Anda di halaman 1dari 60

ECONOMIA

Raio X s exportaes em Moambique

ENTREVISTA
Bolsa de Valores altura dos desafios

DESENVOLVIMENTO
frica do Sul com maior nmero de empresas

Publicao mensal da S.A. Media Holding . Setembro de 2010 . 60 Mt . 350 Kwz . 25 Zar . 4 USD . 3,5 EUR

What now?

E agora?

Revista Capital 1

N 33 . Ano 03

2 Revista Capital

Revista Capital 3

4 Revista Capital

Revista Capital 5

Sumrio
16
FOCO I MAnIFeStAeS pOpulAReS
Tumultos chocam pas e mundo
Os dias 1 e 2 de Setembro trouxeram s ruas de Maputo e Matola um ambiente de ntida instabilidade social, que se caracterizou por tumultos, saques e violncia. Arsnia Sithoye acompanhou as manifestaes populares, motivadas sobretudo pelo aumento do custo de vida, e relata como tudo comeou e quais foram os prejuzos da reivindicao.

FOCO I MAnIFeStAeS pOpulAReS


Anestesia para o estmago
A manuteno dos preos da cesta bsica foi a resposta encontrada pelo Governo para fazer face s manifestaes. Contudo, analistas econmicos questionam a sustentabilidade da deciso devido limitada capacidade produtiva do Pas. Srgio Mabombo registou os comentrios do economista Ragendra de Sousa; de Antnio Francisco, analista do IESE e de Roberto Albino, director do CEPAGRI, e reflecte sobre a evoluo dos preos dos bens essenciais.

17

DOSSIeR I eCOnOMIA
O que fazer?
Perante a ocorrncia das manifestaes, a revista Capital decidiu entrevistar o economista Joo Mosca e a pergunta de partida foi: O que fazer? O que fazer de um pas onde o nvel de pobreza ultrapassa os 50% da populao? Mosca aponta caminhos e refere que preciso pensar e actuar com base em novos paradigmas econmicos, de relacionamento com os agentes econmicos e cidados.

18

20

35 AnOS

Guerra dos 16 anos determinou desempenho do sector industrial


A rubrica aborda nesta edio o sector da Indstria e as suas vicissitudes desde a Independncia de Moambique. Traa-se, assim, um amplo retrato que explica como o conflito armado causou a falncia de fbricas sobretudo no ramo txtil, e como o Governo pretende revitalizar o sector. 6 Revista Capital

26

eCOnOMIA

Raio X s exportaes de Moambique


Em 2009, a fatia das exportaes dos bens sofreram um revs que resultou da queda da demanda internacional, por sua vez, fruto da crise econmica. Saiba quais foram os produtos mais afectados e descubra que independentemente das adversidades, as exportaes de Ilmenite e Energia Elctrica, a partir de Moambique, registaram um aumento.

28

entReVIStA I pReSIDente DA BOlSA


Na Bolsa de Valores, estamos altura dos desafios
A Bolsa de Valores de Moambique est a fazer apelo subscrio pblica da maior emisso de Obrigaes do Tesouro at hoje feita. O seu presidente, Jussub Nurmamade, garantiu jornalista Arsnia Sithoye que a Bolsa est altura dos desafios e revela o perfil dos investidores, os valores envolvidos e experincias passadas.

38

AMBIente I InDStRIA
Mozal: Micoa exige estudos cientficos de ambientalistas
O MICOA apresentou as bases nas quais assenta a deciso de permitir as emisses directas da Mozal e, ao mesmo tempo, instou os ambientalistas que se opem deciso para que apresentem os estudos cientficos relacionados com o Caso. Srgio Mabombo estudou os nveis de poluio tolerados pela Organizao Mundial de Sade e ouviu o Governo e Antnio Reina, da organizao Livaningo.

42

DeSenVOlVIMentO I FRICA

frica do Sul rene o maior leque de empresas do mercado emergente


Um Estudo da Boston Consulting indica que frica est a transformar-se num ninho para as grandes empresas, e cujo crescimento tem vindo a ser notvel. A frica do Sul assume-se como o pas com o maior nmero de firmas que esto a emergir no mercado, seguida do Egipto e de Marrocos.

54

eStuDOS De MeRCADO

O poder do Geomarketing
Qual a distribuio geogrfica dos meus clientes? Qual a rea de cobertura geogrfica do meu negcio? Como maximizar a distribuio e a cobertura dos produtos da minha empresa? Estas e outras questes podero ser respondidas de uma forma eficaz pelo Geomarketing. Saiba como, e qual a distribuio dos estabelecimentos formais e informais em Maputo.

Revista Capital 7

8 Revista Capital

editorial
Sementeira de ventos
Diz a sabedoria popular que quem semeia ventos colhe tempestades. Nos dois primeiros dias do ms de Setembro pode dizer-se que a colheita ultrapassou as expectativas duma sementeira discreta mas nem por isso menos eficaz, apesar de desajeitada. A conjuntura internacional no poder considerar-se o nico bode expiatrio dos aumentos anunciados para o dia um deste ms. Na realidade era de esperar que o aumento do preo do barril de petrleo ou a desvalorizao galopante do Metical iriam desencadear outras subidas de preos que normalmente se repercutem, em primeiro lugar, nos bens de primeira necessidade. A poltica de subsdios ao consumo de combustveis no pode ser uma medida independente de toda uma srie de outras tomadas de posio que no obriguem, a determinado momento, ao acerto apressado, e necessrio, dos valores que, at a, no correspondiam realidade do mercado internacional. A sociedade civil moambicana, embora no organizada em estruturas que a representem junto dos rgos de poder legitimamente constitudos, j tinha, h dois anos e meio, mostrado o quo perigoso se torna deixar que o descontentamento se extreme. Na altura o pretexto foi o aumento, nunca efectivado, do preo dos transportes semi-colectivos e os resultados so conhecidos. Entretanto o salrio mnimo pouco evoluiu mas anunciaram-se, e verificaram-se mesmo, agravamentos de preos em artigos que a populao considera a justo ttulo como elementares na sua luta pela sobrevivncia. De h muito que se murmurava contra os preos elevados mas a gota de gua, a que faz sempre transbordar o copo, foi o aumento do preo do po, elemento essencial dieta alimentar dos mais desfavorecidos e que, acompanhado de salada ou de qualquer outro componente, acaba por constituir a base da sua alimentao. Esta sementeira de ventos originou a colheita que do conhecimento geral e que paralisou os centros nevrlgicos do pas Maputo e Matola durante cerca de 48 horas. Vidas humanas estupidamente ceifadas, depredao da riqueza colectiva, milhes de meticais de prejuzo, uma deteriorao da imagem externa do pas, confrontos entre moambicanos e um desgaste da imagem dos poderes pblicos, quando tudo isto poderia ter sido evitado. A economia moambicana no necessitava desta safra de intolerncia e dio, teria bastado que a sementeira fosse apenas de brisas.n A partir deste nmero da Revista CAPITAL cesso as minhas funes enquanto director geral da publicao, embora me mantenha entre os colaboradores assduos e to entusiasta como no primeiro dia de trabalho. Este espao editorial voltar a ser ocupado pela Dr. Helga Nunes, agora j menos absorvida pela sua actividade acadmica. A todos quantos, dentro desta casa, me apoiaram e incentivaram nesta tarefa de cerca de dois anos exprimo o meu profundo agradecimento, extensivo aos leitores, parceiros e anunciantes que continuam a manter a sua confiana num produto que queremos sempre melhor.

Ricardo Botas

ricardo.botas@capital.co.mz

Ficha Tcnica
Propriedade e Edio: Southern Africa Media Holding, Lda., Capital Magazine, Rua da S, 114 3. andar, 311 / 312 Telefone/Fax +258 21 329337 Tel. +258 21 329 338 revista.capital@capital.co.mz Director Geral: Ricardo Botas ricardo.botas@capital.co.mz Directora Editorial: Helga Neida Nunes helga.nunes@capital.co.mz Redaco: Arsnia Sithoye - arsenia.sithoye@capital.co.mz; Srgio Mabombo sergio.mabombo@capital.co.mz Secretariado Administrativo: Mrcia Cruz revista.capital@capital.co.mz; Cooperao: CTA; Ernst & Young; Ferreira Rocha e Associados; PriceWaterHouseCoopers, ISCIM, INATUR, INTERCAMPUS Colunistas: Antnio Batel Anjo, E. Vasques; Federico Vignati; Fernando Ferreira; Hermes Sueia; Joca Estvo; Jos V. Claro; Leonardo Jnior; Levi Muthemba; Maria Uamba; Mrio Henriques; Nadim Cassamo (ISCIM/IPCI); Paulo Deves; Ragendra de Sousa, Rolando Wane; Rui Batista; Sara L. Grosso, Vanessa Loureno Foto Capa: Srgio Costa; Fotografia: GettyImages, Lus Muianga; Ilustraes: Marta Batista; Pinto Zulu; Raimundo Macaringue; Rui Batista; Vasco B. Paginao: Benjamim Mapande Design e Grafismo: SA Media Holding Traduo: Alexandra Cardiga Departamento Comercial: Neusa Simbine neusa.simbine@capital.co.mz; Mrcia Naene marcia. naene@capital.co.mz Impresso: Magic Print Pty, Jhb Distribuio: Nito Machaiana nito.machaiana@capital.co.mz ; SA Media Holding; Mabuko, Lda. Registo: n. 046/GABINFO-DEC/2007 - Tiragem: 7.500 exemplares. Os artigos assinados reflectem a opinio dos autores e no necessariamente da revista. Toda a transcrio ou reproduo, parcial ou total, autorizada desde que citada a fonte.

Revista Capital 9

BOlSA De VAlOReS
EM ALTA
CNSUL DE PORTUGAL. O Governo moambicano aumentou os preos das autorizaes de residncia, que passam agora a custar a cada estrangeiro mais de 500 euros, contra os cerca de 10 que custavam antes, ignorando, segundo a cnsul de Portugal em Maputo, os acordos internacionais. Graa Gonalves Pereira entrou em defesa da sua comunidade, onde se integra um bom leque de empreendedores, e afirmou que se est a aplicar indistintamente uma tabela, uma vez que existe um acordo da CPLP, aprovado numa cimeira em Braslia (2002), que refere que os cidados da CPLP esto isentos de pagamentos de taxas e emolumentos no preo das autorizaes de residncia. MILLENIUM BIM. O Millennium-bim foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Banco em Moambique, pela revista financeira emeafinance, no concurso African Banking Achievement Awards 2010. As iniciativas adoptadas no mbito da expanso da rede de balces; a introduo de novas tecnologias no mercado como o EASYsms; o incremento do parque de ATMs por todo o pas, a concepo de produtos comerciais com forte orientao social, indicadores de boa gesto consubstanciados no crescimento dos resultados lquidos e um rcio de solvabilidade excelente, foram alguns dos factores que contriburam para que o Banco recebesse o distinto prmio de Melhor Banco de Moambique

CApItOOn

EM BAIXA
MEGAPROJECTOS. O Banco Mundial considera injustificvel a deciso do governo de Moambique de continuar a conceder incentivos fiscais aos megaprojectos, por achar que o clima de investimento para grandes projectos melhorou significativamente no pas desde a dcada de 1990. Intitulado Eliminando as barreiras para o desenvolvimento inclusivo, o sumrio do relatrio econmico de Moambique divulgado na pgina do Banco Mundial em Maputo refere que os mega-projectos existentes mudaram o padro do crescimento e das exportaes de Moambique a partir de 1999 e colocaram o pas no mapa global dos investidores internacionais. Contudo, criaram poucos empregos e pagam impostos baixos graas a generosos incentivos fiscais das autoridades moambicanas. MERCADO DO TRIGO. Pelo menos sete mil toneladas de trigo produzido na provncia de Manica, na campanha agrcola passada, no foram comercializadas devido falta de mercado. Esta situao acontece quando a produo de trigo em Moambique corresponde a apenas 5 % das necessidades anuais do pas. Com efeito, o consumo nacional de trigo de 437 mil toneladas por ano e o pas produz apenas 22 mil toneladas, o que significa haver um dfice de cerca de 400 mil toneladas.

COISAS QUE SE DIZEM


Falta de iniciativa a quanto obrigas A nossa mo-de-obra no est preparada para ser um motor de crescimento de empresas, temos mais pessoas disponveis para serem mandadas do que para executar de forma independente as tarefas,
Elias Come, director executivo da Associao Industrial de Moambique (AIMO), em conferncia de imprensa aos jornalistas.

Deficincia econmica Hoje, o ambiente de negcios no bom. Para se abrir uma empresa e operar sem ter problemas burocrticos, principalmente derivados da excessiva carga fiscal, preciso ser membro do partido governamental. Assim, poucas empresas esto a ser criadas e, portanto, a economia na verdade est a crescer de forma deficiente.,
Henriques Viola, in o jornal O Pas.

Dessincronia a toda a prova Se, por um lado, o discurso poltico diz que a soluo est no aumento da produtividade interna, importa perguntar: Que condies temos para a melhoria da produtividade? Que estmulos existem para que os empreendedores abram mais empresas, produzam mais e empreguem mais moambicanos? Uma anlise atenta demonstra que o Governo tem um discurso incoerente com a sua prtica.,
Idem

O boom anunciado neste contexto de pobreza extrema e ostentao de polticos corruptos que a populao no tolera mais o aumento do custo de vida. E o aumento do preo do po, energia elctrica, gua e outros produtos foi apenas o fsforo num barril de plvora que vem acumulando-se h vrios anos,
Idem

10 Revista Capital

Revista Capital 11

MunDO
ZIMBABWE EUA

Empresa investe 300 milhes de dlares na produo de diamantes

25% dos economistas antevem nova recesso


Segundo um inqurito da Reuters, um em cada quatro economistas considera que existe agora a possibilidade de a maior economia do mundo voltar a registar uma quebra do PIB no terceiro trimestre, contra os 15% que colocavam essa hiptese em Julho. O banco Goldan Sachs tambm aumentou at 25% a sua previso de que pode verificar-se uma dupla recesso nos Estados Unidos. Por sua vez, o economista e Prmio Nobel, Paul Krugman, no s no descarta uma nova recesso nos EUA, como diz que se o desemprego continuar a aumentar durante o resto do ano, o que parece ser provvel, pois no interessa que os nmeros do PIB sejam ligeiramente positivos ou negativos. Nouriel Roubini, especializado em anlise financeira, tambm colocou em 40% as probabilidades de nova recesso nos EUA. O economista que previu a crise financeira mundial diz que os Estados Unidos vo crescer muito menos de 1% no terceiro trimestre, evoluo que indica uma forte desacelerao na economia. Roubini considerou tambm que a expanso do PIB americano pode ser muito mais

prxima de 0% do que dos 1%, e, como resultado, prev que as hipteses de uma nova recesso ultrapassem os 40%. O Departamento do Comrcio norte-americano reviu em baixa a evoluo do PIB, entre Abril e Junho, em oito dcimas. Afinal, a maior economia do mundo no cresceu 2,4%, mas apenas 1,6%. Na ocasio, foram tambm divulgados diversos indicadores econmicos relativos ao mercado imobilirio, emprego e indstria que tambm decepcionaram.

TANZNIA

Uma das maiores empresas de diamantes do Zimbabwe, Mirowa Mine, anunciou que vai investir 300 milhes de dlares para aumentar a sua produo. O director-geral das Minas indicou que a produo anual de diamantes, que actualmente de 300 mil quilates, ser multiplicada por sete logo aps este investimento. A mina, onde ser investido este fundo, situa-se no centro do Zimbabwe e a segunda maior de diamantes do pas, controlada maioritariamente pela empresa internacional Rio Tinto. Este projecto muito importante. Os benefcios tirados pelo Zimbabwe deste projecto so muito significativos pois as indstrias locais vo igualmente beneficiar disto. Tem um efeito multiplicador pois os fornecedores locais vo aproveitar e vamos aumentar a nossa assistncia comunitria. O Governo vai beneficiar das taxas, regozijou-se Kristensen. Aquele dirigente anunciou igualmente que Murowa Mine est a debater com o Governo no sentido de evitar ameaas de controlo das aces nas empresas estrangeiras estabelecidas no Zimbabwe. Com efeito, as autoridades locais anunciaram a sua inteno de tirar 51% das aces das empresas estrangeiras no mbito da economic empowerment drive (campanha de reforo econmico). A multinacional Rio Tinto possui 78% da companhia Murowa Mine, ao passo que o resto est sob o controlo de um consrcio de empresrios locais.
publicidade

Governo quer empresrios tanzanianos na BTM-2011


O executivo moambicano quer atrair o investimento dos empresrios tanzanianos na Bolsa de Turismo de Maputo (BTM), a partir do prximo ano. A vontade foi manifestada pelo ministro do Turismo de Moambique, Fernando Sumbana, sua homloga tanzaniana, Shamza Mwangunga durante a visita desta a Moambique, ocorrida na segunda semana do ms de Setembro em Maputo. A visita de Shamza Mwangunga visa estreitar as relaes de cooperao no sector do turismo nos dois pases, mais concretamente nas reas de formao profissional, troca de informao e marketing. Por outro lado, Moambique pretende aproveitar a experincia tanzaniana na rea de conservao de fauna bravia. A Bolsa de Turismo de Maputo uma feira organizada pelo Ministrio do Turismo, em parceria com a FACIM, que anualmente rene operadores tursticos, empresrios, compradores, nacionais e internacionais. A mesma ocorre sempre no recinto da FACIM, durante o ms de Maio, e tem a durao de quatro dias. Sumbana fez recordar que muitos quadros moambicanos que actualmente trabalham nas reservas nacionais tiveram formao na Universidade de Mweca, na Tanznia, uma entidade com reconhecida qualidade na formao em fauna bravia.

12 Revista Capital

Revista Capital 13

MOAMBIque
PETRLEO Anadarko Petroleum descobre petrleo na bacia do Rovuma MINRIOS Refinaria de ouro arranca em Manica
A primeira refinaria de ouro em Moambique dever entrar em funcionamento ainda em 2010, na provncia de Manica, possibilitando deste modo o emprego a 300 operrios. A informao dada pelo Ministrio dos Recursos Minerais confirma o que j tinha sido avanado anteriormente em outros fruns dando conta que a empresa mineira sul-africana Pan African projectava construir uma fbrica de processamento de ouro em Moambique, atravs de um investimento de 80 milhes de dlares (cerca de 2.880 milhes de meticais). A Pan African pretende explorar cerca de 16 mil hectares na provncia de Manica, onde pretende abrir trs minas de ouro, designadamente Fair Bride, Dots Luck e Guy Fawkes. A mesma empresa encontra-se em negociaes para a constituio de um consrcio com a Delta Trading , empresa que tambm possui interesses mineiros naquela provncia moambicana. A Delta Trading concluiu recentemente um estudo de viabilidade da mina de ouro Monac, que lhe foi concedida para explorao, tendo concludo que a mesma pode produzir mais de 200 quilos de ouro por ano. Segundo especialistas, algumas minas de ouro da zona podem ter uma vida superior a 10 anos.

