Anda di halaman 1dari 10

A R I S T T E L E S : a m e l h o r f o r m a de g o v e r n o

Itamar de Souza Resumo Este artigo analisa a melhor forma de governo, segundo a opinio de Aristteles, e procura mostrar a sua atualidade para a estabilidade poltica contempornea.

Palavras-chave: Aristteles; formas de governo; classe mdia; estabilidade poltica.


1 INTRODUO

escusado dizer que a Grcia Antiga foi o bero da Filosofia Ocidental. A reflexo filosfica desenvolvida entre os sculos VII a.C. at o VI d.C. foi admiravelmente rica, abrangente e pioneira. No que diz respeito filosofia poltica, os primeiros passos foram dados pelos sofistas, especialmente Protgoras de Abdera, Grgias, Hpias e Trasimaco. Sem dvida, o ponto mais alto desta reflexo foi alcanado por Plato e Aristteles, cujas obras polticas continuam sendo lidas, relidas e reeditadas nos dias atuais. interessante observar que, desde a Grcia Antiga, a busca da melhor forma de governo tem sido uma preocupao ininterrupta dos filsofos at os dias atuais. este aspecto do pensamento aristotlico - a melhor forma de governo - que nos interessa expor neste artigo. Veremos, no final, que este aspecto do seu pensamento continua atual para os nossos dias. Fiel sua vocao de pesquisador, Aristteles estudou as Constituies das Cidades-Estado da Grcia e de outros pases. Chegou a reunir 158 constituies. E lamentvel que todas se perderam, com exceo da de Atenas, que foi redescoberta em 1891. Ao contrrio de Plato, cujo pensamento poltico era predominantemente dedutivo - da as suas utopias polticas - Aristteles desenvolveu o seu pensamento poltico de maneira realista, observando, analisando e avaliando o funcionamento prtico das diversas formas de governo de seu tempo.

1 Mestre em Sociologia pela USP, Bacharel em Filosofia e Professor de Filosofia Poltica da FARN.

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 117-125 ,jan./jun.2002.

117

DADOS BIOGRFICOS

Aristteles era Jnio, nascido na colnia de Estagira, em 384 a.C, Por isso, na literatura filosfica, ele cognominado "o estagirita". Nasceu em famlia rica. Seu pai - Nicmaco - foi mdico do rei Amintas II, da Macednia. Sua me chamava-se Fstis, Do seu pai herdou o gosto pela anatomia e pelas Cincias Naturais. Aristteles casou duas vezes, sendo a primeira com Ptias e, a segunda, com Herpilis. Do primeiro casamento, nasceu a filha Ptias e, do segundo, nasceu o filho Nicmaco, a quem ele dedicou a obra tica a Nicmaco. Observa Boutroux, um dos seus bigrafos, que: no seu testamento, ele fala em termos afetuosos da primeira e da segunda esposas, dos dois irmos e dos filhos, e testemunha solicitude para com os amigos e para com os parentes afastados (BOUTROUX. 2000, p.35). Aos 17 anos, Aristteles perdeu os pais e resolveu, ento, ir morar em Atenas, onde dedicou-se aos estudos. Foi discpulo de Plato, na Academia, durante vinte anos. Aps a morte do referido mestre, ele realizou diversas viagens. Outro momento importante na sua vida foi quando ele exerceu a funo de preceptor de Alexandre Magno, durante sete anos. Em 335, com a ajuda financeira de Alexandre Magno, ento rei da Macednia, Aristteles instalou, em Atenas, o seu Liceu. Permaneceu a ensinando os seus discpulos ao longo de treze anos (CAUQUELIN, 1995, p. 16). A curiosidade intelectual de Aristteles era sem limite. Leu e pesquisou em todas as direes, desde a metafsica ao movimento dos animais, sem esquecer a retrica e a potica. No sabemos, ao certo, quantas obras ele escreveu, pois muitas se perderam ao longo dos sculos. Os bigrafos de Aristteles costumam classificar as suas obras em duas categorias: as exotricas, que eram destinadas ao grande pblico; e as esotricas, constitudas por notas didticas escritas para o uso de seus discpulos. Foram estas obras esotricas que chegaram, em grande parte, at ns.

R. FARN, Natal, v.l. n.2. p. 1 17 - 125

,jan./jun, 2002.

Aristteles faleceu em Caleis, no ano de 322 a . C , contando 62 anos de idade.


3 A OBRA POLTICA DE ARISTTELES

Das obras escritas por Aristteles, duas contm a quase totalidade da


sua filosofia poltica: P O L T I C A e T I C A A N I C M A C O .

