Anda di halaman 1dari 46

Dados Pessoais

Nome: Apelido:

Morada: Localidade: Cdigo Postal -

Telefone: E - mail: Outros contactos:

Telemvel:

Edio Instituto da Segurana Social, I.P. Coordenao e Superviso Tcnica


Unidade de Promoo de Autonomia
R. Castilho, n. 24 8 andar | 1250-069 Lisboa

Departamento de Desenvolvimento Social

Concepo Grfica
Itineuropa, Lda.

Impresso

Colprinter - Indstria Grfica, Lda.

Tiragem 1000 exemplares Data Dezembro de 2010


2

Depsito Legal 00000000/00

De que fala este Guia?

Este guia pretende dar-lhe a conhecer os direitos das pessoas idosas, as respostas sociais que existem e o que deve ter em ateno quando tiver de escolher uma delas.

Mas porqu um guia como este?


Ao promover os seus direitos, est-se a contribuir para que exera uma cidadania activa, com autonomia. Est-se, igualmente, a devolver-lhe a responsabilidade da gesto da sua prpria vida!

um contributo, uma oportunidade para promover a sua

AUTONOMIA E PARTICIPAO!

10 Razes para exercer os seus Direitos

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Estimula
O Desenvolvimento Pessoal e Social O Bem-Estar Emocional O Bem-Estar Material O Bem-Estar Fsico A Autonomia A Capacidade de Escolha A Participao A Integrao Social As Relaes Pessoais A Qualidade de Vida e o Envelhecimento Activo

Uma questo de Direito

As Pessoas Idosas merecem ser tratadas com dignidade e respeito...


As mulheres e os homens idosos tm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, independentemente da sua idade e/ou da sua situao de dependncia.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos


Artigo 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos

As pessoas idosas tm direito segurana econmica e a condies de habitao e convvio familiar e comunitrio que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalizao social.
Artigo 72 da Constituio da Repblica Portuguesa

O que lhe deve ser assegurado?1

Auto-realizao

Exemplos

Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades. Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.

Princpios das Naes Unidas para as Pessoas Idosas (Resoluo n. 46/91, de 16 de Dezembro de 1991)

O que lhe deve ser assegurado?

Independncia

Exemplos

Ter acesso a alimentao, gua, habitao, vesturio, sade, apoio da famlia e da comunidade adequados. Poder viver em ambientes seguros adaptveis sua preferncia pessoal, que sejam passveis de mudanas. Poder viver na sua casa tanto tempo quanto possvel. Ter oportunidade de trabalhar ou de ter acesso a outras formas de criao de rendimentos.

O que lhe deve ser assegurado?

Assistncia

Exemplos

Beneficiar da assistncia e proteco da famlia e da comunidade, de acordo com os seus valores culturais. Ter acesso assistncia mdica para manter ou adquirir o bem-estar fsico, mental e emocional, prevenindo a incidncia de doenas. Ter acesso a servios sociais e jurdicos que lhe assegurem melhores nveis de autonomia, proteco e assistncia. Desfrutar os direitos e liberdades fundamentais, quando residente em instituies que lhe proporcionem os cuidados necessrios.

O que lhe deve ser assegurado?

Participao
Permanecer integrado/a na sociedade.

Exemplos

Transmitir aos mais jovens conhecimentos e habilidades. Aproveitar as oportunidades para prestar servios comunidade. Poder formar movimentos ou associaes de pessoas idosas.

Dignidade

Exemplos

Poder viver com dignidade e segurana, sem ser objecto de explorao e maus-tratos fsicos e/ou mentais. Receber um tratamento digno e justo, independentemente da idade, sexo, raa, etnia, incapacidade ou outras condies.

