Anda di halaman 1dari 4

Taxa de Cmbio

Taxa de cmbio o preo de uma unidade monetria de uma moeda em unidades monetrias de outra moeda. A taxa de cmbio pode ser definida em termos diretos (ao incerto) ou em termos indiretos (ao certo). A taxa de cmbio est definida em termos diretos quando exprime o preo de uma unidade monetria estrangeira em unidades monetrias de moeda nacional (exemplo: a taxa de cmbio USD/EUR est definida de forma direta para os habitantes da zona euro; ou est definida de forma indireta para os habitantes dos EUA). A taxa de cmbio est definida de forma indireta quando exprime o preo de uma unidade monetria de moeda nacional em unidades monetrias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de cmbio EUR/USD est definida em termos indiretos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preo de 1 unidade monetria nacional, o euro, em unidades monetrias de moeda estrangeira, o dlar). A taxa de cmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relao a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo banco central), a taxa de venda o preo que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preo que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe ofertada (por um exportador, por exemplo). Portanto, o cmbio uma das variveis mais importantes da macroeconomia sobretudo no que se refere ao comrcio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um pas para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos da moeda domstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de cmbio de um pas como o nmero de unidades de moeda de um pas necessrio para se comprar uma unidade de moeda de outro pas. Em outras palavras, o preo de uma moeda em termos de outra.

Arranjos de cmbio
Existe uma variedade bastante ampla de diferentes arranjos de cmbio adotados pelos pases ao longo da histria. Todos esses arranjos podem ser agrupados em dois segmentos bsicos: regimes cambiais fixos ou flutuantes. A diferena bsica entre esses dois regimes que, enquanto no caso dos cmbios fixos a taxa de cmbio definida pelas autoridades monetrias nacionais, em cmbios flutuantes essa mesma taxa formada no mercado cambial atravs dos movimentos de oferta e demanda por ativos em moeda estrangeira. importante conhecer o conceito de mercado de cmbio e relembrar o de poltica cambial, tambm ligados ao cmbio: Mercado de Cmbio o ambiente (fsico ou virtual, pois as trocas de moeda podem ser feitas tambm por meio eletrnico, sem a presena fsica dos participantes) onde se realizam as operaes de cmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central (bancos, corretoras, distribuidoras, agncias de turismo etc.) e entre esses e seus clientes. Poltica cambial o conjunto de medidas e aes do governo que influem no comportamento do mercado de cmbio e da taxa de cmbio.

Regimes Cambiais
Flexveis ou Flutuantes : quando seu valor determinado no mercado de divisas atravs de interao das foras de oferta e demanda. Flutuao o valor da taxa de cmbio no mercado se alterar medida que haja mudana em outras variveis que influenciam a demanda e a oferta de divisas. A demanda por divisas afetada, alm da taxa de cmbio, pelas seguintes variveis. (1) Nvel do Produto Interno (Y) - de se esperar que, quanto maior Y, maior ser a demanda por importaes do Pas e, portanto, a demanda por moeda estrangeira; (2) Nvel geral de Preos Interno (Pi) e Externo (Pe) - coeteris paribus, caso Pi aumente, o preo real das importaes em moeda nacional diminuir e, portanto as importaes e a demanda por divisas sero incentivadas; caso Pe aumente, o preo real das das importaes em moeda nacional se elevar e, portanto as importaes e a demanda por divisas sero desestimuladas; (3) Taxas de Juros Interna (Ii) e Externa (Ie) - coeteris paribus, caso Ii, se eleve, haver um incentivo entrada lquida de capitais no Pas, pois ela se tornou mais atrativa que a externa, logo a oferta de divisas no pas aumenta, com uma demanda constante; caso contrrio, se Ie aumentar, ocorrer um estmulo sada lquida de capitais para o exterior, j que ela est mais alta que a interna logo a oferta de divisas diminui, com uma demanda constante. (4) Produto Interno Bruto (PIB)

Mercado de cambio no brasil


A maior parte das grandes e mdias empresas hoje no sobreviveriam sem as relaes financeiras internacionais. O mercado do cmbio realidade para a maioria dos investidores e no apenas em pessoa jurdica, j que as variaes da moeda nacional estimulam a compra de dlar particular, para investimento prprio. Para quem no est acostumado ao termo, basta pensar naquela viagem ao exterior: teve que comprar dlar? Ento voc usou o mercado de cmbio. Enfim, trata-se de uma expresso dada ao espao abstrato onde se define a circulao monetria internacional. Toda a negociao financeira que extrapola os limites das fronteiras nacionais cai no controle do mercado de cmbio. Para quem no conhece, cmbio o processo de troca e comercializao com uso de moeda estrangeira. No Brasil, o cmbio comercial ou de turismo controlado pelo Banco Central. Assim, tudo o que entra e sai do pas por intermdio de negociaes financeiras deve responder ao Banco Central, com exceo do mercado paralelo cmbio no regulamentado. E como toda transao financeira, a moeda estrangeira possui um valor, como uma mercadoria, em moeda nacional. Essa a taxa de cmbio. No caso do mercado flutuante (o de turismo), a taxa livre, oscilando de acordo com o mercado, pois no possui um regulamento que defina seu valor fixo. Esse tipo de cmbio no usado apenas para negociaes relativas ao turismo, tambm se aplica a transaes de doao a entidades, penses, tratamentos de sade, heranas e contribuies para instituies internacionais por ser mais acessvel em pequenos investimentos.

