Anda di halaman 1dari 11

VICE-MINISTRIO DE MEDICINA TRADICIONAL E INTERCULTURAL

Atualmente, existem na Bolvia cerca de 38 povos indgenas e nativos. Diante da diversidade inerente a tal, tornou -se preemente que o Estado repensasse os modelos de servios bsicos, como os de sade, educao, produo e ocupao das terras. O governo boliviano tornou prioritria a necessidade de reduzir as disparidades de servios relacionados sade. Em um primeiro momento, foi criado o Ministerio de Asuntos Indgenas y Pueblos Originarios que em parceria com o Ministrio da Sade implementa os Dire itos dos Povos Indgenas e Nativos, sob um prisma intercultural. No ano de 2006, em fevereiro, institudo o Vice -Ministrio de Medicina Tradicional e Intercultural.
1

A juno da medicina tradicional com os aspectos interculturais torna possvel o resgate de conhecimentos ancestrais, da medicina praticada por povos indgenas. Ressalte-se que um trabalho rduo, pois est alicerado em um modelo onde imprescindvel a unio de enfoques mdicos, sociais e culturais. Sendo fundamental, tambm, o compartilhamento de saberes e habilidades em uma proposta de dilogo que prime pela horizontalidade. Novos valores, mtodos e atos no meio social
2

devero ser executados atravs de aes formativas e conjuntas entre os membros dessas diversas culturas que compem o povo boliviano.

1. Alguns aspectos relevantes sobre a criao do Vice-ministrio de medicina tradicional e intercultural .

So inmeros os fatores q ue esto impulsionando a perda dos saberes e prticas tradicionais. Os conhecimentos tradicionais esto vinculados a uma diversidade de prticas de comunidades nativas, estes compreendem desde o manejo dos recursos aos valores morais. Esse saber transmitido atravs das
BOLVIA. MINISTERIO DE SALUD Y DEPORTES. Movilizados por el derecho a la saude y a la vida. Seminrio. Disponvel em: http://www.eclac.org/celade/noticias/paginas/8/29208/OLagunaP.pdf. Acesso: mai. 2011 2 Idem.
1

geraes. A criao de meios legais e amparados em uma poltica direcionado a preservao deste conhecimento demanda inmeras propostas. De acordo com a misso propalada pelo Vice -Ministrio no presente estudo, esse seria um dos tpicos a ser seguido. Porm, para a efetiva preservao dos conhecimentos tradicionais, haja vista que esto vinculados a todo um modo de vida, meio e cultura, deve-se seguir uma orientao junto a outras reas governamentais para que se observe a ocupao das terras, a manuteno dos dire itos dos povos indgenas e o respeito a sua cultura. Observando assim, vemos ser muito importante a elaborao e execuo de projetos que incluam as comunidades do local .3 A exploso demogrfica unida a prticas de manejo sem conotao de sustentabilidade tem acarretado a explorao intensiva dos recursos naturais disponveis. A prpria ocupao do solo, hoje, possui caractersticas diversas das de anos anteriores. A produtividade exgua torna -se o fator que impele a migrao dos habitantes nativos, sobremaneira para regies urbanizadas. Quando os mtodos ancestrais de produo e uso dos recursos da Natureza no conseguem abarcar as necessidades do povo estabelecido, esses indivduos tendem a buscar meios de subsistncia que sejam complementares; com isso, muitas das prticas tradicionais so relegadas a um plano secundrio, ou deixadas de ser praticadas. No decorrer dessas etapas, segundo COMEGNA:
[...] uma primeira gerao de indgenas ou comunidades locais que se alija de suas prticas tradicionais produtivas, pode manter, num certo grau, seus conhecimentos derivados de experincias passadas. Seus filhos, porm, 5 crescidos num novo contexto, os tero perdido definitivamente.
4

Conclui-se que diante das diferenas contemporneas, o modo como propagado o conhecimento tradicional, bem como as prticas usuais, j no acontecem de forma adequada. Criando lacunas diante do fato evidente de jovens nativos no possurem o rol de saberes de seus ascendentes.
6

COMEGNA, Maria A. COMUNIDADES LOCAIS E PROTEO AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA B OLVIA. (Obra suministrada por la autora a la Secretara General de la Comunidad Andina) Biblioteca digital andina. Disponvel em: http://www.ibcperu.org/doc/isis/7444.pdf. Acesso: mai. 2011. 4 COMEGNA, Maria A. COMUNIDADES LOCAIS E PROTEO AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA BOLVIA . (Obra suministrada por la autora a la Secretara General de la Comunidad Andina) Biblioteca digital andina. Disponvel em: http://www.ibcperu.org/doc/isis/7444.pdf. Acesso: mai. 2011 5 Idem. 6 Ibidem.