TELECOMUNICAES TDM com prejuzo de 3 milhes de dlares

A empresa norte-americana Anadarko Petroleum descobriu petrleo na bacia do Rovuma, segundo a ministra dos Recursos Minerais, Esperana Bias. A ministra adiantou que a presena de petrleo associado ao gs natural naquele local foi detectada a uma profundidade de 5.100 metros, sendo igualmente a primeira vez que se descobre petrleo no mar da frica Oriental. Digo que h presena de petrleo mas ainda necessrio confirmar atravs de, pelo menos, mais trs furos que sero feitos, de modo a saber se o facto representa uma descoberta comercial, disse Esperana Bias. A Anadarko ir proceder abertura dos restantes trs furos ainda durante este ano. Por sua vez, o Presidente Armando Guebuza apelou a todos os moambicanos para manterem-se calmos, na sequncia da referida descoberta de petrleo na bacia do Rovuma. Guebuza entende que os moambicanos devem esperar at que haja uma informao mais pormenorizada sobre a descoberta. O estadista moambicano, falando na conferncia de imprensa que marcou o fim da cimeira da SADC, em Windhoek (capital da Nambia) referiu ainda que mesmo que as pesquisas confirmem a ocorrncia do hidrocarboneto em quantidades suficientes para a comercializao, as pessoas no devem abandonar as diversas fontes de subsistncia. O petrleo associado ao gs natural foi descoberto no terceiro furo denominado Ironclad, depois de no segundo furo, denominado Windjammer (aberto em Fevereiro ltimo), ter-se anunciado a descoberta de gs a uma profundidade de 3.600 metros. A prospeco de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma feita ainda pela ENI de Itlia, Petronas da Malsia e a Statoil da Noruega. Entretanto, existem propostas de mais empresas ao quarto concurso para a pesquisa e prospeco de hidrocarbonetos no pas, cujos vencedores sero divulgados em breve. 14 Revista Capital

O prejuzo registado recentemente pela empresa Telecomunicaes de Moambique (TdM), em consequncia das avarias registadas na rede de fibra ptica, j ascende a 3 milhes de dlares, segundo Joaquim de Carvalho, o presidente da empresa. Joaquim de Carvalho disse que concorrem para o problema a execuo de obras de construo nos locais por onde passa a fibra ptica, a sua vandalizao, intempries e avarias normais, o que acaba em restries nas comunicaes das redes de telefonia fixa e mvel, nas zonas centro e norte do pas. O mesmo responsvel adiantou que a TdM est a investir no desenvolvimento de um projecto de redundncia com a finalidade de minimizar o impacto dos cortes e avarias. O mecanismo tambm ir permitir, no caso de alguma anomalia, a ligao automtica atravs de vias alternativas para que o trfego possa continuar a fluir. Desde o incio da execuo da rede de fibra ptica terrestre e submarina, no ano 2000, a TdM j investiu at ao momento 110 milhes de dlares, 27 milhes dos quais esto a ser aplicados no projecto de redundncia. As constantes avarias da rede das TdM fizeram com que a segunda maior empresa de telefonia mvel em Moambique viesse a investir mais de sete milhes de dlares na construo da sua prpria rede de fibra ptica ligando as cidades de Maputo-Matola e Maputo-Beira. A rede de fibra ptica da TdM utilizada no s pelos operadores de telefonia fixa e mvel, mas tambm pelas instituies do Estado, financeiras, empresas e por outros utentes de pases vizinhos como Malawi, Zimbabwe e Suazilndia.

Revista Capital 15

FOCO I MAnIFeStAeS pOpulAReS

Tumultos chocam pas e mundo


Arsnia Sithoye (texto) . Lus Muianga (fotos)

Nos dias 1 e 2 de Setembro de 2010, as cidades de Maputo e da Matola acordaram no meio dos tumultos populares. As manifestaes de protesto contra a subida do custo de vida no pas haviam sido convocadas por annimos atravs de mensagens telefnicas. Mensagens essas que haviam sido postas a circular em linha de continuidade, cerca de duas semanas antes. O povo mais uma vez revoltou-se. Desta feita contra o aumento dos preos da gua, da electricidade, do po, entre outros bens de primeira necessidade. As manifestaes no foram autorizadas, no entanto as pessoas fizeram-se rua e, de forma descontrolada, reivindicaram melhores condies de vida, provocando um autntico estado de stio. O cenrio era semelhante ao de um ataque desgovernado. As principais artrias das duas urbes foram bloqueadas com pneus queimados, diversos troncos, pedregulhos, tubos, e at mesmo os equipamentos das paragens dos autocarros foram arrancados para obstruir as vias. Contra os diminutos automveis que circulavam pressa eram lanadas pedras, numa verdadeira intifada urbana. Vrias lojas, principalmente as pertencentes a proprietrios nigerianos, foram saqueadas. As bombas de gasolina e carros foram vandalizados, e a imagem recorrente era a de pessoas a correrem - de um lado para o outro - em busca de um refgio para se protegerem das balas e do gs lacrimogneo lanados pela Polcia, que desde as primeiras horas daquela manh patrulhavam as ruas com o intuito de evitar as manifestaes. Instalados em pontos estratgicos de alta concentrao populacional, como nos bairros semi-perifricos do Jardim, Inhagia, Choupal, Benfica, Mahlazine e Magoanine, os agentes da polcia faziam-se transportar

em carros blindados da Fora de Interveno Rpida e tentavam, sem grande sucesso, dispersar a populao que se revoltou nas ruas durante dois dias consecutivos. De recordar que para o actual Governo ainda no se tinham apagado as imagens da revolta de 5 Fevereiro de 2008, um marco histrico bastante mencionado nos discursos oficiais do crescimento econmico, da luta contra a pobreza absoluta e estabilidade social. De certeza que as manifestaes recentes, que tiveram maior repercusso do que a primeira, ficaro indelevelmente marcadas na histria de Moambique e do actual Executivo. Depois da tempestade, veio a bonana O receio e as imensas filas de espera, enchentes nas paragens e filas enormes nas padarias marcaram o dia 3 de Setembro. Nas ruas quase desertas era visvel o rescaldo da revolta. As edilidades de Maputo e da Matola arregaaram as mangas para desobstruir e limpar as vias de comunicao com a ajuda dos militares que ao mesmo tempo controlavam possveis focos de manifestaes. A vida voltava normalidade nas duas cidades com o constatar do fim dos tumultos. Dados indicam que as manifestaes populares de 1 e 2 de Setembro resultaram em diversos danos humanos e materiais. Contas feitas somaram 13 mortos e 300 feridos, sendo a maior parte resultante de balas disparadas pelas autoridades policiais, no obtsante o ministro do Interior ter declarado em pblico que os mesmos estavam a usar balas de borracha. Ao todo, 23 estabelecimentos foram saqueados e danificados, duas instituies bancrias foram vandalizadas, 12 autocarros foram danificados, sendo que um foi totalmente destrudo. Por outro lado, dois vages contendo milho e cimento foram saqueados, ao passo que cinco viaturas,

duas motorizadas e quatro postes de transformao de energia foram queimados e duas bombas de combustvel vandalizadas. No total, os prejuzos contabilizaram, aproximadamente, 122 milhes de meticais. Segundo o Executivo, estas perdas representam um retrocesso na luta contra a pobreza e na promoo do bem-estar dos moambicanos. n

Manifestaes chegam a outras localidades


Na manh do dia 3 de Setembro a populao da cidade de Chimoio, capital da provncia de Manica, no centro de Moambique, tambm aderiu s manifestaes de protesto contra a subida generalizada de preos de produtos bsicos. Os manifestantes usaram pedras, paus e queimaram pneus na via pblica com intuito de impedir a abertura de mercados, lojas e circulao de transportes pblicos. Nos diversos pontos da cidade e arredores era visvel uma forte presena policial na tentativa de apaziguar a fria popular. Os tumultos resultaram num morto e seis feridos, sendo dois menores de idade. Alm de Maputo, Matola e Chimoio, houve igualmente focos de manifestaes nas cidades de Manica, Tete e Nampula. n

16 Revista Capital

FOCO I MAnIFeStAeS pOpulAReS

Anestesia para o estmago?


Srgio Mabombo (texto)

A manuteno dos preos da cesta bsica, em resposta s manifestaes contra o alto custo de vida, que ocorreram nos primeiros dois dias de Setembro, em Maputo e na Matola, constitui uma medida transitria devido sua insustentabilidade a mdio e longo prazos. As referidas medidas incluem a manuteno do preo anterior do po (de 5 meticais o quilo) atravs da introduo de subsdios; baixar o preo do arroz em 7.5 por cento (diferindo os direitos aduaneiros sobre este produto); suspender temporariamente a sobretaxa de importao do acar; reduzir at metade a taxa de ligao de gua (de 4 para 2 mil meticais), entre outras. Entretanto, os analistas econmicos questionam a sustentabilidade das medidas devido limitada capacidade produtiva do pas, enquanto o Governo j d alguns sinais da sua pretenso em potenciar a agricultura. Neste mbito, o Executivo moambicano anunciou, uma semana depois das manifestaes, a doao de 850 tractores a alguns agricultores nacionais durante as trs campanhas agrcolas que se avizinham. Mas apesar do gesto, os analistas econmicos pretendem ver um esforo redobrado na agricultura. O economista Regendra de Sousa, comentando a onda de manifestaes populares que culminou com a reduo dos preos da cesta bsica, adverte que a pobreza urbana no se combate com a distribuio e redistribuio, mas sim com a produo.

Entretanto, pouco se sabe sobre o impacto que os esforos em curso podero ter, na medida em que o Executivo tambm fala de uma evoluo pouco favorvel da conjuntura internacional. Por outro lado, as medidas de reduo e manuteno dos preos s sero sustentveis com a correcta aplicao do programa de produo de alimentos, segundo defendeu o analista Henrique Mandava num programa televisivo relativo ao assunto. As manifestaes de Setembro deram a perceber a urgncia de se mecanizar a agricultura nacional, uma vez que a mesma desenvolvida maioritariamente pelo sector familiar usando tcnicas rudimentares. Roberto Albino, director do Centro de Promoo da agricultura (CEPAGRI) explicou que 95 por cento dos produtores agrcolas em Moambique pertencem ao sector familiar, sendo os restantes 5 por cento constitudos por produtores mdios ou empresariais. Perante tal cenrio, a mecanizao da agricultura e o consequente aumento da produo, originaria uma maior oferta e um cabaz mais acessvel, segundo a anlise dos economistas. Antnio Francisco, analista do Instituto de Estudos Sociais e de Investigao Econmica (IESE) aponta como pano de fundo para as manifestaes sobre o custo de vida, a questo das desigualdades sociais. H um pequeno grupo que tem uma vida confortvel enquanto uma grande massa populacional (a dos envolvidos nas manifestaes) passa por muitas privaes, acrescentou. O ndice de Preos do Consumidor (IPC),

divulgado pelo Instituto Nacional de Estatstica (INE), aponta para um aumento do nvel geral de preos na ordem dos 0.15 por cento nos meses de Julho e Agosto do corrente ano na cidade de Maputo. O preo do po que se mantm nos 5 meticais o quilo, o acar amarelo granulado a 25,50 meticais para a mesma quantidade, assim como a gua e a electricidade, so os bens cuja subida de preo foi mais contestada pela fria popular. Por sua vez, o tomate cujo preo passou de 56.80 meticais, em Julho, para 50.70 meticais em Agosto, o coco (passou de 7.30 para 7.10 meticais, de Julho para Agosto) e a alface, so dos poucos alimentos que tiveram uma variao negativa no perodo em anlise. A actualizao do IPC efectuada em Agosto de 2010 aponta que o total da inflao acumulada (que actualmente cifra-se em 6.14 por cento) para o caso da cidade de Maputo foi fortemente influenciado pelo agravamento dos preos do tomate, couve, alface, cebola e petrleo de iluminao. Os referidos preos representam um aumento na ordem dos 17.08 por cento comparativamente ao perodo homlogo do ano passado. De acordo com a mesma actualizao, a variao homloga no IPC indica 6.53 por cento, em Janeiro de 2009, contra 5.06 por cento do mesmo ms em 2010. Nos ltimos trs anos, o IPC no ms de Agosto de 2008 indica 10.62 por cento, contra 1.12 e 17.08 por cento para 2009 e 2010, respectivamente. n

Preos mdios mensais de produtos seleccionados do cabaz da Cidade de Maputo


Produto 01 02 03 04 05 06 08 09 11 12 13 22 23 24 25 26 28 Po de trigo Arroz Frango vivo Tomate Amendoim (miolo) Carapau Peixe fresco, refrigerado ou congelado leos alimentares Feijo manteiga Coco Acar amarelo granulado Acar branco granulado Farinha de milho Ovos frescos de galinha Alface Frango morto limpo Mandioca fresca Unid. de Medida Kg Kg Unidade Kg Kg Kg Kg L Kg Kg Kg Kg Kg Dzia Kg Kg Kg Julho 5,00 26,60 113,10 56,80 48,80 52,30 142,50 63,10 46,70 7,30 25,00 29,90 25,50 57,70 49,30 107,10 21,80 Agosto 5,00 26,90 117,40 50,70 49,40 52,80 147,00 63,80 46,80 7,10 25,50 30,20 25,40 58,10 49,10 108,30 21,80 Variao. % 0,00 1,13 3,80 -10,74 1,23 0,96 3,16 1,11 0,21 -2,74 2,00 1,00 -0,39 0,69 -0,41 1,12 0,00

Julho e Agosto de 2010, Meticais

Fonte: INE
Descrio Ano 2008 2009 2010 Jan 10,60 6,53 5,06 Fev 13,01 4,36 6,84 Mar 12,07 5,15 7,14 Abr 11,22 4,39 9,08 Mai 10,09 3,04 12,69 Jun 10,36 2,65 14,52 Jul 10,54 2,42 16,10 Ago 10,62 1,12 17,08

Variao Homloga

Revista Capital 17 Revista Capital 17

DOSSIeR I eCOnOMIA

O que fazer?
O que fazer de um pas cuja pobreza ultrapassa os 50% da populao e onde a economia das menos competitivas do mundo? O que fazer de uma economia onde o IDE representa mais de 80% do total do investimento. O que fazer de uma economia que se mostra incapaz de gerar emprego? Segundo o economista Joo Mosca, a soluo ter de passar pelo reconhecimento de que algo est muito errado e pela disposio de repensar, criar rupturas, pensar e actuar com base em novos paradigmas econmicos, de relacionamento com os agentes econmicos e cidados, e actuar com novas polticas econmicas e agrrias.
e da gua fundamentalmente monopolista em ambas as cadeias produtivas. Quer isto dizer que no tem concorrncia, protegido pelo Estado e eventualmente possuem direces politizadas, e no se sabe de que forma transferem recursos para o Estado. Portanto, a estrutura dos mercados deste sector no estimula a eficincia. importante estudar-se como alterar esta situao de forma a haver concorrncia e ambientes favorveis para a inovao e melhores servios aos cidados e empresas. Em resumo, mais eficincia, melhor gesto e baixa de custos nas empresas produtoras e prestadoras de servios e reestruturao da estrutura dos mercados. S assim ser possvel no fazer subir os preos ao consumidor, retirar os subsdios e manter as empresas rentveis. O Banco Central inicialmente tinha um discurso bastante optimista em relao ao impacto da crise em Moambique, mas actualmente o ambiente econmico revela-se pouco encorajador. Ser que o cenrio que se vive na economia moambicana significa apenas a ponta do iceberg de um futuro ainda mais difcil? Em 2009, Moambique ocupava o lugar 172 em 182 pases avaliados no ndice de Desenvolvimento Humano. um dos pases com um rendimento per capita dos mais baixos do mundo, cerca de 350 dlares americanos, no obstante as taxas de crescimento de entre sete e oito anos por cento durante os ltimos anos. A pobreza ultrapassa os 50% da populao e h indcios de que tem aumentado nos ltimos anos. A economia das menos competitivas do mundo (ocupando o 129 lugar em 133 pases avaliados em 2009 e o 131 lugar em 139 pases em 2010. World Economic Forum, 2010-2011). O ambiente de negcios, mesmo que tenha tido ligeiras melhorias, ainda pouco incentivador para o investidor. Moambique possui um lugar na cauda dos pases do ndice de percepo da corrupo. A economia no tem capacidade de poupana e o investimento externo representa mais de 80% do total do investimento da economia. O

Srgio Mabombo (entrevista)

Aps as manifestaes dos dias um e dois de Setembro, o Governo tomou medidas visando atenuar o custo de vida nos cidados de classe mdia -baixa e baixa. At que ponto a medida de reduo na tarifa de energia e gua poder ter alguma sustentabilidade, a mdio e longo prazo? Moambique tem imensos recursos hdricos 18 Revista Capital

e com possibilidades de produo de energia. J se exporta energia. O custo de energia e o consequente preo ao consumidor, seja das famlias como industrial, depender principalmente da eficincia produtiva e da rentabilidade das empresas. S baixando os custos atravs de mais eficincia e melhor organizao ser possvel fornecer energia a preos baixos e no continuar com os subsdios, que sempre a longo prazo insustentvel e distorce os mercados. O sector da electricidade

