Anda di halaman 1dari 8

Universidade Federal de Gois Instituto de Cincias Biolgicas Licenciatura em Cincias Biolgicas Psicologia da Educao I Prof: Gisele Toassa

Graduandos: Guilherme Moura e Mariana Guimares . 5 perodo

PBLICO X PRIVADO
Diferenas e semelhanas na relao professor/aluno

Goinia, junho de 2011


1

Introduo

Desde o incio da Educao no Brasil, tem -se notado um grande distanciamento entre os colgios da rede pblica e da rede privada. Muito se debate a respeito da eficincia de cada uma (DEMO, 2007). Mas, ser que essas diferenas realmente existem na prtica e se existem, so perceptveis a qualquer um? O objetivo deste trabalho tentar esclarecer algumas dessas inquietaes e dvidas que permeiam estas realidades to distintas entre s i. Foram analisadas duas escolas, relativamente prximas, da cidade de Goinia para verificarmos as semelhanas e as diferenas existentes na relao professor/aluno. Para garantir uma maior credibilidade pesquisa, observamos duas escolas que possuem um professor em comum, para avaliarmos se as relaes entre o mesmo com os alunos das escolas particular e pblica so semelhantes ou diferentes. Para tal, foi escolhido o professor de educao fsica, Marcus Vincius Coimbra1, que leciona em trs colgios nesta Capital, sendo dois da rede pblica e um da rede privada. Visitamos o Colgio Kerygma e o Colgio Estadual Acio Oliveira de Andrade. Por se tratar da disciplina de educao fsica, assistimos duas aulas em cada colgio. Uma destas para analisar a qua dra, que ao nosso ponto de vista exerce uma determinada influncia na aprendizagem dos alunos, e a outra para observar a relao professor/aluno.

Graduado em Educao Fsica pela Universidade Estadual de Gois (ESEFFEGO/UEG) em 2009/1

Observao Colgio Kerygma

O Colgio Kerygma2 uma instituio evanglica vinculada Igreja Luz para os Povos e fica localizado no setor Marechal Rondon (Fama). Fundado em 1991 abrange desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio (maternal ao 3 ano). pioneiro em um novo mtodo em que tem mostrado total eficincia, que a Educao por Princpios, onde o colgio lista uma srie de princpios bsicos nos quais qualquer cidado deve ser formado. Vrios colgios no Brasil tm adotado esse mtodo. O Kerygma considera sete princpios na formao do cidado : Carter; Mordomia; Autogoverno; Plantar e Colher; Soberania; Individualidade e Unio. Na Educao por Princpios esses sete mtodos devem ser trabalhados em todas as disciplinas e em todas as sries. Essa nova forma de pensar a educao, que no visa apenas transmisso de conceitos, ma s tambm a formao do cidado, rendeu ao Kerygma, por trs vezes consecutivas, o Prmio Nacional de Excelncia em Qualidade de Ensino do MEC. O colgio possui uma nica quadra poliesportiva que se localiza fora da rea da escola (no mesmo quarteiro, mas no na mesma rua) onde os alunos so acompanhados no percurso at o local. A quadra divida em dois ambientes: uma ante-sala e a quadra propriamente dita, sendo separadas por uma grade com fechadura. O exterior da quadra no possui identificao e possui algumas pichaes, sendo o porto da quadra fechado e na ante -sala encontramos uma bancada com pia; bebedouros; banheiros (masculino e feminino) limpos com papel e lixeira; almoxarifado; armrios p/ guardar os objetos; extintores de incndio; um depsito de coisas velhas em um espao pequeno e reservado e lixeira. J a quadra propriamente dita coberta e quente, mesmo com a presena de exaustores de ar. A mesma possui um quadro negro, com giz e apagador; dois gols com rede, rede de vlei inteira e uma ta bela de basquete, mas sem rede; uma tela recobrindo toda a quadra; refletores de luz potentes; cones de sinalizao; muitas tomadas (19); tintura nova; uma placa de proibido fumar e tela recobrindo toda a quadra. Foi observada a aula da turma do 1 an o do Ensino Mdio onde os alunos tiveram uma breve aula terica no incio e depois a aula prtica. Como estava prximo aos Jogos Internos do Colgio Kerygma (JICK) os alunos utilizaram as aulas de Educao Fsica para treinos e a aula em questo se tratava de um jogo-treino de vlei.

