Anda di halaman 1dari 5

Estudo das Causas da Gretagem do Esmalte de Telhas Cermicas Formuladas com Adies de Calcrio

Cleber Fernandes1,2, Joo Henrique Velho Ribeiro1,2, Lucas Fogaa de Sousa1,2, Nilo Augusto Felippin1,2, Agenor De Noni Jr.1,*, Maykon Cargnin1, Reginaldo Tassi1
1

Insituto Maximiliano Gaidzinski IMG, Rua Dr. Edson Gaidzinski, 352, 88845-000, Cocal do Sul, Santa Catarina, Brasil. 2 Alunos do curso tcnico de cermica * agenor@imgnet.org.br

Resumo: As principais causas do gretamento do esmalte de telhas cermicas so a dilatao trmica e a expanso por umidade. Este trabalhou visou estudar estas variveis nas telhas esmaltadas, testando esmaltes de diferentes dilataes trmicas e no que se refere expanso por umidade, adicionando calcrio, formador de fase cristalina, esta que contribui para a diminuio da EPU. Ainda variaram-se as temperaturas de queima, uma vez que diferentes temperaturas de queima promovem melhores ou piores resultados quanto cristalizao da massa. Com os resultados, percebeu-se que tanto a temperatura quanto a adio de calcrio ajudaram na cristalizao da massa. Percebeu-se ainda que baixas dilataes trmicas de esmalte apresentaram bons resultados quanto ao gretamento. Palavras-chave:telhas esmaltadas, EPU, acordo dilatomtrico.

1. Introduo
As telhas de cermica vermelha possuem um processo de fabricao pouco menos desenvolvido que o processo de fabricao de revestimentos cermicos, no porque este setor no se desenvolveu, mas pelo fato de ter se desenvolvido numa velocidade menor, o que resulta em produtos com menor qualidade, como maior absoro de gua, menor resistncia mecnica e alta adsoro de gua, esta que pode causar uma expanso por umidade. Por isso, ajustes e adaptaes tornam-se necessrias para poder seguir uma linha de qualidade. O controle dessa qualidade na cermica vermelha muito complicado, pois esta geralmente escassa de recursos que podem aumentar a qualidade do produto, como a temperatura de queima, que afeta significativamente as propriedades dos corpos cermicos, e, no que se trata este trabalho, as telhas. Sabe-se que as gretas de um corpo cermico podem ser resultantes das diferenas entre dilatao trmica do esmalte e suporte, que ocorre durante a queima, como tambm da expanso por umidade da base, que ocorre ao longo da vida til do produto. Com isso, o objetivo deste trabalho foi estudar formas para evitar o gretamento do esmalte das telhas cermicas, recorrendo tanto em alternativas de esmalte,

com diferentes dilataes trmicas, como de massa, adicionando uma matria-prima formadora de fase cristalina, que contribui menos para a expanso por umidade.

2. Fundamentao Terica
2.1. Dilatao Trmica A dilatao sofrida pela maioria dos materiais pela ao da temperatura resultante do aumento da energia interna, o que implica tambm o aumento da amplitude das vibraes moleculares e por consequncia um maior distanciamento dos seus constituintes. O aumento de dimenses est relacionado diretamente com a temperatura e ocorre tridimensionalmente, porm, normalmente empregado o conceito de coeficiente de dilatao linear (), em se tratando de cermica.3 A dilatao trmica pode tornar-se um problema no resfriamento que ocorre aps a queima dos materiais cermicos. Supondo que um corpo cermico possua dilatao trmica menor que seu esmalte (Figura 01, situao II), este, durante a queima, ir dilatar mais que a base, e no resfriamento, ir retrair mais que a base tambm. Como o esmalte mais fraco que a base, devido sua baixa espessura, esta ir causar
1

uma fora de trao, o que far com que acontea empenamento ou gretas.2

dependendo da intensidade, pode provocar o descolamento do revestimento. Nas telhas cermicas, pode provocar o gretamento do esmalte, pois este no expande na mesma proporo que a massa.

3. Materiais e Mtodos
3.1. Experimento I Para a realizao dos ensaios, foi usada uma argila utilizada para a fabricao de telhas esmaltadas. Conforme a literatura, o carbonato de clcio (CaCO3) ajudava na cristalizao da massa.1,5 Para isso, ento, foi utilizado como aditivo redutor da expanso por umidade um calcrio calctico, que contm em grande parte na sua composio de carbonato de clcio. Foram ento variados percentuais de 0, 5, 10 e 15% de calcrio nas formulaes. O procedimento seguiu o fluxograma representado na figura 02. Primeiramente a argila foi seca, destorroada e peneirada. Aps, foi adicionado o calcrio, seco, nos percentuais j citados. Aps isso, foi adicionada gua formulao, at que atingisse a moldabilidade para a etapa de laminao.