DOSSIeR I eCOnOMIA

Estado est falido e financiado em 50% por recursos externos. Os recursos naturais esto sendo delapidados por predadores de vrios tipos e nacionalidades, incluindo moambicanos. A produtividade da agricultura hoje inferior existente h quarenta anos. A produo alimentar por habitante baixou 40% nas ltimas quatro dcadas. O capital produtivo agrrio hoje inferior ao que havia na altura da independncia. A economia mostra-se incapaz de gerar emprego. Fala-se de cerca de 700 mil empregos na economia formal numa populao activa de cerca de 9 milhes de habitantes (8% de emprego formal). Por outro lado, o nosso tecido empresarial extremamente dbil e no h tradio, cultura e vocao empreendedora. A qualificao dos recursos humanos, apesar dos avanos quantitativos, ainda das mais baixas da frica e do mundo. E Moambique um dos dez pases do planeta com maior prevalncia do HIV-SIDA. O crescimento do PIB tem provocado maiores diferenciaes sociais e territoriais. No sei como se pode referir a Moambique como um caso de sucesso econmico e de estabilidade. Portanto, no sei se chamaria o actual cenrio com a imagem de iceberg ou com a imagem do degelo ou, se quiser, do aquecimento do ambiente. A necessidade de apostar na base produtiva em Moambique tem como base a agricultura, que por sua vez rf de infraestruturas. Quando que a mesma ser uma soluo convincente? As infraestruturas existentes e a capacidade produtiva foram-se debilitando e arruinando. Perto de 40% dos regadios no esto em condies de funcionamento e a maioria utilizado nas grandes plantaes de exportao ou com baixas produtividades. As plantaes perenes (caju, ch, citrinos, etc.) esto hoje em baixa de produo, com plantas envelhecidas e doentes devido ao no tratamento e manuteno e explorao adequadas, durante muitos anos. Os servios agricultura so hoje muito inferiores aos existentes h 35 anos (por exemplo servios de assistncia mecnica e de mecanizao). Grande parte da agroindstria est paralisada e em runas. Constroem-se silos deixando ao lado capacidades de armazns em runas, com capacidade para volumes j produzidos muito superiores aos actuais. As lojas rurais esto abandonadas e em seu lugar est o comrcio informal e o comrcio de agentes formais temporrios que apenas aparecem no campo para comprar a produo no momento da colheita. H a necessidade de se construir ou reformular o pa-

pel do Estado na poltica agrria, o destino do investimento pblico e existirem incentivos para o surgimento de agentes econmicos locais que criem emprego e riqueza nos distritos e localizem a acumulao e reinvistam no territrio. Mas antes de construir novas infraestruturas necessrio conservar o existente e utiliz-lo eficientemente. A soluo convincente ter que ter antes o reconhecimento que algo est muito errado, haver a disposio de repensar, criar rupturas, pensar e actuar com base em novos paradigmas econmicos, de relacionamento com os agentes econmicos e com os cidados, e actuar com novas polticas econmicas e agrrias. As medidas recentemente tomadas incluem (no mbito Macroeconmico) a no criao de novas instituies que acarretem custos adicionais ao Oramento Geral do Estado (OGE). Que anlise pode ser feita em relao ao mesmo tipo de instituies que actualmente existem e sobre o impacto das mesmas na absoro dos fundos do OGE? Penso que h 28 ministrios. Em alguns casos, difcil descortinar a separao de mandatos. Existem muitos institutos autnomos. Em resumo uma mquina grande para uma economia pequena. Pessoal pouco qualificado e um Estado fortemente concentrado nos rgos centrais (80% do OGE retido nos rgos centrais). Consequentemente um aparelho de Estado pouco eficiente e eficaz, com filosofias organizacionais verticalizadas, muito hierarquizadas e com mtodos centralistas, muito luz de uma organizao militarizada e com o predomnio de ambientes de medo social. Portanto, no lugar de no se criar mais instituies, devia-se pensar seriamente em racionalizar e tornar o Estado eficiente e prximo dos problemas e dos cidados, menos politizado, mais qualificado e profissionalizado e, sobretudo, com definio de quais os papis do Estado no desenvolvimento considerando o contexto moambicano. No lugar de congelar os salrios e benesses dos dirigentes devia-se ser mais corajoso e estudar medidas profundas de reduo de todos os gastos no essenciais. As medidas anunciadas podem transparecer alguma moralizao do Estado, da poltica e dos governantes mas necessrio estar atentos pois podem no resultar em efectivas. Alguns ciclos de opinio defendem que as medidas de austeridade anunciadas pelo Executivo deviam incluir tambm a renncia na organizao dos Jogos Africanos. Ser que a me-

dida ter algum impacto vistoso ou o pas toma a organizao do evento para reanimar a economia? A realizao dos Jogos Africanos e de outras de natureza e importncia semelhante, podem prestigiar o pas, admitindo-se que decorrem bem, o que no aconteceu com os jogos dos pases da CPLP. Mas h sempre a anlise dos custos de oportunidade e considerando o contexto de pobreza do pas. Quantos hospitais, escolas, poos de gua, etc., seriam possveis com os recursos gastos nos Jogos? As experincias de outras realizaes do gnero em outros pases, demonstra que a economia reage positivamente a curto prazo mas que existem facturas elevadas a mdio prazo. Neste momento, j que existe o compromisso de organizao dos Jogos Africanos, o que h a fazer assegurar uma boa organizao, prever quais as facturas de mdio prazo e tomarem-se medidas para a minimizao dos seus efeitos. Pensar-se em como utilizar as infraestruturas criadas especificamente para o evento e no deix-las abandonadas ou subutilizadas como aconteceu em alguns pases. Nas condies de Moambique, parece haver um custo de oportunidade muito elevado (o que se poderia fazer alternativamente com os mesmos recursos), grandes riscos de no utilizao do investimentos realizados considerando a moeda de troca que um provvel bom marketing poltico e de imagem do pas.n
Revista Capital

19

AnlISe I 35 AnOS DA eCOnOMIA

Guerra dos 16 anos determinou desempenho do sector industr


Desde a Independncia a esta parte ficaram registados na memria de Moambique vrios eventos. Um deles, e por sinal incontornvel, a guerra dos 16 anos. O conflito armado causou impactos de severa magnitude, afectando diversos sectores da economia nacional, entre eles a indstria, que devido conjuntura da poca, viu diversas fbricas decretarem falncia e, assim, encerrarem portas.
A guerra dos 16 anos teve srias implicaes na economia nacional devido destruio de uma srie de infraestruturas. A tal evento atribuda a culpa pela estagnao da indstria nacional at por volta de 2005, quando o governo moambicano, atravs da entidade que tutela o sector, o Ministrio da Indstria e Comrcio, comeou a movimentar-se no sentido de revitalizar a rea. Durante a guerra, muitos empreendimentos e infraestruturas foram vandalizados e com as unidades fabris nacionais no aconteceu diferente. Os equipamentos das fbricas de descaroamento de algodo foram sabotados, bem como os de outras fbricas. E esta situao determinou a paralisia que se assistiu nas dcadas seguintes Independncia, no sector industrial nacional. Num estudo publicado em 2003, o economista Nuno Castel-Branco defendeu que Fundamentalmente, nas ltimas quatro dcadas, a estrutura da produo no evoluiu significativamente apesar de os mercados, tecnologias e desafios econmicos e industriais terem mudado substancialmente. Esta tendncia deve tornar-se um ponto central de preocupao, uma vez que ela demonstra que a indstria nacional est a acumular desvantagens, est a tirar pouco proveito dos desenvolvimentos regionais e internacionais, tem pelo menos meio sculo de atraso (se olharmos para as ltimas dcadas) ou, certamente, mais (se considerarmos que, h meio sculo atrs, a indstria nacional j era atrasada). Apesar do relativo atraso da indstria moambicana, num outro estudo sobre a indstria, Castel-Branco tem uma viso positiva e diz que o padro de industrializao

20 Revista Capital

AnlISe I 35 AnOS DA eCOnOMIA

ou rial no pas
Grfico 2 Moambique: Produo da indstria transformadora, com e sem Mozal
(em milhares de contos a preos constantes de 1998) 12.000.00 Com MOZAL Sem MOZAL 10.000.00

8.000.00

6.000.00

em Moambique ter um carcter dinmico, sustentvel e progressivo na medida em que transforma e fortalece ligaes econmicas e sociais, acelera o crescimento, desenvolve a capacidade de a economia nacional participar positivamente na economia mundial, e fortalece as capacidades econmicas identificadas por via de alguns indicadores macroeconmicos chave. Por outro lado, o peso dos dez principais produtos industriais na produo industrial total passou de 50%, em 1959, para 80%, em 2001. No mesmo perodo, houve algumas indstrias importantes que desapareceram, como a do processamento da castanha de caj, mas o alumnio (48% do produto industrial em 2001) o nico produto novo com peso significativo na produo total que foi introduzido nesta estrutura industrial. De uma indstria concentrada em descaroamento de algodo e processamento bsico de castanha de caj, passou-se para uma indstria dominada por alumnio e cerveja refere Castel Branco, num estudo sobre a industrializao no pas. Ainda no documento em aluso, o economista aponta que a economia de Moambique tem uma extensa base agrria, o que pode reflectir o facto de que a economia nacional, em particular a sua indstria, subdesenvolvida. De todo o modo, agro-industrializao parece ter que ser um ponto de partida para o processo de industrializao em Moambique, se o objectivo for levar a sociedade participar e beneficiar do desenvolvimento numa base ampla, eficaz e sustentvel. Por outro lado, a actividade agrria absorve uma parte substancial dos recursos nacionais, particularmente fora de trabalho, produtos agrrios e tambm capital. Finalmente, a Agro-industrializao tem um alto potencial de multiplicar ligaes e efeitos dinmicos de transformao social. Portanto, bem provvel

4.000.00

2.000.00

0 1959 1961 1963 1965 1967 1969 1971 1973 1975 1977 1979 1981 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001

Fonte: Castel-Branco 2002 e 2003 a, GOM/Estatsticas vrios nmeros

que a Agro-industrializao seja uma via mais eficaz de gerar engenhos sustentveis de crescimento, desenvolvimento, competitividade internacional e absoro mais produtiva de excedentes e factores. No entanto, as agro-indstrias so dominadas pelas grandes empresas aucareiras e de descaroamento de algodo, as quais consomem cerca de dois teros do investimento agrrio e geram aproximadamente 40% das exportaes do sector. Algumas agroindstrias simplesmente desapareceram ou esto em processo de extino, como so os casos de ramos na indstria de bebidas, enlatamento de vegetais, descasque de arroz, alguns ramos do processamento pecurio. Dinmicas agroindustriais nas indstrias de leos e sabes e processamento de caj esto a mudar, pois as empresas mdias tradicionais esto em crise ou desapareceram, e empresas de menor escala, em nmero ainda muito pequeno, esto a surgir sem, no entanto, ser j clara a tendncia de desenvolvimento industrial. Agro-indstrias emergentes tendem a ser micro ou pequenas empresas viradas para mercados locais e apoiadas por programas especficos de ONGs internacionais e vrios doadores, geralmente teis para pequenas comunidades locais mas sem muita sustentabilidade econmica (por exemplo,

pequenas prensas de leo e projectos de secagem de vegetais e frutos). Outro grupo importante de agro-indstrias emergentes so empresas que dependem da importao de produtos agrrios j em fases adiantadas de processamento. Indstria txtil no topo das falncias Nomes como Texlom e Texmoque j foram sinnimos de robustez em dcadas passadas. Estas empresas dedicavam-se actividade txtil e empregavam milhares de trabalhadores. A Texmoque teve as portas fechadas em 1994, tendo sido adquirida pela Multiplier, uma firma portuguesa. Porm, em 1996 a empresa mostrou incapacidade de relanar a produo da fbrica. J a Texlom encerrou as actividades em 1997, na sequncia da sada da Sogetex, entidade responsvel pela gesto da fbrica. A Texlom empregava mais de 2.500 trabalhadores e tinha uma dvida superior a trs milhes de dlares. Esta situao impedia a modernizao do equipamento da fbrica. A Texlom foi criada em 1966, tendo sido inaugurada por volta de 1972, altura em que iniciou a sua produo. Em 1998, a fbrica produzia diariamente 1.813 toneladas de fio e 9.500 metros quadrados de tecido. Com estas fbricas fechadas, o mercado txtil foi aberto no incio da dcada de 90.
Revista Capital

21

AnlISe I 35 AnOS DA eCOnOMIA

Moambique j teve uma vasta indstria txtil de confeces e de calado, distribuda por quase todo o territrio nacional, como so os casos de Texmanta (Cabo Delgado), Textfrica, EMMA, Riopele, Txtil de Mocuba (Zambzia), Progresso (Manica), entre outras fbricas. Outras fbricas alm das do sector txtil conheceram a falncia, como o caso da Mabor.

Foi nesta altura que o pas ficou inundado de roupas e outros artigos de vesturio usados, vulgarmente conhecidas por roupa de calamidade. Esta situao teve implicaes negativas na procura pelos produtos txteis nacionais a nvel interno. Texlom e Texmoque so os nicos nomes sonantes da indstria txtil que conheceram o declnio. Alm delas, Moambique j teve uma vasta indstria txtil de confeces e de calado, distribuda por quase todo o territrio nacional, como so os casos de Texmanta (Cabo Delgado), Textfrica, EMMA, Riopele, Txtil de Mocuba (Zambzia), Progresso (Manica), entre outras fbricas. Outras fbricas alm das do sector txtil conheceram a falncia, como o caso da Mabor. Em 1979 inaugurada a Mabor e inicia a sua produo no mesmo ano, contando com 1.000 trabalhadores. A Mabor chegou a produzir mais de 800 pneus por dia. Os pneus nacionais eram exportados para a frica do Sul, Zimbabwe, Malawi, Zmbia, RDCongo (ex-Zaire), Botswana e Nambia, bem como para outros pases do mundo. Governo tenta revitalizar o sector Moambique dispe de uma Estratgia de Desenvolvimento da Indstria, aprovada pelo Conselho de Ministros em Agosto de 2007. Um instrumento criado com o intui-

to de acelerar o processo de reactivao das indstrias paralisadas no pas. A estratgia identifica as reas de alimentao, agro-processamento, construo, vesturio e calado, bem como embalagens como prioritrias, devendo merecer a ateno dos investidores. Para o caso concreto da indstria txtil, foi aprovado pelo Conselho de Ministros, em 2008, a Estratgia do sector Txtil e de Vesturio. Este documento definiu como principais objectivos: O estabelecimento de uma indstria de confeces e de fiao viradas para as exportaes; capacitao das indstrias existentes; e o estabelecimento de produo artesanal de produtos tpicos. Neste sentido, e na perspectiva de atrair investimento para o sector, o Executivo moambicano est a primar pela atribuio isenes fiscais por perodos determinados para relanar a indstria txtil do pas. Entrada da indstria Mozal no pas A instalao da Mozal no pas constitui, sem sombra de dvida, um grande marco na histria da indstria nacional. A MOZAL, que por sinal uma das fundies de alumnio mais modernas do mundo, foi inaugurada em 2000, pelo antigo Presidente da Repblica, Joaquim Chissano. A edificao do empreendimento, situado em Beluluane,

22 Revista Capital

AnlISe I 35 AnOS DA eCOnOMIA

Grfico 5: Moambique - principais produtos da indstria transformadora e o seu peso na produo total (em%)

Fonte: Castel Branco 2002a e 2003a; GOM/Estatsticas vrios nmeros

provncia de Maputo, comeou em 1998 e terminou cerca de um ano e meio mais tarde, com seis meses de antecipao em relao ao prazo previsto. Na altura, Chissano defendeu que a MOZAL iria dar um grande contributo economia nacional e insero do pas no bloco econmico regional e internacional. A implantao do empreendimento custou 1.200 milhes de dlares, menos 100 milhes em relao ao oramento inicialmente previsto. A MOZAL empregava na altura cerca 740 trabalhadores, 650 dos quais moambicanos. A capacidade inicial de produo era de 250 mil toneladas. Em 2003, este nmero duplicou. Previa-se que a produo do alumnio fosse gerar receitas de exportao avaliadas em 400 milhes de dlares por ano, aumentando as receitas de exportao moambicanas em mais de 150%. Este cenrio teve um revs com a crise global que despontou nos Estados Unidos em 2008. Devido crise, o alumnio viu o seu preo reduzir para metade, facto que se repercutiu negativamente nas exportaes nacionais. Os accionistas da MOZAL so a Billiton da Gr Bretanha, a Mitsubishi do Japo, a IDC da frica do Sul e o Governo de Moambique. Actualmente, a MOZAL tem ocupado a primeira posio no ranking das 100 maiores empresas, um relatrio publicado anual-

mente pela auditora KPMG, com um volume de negcios avaliado em dezenas de bilies de meticais. Outras entradas registadas Os dados referentes s actividades e montantes desembolsados no sector industrial esto disponveis, na sua maioria, a partir dos anos 2005/7. Nesta poca, o Ministrio da Indstria e Comrcio desenvolveu um trabalho tendo em vista a concepo de uma base de dados relativa a tudo o que acontecesse no sector. Assim sendo, seguem os nomes de algumas empresas e os montantes investidos no sector: Fasorel construiu em 2008 uma refinaria para a produo de leo, num investimento avaliado em 2 milhes de dlares; a CIMatola investiu, em 2009, 2,5 milhes de euros para uma nova linha de produo de massas alimentcias; a Socimol investiu, em 2008, cerca de 10 milhes de dlares no aumento da capacidade da moageira e na construo de uma fbrica de produo de massas alimentcias e bolachas; num investimento de 5 milhes de dlares, surgiu a MEREC-Beira; a Fbrica da Cervejas de Moambique inaugurada recentemente em Nampula num investimento avaliado em mais de 50 milhes de dlares. Estes so alguns de entre os vrios empreendimentos que esto a conferir uma nova dinmica ao sector industrial nacional. n

Moambique dispe de uma Estratgia de Desenvolvimento da Indstria, aprovada pelo Conselho de Ministros em Agosto de 2007. Um instrumento criado com o intuito de acelerar o processo de reactivao das indstrias paralisadas no pas. A estratgia identifica as reas de alimaentao, agro-processamento, construo, vesturio e calado, bem como embalagens como prioritrias, devendo merecer a ateno dos investidores.
Revista Capital 23

CtA I eCOnOMIA

Integrao Regional na SADC: Benefcios e desafios para Moambique


Eduardo Macucua*

Potenciais benefcios da integrao regional O maior benefcio de uma integrao regional baseia-se no reconhecimento de que os mercados domsticos dos pases membros so bastante pequenos para acomodar e produzir a eficcia ptima nos investimentos efectuados. Ao se juntarem num bloco econmico, os pases criam condies para o aumento da escala de produo para satisfazer as necessidades crescentes de um grande mercado tanto em termos do produto (quantidade, qualidade, diversificao), assim como em termos do preo.

O mercado da SADC evoluiu de uma populao de cerca de 60 milhes de consumidores aquando da sua fundao em 1980 (integrando 9 Estados) para os actuais 247.7 milhes de habitantes. O crescimento populacional, que tanto resultou da integrao de novos Estados membros assim como do factor crescimento populacional, mais do que triplicou num espao de 30 anos desde a sua criao. Para alm de factores ligados directamente ao mercado, acredita-se que com a integrao regional possvel superar os desafios de desenvolvimento que os pases individualmente enfrentavam. Por exemplo, a criao de um mercado regional vista como uma condio bsica para a produo de bens de capital e bens intermedirios e sua colocao a preos competitivos para satisfazer as necessidades de produo dos pases membros. Com o Protocolo Comercial da SADC rubricado em 2000, tinha sido dado o primeiro passo para a eliminao gradual das tarifas aduaneiras e outras barreiras no tarifrias no comrcio intra-regional. Com efeito at ao ano 2008 previa-se que a maior proporo (i.. 85%) dos bens comercializados na regio da SADC estivesse livre do pagamento de qualquer taxa. A eliminao efectiva das tarifas resultaria em ganhos mtuos tanto para os exportadores, atravs de expanso de mercados, assim como dos consumidores pelo acesso a uma diversificada gama de produtos de qualidade a preos competitivos. O acesso livre ao mercado regional incentiva a expanso e diversificao dos investimentos, encoraja o aumento da produo e produtividade e, em ltima instncia, contribui para a estabilidade socioeconmica e poltica nos pases membros. Por outro lado, a concorrncia entre as empresas incentiva a especializao, levando as empresas e pases a concentrar as suas energias na produo de bens e

O mercado da SADC evoluiu de uma populao de cerca de 60 milhes de consumidores aquando da sua fundao em 1980 (integrando 9 Estados) para os actuais 247.7 milhes de habitantes. O crescimento populacional, que tanto resultou da integrao de novos Estados membros assim como do factor crescimento populacional, mais do que triplicou num espao de 30 anos desde a sua criao

Com efeito at ao ano 2008 previa-se que a maior proporo (i.. 85%) dos bens comercializados na regio da SADC estivesse livre do pagamento de qualquer taxa. A eliminao efectiva das tarifas resultaria em ganhos mtuos tanto para os exportadores, atravs de expanso de mercados, assim como dos consumidores pelo acesso a uma diversificada gama de produtos de qualidades a preos competitivos

servios em sectores onde vem ou tm vantagens comparativas. Na sua fase mais avanada, a integrao regional pode trazer benefcios acrescidos ao permitir a livre transaco e circulao de bens e servios, mo-de-obra e capitais, harmonizao e coordenao das polticas macroeconmicas, desenvolvimento das infraestruturas, gesto ambiental e reformas das administraes pblicas, bem como coordenao de esforos para garantir a paz, a defesa e segurana regional. n
(Continua na prxima edio) (*) Assessor Econmico da CTA

24 Revista Capital

eCOnOMIA I eXpORtAeS

Raio X s exportaes e
Em 2009 As exportaes de bens sofreram um revs resultante da queda da demanda internacional articulada com a reduo dos preos mdios comparativamente a 2008. Deste modo, o valor das exportaes totais de bens reduziu em 30,2% para 1.852,6 milhes de dlares
Arsnia Sithoye (texto)

