Anda di halaman 1dari 19

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

Mantenedora: Fundao Percival Farquhar FACULDADE DE CINCIAS DA SADE - FACS

Roteiro prtico de Cinesiologia e anatomia de superfcie

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA Prof. Grasiella Oliveira Paizante Fevereiro/2008

CINESIOLOGIA E ANATOMIA DE SUPERFCIE ROTEIRO DE AULA PRTICA Trabalho: descrever a origem, insero, ao muscular com as respectivas ilustraes. Fazer em papel chamex A4, no usando o verso do papel. Entregar dia 11 de maro de forma manuscrita e encadernado. Valor: 20 pontos. PESCOO 1. Esternocleidomastideo (unilateral poro esternal e clavicular)

2. Escalenos anterior, mdio e posterior


CAIXA TORCICA 3. Transverso do abdome 4. Oblquo interno 5. Oblquo externo 6. Serrtil pstero-inferior 7. Reto do abdome

8. Diafragma 9. Intercostal interno 10. Intercostal externo 11. Serrtil pstero-superior 12. Serrtil anterior
13. Peitoral menor 14. Peitoral maior 15. Levantador da escpula TRONCO 16. Paravertebrais 17. Quadrado lombar BRAO 18. Bceps braquial 19. Braquial 20. Coracobraquial 21. Braquiorradial 22. Trceps braquial ANTEBRAO 23. Pronador redondo 24. Pronador quadrado 25. Supinador 26. Extensores do punho 27. Flexores do punho QUADRIL 2

28. Glteo mnimo 29. Glteo mdio 30. Glteo mximo 31. lio psoas 32. Adutor magno 33. Grcil JOELHO 34. Tensor da fascia lata 35. Sartrio 36. Bceps femoral (cabea longa e curta) 37. Semitendinoso 38. Semimembranoso 39. Reto femoral 40. Vasto lateral 41. Vasto medial 42. Vasto intermdio TORNOZELO

43. Gastrocnmio medial 44. Gastrocnmio lateral 45. Sleo


PS 46. Fibular longo 47. Fibular curto 48. Tibial anterior 49. Tibial posterior 50. Flexor longo dos dedos 51. Extensor longo dos dedos

ANATOMIA DE SUPERFCIE Bibliografia TIXA S. Anatomia palpatria do membro inferior. So Paulo: Manole. 2000. TIXA S. Anatomia palpatria do pescoo, do tronco e do membro superior. So Paulo: Manole. 2000.

AULA 1 - PALPAO DO OMBRO Clavcula, Articulaes Esternoclavicular e Acromioclavicular Procedimento Palpar o comprimento da clavcula desde a rea medial na articulao esternoclavicular at a rea lateral na articulao acromioclavicular.

Bolsa Subacromial (subdeltidea) Procedimento: Com uma mo, estender o ombro do cliente. Com a mo oposta, palpar quanto dor palpao, massas e espessamento das partes subacromial e subdeltidea da bolsa.

Msculo Bceps braquial Procedimento: Cotovelo flexionado a 90, palpar distalmente a partir da tuberosidade bicipital do rdio para cima at o sulco bicipital. Msculo Deltide Procedimento Palpar a poro anterior do mm. a partir do processo do acrmio inferiormente. Palpar a face lateral do ombro (de novo inferiormente) para a parte mdia do msculo deltide.

Escpula

A face posterior deve ser palpada a partir da face superior para a face inferior com o ombro estendido.

Procedimento: Borda medial, lateral e superior. Espinha da escpula Palpar as superfcies posteriores acima da espinha para o mm. supraespinhoso e abaixo, para o mm. Infra-espinhoso.

AULA 1 - PALPAO DO COTOVELO NERVO ULNAR Passa no sulco entre o epicndilo medial e a fossa olecraniana.

Procedimento Dedo indicador, palpar o sulco entre o epicndilo medial e o processo do olcrano. Epicndilo Medial e Tendes Inseridos Procedimento: Cotovelo flexionado a 90, palpar o epicndilo e seus tendes com o dedo indicador.