A que tem Direito?

preservao da sua imagem integridade e ao desenvolvimento da sua personalidade o respeito pelo seu percurso de vida A privacidade e reserva da vida privada (intimidade e
confidencialidade)

liberdade de expresso liberdade de escolha liberdade religiosa uma vida social, afectiva e sexual A Ao respeito pela sua autonomia na gesto do seu patrimnio garantia da qualidade dos cuidados que lhe so prestados participao e convvio familiar e comunitrio

10

Que atitudes tomar para promover os seus Direitos

Seja independente

Planeie o seu dia-a-dia e o seu futuro

Seja participativo

Participe na vida familiar, comunitria e social

Seja comunicativo

Contacte regularmente os seus amigos e famlia

Queira saber sempre dos seus direitos e deveres


11

Seja informado

Que atitudes tomar para promover os seus Direitos

Informe-se sobre o que so e quais so os tipos de maus-tratos, quais os factores que contribuem para a sua existncia, sobre quais so, normalmente, as caractersticas dos abusadores e a quem ou onde pode pedir ajuda. Conhea e verifique regularmente a sua situao financeira. No d a ningum o seu nmero de carto de crdito, de conta bancria ou algum cdigo confidencial. No guarde grandes quantidades de dinheiro em casa. Se emitir uma procurao assegure-se que tem total confiana na pessoa que escolher. No assine papis sem os ler com muita ateno, ou d-os a ler a algum da sua confiana. Nunca os assine se no os compreender bem. Informe-se sobre os cuidados sociais e de sade que lhe vo prestar.

12

Que atitudes tomar para promover os seus Direitos

Sabia que
As pessoas idosas so cidads com plena capacidade para reger a sua pessoa e os seus bens de forma livre e autnoma. Em qualquer circunstncia, deve ser respeitada a sua autonomia na gesto da sua vida e patrimnio no permitindo que, seja quem for, o/a substitua sem que lhe sejam autorizados poderes legais.

Acredite que tem mais controlo sobre si e sobre o seu futuro do que imagina

13

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas


14

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas

O que so Respostas Sociais?


So respostas apoiadas pelo Instituto da Segurana Social, I.P. para favorecer a autonomia e a participao das pessoas idosas. Estas respostas sociais so desenvolvidas por Instituies Privadas Com Fins Lucrativos ou por Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou equiparadas, como Santas Casas da Misericrdia, Centros Sociais e Paroquiais, Cooperativas, Casas do Povo, entre outras.

Saber qual a natureza jurdica da Instituio uma questo fundamental, pois as regras de organizao e pagamento so diferentes caso se trate de uma Instituio Particular de Solidariedade Social ou equiparada, ou se trate de uma Instituio com Fins Lucrativos.
15

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas

Em funo das necessidades e do grau de autonomia da pessoa, existem vrios tipos de respostas, nomeadamente: Servio de Apoio Domicilirio Centro de Convvio Centro de Dia Centro de Noite Centro de Frias e Lazer Acolhimento Familiar para Pessoas Idosas Residncia Lar de idosos

16

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas

Para que Servem?


Servio de Apoio Domicilirio
Equipa de profissionais que vo a casa das pessoas e ajudam a limpar a casa, levam comida pronta ou fazem as refeies na sua prpria casa, tratam das roupas, cuidam da higiene pessoal e fazem pequenas reparaes na habitao.

Centro de Dia
Locais que funcionam durante o dia e que prestam servios que satisfazem necessidades bsicas, promovem a animao e ajudam a manter as pessoas idosas no seu meio social e familiar.

17

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas

Para que Servem?


Centro de Convvio
Locais onde se organizam actividades recreativas e culturais que envolvem as pessoas idosas das comunidades.

Centro de Noite
Centros de acolhimento nocturno, prioritrio para pessoas idosas e autnomas, que, por estarem sozinhas, isoladas ou inseguras, precisam de acompanhamento durante a noite.

Centro de Frias e Lazer


Centros onde as pessoas idosas e as suas famlias podem passar algum tempo e quebrar a rotina.
18

Que Respostas Sociais existem para Pessoas Idosas

Para que Servem?


Acolhimento Familiar para Pessoas Idosas
Alojamento temporrio ou permanente de pessoas idosas em casa de famlias capazes de lhes proporcionar um ambiente estvel e seguro, quando no possam ficar em suas casas.

Residncia
Apartamentos com alojamento temporrio ou permanente e com espaos e/ou servios de utilizao comum, para pessoas idosas com autonomia, com vista a garantir uma vida confortvel num ambiente calmo e humanizado.