No ano passado, as exportaes de bens sofreram uma queda derivado diminuio da demanda internacional articulada com a reduo dos preos mdios, e em comparao com o ano de 2008. Deste modo, o valor das exportaes totais de bens reduziu em 30,2% para 1.852,6 milhes de dlares, devido queda tanto das exportaes realizadas pelos grandes projectos em 31,7% para 1.265 milhes de dlares, como das exportaes de outros sectores que no integram esta categoria em 26,8%, para 1.265 milhes de dlares. Com efeito, no contexto da crise financeira internacional, o impacto negativo sobre as exportaes foi mais notvel sobre os grandes projectos, pois em 2009 o valor registado representa 14% do PIB, uma taxa muito abaixo da mdia de 22% dos anteriores 4 anos. Apesar das exportaes dos outros sectores da economia terem registado uma queda significativa comparativamente a 2005, e o seu peso em relao ao PIB caiu apenas 1 ponto percentual relativamente ao perodo que antecedeu a crise financeira global. Como consequncia desta dinmica, o peso das exportaes dos grandes projectos no total reduziu de cerca de 3/4 em 2005 para cerca de 2/3 em 2009. De entre os produtos tradicionais, o valor das exportaes de camaro, algodo, acar e madeira, com um peso de 31% no total de exportaes, excluindo grandes projectos em 2009, o mais baixo

dos ltimos quatro anos (2006 2009). Enquanto isso, o valor das exportaes do tabaco, da amndoa de caj e da castanha de caj, com peso de 28% no total das exportaes excluindo grandes projectos em 2009, embora inferior s exportaes de 2008, superior ao registado em 2007, o que sugere uma queda temporria. Relao causa-efeito A fraca dinmica destes produtos em 2009 resultou dos seguintes factores: A reduo das receitas do camaro em 62,6% para 24 milhes de dlares, deveu-se contraco da procura no mercado internacional decorrente da crise financeira e econmica, tendo parte da indstria sido obrigada a interromper a actividade produtiva por acumulao de saldos. Quanto ao algodo, a reduo do valor obtido com a exportao da fibra de algodo em 44,8%, reflectiu o efeito conjunto da queda do respectivo preo mdio internacional em 5%, para uma mdia de 1,183 dlares por tonelada e uma reduo da quantidade exportada em 41,7% para 22,4 mil toneladas. No que concerne ao acar, houve queda das quantidades exportadas e respectivo preo mdio no mercado preferencial europeu. Com efeito, em 2009, foram exportadas para o mercado preferencial da Unio Europeia

122.000 toneladas de acar amarelo, menos 9,5% comparativamente a 2008, ao preo mdio de 478 dlares por tonelada, inferior em 13% ao registado em 2008, o que determinou a reduo da receita em 18,3% para 58,3 milhes de dlares. A queda da exportao da madeira em 27,6%, para 28,2 milhes de dlares, justificada pela queda do preo em 8%, para 803,1 milhes de dlares por m3, para alm da reduo da produo da madeira em toros em 10%, derivada do decrscimo do volume licenciado. Relativamente amndoa de caj, apesar da indstria de caj ter adquirido a mesma quantidade de castanha nas campanhas 2007/08 e 2008/09, as exportaes deste produto registaram uma queda em 7,9% para 15 milhes de dlares, a reflectir a reduo do preo mdio internacional em 19,7%. A reduo da exportao do tabaco em 20,9% para 154,3 milhes de dlares, comparativamente ao registado em 2008, deveu-se queda do volume exportado em 17,4% para 32,2 mil toneladas, consequncia da lenta recuperao do mercado internacional face crise financeira. A queda da exportao da castanha de caju em 21,7%, para 11.8 milhes de dlares, devido reduo da qualidade de castanha comercializada na presente campanha em 33.5% (passou de 9,5 toneladas na campanha 2007/08 para 4 toneladas na campanha 2008/09).

TABELA 1: EVOLUO DA CONTA PARCIAL DE BENS, 2009 (EM MILHES DE DLARES) 2008 Descrio Conta Parcial de Bens (1-2) 1. Total das Exportaes de Bens -fob 1.1 Mercadorias Gerais 1.2 Bunkers 1.3 Reexportaes (Combustveis) 1.4 Outros Memo Items: Exportaes dos Grandes Projectos Exportaes excluindo os grandes projectos 1851.1 802.2 69.8 30.2 1265 587.6 68.3 31.7 -31.7 -26.8 Real -990.2 2653.3 2298.8 27.8 32.6 294 100 86.6 1 1.2 11.1 Peso (%) 2009 Prov. -1390.5 1852.6 1582 12.5 1.5 256.6 100 85.4 0.7 0.1 13.9 Peso (%) Var (%) 40.4 -30.2 -31.2 -55.2 -95.4 -12.7

Fonte: BM/DEE

26 Revista Capital

eCOnOMIA I eXpORtAeS

em Moambique
Produtos de exportao de Moambique registaram uma trajectria descendente Reexportaes de combustveis: queda em 95,4%, devido reduo de quantidades em 91.8% para 2.208 toneladas mtricas. Nota-se que em 2009 a maior parte das reexportaes de combustveis passou a ser realizada por uma empresa de direito internacional, e consequentemente, excludas da categoria das reexportaes do pas. Gs: Reduo do valor das exportaes deste produto em 49%, para 77,5 milhes de dlares, devido queda do preo mdio em 33% para alm da queda das quantidades exportadas em 5,7% resultante da fraca procura deste produto pela indstria sul-africana. Alumnio: queda em 40,2%, para 867,7 milhes de dlares, devido queda do preo de alumnio no mercado internacional em 35%, tendo passado para uma mdia anual de 1.669 dlares por tonelada em 2009. Produtos de exportao de Moambique que registaram aumento Neste grupo encontram-se apenas dois produtos: a Energia Elctrica com o crescimento das receitas em 24% para 274,4 milhes de dlares, do aumento da quantidade exportada em 13% para 12.172.349,1 MWh, repartida entre importaes da frica de Sul, 10.547.641,7 MWh (87%) e do Zimbabwe 1.624.707,4 MWh (13%), para alm do efeito da subida do preo mdio para 22,5 dlares por MWh. Ilmenite com um aumento de 74,1%, como reflexo do aumento da produo decorrente da correco dos problemas registados no funcionamento do equipamento ocorrido ao longo de 2008. Relativamente ao destino das exportaes, nos ltimos 5 anos, e excluindo as exportaes de alumnio cujo destino a Unio Europeia, que representa em mdia cerca de 55% do total, os principais destinos das exportaes dos outros produtos moambicanos so a frica de Sul (35%), a Unio Europeia (16%) e outros pases da SADC (13%). Pases que tambm foram significativamente afectos pela crise financeira mundial com reflexos sobre a procura das exportaes de moambique. n

EXPORTAES DE BENS, 2009 (EM MILHES DE DLARES) 2008 Real 1. Total das Exportaes de Bens -fob 1.1. Mercadorias Gerais 1.1.1. Camaro 1.1.2.Amndoa de caju 1.1.3. Algodo 1.1.4. Acar 1.1.5. Tabaco 1.1.6 Madeira 1.1.7 Castanha de Caju 1.1.8. Energia Elctrica 1.1.9 Gs 1.1.10 Alumnio 1.1.11 iIimenite 1.2 Bunker* 1.3 Reexportaes (Combustveis) 1.4 Outros Memo Items: Exportaes dos Grandes Projectos Exportaes Excl os Grandes Projectos 1851.1 802.2 69.8 30.2 1265.0 587.6 68.3 31.7 -31.7 -26.8 2653.3 2298.8 64.2 15.2 48 71.3 195 38.9 15 221.2 152 1451.8 26 27.8 32.6 294 Peso (%) 100.0 86.6 2.4 0.06 1.8 2.7 7.4 1.5 0.6 8.3 5.7 54.7 1 1 1.2 11.1 2009 Prel 1852.6 1582.0 24.0 14.0 26.5 58.3 154.3 28.2 11.8 274.4 77.5 867.7 45.3 12.5 1.5 256.6 Peso (%) 100.0 85.4 1.3 0.8 1.4 3.1 8.3 1.5 0.6 14.8 4.2 46.8 2.4 0.7 0.1 13.9 Var (%) -30.2 -31.2 -62.6 -7.9 -44.8 -18.3 -20.9 -27.6 -21.7 24.0 -49.0 -40.2 74.1 -55.2 -95.4 -12.7

(*) Combustveis adquiridos em portos por transportadoras. Fonte: BM/DEE

Revista Capital 27

entReVIStA I JuSSuB nuRMAMADe, pReSIDente DA BOlSA De VAlOReS

Na Bolsa, estamos altura dos


A Bolsa de Valores de Moambique encontra-se a fazer apelo subscrio pblica da maior emisso de Obrigaes de Tesouro at hoje feita. Jussub Nurmamade, seu presidente, garante que a Bolsa com 10 anos de existncia - encontra-se altura dos desafios, e revela os valores envolvidos nas emisses, o perfil dos investidores e algumas experincias passadas. Em simultneo, Nurmamade refere ainda que quanto depreciao do metical a chave do problema consiste em aumentar as exportaes do Pas.
Arsnia Sithoye (texto) . Lus Muianga (fotos)

As Obrigaes do Tesouro esto a ser emitidas para o pblico em geral e no somente para as entidades bancrias. Qual a expectativa em relao participao do pblico? J no a primeira vez que lanamos e fazemos apelo subscrio pblica. Contudo, esta emisso a maior que alguma vez houve na Bolsa de Moambique. Em termos de valores envolvidos, estamos a falar de cinco bilies de meticais, valor que anda perto dos 150 milhes de dlares. O perodo de subscrio comeou no dia 16 de Agosto e ainda cedo para fazermos a avaliao da adeso. Como bem sabemos, ns - os moambicanos - deixamos tudo para a ltima hora. O que muito provavelmente ir acontecer que, quando faltarem dois ou trs dias, vai haver uma corrida em massa para os bancos e para os correctores no sentido de se darem as ordens de compra. Como tem sido a adeso do pblico s emisses? Desde a altura em que fizemos a Oferta Pblica de Venda (OPV) da companhia Cervejas de Moambique (CDM), vimos que o investidor moambicano j tinha alguma vontade, preparao, e estava a par da existncia de uma Bolsa de Valores em Moambique e das suas vantagens. E no foi por acaso que 3 mil moambicanos subscreveram aces da CDM, sem contar com as empresas chamadas de investidores tradicionais. Depois, tivemos uma grande emisso em 2002 de Obrigaes de Tesouro no valor de 65 milhes de dlares (o equivalente a aproximadamente 2,17 bilies de meticais), e, nessa altura, tivemos muita adeso. Portanto, isto para, mais uma vez, referir que o pblico moambicano composto pelos investidores, pelo cidado comum, pelo funcionrio, pelo empresrio, ou seja, pelo moambicano que dispe de algum capital.

H muita coisa por fazer, verdade, mas para a nossa realidade, uma Bolsa que fez 10 anos em Outubro de 2009, achamos que positivo o que estamos aqui a sentir. Qual o critrio usado na emisso das Obrigaes de Tesouro? A emisso feita periodicamente ou de acordo com as necessidades do Estado? O Estado, ou o Governo, quando prepara o oramento do ano a seguir, nessa altura feita a previso das receitas e das despesas, e constata-se se haver necessidade de recorrer a um emprstimo interno, em vez de o adquirirmos l fora. Ento, inserido no oramento do ano a seguir. Nesse sentido, esta emisso estava prevista quando se discutiu a lei do oramento, no ano passado (2009). O Estado no chega de um momento para o outro, e diz: Vamos emitir Obrigaes. E serve para resolver problemas de tesouraria e despesas que o Estado tem. Esta emisso ter algo a ver com a retirada dos fundos dos grandes doadores e o espectro da crise econmica mundial? No. Porque os atrasos no reembolso comearam a verificar-se este ano. Quando se preparou o oramento do ano passado (em Julho e Agosto) j esta emisso estava prevista. A crise comeou em 2008, mas as emisses no tm nada a ver com a crise. Chegou-se concluso que havia grandes investimentos a fazer. Ateno, que o Estado tem uma enormidade, uma srie de coisas para que tem de acorrer. a construo das escolas, das estradas, a reabilitao de pontes, hospitais e tudo o que imaginamos que o Estado precisa de pr em ordem. Alis, a funo do Estado essa. Ento, na altura, viu-se que era preciso cinco bilies de meticais para este ano e chegouse concluso que alm de outras portas a que normalmente se bate, era preciso um emprstimo interno que este. Portanto,

no tem nada a ver com a crise. A depreciao do metical em relao ao dlar e ao rand no poder ter agravado esta situao? No. A depreciao do metical comeou a verificar-se - se eu me lembro - em Setembro e Outubro de 2009 e, nessa altura, esta emisso j se encontrava prevista. Mais uma vez, no tem nada a ver com a depreciao do metical. A apreciao do dlar um outro assunto. Acho que temos de produzir mais em Moambique. Temos de trabalhar mais tempo, temos de aumentar a produtividade, para exportar, e diminuir ao mximo as nossas importaes. a que reside a chave do problema. Temos a descoberta do petrleo e ainda bem. Oxal que isso se confirme, e que haja em quantidades suficientes que justifiquem a sua explorao. Mas, ns temos de exportar mais, temos de produzir mais, temos, provavelmente, de comear a pensar em trabalhar seis dias por semana em vez de cinco. Temos de apostar na agricultura, na indstria, nas pequenas e mdias empresas, melhorar a qualidade de emprego para os nossos quadros serem inovadores, e estarem em condies de trabalhar com tecnologias de ponta, e de modo a sermos competitivos. S podemos exportar se pudermos produzir e competir com outros pases. Em pases asiticos como a China, Coreia, ndia, Malsia, Singapura, Taiwan, o ritmo de trabalho outro, outra dimenso, outra atitude de trabalho e ns moambicanos somos capazes. Se quisermos, seremos capazes. A chave do problema aumentar as exportaes. Tambm a chave do problema da depreciao do metical face ao dlar? Porque que o dlar est a disparar? Porque no temos muitos dlares. Se exportarmos, vamos ter mais dlares e a a tendncia ser contrria. Quando a pes-

28 Revista Capital

JuSSuB nuRMAMADe, pReSIDente DA BOlSA De VAlOReS I entReVIStA

s desafios

No prximo ano, vamos ter Pequenas e Mdias Empresas (PMEs) na Bolsa e vai ser o ano das OPVs. A nossa grande aposta em parceria - porque devo dizer j que temos um parceiro estratgico por c que o Instituto de Gesto das Participaes do Estado (IGEPE) - vai ser as PMEs na bolsa e as OPVs. Temos de ter mais aces cotadas na bolsa

soa quer comprar dlares, vai s casas de cmbio, aos bancos, e tem de esperar dois ou trs dias. Como a procura da divisa maior, o preo dispara porque no h dlares e as nossas exportaes so inferiores s importaes. H coisas que temos de mudar. Por exemplo, apostar em carros a gs. Temos gs no pas, e podemos comear a pensar em usar transportes pblicos a gs. Se usarmos o nosso gs, cortamos muito do dinheiro que dispendido na importao do combustvel, e, entre outras coisas, cortamos com as despesas pblicas. A funo da Bolsa est intimamente interligada questo da indstria,

e com o resto dos sectores de actividade. Um dos grandes objectivos de uma Bolsa ser uma alternativa de financiamento para os empresrios. Os empresrios podem (quando existe uma Bolsa) recorrer a ela em vez de irem aos bancos, e o que tem acontecido. Alis, o prprio Estado pode ir bolsa e financiar-se, como estamos a assistir. Mas para ela ser um sucesso, ela dar o seu contributo, tm de aparecer cada vez mais empresas e mais empresrios, e isso vai trazer muitos investidores. O que vai acontecer que vamos contribuir para aumentar as poupanas, e as poupanas so canalizadas pelo investimento produtivo e isso ajuda a desenvolver um pas. At ao momento, houve algumas emisses de participaes na Bolsa de Valores relativas a empresas como a CDM e agora tambm se espera uma Oferta Pblica de Venda (OPV) da EMOSE. Ns temos 17 ttulos cotados que dizem respeito quantidade das empresas. Falou da CDM, mas j temos a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), tivemos bancos, quase todos os grandes bancos vieram bolsa financiar-se. Estamos agora a trabalhar para a EMOSE, cuja OPV vai acontecer em Dezembro. Vamos ter a CMG tambm com obrigaes, e estamos es-

pera de uma empresa de grande dimenso que vem c, este ano, para uma emisso. Portanto, e pelo que os clculos mostram, este ano e at Dezembro vamos ter emisses de cerca de 445 milhes de dlares. Para este mercado muito, e estamos satisfeitos. Ns, na Bolsa, estamos altura dos desafios que aparecerem. A empresa de grande dimenso sobre a qual falou h pouco tem a ver com a Banca, ou outro tipo de negcio? Ela est numa rea em que h to poucas, que se eu disser a rea vai logo saber. Contudo, uma empresa que todos vo querer comprar porque j teve emisses aqui na Bolsa, e factura como poucas em Moambique. De modo que uma boa empresa. Qual a fatia prevista para a EMOSE dos 445 milhes de dlares? -me difcil quantificar, uma vez que no processo da Oferta Pblica de Vendas um dos trabalhos que tem de ser feito avaliar a empresa para saber o preo por aco. O que posso dizer que vo ser vendidos 10% da participao do Estado. Agora, o que que isso representa em meticais, ou em dlares, s depois da avaliao que se vai saber. Portanto, a EMOSE vai, como apraz nestes casos, contratar um banco (normalmente costumam a ser

Revista Capital 29

entReVIStA I JuSSuB nuRMAMADe, pReSIDente DA BOlSA De VAlOReS

bancos de investimento a fazer a avaliao da empresa). Qual tem sido o perfil do investidor moambicano? Quando olho para o rol dos investidores, vejo colegas do Ministrio da Finanas, funcionrios pblicos de todos os ministrios, empresrios, senhoras vendedoras dos mercados, economistas, juristas Eu acho que todas as camadas da sociedade se encontram representadas. Mas a percentagem maior a dos funcionrios pblicos porque, como deve calcular, o empresrio, provavelmente, consegue taxas de rentabilidade superiores quelas que normalmente temos aqui na Bolsa. No entanto, quando surgem empresas apetecveis aparecem mais empresrios, eu acredito que no caso da EMOSE iremos ter empresrios a investir. Temos uma evoluo gradual, quando fizemos na CMH (Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos) a procura foi sete vezes superior oferta. Mas, normalmente, h rateio o que significa distribuir melhor. Se a procura maior do que a oferta isso ptimo para a Bolsa e por isso que aparecemos, muitas vezes, nos jornais e na televiso a fazer publicidade - a lembrar que existimos e a mostrar as vantagens. A BV encontra-se a fazer uma campanha publicitria mais forte do que tem feito normalmente. Como que a mesma vai decorrer? So os desafios que ditam as necessidades. Cinco bilies de meticais em Obrigaes de Tesouro no so brincadeira. Ento, a temos de pensar que a emisso no

se destina apenas a Maputo. Ter de ser para todo o pas. Alis, normalmente tudo o que fazemos para todo o pas e o pas vasto, tem muitos moambicanos com dinheiro, sim, mas que no falam portugus ou no dominam a lngua. Ento, alm dos jornais e da televiso preciso rdios locais nas lnguas locais. Nesse sentido, vai haver no caso das Obrigaes de Tesouro campanhas em todas as lnguas, do sul, centro e norte do pas. Faremos divulgao em jornais electrnicos e no est descartada ainda a hiptese em fazer a campanha tambm por sms, usando a mCell e a Vodacom. As taxas de juro esto a subir porque no h liquidez e no por acaso que ns decidimos que o timing para essa emisso devia ser agora, e no antes, porque h uns meses a situao estava pior. Agora est com tendncia a melhorar por isso que o timing escolhido foi este: Agosto, Setembro e Outubro. Nunca seria em Dezembro porque nesse ms ningum quer investir, todos querem frias, viajar, comprar coisas para a famlia e festejar. Portanto, tudo isto tem a ver com a cultura. Quais sero as prximas novidades para o prximo ano relativamente Bolsa de Valores? No prximo ano, vamos ter Pequenas e Mdias Empresas (PMEs) na Bolsa e vai ser o ano das OPVs. A nossa grande aposta em parceria - porque devo dizer que j que temos um parceiro estratgico por c que o Instituto de Gesto das Participaes do Estado (IGEPE) - vo ser as PMEs na bolsa e as OPVs. Temos de ter mais aces cotadas na bolsa.