Epicndilo Lateral e Tendes Extensores do Punho Procedimento: Cotovelo flexionado a 90, palpar o epicndilo lateral e a crista supracondiliana com o seu dedo indicador e mdio. Processo do Olcrano e Bolsa Olecraniana O olcrano coberto pela bolsa, a qual normalmente no palpvel. Procedimento: Cotovelo flexionado a 90, palpar o processo do olcrano e a bolsa quanto dor palpao, inflamao e temperatura aumentada. Uma sensao espessa e pastosa pode indicar bursite olecraniana.

Msculo Trceps Possui 3 cabeas; a cabea longa cruza a articulao glenoumeral e a articulao do cotovelo e se insere no olcrano. Procedimento: Cotovelo ligeiramente flexionado, fazer o cliente inclinar-se sobre a mesa. Com dos dedos polegar e indicador, palpar a extenso do msculo at embaixo no processo olecraniano, procurando qualquer dor palpao ou defeitos secundrios a trauma.

Fossa Cubital Passam: tendo do bceps, artria braquial, nervo mediano e nervo musculocutneo. Procedimento: Cotovelo ligeiramente fletido e o cliente resistindo flexo. Palpar a fossa cubital com o dedo indicador procurando o tendo do bceps

AULA 2 - PALPAO DO PUNHO TENDES FLEXORES Flexores: ulnar do carpo, palmar longo, profundo dos dedos, superficial dos dedos, longo do polegar, radial do carpo. Procedimento: Palpar os tendes dos flexores imediatamente proximais ao retinculo flexor. Observar dor ou depsitos calcificados. Canal de Guyon (Tnel Ulnar) Localizado entre o pisiforme e o gancho do hamato. Contm nervo e artria ulnar. Local comum de uma neuropatia de compresso. Procedimento A artria e o nervo ulnar no so palpveis no tnel. Tnel do Carpo Canal formado anatomicamente pelos ossos localizados na regio do carpo (punho) e por um ligamento forte na regio do carpo. As paredes laterais e o assoalho so constitudos pelos ossos do carpo e o teto pelo lig. transverso do carpo.

O tnel do carpo contm tendes que flexionam os dedos e o polegar e o nervo mediano que proporciona sensibilidade ao polegar, indicador e metade radial do anular.

Procedimento Com a mo do paciente supina da, estabilizar o punho com uma mo. Com oposta, percutir a superfcie palmar do punho com um martelo de reflexos neurolgicos. Artrias Radial e Ulnar Artria radial: face ntero-lateral do punho. Artria ulnar: face ntero-medial do punho. Procedimento Palpar uma artria de cada vez e determinar a amplitude de ambos os pulsos bilateralmente. Processo Estilide Ulnar Localizado na face posterior do punho prximo ao 5 dedo. Procedimento Verificar: dor palpao, dor espontnea, edema ou deformidade. Dor no tubrculo secundrio a um trauma: fratura de Colles. Tendes Extensores Adutor longo do polegar; extensores: curto do polegar, radiais longo e curo do carpo, longo do polegar, dos dedos e do indicador, do dedo mnimo, ulnar do carpo. Procedimento Suportara mo do cliente com os dedos do examinador enquanto palpa o punho do cliente com ambos os seus polegares.

AULA 2 - PALPAO DA MO Eminncia Tenar rea lateral da mo coma a palma da mo voltada cima. Procedimento Palpar a forma triangular da eminncia a partir da base do polegar medial rea central da mo na base dos ossos do carpo. A seguir inferior e lateralmente base do dedo indicador. Eminncia Hipotenar Face anterior da mo desde a base do dedo mnimo at a rea medial da mo, e termina no osso pisiforme. Procedimento 7

Palpar a eminncia desde a base do dedo mnimo at a base do pisiforme.

Metacarpianos e Falanges Na face dorsal da mo. AULA 3 - PALPAO DA PELVE Msculos Glteos Glteo mximo, mdio e mnimo. Originam-se do leo e inserem-se no fmur. Procedimento DV: palpar usando forte presso, comeando imediatamente lateral ao sacro e movendo-se no sentido do trocnter maior do fmur. Msculo Piriforme Localizao: bissecionar a distncia entre a extremidade do cccix e a EIPS esta linha ser o bordo inferior do piriforme. Origina do sacro e insere no trocnter maior fmur. Procedimento Palpar o msculo, observando qualquer dor palpao ou espasmo. Nervo Citico Composto de razes nervosas de L4, L5, S1, S2, S3. O nervo corre atravs do forame citico maior da pelve atravs do glteos e embaixo do piriforme. Procedimento Comeando a meio caminho entre o trocnter maior e a tuberosidade isquitica, palpar o nervo citico e acompanh-lo at a extremidade inferior, tanto quanto possvel.

