Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA

BIANCA C. SANTOS FBIO AUGUSTO M. ASSIS MARIELLI KTIA DA SILVA

ATIVIDADE CURRICULAR

Professor: Roseana Maria Alencar de Arajo

Balnerio Cambori 2011

EXERCICIO DE FIXAO DOS CONTEUDOS

1-

Elabore uma aproximao conceitual da categoria Antropologia Resposta 1 :

o estudo comparado do comportamento humano, examina os vrios sistemas de costumes em todo o mundo, procura explicar sua origem e evoluo, considera as suas semelhanas e os seus contrastes, investiga os valores, premissas e objetivos que fazem de uma dada cultura um sistema integro de vida, e tambem a relao entre a cultura do grupo e a personalidade do individuo.analisa os processos pelos quais os costumes persistem ou se transformam. KEESSING, Felix M. Antropologia Cultural, Rio de Janeiro, Ed. Fundo de Cultura ,1972 p. 19
Resposta 2 :

Parece ser mais aconselhvel encarar a antropologia como uma cincia social,uma vez que o seu objeto diz respeito a agregados de pessoas que geralmente ocupam uma nica regio e partilham uma maneira de viver comum. A cincia, como tem verificado a maioria dos investigadores de campo, implica no s a existncia de tcnicas que envolvem preciso, controlo, objetividade e possibilidades de reproduo experimental, mas tamb m uma procura de regras gerais que sejam validas sempre que existam condies idnticas aquelas em que foram formuladas .
Resposta 3 :

Antropologia o estudo do homem como ser biolgico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimenses por si s mui to ampla, o conhecimento antropolgico geralmente organizado em reas que indicam uma escolha prvia de certos aspectos a serem privilegiados como a Antropologia Fsica ou Biolgica (aspectos genticos e biolgicos do homem), Antropologia Social (organizao social e poltica, parentesco, instituies sociais), Antropologia Cultural (sistemas simblicos, religio, comportamento) e Arqueologia

(condies de existncia dos grupos humanos desaparecidos). Alm disso

podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes nveis de anlise ou tradies acadmicas.
http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html
2Elabore uma breve retrospectiva histrica da Cincia Antropolgica Resposta 1 :

O homem nunca parou de interrogar -se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens. A reflexo do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaborao de um saber so, portanto, to antigos quanto a humanidade, na Oceania ou na Europa. No final do sculo XVIII que se comea a constituir um saber cientfico ou ( pretensamente cientifico) que toma ao homem como objeto de conhecimento e no mais a natureza, apenas nessa poca que p esprito cientifico pensa, pela primeira vez em aplicar ao prprio homem os mtodos at ento utilizados na rea fsica ou da biologia. Isso constitui um evento considervel na histria do pensamento do homem sobre o homem, esse pensamento tinha sido at ento mitolgico, artstico, filosfico, mas nunca cientfico no que diz respeito ao homem em si. Finalmente a antropologia ou mais precisamente o projeto antropolgico que se esboa nessa poca muito tardia na Histria, no podia existir o conceito de homem enquanto regies da humanidade permaneciam inexplo radas, surge em uma regio muito pequena do mundo: a Europa. Para que este projeto alcance suas primeiras realizaes para que o novo saber comece a adquirir um inicio de legitimidade entre outras disciplinas cientificas, ser preciso esperar a segunda metade do sculo XIX durante o qual a antropologia se atribui objetos empricos autnomos , as sociedades so ditas primitivas ou seja, exteriores s reas de civilizao europias e norte -americanas. A cincia ao menos tal como concebida na poca, supe s uma dualidade radical entre o observador e seu objeto. As sociedades estudadas pelos primeiros antroplogos so sociedades longnquas as quais so atribudas as seguintes caractersticas:

- Sociedades de dimenses restritas, que tiveram ouo contato com grupos vizinhos - Tecnologia pouco desenvolvida em relao nossa - Menor especializao de atividades So qualificadas de simples em conseqncia iro permitir a compreenso como uma situao de laboratrio da organizao complexa de nossas prprias sociedades. A antropologia acaba de atribuir -se um objeto que lhe prprio: o estudo das populaes que no pertencem civilizao ocidental. So necessrias ainda algumas dcadas para elaborar ferramentas de investigao que permitam a coleta direta no campo das observaes e informaes. LAPLANTINE, Franois, Aprender Antropologia, So Paulo, Ed. Brasiliense, 1988 - p. 13,14,15.
Resposta 2 :

Mesmo adquirindo carter cientfico no sculo XVIII, somente na segunda metade do sculo XIX, a Antropologia alcana suas primeiras realizaes. Nesse perodo, a antropologia comea a estudar objetos empricos autnomos: as sociedades ditas primitivas, exteriores s reas europias e norte -americanas. A cincia, como era pensada na poca, exigia uma separao entre observador e objeto observado, por isso os estudiosos do perodo se detiveram s sociedades distantes do eixo europeu e americano, estudando sociedades de dimenses restritas com poucos contatos comas grandes potncias da poca. Logo aps firmar seu objeto de estudo, os antroplogos percebem que ele est desaparecendo, o homem e as sociedades ditas primitivas, em virtude do contato com os europeus e norte -americanos, estavam se extinguindo. Nesse contexto, o antroplogo se v em uma situao de possvel fim da cincia antropolgica, d surge uma nova abordagem desse saber: perceber que a antropologia seria um certo olhar (...) que consiste em: a) o estudo do homem inteiro b) o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as pocas.

Resposta 3 :

3-

Estabelea as diferenas entre Antropologia e Sociologia Resposta 1 : Antropologia:

O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens, houve at alguns que eram tericos e forjaram como diz Lvi-Strauss, modelos elaborados em casa. A reflexo do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaborao de um saber so, portanto, to antigos quanto a humanidade, na Oceania ou na Europa.Mas o projeto de fundar uma cincia do homem uma antropologia , ao contrario,muito recente. De fato apenas no final do sculo XVIII que se comea a constituir um saber cientfico ou ( pretensamente cientifico) que toma ao homem como objeto de conhecimento e no mais a natureza. A antropologia na apenas o estudo de tudo que compe uma sociedade. Ela o estudo de todas as sociedades humanas, ou seja, das culturas humanas como um todo em suas diversidades histricas e geogrficas. Visando construir os arquivos da humanidade em suas diferenas significativas ela inicialmente privilegiou as reas de civilizao exteriores nossa. Mas a antropologia no poderia ser definida por um objeto emprico qualquer e ( em especial, pelo tipo de sociedad e ao qual ela a principio se dedicou preferencialmente ou mesmo exclusivamente). Se seu campo de observao consistisse no estudo das sociedades preservadas do contato com o Ocidente ela se encontraria hoje sem objeto. LAPLANTINE, Franois, Aprender Antropologia, So Paulo, Ed. Brasiliense, 1988 - p. 13,20.
Resposta 2 : Resposta 3 :

Sociologia: Resposta 1 : Resposta 2 : Resposta 3 : 4Elabore uma aproximao conceitual da categoria Antropologia Jurdica Resposta 1 : Resposta 2 : Resposta 3 :

5-

Elabore uma breve retrospectiva histrica da Antropologia Jurdica Resposta 1 : Resposta 2 : Resposta 3 :

6-

Elenque temas contemporneos de Antropologia Jurdica Resposta 1 : Resposta 2 : Resposta 3 :

Anda mungkin juga menyukai