Lar de Idosos
Alojamento colectivo, temporrio ou permanente, para pessoas idosas em situao de risco de perda da sua independncia ou autonomia.
19

Como posso integrar uma Resposta Social?

Pode contactar:
Directamente a Instituio que presta o apoio; Os Servios de Atendimento da Segurana Social da rea onde mora; A Santa Casa da Misericrdia de Lisboa (se morar na cidade de Lisboa).

Pode tambm consultar a listagem de respostas sociais existentes no site da Carta Social em www.cartasocial.pt Partilhe as suas dvidas e/ou questes

VIA Segurana Social 808 266 266


Dias teis das 8h00 s 20h00 Estrangeiro: +351 272 345 313 Fax: (+351) 272 240 900 (custo de uma chamada local)

Contacte o servio

20

O que importa saber no acesso a uma Resposta Social?

A opo de integrar uma resposta social uma deciso importante. Normalmente acontece quando a prpria pessoa ou familiares j no conseguem dar resposta s necessidades mais bsicas ou por questes de segurana e companhia.

Por vezes, o mais difcil decidir qual a resposta social mais adequada situao concreta, de forma a manter ou promover a autonomia.

Sempre que possvel, deve ser uma escolha e deciso pessoais.

A opo deve ser livre (sua), expressa (autorizada por escrito) e informada (com conhecimento completo dos seus direitos e deveres e da instituio, assim como as regras de funcionamento e dos termos do contrato de prestao de servios).
21

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Partilhe os seus desejos e expectativas com os outros.

Visite vrias instituies e opte pela que mais lhe agradou. Leia com ateno, ou d a ler a algum da sua confiana os documentos disponibilizados (Regulamento Interno, Contrato de Prestao de Servios, entre outros). Pergunte sobre os mtodos e critrios para a seleco dos candidatos e se existe lista de espera e data previsvel de entrada. Pergunte se existem comparticipaes do Estado (nos casos de Instituies Particulares de Solidariedade Social ou equiparadas) e como se define a sua mensalidade de acordo com as mesmas. Fale do seu projecto de vida e desejos futuros aos responsveis pela instituio (faa-se ouvir).

Diga sempre o que precisa e o que espera dos servios que lhe vo prestar.
22

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Tenha especial ateno


Organizao
Alguns exemplos Quais as condies de acesso (o que necessrio fazer e quais os documentos necessrios), Horrios, Mensalidade e como se calcula a comparticipao nos casos das Instituies Particulares de Solidariedade Social

s Instalaes
Alguns exemplos Se lhe transmitem conforto, Se esto devidamente limpas, Se os espaos interiores e exteriores so acessveis a pessoas com mobilidade reduzida
23

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Tenha especial ateno


Ao Funcionamento
Alguns exemplos Que respostas sociais desenvolvem e que servios esto includos, Como funcionam, Qual o pessoal (quantidade em funo do nmero de pessoas a quem prestam apoio e qualificao em funo dos servios prestados), Qual a rotina diria, Quais as actividades de animao e lazer, Se pode haver participao da famlia nas actividades, Se pode ter acesso a um voluntrio para actividades no interior (como por exemplo para leitura de livros, jornais, entre outros) e no exterior (para visitar familiares, amigos, para passeios e outras actividades de lazer), Quais os servios includos no contrato, forma de acesso e respectivos custos
24

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Nos casos em que o apoio na sua casa, deve ainda tomar ateno
Aos servios que lhe vo prestar (alimentao, higiene pessoal e/
ou da habitao, tratamento de roupa, pequenas reparaes ou outros).

Quantas vezes por dia as ajudantes vo sua casa e quanto


tempo ficam nela.

Se pode ser ouvido/a por um/a Assistente Social e/ou Psiclogo/a. Se poder receber apoio aos fins-de-semana e feriados. Se precisar de se deslocar quem o/a poder acompanhar.

25

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Nos casos em que vai viver para uma instituio verifique


Se precisa de pagar alguma cauo (neste caso no se esquea de
exigir o seu reembolso no momento em que terminar o contrato de prestao de servios).