AULA 3 - PALPAO DA SACROILACA Espinha Ilaca Pstero-superior e Crista Ilaca Importantes marcos sseos usados para avaliar desvios posturais e deficincias de comprimento das pernas. Procedimento Em p, palpar a crista ilaca. Colocar seus dedos indicadores sobre cada crista ilaca e os seus polegares sobre as EIPS de cada lio. Articulaes Sacroilacas

Procedimento DV, flexionar o joelho a 90 e rodar externamente o quadril. Com sua mo oposta, palpar a articulao sacroilaca desde imediatamente abaixo da EIPS at a incisura sacra.

Tuberosidade Isquitica Localizada abaixo da dobra gltea. Procedimento DL, flexionar a coxa trazendo o joelho ao trax. Palpar a tuberosidade, observando qualquer do espontnea ou palpao.

AULA 3 - PALPAO DO QUADRIL EIAS Procedimento Palpar a crista ilaca na margem inferior do flanco a partir da frente; a partir de trs, o seu ponto mais alto fica ao nvel do processo espinhoso de L4. EIAS: na extremidade terminal anterior da crista ilaca (fixa o mm sartrio). -> DD ou em p.

Trocnter Maior Localizado aproximadamente 10 cm inferior e lateral EIAS. Fixa os mm glteos mdio e mnimo, vasto lateral, alm da bolsa trocanteriana residir sob estes mms. Procedimento DV: abduzir levemente a coxa e palpar o trocnter maior. Articulao do Quadril Difcil de palpar por se situar na profundidade do corpo. A palpao do tecido circundante pode se um melhor indicador de patologia da desta articulao.

Msculo Tensor da Fscia Lata Localizado no lado ntero-lateral da coxa. Origina na crista ilaca e insere-se no trato iliotibial que se fixa no epicndilo lateral da tbia. Procedimento

DL sobre o lado no afetado, palpar o mm para baixo desde logo abaixo da EIAS, sobre o trocnter maior at a face lateral do joelho. AULA 4 - PALPAO DO JOELHO

Patela, Tendo do Quadrceps da Coxa e Ligamento Patelar Procedimento DD e joelho estendido: palpar a patela e suas margens. Palpar o tendo do quadrceps. Palpar o ligamento patelar. Bolsa Anterior do Joelho Bolsas: supra-patelar, pr-patelar, infra-patelar superficial e infra-patelar profunda. Procedimento: DD e joelho estendido Palpar a bolsa supra-patelar acima da patela. Palpar a bolsa pr-patelar, superficialmente patela. Palpar as bolsas infra-patelares superficiais e profundas.

Msculo Quadrceps da Coxa Procedimento Palpar a extenso inteira do msculo, observando qualquer intumescimento, dor palpao, diferenas de temperatura ou massas. Ligamento Colateral Medial Sujeito: Na posio de sentado cruzar a perna de tal modo que o tornozelo apie sobre o joelho do membro inferior oposto. Quando o joelho se encontra a 90 de flexo e a coxa em abduo e rotao externa, a banda iliotibial relaxa e o LLE torna-se saliente na regio externa do joelho junto interlinha articular. Examinador: Palpar o LCL na regio externa do joelho seguindo a interlinha articular da articulao fmoro-tibial. O ligamento apresenta-se transversalmente a esta linha. Ligamento Colateral lateral Sujeito: Na posio de sentado cruzar a perna de tal modo que o tornozelo apie sobre o joelho do membro inferior oposto. Quando o joelho se encontra a 90 de flexo e a coxa em abduo e rotao externa, a banda iliotibial relaxa e o LLE torna-se saliente na regio externa do joelho junto interlinha articular.

