os dois componentes, e uni-los no desenho pelos eltrons que eles esto compartilhando H HCH H

Na frmula estrutural tambm chamada de frmula de Couper, deve-se retirar os pontos e colocar "traos"

H | H- C -H | H

Mas podem haver ligaes PI, e isso significa que pode estar acontecendo uma ligao dupla ou tripla.
Frmulas Qumicas

Frmula qumica representa o nmero e o tipo de tomos que constituem uma molcula. Os tipos de frmulas so: molecular, eletrnica e estrutural plana. a) Molecular: a representao mais simples e aponta apenas quantos tomos de cada elemento qumico que constitui a molcula. Exemplos: H2O (gua), CO2 (gs carbnico).

b) Eletrnica: essa frmula indica os eltrons da camada de valncia de cada tomo e a formao dos pares eletrnicos, e tambm os elementos e o nmero de tomos envolvidos. conhecida tambm como frmula de Lewis. Exemplo: H O H (gua). c) Estrutural plana: indica as ligaes entre os elementos, cada par de eltrons entre os tomos representado por um trao. Conhecida tambm como frmula estrutural de Couper. Exemplos: HOH O=C=O gua gs carbnico Observe que o par de eltrons pode ser compartilhado formando ligaes simples, duplas ou triplas. Um exemplo de ligao tripla:
N N gs nitrognio

Clculos de Frmulas

CLCULOS DE FRMULAS

Duas importantes tarefas que fazem parte do dia-a-dia dos qumicos so:
y

determinar a composio de uma substncia, isto , a quantidade de tomos de cada elemento presente no agregado atmico da substncia; calcular as quantidades de reagentes, que sero consumidos, e produtos, que sero obtidos numa reao qumica. No primeiro caso se deseja conhecer a frmula da substncia. No segundo, utilizando o clculo estequiomtrico, os qumicos podem prever o quanto de substncia, em massa ou volume,

deve ser utilizada, ou ser obtida, numa reao realizada em laboratrio ou numa indstria qumica.
y

CLCLOS DE FRMULAS

Frmula a representao grfica da composio de uma substncia. Vrios tipos de frmulas so utilizadas. As teorias que explicam a formao das ligaes qumicas permitem prever a frmula molecular, estrutural e eletrnica de uma substncia molecular e a frmula emprica de uma substncia inica. Estudaremos de que maneira possvel, atravs da anlise de dados experimentais, determinar a frmula molecular de uma substncia e outros tipos de frmulas como a centesimal e a mnima.
Frmula ou composio centesimal

Frmula centesimal (ou percentual) indica a percentagem, em massa, de cada elemento que constitui uma substncia. A frmula centesimal, em outras palavras, nos indica a massa (em gramas) de cada elemento presente em 100 gramas de substncia. A determinao experimental da frmula centesimal de uma substncia feita atravs de reaes de sntese ou de decomposio. Reao de sntese aquela na qual uma substncia formada a partir de seus elementos. Exemplo 1 Sntese da gua: H2 + O2 => H2O; sntese de dixido de enxofre: S + O 2 => SO2. Reao de decomposio aquela onde uma substncia composta origina substncias mais simples. Exemplo 2 decomposio da gua oxigenada: H 2O2 => H2O + O2;

decomposio da amnia: 2NH 3 => N2 + 3H2. Para exemplificar como a frmula centesimal pode ser calculada tomemos como exemplo a gua. Uma das propriedades da gua ser decomposta em seus elementos constituintes atravs da passagem de corrente eltrica. Experimentalmente verifica-se que 900 gramas de gua, ao serem decompostas, originam 100 gramas de gs hidrognio e 800 gramas de gs oxignio. Utilizando a lei de Proust, podemos calcular as massas de hidrognio e oxignio formadas pela decomposio de 100 gramas de gua: gua => hidrognio + oxignio 900 g 100 g Matematicamente temos: Repetindo esse procedimento para o oxignio temos: y = 88,9 g Clculos mostram que cada 100 gramas de gua formada por 11,1 gramas de hidrognio e 88,9 gramas de oxignio. A frmula centesimal da gua : H 11,1% O 88,9% Exemplo 3 A frmula centesimal de uma substncia tambm pode ser calculada teoricamente. Para isso necessrio conhecer a massa molecular da substncia. Para o caso do cido sulfrico , H 2SO4, temos: elemento massa atmica 1 16 32 Contribuio do elemento para a massa molecular 2 64 32 Composio centesimal (%) x y z 100 g x 800 g y