Em P O L T I C A , obra de riqussimo contedo, encontramos suas teorias sobre a justia e a liberdade, as diversas formas de governo, a diviso dos poderes e as funes do Estado, entre outros assuntos palpitantes. Por sua vez, na T I C A A N I C M A C O , entre outros assuntos, encontramos o princpio da medianidade (LIVRO II), que o Estagirita aplica poltica e esttica, assim como a sua teoria sobre a justia (LIVRO V). Alm destas fontes principais, nos lembra HFFE, que 'Aristteles redigiu dois dilogos polticos: sobre a Justia e "Politikos", dos quais nos foram transmitidos somente alguns fragmentos" (HFFE, in RENAUT, 1999, t. I, p. 131). O homem, animal social No livro P O L T I C A Aristteles inicia a sua reflexo filosfica, mostrando que a cidade uma comunidade poltica, "uma criao natural, e que o homem por natureza um animal social..." (ARISTTELES, 1997, cap. 1, p. 15). Todavia, por ser dotado de inteligncia e vontade, o homem necessita de normas que regulamentem a sua conduta dentro da comunidade. Assinala Aristteles que efetivamente, o homem, quando perfeito, o melhor dos animais, mas tambm o pior de todos quando afastado da lei e da justia, pois a injustia mais perniciosa quando armada, e o homem nasce dotado de armas para serem usadas pela inteligncia e pelo talento, mas podem s-lo em sentido inteiramente oposto. (...), a justia a base da sociedade; sua aplicao assegura a ordem na comunidade social, por ser o meio de determinar o que justo (ARISTTELES, 1997, p, 16).

R. FARN. Natal, v.l, n.2, p. 117-125 , jan./jun. 2002.

119

Aps criticar vrios aspectos da filosofia poltica de Plato, o Estagirita analisa diversas constituies de Cidades-Estado (ARISTTELES, 1973), visando e encontrar elementos para a melhor forma de governo.
4 As DIVERSAS FORMAS DE GOVERNO

Analisar as diversas formas de governo para, em seguida, escolher a melhor, foi um tipo de reflexo trivial na Grcia Antiga. Herdoto e Plato precederam Aristteles nesta tarefa. Considerando que a POLIS (isto , a Cidade-Estado) existe para promover o bem-comum, Aristteles analisou as diversas formas de governo existentes em sua poca. Assim diz ele: (...) as constituies cujo objetivo o bem-comum so corretamente estruturadas, de conformidade com os princpios essenciais da justia, enquanto as que visam apenas ao bem dos prprios governantes so todas defeituosas e constituem desvios das constituies corretas: de fato, elas passam a ser despticas, enquanto a cidade deve ser uma comunidade de homens livres (ARISTTELES, 1997, p. 90). O Estagirita identificou quatro espcies de democracia. Ele rejeita a quarta espcie por ser a mais radical. Nela, as massas que so soberanas e no a lei. Diz ele: (...) isto ocorre quando os decretos da assemblia popular se sobrepem s leis. Tal situao provocada pelos demagogos (ARISTTELES, 1997, p. 132). Nesta passagem, o filsofo refere-se tacitamente maneira como funcionou a democracia em Atenas, do sc. VI ao V a.C. No obstante reconhecer como vlidos os princpios bsicos - igualdade e liberdade - da forma democrtica de governo, ele criticou os excessos da democracia ateniense, onde as massas, induzidas pelos demagogos, se sobrepuseram ao imprio da lei. De acordo com esse critrio - bem comum - o citado filsofo classifica como corretas, normais, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional. Acrescenta o citado autor: 120 R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 117-125 ,jan./jun. 2002.

Os desvios das constituies mencionadas so a tirania, correspondendo monarquia, a oligarquia, aristocracia e a democracia, ao governo constitucional; de fato, tirania a monarquia governando no interesse do monarca; a oligarquia o governo no interesse dos ricos; a democracia o governo no interesse dos pobres; e nenhuma destas formas governa para o bem de tocla a comunidade (ARISTTELES, 1997, R 91).
5 A MELHOR FORMA DE GOVERNO