10

Examinador: Palpar o LCL na regio externa do joelho seguindo a interlinha articular da articulao fmoro-tibial. O ligamento apresenta-se transversalmente a esta linha. Tensor da fascia lata (TFL) Sujeito: Sentado no bordo da mesa (semi-sentado) e ps apoiados no solo, realizar um movimento combinado de flexo do joelho e abduo da coxa. O movimento de flexo do joelho resistido pelo apoio do p no cho, enquanto que a abduo da coxa resistida pelo examinador. Examinador: Localizar a origem e ventre muscular do TFL ligeiramente frente e ao nvel do grande trocnter. O tendo distal pode ser localizado na regio externa da coxa, perto do joelho (banda iliotibial). Menisco externo (parte). Sujeito: Na posio de sentado e joelho ligeiramente em flexo. Examinador: Pressionar firmemente com os polegares a poro ntero-externa de a interlinha articular fmoro-tibial. Fossa Popltea e Estruturas Associadas Alm dos msculos abaixo, encontram-se: nervo tibial posterior, artria e veia poplteas que cruzam a fossa popltea. Procedimento DV: joelho ligeiramente flexionado, palpar a fossa quanto tumorao ou dor palpao. Palpar o tendo bceps da coxa, semimembranoso e semitendneo.

AULA 4 - PALPAO DO TORNOZELO Msculo Tibial anterior Sujeito: sentado numa mesa com o joelho fletido e perna suspensa, faz dorsiflexo. Examinador: palpar o bordo interno da tbia e logo para for a sentir o ventre do msculo contrado. Malolo Medial e Ligamento Deltide Ligamento deltide: ligamentos: tibiocalcaneano, tibionavicular.

tibiotalar

anterior

posterior,

Procedimento DD sem sustentar peso, palpar o malolo medial e o ligamento deltide.

11

Tendo Tibial Anterior Procedimento DD, inverter e flexionar plantarmente o p do cliente. Palpar medialmente a tbia em torno do malolo medial. Artria Tibial Posterior Principal suprimento sanguneo do p. Ramo do nervo citico. Procedimento DD, com leve presso nos dedos mdio e indicador, palpar a artria posteriormente ao malolo medial.

Malolo Lateral e Ligamentos Inseridos Ligamentos: talofibular anterior e posterior, calcaneofibular. So menos resistentes que o ligamento deltide. Procedimento DD: palpar o malolo lateral com os dedos indicador e mdio. Malolo Medial e Ligamentos Inseridos uma estrutura ssea proeminente da tbia localizada na regio medial do tornozelo Procedimento DD: palpar o malolo medial com os dedos indicador e mdio. Tendo de Aquiles, Bolsa Calcaneana e Bolsa Retrocalcaneana Procedimento DV e tornozelo em posio neutra, palpar o tendo de Aquiles com o polegar e o indicador. A seguir, colocar presso de anterior para posterior sobre o tendo com o polegar. Dor profunda ao tendo: bursite retrocalcaneana. Dor sobre o tendo e embaixo da pele: bursite calcaneana.

AULA 5 - PALPAO DO ESTERNO Esterno Procedimento Palpar a extenso completa do esterno quanto dor palpao ou alguma anormalidade.

12

AULA 5 - PALPAO DA COSTELA Costelas, Cartilagens Costais e Espaos Intercostais Procedimento Palpar cada cartilagem costal individual com a sua costela associada desde a rea lateral do esterno, em sentido lateral, at a axila. Palpar cada espao intercostal.

AULA 5 - PALPAO DA COLUNA CERVICAL Msculo Esternocleidomastideo Procedimento: Virar a cabea para um dos lados Pinar com indicador e polegar viajando da clavcula at o processo mastide. Artrias Cartidas - Localizadas laterais traquia e mediais ao ECOM. Procedimento: Dedos indicador e mdio Diferena de fora nos pulsos: estenose ou compresso arterial. Fossa Supraclavicular Depresso modelada lisa. Procedimento: Dedos indicador e mdio Verificar edema, dor e quaisquer massas anormais sseas ou tecido mole. Msculo Trapzio Procedimento:

13

Palpar desde a face superior imediatamente abaixo do occipital at embaixo, continuando para a face superior da espinha da escpula e, em seguida, lateralmente ao processo do acrmio. Embaixo, palpar os processos espinhosos das vrtebras torcicas em sentido lateral e superior at o processo do acrmio.

Processo Espinhoso da Cervical Procedimento: Sentado, cabea ligeiramente fletida.

