Anda di halaman 1dari 14

Introduo

O presente trabalho, baseado em uma extensa bibliografia apresentar nos captulos a seguir um tema que certamente ir chamar sua ateno para voltar um pouco poca do Brasil colonial e resgatar aspectos importantes sobre o Liberalismo e o Protestantismo. O trabalho ser dividido em trs captu los, os quais investigar como se deu esta relao entre Liberalismo e Protestantismo; porque esta aliana teve que acontecer, quais os interesses que estavam sendo defendidos e o que se queria atingir. O trabalho obedecer a seguinte ordem: no primeiro capitulo ser apresentada uma breve viso a cerca do Protestantismo no Brasil; em seguida ser oportuno ressaltar como se configurou esta ao conjunta entre Protestantes e liberais e o que o enfraque cimento e debilidade Catlica tinha haver com esta ao; por fim o capitulo foi subdivido, no primeiro haver a necessidade de apresentar uma viso do protestantismo hoje bem como seus avanos e erros e, no segundo ser apresentado alguns de desafios como estratgias para o crescimento da caminhada. Que Deus em sua infinita bondade me d sabedoria suficiente para que nestas poucas pginas eu possa contemplar o seu agir, a sua presena e bondade. A Ele toda honra e toda a glria.

1. Viso Geral do Protestantismo no Brasil

Ao

iniciar

este

trabalho

fundamental

conceituar

termo

protestantismo. Segundo o dicionrio , protestantismo significa um conjunto de doutrinas religiosas e de igrejas oriundas da reforma 1. Especificamente aqui ser trabalhado sobre o protestantismo Brasileiro, que se insere no Brasil como conseqncia do movimento migratrio iniciado no sculo XIX 2.

. DICIONRIO AURLIO. 1) O LUTERANISMO, professado na Alemanha, nos Pases escandinavos etc.; 2) o calvinismo, professado na Frana, nos Pases Baixos, na Esccia, nos Estados Unidos da Amrica etc.; 3) o anglicanismo, professado na Gr-Bretanha etc. 2 . MENDONA, Antnio G. Explica que o que chamamos de protestantismo brasileiro na verdade so protestantismos. P.11.

Falar de Protestantismo no Brasil sem identifica r suas razes no exterior correr o risco de cometer um grave erro, dado que tudo comeou distante das fronteiras do Brasil. Foi com os norte-americanos que o Brasil herdou suas razes do protestantismo. 3 Toda a histria do protestantis mo tanto europeu como brasileira muito complexa. Originado da Amrica do Norte o protestantismo brasileiro, surgiu da Reforma em XVI, porm s no sculo XIX, definitivamente foi implantado no Brasil. Antes disso pode-se perceber que o protestantismo europeu sofreu diversas transformaes institucionais, teolgicas e culturais que fizeram deles um fenmeno religioso virtualmente distinto de suas origens histricas mais prximas p.124; complicando mais ainda qualquer iniciativa brasileira. Com a chegada da famlia real em 1808, onde foram abertas as portas dos portos do Brasil pelo Prncipe-regente Joo 5, e com outros decretos, foi surgindo a oportunidade de iniciar um trabalho mais enraizado e concreto no Brasil. A prpria constituio Imperial sentiu a necessidade de atrair imigrantes europeus, e em especial imigrantes protestantes, por esta razo promulgou em 1824 a autorizao para que o culto fosse liberado, paralelo a este decreto tambm oficializou o catolicismo como religio oficial 6. Com a entrada de milhares de imigrantes facilitada pela famlia imperial, novos conceitos vindos da Europa foram sendo vinculados e pouco a pouco no meio intelectual, polticos e sacerdotes, a idia foi sendo reforada e o efeito foi positivo em termos de aceitao, este efeito positivo se deu especialmente em dois campos, primeiro enfraquecimento da hegemonia catlica, segundo aceitao e abertura ao protestantismo. Com o enfraquecimento da primazia catlica, o protestantismo pode ser aos poucos semeado. O empenho dos protestantes foi de,
3 . O Protestantismo brasileiro segue sendo uma projeo do protestantismo norte-americano. Direta ou indiretamente, as Igrejas brasileiras, ao menos as de origem missionria, alimentam -se do iderio da religio civil norte-americana. MENDONA, introduo....p.13. 4 MENDONA, A. G. e VELASQUES FILHO, Prcoro. Introduo ao Protestantismo no Brasil. 5 . A partir de 15 de julho de 1799, o Prncipe do Brasil,D. Joo de Bragana, tornou-se Prncipe Regente de Portugal, pois sua me, a Rainha D. Maria I foi declarada louca. 6 . At a Proclamao da Repblica, os protestantes enfrentariam srias restries no que diz respeito ao casamento civil, uso de cemitrios e educao. ALDERI SOUZA DE MATOS.

