Anda di halaman 1dari 2

Na realidade, toda palavra comporta duas faces.

Ela determinada tanto pelo fato de que precede de algum, como pelo fato de que se de que se dirige para algum. Ela constitui justamente o produto da interao do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expresso a um em relao ao outro (Mikhail Bakhtin) No inventrio das deficincias que podem ser apontadas como resultados do que j nos habituamos a chamar de crise do sistema educacional brasileiro, ocupa lugar privilegiado o baixo nvel de desempenho lingustico demonstrado por estudantes na utilizao da lngua, quer na modalidade oral quer na modalidade escrita. No falta quem diga que a juventude de hoje no consegue expressar seu pensamento; que, estando a humanidade na era da comunicao, h uma incapacidade generalizada de articular um juzo e estruturar linguisticamente uma sentena. E para comprovar tais afirmaes, os exemplos so abundantes: as redaes de vestibulandos, o vocabulrio da gria jovem, o baixo nvel de leitura comprovvel facilmente pelas baixas tiragens de nossos jornais, revistas, obras de fico etc. () 1. Uma questo prvia Antes de qualquer considerao especfica sobre a atividade de sala de aula, preciso que se tenha presente que toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opo poltica que envolve uma teoria de compreenso e interepretao da realidade com os mecanismos utilizados em sala de aula. Assim, os contedos ensinados, o enfoque que se d a estes contedos, as estratgias de trabalho com os alunos, a bibliografia utilizada, o sistema de avaliao, o relacionamento com os alunos, tudo isto corresponder, nas nossas atividades concretas em sala de aula, ao caminho por que optamos. Em geral, quando se fala em ensino, uma questo que prvia para que ensinamos o que ensinamos? e sua correlata para que as crianas aprendem o que aprendem? esquecida em benefcio de discusses sobre o como ensinar, o quando ensinar, o que ensinar, etc. Parece-me, no entanto, que a resposta ao para que? que dar as diretrizes bsicas das respostas s demais questes. Ora, no caso do ensino de lngua portuguesa, uma resposta ao para qu? envolve tanto uma concepo de linguagem quanto uma postura relativamente educao. Uma e outra se fazem presentes na articulao metodolgica. Por isso so questes prvias. Atenho-me, aqui, a considerar a questo da concepo de linguagem, apesar dos riscos da generalizao apressada. Fundamentalmente, trs concepes podem ser apontadas:

a linguagem a expresso do pensamento: esta concepo ilumina, basicamente, os estudos tradicionais. Se concebemos a linguagem como tal, somos levados a afirmaes correntes de que as pessoas que no conseguem se expressar no pensam; a linguagem instrumento de comunicao: esta concepo est ligada teoria da comunicao e v a lngua como cdigo (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptador uma certa mensagem. Em livros didticos, esta a concepo confessada nas instrues ao

professor, nas introdues, nos ttulos, embora em geral seja abandonada nos exerccios gramaticais; a linguagem uma forma de inter-ao: mais do que possibilitar uma transmisso de informaes de um emissor a um receptor, a linguagem vista como um lugar de interao humana: atravs dela o sujeito que fala pratica aes que no conseguiria praticar a no ser falando; com ela o falante age sobre o ouvinte, constituindo compromissos e vnculos que no pr-existiam antes da fala.

() Neste sentido, a lngua s tem existncia no jogo que se joga na sociedade, na interocuo, e no interior de seu funcionamento que se pode procurar estabelecer as regras de tal jogo. () Estudar a lngua , ento, tentar detectar os compromissos que se criam atravs da fala e as condies que devem ser preenchidas por um falante para falar da forma que fala em determinada situao concreta de interao.
fonte: Concepes de linguagem e ensino de portugus. In: O texto na sala de aula Joo Wanderley Geraldi, 1984

Texto escrito em 1984 pelo professor Joo Wanderley Geraldi.

Anda mungkin juga menyukai