Crepitao com movimento pode indicar doena articular degenerativa.

AULA 5 - PALPAO DA COLUNA TORCICA Processos Espinhosos T1 a T12 tm processos proeminentes. Procedimento Sentado e trax ligeiramente flexionado, palpar cada processo espinhoso com os dedos indicador e mdio. Empurrar cada processo lateralmente, observando qualquer mobilidade rotacional.

AULA 6 - PALPAO DA COLUNA LOMBAR Processos Espinhosos Ter somente 4 processos palpveis, devido 5 vrtebra estar fundida com o sacro (sacralizao). Procedimento Sentado e flexionado para frente, palpar cada processo com os dedos indicador e mdio. A seguir, colocar presso anterior sobre cada processo com o seu polegar. Msculos Espinhais Intrnsecos Eretores da espinha (espinhal, longo, iliocostal). Procedimento

14

Posio de DV, palpar as pores lombares do grupo eretor da espinha de maneira diagonal, de medial a lateral.

Quadrado Lombar Localizado lateralmente ao grupo eretor da espinha. Localizao comum de lombalgia miofascial. Procedimento Em DV, palpar o quadrado lombar desde a 12 costela at a crista ilaca.

Processos espinhosos de C7, T1, T2, T3, T5, T6, T7, T9, T11, T12, L1, L3, L4, L5 e S1 A localizao correta dos processos espinhosos no muito fcil e requer ateno e prtica. Junqueira (2004) descreve a importncia clnica da palpao dos processos espinhosos torcicos, mas salienta que o fato de estarem situados profundamente musculatura paravertebral dificulta seu reconhecimento. Tipicamente os processos espinhosos torcicos so longos e inclinam-se inferiormente sobrepondo a vrtebra abaixo. A partir de T4 ou T5 e at T7 ou T8 a inclinao dos processos espinhosos bem pronunciada, sendo possvel palpar no mesmo alinhamento horizontal, um pouco lateralmente a margem inferior ou o processo transverso da vrtebra subjacente. O caminho mais fcil para palpao dos processos espinhosos, e sugerido por este tutorial, localizar primeiramente C7 de maneira precisa, e a partir dela as outras vrtebras, lembrando que a partir de T4 o aumento do tamanho das vrtebras progressivo em funo da necessidade de suportar o peso. Pode ocorrer variao no nmero de vrtebras torcicas, lombares ou sacrais sem que isso implique em sintomas ou doenas. Estas variaes ocorrem em cerca de 5% das pessoas sem anomalias. Verificar o alinhamento das vrtebras com outras estruturas anatmicas til para averiguar a assertividade do mtodo, mas vale ressaltar que so somente indicaes de alinhamento anatmico e no regras absolutas. Com o intuito de auxiliar o usurio seguem abaixo alguns comentrios e referenciais topogrficos sobre alguns dos processos espinhosos Processo espinhoso de C7: normalmente de rpida localizao porque bem proeminente. Em algumas pessoas, basta observar e palpar a regio para encontr-lo. Uma maneira de facilitar sua identificao pedir para o sujeito fazer o movimento de flexo da cabea; isto evidenciar o processo espinhoso de C7 e o examinador dever posicionar o dedo no local e acompanhar o movimento de retorno para marcar o ponto no indivduo com a cabea na posio neutra.

15

Deve-se tomar cuidado para no confundir C7 com T1, o que pode ser evitado realizando o movimento passivo de extenso da cabea a partir da posio neutra; durante este movimento C7 tende a mover-se mais anteriormente do que T1, o que pode ser verificado mantendo o dedo apoiado no ponto que foi identificado pelo examinador como C7. Outra possibilidade sentir a mobilizao dos processos espinhosos durante o movimento de extenso combinado com a rotao da cabea; espera-se sentir maior mobilidade em C7. Processo espinhoso de T1: alinha-se com o ngulo superior da escpula. Processo espinhoso de T3: alinha-se com a extremidade medial da escpula. O ponto de transio entre a espinha da escpula e a margem medial da escpula, pode ser considerado como o ponto mais medial da escpula. Processo espinhoso de T7: alinha-se com os ngulos inferiores das escpulas. Processo espinhoso de L4: alinha-se com uma linha horizontal traada a partir dos pices das cristas ilacas, direita e esquerda (plano supracristal). Se o examinador colocar os dedos indicadores nas cristas ilacas, direita e esquerda posicionar os polegares no espao interespinhoso de L4/L5. Processo espinhoso S1: no h referncia especfica sobre ele, mas sabe-se que S2 est alinhada com uma linha que une as depresses cutneas que caracterizam as espinhas ilacas pstero-superiores.

