Anda di halaman 1dari 2

Princpio da harmonizao.

Este princpio decorrncia lgica do princpio da unidade da Constituio, exigindo que os bens jurdicos constitucionalmente protegidos possam coexistir harmoniosamente, sem predomnio, em abstrato, de uns sobre os outros. Fundamenta-se na idia de igualdade de valor de bens constitucionais (ausncia de hierarquia entre os dispositivos constitucionais) que, no caso de conflito ou concorrncia, impede, como soluo, a aniquilao de uns pela aplicao de outros, e impe o estabelecimento de limites e condicionamentos recprocos de forma a conseguir uma harmonizao ou concordncia prtica entre esses dispositivos.

A harmonia prev uma reciprocidade de controle entre os poderes e que dentro disso que fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial das unidades administrativas do poder Judicirio dever ser realizada pelo Poder Legislativo, atravs do prprio Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, no mbito nacional. Alm disso o modo de escolha e investidura da cpula do Poder Judicirio, sofre rigoroso controle por parte tanto do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo.

Todos estes controles configuram-se previses originrias do legislador constituinte, dentro do equilbrio que deve pautar a harmonia entre os Poderes da Repblica

O Princpio da Harmonizao Constitucional O princpio da harmonizao constitucional, tambm conhecido por princpio da concordncia prtica, utilizado para estabelecer o alcance e os limites dos bens protegidos pelo Texto Maior, para que todos tenham a sua poro correta de eficcia, sem a prevalncia de um interesse sobre o outro de modo a evitar o aniquilamento de algum deles (ponderao de bens). Este princpio est diretamente relacionado ao princpio da unidade da Constituio.

O objetivo da aplicao desse princpio ser proporcionar ao intrprete que este faa uma anlise dos bens, interesses ou valores que esto em conflito e estabelece os limites e a abrangncia de cada um deles, de maneira coordenada e consentnea com o texto constitucional, sem que nenhum seja sacrificado em proveito de outro. Vale dizer, o intrprete far uma harmonizao desses interesses. Muitas vezes a prpria Constituio se antecipa e dita as regras dessa concordncia prtica dos diversos bens que patrocina. Todavia, quando o texto constitucional omisso nesse mister, caber, ento, ao intrprete extrair a intentio do legislador constituinte. Em matria do meio ambiente, cuja proteo normalmente entra em conflito com outros interesses, no preciso dizer que a aplicao desse princpio de suma importncia para o intrprete.

Anda mungkin juga menyukai