2. Vice-ministrio de Medicina Tradicional e Int ercultural

Utilizaremos a figura abaixo para situar o Vice -Ministrio de Medicina Tradicional e Intercultural no contexto da estrutura organizacional do Ministrio da Sade Boliviano.

Fonte: Decreto Supremo N 29894 Estructura Organizativa del rgano Ejecutivo del Estado Plurinacional de 7 de febrero de 2009; Captulo XVI.

De acordo com Rojas, atravs de informaes coletadas nos stios eletrnicos mantidos pelo prprio Ministrio da Sade boliviano, encontramos os seguintes componentes da estrutura:

Bolivia: componentes de la estructura Direcciones y unidades de apoyo y control Jefatura de Gabinete Direccin General de Asuntos Administrativos Unidad Financiera. Unidad Administrativa. Unidad de Recursos Humanos. Direccin General de Asuntos Administrativo - Jurdicos Unidad de Gestin Jurdica Unidad de Anlisis Jurdico rea de Asuntos Parlamentarios rea de Relaciones Internacionales Asesora de Comunicacin Unidad de Planificacin Unidad de Auditoria Interna Viceministerios Viceministerio de Salud y Promocion Direccin General de Servicios de Salud Unidad de Servicios de Salud y Calidad Unidad de Prevencin y Control de Enfermedades Unidad Epidemiolgica Unidad de Medicamentos Direccin General de Seguros de Salud Unidad de Seguros Pblicos Unidad de Seguros a Corto Plazo Viceministerio de Deportes Direccin General de Promocin de la Salud Unidad de Promocin de la Salud Gnero y Violencia Centinela de la Salud Salud Oral Comunicacin Social Unidad de Salud Comunitaria y Movilizacin Social Unidad de Nutricin Viceministerio de Medicina Tradicional e Interculturalidad Estructuras Organizacionales y Funciones Ministerios de Salud de Latinoamrica Direccin General de Medicina Tradicional e Intercultura lidad Entidades bajo tuicin o dependencia El Ministerio de Salud y Deportes tiene bajo su tuicin o dependencia orgnica y administrativa a las siguientes entidades: Cajas de Salud

Caja Bancaria Estatal de Salud Caja de Salud CORDES Caja de Salud de la Banca Privada Caja de Salud del Servicio Nacional de Caminos y Ramas Anexas CSSNCA Caja Nacional de Salud - CNS Caja Petrolera de Salud - CPS Seguro Integral de Salud - SINEC Seguros Sociales Universitarios Escuelas Escuela de Salud Co chabamba. Escuela de Salud La Paz. Institutos Instituto Boliviano de la Ceguera - IBC Instituto Boliviano del Deporte, la Educacin Fsica y la Recreacin Instituto Nacional de Laboratorios de Salud - INLASA Instituto Nacional de Salud Ocupaciona l - INSO Instituto Nacional de Salud Pblica - INSP Instituto Nacional de Seguros de Salud - INASES Otras dependencias Centro de Abastecimiento y Suministros - CEASS Comit Nacional de la Persona Discapacitada - CONALPEDIS Fondo de Inversin para el Deporte - FID Lotera Nacional de Beneficencia y Salubridad -LONABOL Servicios Departamentales de Salud - SEDES El Ministro de Salud y Deportes, por delegacin del Presidente de la Repblica , preside: El Consejo Interinstitucional por una Matern idad Segura El Consejo Nacional de Alimentacin y Nutricin El Consejo Superior del Deporte 7

Atravs da Lei de Organizao do Poder Executivo e seu Decreto Regulamentador, datada de fevereiro de 2006, o Ministrio da Sade e do Desporto, atribuiu funes direcionadas ao resgate e valorao da medicina tradicional e estabeleceu parmetros sobre o funcionamento dos servios de sade e os sistemas mdicos em consonncia com as relaes possveis entre estes. Para tanto, foi criado o Vice-Ministrio da Medicina Tradicional e das Relaes Interculturais, em 08 de marco de 2006 atravs do Decreto Supremo N 28631. Objetivando criar meios, prospectar aes e pr ojetos de sade num contexto intercultural, balizado com a medicina tradicional. O Vice -Ministrio de Medicina Tradicional e das Relaes Interculturais tornou -se o segmento, o rgo do
7

ROJAS, Mara V. Estructuras Organizacionales y Funciones Ministerios de Salud de Latinoamrica. Asuncin, Paraguay: 2010. Disponvel em: http://www.cird.org.py/siecs/docs/MINISTERIOS_DE_SALUD_LATINOAMERICA.pdf . Acesso: mai. 2011.

