Anda di halaman 1dari 3

Nova Iguau, _______ de abril de 2011 Prof Tricia M.

Carnevale Aluna (o):________________________________ Turma: _______ AVALIAO DE 1 BIMESTRE 7 ANO

sta desgraada raa nada possui sem sofrimento. Provises, vestimentas so providas para todos pelos no-livres, pois

O texto acima apresenta a sociedade medieval dividida em: (A) clero (funo religiosa), nobreza (gastar o dinheiro) e os plebeus (sustentar a sociedade) (B) clero (oravam), nobreza (funo religiosa) e os plebeus (sustentar o povo) (C) clero (funo religiosa), nobreza (defender a sociedade) e os plebeus (funo religiosa) (D) clero (funo religiosa), nobreza (defender a sociedade) e os plebeus (sustentar a sociedade) (E) clero (funo religiosa), nobreza (lutar pelo clero somente) e os plebeus (sustentar a sociedade)

Assim como nossa estado dividido em municpios, cidades e bairros, por volta dos sculos IX e X na Europa, o feudo tinha o aspecto da figura ao lado. Dividiase em trs partes: a terra de uso exclusivo do senhor, os lotes dos servos e os pastos e bosques. De acordo com esta diviso podemos afirmar que:

1 2 3

(A) 1 = manso comum, 2 = manso senhorial e 3 = manso servil (B) 1 = manso servil, 2 = manso senhorial e 3 = manso comum (C) 1 = manso comum, 2 = manso servil e 3 = manso senhorial (D) 1 = manso senhorial, 2 = manso servil e 3 = manso comum (E) 1 = manso servil, 2 = manso senhorial e 3 = manso comum

Leia a historinha em quadrinhos ao lado e o texto abaixo: A predominncia dos valores religiosos e as demais condies especficas fazem do perodo medieval apenas singular em relao aos demais perodos histricos. (...) A idia de subordinao do homem em relao a Deus e da razo f acabou tendo grande predominncia durante vrios sculos no pensamento filosfico medieval. De acordo com o texto e a histria em quadrinhos, sobre a atuao da Igreja frente ao conhecimento na Idade Mdia podemos inferir: (A) o expressivo monoplio intelectual exercido pela Igreja vai estabelecer uma cultura de trao fortemente teocntrico. (B) o expressivo domnio religioso se restringia aos servos que tinham o hbito da leitura. (C) o monoplio intelectual pertencia Nobreza, ela decidia quais saberes eram vlidos. (D) o monoplio intelectual e a predominncia dos valores religiosos contriburam para a criao de escolas para o povo. (E) o expressivo monoplio intelectual exercido pelo padre vai permitir que o servo busque conhecimentos na Igreja.

VOCABULRIO
Monoplio= posse exclusiva Teocntrico= Deus o centro de tudo Restringia= limitava Inferir= concluir

Os romanos consideravam ________ (1) todo estrangeiro que no fazia parte da cultura Greco-romana. Esses estrangeiros j ocupavam postos no exrcito romano h sculos, porm no sculo V verdadeiros exrcitos vindos da Europa central ultrapassaram as __________(2) do Imprio romano e ________ (3) Roma. As _________ (4) brbaras contriburam para desorganizar a sociedade romana e para a _______ (5) do imprio do Ocidente. O declnio de Roma decorreu tambm de outros fatores, especialmente a crise do ___________ (6). As palavras que completam o texto, respectivamente so: (A) brbaro, queda, saquearam, fronteiras, invases, escravismo (B) fronteiras, invases, saquearam, escravismo, queda, brbaro (C) queda, invases, fronteiras, escravismo, saquearam, brbaro (D) brbaro, fronteiras, saquearam, invases, queda, escravismo (E) escravismo, invases, queda, fronteiras, brbaro, saquearam

Anda mungkin juga menyukai