obter completa legalidade e liberdade no Brasil, 80 anos de avano lento, porm contnuo, em direo plena tolerncia (1810-1890). Um passo importante na conquista da liberdade de expresso e de propaganda ocorreu quando o missionrio Robert Reld Kalley, pressionado pelas autoridades, consultou alguns juristas destacados e obteve opinies favorveis quanto s suas atividades religiosas. Finalmente em 1890, um decreto do governo republicano consagrou a separao entre a igreja e o Estado, assegurando aos protestantes pleno reconhecimento e proteo legal. A nova expresso religiosa se implantou no Brasil em duas fases: protestantismo de imigrao e protestantismo missionrio. Alderi Souza de Matos.

chamado

protestantismo

de

misso

denomina -se

as

vrias

organizaes protestantes que atuaram nesta frente de evangelizao. A primeira denominao a atuar como missionrios no Brasil foram a igreja metodista Episcopal, que fundaram a tambm a primeira escola dominical no Rio de Janeiro. Vrios nomes podem ser citados como pioneiros desta iniciativa, como: Daniel P. Kidder que atuou na venda de Bblias e facilitou o contato entre os intelectuais; James Cooley Fietcher, pastor Presbiteriano , promotor fiel e entusiasta do protestantismo; Robert Reid Kalley, mission rio na ilha da madeira. Logo aps vieram os primeiros missionrios da igreja Presbiteriana, Alshbel Green Simonton, Alexander Latimer Blackford e Francis Joseph Chistopher, organizando as primeiras igrejas no Rio de Janeiro, tendo como primeiro pastor o ex-sacerdote Jos Manoel da Conceio, ordenado em dezembro de 1865. J os primeiros missionrios da Igreja Batistas tiveram dificuldades no inicio d misso, porm em 1907 foi criada a Conveno Batista Brasileira. A ultima denominao histrica a dar inicio ao trabalho missionrio no Brasil foi a Igreja Protestante Episcopal atravs do seu percurso Richard Holdan. (Fonte: Alderi Souza de Matos, BREVE HISTRIA DO PROTESTANTISMO NO BRASIL). Pentecostalismo - nascido em Los Angeles, no Avivamento em 1906, na rua azusa, conhecido e espalhado pelo mundo inteiro, o pelo Batismo com o Esprito Santo, como, lnguas estranhas, curas, profecias, interpretaes de lnguas teve uma repercusso imensa na poca ; milhares de pessoas de toda parte do mundo fizeram questo de conhecer este movimento. Por esta razo algum tempo depois nos USA foram criado vrios grupos tambm adeririam e

fizeram espalhar o movimento. A partir da houve um despertamento e um fervor espiritual muito grande. O chamado domnio pentecostal clssico em 1910 chegou ao Brasil atravs dos missionrios oriundos da Amrica do Norte, o primeiro nome a ser citado o Louis Francescon que atuou especialmente nas col nias do Sul e Sudeste do Brasil. Deste trabalho nasceu a Congregao crist do Crist do Brasil. Na verdade, este movimento no Brasil, em detrimento das muitas diferenas internas, no teve tanta adeso, apesar de se ouvir muito barulho. As principais vertentes deste movimento foram: Pentecostalismo Clssico, deuteropentecostalismo e Neo pentecostalismo. Considerar os diferentes tipos de protestantismo apresentados acima traz uma preocupao no s com o protestantismo de forma complexa, mais de forma detalhada para que a viso e compreenso seja de fato enriquecida, pois a histria regist ra detalhes importantes que precisam ser passados de gerao em gerao, para que a histria atual do verdadeiro protestantismo, comprometido com a verdade da Bblia possa ser de xito mediante sua misso de pregar o Evangelho de Jesus tal qual ele foi dad o a ns por Deus.