Figura 01: Representao da gretagem do esmalte devido diferena de dilatao trmica.

2.2. Expanso por umidade Os materiais slidos possuem o que chamado nos lquidos de tenso superficial. A tenso superficial uma fora de compresso para o centro da pea. Expanso por umidade o termo utilizado para designar o aumento das dimenses do corpo cermico, devido ao alvio dessas tenses provocadas pela adsoro de gua na superfcie do material. Com isso, percebe-se que a expanso por umidade est relacionada diretamente com a estrutura do material bem como sua rea superficial.4,6,7 Quando se trata de estrutura, os materiais cristalinos so os que menos apresentam EPU, devido suas poucas ligaes pendentes. Os materiais vtreos possuem certa EPU devido a formarem uma pelcula superficial, quando em contato com a gua, o que favorece a expanso. No entanto, a expanso no to significativa como nas fases amorfas, pois estas possuem valncias livres que aumentam a energia superficial.4,7 A expanso ocorre lentamente e relativamente pequena. Mesmo assim, pode trazer prejuzos para a cermica. Em casos de materiais que podem ser assentados sobre paredes, o aumento de volume,

Figura 02: Fluxograma do procedimento experimental I.

Aps a secagem da argila laminada, esta foi novamente destorroada e peneirada para se obter um p homogneo e ser umidificado com 7% de umidade. Aps isso, a argila foi novamente peneirada e colocada em um saco plstico para a homogeneizao da umidade. Com o p obtido, foram feitos corpos de provas conformados por prensagem a uma presso de 250 kgf/cm e desaerao de 50 kgf/cm. Depois de prensados, os corpos foram secos para seguirem para a etapa de queima, que ocorreu em 04 temperaturas: 900, 950, 1050 e 1150 C, com um tempo de aquecimento de 3 h e patamar de 1,5 h. Aps a queima, foi realizado o ensaio de autoclavagem, segundo a norma ASTM, em 10 atm, por 1 hora. Aps, os corpos foram secos e avaliados os valores de expanso por umidade, com um paqumetro digital de preciso 0,01 mm.

3.2. Experimento II Aps avaliar os resultados de expanso por umidade dos corpos de prova do procedimento I, seguiu-se para a segunda etapa do procedimento, onde foram realizadas as tarefas representadas na figura 03. Com o aumento do percentual de calcrio na argila, possvel perceber, ainda que o grfico no mostre claramente, certa reduo da expanso por umidade. Os resultados podem ter sido dispersos devido dificuldade para a medida da EPU, uma vez que foi usado um paqumetro de preciso 0,01 mm, sendo que qualquer variao na medida poderia ter destorcido o resultado. Ento, para comprovar esta tendncia, a equipe realizou o segundo procedimento experimental. No segundo procedimento experimental, aps a queima, foram avaliadas trs caractersticas dos corpos de prova: a perda ao fogo, a retrao linear de queima e a absoro de gua.

Figura 03: Fluxograma do procedimento experimental II.

A preparao dos corpos de prova seguiu o mesmo critrio da primeira etapa. Os corpos foram queimados em trs temperaturas: 950, 1050 e 1150 C. Aps a queima, foram feitas aplicaes de esmalte por pistola, esmaltes prprios para a aplicao em telhas, onde cada esmalte tinha uma dilatao trmica diferente ( = 57.10-7, 67.10-7 e 78.10-7). Os corpos esmaltados seguiram ento para a etapa de queima para a sinterizao do esmalte, sendo que todas as peas foram queimadas a 950 C, com tempo de aquecimento de 2 h e patamar de 1 h. Aps a queima, foram realizados ensaios de perda ao fogo, retrao linear de queima e absoro de gua. Sendo assim, os corpos foram enviados para um ciclo de autoclave e aps, analisados os resultados. Na tabela abaixo esto apresentadas as combinaes das variveis estudadas pela equipe.
Tabela 01: Variveis estudadas pela equipe (temperatura de queima, percentual de calcrio e dilatao trmica do esmalte). = 10-7 950 Percentual de calcrio 0 5 10 15 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78 Temperatura de queima (C) 1050 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78 1150 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78 57, 67 e 78

Figura 05: Resultados de perda de massa ao fogo de acordo com o aumento do percentual de calcrio na massa.

Com relao perda ao fogo (figura 05), observa-se um aumento da perda a partir do momento que se adiciona o calcrio. Isso comprova que o carbonato de clcio (CaCO3) estaria liberando dixido de carbono (CO2) na queima e formando xido de clcio (CaO), que, segundo a bibliografia, reagiria com os componentes da matria-prima para formar fases cristalinas.

4. Resultados e Discusses
Com relao primeira etapa do trabalho, foi possvel obter o grfico que est apresentado na figura 04.
Figura 06: Resultados da retrao linear de queima de acordo com o aumento do percentual de calcrio na massa.

