Anda di halaman 1dari 32

Mulheres de TI

FLISOL 2011

Paloma Costa paloma-costa@softwarelivre.org

Sobre a Palestrante
Profissional com onze anos de experincia em Tecnologia da Informao. Formada em Cincia da Computao e terminando ps graduao em Informtica na Educao.

Especialista em Testes de Software, usabilidade, acessibilidade e padres W3C. Possui experincias em desenvolvimento de software na rea Web Java. uma das Fundadoras do Grupo Feminino Livre e integrante da coordenao de software livre RS.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Objetivos
Incentivar as mulheres a seguirem carreiras ligadas a Tecnologia da Informao; Dispertar o interesse nas mulheres para aumentar sua participao, especialmente SL; Apresentar o importante papel das mulheres nas reas da tecnologia. Compartilhar desafios e barreiras no setor de TI, e o que pode ser mudado.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Software livre e tecnologia tambm so assuntos de mulher


A mistura de batom, esmalte e softwares livre um casamento perfeito. Mas, em uma sociedade machista, ainda h muito para ser alcanado. O papel desempenhado pela mulher quanto questo tcnica da informtica bastante estigmatizado. A mulher no precisa deixar de ser feminina para saber usar com maestria um cdigo-fonte.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Como tudo comeou?

Condessa de Lovelace, a Sra. Augusta Ada King


Ada foi uma das poucas pessoas que entendeu os conceitos envolvidos no projeto de Babbage.
1815-1852 - Londres Inglaterra

Primeira programadora de toda a histria, criou um algoritmo para o clculo da sequncia de Bernoulli usando a mquina analtica de Charles Babbage. Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programao ADA que deu origem ao Pascal e outras linguagens.

As mulheres que programavam o ENIAC


ENIAC foi o primeiro computador da histria {18.000 vlvulas e 27 toneladas} O exrcito financiou um projeto experimental para a construo do Eniac, seis mulheres foram selecionadas. Atuaram desenvolvendo programas durante a guerra, treinando novos programadores e criando rotinas para melhorar a eficincia.

1947

Grace Hoper- A me do Cobol


1906 - 1992 - EUA

Ela sabia que a chave para a computao, era o aperfeioamento de linguagens de programao. As suas mais conhecidas contribuies para a computao foram: o a inveno do compilador; o e o Cobol, sendo a primeira linguagem de programao de computadores a se aproximar da linguagem humana.

Marissa Ann Mayer A mulher mais poderosa do mundo da tecnologia


Vice presidente da Google de Produtos de Pesquisa e experincia com o usurio. Sua tarefa determinar se um determinado produto est pronto para ser liberado para uso. Coordena o gerenciamento de produtos de busca do Google pesquisa na web.

Sulamita Garcia - Uma mulher brasileira na Intel


Sulamita saiu de Florianpolis como usuria Slackware para se tornar a gerente de estratgia Linux e Open Source da Intel para a Amrica Latina. Uma das mais destacadas mulheres na comunidade tecnolgica nacional, ativa defensora do software livre e de cdigo aberto. Participou ativamente na fundao das LinusChicx ajudando em vrias aes de divulgao e suporte a tecnologia nacional via aplicao do software livre.

Fernanda Wendel - Brasileira no Script: feministas do software livre


A gacha de Porto Alegre, hoje com 25 anos, comeou a desestabilizar esse clube de homens da informtica livre muito cedo, aos 19 anos. Hoje, convidada para fazer parte da equipe Google em Zurich, com passagens na IBM e Infraero, uma das fundadoras do grupo ativista Software Livre Mulheres. O grupo comeou suas atividades em 2002, com especial ateno incluso feminina no mundo da programao livre.

Porque mais mulheres?