Quando olho para o rol dos investidores, vejo colegas do Ministrio da Finanas, funcionrios pblicos de todos os ministrios, empresrios, senhoras vendedoras dos mercados, economistas, juristas Eu acho que todas as camadas da sociedade se encontram representadas. Mas a percentagem maior a dos funcionrios pblicos porque, como deve calcular, o empresrio, provavelmente, consegue taxas de rentabilidade superiores quelas que normalmente temos aqui na Bolsa

Vai haver alguma aposta nas empresas que so geridas pelo IGEPE? Sim, o IGEPE gere as participaes do Estado. E no por acaso que neste pas se fez o maior, e se calhar o mais bem sucedido programa de privatizaes em frica. E quanto s empresas que no foram privatizadas ficou claro que o seriam quando houvesse a Bolsa da Valores, e quando elas estivessem em condies de fazer privatizaes. Ento, altura de fazermos privatizaes e uma forma tambm de dinamizar o mercado de capitais porque um mercado de capitais organizado traz grandes vantagens para o nosso pas porque contribui para baixar o custo capital, cria hbitos de poupana, traz investimento estrangeiro. Com o investimento estrangeiro vem dinheiro, novas tecnologias, novos mercados de exportao, e projectos de expanso e desenvolvimento. Portanto, ter um mercado de capitais organizado traz uma srie de vantagens. n

30 Revista Capital

JuSSuB nuRMAMADe, CHAIRpeRSOn OF tHe StOCK MARKetS I InteRVIeW

At the stock market we are ready for any challenges


The Mozambican Stock Exchange . is appealing to public subscription of the largest issuing of Government Bonds to date. Its Chairman, Jussub Nurmamade, guarantees that the Stock Market in existence for the past 10 years is in a position to face any challenges, and discloses the values involved in those issuing of bonds, the investors profiles and some past experiences. Simultaneously, Nurmamade indicates that in relation to the depreciation of the metical the key to the problem consists in increasing the countrys exports.
Arsnia Sithoye (text) . Lus Muianga (photos)

The Government Bonds are being issued to the public in general and not only to the banking corporations. What are your views in relation to the publics participation? It is not the first time that we make this appeal to public subscription. However, this issuing of bonds is the largest that ever took place in the Mozambican Stock Market. In terms of the value involved, we are talking in the region of five billion meticais, which is approximately 150 million US dollars. The subscription period started on 16 August and it is still early to evaluate the adhesion. As you are well aware, we - the Mozambicans leave everything for the last minute. What will probably happen is, two or three days before, there will be a rush to the banks and to the brokers to place the orders. How has the publics adhesion been to the issuing of bonds? Since we made the Public Offerings of the Companhia de Cervejas de Moambique (Mozambican Beer Company), we realized that the Mozambican investor was already inclined, prepared, and aware of the existence and the advantages of a Stock Market in Mozambique. And it was not by chance that 3 thousand Mozambicans, not including the traditional investors, subscribed to the CCM shares. Then, in 2002 there was a big issuing of Treasury Bonds in the value of 65 million dollars (equivalent approximately to 2,17 billion meticais) to which we also experienced a large adhesion. Therefore, we once again confirm that the Mozambican public consists of investors, the general public,employees, entrepreneurs, of any Mozambican who possesses any means. There is a lot to be done, that is true, but in reality, for a stock market which will

have existed for 10 years in October 2009, our feelings are very positive. What is the criteria used in the issuing of Government Bonds? Is the issuing of bonds made periodically or according with the States needs? The State, or the Government, when preparing the following years budget foresees the revenues and expenditures, and it then decides whether there will be the need for an internal loan or an external one. It is then introduced into the following years budget. In this regard, this issuing was foreseen last year (2009), at the time when the budget law was discussed. The State does not simply say from one minute to the other: Lets issue bonds. And it is used to solve treasury problems and State expenditures. Does this issuing of bonds have anything to do with the withdrawal of the funds of the large donors and the spectrum of the global economic crises? No, the delays in the reimbursement were only confirmed this year. At the time when last years budget was being prepared (in July and August) this issuing had already been foreseen. The crisis began in 2008, but the issuing of bonds have nothing to do with the crisis. We came to the conclusion that there were large investments to be made. Look out, the State has a huge amount, a large number of things into which it has to look. It is the construction of schools, roads, the rehabilitation of bridges, hospitals and all that we imagine that the State has to put in order. Besides, that is the States duty. At that time it was verified that five billion meticais would be needed for this year, and it was decided that, further to the

Revista Capital 31

InteRVIeW I JuSSuB nuRMAMADe, CHAIRpeRSOn OF tHe StOCK MARKetS


usual door on which one normally knocks, a internal loan would be needed.which is this one. Therefore, it has nothing to do with the crisis. Would the depreciation of the metical in relation to the dollar and to the rand have aggravated this situation? No. The depreciation of the metical started if I remember - in September and October 2009, and at that time this issuing had already been foreseen. Once again, it has nothing to do with the depreciation of the metical. The appreciation of the dollar is another subject. I think we have to manufacture more in Mozambique. We have to work longer hours, we have to increase the productivity, to export, and to decrease our imports to a minimum. That is the key to the problem. Thank God for the discovery of petroleum. We hope that this is confirmed, and that it comes in quantities large enough to justify its export. But we have to export more, we have to produce more, and we probably have to start thinking about working six days a week instead of five. We have to place our bets on agriculture, on the industry, on the small and medium companies, we have to improve the quality of employment as to make our staff innovative, in order that they may be in the conditions to work with top technology and to make us competitive. We will only be able to export if we are able to produce and to compete with others countries. In Asian countries such as China, Korea, India, Malaysia, Singapore, Taiwan, the rhythm of work is something else, its another dimension, its a different approach to work, and we, Mozambicans are totally capable of this, if we so wish. The key of the problem is to increase the exports. Is this also the solution to the problem of the depreciation of the metical in relation to the dollar? Why is the dollar shooting off? Because we dont have too many of them. If we export we will have more dollars and then the tendency will be reversed. When someone wishes to purchase dollars they go to an exchange office, to banks, and they have to wait for a period of two to three days. Because the demand of the currency is greater than the supply, the price shoots up; there are no dollars and we export less than what we import. There are things that have to be changed. For example, bet in vehicles run by gas. There is gas in the country, and we must start thinking about using public transport run by gas. If we use our gas, we would be cutting on high volumes of money which is spent in the import of fuels, and among other things, we would be cutting on public expenses. The duty of the Stock Market is intimately inter-liaised with the question of the industry, and with the remaining activity sectors. One of the great objectives of a Stock Market is to be a financing alternative to entrepreneurs. The entrepreneurs can (when there is a Stock Market) resort to it instead of going to the Banks, and this is what has been happening. Besides, even the State itself can go to the Stock Market for financing, as we are witnessing. But, for it to be a success and offer its contribution, there should be more companies and more entrepreneurs, and this will bring many investors. What will happen is that we will contribute to the increase in savings, and the savings will be channeled by the productive investment, thus assisting in the development of the country. To present there were some issuing of participation in the Stock Market relative to companies such as CDM and now we expect a Public Offering from EMOSE. We have 17 quoted bonds which refer to the number of companies. You spoke about CDM, but we already have the Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) (National Hydrocarbon Company), we had banks, almost all the big banks came to the Stock Market for financing. We are now working for EMOSE, which public offerings will take place in December. CMG will also have bonds, and we are awaiting a very big company which is coming here, this year for an offering. Therefore, and according to what the estimates show, this year and until December we will have offerings of bonds of around 445 million dollars. It is a lot for this market, and we are happy. We, at the Stock Market, are ready for any challenges. The large company to which you have just referred, has it anything to do with banks, or other type of business? It is in a field in which there are so few, so, if I tell you the field you will immediately know to which one I am referring. However, it is a company that everyone will want to purchase because it has already had offerings here in the Stock Market, and its revenue compares to only a few in Mozambique. Therefore, it is a good company. Of the 445 million dollars what is the slice foreseen for EMOSE?

This is difficult to quantify, because, in the process of the Public Offerings one of the works which has to be done is to assess the company in order to know the cost per share. What I can volunteer is that 10% of the States participation will be sold. Now, whatever it may represent in meticais or dollars, will only be known after the assessment. Therefore, as it happens in these cases, EMOSE will contact a bank (usually an investment bank to make the assessment of the company). What has been the profile of the Mozambican investor? When I look at the list of investors, I see colleagues of the Finance Ministry, public workers of all ministries, entrepreneurs, market sales ladies, economists , jurists I think that all strata of society are represented herein. But the largest percentage are public workers because, as you may well imagine, the entrepreneur, probably, manages more profitable rates than those which we normally have here at the Stock Market. When there are desirable companies there are more entrepreneurs, and I believe

32 Revista Capital

JuSSuB nuRMAMADe, CHAIRpeRSOn OF tHe StOCK MARKetS I InteRVIeW

When I look at the list of investors, I see colleagues of the Finance Ministry, public workers of all ministries, entrepreneurs, market sales ladies, economists , jurists I think that all strata of society are represented herein. But the largest percentage are public workers because, as you may well imagine, the entrepreneur, probably, manages more profitable rates than those which we normally have here at the Stock Market.

that this will be the case of EMOSE. We have a gradual evolution; when we did in the CMH (Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos) the demand was seven times higher than the supply. But, normally, there is apportionment - this means better distribution. For the Stock Market it is excellent when the demand is greater than the supply. That is the reason why we often publicize in the newspapers and on television as a reminder that we are there and to show its advantages. The Stock Market is making a much more aggressive publicity campaign than the ones it usually does. How will this run? The challenges dictate the needs. Five billion meticais in Government Bonds is not a joke. We have to realize that the issuing is not destined to Maputo alone. It will have to be for the entire country. Normally everything we do is for the entire country and the country is large, there are many Mozambicans with money, yes, who do not speak Portuguese or do not dominate the language. Therefore, further to newspapers and television we need local radios. In the

local languages. In this sense, in the case of Government Bonds there will be campaigns in all languages, from the south, center and north of the country. We will divulge in electronic newspapers and the idea of campaigning via SMS using mCell and Vodacom has not as yet been discarded. Interest rates are escalating because there is no liquidity, and it was not by chance that we decided that the timing for that issuing should be now, and not before, because some months ago the situation was worse. The tendency is for it to progress and that is why the chosen timing was: August, September and October. Never in December, as nobody wants to invest during this month, everybody wants to go on holiday, travel, buy gifts for the family and celebrate. Therefore, this has all to do with culture. What will the upcoming news be in regard to the Stock Exchange? Next year will be have Small and Mediumsize Companies (SMCs) in the Stock Market and it will be the year of the Public Offerings. Our big bet in partnership as I must tell you now that we already have a strategic partner which is the Instituto de Gesto das

Participaes do Estado (IGEPE) (Managing Institute of the States Participation) is going to be the SMC in the Stock Market and the Public Offerings. We have to quote more shares in the Stock Exchange. Will there be any bets on the companies managed by IGEPE? Yes, IGEPE manages the States participations. And it is not by chance that the largest, and perhaps the most successful privatization program in Africa was made in this country; it was made clear to the companies which were not privatized, that they would become so as soon as we had a Stock Market, and as soon as they were ready to make privatizations So, its time to privatize and it is also an upward drift for the capital market, as an organized capital market brings enormous advantages to our country as it contributes to lowering costs of capital, creates the habit of saving, brings foreign investment. Foreign investment brings money, new technologies, new export markets, and expansion and development projects. It brings many advantages to have an organized capital market. n

Revista Capital 33

34 Revista Capital

puBlIRepORtAGeM I BAnCO pROCReDIt

Melhorar o atendimento e reduzir as deslocaes s agncias para a realizao de operaes simples, so preocupaes constantes que o Banco ProCredit tem na sua gesto. Nesse sentido, mais uma inovao surgiu ao proporcionar comodidade e facilidade na obteno de qualidade de servio e rapidez de resposta s suas necessidades. Os clientes passam a dispor de dois no-

O Banco ProCredit lana um servio que facilita o dia-a-dia Onde estiver e quando quiser
vos servios associados banca mvel: Male-ka-fone e E-banking. Aplicaes seguras, confiveis e flexveis que facilitam operaes bancrias, tais como: consulta de saldo, transferncias e, movimentao de contas a partir de celular ou equipamentos electrnicos com acesso internet. O servio Male-ka-fone permite o acesso s contas bancrias desde o celular, via SMS, 24 horas por dia a partir de qual-

Male-ka-fone e E-banking: aplicaes seguras, confiveis e flexveis

quer lugar para realizao de consulta de saldos e transferncias. Quanto ao Ebanking, esse possibilita a consulta de saldos e movimentos entre vrias contas, assim como visualizar e imprimir extractos, efectuar transferncias internas, interbancrias e internacionais em Metical, Dlar Americano, Rand e Euro, atravs do acesso Internet.

Male-ka-fone e E-banking completam a gama de servios que o Banco ProCredit passa a disponibilizar a todos os seus clientes, tanto individuais como pequenas e mdias empresas. Segundo o Director Geral, Yann Groeger a banca mvel do Banco ProCredit a simplificao do acesso banca j que oferece a possibilidade de ter acesso aos servios do banco desde qualquer lugar e a qualquer hora, sem ter que se deslocar agncia do Banco ProCredit. A instituio est a preparar o lanamento de novas aplicaes que incrementaro os 0servios disponveis at ao momento, tanto no Male-ka-fone como no E-banking. O Banco lanou tambm uma campanha informativa em todo o pas com o slogan Onde estiver e quando quiser

Com o objectivo de apresentar ambos servios aos clientes, o Banco lanou tambm uma campanha informativa em todo o pas com o slogan Onde estiver e quando quiser. Durante os meses de Outubro e Novembro, as 21 agncias do Banco ProCredit em Moambique explicaro aos clientes os benefcios da banca mvel, assim como os procedimentos de subscrio.

Revista Capital 35

eCOnOMIA I ReDeS lOGStICAS

Porto de Nacala faz parte da rede logstica da Zmbia


O Corredor de Desenvolvimento do Norte j se encontra ligado Zmbia, depois da inaugurao de um troo de 27 quilmetros de linha-frrea entre Mitsinje, no Malawi, e Chibatam, no territrio zambiano. A cerimnia foi testemunhada pelos presidentes da Zmbia e do Malawi, Rupia Banda e Bingu Wa Mutharika, respectivamente, e pelo ministro dos Transportes e Comunicaes de Moambique, Paulo Zucula.
J existem compromissos firmados para o transporte de mercadorias como o algodo e o tabaco, entre Chipata e Nacala, e no sentido inverso, para o transporte de fertilizantes e combustveis. A ligao ao mar, por esta via, encurta-se para a Zmbia em cerca de 600
HNN (foto)

quilmetros. Contudo, existe a necessidade de investir em equipamentos, j que a nvel da ferrovia h um forte cometimento das autoridades malawianas em melhorar o estado da via. O ponto mais alto da cerimnia de inaugurao da linha frrea consistiu numa viagem de comboio com os presidentes, altos dignitrios dos governos da Zmbia e do Malawi, e da delegao moambicana, a bordo. Na ocasio, foi assinado um protocolo de entendimento, tendo como signatrios os ministros dos transportes de Moambique, do Malawi e da Zmbia, no mbito da iniciativa do Corredor de Nacala, que envolve os trs pases, naquilo que constituiu o acto mais importante desta iniciativa regional. Foi igualmente assinado um acordo comercial entre a Zambia Railways e o CEAR-Central East Africa Railways, ao abrigo do qual a operao do troo ferrovirio na Zmbia ser realizada com equipamento do Malawi e pessoal da empresa ferroviria. A estrutura accionista do CEAR, pertence integralmente a empresas moambicanas, naquilo que constitui o maior investimento realizado fora do pas a nvel de infraestruturas de transportes. Fernando Couto, administrador-delegado do CDN e coordenador do Corredor, esteve igualmente em Chipata, e mostrou-se optimista quanto ao resultado decorrente um grande esforo financeiro. O facto de o investimento realizado na parte zambiana ter sido feito integralmente com recursos do Governo da Zmbia, a presena poltica nesta cerimnia, traduz bem a importncia econmica que esta ligao representa. Encurta distncias entre a provncia Este da Zmbia e Nacala, e liga-a directamente ao mercado internacional. Este um exemplo concreto da cooperao regional a nvel da SADC. O Corredor de Nacala cresceu 27 quilmetros, passando a integrar mais um pas e a envolver trs administraes ferrovirias que, aliadas ao porto, constitui caso nico na SADC e um dos projectos de topo, a nvel mundial. n

36 Revista Capital 36 Revista Capital

AMBIente I InDStRIA

Mozal: Micoa exige estudos cientficos de ambientalistas

Srgio Mabombo (texto) . Luis Muianga (foto)

O Ministrio da Coordenao da Aco Ambiental (MICOA) apresentou no ms de Agosto, as bases nas quais assenta a deciso de permitir as emisses directas (sistema bypass) da Mozal e insta as organizaes ambientalistas que se opem deciso para que apresentem os seus estudos cientficos relativos ao caso. Segundo a alta responsvel da Direco Nacional de Avaliao Ambiental (um dos rgos do MICOA), Rosa Benedito, as emisses da Mozal durante o processo bypass iro subir dos actuais 50mg/m (50 microgramas por metro cbico de ar) para 72 mg/m, um nvel de poluio considerado aceitvel na ptica do pelouro do meio ambiente. A aprovao dos referidos nveis de poluio assenta no facto da Organizao Mundial da Sade (OMS) estipular 200 mg/m como o mximo permitido na emisso de gases para o caso especfico de Moambique. No que concerne s emisses de hidrognio, durante o sistema bypass, a Mozal poder elevar os seus nveis de poluio dos actuais 4mg/m para 6 ou 9 mg/m, no alcanando desta feita os 17mg/m, que o mximo permitido pelos padres internacionais, segundo a mesma anlise. O resultado das modelaes disponibilizadas pelo pelouro do meio ambiente apontam ainda que as quantidades dos outros ele38 Revista Capital

mentos poluentes que se projectam virem a ser lanados directamente na atmosfera pela Mozal iro estar muito abaixo dos padres internacionalmente exigidos. O MICOA avana com as referidas anlises depois das organizaes ambientalistas terem questionado a credibilidade dos estudos sobre o impacto ambiental das referidas emisses. Segundo a explicao do director da organizao ambientalista Livaningo, Antnio Reina, nos dados do Micoa apenas se encontra disponvel a informao que a Mozal fornece e, por outro lado, o MICOA s pode estudar gases e no partculas. Este facto limita a efectivao de uma anlise mais profunda sobre o impacto das emisses daquele mega-projecto, defende Reina. Por outro lado, Antnio Reina avana que, em Junho, o Micoa ter informado a Justia Ambiental, no ter autorizado a emisso directa dos gases da fbrica Mozal (sistema bypass) - quando j o tinha feito secretamente em Maio. E, de facto, sobre o mesmo aspecto, Rosa Benedito confirma apenas que o MICOA deu autorizao para a efectivao das emisses directas da Mozal no ms de Maio. Segundo caracteriza Antnio Reina, a referida informao disponibilizada pelo MICOA em Junho era bastante tranquilizadora pois, segundo a mesma, as emisses da fbrica no representam perigo para a sade pblica e no havia ainda autorizao para o

efeito. Surpreendentemente, uma semana depois de termos recebido esta informao ficamos a saber que desde Maio, j tinha sido dada Mozal uma autorizao especial para que a fbrica avance com as emisses directas, acrescentou o ambientalista. Segundo Antnio Reina, director da organizao ambientalista Livaningo, o actual brao-de-ferro data de Abril, logo aps a reunio pblica da Mozal, na qual a fbrica ter anunciado a pretenso de trabalhar em sistema bypass, ao que os ambientalistas interrogaram na altura sobre o bom senso da medida. Na relao entre o Governo e a Mozal, os ambientalistas procuram perceber o motivo de nunca terem ouvido falar de uma fiscalizao do Executivo quele empreendimento. No entanto, os defensores do ambiente afirmam ser frequente a Mozal fornecer os dados directamente ao Governo - facto que gera um tom de parcialidade. Perante esta prtica, Antnio Reina (em nome dos seus pares) no deixa de sugerir uma auditoria independente para o efeito, facto que traria algumas surpresas na sua ptica. Quando a Mozal apontada como um organismo que tem construdo escolas, hospitais e gerado emprego, Reina defende que a responsabilidade social da Mozal tem de assentar somente na produo de alumnio sem risco para as populaes, e gerar riqueza para o pas. n

LAM e BCI lanam Carto Crediviagem.

