Anda di halaman 1dari 13

PRTICA PEDAGGICA II

Iniciar-se- nos 2s perodos de todos os Cursos, ser regida por uma ementa nica e observar as diferentes relaes no interior da sala de aula e os saberes e competncias necessrias ao exerccio profissional. Esta rea temtica busca conhecer as relaes no interior da sala de aula voltando as preocupaes para os rituais e processos interativos no ambiente da sala de aula.

A Prtica Pedaggica II uma disciplina que integra o contedo da Matriz curricular do Cursos de Letras com carga horria de 30h/a no CESA e 30h/a na Escola Campo de Estgio. O ementrio desta disciplinatrata da sala de aula. Deve ser divulgado e discutido em sala de aula. Ementa: Conhecer as relaes da sala de aula, observando seus rituais e o processo interativo entre professores e alunos, bem como percebendo as competncias do professor.

Para compreender o eixo norteador da Prtica Pedaggica II, a Sala de aula, o aluno dever ir Escola. O professor tomar os seguintes procedimentos:

Encaminhar os alunos Escola para agendar as entrevistas/atividades que sero realizadas; Nos dias agendados todo o grupo (mximo 05 alunos) deve proceder com as observaes; Sero entrevistados professores e alunos de cada srie do Ensino Fundamental II.

Os alunos sero orientados a trazer das Escolas, campos de estgio, um Certificado de 30h/a que comprova o desenvolvimento das atividades solicitadas pelo professor do CESA. As escolas campos de estgio devem ser pblicas estaduais e municipais. No desenvolver estgio em Escolas particulares. Lembrar que os alunos j fizeram opo por uma escola no 1

Os professores desta disciplina encaminharo os alunos para as Escolas campos de estgio, somente aps a devida orientao, para realizarem entrevistas ou aplicarem outros procedimentos de observao objetivando compreender a organizao da Sala de Aula. Ter cuidado no que se quer observar. No encaminhar textos para estudos por parte

Encaminhar os alunos para a Escola aps a orientao adequada a partir de 14 de maro. No encaminhar os alunos no incio do semestre, sem a orientao adequada e nunca ao final deste, pois as Escolas Campo estaro em perodo de avaliao. A data ltima de apresentao do estagirio na Escola Campo de Estgio dia 01 de abril. Como o tempo de permanncia na Escola campo de 30 h/a, solicitar ao

As Escolas campo no recebero os alunos aps a data de 01 de abril e no aceitaro estgio de ltima hora em final de semestre. 18. Encaminhar os alunos com documentao que o identifique como aluno da AESA/CESA- Ofcio do CESA com identificao e Ficha de protocolo de identificao e Registro de Frequncia. No dispensar o aluno da frequncia no CESA em momento algum. As atividades que ele desenvolve no o dispensam de frequncia.

Para evitar superlotao, encaminhar ao campo de Estgio no mximo cinco alunos por perodo. Os alunos devem realizar as atividades prticas, preferencialmente, em sua cidade. Observar com ateno o fato dos alunos de municpios diferenciados realizarem juntos as atividades. Os Certificados so individuais. Devem ser analisados pelo

Os Relatrios pertencem aos alunos, portanto, devem retornar aos mesmos, aps a correo do professor. Os Registros de Frequncia so individuais. Devem ser analisados pelo professor, recolhidos e entregues Coordenao do Departamento Pedaggico para arquivo com a Ficha de Protocolo.

O aluno dever buscar o campo de estgio em horrio diferenciado do seu curso. O professor de Prtica vivenciar seu contedo programtico em sala de aula no CESA, informando a dinmica dos instrumentos de avaliao que sero utilizados, solicitando a frequncia do aluno, a participao na produo textual. O aluno ser avaliado mediante apresentao das observaes realizadas no Campo, demonstrao do Relatrio no CESA, Exerccios, participao nas aulas e outros instrumentos institudos pelo professor da disciplina.

Os alunos tm at o dia 31 de maio, para entregar o material comprobatrio do estgio sob a forma da Prtica Pedaggica.

Anda mungkin juga menyukai