Anda di halaman 1dari 10

PESO E BALANCIAMENTO CONTEDO Introduo Teoria do peso e balanceamento Dados de peso e balanceamento Terminologia Procedimentos de pesagem da aeronave Formulrio

mulrio de pesagem Condies extremas de peso e balanceamento Instalao de lastro Cartas de carregamento e envelopes do C.G Equipamento eletrnico de pesagem Peso e balanceamento de helicpteros INTRODUO -A finalidade principal - controle do peso e balanceamento das aeronaves a segurana. -A finalidade secundria - eficincia durante o vo. Ex: teto adequado ao vo, manobrabilidade, razo de subida, velocidade e consumo de combustvel; Observaes: -O peso vazio e o correspondente centro de gravidade (c.g) de uma aeronave civil determinado na poca da homologao. -O fabricante pode pesar a aeronave, ou pode preencher o registro de peso e balanceamento. -O fabricante pode pesar apenas uma aeronave de cada vez que forem fabricadas atribuindo s outras a mdia do peso e balanceamento, -As anvs de empresas areas (regulares/no), esto sujeitas a certos regulamentos, que exigem provas de que elas esto sendo carregadas adequadamente. TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO - a teoria da alavanca (Anv est em equilbrio ou balanceada quando em repouso sobre o fulcro, em posio nivelada).
1

Para balancear a alavanca - o peso deve ser distribudo (o peso menor mais distante do fulcro = o peso maior mais prximo do fulcro). O Brao da Alavanca - distncia entre o fulcro e qualquer objeto. O Momento (efeito de rotao) - O Brao da Alavanca (X) Peso do Objeto. Aeronave Balanceada - permanecer nivelada, suspensa por um ponto imaginrio que a localizao ideal do CG.

Comprovao matemtica: -O controle do peso e balanceamento comprovante matemtico do peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados. (EA especificaes da aeronave). Obs.: A instalao ou remoo de equipamentos modifica o peso vazio e o c.g. da aeronave; afetando, conseqentemente, a carga til na mesma proporo. DADOS DE PESO E BALANCEAMENTO So obtidos das seguintes fontes: a. Especificaes da Aeronave (EA); b. Limitaes operacionais da aeronave; c. Manual de vo da aeronave; e d. Registro de peso e balanceamento Obs: Em caso de perda dos registros de peso e balanceamento, e na impossibilidade de se obter uma cpia, a aeronave deve ser repesada. Novos registros de peso e balanceamento devem ser computados e compilados.

TERMINOLOGIA Plano de Referncia: um plano vertical imaginrio, a partir do qual, todas as medidas so tomadas para fins de balanceamento com a aeronave em atitude de vo nivelado. Este plano est em ngulo reto em relao ao eixo longitudinal da aeronave. O fabricante pode localizar o plano de referncia onde for melhor conveniente para a localizao de equipamentos, medio, e computao do peso e balanceamento. A localizao do plano de referncia indicada na maioria das especificaes das aeronaves. Fig-2 Brao: a distncia horizontal entre um equipamento e o plano de referncia. O comprimento do brao sempre dado ou medido em polegadas; precedido do sinal positivo (+) ou negativo (-). (O sinal positivo indica uma posio para trs do plano de referncia, e o sinal negativo indica uma posio adiante do plano de referncia). Momento o resultado da multiplicao de um peso pelo seu brao. O momento de um item em torno do plano de referncia obtido pela multiplicao do peso deste item, pela distncia horizontal, entre este item e o plano de referncia. Ex: O sinal positivo ou negativo, que precede o valor de 600/lb.pol., vai depender de sua localizao em relao ao plano de referncia. Centro de Gravidade o ponto no qual o peso da aeronave ou de qualquer objeto est concentrado. o ponto em que os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, so exatamente iguais em magnitude. Uma aeronave suspensa por este ponto, no deve ter tendncia de rotao para qualquer dos lados do nariz ou da cauda. Peso Mximo o peso permitido para uma aeronave e seu contedo, e est indicado nas especificaes.
3