H O S

Massa molecular = 2 + 64 + 32 = 98

Utilizando a lei de Proust e realizando as propores:

para o hidrognio x = 2 x 100/98 = 2,0% para o oxignio y = 64 x 100/98 = 65,3% para o enxofre z = 32 x 100/98 = 32,7% Portanto, a frmula centesimal do cido sulfrico : H 2,0%; S 65,3%; O 32,7%
Frmula mnima ou emprica

Frmula mnima (ou emprica) indica a proporo, expressa pelos nmeros inteiros, entre os tomos presentes num agregado atmico, ou ons num agregado inico. Conhecendo-se quanto de cada elemento est presente numa determinada amostra de substncia, possvel calcular sua frmula mnima. Assim, sabendo-se que 560 gramas de buteno so formadas por 480 gramas de carbono e 80 gramas de hidrognio, o clculo da frmula mnima deve ser assim realizado:
y

calcular o nmero de mols de cada tipo de tomo presente na amostra de substncia,

para o carbono temos: 12 g a massa de 1 mol de tomos; 480 g a massa de x mol de tomos; para o hidrognio temos: 1 g a massa de 1 mol de tomos; 80 g a massa de y mol de tomos;
y

determinar a relao entre os tomos do elemento. Neste exemplo, verificamos que a proporo entre os tomos de carbono e hidrognio 1 para 2 (40 mols de carbono: 80 mols de hidrognio), ou seja, em qualquer amostra de buteno o nmero de tomos de hidrognio presente ser o dobro do nmero de tomos de carbono. A frmula mnima do buteno CH2.

Conhecendo-se a frmula molecular de uma substncia, sua frmula mnima determinada atravs de "simplificao matemtica" dos ndices dos elementos na frmula molecular. Em muitos casos as frmulas mnima e molecular so as mesmas.
substncia Frmula molecular frmula mnima

gua oxigenada benzeno eteno propeno buteno cido ntrico glicose

H2O2 C6H6 C2H4 C3H6 C4H8 HNO3 C6H12O6

HO CH CH2 CH2 CH2 HNO3 CH2O

Observe que substncias diferentes, como o eteno, propeno e buteno, podem apresentar a mesma frmula mnima. Isto no acontece com a frmula molecular, que caracterstica de cada substncia. A frmula mnima de uma substncia geralmente expressa da seguinte maneira:
(frmula mnima)n

onde n, um nmero inteiro. Para a gua oxigenada temos (HO)n onde n = 2 e para a glicose (CH 2O)n onde n = 6.
Exemplo

Calcular a frmula mnima de um composto que apresenta 43,4% de sdio, 11,3% de carbono e 45,3% de oxignio. Dados: massas atmicas: Na = 23; C = 12; O = 16 Resoluo Vamos adotar o seguinte esquema:
Dados Diviso das porcentagens pelas Diviso pelo menor dos valores

respectivas massas atmicas

encontrados (0,94)

43,4% Na 11,3% C 45,3% O

43,4/23 = 1,88 11,3/12 = 0,94 45,3/16 = 2,82

1,88/0,94 = 2 0,94/0,94 = 1 2,82/0,94 = 3

Frmula mnima = Na2CO3 OBS: No esquema explicado, acontece freqentemente o seguinte: dividindo-se todos os valores pelo menor deles (coluna 3), nem sempre chegamos a um resultado com todos os nmeros inteiros. Por exemplo, num outro problema, poderamos ter a proporo 2 : 1,5 : 3; no entanto, multiplicando esse valores por 2, teremos 4 : 3 : 6. Generalizando, diremos que, s vezes, no final do problema somo obrigados a efetuar uma "tentativa", multiplicando todos os valores por 2, ou por 3, etc. (sempre um nmero inteiro pequeno), a fim de que os resultados finais tornem-se inteiros.