2. Ao Conjunta Entre Liberais e Protestantes e Enfraquecimento da Hegemonia Catlica 7

Tudo comeou na poca do Brasil colnia, muitos no conseguem nem falar, lembrar ou pensar em liberalismo, mais a verdade foi com o Liberalismo que o protestantismo teve sua oportunidade comear o seu trabalho, mesmo que de forma no espontnea; nesta poca a presena protestante era marginalizada e excluda . O protestantismo precisou passar pela barreira do Liberalismo em uma poca que o poder ditatorial comandava e dava as regras. Na verdade , e
7 . Entre 1759 e 1855diversos eventos e fatores --- como a suspenso das relaes diplomticas com o Vaticano (1759-1808); as influncias jansenistas vindas da Europa; a escassez de bispos, e estes, na maioria , ocupados com assuntos temporais; o clero moralmente desprestigiados e a proibio de entrada de novios nas ordens religiosas (1855) ---constituram um quadro pouco favorvel Igreja Catlica. debilidade da presena da Igreja Catlica no Brasil, representante da cristandade latina, correspondeu praticamente a queda final das potncias latino -catlicos europias diante do crescente poderio das naes anglo-saxnicas protestantes. P.27 MENDONA E PROCORO.

ideologicamente foi possvel em certo momento juntar as foras, liberalismo e protestantismo exatamente para enfraquecer a hegemonia catlico -romano, religio oficial; a ao conjunta entre as duas frentes almejava alcanar o que at ento era inalcanvel, o e nfraquecimento do poder romano. E de fato aconteceu, pouco a pouco foi se percebendo debilidade tamanha do poder catlico, paralelo a isso o crescente poder do protestantismo, sendo assim no restou outro fato a entrada definitiva em 1810 do protestantismo, este fato se deu conjuntamente com os ingleses que obtiveram autorizao para realizar seu s cultos. Exata autorizao, embora que restrita foi o comeo, e deste originou o que hoje vemos. S que, quem recebe o titulo de pioneirismo na implantao do protestantismo nestas terras, so os alemes.
Esse pioneirismo tem como marco inicial a comunidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, fundada em 1824 pelo Pastor Friedrich O. Sauerbronn, com334 imigrantes evanglicos alemes. No sul, tambm em 1824, 43 imigrantes alemes fundaram, no Rio de Sinos, uma comunidade que recebeu o nome de So Leopoldo em homenagem Imperatriz Leopoldina. Os imigrantes alemes foram se localizando prossivamente em vrios pontos do pas, alm do interior das provncias do Rio de Janeiro e Rio Grande do sul: Santa Catarina, So Paulo, Esprito Santos e Sul de Minas Gerais. MENDONA E PRCOR. P27

As foras liberais em certo momento da histria assumiram p osies contrrias s da igreja catlica e por isso houve mal estar entre ambas, partindo deste pressuposto comeou ai uma briga de gigantes onde o mais forte vencia. Nada disso, cada lado defendia seus interesses com todas as foras, oportunidades no deveriam ser desperdiadas, a exemplo da falta de consenso entre liberais e igreja catlica .8 Foi com o liberalismo que novos credos no Brasil tiveram a oportunidade de avanos, inclusive parte do clero aderiu idia liberal exatamente por est a favor da mo dernidade.
A questo da liberdade religiosa foi motivo de grandes debates na constituinte de 1823. Havia numerosos parlamentares, portadores de idias liberais, que propugnavam abertura maior, provavelmente tambm porque pressentia a inevitabilidade de um contato cada vez mais intenso com naes protestantes.
8

Antonio Gouva em seu Livro, Celeste Porvir afirma que o protestantismo s conseguiu implantar-se definitivamente quando condies polticas e sociais apresentaram possibilidades de neutralizar protestantes de modo que ela no viesse a conseguir, por conta de seu enquistamento, transformaes sensveis na cultura catlica luso-brasileira.

Houve cerrada oposio. [...] Mas, por fim, embora continuasse mantendo a religio catlica como a religio do Estado par excellence, e a nica a ser mantida por ele, a Constituio reconhecia o Brasil como a nao crist e todas as suas comunhes e estendia os direitos polticos a todas as profisses crists. [...] Tolerncia para com o proselitismo tambm ocorreu por diversas razes; as principais devem ter sido e esprito liberal e o enfraquecimento da Igreja catlica debaixo do regime do padroado. (O Celeste Porvir, Rubem Alves, p.43.)