Se sugerem doaes (as doaes no podem configurar como


condio de entrada em qualquer resposta social).

Se existem servios ou materiais / equipamentos pagos parte. Se pode levar objectos pessoais (mobilirio, fotografias, peas
decorativas, entre outros).

Se pode ser ouvido/a por um/a Assistente Social e/ou Psiclogo/a; Se esto includos servios de sade (enfermagem, mdicos,
fisioterapia, entre outros).

Se pode continuar a ser seguido pelo/a mdico/a de famlia; Como esto organizadas as sadas ao exterior e como feito o
transporte e seu pagamento.

Como esto organizadas as visitas dos familiares e amigos.


26

Antes de tomar uma deciso: O que deve Fazer e Saber?

Certifique-se que fica com todas as suas dvidas esclarecidas

Pea sempre cpia do Regulamento Interno da Resposta Social e do Contrato de Prestao de Servios

Pergunte como vai ser o seu dia-a-dia

Se algo estiver mal, no deixe de o dizer. Se for caso disso, escreva no Livro de Reclamaes
27

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social


28

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Tomar a deciso de integrar uma resposta social uma grande mudana na vida de uma pessoa. Como um acto que tem um enorme impacto na sua vida e dos seus familiares, importa medir as vantagens e desvantagens quando for visitar uma instituio. A lista que se segue pretende ajud-lo/a a organizar a informao mais importante e apoi-lo/a na tomada de deciso.

No se esquea de olhar para os pormenores e de registar exactamente o que sentiu!

Essa resposta pode vir a ser a sua nova casa


29

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Tipo de Resposta Social


(ex. Servio de Apoio Domicilirio, Centro de Dia, Lar de Idosos, Centro de Noite, outros)

Identificao da Instituio
Nome da Instituio Nome do Equipamento Morada

Cdigo Postal

Localidade

Telefone

E-mail

Pessoa de Contacto
30

Data da Visita

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Enquadramento Jurdico da Instituio


Instituio Particular de Solidariedade Social (IPSS) ou Equiparada
(ex. cooperativas, casas do povo, fundaes, centros paroquiais, entre outros)

Pblica (Geridas pela Segurana Social) Santa Casa da Misericrdia de Lisboa (SCML) Privada com Fins Lucrativos

Preos
Mensalidade () No Com Extras? Sim


Quais?

No Exige cauo ou jia? Sim


Quais?
31

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Comparticipao
Foi informado sobre como calculada a sua comparticipao? (se for uma Instituio Particular de Solidariedade Social ou equiparada) No Sim


Como?

Nmero de Utentes
Nmero Total de Utentes

Vagas
Existe vaga disponvel? Sim

Lista de Espera

No

Com Lista de Espera?

No

Sim

Qual o nmero de pessoas em lista de espera? Tempo previsvel para integrao?

32

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Funcionamento da Instituio
Horrio de Funcionamento Abertura Dias teis da Semana Dias teis da Semana + Sbado Todos os Dias da Semana Servio Nocturno Horrio das Visitas Entradas e Sadas Existe alguma regra quanto s entradas e sadas? Qual? Perodo de Encerramento Encerramento Frias Datas Especiais Outros Dias Se sim, quais?
33

Encerramento s s s s

Horas Horas Horas Horas

Das Das Das Das

Sim No

Abertura a a a

Datas Datas Datas

De De De

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Funcionamento da Instituio
Documentos que esto afixados em Local bem visvel Licena de Funcionamento / Alvar Sim

No

Mapa de Pessoal / Horrios

Sim

No

Nome do Director Tcnico

Sim

No

Regulamento Interno

Sim

No

Minuta de Contrato de Prestao de Servios

Sim

No

Mapa Semanal das Ementas

Sim

No

Mapa Mensal de Actividades

Sim

No

Prerio (com mximos e mnimos)

Sim

No

Planta / Plano de Emergncia

Sim

No

Identificao da existncia do Livro de Reclamaes


34

Sim

No

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Funcionamento da Instituio
Quais os Servios disponibilizados? Nutrio e Alimentao Fornecimento de Refeies Se sim, quais? Pequeno-almoo Almoo Lanche Jantar Preparao e Confeco de Alimentos (no domiclio) Outros Se sim, quais? Servios Pessoais e de Sade Servios de Higiene Servios de Imagem / Esttica Assistncia Medicamentosa
(mediante prescrio) (ex. cabeleireiro, pedicura, manicura, entre outros)

Sim

No

Sim Sim

No No

Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim

No No No No No No No

Servios de Enfermagem Servios Mdicos Servios de Reabilitao Outros Se sim, quais?