Sob o lema viaje agora e pague depois, foi lanado o mais recente carto de crdito para Empresas e Particulares para compra de viagens e servios nas Lojas LAM, LAM Tours e parceiros da LAM, em parceria com o BCI, no passado dia 15 de Setembro, no Hotel Polana. Entre outras vantagens, o carto Crediviagem LAM, o Cliente ter acesso a um limite de crdito permanente disponvel para gerir com autonomia as suas viagens com a Companhia de Bandeira Nacional.

Conhea as vantagens e benefcios deste produto no site www.viajeagora. co.mz. Consulte ainda os sites www.bci.co.mz e www.lam.co.mz. Consulte a Sala de Imprensa, em: www.bci.co.mz/Institucional/imprensa.

Foi publicamente lanado no dia 15 de Setembro o Carto Crediviagem LAM, um produto desenvolvido no mbito de uma parceria entre o BCI e a LAM. O Carto Crediviagem LAM um carto de crdito para Empresas e Particulares para compra de viagens e servios com utilizao exclusiva nas lojas LAM, LAM Tours e parceiros da LAM, em POS do BCI. Este novo meio de pagamento permite a aquisio de bens e servios (viagens e pacotes tursticos na LAM e LAM Tours), de acordo com o limite de crdito do Carto. Este produto fruto das excelentes relaes existentes entre a LAM e do BCI e visa proporcionar aos Clientes de ambas as Instituies a oportunidade de viajar para qualquer destino operado pela LAM e liquidar o valor da passagem de forma flexvel, sob o lema Viaje agora e pague depois. De entre as diversas facilidades concedidas pelo Carto Crediviagem LAM, o Cliente ter acesso a um limite de crdito permanentemente disponvel para gerir com autonomia as suas viagens com a Companhia de Bandeira Nacional, crdito gratuito at 45 dias e a possibilidade de parcelar o saldo em dvida, escolhendo uma modalidade de pagamento que mais lhe convier (10%, 25%, 50%, ou 75%). O Carto poder ser adquirido nas Lojas LAM, em todo o pas, ou em qualquer Balco/Agncia do BCI. O evento de lanamento e assinatura do Acordo decorreu no Hotel Polana, e contou com a presena do Presidente do Conselho de Administrao da LAM, o Eng. Jos Viegas, o Presidente da Comisso Executiva do BCI, Dr. Ibraimo Ibraimo, e foi testemunhada por quadros das duas Instituies e Instituies convidadas.

InAtuR I tuRISMO

Projecto Arco Norte: A vontade de organizar


Na continuao da grande entrevista concedida pelo Director Geral do Inatur, Bernardo Dramos, abordamos nesta edio a problemtica do incremento turstico no Arco Norte. A preocupao das autoridades moambicanas incide actualmente na necessidade de normalizar o investimento turstico nas vrias regies do pas e em estudar previamente todos os projectos submetidos apreciao governamental, de forma a uniformizar as mltiplas demandas, mantendo contudo as suas caractersticas intrnsecas, e a adequ-las realidade do tecido social onde se vo inserir.
O Conselho de Ministros j aprovou o chamado projecto Arco Norte, o que est a acontecer neste momento, em termos prticos? O projecto Arco Norte est numa fase bastante avanada da sua execuo. At se chegar fase da visibilidade, entanto que tal, h uma srie de trabalhos tcnicos que tm que ser realizados. J foi feito um trabalho junto s comunidades, junto aos Governos Provinciais, junto aos Governos Distritais, trabalhos de compreenso, de explicao do projecto, de sensibilizao. Neste preciso momento estamos numa fase intermdia, para o final, da apresentao do Plano Director. Estamos na fase de finalizao do plano director. Esperamos que nos prximos meses tenhamos o plano director finalizado e aprovado para que qualquer indivduo que tem espao dentro das reas abrangidas pelo Arco Norte ou que vai requerer espao ou que queira desenvolver suas actividades o possa fazer. Neste momento, estamos a tentar conter as actividades de desenvolvimento do sector para evitar que algum possa construir alguma infraestrutura que esteja completamente desconexa com aquilo que ser o Plano Director. J temos o primeiro relatrio preliminar que nos d a indicao daquilo que vai ser o plano director mas estamos a ver aspectos tcnicos, estamos a fazer algumas correces. A partir da altura em que tivermos o Plano Director final vamos libertar todos aqueles que tm projectos e aqueles que querem desenvolver podero comear a faz-lo em funo do Plano Director. Aquele que tem um projecto que no se ajusta ao Plano Director, obviamente ser convidado a rever o seu plano na perspectiva de torn-lo conforme o plano director. Uma vez tendo o projecto em conformidade com o plano director as pessoas esto livres de desenvolver suas actividades. O que j foi feito, at este momento, no sentido de atrair potenciais investidores para os Projectos ncoras e para o Arco Norte? Vrias coisas foram feitas e continuamos a trabalhar. Em relao ao Arco Norte j h vrios investidores que, tendo sido contactados directa ou indirectamente, ou por via das publicaes que esto a ocorrer, ou por via da exposio do projecto, em vrias conferncias e seminrios de investidores em que participmos e nas feiras de turismo mundial. H vrios investidores que mostraram interesse e outros inclusive que j tm projectos e esto apenas espera do Plano Director. J foi realizado algum trabalho e continuamos a trabalhar. Obviamente que no est completamente publicado e aberto enquanto no publicarmos o Plano Director porque isso vai gerar muita ansiedade. Ns temos, neste momento, investidores que tm recursos financeiros e projectos e ns estamos como que a reter o investimento que eles querem fazer. Ns no queremos perder estes investidores. Ento, logo que o Plano Director estiver finalizado e aprovado, o nvel de publicao das oportunidades, que so enormes, vai ser muito mais massificado. E quando teremos o Plano Director? A nossa previso que num perodo de tempo muito curto tenhamos o Plano Director. um projecto delicado, muito sensvel. Envolve aspectos urbansticos, planeamento territorial, impacto ambiental, convvio com as comunidades. Mas se for por mais algum tempo, acredito que neste ano, e ainda neste semestre, de certeza absoluta teremos o projecto-piloto aprovado. n

40 Revista Capital 40 Revista Capital

Revista Capital 41

DeSenVOlVIMentO I FRICA

frica do Sul rene o maior leque d


Um estudo da Boston Consulting Group, uma firma multinacional de consultoria, indica que frica est a tornar-se um ninho para as grandes empresas que esto a emergir no mercado. Neste ninho, a vizinha frica do Sul o compartimento que agrupa cerca de metade, o que corresponde maioria dessas organizaes, que, ano ps ano, tm vindo a registar um crescimento notvel.
Durante muitos anos a economia africana tentou desenvolver-se, apesar do contexto de dificuldades sentidas. Porm, este cenrio comeou a mudar na ltima dcada e o continente comeou a emergir. Este amadurecimento econmico traduz-se no posicionamento que as companhias africanas tm vindo, paulatinamente, a adquirir. Um estudo do Boston Consulting Group (BCG) intitulado The African Challengers - revela que as empresas africanas esto cada vez mais competitivas e que j se expandiram na economia global. As ambies destas empresas podem ser maiores do que as suas capacidades, mas colectivamente elas esto a deixar uma marca, refere o mesmo documento. Num olhar lanado ao empresariado africano, o BGC identificou 40 companhias com um cresimento rpido e srias aspiraes no que diz respeito a atingirem o patamar global. A estas organizaes, o BGC designou de desafiantes. Certamente, elas so mais de 40, mas destacamos um nmero relativamente menor de empresas por forma a entender na ntegra as suas estratgias e os desafios que se colocam evoluo do capitalismo africano. Um breve olhar sobre o continente As estatsticas convencionais indicam que frica possui 20% de toda a terra a nvel global, e 15% da populao, mas que responsvel por apenas 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Segundo o estudo do BGC, esta viso compreensvel, embora desactualizada. Entre 2000 e 2008, o PIB africano cresceu na ordem dos 5,3%. A evoluo dos preos das commodities justifica em parte este desempenho, mas as exportaes e a procura local tiveram um papel muito importante, argumenta o estudo. Enquanto a recesso global colapsava diversas economias, frica foi capaz de crescer. Em 2009, o PIB africano cresceu 2%, enquanto o dos Estados Unidos da Amrica caiu 4%, da Unio Europeia caiu 2,8% e o da Amrica Latina reduziu 1,5%, refere o estudo. S Algria, Egipto, Marrocos, Nigria e frica do Sul contribuem para 60% do PIB do continente. O PIB per capita ronda os 330 dlares na Repblica Democrtica do Congo e cerca de 15 mil dlares em Botswana. Durante a dcada passada, pases como 42 Revista Capital 42 Revista Capital Guin Bissau, Costa do Marfim, entre outros, tiveram os seus PIBs consideravelmente reduzidos, enquanto economias como a angolana cresciam 13%, anualmente. Este cenrio contrastante reflecte a realidade de um continente rico em recursos naturais que, ao mesmo tempo, se debate com a pobreza, dificuldades no sistema de sade, problemas geopolticos, e que ainda se ressente dos efeitos do colonialismo. Fora este facto, as economias de topo em frica (seleccionadas com base em factores scio-econmicos, incluindo o PIB per capita, padro de vida, ambiente de negcios e estabilidade poltica), denominadas pelo estudo por Lees Africanos, esto a cumprir o seu papel no desenvolvimento do continente. O grupo de Lees Africanos compreende Algria, Botswana, Egipto, Lbia, Maurcias, Marrocos, e Tunsia. O PIB per capita destes pases excede o dos BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China). O estudo refere que, em 2008, o PIB per capita dos Lees Africanos foi de 10 mil dlares e que o dos BRIC foi de 8 mil. O Desafio global das 40 grandes empresas As 40 grandes empresas africanas, ou simplesmente desafiantes, segundo a denominao atribuda pelo estudo, possuem vendas anuais que vo dos 350 milhes de dlares aos 80 bilies. Todas elas demonstram um crescimento robusto e planos ambiciosos de expanso alm-fronteiras. Na origem das empresas, trs pases dominam a lista, nomeadamente: frica do Sul, com 18 empresas; Egipto, com 7, e Marrocos, com 6 (vide a figura). O estudo destaca que para se tornarem empresas de classe mundial global, capazes de recrutar os melhores talentos, oferecer marcas reconhecidas mundialmente e competir com outras companhias multinacionais, os desafiantes devem promover a progresso da globalizao. Felizmente, elas j tm exemplos que podem seguir. Elas podem desenhar as suas estratgias baseando-se no historial de grandes companhias da ndia, China e da Amrica Latina. As empresas destas regies tiveram sucesso gerindo a volatilidade, aumentando a produtividade, expandindo-se para fora do continente, apostando no capital humano, e se beneficiando do apoio do estado, refere a pesquisa.

RECOMENDAES
*Gesto da Volatilidade: Uma das chaves para o sucesso na expanso a nvel global a capacidade de lidar com a volatilidade dos negcios e das economias. Uma das estratgias para contornar a situao aproximar as operaes dos clientes efectivos, dos potenciais clientes, das empresas que possam ajudar na reduo dos custos de transportes e na proteco contra as oscilaes cambiais. *Aumentando a Produtividade: Investir neste aspecto - pode contrabalanar o efeito do aumento dos custos laborais (mais trabalhadores, salrios relativamente altos...). Educao e Tecnologia so, obviamente, as chaves para aumentar a produtividade. Porm, uma estrutura organizacional mais flexvel pode ter um contributo significativo. *Expandindo-se para Fora do Continente (frica): Os negcios alm-fronteiras so dos mais arriscados porque so fortemente influenciados por situaes geopolticas, culturais e de segurana. As companhias africanas que se decidam expandir para fora do continente devem seleccionar minuciosamente os seus alvos e consolidar as suas operaes. *Apostando no Capital Humano: Outra chave para o sucesso das empresas, sobretudo as que se encontram em economias em desenvolvimento, atrair e reter talentos. De modo a criar um desenvolvimento sustentvel, as empresas devem contribuir nos sistemas locais de educao. *Criando Marcas Globais: Nos seus mercados, as grandes empresas africanas so bem conhecidas, mas fora das suas fronteiras o mesmo no sucede. Ao criar parcerias com as j existentes, e reconhecidas mundialmente, possvel construir marcas africanas mais robustas. *Beneficiando do Apoio do Estado: O apoio governamental de extrema importncia. Fora o facto de assegurar a estabilidade poltica e a proteco legal, os governos podem apoiar de vrias outras formas. Eles podem promover blocos econmicos regionais, podem promover exportaes atravs do comrcio e de polticas de taxas, podem investir em programas de desenvolvimento, prover apoio diplomtico, entre outros. Por seu turno, as empresas devem mostrar independncia e assumir a responsabilidade de definir as suas prprias estratgias e modelos ou padres de crescimento.

DeSenVOlVIMentO I FRICA

de empresas do mercado emergente


Quem o BGC? O Boston Consulting Group uma firma de consultoria e gesto, lder mundial na rea de de estratgias de negcios. Foi fundada em 1963, e uma firma privada com 69 escritrios estabelecidos em 40 pases. Alm da publicao (The African Challengers), anualmente, a consultora publica um ranking onde so listadas as 100 empresas provenientes de economias em desenvolvimento, que, por seu turno, aspiram tornar-se organizaes com pujana a nvel mundial.

PASES COM GRANDES EMPRESAS EMERGENTES NO CONTINENTE MARROCOS

TUNSIA

Attijariwafa Bank; BMCE Bank; Maroc Telecom; Office Chrifien des Phosphates; ONA Group; Royal Air MAroc.

Groupe Elloumi; Poulina Group

EGIPTO

Al Ezz Group; CIB; EFGHermes; Egyptair; Elsewedy Cables; Orascom Telecom; Orascom Construction Industries.

ARGLIA Cevital; Sonatrach

TOGO Ecobank

NIGRIA

Dangote Group; United Bank of Africa

ANGOLA

FRICA DO SUL

18

Banco Africano de Investimentos; Sonangol

- Allied Electronics; Anglo American; Aspen Pharmacare; Barloworld; Bidvest Group; Datatec; Imperial Holdings; MTN Group; Murray and Roberts; Naspers; Old Mutual; SABMiller; Sappi, Sasol; Shoprite; Standard Bank Group; Steinhoff International; Vodacom

FONTE: BGC: The African Challengers

Revista Capital 43

44 Revista Capital

GeStO e COntABIlIDADe I eRnSt & yOunG

Flix Sengo *

Responsabilidade Social Empresarial

Um olhar sobre a importncia do Balano Social (I)


Introduo A transformao que se opera na mentalidade empresarial tem levado as organizaes a colocarem nfase na qualidade no lugar do acento tnico que era essencialmente posto na quantidade dos resultados empresariais, e a adoptarem mudanas assinalveis nos seus critrios administrativos orientados divulgao da informao empresarial, sobretudo na vertente social. Fornecer informaes sociedade sobre a utilizao dos recursos humanos, naturais, financeiros, tecnolgicos e outros que pertencem de uma forma directa ou indirecta a prpria sociedade o mnimo que se espera hoje em dia das organizaes para merecerem o respeito e a credibilidade necessrios continuidade das suas operaes no mercado. O instrumento que tem sido utilizado para aferir de forma adequada os resultados duma organizao na rea scio - econmica, avaliando e informando os factos sociais vinculados organizao tanto internos (empresa e trabalhadores), como externos (empresa e sociedade) o Balano Social. O termo Balano Social advm das Demonstraes Financeiras, ou mais concretamente, do Balano Patrimonial que constitudo pelo Activo, Passivo e Situao Lquida da organizao. Porm, enquanto que o Balano Patrimonial expresso em moeda, o Balano Social apresenta quer dados numricos, quer dados descritivos, uns espelhando o grau de satisfao dos trabalhadores e outros o grau de satisfao dos titulares da organizao por terem realizado aces sociais em benefcio da sociedade. O Balano Social diferencia-se de forma estrutural e material do Balano Patrimonial. Ele procura informar os gastos e aces da organizao na promoo da dignidade da pessoa humana, na formao duma sociedade mais justa e solidria, bem como na preservao do meio ambiente. A sua funo principal no est centrada na anlise econmica - financeira da organizao, mas sim na prestao de informaes atravs do levantamento dos principais indicadores de desempenho econmico, social e ambiental. No Balano Social, a organizao mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, parceiros e a comunidade em geral, dando transparncia as actividades orientadas a melhoria da qualidade de vida para todos. Atravs do Balano Social, torna-se pblica a Responsabilidade Social Empresarial, divulgando os vnculos entre a organizao, sociedade e o meio ambiente. Este artigo debrua-se sobre a evoluo histrica do Balano Social, sua importncia nas organizaes, critrios qualitativos a serem observados na sua preparao e estrutura comummente aceite pelas organizaes na sua apresentao. Evoluo histrica do Balano Social Muitos autores so unnimes em considerar que a necessidade de prestar contas aos stakeholders (partes interessadas), surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos da Amrica e nos anos 70 na Europa. O repdio da populao guerra do Vietname, e ao uso de armamento sofisticado (bombas de fragmentao, gases paralisantes, etc) que prejudicavam o homem e o meio ambiente, e a persistncia da discriminao de raa e sexo no emprego fizeram com que a sociedade americana comeasse a discutir o posicionamento social das empresas. A sociedade americana comeou a exigir das empresas uma posio mais tica e uma postura socialmente responsvel. Foi a partir dos anos sessenta que as grandes empresas norte-americanas comearam a divulgar relatrios sobre as suas aces sociais. Na Europa, a ideia da Responsabilidade Social das organizaes tornou-se popular nos anos 70. Porm, o que pode ser considerado como um marco na histria do Balano Social, propriamente dito, aconteceu na Frana em 1972, o ano em que a empresa SINGER elaborou, o assim chamado, primeiro Balano Social da histria das empresas. Desde 1977, o Balano Social passou a ser exigido, na Frana, atravs da Lei n. 77.769/77, de 12-7. Esta lei exigia a divulgao do Balano Social pelas empresas que tivessem mais de 750 trabalhadores. Em 1982 essa obrigatoriedade foi estendida s empresas com mais de 300 trabalhadores. Na dcada de oitenta, Portugal aderiu a

Hoje em dia, e mais


do que nunca, para a elaborao de planos estratgicos de desenvolvimento orientados a organizao das operaes produtivas, tecnolgicas, administrativas e organizacionais torna-se importante aclarar tanto as variveis econmicas - financeiras (que so dadas pelos Balanos Patrimoniais) como as variveis sociais e ambientais que so resumidas nos Balanos Sociais.