Enfrentando conflito com o Estado Liberal, o poder romano centrou seus esforos em firmar seu poder, pois o universalismo que at ento era do catolicismo estava em demasia ameaado, e isso na concepo do poder romano era inaceitvel. A ambio e o poder de ser a primeira e nica era defendida com todos os meios possveis, no importando se havia respeito vida ou no. S que esta realizada foi mudando gradativamente, o que antes era inquestionvel, agora j no era mais; o que at ento era absoluto, passou a ser questionado e ganhou fortes oposies e estas oposies centraram suas foras exatamente na quebra desta hegemonia. O absoluto universalismo a dotado pelo poder romano fez com que procurasse a prpria debilidade enfraquecimento e perda da cobiada hegemonia.
A independncia do Brasil, semelhana do que aconteceu com toda a Amrica Espanhola, agravou os riscos que corria o universalismo catlico. O Imprio brasileiro, especialmente, na regncia e no Segundo Reinado, levou bem longe o galicanismo histrico. Formado sob o clima liberal, o Imprio no levava mesmo em conta as prerrogativas da Igreja e limitava mesmo seus esforos antiliberalizantes atravs dos mecanismos legais do direito de padroado. (p.68 introduo ao protestantismo no Brasil. Antnio Gouva Mendona / Prcoro Velasques Filho).

Quando as foras liberais e protestantismo se uniram ideologicamente para enfraquecer o poder hegemnico do catolicismo abre um novo porvir na histria do protestantismo. Foi neste momento que o protestantismo entra como fora mordenizadora liberal e isso foi possvel porque os imigrantes alemes e ingleses tinham outros interesses 9. Com a ruptura da igreja oficial os protestantes se vm em um cenrio favorvel para dar seguimento sua
Nem ingleses nem alemes tinham como objetivo compartilhar sua religio com a nova sociedade. Os norte-americanos no estavam nem um pouco interessados em se fixar em espaos geogrficos novos. O esquema da ocupao e dominao era seguramente o mais sutil e pode roso: o cultural. P.73. INTRODUO AO PROTESTANTISMO BRASILEIRO.
9

caminhada, agora, com alivio maior de contar com milhares de adeses e por no ter sombra uma religio oficial. Esta aceitao da elite brasileira pelos protestantes no se deu de forma gratuita, claro que no. Todo este interesse tinha um objetivo: os protestantes foram aceitos e acolhidos pela elite porque os mesmos foram adeptos, do progresso, da modernidade e do liberalismo no geral. J mencionamos acima a questo do jogo de interesse e das oportunidades que eram aproveitadas para que determinado lado no perdesse territrio, e no foi diferente com a chegada e instalao do protestantismo no Brasil. A afirmao de MENDONA clara: quando diz que o protestantismo no Brasil encontrou dificuldades para poder se instalar. Era tamanho o fosso que o protestantismo no teve outra sada seno converter os catlicos e retir los para outro mundo, Isto , o da comunidade da f p. (PROTESTANTISMO NO BRASIL,). E estes entraves precisam ser lembrados, evitando correr o risco de cair no esquecimento ou de passar despercebidos. Toda histria necessita ser preservada para que haja transmisso por todas as geraes e estas geraes aprendam a manter o que foi cresci mento como tambm aprendem a no repetir os erros do passado. Quando olhamos buscamos na histria a memria do nascimento e evoluo do protestantismo, sabemos que dela se captar luzes e sombras, avanos e queda. Normal em toda e qualquer iniciativa, ainda mais em se tratando de algo to importante para a sobrevivncia e vida humana e sua crena. A unio ideolgica entre Liberalismo e Protestantismo evidenciou tambm uma forte tenso porque a luta que ambos estavam enfrentando no era simples, se tratava do enfrentamento direto contra o conservadorismo clerical. No Conclio Vaticano II surge um novo aspecto que parece mexer com os nervos de todos os lados: o concilio mot ivado ao dialogal do ecumenismo, v uma oportunidade de aproximao e atravs deste dilogo ecumnico tenta diminuir a distncia entre catolicismo e protestantismo.