Cmbio de Investimento
Outra movimentao recomendada para quem tem familiaridade com o mercado de cmbio a compra de dlar para aplicao. Essa atividade afasta a insegurana da flutuao da moeda brasileira e tambm pode ser feita atravs da aquisio de ttulos cambiais. No caso do mercado comercial, usa-se como valor o dlar comercial. Atravs do cmbio possvel realizar negociaes de importao e exportao, movimentaes bancrias e pagamento de servios. Assim, como tudo o que entra e sai do Brasil precisa de um registro de transao do Banco Central, esse ganho denominado spread cambial. Ele representa a diferena entre a taxa de compra e a de venda da moeda. E como era de se imaginar, o spread cambial acaba ficando com a maior parte do bolo

O Mercado Paralelo
A margem dessa regulamentao, toda negociao feita sem ter o Banco Central como intermedirio denominado mercado de cmbio paralelo, ou como mais conhecido popularmente: o cmbio negro. Nesse caso, toda movimentao, posse de moeda estrangeira ou negociao realizada fora dos padres relacionados acima so considerados ilegais, sujeitos pena de lei. No Brasil essa prtica ainda frequente, criada como uma forma de fuga frente ao monoplio do mercado de cmbio operado pelo Banco Central. Potencializada pela cultura de lucratividade ilcita, em territrio nacional muito comum comerciantes aceitarem a moeda estrangeira na comercializao de produtos como artesanato e oferta de servios de turismo internacional. A atividade gera grandes perdas na receita cambial do pas, uma vez que os valores que circulam pelo mercado paralelo no so contabilizado na conta de Turismo do Balano Geral de Pagamentos.

Definio de Cambio Flutuante


Comeamos ento por definir o conceito de cmbio flutuante. Uma moeda vale o quanto os compradores esto dispostos a pagar por ela, Isso determinado pela oferta e demanda, que, por sua vez, so determinadas pelo investimento extrangeiro, taxas de importao/exportao, inflao e um conjunto de outros fatores econmicos. Em outras palavras e trazendo para a situao brasileira, a cotao do dlar definida diariamente na interao entre demandantes ( importadores, investidores brasileiros ao comprar ativos no exterior, turistas brasileiros em viagens exterior) e ofertantes ( exportadores, investidores estrangeiros ao comprar ativos no brasil, turistas estrangeiros em viagens no brasil)

Cmbio livre
quando o Governo no se obriga a intervir para controlar o preo da moeda local frente ao preo de uma moeda estrangeira (mais comumente o dlar), ou seja, o preo da moeda estrangeira, frente a moeda local exclusivamente determinado pelo mercado atravs das leis de oferta e procura. Neste caso o cmbio oscila livremente de acordo com a vontade do mercado. No se pode dizer se isso bom ou ruim para o pas sem uma prvia anlise do cenrio econmico, dos objetivos do governo, das polticas monetrias e fiscais, do montante de reservas internacionais, etc. Vide o exemplo do Brasil: Quando da adoo do Plano Real o cmbio fixo foi extremamente importante para se apagar a memria inflacionria da sociedade e estabelecer uma ancora cambial de forma a dar sustentabilidade ao recm criado indexador (URV) transformando- se no real.

No entanto, com os ataques especulativos nos idos da dcada de 90, no foi mais possvel manter o cmbio fixo e optou-se acertadamente pelo cmbio flutuante, o que nos salvou de quebrar. Na mesma poca a Argentina optou por manter o cmbio fixo e no suportou as presses e quebrou. Portanto, dizer se tal determinao do cmbio livre bom ou ruim algo muito relativo. Mas diante do atual cenrio econmico a qual ns brasileiros vivemos esta sem dvida a melhor opo. Cabe ressaltar que no Brasil o cmbio no verdadeiramente livre, o Banco Central costuma intervir no mercado sempre quando h alguma ameaa latente, atravs de leiles, compras ou vendas diretas. Ou seja, hoje o Brasil adota um sistema hibrido que visa criar uma relativa estabilidade no sistema evitando sobressaltos excessivos que poderiam desvirtuar e desnortear expectativas no mercado interno.

Anda mungkin juga menyukai