Muitas aeronaves existem variaes no peso mximo permissvel, dependendo da finalidade e condies em que deve ser operada. Ex. uma aeronave pode ter um peso bruto mximo de 2750 lbs (operao categoria normal); mas 2175 lbs. (operando categoria transporte) Peso Vazio O peso vazio de uma aeronave inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localizao fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. Este peso inclui o peso da clula, grupo motopropulsor, equipamentos necessrios, lastro fixo, fluido hidrulico, leo e combustvel residuais. Carga til determinada pela subtrao do peso vazio do peso bruto permissvel. As aeronaves homologadas nas categorias normal e utilitria deve haver duas cargas teis nos registros de peso e balanceamento. Centro de Gravidade do Peso Vazio (CGPV) o c.g. de uma aeronave em sua condio de peso vazio. Ele parte essencial do registro de peso e balanceamento da aeronave. Por si, ele no tem qualquer utilidade, mas serve como base para outras computaes. Passeio do Centro de Gravidade do Peso Vazio uma variao permissvel dentro dos limites do c.g. Nem todas as aeronaves possuem estas faixas especificadas em suas Folhas de Dados de Certificao de Tipo. Passeio do Centro de Gravidade Operacional a distncia compreendida entre os limites dianteiro e traseiro do c.g., (EA ou nas Folhas de Dados de Certificao de Tipo). Estes limites, determinados durante as fases de projeto e fabricao, so posies extremas do c.g. carregado permissveis, aplicveis dentro dos regulamentos que controlam o projeto da aeronave. Estes limites so apresentados em porcentagem da CAM (Corda Aerodinmica Mdia) ou em polegadas de distncia do plano de referncia. Obs. A localizao do c.g. da aeronave carregada deve permanecer dentro destes limites.
4

Corda Aerodinmica Mdia - CAM a corda mdia da asa. A seco transversal da asa, (do bordo de ataque ao bordo de fuga uma seco de aeroflio). uma linha imaginria traada paralela ao aeroflio, do bordo de ataque ao bordo de fuga da seco, a CAM de uma asa de corda constante seria o mesmo que a corda real da asa. Obs. O c.g. da aeronave normalmente colocado na posio dianteira mxima do centro de presso da CAM, para que se obtenha a estabilidade desejada. Fig-5 Meios de Nivelamento da Aeronave Existem pontos de referncia para o nivelamento da aeronave no solo. So determinados pelo fabricante. O procedimento - Nvel de bolha em pontos determinados na estrutura da aeronave. - Escalas especiais de nivelamento, construdas na estrutura da clula, so usadas com um prumo para nivelar a aeronave longitudinal e lateralmente. Pontos de Pesagem So os pontos sobre a balana, na qual o peso est concentrado, Ao se fazer a pesagem de aeronaves leves e mdias, as rodas so normalmente colocadas sobre as balanas. Pontos estruturais, capazes de suportar a aeronave, como os pontos de apoio dos macacos na longarina principal, so usados. Os pontos de pesagem devem ser indicados com clareza nos registros de peso e balanceamento da aeronave. Peso de Combustvel Zero o peso mximo permissvel de uma aeronave carregada sem combustvel. No peso de combustvel est includo o peso da carga, dos passageiros e da tripulao. Combustvel Mnimo O termo combustvel mnimo, no deve ser interpretado como a quantidade mnima de combustvel necessria para voar uma aeronave. Combustvel mnimo, aplicado em peso e balanceamento, a quantidade que deve ser apresentada no relatrio de peso e balanceamento.
5