Frmula molecular

Frmula molecular indica os elementos e a quantidade de tomos de cada elemento presente numa molcula da substncia. Um dos caminhos para determinar a frmula molecular calcular inicialmente a frmula mnima e depois multiplic-la por n. O valor de n, por sua vez, calculado a partir da massa molecular da substncia, uma vez que a relao anterior indica que: massa molecular = (massa da frmula mnima) x n de onde resulta:
n = massa molecular/massa da frmula mnima

Nos problemas, a massa molecular em geral dada. Para gases ou vapores, a massa molecular (M) pode tambm ser calculada pela

expresso PV = mRT/M. Por sua vez, a massa da frmula mnima obtida somando-se as massas atmicas dos tomos formadores da frmula mnima.
a. Clculo da frmula molecular atravs da frmula mnima

Uma substancia de massa molecular 180, encerra 40,00% de carbono, 6,72% de hidrognio e 53,28% de oxignio. Pede-se sua frmula molecular. Dados: massas atmicas: H = 1; C = 12; O = 16. Resoluo: Vamos inicialmente, calcular a frmula mnima, como aprendemos no item anterior:
Diviso das porcentagens pelas respectivas massas atmicas Diviso pelo menor dos valores encontrados (3,33)

Dados

40,00% C 6,72% H 53,28% O

40,00/12 = 3,33 6,72/1 = 6,72 53,28/16 = 3,33

3,33/3,33 = 1 6,72/3,33 = 2 3,33/3,33 = 1

Agora, podemos calcular, inclusive, a massa da frmula mnima (CH2O), somando as massa atmicas dos tomos a contidos: 12 + 1 x 2 + 16 = 30 Podemos, tambm, dizer que: frmula molecular = (CH2O)n onde: n = massa molecular/massa da frmula mnima = 180/30 = 6 do que resulta: frmula molecular = (CH2O)6 => frmula molecular = C6H12O6
b) Clculo direto da frmula molecular

Podemos calcular a frmula molecular de uma substncia sem passar pela frmula mnima. Vamos resolver por carbono, hidrognio e oxignio.; isso nos permite iniciar o problema, escrevendo que a frmula molecular e massa molecular sero:

CLCULO ESTEQUIOMTRICO

Clculo estequimtrico (ou estequiometria) o clculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reaes qumicas, feito com base nas Leis das Reaes e executado, em geral, com o auxlio das equaes qumicas correspondentes. Esse tipo de clculo segue, em geral, as seguintes regras: 1. Escrever a equao qumica mencionada no problema. 2. Acertar os coeficientes dessa equao (lembrando que os coeficientes indicam a proporo em nmero de moles existentes entre os participantes da reao). 3. Estabelecer uma regra de trs entre o dado e a pergunta do problema, obedecendo aos coeficientes da equao, e que poder ser escrita em massa, ou em volume, ou em nmero de moles, etc., conforme as convenincias do problema.
Exemplo 1

Calcular a massa de xido cprico obtida a partir de 2,54 gramas de cobre metlico. (Massas atmicas: O = 16; Cu = 63,5) Resoluo 1 Inicialmente, devemos escrever e balancear a equao qumica mencionada no problema: 2 Cu + O2 => 2 CuO Vemos na equao que 2 atg de Cu (ou 2 x 63,5 gramas) produzem 2 moles de CuO (ou 2 x (63,5 + 16) = 2 x 79,5 gramas). Surge da a seguinte regra de trs:

2 Cu + O2 => 2 CuO

2 x 3,5 => 2 x 9,5 g 2,54 g => x Resolvendo temos: x = 2,54 x 2 x 79,5/2 x 63,5 => x = 3,18 g CuO
Casos particulares de Clculo Estequiomtrico a. Quando so dadas as quantidades de dois reagentes

Vamos calcular inicialmente a massa de NaOH que reagiria com os 147 g de H2S04 mencionado no enunciado do problema: H2SO4 + 2 NaOH => Na2SO4 + 2H2O 98 g => 2 x 40g 147 g => x x = 120 g NaOH Isso impossvel, pois o enunciado do problema diz que temos apenas 100 g de NaOH. Dizemos ento que, neste problema, o H2S04 o reagente em excesso, pois seus 147 g "precisariam" de 120 g de NaOH para reagir e ns s temos 100 g de NaOH. Vamos agora "inverter" o clculo, isto , determinar a massa de H2SO4 que reage com os 100 g NaOH dados no enunciado do problema: H2SO4 + 2 NaOH => Na2SO4 + 2H2O 98 g => 2 x 40g