Governo, com a incubncia de abarcar todos os aspectos pertinentes propagao da Medicina Tradicional e torn -la acessvel, resgatando o conhecimento proveniente dos povos indgenas nativos. Relevando a questo do multiculturalismo e utilizando tal aspecto como um fatso agregador de novos saberes e da possibilidade de enriquecimento mtuo no processo de revitalizao da sade no pas. As polticas adotadas seguem o modelo setorial e descentralizado. Onde nos aspectos relativos Gesto sempre esto presentes os fatores culturais e iner entes a cada grupo ou localidade, e as peculiaridades de cada um.
8

O enfoque adotado prima por respeitar as culturas e os conceitos d e sade que envolvem cada segmento da populao; promovendo o amplo acesso aos cuidados de sade junto aos ndios, aos camponeses e aos afro -bolivianos. Sempre com uma postura intercultural, onde exista a relevncia sobre a organizao scio cultural da comunidade. Os princpios da isonomia so norteadores das polticase projetos em consonncia com os aspectos multiculturais e os quesitos que perfazem a identidade desses cidados. O direito vida e ao acesso igualitrio aos cuidados de sade em uma perspectiva intercultural fazem parte do objetivo elencado como fundamental pelo Vice-Ministrio de Medicina Tradicional e das Relaes Interculturais, para que , efetivamente, todos gozem do acesso aos tratamentos e ao sistema de atendimento sade. Dentre os objetivos especficos, existe a valorao de prticas da medicina tradicional em vrios servios de sade. Isso faz com que seja fundamental investir na educao, para que ocorra a aceitao e compreenso do conceito de sade vinculado ao mbito intercultural. Os aspectos da educao ganhem contornos de dilogo, pois tambm existe a diretriz de angariar conhecimentos junto populao que utiliza a medicina tradicional de modo cost umaz, em reas rurais. Outra questo debatida e colocada no rol de itens a serem alcanados diz respeito proteo dos direitos de propriedade intelectual sobre o conhecimento tradicional e suas vertentes (uso de plantas, prticas, dentre outros). O estud o e a pesquisa da farmcia natural utilizada na medicina tradicional merece consideraes dada a riqueza de informaes ancestrais sobre o tema. As pasrcerias efetuadas com instituies de ensino universitrio proporcionariam as ferramentas necessrias a essas pesquisas,
8

BOLIVIA. MINISTRIO DE SALUD Y DEPORTES. Viceministerio de Medicina Tradicional e Interculturalidad Disponvel em: http://www.sns.gob.bo/index.php?ID=ViceMedicinaTradicional. Acesso: mai. 2011

bem como a possibilidade de avaliar cientficamente os saberes e o conhcimento advindo da medicina tradicional. Saiente-se o seguinte objetivo especfico, que bem exeplifica o teor adotado:
[...]Implementar um modelo de cuidados de sade intercultural para complementar a medicina ocidental com a medicina tradicional, promovendo o multiculturalismo eficaz no processo de sade / doena, que enfatizam o desenvolvimento scio-cultural, que permite uma participao pblica e da 9 medicina tradicional base de plantas da populao.

Dado o carter recente de criao do Vice-Ministrio de Medicina Tradicional e Intercultural, atualmente segue-se um plano de divulgao e outras aes para promover o conhecimento do Plano Estratgico de Medicina Tradicional e Intercultural. So elaboradas reunies e dilogos, alm de outras formas de comunicao junto a diversos grupos como Ongs (Organizaes NoGovernamentais) vinculadas a camponeses, indgenas, afro -bolivianos, com o intuito de planificar e criar metodologias que comportem a realidade de um pas onde a diversidade e a pluralidade so uma caracterstica constituinte da populao em geral. Todas as aes so pensadas em um contexto intercultural, validando o conhecimento que provm da medicina tradicional.
10

