Anda di halaman 1dari 3

As Revolues como mudanas na concepo do mundo

Thomas Kuhn observa que h uma alterao na viso do mundo pelos cientistas, aps uma nova descoberta, uma aceitao de um paradigma, ainda que o mundo, essencialmente, se mantenha o mesmo. Pois a tradio cientfica determina a forma visual de ver as coisas, todas as vezes que acontece uma revoluo cientfica, necessrio se reeducar para ver a nova forma. Porm, as experincias de formas visuais dizem somente a respeito das transformaes perceptivas, embora no digam absolutamente nada a respeito sobre o papel do paradigma ou da experiencia previamente assimilada. Para exemplificar, Thomas Kuhn conta a experincia de um homem que passa a usar lentes inversoras para enxergar o mundo. Inicialmente ele v tudo de cabea para baixo, deixa o desorientado. porm, num determinado estgio, quando ele passa a aprender a lidar com o seu mundo, ele passa a ver os objectos novamente como via antes. Nesta metfora, o homem passou por uma transformao revolucionria da viso. Conforme ele coloca no texto, o homem somente v as coisas que a sua experincia visual conceitual prvia lhe ensinou a ver. O sujeito at tem conscincia que no seu meio ambiente nada mudou, contudo a sua percepo ficou alterada. Como por exemplo, um sujeito pega um papel que est desenhado e v um pato nele. Aps uma anlise mais cuidadosa, ele no v um pato, mas uma srie de linhas coloridas em determinados pontos que fazem a figura de um pato. Sabe que a sua percepo foi alterada e at podemos analisa-la deste modo, mas veja que no h um padro exterior. Um exemplo bem clssico, uma refutao de Aristteles por Galileu. O primeiro diz que, ao pegar num objecto, como uma pedra, e a prender a uma linha e balana-lo segurando pela linha, o objecto ir parar porque o objecto est em queda. A linha s est a distorcer a queda, que eminente. Galileu, observando a mesma coisa, descobriu uma srie de novas propriedades que seriam a base para o seu argumento que fala sobre a autonomia do peso de um objecto com relao velocidade da queda, basicamente afirmando que o peso vertical no tem nada a ver com a velocidade final. Vejam que os dois tinham pontos de percepo bastante aperfeioados. Aristteles observou uma coisa e descreveu-a conforme o seu ponto. Galileu, muitos anos depois, tambm fez isto. Talvez Galileu s tenha dado um novo de ponto de vista porque ele no teve formao aristotlica.

y y

Na viso cientfica, se houvesse uma autoridade para perguntar como a viso foi alterada (novo paradigma) seria considerada fonte de dados, quanto ao comportamento da viso, seria considerado fonte de problemas. A espcie de problemas da viso cientfica a mesma da viso de experincia psicolgica. Nas cincias, as alteraes perceptivas acompanham as mudanas de paradigmas. Por exemplo: depois de Coprnico, podemos afirmar que o que pensvamos que era um planeta na verdade um satlite (Lua). Antes de Coprnico, no se pensava assim. Novamente vemos uma mudana de viso dado um novo paradigma. At idade media, os cientistas no viam pndulos mas apenas pedras oscilantes. Galileu, aparece na poca do renascimento com uma nova viso, defendia a existncia dos pndulos, surge tambm uma grande mudana de pensamento da concepo do universo. Mudana esta no s a nvel cognitivo mas tambm a nvel da formula. A induo cientifica ganha grande importncia e torna -se o mtodo mais utilizado pelos cientistas. Cada observao quer Aristotlica quer Galilaica pressupunha o paradigma. Estas divergiam devido a descoberta do pndulo por parte de Galileu, ainda assim o ambiente aristotlico e galilaico era comum, a nvel da viso da pedra oscilante. Quando nos referimos ao ambiente estamos a frisar a natureza, o ambiente natural e as concepes diferentes da poca. Com Aristteles, no caso da pedra retardada, discutiam o peso da pedra, altura na vertical e o tempo decorrido at ao seu estado de repouso. Isto era resultado de uma experiencia imediata, a que chama-mos discusso das pedras em queda livre . Ou seja medio do movimento, a distncia total percorrida e o tempo total decorrido. De forma diferente, Galileu media o peso, o raio, o deslocamento angolar e o tempo por oscilao. Havia assim uma maior preciso comparando com as experiencias Aristotlicas. Galileu comprovou que o perodo do pndulo era independente de amplitude para amplitude at 90, isto diferencia -o do paradigma de Aristteles, que defendia, o movimento continuado de um corpo pesado deve -se a um poder interno implantado nesse mesmo corpo, atravs do motor( fora matriz) que o ps em movimento. Os cientistas dedicam-se a diferentes paradigmas e diferentes manipulaes laboratoriais consoante a poca em que vivem, o desenvolvimento social e mesmo os meios disponveis para a investigao. pocas diferentes levam a paradigmas diferentes, s assim temos possibilidade de evoluir.

y y

Nenhuma linguagem capaz de nos oferecer uma viso totalmente delineada do universo. A investigao filosfica ainda no nos deu uma pista sobre o que ser uma linguagem capaz de desempenhar essa tarefa, porque a linguagem tem vrios significados, logo nunca poder ser una sobre o mesmo aspecto. O que Tomas Kuhn protesta que os cientistas no podem ter nenhuma experincia imediata mais elementar do que a prpria viso do objecto, sendo que a alternativa dos mesmos criar uma "viso" atravs dos paradigmas que transforme o objecto em alguma coisa. atravs do paradigma que grandes reas da experincia so determinadas, sendo que, na sequncia , filsofos e cientistas buscam uma definio operacional destas experincias. Podemos, ento, dizer que uma questo s pode ser formulada assumindo um paradigma, e que a resposta ser formulada assumindo um outro paradigma. Logo, para paradigmas diferentes, respostas diferentes. No existe um mtodo cientfico que determina as prticas da investigao cientfica, mas sim um conjunto de regras que so relativas, cada uma, a diferentes paradigmas. Enquanto houver problemas cujas solues se encaixam no que prev o paradigma, a cincia normal funciona adequadamente. Novamente, Thomas Kuhn frisa que nenhuma mudana total. No existe estabilidade nem na descoberta, nem em nenhuma revoluo cientfica. E por mais que se criem teorias e procurem respostas, o mundo continua exactamente o mesmo. Alm disto, aps uma nova descoberta, quase tudo o que havia sido descoberto at ento abandonado. O que vale sempre a ltima descoberta. Porm, dentro destes novos paradigmas que so criados, tambm encontramos aqueles cientistas que, dentro de um paradigma, acabam por descobrir um problema onde no havia nenhum, e que no conseguem adoptar uma soluo, como no caso de Dalton, que dizia que se o oxignio e o nitrognio fossem misturados e no combinados na atmosfera ento o gs mais pesado - no caso o oxignio deveria manter-se no fundo, contudo, ele nunca conseguiu demonstrar porque o oxignio no se comportava desta maneira. Enfim, sempre que os cientistas descobrem novos paradigmas, passam a ver e a viver num mundo totalmente novo.

Anda mungkin juga menyukai