Anda di halaman 1dari 3

A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta",[1] e conhecida tambm em portugus como tsica pulmonar[2] ou "doena do peito" - uma das

s doenas infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Estimase que a bactria causadora tenha evoludo h 40.000 anos, a partir de outras bactrias do gnero Mycobacterium. A tuberculose considerada uma doena socialmente determinada, pois sua ocorrncia est diretamente associada forma como se organizam os processos de produo e de reproduo social, assim como implementao de polticas de controle da doena. Os processos de produo e reproduo esto diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivduo. A tuberculose pulmonar a forma mais frequente e generalizada da doena. Porm, o bacilo da tuberculose pode afetar tambm outras reas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe,[3] os ossos e as articulaes,[4] a pele (lpus vulgar), os glnglios linfticos (escrfulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeo a diversas partes do organismo, por via sangunea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encfalo) causando infeces graves denominadas de "meningite tuberculosa".[5][

Sintomas mais comuns


Tosse com secreo Febre (mais comumente ao entardecer) Suores noturnos Falta de apetite Emagrecimento Cansao fcil

Dificuldade na respirao, eliminao de sangue e acmulo de pus na pleura pulmonar so caractersticos em casos mais graves. Em diversos pases houve a idia de que por volta de 2010 a doena estaria praticamente controlada e inexistente. No entanto, o advento do HIV e da AIDS mudaram drasticamente esta perspectiva. No ano de 1993, em decorrncia do nmero de casos da doena, a Organizao Mundial da Sade (OMS) decretou estado de emergncia global e props o DOTS (Tratamento Diretamente Supervisionado) como estratgia para o controle da doena.

A doena
A tuberculose se dissemina atravs de aerossis no ar que so expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contactos prximos (pessoas que tem contato freqente) tm alto risco de se infectarem. A transmisso ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa activa (e no de quem tem a doena latente).

A probabilidade da transmisso depende do grau de infeco da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e durao da exposio ao bacilo, e a virulncia. A cadeia de transmisso pode ser interrompida isolando-se pacientes com a doena ativa e iniciando-se uma terapia antituberculose eficaz.
[editar] Notificao

A tuberculose uma doena de notificao obrigatria (compulsria), ou seja, qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado.[7][8]
[editar] Infeco

A infeco pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvolos pulmonares e pode se espalhar para os ndulos linfticos e da, atravs da corrente sangunea para tecidos mais distantes onde a doena pode se desenvolver: a parte superior dos pulmes, os rins, o crebro e os ossos. A resposta imunolgica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando formao de um granuloma. Os "tubrculos", ou ndulos de tuberculose so pequenas leses que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactria da tuberculose. Normalmente o sistema imunolgico capaz de conter a multiplicao do bacilo, evitando sua disseminao em 90% dos casos.
[editar] Evoluo

Entretanto, em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunolgico e comea a se multiplicar, resultando na progresso de uma simples infeco por tuberculose para a doena em si. Isto pode ocorrer logo aps a infeco (tuberculose primria 1 a 5% dos casos), ou vrios anos aps a infeco (reativao da doena tuberculosa, ou bacilo dormente 5 a 9 %). Cerca de 5% das pessoas infectadas vo desenvolver a doena nos dois primeiros anos, e outras 5% vo desenvolv-la ainda mais tarde. No total, cerca de 10% dos infectados com sistema imunolgico normal desenvolvero a doena durante a vida. Algumas situaes aumentam o risco de progresso da tuberculose. Em pessoas infectadas com o HIV o risco aumenta em 10% ao ano, ao invs de 10% por toda a vida. Outras situaes de risco incluem: o abuso de drogas injetveis; infeco recente de tuberculose nos ltimos 2 anos; raio-x do trax que sugira a existncia de tuberculose (leses fibrticas e ndulos); diabetes mellitus, silicose, terapia prolongada com corticosterides e outras terapias imuno-supressivas, cncer na cabea ou pescoo, doenas no sangue ou reticuloendoteliais (leucemia e doena de Hodgkin), doena renal em estgio avanado, gastrectomia, sndromes de mal-absoro crnicas, ou baixo peso corporal (10% ou mais de peso abaixo do ideal). A tuberculose afeta principalmente os pulmes,[9] (75% ou mais) e chamada de tuberculose pulmonar.

Os sintomas incluem tosse prolongada com durao de mais de trs semanas, dor no peito e hemoptise. Outros sintomas incluem febre, calafrios, suores noturnos, perda de apetite e de peso, e cansao fcil. A palavra consuno (consumpo, em Portugal) surgiu porque os doentes pareciam ter sido "consumidos por dentro" pela doena. Outros locais do corpo que so afetados incluem a pleura, o sistema nervoso central (meninges), o sistema linftico, o sistema genitourinrio, ossos e articulaes, ou pode ser disseminada pelo corpo (tuberculose miliar - assim chamada porque as leses que se formam parecem pequenos gros de milho). Estas so mais comuns em pessoas com supresso imunolgica e em crianas. A tuberculose pulmonar tambm pode evoluir a partir de uma tuberculose extrapulmonar.

[editar] Resistncia a medicamentos


A tuberculose resistente transmitida da mesma forma que as formas sensveis a medicamentos. A resistncia primria se desenvolve em pessoas infectadas inicialmente com microorganismos resistentes. A resistncia secundria (ou adquirida) surge quando a terapia contra a tuberculose inadequada ou quando no se segue ou se interrompe o regime de tratamento prescrito.

[editar] Diagnstico
Uma avaliao mdica completa para a tuberculose inclui um histrico mdico, um exame fsico, a baciloscopia, o teste subcutneo de Mantoux, uma radiografia do trax e culturas microbiolgicas.
[editar] Baciloscopia

A baciloscopia um exame realizado com o escarro do paciente suspeito de ser vtima de tuberculose, colhido em um potinho estril. O exame deve ser feito pela manh, com o paciente ainda em jejum e com boa higienizao oral. importante orientar o paciente a no cuspir, mas sim escarrar. Esse exame feito gratuitamente atravs do SUS e pode ser solicitado por enfermeiros e mdicos.

Anda mungkin juga menyukai