Ao definir a melhor forma de governo, Aristteles aplica poltica o princpio da medianidade, que ele exps no livro tica a Nicmaco. Na sua individualidade, o homem, ao agir, busca conquistar a felicidade. Ora, a funo precpua de todo governo proporcionar a realizao da felicidade coletiva, que ele chama de bem comum. Este s se realiza na forma de governo que se baseia no princpio do meio-termo. No livro II, da tica a Nicmaco, o Estagirita expe o princpio do meiotermo da seguinte forma: Em tudo que contnuo e divisvel, pode-se tomar mais, menos ou uma quantidade igual, e isso quer em termos da prpria coisa, quer relativamente a ns; e o igual um meiotermo entre o excesso e a falta. Por meio-termo no objeto entendo aquilo que eqidistante de ambos os extremos, e que um s e o mesmo para todos os homens; e por meiotermo relativamente a ns, o que no nem demasiado nem demasiadamente pouco - e este no um s e o mesmo para todos (ARISTTELES, 1973, p.272). Diz o citado autor que "a virtude uma mediana". Por conseguinte, tanto na vida individual quanto na vida coletiva, in mdio virtus, a virtude est na moderao, no equilbrio, que mantm as coisas eqidistantes dos extremos, ora de excesso, ora de carncia. Se os extremos so prejudiciais aos indivduos, da mesma forma sero nocivos sociedade. Ao aplicar o princpio da medianidade poltica, o Estagirita encontrou a melhor forma de governo naquela constituio que mistura elementos democrticos com elementos oligrquicos. Desta forma, so evitados os extremos de riqueza e os extremos de pobreza.

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 117-125 JanVjun. 2002.

121

Diz o mencionado autor: Existem em todas as cidades trs classes de cidados: os muio ricos, os muito pobres, e em terceiro lugar os que ficam no meio destes extremos (ARISTTELES, 1997, p, 143), Penetrando na psicologia dos excessivamente ricos e dos excessivamente pobres, Aristteles inferiu que ambas as classes resistem aos ditames da razo. Os super-ricos so insolentes, desobedientes s leis e no querem ser governados por ningum. Por sua vez, os super-pobres so excessivamente humildes, dceis, flexveis e facilmente se submetem ao governo.
6 A APOLOGIA DA CLASSE MDIA

Sobre isto, vejamos o que afirma o Estagirita: Mas certamente o ideal para uma cidade ser composta na medida do possvel de pessoas iguais e identificadas entre si, e isto acontece principalmente na classe mdia; conseqentemente, uma cidade composta de pessoas de classe mdia ser fatalmente melhor constituda quanto aos elementos dos quais dizemos que as cidades so naturalmente feitas (ARISTTELES, 1997, p. 144). Acrescenta o citado autor: igualmente claro que a comunidade poltica administrada pela classe mdia a melhor, e que possvel governar bem as cidades nas quais a classe mdia a mais numerosa, e de preferncia mais forte que as duas outras classes juntas...(ARISTTELES, 1997, p. 144), Por ltimo, argumenta o filsofo: Evidentemente a forma mediana de constituio a melhor, pois somente ela imune ao facciosismo, j que onde a classe mdia numerosa menos provvel a formao de faces e partidos entre os cidados. (...), As democracias so tambm mais seguras e duradouras que as oligarquias devido maior presena dos cidados da classe mdia (...), porque quando os pobres constituem a maioria sem que haja uma classe mdia surgem perturbaes e a cidade logo arruinada (ARISTTELES. 1997, p. 145).

122

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 117 - 125

,jan./jun.2002.

Em todos estes textos, a palavra "cidade" deve ser entendida no sentido de Cidade-estado, e no no sentido sociolgico atual, de cidade como aglomerado urbano. Por conseguinte, a melhor forma de governo, defendida por Aristteles, o governo de classe mdia, resultante da mistura de elementos democrticos e de elementos oligrquicos. O governo de classe mdia , na prtica, a concretizao do princpio da medianidade aplicado poltica. Seria democrtica, no sentido atual, esta forma de governo? Na opinio de Otfried Hffe, grande especialista em Aristteles, e com o qual concordamos, na medida em que a constituio mista est voltada para o bem comum, e na qual as decises importantes so tomadas pela Ecclsia, assemblia do povo, ela pode ser considerada amplamente democrtica. De resto, Aristteles admite que "isto que ns chamamos hoje de poltica (ou repblica), chamava-se anteriormente democracia" (HFFE, 1999, p. 193). Mesmo assim, no podemos olvidar que h diferenas acentuadas entre o governo de constituio mista e a democracia moderna. Faltam ao governo idealizado pelo Estagirita a representao poltico-partidria, os sindicatos, a imprensa e os direitos fundamentais.
7 LEI, JUSTIA E LIBERDADE