Segundo MIGUEZ 10, o que importncia ressaltar que no se trata de igrejas contra igrejas nem denominaes contra denominaes [...] a crise atravessa todas as denominaes e at as congregaes locais, p. 45. Ressaltar este aspecto levar os evolvidos a uma viso ampla e profunda do que aconteceu e o porqu que aconteceu. Talvez no momento dos acontecimentos no se tivesse claro as conseqncias de cada ato, porm, o tempo existe exatamente para ser reavaliado, revisto e mudar o que precisa ser mudado; e como tempo nem to pouco os fatos no voltam mais, o que precisa ser refeito PE o que vir pela frente. A histria t ai, ao nosso alcance para que se possa ser lida de forma profunda e com um grau de entendimento capaz de no fazer julgamento e com maturidade saber que direo tomar sem correr o riso de repeties ou estratgias exageradas, inoportunas e meramente humanas.

3. Protestantismo Hoje: entre erros e acertos, sombras e luzes

Neste captulo, a nfase abordar como se configura hoje a vida e caminhada do protestantismo, quais seus desafios e onde se pode visualizar crescimento e maturidade E em meio a esta abordagem estar tambm evidenciado as sombras e luzes, se j no for uma redundncia tratar entre desafios e sombras e crescimento e luzes. Inicialmente os aspectos que ressaltam os momentos de desafios vividos pelo protestantismo desde seus incios at hoje relata fatos histricos como: primeiramente precisou enfrentar o poder e a hegemonia do cat licoromano; sofreu discriminaes por parte da sociedade da poca; foi alvo do liberalismo, at que o nvel ideolgico de ambos fez com que caminhasse do mesmo lado; algumas igrejas histricas encontraram resistncia e no inicio da cainhada chegaram a fracassar, mais no desistiram e hoje est ai dando testemunho maduro do Evangelho de Cristo; de certa foram teve que enfrentar

10

JOS MIGUES BONINO, Metodista Argentino, conhecido no meio protestantes latino-americanos, bem como no meio catlico; traz em seus currculo algo histrico: um dos pouco observadores protestantes a ser convidado para participar do Conclio Vaticano II.

a distoro doutrinal que pintou um rosto maquiado de um ev angelho sem compromisso. Analisando profundamente, d esde o campo da teologia at a vivncia da f foram muitas quedas em virtude do crescimento exagerado de movimentos que no tinham e no tm interesse algum de p regar o evangelho verdadeiro . So iniciativas lamentveis que fazem da Palavra de Deus um verdadeiro comrcio e pe em risco o anuncio e a pregao das igrejas comprometidas com as verdades da Bblia:
..A rica e transformadora experincia a f se transforma na aceitao de um esquema teolgico estreito e estereotipado, mal chamado de plano de salvao[...] o reconhecimento da centralidade da Palavra bblica vivificada pelo poder do esprito Santo transforma-se numa bibliolatria baseada numa hermenutica ao mesmo tempo arbitrria e racionalista, elem de estril e repetitiva: em lugar do rico tesouro do qual o escriba sbio tira coisas novas e velhas, o estudo da Bblia vira um exerccio de permanente de repetio [...] em luar da riqueza da comunho fraterna em Jesus Cristo dos collegia pietatis luteranos, das classes e grupos metodistas ou das congregaes Batistas o pr-milenarismo despoja a comunidade de f de todo o seu significado, transformando a igreja numa espcie de sala de espera do milnio, sem nenhuma significao soteriologica;[...] o mesmo esquema transforma a histria humana numa srie de nmeros e sinais a serem decifrados, em vez de um espao onde o poder de Jesus Cristo avana e nos convida a participar de sua luta: a espera alegre da parsia do Senhor vira uma charada de somas e subtraes de anos e datas. Vi o mal que essas distores tm causado: as polmicas estreis, as divises desnecessrias, as oportunidades de testemunho perdidas e os antitestemunhos na vida privada e pblica de igrejas e crentes. BONINO, ROSTOS DO PROTESTANTISMO LATINO-AMERICANO, P.47-48.

Os desafios em uma determinada caminhada constituem, quando enfrentados com maturidade, experincia de crescime nto e avano. Igualmente aqui na e nesta experincia do protestantismo. Agora hora de contemplar luzes e o crescimento, Visualizar a ao de Deus em meio tempestades. Certamente quem j viveu uma experincia com Deus sabe da alegria de se viver em comunho com deus e participar de uma igreja altamente madura que tem seu foco em Deus e em sua Palavra.Certamente voc j se deparou com exemplos de pessoas que vivem de tal forma o evangelho que nem parecem ser deste mundo e muito menos se parece com atitudes de um