35

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Funcionamento da Instituio
Quais os Servios disponibilizados? Habitao Higiene da Habitao Tratamento de Roupa Pequenas Reparaes Adaptao do Espao e Reparaes no Domiclio Fornecimento / Aluguer de Ajudas Tcnicas / Produtos de Apoio Se sim, quais? Outros Se sim, quais? Sim Sim Sim Sim Sim Sim

No No No No No

No

Acompanhamento ao Exterior Acompanhamento ao Exterior


(ex. para aquisio de bens e servios, visitas a familiares ou amigos, entre outros)

Sim Sim Sim

No No No

Servio de Transporte Outros Se sim, quais?

36

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Funcionamento da Instituio
Quais os Servios disponibilizados? Outros Servios Actividades ldicas e culturais Actividades desportivas Actividades sociais Actividades espirituais / religiosas Outros Se sim, quais? Sim Sim Sim Sim Sim

No No No No No

Segurana, Acessibilidade e Conforto


Segurana De uma forma geral, apresenta formas de controlo e segurana? Sim

(ex. sadas de emergncia, articulao com autoridades policiais, entre outros)

No

Tm um sistema de deteco contra instruso e vigilncia, devidamente autorizado pelas autoridades competentes? Existe um sistema de deteco de incndios? Outros Se sim, quais?

Sim Sim Sim

No No No

37

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Segurana, Acessibilidade e Conforto


Acessibilidade e Espao Exterior de acesso fcil atravs de transportes pblicos? O espao interior est organizado de forma a permitir a mobilidade? Sim

No

(ex. sem escadas, com rampas ou elevadores de acesso a pisos superiores)

Sim

No

Os quartos esto equipados para receber pessoas em cadeiras de rodas ou acamadas? Tem espao exterior acessvel? Outros Se sim, quais? Conforto O espao acolhedor? Tem um ambiente familiar? possvel ter um quarto individual? permitido levar objectos pessoais?
(ex. fotografias, mobilirio, entre outros)

Sim Sim Sim

No No No

Sim Sim Sim Sim Sim

No No No No No

Outros Se sim, quais?


38

O que deve saber quando escolher uma Resposta Social

Avaliao Global
A avaliao global da resposta social foi: Nada satisfeito Pouco satisfeito Satisfeito Muito satisfeito Totalmente satisfeito

Comentrios

39

Contactos teis

Linha Nacional de Emergncia Social VIA Segurana Social

144 808 266 266

Nmero Nacional de Socorro Sade 24 Intoxicaes INEM

112 808 242 424 808 250 143 800 222 444 800 201 040 800 266 666 808 255 255 213 619 542 800 203 531 808 200 084 800 202 148 217 162 969 214 538 709 808 241 107

Linha do Medicamento Linha SOS SIDA Linha SIDA Linha Cancro Linha Contra o Cancro

Linha do Cidado Idoso Provedor de Justia Servio de Informao a Vtimas de Violncia Domstica Alcolicos Annimos Famlias Annimas Loja do Cidado
40

Contactos teis

Linha SOS Deixar de Fumar Sexualidade em Linha Servio de Estrangeiros e Fronteiras Nmero Nacional de Proteco Floresta Programa Turismo Snior SOS Voz Amiga SOS Imigrante Linha Directa do Cidado com Deficincia

808 208 888 808 222 003 808 202 653 117 218 867 785 213 544 545 808 257 257 217 959 545

41

Os seus Contactos

42

Notas

43

Notas

44

808 266 266 Dias teis das 8h00 s 20h00. Estrangeiro: (+351) 272 345 313 E-mail em www.seg-social.pt Fax: (+351) 272 240 900

Anda mungkin juga menyukai