Anda di halaman 1dari 2

Bao Caractersticas O bao um rgo linfide situado no hipocndrio esquerdo, abaixo do diafragma, atrs do estmago.

. Pesa em mdia 200 g, e tem cor vermelho-escuro. Tem forma ovide alongada e cabe na palma da mo, tem 12 cm de comprimento e 8 cm de largura. Devido ao seu tecido linfide, ou polpa branca, e ao seu tecido vascular, ou polpa vermelha, ele tem funo hematopotica at o ltimo ms da vida fetal e funo hemoltico-fisiolgica, que se torna s vezes patolgica. O bao influi na composio do sangue que irriga nosso corpo e ele controla a quantidade desse lquido vital em nossas veias e artrias. A atividade do bao est relacionada com o aparelho circulatrio. Acha-se envolvido por uma cpsula fibrosa, que o divide em lbulos, por meio de tabiques - os septos conectivos -, que formam uma estrutura de sustentao, e nos quais existem fibras musculares lisas, responsveis pela contrao e pela distenso do rgo.

Polpas Branca e Vermelha Em seu interior encontra-se um material de consistncia mole, chamado polpa. Distingue-se a polpa branca e a polpa vermelha. A primeira formada por ndulos linfticos (Corpsculos de Malpighi - semelhantes aos gnglios linfticos). A segunda, constituda de glbulos vermelhos e brancos, relaciona-se ainda com as veias de nosso organismo; e a polpa branca, por sua vez, com as artrias. Funcionamento Quando o bao aumenta, est acumulando sangue como um "banco". Esse sangue traz glbulos vermelhos jovens e velhos, ou seja, uns podem fixar o oxignio de que precisamos e outros no podem mais. Ento, o bao faz sua seleo e retm alguns dos glbulos vermelhos velhos, destruindo-os. A hemoglobina desse , posteriormente,

transformada em bilirrubina, pigmento da bile, restando o ferro. O ferro outra vez utilizado pela medula ssea na formao de nova hemoglobina, preparando-se, por esse processo, o caminho para a produo de novos glbulos vermelhos. Estes s so produzidos no bao durante a fase embrionria, sendo depois formados na medula ssea. A funo de reter os glbulos vermelhos realizada por macrfagos existentes no bao, que englobam e destroem as hemcias velhas e parasitas (processo chamado de fagocitose), evitando assim, um grande nmero de doenas. O bao tambm produz glbulos brancos e regula o volume de sangue em circulao nas artrias e veias. No caso de sofrer um corte ou hemorragia, o bao bombeia imediatamente mais lquido para o aparelho circulatrio, restabelecendo aos poucos, o equilbrio. Arrancando o bao O bao no um rgo essencial, embora muito importante. Se o arrancarmos, sofreremos uma anemia, mas com o tempo, recuperaremos as foras (pois h outras partes do organismo com condies de assumir as funes que ele desempenha).

Anda mungkin juga menyukai