ser humano pecador. De fato se encontramos sombras e desafios, logo frente se tem a alegria de contemplar as luzes e vitorias. importante considerar que na his toria do Protestantismo aqui no Brasil, embora na atualidade possa se deparar com vergonhosos testemunho de servos de Deus, no quero de forma alguma deixar de registrar o que vemos, leu, vivenciamos a cerca da vivacidade da Palavra de Deus nas igrejas e vidas daqueles que renunciando a sua vida, pegou a sua cruz, seguiu a Cristo pondo a mo no arado e nunca amais olhou para trs. Comeo com a o desabafo do autor BONINO que em sua maturidade crist pde comprovar da sua e da experincia de um verdadeiro servo de Deus.11 Outro aspecto de beno na vida e vivencia protestante, e vivncia da reta doutrina herdada da sua origem, esta fidelidade doutrina de origem faz com que a igreja no perca sua identidade e fique em cima do muro sem saber onde e em que se firmar; o fundamentalismo se apresentou diante destas doutrinas srias como um forte aliado na vivncia da f verdadeira. Sem medo de errar. A Luz mais evidente, o crescime nto mais bem visualizado foi e continua sendo a presena de Deus constante na histria e vida da Igreja e na vida daqueles servos fis Dele que em primeiro lugar assume o lugar de pecados, e prostrado diante do Pai diz que ser seu eterno dependente.Se esta caminhada no tivesse sido sustentada por Deus, jamais ser humano alguma tinha poder tamanho para chegar at aqui, no se pode ter dvida que aquele que chamou capacita d a fora e sabedoria necessria para seguir. Igualmente o Esprito Santo de Deus enviado por Ele abriu caminhos, tornou a viso humana capaz de enxergar com os olhos espirituais qual o verdadeiro caminho seguir, o mesmo Esprito atuou de forma providencial nos

11

Certamente participei de cultos e reunies em nmero suficiente e tive relao fraterna com um nmero demasiado de homens e mulheres dessa persuaso para no saber que essa uma cari atura quando c se a relaciona com sua vida crist concreta: vi a a alegria da salvao, a vida transformada, o amor fraterno, a solidariedade e o servio, o testemunho no mundo e at a participao em causas de justia e paz. Jesus Cristo maior do que nossas imagens dele, e o Esprito mais poderoso que nossas expectativas mesquinhas. E eles so capazes de atuar apesar de nossas distores teolgicas,p.48

momentos de escurido total , fazendo com que os chamados escolhidos do Pai, tivesse uma viso privilegiada do lugar que iria pisar.
3.2. Constitui Desafios: rumo ao crescimento

O olhar no passado, a vivncia do presente pede urgentemente que o protestantismo cuide, e rpido para que as sombras do passado, ou os movimentos relmpagos no tornem a persegui e colocar em risco a veracidade da Palavra de Vida. inteligente ressaltar que existe m desafios, no como pontos negativos que devem ser escondidos debaixo do tapete, mais enfrent-los, como foi dito acima, como pontos estratgicos para o crescimento dirio da vida crist. Primeiramente, a poca do liberalismo j passou, o que nela aconteceu foi necessidade da poca que no cabe aqui em nossa abordagem, hoje novo sculo, novas culturas, novos imigrantes e nativos que precisam aprender urgentemente a aprender viver conforme a Palavra ensina; a unio ideologia, hoje no mais necessria,amo mesmo que se queira atingir interesses prprios e manipular o Evangelho, sim, porque quando o Liberalismo e Protestantismo se aliou, foi apenas no nvel ide olgico, era necessrio unir a foras para que se quebrasse um tabu e, hoje so outros tabus que precisam ser quebrados e o primeiro de pregando juntar com foras contrarias Palavras em nome de Deus, mais ao bem da verdade so interesse

meramente humanos e pecaminosos. Outros desafios que deve caracterizar metas a serem alcanadas pelo protestantismo: a preservao da memria, recriando suas tradies sem perder o foco que a Palavra; o cuidado para que a identidade da igreja seja preservada; em meio a evolues, no fazer da igreja um palco de teatro onde a os servos que deveriam est adorando a Deus e ouvindo a Palavra, assume o papel de artistas, sendo comandados pelos diretores do espetculo que so os lderes. Constitui desafio maior, no ser confundido com movimento da euforia que comea noite e termina logo pela manh , o famoso evento do superficialismo. O protestantismo atualmente est testemunhando estas e

outras manifestaes de f que mais parece show de palhaadas, e o grave, tudo em nome de Deus ou usando a Palavra dele.