Dentre as estratgias desenvolvidas, convm ressaltar: a implementao do Seguro Nacional de Sade, medidas de preveno desnutrio de crianas de 0 a 5 anos, tendo por alicerce a sade intercultural e a nfase da Medicina tradicional no uso de alimentos tradicionais e uma farmacopia baseada em plantas e produtos naturais. Em outra frente estratgica, o rgo assume o compromisso de promover um modelo amplo dentro do contexto de uma famlia intercultural, inserida em uma comunidade com costumes e conceitos particulares a sua realidade. Devendo existir o respeito as caractersticas dos ndios e nativos, e sua realidade social e cultural. So elucidativos sobre as aes do Vice -Ministrio os pontos onde encontramos como metas: o fortalecimento da medicina tradicional e o uso de recursos provenientes da prpria natureza, em concordncia com os conhecimentos da cultura ancestral indgena; bem como, a execuo de trabalhos conjuntos com o

BOLIVIA. MINISTRIO DE SALUD Y DEPORTES. Viceministerio de Medicina Tradicional e Interculturalidad Disponvel em: http://www.sns.gob.bo/index.php?ID=ViceMedicinaTradicional. Acesso: mai. 2011 10 Idem.

sistema de sade do Estado sob caractersticas de gesto intercultural. 11

e abordagem

Caractersticas do rgo: Promover e estimular polticas onde a medicina tradicional dialogue com a medicina acadmica, em um contexto multicultural, originando um novo modelo de medicina preventiva e cuidados da famlia e do meio social. Incorporar as prticas da medicina tradicional no sistema nacional de sade e implementar um sistema de registo e codificao da teraputica tradicional possuindo os recursos necessrios criao de farmcias alternativas. Capacitar indivduos e prover pessoas que pratiquem a medicina tradicio nal criando protocolos e metodologias que envolvam tanto a sade tradicional quanto a alternativa. Alm de incentivar a investigao em medicina tradicional e dos servios de sade intercultural.12 O Vice-Ministrio de Medicina Tradicional e Intercultural apresenta-se como o rgo normatizador e fomentados de aes e projetos para a insero de centros de sade e hospitais que adotem princpios multiculturais. Incentiva a criao de centros acadmicos para o estudo da medicina tradicional, promove transformaes nos currculos escolares para que se saiba sobre medicina tradicional e recursos da natureza, divulga e defende os benefcios das plantas tradicionais e recursos mdicos e pontes de comunicao entre as pessoas e os servios entre os fornecedores e os acadmicos e curandeiros tradicionais. Permitindo, com aes similares a essas, a incluso e participao das comunidades indgenas e nativas, onde estes se situam como agentes ativos possuidores de papis -chave nos projetos, na planificao, execuo e consideraes em geral sobre a condu o das estratgias adotadas.
13

11

BOLIVIA. MINISTRIO DE SALUD Y DEPORTE S. Viceministerio de Medicina Tradicional e Interculturalidad Disponvel em: http://www.sns.gob.bo/index.php?ID=ViceMedicinaTradicional. Acesso: mai. 2011 12 Idem. 13 PAZ, Marcos. Jornada Nacional de Medicina Tradicional y Salud Intercultural. AVIAYALA Comunicacin. La Paz Bolivia: 2007.

CONSIDERAES

A Bolvia um pas multicultural e multilingue, com variadas e complexas prticas povenientes da medicina tradicional. Quando infere -se sobre a maneira como a populaes est dividada, encontramos grupos indgenas diversos, com subdivises tambm de mestios e afro-bolivianos. Sendo na sociedade civil que ocorrem mudanas, seria pertinente que a ela fosse transferida a categoria intercultural. Na rotina, no cotidiano, a populao da Bolvia utiliza aa sa de de forma intercultural, no sendo , assim, uma exclusividade da populo indgena. Entretanto salutar criar meios para valorizar e proporcionar o conhecimento para a ampla utilizao desse recurso que enqriquece a prtica mdica em geral. As estratgias de interveno sero determinantes na maneira como esses relacionamentos se contituiro, entre a medicina tradicional e o saber catedrtico. O dilogo e o fomento de pesquisa e estudos sero poderosos aliados para que se atinja a meta primordial: o aces so sade para todos os cidados.14 Devemos valorizar as informaes que proporcionam o conhecimento sobre o uso de materiais e prticas que remontam a um passado ancestral. Uma parte desse conhecimento, como em relao medicina chamada popular, se bas eia em uma srie de crenas, regras e fazeres que so resultado direto de experincias antigas. Passadas oralmente gerao seguinte.
15