Revista Capital 45

GeStO e COntABIlIDADe I eRnSt & yOunG


elaborao do Balano Social. Por meio da Lei n141/85, de 14-11, Portugal passou a exigir a divulgao do Balano Social para as empresas que tivessem mais de 100 trabalhadores. As experincias internacionais (nos EUA, Frana, Blgica e Portugal, entre outros) apontam que a motivao que levou elaborao do Balano Social esteve sempre ligada necessidade das organizaes implementarem um planeamento estratgico mais abrangente. Hoje em dia, e mais do que nunca, para a elaborao de planos estratgicos de desenvolvimento orientados a organizao das operaes produtivas, tecnolgicas, administrativas e organizacionais torna-se importante aclarar tanto as variveis econmicas - financeiras (que so dadas pelos Balanos Patrimoniais) como as variveis sociais e ambientais que so resumidas nos Balanos Sociais. Importncia do Balano Social O Balano Social tem como sua funo principal tornar pblica a Responsabilidade Social da organizao, atravs da divulgao das aces que realiza no meio em que se encontra inserida. A divulgao dessas aces de extrema importncia para todas as partes interessadas que interagem com a organizao. Com este instrumento, a organizao pode mostrar publicamente que a sua inteno no apenas a obteno do lucro como um fim em si, mas tambm est comprometido com o desempenho social que se resume no compromisso e na responsabilidade que assume com a sociedade, e na prestao de contas sobre o uso e a apropriao de recursos que inicialmente at no lhe pertenciam. Os elementos que se seguem, nomeadamente, a reputao, relevncia, o veculo de dilogo, e os instrumentos de diagnstico, gesto e avaliao, so utilizados para fundamentar, de uma forma geral, a importncia do Balano Social nas organizaes. Reputao O Balano Social ao actuar como um instrumento que mede e demonstra ao pblico o sucesso da estratgia social duma organizao est a criar um produto intangvel - a imagem positiva, ou seja a reputao social da organizao - apesar de existirem organizaes que publicam Balanos Sociais sem nada de interesse social para demonstrarem ao pblico. Fornecedores, organizaes governamentais e no governamentais e outros parceiros estratgicos preocupam-se com a reputao global da organizao quando esto perante um processo de seleco de organizaes para diversas alianas. Esses requisitos concorrem para as organizaes melhorarem simultaneamente o seu desempenho financeiro, social e ambiental e encontrarem formas inovadoras de se relacionarem com o ambiente social. Com esta postura as organizaes ganham na melhoria da sua reputao que tem um efeito positivo no valor de mercado das organizaes. Relevncia Enquanto o Balano Patrimonial, d relevncia ao resultado econmico de um negcio num determinado perodo, o Balano Social pe em evidncia a contribuio levada sociedade. Procura dar a conhecer as partes interessadas, as aces da organizao que tm impactos no apenas no desempenho financeiro, mas tambm na relao capital trabalho e na produo ou no da riqueza e bem-estar da sociedade.n
(*) Audit Manager na Ernst & Young

46 Revista Capital 46 Revista Capital

FISCAlIDADe I pRICeWAteRHOuSeCOOpeRS

Yussuf Amuji PricewaterhouseCoopers Consultor

A Responsabilidade S luz do ordenamento


A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) , sem dvida, um fenmeno que se tem evidenciado e merecido particular destaque pelos media. Trata-se de um instrumento que tem sido frequentemente usado pelas diferentes organizaes com vista a elevar, por um lado, a sua imagem reputacional, e, por outro, retirar dividendos da sua actuao no campo da responsabilidade social, quer pela obteno de benefcios, como para ganhar vantagem num mercado cada vez mais moderno, competitivo e globalizado. Com o presente texto pretendemos apresentar um resumo sobre o regime fiscal da RSE. Conceito A RSE pode ser definida como o compromisso que uma organizao adopta para com a sociedade, expresso por meio de actos e atitudes que a afectem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo especfico, agindo proactivamente e coerentemente no que tange ao seu papel especfico na sociedade e sua prestao de contas para com ela. Regime fiscal da RSE (i) Lei do Mecenato A Lei n. 4/94, de 13 de Setembro - Lei do Mecenato - visa incentivar as pessoas singulares ou colectivas, pblicas ou privadas, a desenvolver aces ou a apoiarem, financeira ou materialmente, as mais diversas reas, tais como, artes, educao, cincia, cultura, entre outros. Este apoio, quer seja financeiro ou material, deve revestir a forma de doao. Assim, para o gozo dos benefcios previstos nesta lei, as aces e doaes devero ser levadas a cabo nas reas das artes, letras, educao, cincia, preservao e restauro do patrimnio cultural, desporto, meio ambiente, sade e aco social. O Regulamento da Lei do Mecenato, aprovado pelo Decreto n. 29/98 de 8 de Junho, define como doao a transferncia de bens, valores ou direitos ou a assuno de obrigaes com carcter gratuito e definitivo, por esprito de liberalidade e sem objectivos de proselitismo confessional ou partidrio, sendo que o patrocnio e a doao so genericamente considerados liberalidades. Em termos fiscais, as empresas podero considerar como custos ou perdas de determinado exerccio, para efeitos de determinao da matria colectvel em sede do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRPC), os montantes doados, em percentagem no superior a 5% da matria colectvel do ano anterior, desde que as entidades beneficirias sejam associaes constitudas nos termos da Lei n. 8/91, de 18 de Julho, isto , que sejam associaes constitudas sem fins lucrativos e as demais associaes ou entidades pblicas ou privadas que desenvolvam, sem fins lucrativos, aces no mbito da Lei do Mecenato. Outrossim, os doadores podero beneficiar de iseno total dos direitos de importao e do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em relao ao livro cultural, cientfico e escolar ou seus insumos para a produo nacional. Formalidades a observar Em primeiro lugar, as liberalidades praticadas devero ser comunicadas por escrito aos beneficirios e s entidades governamentais que tutelam a rea em questo. Os beneficirios, por sua vez, devero comunicar ao Ministrio das Finanas ou s Direces das respectivas reas fiscais os bens ou valores recebidos, para efeitos de confirmao dos benefcios fiscais a conceder aos benemritos.

48 Revista Capital

48 Revista Capital

FISCAlIDADe I pRICeWAteRHOuSeCOOpeRS

Social Empresarial o jurdico-fiscal moambicano


Com vista ao gozo dos benefcios fiscais, so consideradas como entidades competentes para a confirmao das liberalidades o Ministrio das Finanas e cada uma das entidades, a nvel central ou local, que superintende a rea coberta pela liberalidade. (ii) O Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRPC) No seu Artigo 34., o Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRPC) prev a possibilidade de as empresas considerarem como custos ou perdas de exerccio os donativos, em dinheiro ou em espcie, por elas concedidos, at ao limite de 5% da matria colectvel do ano anterior a associaes sem fins lucrativos, e as demais associaes ou entidades pblicas e privadas, que sem objectivos de proselitismo confessional ou partidrio, desenvolvem sem fins lucrativos aces no mbito da Lei do Mecenato. So tambm considerados, nos termos do artigo 35 do CIRPC, custos ou perdas do exerccio, na sua totalidade, os donativos concedidos ao Estado e s autarquias. (iii) O Cdigo dos Benefcios Fiscais O Cdigo dos Benefcios Fiscais (CBF), aprovado pela Lei n. 4/2009 de 12 de Janeiro constitui tambm um importante instrumento legal para as empresas/investidores que pretendam obter benefcios e vantagens econmicas ou reduzir os custos resultantes dos investimentos que envolvam uma componente socialmente responsvel, realizados em Moambique. Assim, nos termos do Art. 2., n. 1 do CBF, consideram-se benefcios fiscais as medidas fiscais que impliquem uma reduo do montante a pagar dos impostos em vigor com o fim de favorecer actividades de reconhecido interesse pblico, social ou cultural, bem como incentivar o desenvolvimento econmico do Pas. Atenta-se, particularmente ao Art. 19, n. 1 do CBF que contempla a possibilidade de os investidores abrangidos pelo cdigo poderem considerar como custos para a determinao da matria colectvel do IRPC, os valores despendidos com todas as despesas realizadas na construo e reabilitao de estradas, caminhos-de-ferro, aeroportos, correios, telecomunicaes, energia elctrica, abastecimento de gua, escolas, hospitais e outras obras pblicas, desde que consideradas de utilidade pblica pela entidade competente. Contudo, ainda que o CBF preveja tais benefcios, entendemos que os mesmos no sejam suficientes para encorajar ou incentivar as empresas a investirem cada vez mais em projectos que envolvam uma componente socialmente responsvel, tendo em conta que o CBF no um instrumento legal criado com o intuito de satisfazer ou responder as demandas da RSE, mas sim, criado para os investidores, no geral. (iv) A Lei n. 12/2007 de 27 de Junho Consideramos relevante mencionar este dispositivo legal por um simples motivo: o seu Art. 11 estabelece que uma percentagem das receitas geradas na actividade petrolfera canalizada para o desenvolvimento das comunidades das reas onde se localizam os respectivos projectos petrolferos. Ora, entendemos que o legislador, ao assim estabelecer, pretende, claramente, por um lado, retirar dividendos desta actividade que, diga-se, bastante lucrativa e vivel do ponto de vista financeiro, e por outro, compensar as comunidades circunvizinhas dos efeitos negativos que esta actividade pode provocar ao seu bem estar. Entendemos assim, que nesta situao em especfico, o Governo exerce directamente o seu papel social. Concluso Pelo acima exposto, podemos considerar que o actual quadro jurdico em vigor no Pas ainda no se encontra altura de responder s prticas de RSE e muito longe estar de possuir um instrumento legal que possa servir de alavanca slida para o desenvolvimento e consolidao deste fenmeno no seio das empresas moambicanas. Contudo, at que seja criada uma legislao especfica que verse sobre esta matria, entendemos que a alternativa mais vivel passa por conjugar os diversos normativos legais disponveis com vista a maximizar as vantagens que advenham da prtica deste tipo de actividade. n

A Lei n. 4/94, de 13 de Setembro - Lei do Mecenato - visa incentivar as pessoas singulares ou colectivas, pblicas ou privadas, a desenvolver aces ou a apoiarem, financeira ou materialmente, as mais diversas reas, tais como, artes, educao, cincia, cultura, entre outros. Este apoio, quer seja financeiro ou material, deve revestir a forma de doao.

Revista Capital 49

ReCuRSOS HuMAnOS

Select Vedior Moambique

Alavancando os Recursos Humanos


A Select Vedior uma empresa de origem holandesa pertencente ao Grupo RANDSTAD que o segundo maior do mundo na rea dos Recursos Humanos, e lder de mercado em Portugal onde possui cerca de trinta mil trabalhadores temporrios e quatrocentos colaboradores internos. O grupo possui uma rede de mais de 2.500 escritrios e est presente em 45 pases a nvel mundial dispondo do know-how necessrio para servir na rea do Trabalho Temporrio, Recrutamento e Seleco, Avaliao Psicolgica e da Formao. A Select Vedior Moambique surgiu nos princpios de 2007 quando Mrio Costa, Administrador Delegado do grupo, ciente, quer do que considera consistir numa oportunidade de negcio, quer das suas responsabilidades sociais, concretizadas na vontade de contribuir para a valorizao dos cidados e profissionais Moambicanos e das organizaes, pblicas e privadas, deste Pas, identificou a necessidade que o mercado moambicano tinha na rea dos recursos humanos. Aliado a esse facto foi tambm graas ao carinho que aquele dirigente, sendo moambicano nutre pelo pas, que o Grupo decidiu finalmente apostar em Moambique. Fazem parte das principais reas de actuao da Select Vedior, o Recrutamento e Seleco, a Formao, a Avaliao Psicolgica e Gesto de Recursos Humanos, pois so as que os clientes e as empresas mais procuram. Existem reas com mais especializao como por exemplo os call centers, que segundo Mrio costa constitui uma grande fatia do seu mercado, pois est em franco crescimento no pas, sendo por isso uma das razes que o trouxe a Moambique. O grupo promove ainda o servio de Trabalho Temporrio para colocar as pessoas a trabalhar nas empresas de forma legal e com transparncia. Os beneficirios da interveno da Select Vedior Moambique so a generalidade dos agentes econmicos, desde o Estado s diversas entidades que actuam na indstria pesada e ligeira, e nas reas das telecomunicaes e tecnologias da informao, banca, seguros, transportes e logstica, hotelaria e turismo e sade. Um dos grandes objectivos da empresa o de encontrar, em conjunto com os seus clientes e parceiros, solues flexveis e inovadoras que se traduzam em vantagens competitivas na rea dos recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento organizacional atravs do aumento da rentabilidade, produtividade e eficcia da actividade. Em frica, o grupo RANDSTAD opera em Moambique e Angola. Mrio Costa considera que o negcio est a correr bem em Moambique, pas que trata carinhosamente de `friendly country`, onde possuem cerca de 14 pessoas a trabalhar dos quais 2 so portugueses, 1 angolano e 11 moambicanos, e cerca de 450 trabalhadores temporrios colocados em vrias empresas com as quais desenvolveu parcerias. Em Portugal, o grupo possui 30 mil pessoas a trabalhar diariamente em vrias fbricas, escritrios, banca, seguros e investe muito na formao, tendo adquirido do Estado portugus a maior escola de formao tcnica do pas, onde so formados jovens que carecem de acompanhamento ps escolar e de difcil integrao na sociedade. A escola de formao num estaleiro e a melhor e mais prestigiada rea de formao a de soldadura. A dimenso internacional do Grupo garante igualmente vantagens como a troca de experincias e informao a nvel global: um know how fundamental para responder a todas as solicitaes e uma pea chave para o xito das organizaes num mercado globalizado orientado para o sucesso. Tendo alcanado os 12,4 Bilies de Euros em vendas em 2009, a Randstad ocupa posio de liderana em um Portugal, Blgica/Luxemburgo, Alemanha e Holanda, tendo nos seus quadros 27.640 colaboradores internos e colocando diariamente em todo o mundo 465.600 colaboradores em trabalho temporrio, por dia. O grupo acredita que a criao de melhores solues no sector de servios de Recursos Humanos significa sempre fazer mais, ir mais alm. n

50 Revista Capital

ReSenHA JuRDICA I FeRReIRA ROCHA

Luclia de Sousa *

Responsabilidade civil e o Ambiente (I)


Responsabilidade Civil uma das fontes das obrigaes. Tem uma funo reparadora, pois preconiza a reparao dos prejuzos causados a outrem. A Responsabilidade Civil clssica baseia-se na culpa, quer na forma do dolo quer na negligncia, e pode ser encontrada em duas modalidades: Contratual, que resulta do incumprimento de obrigaes emergentes de um contrato, negcio jurdico unilateral ou da prpria lei; Extra Contratual, delitual ou aquiliana, sendo aquela que resulta da violao de direitos absolutos ou da prtica de determinados actos que embora tenham carcter lcito, causem danos a outrem. As obrigaes decorrentes da Responsabilidade Civil tm de ser declaradas pelo Tribunal. A deciso deste, deve basear-se num conjunto de pressupostos a verificar, tais como: 1) Existncia de um facto esta existncia est dependente de uma ocorrncia, isto , uma aco ou omisso, de carcter voluntrio, por parte do seu autor - sujeito lesante. Pode ser positivo (aco que importa a violao de um dever geral de absteno) ou negativo (absteno ou omisso, quando existe o dever jurdico especial de praticar um acto); 2) O facto deve ser de natureza ilcita a origem do facto deve residir na violao de um direito alheio ou da violao de uma lei que proteja interesses alheios; 3) Culpa o facto ilcito deve ser culposo, onde a culpa deve assumir uma de duas modalidades: dolo ou negligncia; 4) Existncia de um dano onde tais danos podem ser patrimoniais (tem por objecto um bem ou interesse susceptvel de avaliao monetria) ou morais (causados a bens ou interesses que so insusceptveis de avaliao monetria); 5) Nexo de causalidade entre o facto e o dano a responsabilidade civil s poder ser determinada se entre o facto e o dano existir uma relao de causa e efeito.