mais

A Igreja de Cristo requer em primeiro lugar fidelidade ao evangelho, depois as tradies, depois estrutura. Ser fiel a isso requer que se tenha corao, ouvidos e olhos espiritua is atentos ao falar de De us; quem agir contrario a isso, estar agindo fora dos parmetros bblicos e isso significa est abrindo mo do reino de Deus. Com certeza cabe aos servos de Deus a inteligncia, e de escolher ser chamados Vinde benditos de meu Pai, possu por herana o reino que vos est preparado desde a fundao do mundo (Mateus 25,34) . O ser humano, p, sepulcro caiado, miservel que tiver a chance de escutar isso, certamente viver eternamente nos braos do Pai, mais para que isso acontea, necessrio o e urgente que se tome uma atitude, uma deciso de buscar a Deus e segui-lo sem olhar para trs. Se voltarmos ao liberalismo, no captulo anterior, ir lembrar que a poca do Brasil colonial ficou para traz, e hoje precisa ser enfrentado como hoje, claro, preservando tudo o que foi vivido, mais com o corao e objetivo determinado e ansioso por crescimento no reino de Deus.

Concluso

Depois de algum tempo em sintonia com os ttulos, objetos deste trabalho, Certamente chego ao final desta etapa com a certeza de ter aprendido muito e enriquecido meus conhecimentos. O quadro do protestantismo no Brasil registr a um mapa de preocupao no que tange responsabilidade de pregar o evangelho de Cristo. Ter assumido ao lado do Liberalismo na poca colonial o papel de opositor na descentralizao do poder catlico e a perda da hegemonia do mesmo. Sem dvida este passo foi importante para que se evidenciasse a fragilidade e a ambio de uma instituio que mais pregava o seu poderio institucional do que a presena de Deus. O trabalho se ocupou tambm em entender o papel do Liberalismo nesta histria, viu que a unio de foras s foi no campo da ideologia; tanto o Liberalismo como o Protestantismo no concordava com toda esta ambio de se auto intitular nico e hegemnico. Para o Protestant ismo, as dificuldades foram muitas, o enfrentamento destas dificuldades resultou em uma caminhada slida escrita para todas as geraes. Ao concluir este trabalho, percebo que o objetivo proposto para o mesmo foi alcanado. evidente que precisamos sempre melhorar, e esta abordagem poderia ter sido mais aprofundada. Mais agradeo a Deus que me culminou de sabedoria e do inicio ao fim esteve na conduo de cada caractere.

Bibliografia

ALVES, Rubem. Dogmatismo e tolerncia. So Paulo: Paulinas, 1982. ALVES, Rubem. Protestantismo e Represso. So Paulo: tica, 1979. BONINO, Jose Miguez. Rostos do protestantismo latino -americano. So Leopoldo: Sinodal, Escola Superior de Teologia, 2003. p. 31 -96. BEOZZO, Jos Oscar et alii. Histria da Igreja no Brasil - ensaio de interpretao a partir do povo. Petrpolis: Vozes/CEHILA, 1980. (Histria Geral da Igreja na Amrica Latina, Tomo II/2) . MENDONA, Antnio Gouva. O Celeste Porvir protestantismo no Brasil . So Paulo: Paulinas, 1984.
A insero do

MENDONA, Antonio Gouva. O celeste porvir: a insero do protestantismo no Brasil. So Paulo: ASTE, So Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior, 1995. MENDONA, Antonio Gouva; VELASQUES FILHO, Prcoro. Introduo ao protestantismo no Brasil. So Paulo: Loyola, Cincias da Religio, 1990. MENDONA, Antonio Gouva. Insero dos protestantismos e "Questo Religiosa" no Brasil, Sculo XIX (Reflexes e Hipteses). Estudos Teolgicos, v. 27 , p. 219-237, 1987. MATOS, Alderi Souza de. Breve histria do protestantismo no B rasil.
MENDONA, A.G. O Protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas . Disponvel em: <http://www.antoniomendonca.pro.br/ > acesso em: 25/02/2006.

VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maonaria e a questo religiosa no Brasil. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1980. VIEIRA, David Gueiros. O liberalismo, a maonaria e o protestantismo no Brasil no sculo dezenove. Estudos Teolgicos, v. 27 , p. 195-217, 1987. VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maonaria e a questo religiosa no Brasil. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1980.

Anda mungkin juga menyukai