Segundo Comegna: As comunidades locais vm utilizando durante sculos os conhecimentos tradicionais e indgenas, segun do suas leis locais, costumes e tradies. Desempenhando um papel fundamental junto alimentao segura, s tcnicas agrcolas utilizadas e aos tratamentos de sade. A autora aponta o fato da medicina tradicional, muitas vezes, ser o ponto de acesso sa de para uma grande parcela da populao, diante das dificuldades de acesso ao servio de sade pblica ou a medicina moderna. Sob esse enfoque, louvvel a iniciativa de unio entre saberes tradicionais, com baixo custo e maior acessibilidade populao com
HITA, Susana R. LA INTERCULTURALIDAD SIN TODOS SUS AGENTES SOCIALES - El problema de la salud Intercultural en Bolivia (405-412p). In: JUREZ. Gerardo F. (Coordinator). SALUD E INTERCULTURALIDAD EN AMRICA LATINA - Antropologa de la salud y crtica intercultural. Ediciones Abya-Yala. Quito-Ecuador: 2006. 15 COMEGNA, Maria A. COMUNIDADES LOCAIS E PROTEO AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA B OLVIA. (Obra suministrada por la autora a la Secretara General de la Comunidad Andina) Biblioteca digital andina. Disponvel em: http://www.ibcperu.org/doc/isis/7444.pdf. Acesso: mai. 2011.
14

a medicina universitria. Em muitas reas, ermas, a medicina tradicional e de origem indgena-nativa o nico recurso disponvel para alguns grupos.
16

A criao do Vice-Ministrio de Medicina Tradicional e Intercultural aponta para a aspirao de transformar as instituies e, por conseguinte, o meio social e o modo como este composto. Assegurando que a existncia de locais institucionalizados signifiq ue a facilitao das relaes entre grupos e comunidades, entre pessoas e cidados, contribuindo para a mudana da sociedade e da forma como essa pensa: preservando a individualidade e caractersticas subjetivas, mas reconhecendo e aprendendo com as dife renas.
17

16
17

Idem. ASIN, Jaime Z. BOLIVIA, UN EJEMPLO DE MUTUA EXCLUSIN CULTURAL EN SALUD, CON DRAMTICA CONSECUENCIAS - Un desafo que no puede esperar (389-404p). In: JUREZ. Gerardo F. (Coordinator). SALUD E INTERCULTURALIDAD EN AMRICA LATINA Antropologa de la salud y crtica intercultural. Ediciones Abya-Yala. Quito-Ecuador: 2006.

REFERNCIAS

ASIN, Jaime Z. BOLIVIA, UN EJEMPLO DE MUTUA EXCLUSIN CULTURAL EN SALUD, CON DRAMTICA CONSECUENCIAS- Un desafo que no puede esperar (389-404p). In: JUREZ, Gerardo F. (Coordinator). SALUD E INTERCULTURALIDAD EN AMRICA LATINA- Antropologa de la salud y crtica intercultural. Ediciones Abya-Yala. Quito-Ecuador: 2006. BOLVIA. MINISTERIO DE SALUD Y DEPORTES. Movilizados por el derecho a la Seminrio. Disponvel em: saude y a la vida . http://www.eclac.org/celade/noticias/paginas/8/29208/OLagunaP.pdf . Acesso: mai. 2011 BOLIVIA. MINISTRIO DE SALUD Y DEPORTES. Viceministerio de Medicina Tradicional e Interculturalidad Disponvel em: http://www.sns.gob.bo/index.php?ID=ViceMedicinaTradicional . Acesso: mai. 2011 COMEGNA, Maria A. COMUNIDADES LOCAIS E PROTEO AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA BOLVIA. (Obra suministrada por la autora a la Secretara General de la Comunidad Andina) Biblioteca digital andina. Disponvel em: http://www.ibcperu.org/doc/isis/7444.pdf . Acesso: mai. 2011 HITA, Susana R. LA INTERCULTURALIDAD SIN TODOS SUS AGENTES SOCIALES- El problema de la salud Intercultural en Bolivia (405 -412p). In: JUREZ. Gerardo F. (Coordinator). SALUD E INTERCULTURALIDAD EN AMRICA LATINAAntropologa de la salud y crtica in tercultural. Ediciones Abya-Yala. Quito-Ecuador: 2006. PAZ, Marcos. Jornada Nacional de Medicina Tradicional y Salud Intercultural. AVIAYALA Comunicacin. La Paz Bolivia: 2007 ROJAS, Mara V. Estructuras Organizacionales y Funciones Ministerios de Salud de Latinoamrica . Asuncin, Paraguay: 2010. Disponvel em: http://www.cird.org.py/siecs/docs/MINISTERIOS_DE_SALUD_LATINOAMERICA.pdf . Acesso: mai. 2011.

Anda mungkin juga menyukai