AULA 6 - PALPAO DO DIAFRAGMA Localizao: atrs do processo xifide Procedimento Palpar indiretamente o diafragma com as mo sobre o processo xifide.

AULA 6 - PALPAO DO ABDOME Estmago Localizao Cerca de 3 cm para a esquerda no quadrante superior do abdome. Duodeno Localizao: Cerca de 2 a 3 cm abaixo do plano transpilrico e para a esquerda do plano mediano. Jejuno e lio Localizao No apresentam posio fixa. 16

Ceco e Apndice Localizao: fossa ilaca direita, s vezes na abertura superior da pelve. Clon Localizao Os clons ascendente e descendente so laterais aos planos laterais direito e esquerdo, respectivamente. O clon transverso extremamente varivel e pode penetrar na pelve.

Fgado Localizao O fgado est acima com a cpula do diafragma e ocupa uma rea extensa no lado direito. A sua parte inferior do lado direito pode chegar abaixo do plano supracristal. Bao Localizao: ao longo da 10 costela do lado esquerdo.

Rim Localizao Posio ereta: 1 vrtebra lombar at a 4. Bexiga Localizao Estende-se no abdome, em crianas, e pode alcanar o umbigo. Em adultos uma bexiga cheia pode alcanar o umbigo.

17

PROVA DE FUNO Bibliografia: KENDALL, F.P.; McCREARY, E.K.; PROVANCE, P.G. Msculos: provas e funes. 4 ed. So Paulo: Manole, 1995.

PRTICA 7 - PROVA DE FUNO DOS MEMBROS SUPERIORES 1. Braquiorradial 2. Coracobraquial 3. Bceps braquial e Braquial 4. Trceps braquial 5. Supra-espinhoso 6. Deltide anterior, mdio e posterior 7. Redondo maior 8. Peitoral maior e menor 9. Grande dorsal 10. Rotadores mediais e laterais do ombro 11. Rombides 12. Levantador da escpula 13. Trapzio superior 14. Trapzio mdio 15. Trapzio inferior 16. Serrtil anterior 17. Adutor e abdutor do polegar 18. Oponente do polegar 19. Flexor curto e longo do polegar 20. Extensor curto e longo do polegar 21. Flexor do dedo mnimo 22. Palmar longo 23. Extensor dos dedos 24. Flexor superficial e profundo dos dedos 25. Flexor radial e ulnar do carpo 26. Extensor radial longo e curto do carpo 27. Extensor ulnar do carpo 28. Pronador redondo e quadrado 29. Supinador. PRTICA 8: PROVA DE FUNO DO TRONCO E COLUNA VERTEBRAL 1. 2. 3. 4. Extensores da cabea e pescoo Extensores da coluna Extensores do quadril Quadrado lombar

18

5. 6. 7. 8.

Flexores laterais do tronco Oblquos: interno e externo Abdominais inferiores Abdominais superiores PRTICA 9: PROVA DE FUNO DOS MEMBROS INFERIORES

1. Abdutor e adutor do hlux 2. Flexor curto do hlux 3. Flexor curto dos dedos 4. Flexor longo dos hlux 5. Flexor longo dos dedos 6. Extensor longo e curto dos dedos e fibular anterior 7. Extensor longo e curto do hlux 8. Tibial anterior e posterior 9. Fibular longo e curto 10. Sleo 11. Gastrocnmio 12. Isquiotibiais mediais: semitendinoso e semimembranoso 13. Isquiotibiais laterais: bceps femoral 14. Grcil 15. Quadrceps femoral 16. Iliopsoas 17. Tensor da fscia lata 18. Rotadores mediais e laterais do quadril 19. Glteo mnimo, mdio 20. Glteo mximo 21. Sartrio 22. Adutores e abdutores de quadril.

19

Anda mungkin juga menyukai