Obs. Carga de combustvel mnimo, para uma aeronave pequena, (motor convencional), baseada na potncia do motor. utilizada quando a carga de combustvel tem que ser reduzida para a obteno do carregamento mais crtico, no limite do c.g., que estiver sendo investigado. Duas frmulas podem ser utilizadas e o resultado ser a menor quantidade de combustvel, necessria para a verificao do peso dianteiro ou traseiro. Para as aeronaves com motor a turbina, a carga de combustvel mnimo especificada pelo fabricante da aeronave. leo Total a quantidade de leo, apresentada como a capacidade de leo nas Especificaes da Aeronave. Ao se fazer a pesagem de uma aeronave, o tanque de leo poder conter a quantidade de gales de leo especificada, ou pode ser drenado. Com o tanque de leo cheio, o peso do leo deve ser subtrado da leitura obtida para se chegar ao peso vazio real. O relatrio de peso e balanceamento deve indicar se os pesos incluem o leo ou se o leo foi drenado. Tara A tara inclui os pesos de todos os itens extras; Ex. macacos e calos. O peso desses itens, quando includos na leitura da balana, deve ser deduzido para se obter o peso real da aeronave. Fig. 6

Pontos de Pesagem So os pontos sobre a balana, na qual o peso est concentrado. Aeronaves leves e mdias, as rodas so normalmente colocadas sobre as balanas. Aeronaves de grande porte, os pontos estruturais, tais como os pontos de apoio dos macacos na longarina principal. Os pontos de pesagem devem ser indicados nos registros de peso e balanceamento da aeronave. PROCEDIMENTOS DE PESAGEM DA AERONAVE Dados do balanceamento existentes nas Especificao da Aeronave ou nas folhas de Dados de Certificao de Tipo. (figura 3-6). A Anfbio / L Avio / S Hidroavio / H Helicptero / LO e LOD Planador 1 Monomotor / 2 Bimotor / 3 Trimotor / 4 Quadrimotor / P Convencional / T Turbolice / J - Jato Pesagem da Aeronave Uma preparao bem feita economiza tempo e evita erros. 1. Balanas, equipamentos de iamento, macacos e equipamentos de nivelamento. 2. Calos e sacos de areia para manuteno da aeronave sobre as balanas. 3. Rgua, nvel de bolha, prumos, giz e uma trena. 4. Formulrios de computao de peso e balanceamento. Preparao da Aeronave para Pesagem - Drenar o sistema de combustvel at que a indicao de quantidade seja zero, Obs.: Combustvel no utilizvel (combustvel residual) considerado como sendo parte do peso vazio da aeronave. Sempre bom consultar as instrues do fabricante da aeronave para saber se ela deve ser pesada com os tanques de combustvel cheios ou vazios. - Drenar todo o leo do reservatrio.
7

Obs.: Quantidade de leo que permanecer nos tanques, nas linhas ou no motor, ser considerada como leo residual e, ser includa no peso vazio. Se a drenagem for impraticvel, os tanques de leo devem ser completamente cheios. A posio de itens, tais como spoilers, slats, flapes e sistemas de rotor de helicpteros so fatores importantes na pesagem das aeronaves. - A menos que sejam especificados de outra forma, nas Especificaes da Aeronave ou nas instrues do Fabricante, os reservatrios e sistemas hidrulicos devem estar cheios. - Os reservatrios de gua potvel e os tanques dos lavatrios devem ser drenados; e os tanques de leo dos dispositivos de acionamento de velocidade constante devem ser cheios. - Devemos remover os itens que no so normalmente levados em vo, e verificar o compartimento de bagagem para que nenhum objeto permanea em seu interior. - Reinstalar todas as portas de acesso, tampas dos reservatrios de leo e dos tanques de combustvel, tampas da caixa de juno, caps, portas, sadas de emergncia e outras peas que tenham sido removidas. - Todas as portas, janelas e capotas corredias devem estar em sua posio normal de vo. -Pesagem da aeronave com as rodas colocadas sobre as balanas, freios soltos para reduzir a possibilidade de uma leitura incorreta provocada por cargas laterais sobre as balanas. -Deve-se fazer um esforo para nivelar os avies em torno de seu eixo lateral e longitudinal. Medies A distncia entre o plano de referncia e a linha de centro do ponto de pesagem principal; e a distncia entre o ponto de pesagem principal; e a linha de centro do ponto de pesagem da cauda (ou do nariz), deve ser conhecida para que se possa determinar o c.g., relativo ao ponto de pesagem principal e o plano de referncia. figura 7 Cmputo do Balanceamento - Para se obter o peso bruto e a localizao do c.g. de uma aeronave carregada, primeiramente determinamos o peso vazio e a localizao do CGPV. - Depois acrescenta os dados do combustvel, passageiros, carga e dos pesos consumveis; na medida em que eles forem adicionados.
8