y => 100 g y = 122,5 g H2SO4

Agora isso possvel e significa que os 100 g de NaOH dados no problema reagem com 122,5 g H2SO4. Como temos 147 g de H2SO4, sobraro ainda 147 - 122,5 = 24,5 g H2SO4 , o que responde pergunta b do problema. Ao contrrio do H2SO4 que, neste problema, o reagente em excesso, dizemos que o NaOH o reagente em falta, ou melhor, o reagente Iimitante da reao, pois no final da reao, o NaOH ser o primeiro reagente a "acabar" ou "e esgotar", pondo assim um ponto final na reao e determinando tambm as quantidades de produtos que podero ser formados. De fato, podemos calcular: (reagente em excesso) H2SO4 + 2 NaOH (regente limitante) => Na2SO4 + 2 H2O 2 x 40 g => 142 g 100g => z z = 177,5 g Na2SO4 Isso responde pergunta a do problema. Veja que o clculo foi feito a partir dos 100 g de NaOH (reagente limitante), mas nunca poderia ter sido feito a partir dos 147 g de H2SO4 (reagente em excesso), pois chegaramos a um resultado falso, j que os 147 g do H 2SO4, no conseguem reagir integralmente, por falta de NaOH. b. Quando os reagentes so substncias impuras comum o uso de reagentes impuros, principalmente em reaes industriais, ou porque eles so mais baratos ou porque eles j so encontrados na Natureza acompanhados de impurezas (o que ocorre, por exemplo, com os minrios). Consideremos, por exemplo, o caso do calcrio, que um mineral formado principalmente por CaCO 3 (substncia principal), porm

acompanhado de vrias outras substncias (impurezas): se em 100 g de calcrio encontramos 90 g de CaCO 3 e 10 g de impurezas, dizemos que o calcrio tem 90% de pureza (porcentagem ou teor de pureza) e 10% de impurezas (porcentagem das impurezas). Para o clculo estequiomtrico importante a seguinte definio:

Grau de pureza (p) o quociente entre a massa (m) da substncia principal e a massa (m) total da amostra (ou massa do material bruto). Matematicamente: p = m/m Note que:
y y

valor de (p) multiplicado por 100 nos fornece a porcentagem de pureza; da expresso acima tiramos m = m . p , que nos fornece a massa (m) da substncia principal, a qual entrar na regra de trs habitual.

Exemplo

Deseja-se obter 180 litros de dixido de carbono, medidos nas condies normais, pela calcinao de um calcrio de 90% de pureza. Qual a massa de calcrio necessria? (Massas atmicas: C = 12; O = 16; Ca = 40) Resoluo Se a porcentagem de pureza 90%, o grau de pureza ser igual a 90/100 = 0,90 CaCO3 => CaO + CO2 100 g => 22,4 l (CN) m x 0,90 => 180 l (CN) donde resulta: m = 100 x 180/0,90 x 22,4 => m = 892,8 g de calcrio

a. Quando o rendimento da reao no o total

comum uma reao qumica produzir uma quantidade de produto menor que a esperada pela equao qumica correspondente. Quando isso acontece dizemos que o rendimento da reao no foi total ou completo. Esse fato pode ocorrer ou porque a reao "incompleta" (reao reversvel) ou porque ocorrem "perdas" durante a reao. Para esse tipo de clculo estequiomtrico importante a seguinte definio:
Rendimento (r) de uma reao o quociente (q) de produto realmente obtida e a quantidade (q) de produto que seria teoricamente obtida pela equao qumica correspondente.

Ou seja: r = q/q Note que:


y y

O valor (r) multiplicado por 100 nos fornece o chamado rendimento percentual; Da expresso acima tiramos q = q . r , que nos fornece a quantidade (q) de substncia que ser realmente obtida, a qual entrar na regra de trs usual.

Exemplo

Queimando-se 30 gramas de carbono puro, com rendimento de 90%, qual a massa de dixido de carbono obtida? Resoluo Se o rendimento percentual 90%, o rendimento propriamente dito ser igual a 90/100 = 0,90. Temos ento: C + O2 => CO2 12 g => 44 x 0,9 g 30 g => x donde resulta: x = 30 x 44 x 0,9/12 => x = 99 g CO 2

Anda mungkin juga menyukai