http://www.colegiokerygma.com.br/

A turma era pequena, possua 32 alunos (a mdia do colgio de 25 alunos por turma) e era organizada. Os alunos possuam um grande respeito pelo professor e o obedeciam sempre. Alguns poucos alunos reclamaram que pelo fato da aula ser de vlei, mas no os impediu de participarem ativamente. A grande maioria dos alunos j cheg ou se alongando sem o pedido do professor. A aula terica foi bastante tranqila e organizada tirando apenas dois momentos em que a aula teve de ser inte rrompida. No primeiro momento, um aluno se desconcentrou brincando com algo enquanto o professor dava os avisos. O professor o mandou jogar o objeto no lixo, porm o aluno se recusou e a turma se conturbou at o aluno se desfazer do objeto. No segundo, uma menina saiu do lugar onde estava sentada e foi brincar com outra, atrapalhando o andamento da aula. O professor pediu para que ela explicasse a matria e a menina no sabendo explicar levou o professor a dizer o porqu ele estava chamando a aten o dela e pediu que ela parasse. Reparamos que ele sempre chamava a ateno dos alunos pelo nome. Em todos os momentos o professor procurou interagir com os alunos e vice versa sempre contextualizando a matria. Os alunos interagiam com o professor mesmo sem serem questionados e os poucos que se dispersavam, continuavam em silncio e quietos. Aps a aula terica, o professor organizou um mini-torneio a fim de proporcionar uma aula prtica do assunto e trein -los para o JICK.

Observao Colgio Acio

Fundado em 1980, o Colgio Estadual Acio Oliveira de Andrad e se localiza no Setor Urias Magalhes. Recebeu este nome em homenagem a um poltico do bairro que fundou vrias escolas , entre elas o Acio. O colgio possui cerca de 1400 alunos divididos em trs turno s regulares e abrange a 2 fase do Ensino Fundamental e Ensino Mdio (do 6 ao 3 ano). Desenvolve um grande trabalho social numa parceria do Governo do Estado de Gois com a Prefeitura Municipal de Goinia. A instituio acolhe educandos de um bairro carente e muito afastado da Capital, um residencial criado pela prefeitura para abriga r famlias retiradas de reas de risco. A Prefeitura patrocina um nibus que leva e busca os estudantes at a escola. A quadra do colgio nica e poliesportiva sendo tota lmente descoberta e fica dentro das dependncias da escola. Ela antiga e sem proteo possui apenas uma muretinha para delimitao, a qual se encontra bastante gasta e pichada. H apenas dois gols com rede estragada e buracos p ara a rede de vlei. A quadra estava muito suja e possua buracos no cho e estava bem deteriorada. Em seu derredor foi encontrada muita sujeira, carrapichos, lixo e terra vermelha e possua apenas duas muretas (bancos) para os alunos ficarem enquanto no esto participando das aulas. Durante o perodo de observao estavam ocorrendo os ensaios da Quadrilha para a Festa Junina do Colgio. Devido a esse motivo se encontravam muitas turmas juntas na quadra, o que resultou em uma desordem, balburdia, por parte dos alunos. Estes era m bastante bagunceiros e dispersos, o professor teve que chamar a ateno vrias vezes e toda hora para tentar prender a ateno dos alunos. Encontramos muitos casais e os alunos eram muito tarados e se provocavam muito entre si com obscenidade, palavr es e agresses fsicas. Os alunos se vestiam de maneira muito inconveniente, muitas alunas, mesmo sendo novas, usavam roupas curtas, vulgares e apresentavam piercings no umbigo. Verificamos que alguns alunos jogavam lixo no cho da quadra, enquanto uma grande parte deles fugia pulando os muros da escola. O colgio era muito desorganizado e isso foi um dos motivos que possibilitou a fuga dos alunos. Um exemplo dessa desorganizao foi que muitas turmas foram liberadas para casa por engano e alguns professor es tiveram que correr atrs dos alunos pelas ruas do setor.

Devido grande quantidade dos alunos, os ensaios eram coordenados por vrios professores e mesmo com ajudantes tiveram que chamar muito a ateno dos alunos. Os alunos chegaram a soltar duas bo mbas no colgio um dos professores xingou os alunos enquanto o Marcus foi verificar o acontecido com calma. Percebemos que alguns professores eram desaforados com os alunos e os xigavam e falavam palavras obscenas.

Consideraes Finais

Aps observarmos atentamente as duas instituies de ensino, conclumos que existem sim muitas diferenas entre colgios pblicos e privados. Percebemos que embora o professor tenha tratado os alunos da mesma forma, estes o trataram de formas diferentes. Enquanto os alunos da rede privada possuam um respeito absoluto pelo professor, os alunos da rede pblica eram desrespeitosos e desaforados. Essa diferena se d graas estrutura apresentada pela escola e formao familiar e social de cada alu no. Os alunos, por possurem crculos sociais completamente distintos entre si, apresentam comportamentos e atitudes divergentes.

Referncias Bibliogrficas

DEMO, Pedro. Escola pblica e escola particular: semelhanas de dois imbrglios educacionais . 183. Ensaio: Avaliao de Polticas Pblicas Educacionais, Rio de Janeiro, v.15, n.55, p. 181 -206, abr./jun. 2007

Anda mungkin juga menyukai