Trata-se de uma causalidade probabilstica, ou seja, a causa s poder dar origem ao dano se, conforme as regras da experincia habitual, o facto se mostrar adequado produo daquele tipo de dano. Relativamente Responsabilidade Ambiental subjectiva, esta segue os mecanismos da responsabilidade Civil, desde que preenchidos todos os requisitos constantes do artigo 483 do Cdigo Civil. De salientar que tais requisitos so de natureza cumulativa. Maiores problemas so colocados essencialmente na determinao da culpa do agente, e no nexo de causalidade entre o facto poluidor ou danificador do ambiente e os danos causados. Sobre a culpa, vezes sem conta as leses ambientais resultam de meros acidentes, totalmente desprovidos de inteno do agente em causar estragos. De que modo, ento, se poder ressarcir as eventuais vtimas? H ainda o problema da pluralidade de infractores, sendo sempre difcil aferir a medida das respectivas culpas. Em relao ao nexo de causalidade, extremamente difcil, seno impossvel, fazer a respectiva prova. A soluo credivelmente apresentada sugere a hiptese de ser o juiz a elaborar o juzo sobre a existncia do referido nexo, perante determinado caso concreto. Deste modo, o grau de exigncia do juzo de certeza sobre um facto deve variar na razo inversa da dificuldade da prova. Pelas naturais mutaes pelas quais as sociedades passam, relativamente ao seu desenvolvimento, surgiu a necessidade de se proceder reformulao profunda dos esquemas clssicos da responsabilidade civil. Deste modo, o Direito precisou tutelar situaes em que se produziam danos, sem que tivesse havido qualquer desrespeito pelas normas aplicveis, mas apenas pela perigosidade das condutas em causa. Surgiu assim a responsabilidade objectiva ou sem culpa, sob as formas de responsabilidade pelo risco e responsabilidade por factos lcitos, onde se prescinde do pressuposto subjectivo. O fundamento da responsabilidade pelo

Sobre a culpa, vezes sem conta as leses ambientais resultam de meros acidentes, totalmente desprovidos de inteno do agente em causar estragos. De que modo, ento, se poder ressarcir as eventuais vtimas? H ainda o problema da pluralidade de infractores, sendo sempre difcil aferir a medida das respectivas culpas.

risco encontra-se no conceito de justia distributiva, ou seja, qualquer pessoa que desenvolva uma actividade perigosa no seio da sociedade e dela obtenha vantagens em benefcio prprio, deve se responsabilizar pelos eventuais danos que causar, independentemente da culpa. Na Responsabilidade Civil ambiental o legislador determinou que constituem-se na obrigao de pagar uma indemnizao aos lesados todos aqueles que, independentemente da culpa e da observncia de preceitos legais, causem danos ao ambiente ou provoquem paralisao temporria ou definitiva de actividades econmicas como resultado da prtica de actividades perigosas. Assim se encontra estabelecido no artigo 25 da Lei do Ambiente. n (Continua na prxima edio)
(*) lucilia.sousa@fralaw.com Advogada da Ferreira Rocha & Associados

Revista Capital 51

52 Revista Capital

neGCIOS

Transparncia nas empresas vai trazer dinmica econmica


As organizaes moambicanas tendem a aderir ao princpio de transparncia, facto que ir conferir alguma dinmica economia nacional, segundo observa Lus Couto, director da Intercampus, uma empresa de estudo de mercados. Por sua vez, Filipe Mandlate, alto responsvel da KPMG Moambique, aponta a maior adeso que se verifica no evento 100 maiores empresas de Moambique como prova de que as organizaes moambicanas j ganharam conscincia de que na partilha de informao, as mesmas sabero posicionar-se em relao a concorrncia. As observaes foram feitas durante a conferncia de imprensa concedida pelos dois organismos, que deu incio a preparao da 12 . edio da pesquisa sobre as 100 maiores empresas de Moambique. O evento junta, no presente ano, a KPMG e a Intercampus, que por sua vez j introduziu o sistema online na pesquisa em curso, facto que ir evitar que os questionrios sejam mal preenchidos pelas empresas concorrentes. A 12. edio da referida pesquisa, tal
publicidade

como nos anteriores anos, ir seleccionar as maiores empresas em diversas categorias, de entre as quais, o volume de negcios, capitais privados moambicanos, rentabilidade de capitais prprios, entre outras. No ano passado, a Mozal foi distinguida como a maior empresa do ranking geral, considerando o volume de negcios, enquanto a Hidroelctrica de Cahora Bassa foi distinguida como a maior empresa com capitais privados. Por sua vez, a Mozambique Leaf Tobacco mereceu a distino de maior empresa por ordem de rentabilidade de capitais prprios, cabendo Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos o prmio de melhor empresa em 2009.

Revista Capital 53

eStuDOS De MeRCADO I InteRCAMpuS

O poder do conhecimento da l

O poder do Geomarketing
Qual a distribuio geogrfica dos meus clientes? Qual a rea de cobertura geogrfica do meu negcio? Como maximizar a distribuio e a cobertura dos produtos da minha empresa? Estas e muitas outras questes podero ser respondidas de um modo eficaz por meio de ferramentas de Geomarketing.
Com a evidncia clara do mercado informal na economia moambicana, as empresas tendem a incluir este tipo de targets nas suas estratgias de marketing, vendas e servios. Adicionalmente, o facto de no terem informao estruturada de estabelecimentos comerciais de cariz informal, no permitindo a venda directa do importador para estes, faz com que multiplique o nmero de intermedirios at os produtos chegarem ao consumidor final. Ou seja, no final os produtos so muito mais caros do que poderiam ser para o consumidor final. neste sentido que as empresas sentem a necessidade de obter informaes e dados relativos a estes mercados, de modo a delinearem uma estratgia operacional de distribuio directa de sucesso, para darem uma melhor resposta e mais realista s necessidades do mercado. Existem tcnicas e mtodos de anlise de mercado que visam colmatar este tipo de situaes, como o caso do Geomarketing, uma ferramenta de estratgia comercial, que envolve o uso de sistemas de informao geogrficas na obteno de dados relevantes para a definio de questes relacionadas com a rea de marketing, vendas e servios A tecnologia Geomarketing d possibilidade de uma empresa conhecer melhor o seu mercado, atravs de um levantamento e representao simplificada e esquematizada de dados relativos ao mercado, populao e mesmo da posio da prpria empresa geograficamente, facilitando a identificao dos locais de maior potencial de consumo de um produto ou servio e a uma determinao mais realista dos objectivos do negcio. Esta representao geogrfica simplificada possibilita um aumento eficaz da tomada de decises de marketing, uma vez que a anlise dos dados mais rpida, intuitiva e prtica, pois os dados das variveis so relacionados com um respectivo ponto geogrfico, ou seja, so georeferenciadas.

54 Revista Capital 54 Revista Capital

eStuDOS De MeRCADO I InteRCAMpuS

localizao dos meus clientes


Estabelecimentos Comerciais na Cidade de Maputo Foi neste contexto econmico e estratgico que foi realizado recentemente um estudo pela Intercampus, do Grupo GfK, de caracterizao do tipo de estabelecimentos comerciais de produtos de consumo imediato (FMCG Fast Moving Consumer Goods) na cidade de Maputo, que consistiu no levantamento presencial de superfcies comerciais da cidade de Maputo, segmentado por bairros. O processo de levantamento e caracterizao consistiu na recolha da posio geogrfica atravs do sistema GPS, complementando com o preenchimento do questionrio baseado na observao e em entrevista directa e pessoal aos proprietrios/responsveis pelos estabelecimentos comerciais observados, permitindo obter os dados de 7.901 estabelecimentos comerciais. De acordo com os resultados representados na tabela 1, foi possvel determinar que os estabelecimentos informais representam 86% do nmero total de estabelecimentos identificados, contra os 14% dos estabelecimentos comerciais formais. Dentro da categoria de estabelecimentos informais, as Bancas em Mercado tm um maior peso dentro desta categoria com 37% , seguido de Barraca (com estrutura fixa) que representam 28% e os Dumbanengue (com local fixo) representam 17% . de notar que o estabelecimento comercial formal com maior percentagem a Mercearia com apenas 7%, seguido de Loja em shopping/superfcie com apenas 1,16%. Ficha Tcnica do Estudo O Universo constitudo por estabelecimentos comerciais de produtos de consumo imediato (FMCG Fast Moving Consumer Goods) na cidade de Maputo, que serve uma populao de 1.094.628 indivduos de acordo com o ltimo censo realizado pelo INE Instituto Nacional de Estatstica. Foram identificados 7.901 estabelecimentos na Cidade de Maputo. A informao recolhida atravs do registo de coordenadas de GPS, observao directa ao estabelecimento e entrevista directa ao proprietrio/responsvel pelas compras do estabelecimento comercial. Os dados foram recolhidos por cerca de 160 inquiridores com formao especfica sendo organizados por equipas de 6 elementos e o trabalho de campo decorreu entre os dias 9 e 27 de Agosto de 2010. A Intercampus A Intercampus Estudos de Mercado, Lda. uma empresa de direito moambicana e iniciou formalmente a sua actividade em Moambique em 2007 sendo parte integrante do Grupo Internacional GfK. A GfK a quarta maior empresa de estudos de Mercado no mundo. A sua actividade abrange cinco reas: Custom Research, Retail & Technology, Consumer Tracking, Healthcare e Media. O Grupo composto por 150 empresas em mais de 100 pases e com mais de 10 000 colaboradores. Em 2009, as vendas do Grupo GfK ascenderam a 1,16 mil milhes de euros. Para mais informaes contactar geral@intercampus.co.mz

Grficos: Distribuio de estabelecimentos por tipo e proporo de estabelecimentos informais vs. formais na cidade de Maputo

Revista Capital 55

eStIlOS De VIDA LUGARES PARA ESTAR


Os quartos so amplos em termos de espao, proporcionam um bom nvel de conforto e incluem uma sala comum, uma pequena cozinha de apoio, Tv e ar condicionado semre bem temperado. O atendimento to atento quanto atencioso, reservando alguns mimos personalizados em termos de segurana e de atendimento mesa. No que diz respeito ao men proporcionado pelo restaurante, o mesmo variado e a confeco altamente aprecivel. Sugere-se vivamente o prato de lagosta grelhada uma verdadeira delcia, pois alm do marisco ser fresquinho (tanto que a carne at descola da carapaa), o tempro usado e o tempo do marisco na grelha permitem que a iguaria fique mesmo ao gosto. Por outro lado, e mesmo que a ementa no o contemple, converse com o garon e explore os pratos tpicos disponveis. Aventure-se num peixe tocossado com xima preta, e no se ir arrepender! Mesmo que no usufrua do alojamento, pelo menos experimente a ampla varanda com vista para o ndico. Beba um drink ou encomende um prato local. Vale a pena, assim como um longo passeio pela praia que vive pululada de pescadores e artesos. Aproveite para comprar uns recuerdos feitos de ourio do mar e de bzios. Mas, sobretudo, deixe a sua vista viajar no marulhar da gua transparente e morna, plena de reflexos azis e verdes. HNN

Naherenque, um local paradisaco


Se por acaso tiver a oportunidade de visitar a cidade de Nacala, mesmo que seja apenas em negcios, no deixe de usufruir o que de melhor Nacala apresenta: a sua extensa orla martima. Alis, mesmo que o centro nevrlgico das suas atenes diste uns kilmetros da praia, no hesite. Procure negociar, sim, mas prepare-se igualmente para viver uns dias enriquecedores, em Naherenque. A proposta passa, antes de mais, por se alojar no Complexo de Naherenque, uma estncia turstica que engloba uma srie de pequenas casas, um restaurante, um bar e um mar a perder de vista, que abraa a famosa praia de Ferno Veloso - um local caracterizado pela histria de antanho.

BENVINDO AOS SEUS OUVIDOS

Chavela, a voz rasgada de la ranchera


A primeira vez que ouvi Chavela Cargas fiquei parada, a saborear aquela voz rasgada, rouca e intensa. Acicatou-me a curiosidade e fui no seu encalo para tentar perceber a quem pertencia aquela voz pedregosa, com sabor a lgrima cada. E da mesma maneira que me encantou, encantou muitas mais pessoas de variadas origens e diversas geraes. Nascida na Costa Rica, no ano de 1919, emigrou aos 14 anos para o Mxico em busca de melhores oportunidades para iniciar a sua carreira musical. Durante muitos anos canta na rua. por volta dos seus 30 anos que se torna profissional. O seu primeiro lbum, Noche de Bohemia, lanado em 1961, com o suporte de Jos Alfredo Jimnez, um popular cantor da msica tradicional mexicana (a ranchera). Sendo as suas msicas consideradas por muitos como parte da herana cultural do Mxico, Chavela atingiu grande sucesso no anos 50/60. No incio dos anos 70, fez ento uma tour pelos Estados Unidos, Frana e Espanha, retirando-se, poucos anos depois, devido sua longa luta contra o alcoolismo. Foi amiga de muitas figuras proeminentes do Mxico, sendo que dentre os vrios artistas e intelectuais destaca-se a amizade com a pintora Frida Kahlo. Mais tarde Chavela retorna aos palcos, mais concretamente em 1991, altura em que participa no filme Cerro de Torre do realizador alemo Werner Herzog. Pouco tempo depois, o conceituado realizador espanhol, Pedro Almodovar, um admirador de longa data e seu amigo pessoal, aproveita o seu talento em alguns trabalhos por si realizados, onde se pode ver e ouvir Chavelas Vargas, em filmes como Kika, Em carne Viva ou em A Flor do Meu Desejo. Finalmente, no ano de 2003, e com 84 anos a cantora actua merecidamente, e, pela primeira vez, no Carnegie Hall. E quando se ouve Chavela Vargas a cantar Macorina ou Volver Volver, com deleite que a sua voz se entranha corpo adentro, percorre a veia cava em pujana e atinge por fim a alma, deixando-a em estilhaos sorridentes. Sara L. Grosso

56 Revista Capital

eStIlOS De VIDA GALERIA


25 Frames por Segundo em Moambique vdeos da coleco da Fundao PLMJ e de artistas moambicanos Centro Cultural Brasil Moambique 10 a 19 de Setembro

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundao PLMJ, em parceria com a AVIDEOARTE Associao de Vdeo-arte de Moambique promove o 25 Frames por Segundo em Moambique vdeos da coleco da Fundao PLMJ e de artistas moambicanos. Esta mostra de vdeo arte, integrada na 5 edio do festival de Cinema Documentrio DOCKANEMA, procura, atravs de um programa de exibies comissariado por Miguel Amado, exibir o valor distintivo desta nova linguagem artstica. O programa apresentado integra uma seleco de obras de artistas portugueses e moambicanos emergentes, de entre os quais se destacam Pedro Barateiro e Rita Sobral Campos ou David Aguacheiro, Idlio Vilankulos e Mrio Macilau. Em exibio permanente, numa das salas do Centro

Cultural Moambique Brasil, estar a curtametragem da jovem cineasta portuguesa Raquel Schefer Av - vdeo que explora a relao da artista com um territrio para ela imaginrio que Moambique dos anos 60, territrio que conhece atravs dos relatos orais da sua av durante a infncia. A programao inclui ainda um conjunto de documentrios acerca de artistas contemporneos internacionais da Coleco de Autores da VDEOBRASIL. Reunindo perspectivas locais e globais e cruzando o imaginrio e o real, esta mostra traa uma significativa panormica das recentes tendncias da arte produzida em vdeo.
Rita Neves Fundao PLMJ

NA BOCA DO MUNDO

Esperana no bom planeamento


Os problemas burocrticos, a resistncia mudana por parte das populaes, os poucos recursos do governo, entre outros problemas conhecidos de mos dadas com a preparao para o mesmo tipo de catstrofe. Por outro lado, realou o orgulho em Rosita, a beb que nasceu em cima de uma rvore durante as cheias e que ficou conhecida no mundo inteiro. Durante a reportagem, o correspondente da BBC perguntou me de Rosita que mensagem daria s populaes do Paquisto: Que tenham sempre esperana, ao que o reprter acrescenta, como exemplo para o Paquisto, o planeamento e exerccios de preparao para as catstrofes e a ajuda internacional. Referenciando a importncia da organizao nacional para as emergncias, a coordenao administrativa na preparao do pas em caso de haver mais cheias como as de 2000. Para terminar, apenas um apontamento: Na edio de Agosto da National Geographic (edio portuguesa) ofereceram um dvd com o trabalho O ltimo paraso na Terra, o trabalho premiado sobre o Parque Nacional da Gorongosa. Assim, fiquei com mais vontade de ir ver o Parque ao vivo. Rui Batista
Revista Capital 57

H dez anos era Moambique que estava a braos com uma catstrofe humanitria devido s cheias. Hoje, o Paquisto a enfrentar o mesmo problema.

Andrew Harding, correspondente da BBC para frica, fez um trabalho interessante de anlise sobre a evoluo de Moambique desde as cheias de 2000.

penA CApItAl

To pobres que eles eram


Jos V. Claro (texto)

uma determinada cidade, dum determinado pas, num continente devidamente identificado, existia uma escola apenas frequentada pelos filhos de gente abastada, daqueles que no se confrontam com as angstias do dia quinze de cada ms, em que comea a escassear o rancho e o dinheiro para os transportes pblicos. Ora vem ao caso que nesse tal pas, um dia, a populao saiu rua para protestar contra os aumentos generalizados dos bens de primeira necessidade e as escolas foram foradas a encerrar as suas portas durante um curto perodo. No reatamento da frequncia normal, os professores do dito estabelecimento de ensino foram aconselhados pelas direces escolares a sensibilizar os seus pupilos para a realidade da pobreza, que alguns diziam absoluta, mas que nunca tocara porta daquela populao discente. Uma das professoras resolveu ento indicar como tema duma redaco conjunta a realizar pela turma a simples frase: uma famlia pobre. Os queridos querubins, cujos paps alardeavam Mercedes e four-by-four como quem mostra uma camisa lavada, levaram o tema a peito, interrogaram os distintos progenitores, efectuaram um trabalho de observao no terreno, olharam de perto a realidade vital dos seus empregados e guardas das entradas dos condomnios onde viviam e, dois dias depois, apresentaram bem-intencionada professora uma redaco colectiva que comeava da seguinte forma: Era uma vez uma famlia muito pobre. To pobre que at dava pena. Veja-se que nessa triste famlia no s o pai e a me eram pobres, assim como os trs filhos, como alm disso eram muito pobres o motorista, a cozinheira, o jardineiro, a bb, o guarda do porto, as duas empregadas domsticas e at era pobre o secretrio particular do chefe de famlia. Claro que esta pequena estria se situa numa perspectiva ficcional e que toda a semelhana com factos reais no passa de mera coincidncia. No entanto, no resisto a pensar que a sensibilidade e o conhecimento das realidades 58 Revista Capital

sociais da maioria dos habitantes do pas em questo, por parte dos alunos desta turma, no andaro muito distantes da percepo que algumas personalidades que ocupam cargos da mais elevada importncia possuem acerca das populaes que tm por obrigao orientar e proteger. Quando quem administra entra no circuito fechado da convivncia apenas com os seus pares, acaba por se afastar das realidades vitais dos seus administrados. A sua percepo das necessidades ou dos desejos de quem constitui a esmagadora maioria de qualquer pas, o povo, acaba por lhe chegar destorcida ou irreal como se de imagem reflectida em espelho cncavo ou convexo se tratasse. Ora, tal como s tememos o desconhecido, tambm no se poder orientar da melhor forma uma empresa cujo organigrama se no conhece ou qualquer outro empreendimento cujas linhas mestras nunca fizeram parte do nosso dia-a-dia. O que todo o cidado consciente deve pedir aos que pilotam o seu futuro que conheam profundamente os seus anseios e capacidades, que respondam de forma correcta queles e que aproveitem estas da melhor maneira, pois ser a forma mais fcil de colocar as competncias de cada um ao servio do colectivo que constitui uma nao. Afinal um pas mais no que a soma das competncias dos seus habitantes e quanto mais estas forem profundas e devidamente

utilizadas, maiores e mais positivos so os resultados obtidos. Quando numa nao se constroem escolas e se incentivam as crianas sua frequncia est-se no bom caminho para desbravar o futuro. Porm, no deve esquecer-se que cada cidado, alm do alimento espiritual e da bagagem acadmica, tambm carece da nutrio fsica, do acesso aos bens essenciais, ao po, ao arroz, aos legumes, ao caril e que quando estes escasseiam ou os seus preos se tornam inatingveis, o descontentamento alastra e, depois, tornase difcil controlar todos os excessos que acompanham de perto as reivindicaes sociais. Para obstar a este estado de coisas, imperioso que quem comanda nunca perca de vista a realidade social das populaes e saiba distribuir as riquezas colectivas de forma justa e equilibrada. Quanto aos que pertencem aos escales mais baixos da sociedade os da tal pobreza urge que no confundam exigncias com distrbios e se tiverem presente que a sociedade civil deve organizar-se e criar os seus organismos de classe sindicatos, comisses, associaes podero apresentar um rosto pblico e tornarem-se parceiros numa negociao que se quer ordeira, disciplinada e profunda, j que apenas deste modo detero a credibilidade suficiente para se sentarem mesa de onde brotar a luz. n

Revista Capital 59

60 Revista Capital

Anda mungkin juga menyukai