O governo constitucional, resultante da mistura de elementos democrticos e oligrquicos, se submete ao imprio da lei e tem, na justia e na liberdade, os princpios basilares que devem reger as relaes dos cidados entre si, e destes com o Estado. Alm disso, reconhece como legtimo o direito propriedade privada e constituio da famlia,
8 CONCLUSO

Quem se der ao trabalho de analisar a vida poltica contempornea, verificar que os pases que desfrutam de mais estabilidade poltica so justamente aqueles que combateram os extremos de riqueza e de pobreza e, ao mesmo tempo, construram uma ampla classe mdia. Estados Unidos, Canad e a maior parte dos pases da Europa Ocidental, aps a Segunda Guerra Mundial, procuraram desenvolver polticas econmicas e sociais que resultaram na formao de uma

R. FARN. Natal, v.l, n.2, p. 117 - 125 ,jan./jun.2002.

123

ampla classe mdia. Nestes pases, esta classe tem sido fator de estabilidade poltica nos ltimos cinqenta ou sessenta anos. Ao contrrio, nos pases do 3 Mundo - frica, sia e Amrica Latina onde se perpetuaram os extremos de riqueza e de pobreza, e onde a classe mdia cada vez mais reduzida e judiada pelas elites dirigentes, a instabilidade poltica uma constante. A ttulo de ilustrao, citamos o caso do Brasil, onde a violncia interna, configurada no crime organizado ou atomizado, transformou a convivncia social das grandes cidades num verdadeiro canibalismo social. Esta situao o resultado mais cruel das polticas neoliberais, vigentes no 3 Mundo, que pioraram a distribuio de renda, sufocaram a classe mdia e jogaram na excluso social milhes de trabalhadores. Embora de forma mais atenuada, estas polticas neoliberais afetaram tambm alguns pases do Primeiro Mundo.
o o

Os extremos de riqueza so combatidos nos pases do Primeiro Mundo atravs da taxao das grandes fortunas. Ningum proibido de ser rico; mas, quanto mais rico, mais imposto paga a fim de que o Estado possa combater o outro extremo, o extremo da misria. No Brasil, estamos muito longe destsa prtica administrativa. As polticas fiscal e tributria so mecanismos geradores de ricos e miserveis. Como exemplo, lembramos esta situao que bem atual no nosso pas: um cidado de classe mdia, cujo salrio em torno de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) est enquadrado na alquota de 27,5% (vinte e sete e meio por cento) de Imposto de Renda, tanto quanto aquele outro que ganha 200 ou 300 mil reais por ms. Alm disso, a perversidade da poltica de salrio-mnimo s serve para reproduzir a misria de milhes de trabalhadores brasileiros. Vejamos a contradio existente no Brasil: temos o maior PIB da Amrica do Sul e, no entanto, pagamos os piores salrios aos trabalhadores deste subcontinente. Isto o que os socilogos chamam de violncia estrutural. Esta gera a violncia atomizada. Milhares de vtimas da violncia estrutural se revoltam contra a sociedade que no lhes deu oportunidade de levar uma vida digna. curioso que h 2400 anos o Estagirita j fizesse esta observao: "... a pobreza gera a revolta e o crime" (ARISTTELES, 1997, p. 48). Por conseguinte, o ideal proposto pelo genial Aristteles - aplicar o princpio da medianidade para combater os extremos de riqueza e de misria - continua atualssimo. No h outro caminho para construirmos uma sociedade mais equilibrada, mais justa e mais racional.

124

R. FARN, Natal, v. 1, n.2, p. 117-125

,jan./jun. 2002.

REFERNCIAS

ARISTTELES. Poltica. Traduo de Mrio da Gama Kury. 3 ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1997. . tica a Nicmaco. Traduo de Leonel Vallandro; Gerd Bornheim. So Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleo os Pensadores, v. IV). BOUTROUX, mile. Aristteles: Traduo de Carlos Nougu. Rio de Janeiro: Record, 2000. CAUQUELIN, Anne. Aristteles. Traduo de Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. (Biblioteca de Filosofia). HFFE, Otfried. Aristteles. In: RENAUT, Alain (sous ladirection). Histoirede la philosophie politique. Paris: Claman-Levy, 1999.1.1. Abstract This article analyses the best form of government, according to Aristotle 's opinion and it looks to show the present time to a contemporary political stability. Key words: government; Aristotle "s.

R. FARN, Natal. v. 1, n.2. p. 117-125 ,jan./jun. 2002.

125

Anda mungkin juga menyukai