Razes Econmicas
Estudos comprovam que equipes mistas (mulheres e homens) desenvolvem um trabalho mais eficiente; Mulheres e homens se preocupam com aspecto diferentes de um produto. O mercado consumidor no mnimo 50% de mulheres, portanto as equipes que desenvolvem, precisam saber como elas pensam. Nos EUA, 70% das compras por produtos de informtica so feitos por mulheres.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Razes Sociais
Se mulheres no acham interessante cursos em TI, por exemplo, vo educar suas filhas com a mesma ideia. O resultado ser a diminuio constante de profissionais na rea.
No Brasil, dados da Catho Online (catho.com.br) mostram que a rea de tecnologia ainda tem um baixo ndice de atuao de mulheres -- apenas 12,56%. No ensino mdio, elas tm menos familiaridade com os computadores e com o conhecimento de programao do que os meninos.
Dados do Centro Nacional para Mulheres e Tecnologia da Informao dos Estados Unidos.

Na universidade, elas obtm menor porcentagem de diplomas na rea de cincias da computao, quando comparadas a eles.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

No "Histria da Luluzinha", no!


Tratar questes de genro em Computao, :
Faltam mulheres e gente qualificada; A demanda aumenta e os candidatos diminuem; No Brasil, h uma demanda de aprox. 20 mil profissionais; Qualquer carreira exige conhecimento em tecnologia.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Atualmente Faltam mulheres em cargos de liderana no mundo de TI

Barack Obama decidiu reunir os lderes do mundo da tecnologia para um jantar. Sentaram-se mesa, levantaram seus copos para um brinde, tirou-se a foto oficial. O que ningum percebeu foi que a imagem escancarou um problema do setor da tecnologia: a falta de mulheres.

Na mesa, Carol Bartz, executiva-chefe do Yahoo!, era a nica lder do sexo feminino. As outras duas mulheres presentes na foto de divulgao eram Ann Doerr, acompanhando seu marido John Doerr (importante investidor do Vale do Silcio) no jantar, e Valerie Jarrett, representante da Casa Branca.

Entre poucas...
Na lista da revista "Fortune" que elege as 500 maiores empresas dos Estados Unidos so apenas 15 mulheres no cargo de executivas-chefes de suas companhias. Carol, foi CEO da Autodesk, a quarta maior empresa de softwares para PC do mundo, entre 1992 e 2009. Durante sua administrao, os rendimentos da Autodesk passaram de 285 milhes de dlares para 534 milhes de dlares.

Entre poucas ainda mais...


Das 15 mulheres, apenas duas esto ligadas ao mercado da tecnologia: Yahoo! e a Xerox. A executiva Ursula Burns, de 50 anos, est na gigante de TI desde 1980, quando foi contratada para ser estagiria no setor de engenharia mecnica. De origem humilde, seu desejo crescer ainda mais!

A falta de mulheres no topo reflexo da ausncia delas na base da pirmide.

Falta mulheres
A situao tambm se apresenta na formao do conselho administrativo de cinco empresas em grande ascenso no Vale do Silcio: Twitter Facebook Zynga Grupon e Foursquare

No h mulheres no quadro de diretores.


FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Vantagens de ser mulher


Segundo OS HOMENS, as mulheres demonstram mais ateno e praticidade do que eles. Fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo e as resolvemos de fato. Atuar na rea exige bastante dedicao e amadurecimento e a mulher demonstra esta postura. Detalhistas, comunicativas e excelentes em relacionamentos intra e inter pessoais.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Consumidoras em Potencial
A maior contradio est no fato de as mulheres serem, algumas vezes, maioria entre os consumidores dos servios prestados e poucas em seu time de lderes.