- figura 8 - fornecem uma base para os exemplos de cmputo de peso vazio e c.g. do peso vazio. EXEMPLO DO FORMULRIO DE PESAGEM: FABRICANTE: ROTARY MODELO: A SRIE: 0242 N. 411 FIGURA 9 CONDIES EXTREMAS DE PESO E BALANCEAMENTO - Representam as posies dianteira e traseira mximas do c.g. da aeronave. - So os pontos fixos, dianteiro e traseiro, alm dos quais o c.g. no deve passar em nenhum momento durante o vo. - Se estes limites forem ultrapassados e a aeronave for voada nesta condio, ela poder sofrer estabilidade insuficiente com a conseqente dificuldade de control-la. Verificao de Peso e Balanceamento Dianteiro - Para a execuo desta verificao, sero necessrias as informaes seguintes: 1. O peso, brao e momento da aeronave vazia; 2. Os pesos, braos e momentos mximos dos itens de carga til que estejam localizados adiante do limite dianteiro do c.g.; 3. Pesos, braos e momentos mximos dos itens de carga til que estejam localizados para trs do limite dianteiro do c.g. Exemplo de verificao de peso e balanceamento dianteiro e traseiro. (Figura 10). INSTALAO DE LASTRO - O lastro usado para se obter o balanceamento do c.g. desejado. - Lastro permanente So lastros instalados para compensar a remoo ou instalao de equipamentos, - Deve permanecer na aeronave por perodos longos de tempo, - Eles podem ser pintados de vermelho, com a seguinte inscrio: (LASTRO PERMANENTE - NO REMOVA). - Lastros temporrios - Devem ter a inscrio: (LASTRO _____LIBRAS. SUA REMOO EXIGE UMA VERIFICAO DO PESO E BALANCEAMENTO).
9

- O compartimento de bagagem , normalmente, o lugar mais conveniente para a instalao de lastros temporrios. - O manual de operao da aeronave deve conter as instrues referentes colocao correta de lastros removveis, sob todas as condies de carregamento, para as quais, tal lastro seja necessrio. CARTAS DE CARREGAMENTO E ENVELOPES DO C.G. - O sistema de computao de peso e balanceamento, comumente chamado de sistema de envelope do c.g. e carta de carregamento, - Mtodo excelente e rpido para se determinar a localizao do c.g. para os vrios arranjos de carregamento. - Pode ser aplicado aeronave de qualquer fabricao e modelo. - Os fabricantes de aeronaves, usam esse mtodo de computao para preparar cartas similares quelas apresentadas. figura 11 EQUIPAMENTO ELETRNICO DE PESAGEM - O equipamento eletrnico de pesagem simplificou muito o procedimento de pesagem de aeronaves grandes e pesadas. (balana eletrnica). - O "Kit de pesagem contm uma trena, prumos, nveis de bolha, escalas, hidrmetros (para especificao da gravidade especfica do combustvel) e as clulas de carga. PESO E BALANCEAMENTO DE HELICPTEROS - De modo geral so os mesmos princpios e procedimentos de peso e balanceamento para avies. - A maioria dos helicpteros tem o passeio do c.g. mais restrito que os avies. - A localizao e o comprimento exato do passeio do c.g. so determinados para cada helicptero; e, normalmente, ele se estende a uma distncia curta para frente e para trs do rotor principal, ou do centride de um sistema de rotor duplo.

10

Anda mungkin juga menyukai