Figura 04: Expanso por umidade de acordo com o percentual de calcrio aps um ciclo de autoclave.

A retrao linear de queima (figura 06) diminuiu com o aumento de calcrio, isso porque o calcrio reage com a massa, forma poros, cristaliza e com isso segura a retrao. A figura 07 apresenta o grfico da absoro de gua em funo do percentual de calcrio na massa. O carbonato de clcio apresenta uma granulometria superior a da argila e com isso proporciona um melhor empacotamento das partculas e reduz a absoro de gua em temperaturas pouco elevadas. Com o aumento da temperatura, ocorre a completa desgaseificao do calcrio e a argila comea a formar fase lquida, e com isso ocorre um novo aumento da absoro de gua.
3

Figura 07: Resultados de absoro de gua de acordo com o aumento do percentual de calcrio.

Alm disso, a equipe avaliou a superfcie esmaltada dos corpos de prova (figuras 08, 09 e 10), e observou-se que os esmaltes de maiores dilataes trmicas j saram do forno trincados, devido diferena de dilatao trmica entre este e o suporte. Houveram corpos que trincaram tambm aps a absoro de gua, onde o corpo sofre uma ligeira EPU. Para avaliao geral das trincas, foi feito ento o ensaio de EPU e avaliado posteriormente o resultado esttico dos corpos. Pode-se perceber que quanto maior a adio de calcrio na massa as peas apresentaram menos trincas. Percebe-se ainda que, com 15% de calcrio para a temperatura de 1050 C, a pea no apresentou trincas, nem aps a absoro de gua e nem aps a autoclavagem, isso utilizando-se do esmalte de menor dilatao trmica. Quanto maior a dilatao trmica do esmalte, mais trincas apareceram. Pode-se observar que apenas as peas que possuam o esmalte com menor dilatao trmica e a temperatura de 1150 C no apresentaram trincas com exceo da pea sem adio de calcrio que apresentou trincas e a pea queimada a 1050 C com 15% de calcrio que no apresentou trincas.

Figura 09: Corpos queimados a 1050 C.

Figura 10: Corpos queimados a 1150 C.

5. Concluso
Com os testes realizados, foi possvel concluir que o calcrio causou uma reduo na EPU e no aparecimento de trincas, bem como o aumento da temperatura e um esmalte de menor dilatao trmica. A 1050 C j foi possvel obter um corpo prova com 15% de calcrio e com o esmalte de menor dilatao trmica que no gretou aps a queima e aps os ensaios de absoro de gua e autoclave. Com isso, ao ceramista que queira reduzir as trincas causadas por diferena de dilatao trmica e EPU, cabe a este adicionar matria-prima que ajude na formao de fase cristalina e a proporcione na menor temperatura de queima possvel, alm de garantir um bom acordo dilatomtrico entre a massa e o vidrado, sendo que melhores resultados so obtidos com esmalte de dilatao trmica menor que a da base e temperaturas de queima altas.

Figura 08: Corpos queimados a 950 C.

Referncias Bibliogrficas
1. ALARCON, Orestes E. et al. Efeitos da composio e da temperatura de queima na expanso por umidade de corpos cermicos.Cermica Industrial. p. 27-30. 1997. AMORS, J. L. et al. Acordo Esmalte-Suporte (I): A Falta de Acordo como Causa do Empenamento. Cermica Industrial. p. 6-13. Agosto/Dezembro. 1996. AMORS, J. L. et al. Acordo Esmalte-Suporte (II) Expanso Trmica de Suportes e Esmaltes Cermicos. Cermica Industrial. Janeiro/Abril. 1997. BOSCHI, Anselmo Ortega et al. Expanso por umidade. Parte I: o fenmeno. Cermica Industrial. p. 06-13. 1996. BOSCHI, Anselmo Ortega et al. Expanso por umidade. Parte II: efeito da adio de calcita. Cermica Industrial. p. 35-37. 1996.

6.

7.

2.

8.

3.

9.

4.

CAMPOS, L. F. et al. Aspectos fundamentais da expanso por umidade: reviso. Parte II: Cintica de expanso e sua determinao. Cermica. 2006. CAMPOS, L. F. et al. Aspectos fundamentais da expanso por umidade: uma reviso. Parte I: Aspectos histricos, causas e correlaes. Cermica. p. 01-14. 2006. FERREIRA, H. C. et al. Anlise da expanso por umidade e absoro de gua de pisos cermicos comerciais em relao composio qumica e quantidade estimada de fase vtrea. Cermica. p. 72-81. 2003. LIRA, Claudia et al. Efeitos da composio e da temperatura de queima na expanso por umidade de corpos cermicos. Cermica Industrial. p. 2730. 1997.

5.

Anda mungkin juga menyukai