No Brasil, por exemplo, elas lideram o acesso a redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, segundo estudos recentes da consultoria TNS Global Research.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

DBAs
A procura por Administradores de Banco de Dados (DBAs) ir crescer a uma taxa superior que a mdia (acima dos 36%) at 2012.
Segundo dados do Bureau of Labor Statistics Occupational Handbook (www.bls.gov/oco)

A profisso como uma das 10 que mais crescem e o governo dos EUA est prevendo 66% de aumento da demanda por estes profissionais at o final do ano.
U.S Departament of Labor Statics

As mulheres enxergaram bem a oportunidade de trabalharem na rea em que possuem o maior nmero de profissionais atuantes: o Passaram a se especializar ocupando 64,4% das profissionais de Administrao de Banco de Dados.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Participao Feminina no setor de TI


Hoje elas j participam com 40,2% nas reas pesquisadas do setor de TI, contra 59,8% dos homens. A engenharia, se compara ao da rea de TI, que so prximos em relao ao perfil de profissionais. Para muitas mulheres a escolha pela rea primeiramente uma afinidade e depois visualizam o que podem ter menos concorrncia em outras reas dominadas pelos homens.

Perfis em TI
As mulheres tambm esto altamente inseridas na profisso de Web Design predominando com 59,7% nesta rea. J os homens possuem uma atuao mais focada nas reas de: infra-estrutura, como a Administrao de Redes (81%), Desenvolvimento (79,8%), Anlise de Sistemas (66,5%) Gerncia de Projetos (54,2%). J esta ltima as mulheres esto aproximando e ocupam 45,8% das oportunidades.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Ingredientes de estmulo
Trabalho com alta tecnologia; Desafios; Ambiente jovem; Oportunidades crescentes.

63,3% dos profissionais de TI, esto na faixa etria dos 21 aos 29 anos de idade. Como o aumento do ingresso das mulheres no mercado de trabalho de TI est ocorrendo,maior concentrao de

profissionais jovens do sexo feminino.

FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Estatsticas
Observatrio Softex
Em 2013 estima-se um dficit de 140 mil profissionais do setor de TI. Aponta que o setor de software o maior responsvel pela exportao.

RAID (2009)
30% dos profissionais no setor de TI, so mulheres contra 70% de homens. Para os cargos que exigem a realizao de tarefas mais complexas. Notamos que a diferena aumenta para 23% de mulheres trabalhando no setor contra 77% de homens.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Estatsticas
PNAD (2009)
A atividade de informtica fica na 30 posio entre os que possuem os menores ndices de penetrao de mulheres, deste total, 26,3% so mulheres. Perde apenas para setores como construo; fabricao de mveis, metais, mquinas; indstria qumica; setor agropecurio etc.

A diferena salarial entre homens e mulheres: (33,6%) de mulheres que recebem at R$500,00 que homens (24,8%). O salrio mdio dos homens de R$2.105,00, enquanto que o salrio mdio das mulheres de R$2.000,00. Observa-se, portanto, que o salrio mdio das trabalhadoras do setor 27% inferior ao dos trabalhadores homens.
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Estatsticas
C enso do C onselho Nacional de Desenvolvimento C ientfico e Tecnolgico (C NPq)
2004 - 2.974 pesquisadores em grupos de pesquisa 759 mulheres Pesquisas revelam uma maior participao das mulheres no mercado de trabalho.

I BG E (10 a 14 anos de estudos)


Mulheres 77.530.633 22,9% Homens 72.194.164 - 20%

M EC /I NEP 2006 - 13.606 formandos 3.049 Mulheres que concluram a graduao de Cincia da Computao Uma queda comparada a dcada de 90
FLISOL - Festival Latino-Americano de Instalao de Software Livre -RS - 04/2011

Mentoring
M Faa novas amizades! E Integre-se, voluntarie-se! N Network, network, network! Network! T Ensine aos outros e fale sobre sua carreira
(M eet new people) (Energize yourself and other WIT members) (Teach others about your career & life experiences)

e experincias de vida!

O R

(Open yourself to new perspectives; Offer new perspectives) A rrisque-se, se abra para novas

perspectivas.
(Reap the benefits of other women's experiences) Colha os

benefcios de outras mulheres!

A rtigo sobre M entor-Protege relacionamento desafios. http:/ www.womenintechnology.org/ / files/ entorshipchallenges.pdf M

Trabalhar em equipe e fazer a diferena na vida das pessoas.

Muito Obrigada!

Anda mungkin juga menyukai