Anda di halaman 1dari 3

Folha de S.

Paulo Desigualdade cai entre Nordeste e SP Para especialistas, o aumento do mnimo e o Bolsa Famlia ajudam a explicar a reduo das disparidades na ltima dcada De 2000 a 2010, renda mdia subiu 3% em cidades paulistas e 46% nas maranhenses, mas discrepncias persistem ANTNIO GOIS PEDRO SOARES DO RIO SIMON DUCROQUET DE SO PAULO Ainda que disparidades regionais continuem gritantes, o Brasil ficou menos desigual na dcada passada. A divulgao dos dados do Censo Demogrfico do IBGE esmia como o movimento afetou as cidades. A comparao da renda mdia domiciliar per capita em 2000 e 2010 mostra, por exemplo, que municpios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa, enquanto cidades paulistas lideram a lista das que menos avanaram na dcada. Considerando apenas os municpios com mais de 100 mil habitantes -os muito pequenos so mais sujeitos a variaes-, entre os 50 que mais avanaram, metade so nordestinos e um paulista (Franco da Rocha). J na lista dos 50 que menos avanaram, 36 so de So Paulo. Corrigindo os valores de 2000 pela inflao acumulada em dez anos pelo INPC (indicador do IBGE), 12 tiveram at mesmo pequena queda no rendimento mdio. Nove entre eles so paulistas.

natural que municpios mais pobres tenham margem maior para avanar mais. No entanto, isso nem sempre ocorreu num pas que se acostumou com a desigualdade. Nos anos 80, por exemplo, So Paulo viu a renda mdia de seus domiclios subir 17%, enquanto o Maranho avanou 7%. Na dcada passada, os domiclios paulistas registraram o menor crescimento entre todas as unidades da federao (apenas 3%), enquanto nos maranhenses a variao foi de 46%. Para Joo Saboia, professor do Instituto de Economia da UFRJ, a "melhora substancial na distribuio regional dos rendimentos" ocorreu graas especialmente ao desenvolvimento de programas de transferncia de renda, como o Bolsa Famlia, e ao aumento do salrio mnimo, que variou 70% na dcada, descontada a inflao. Pedro Herculano de Souza, do Ipea, explica que o Bolsa Famlia, apesar do baixo valor da transferncia (varia de R$ 32 a R$ 242), tem impacto muito grande em cidades menores e nas quais a renda familiar muito baixa. Ele lembra que a Previdncia Rural, cujo benefcio vinculado ao mnimo, incide mais nessas reas. Segundo Claudio Dedecca, da Unicamp, o aumento do mnimo repercute mais no mercado de trabalho das cidades mais pobres, pois um contingente maior tem rendimentos vinculados a ele. "A dcada foi marcada por ampliao da poltica social e crescimento de qualidade, graas maior disperso dos investimentos sobre o territrio nacional, beneficiando reas mais pobres", resume Lena Lavinas, da UFRJ. Quando se analisa o crescimento em cada municpio, Sonia Rocha, pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, lembra que preciso considerar, no caso de regies metropolitanas ou aglomerados urbanos, que a renda

pode ser alta em funo do dinamismo de cidades vizinhas. Mas esse dinamismo, segundo ela, tambm pode ter efeito colateral. Ao atrair mais populao, reduz a renda mdia da cidade.

Anda mungkin juga menyukai