Anda di halaman 1dari 9

3 Encontro

Bolsa Alfabetizao

Psicognese da Lngua Escrita


Ferreiro, Emlia & Teberosky, Ana. Porto Alegre, Artmed, 1985.

Fragmentos

Bolsa Alfabetizao

Psicognese - Fragmentos
Quando se analisa a literatura sobre a aprendizagem da lngua escrita, encontramos, basicamente, dois tipos de trabalho: a) os dedicados a difundir tal ou qual metodologia como sendo a soluo para todos os problemas; b) e os trabalhos dedicados a estabelecer a lista das capacidades ou aptides necessrias envolvidas nessa aprendizagem. (maturidade para a lecto-escrita).

Bolsa Alfabetizao

Psicognese - Fragmentos
Em nenhuma dessas teorias existe o prprio sujeito: o sujeito cognoscente, o sujeito que busca adquirir conhecimento; o sujeito que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia, e trata de resolver as interrogaes que esse mundo provoca. O sujeito que aprende basicamente atravs de suas prprias aes, sobre os objetos do mundo, e que constri suas prprias categorias de pensamento, ao mesmo tempo, que organiza do seu mundo; que introduz a escrita enquanto objeto de conhecimento. Indicao de aprofundamento- leitura da Psicognese, essa parte traz uma boa discusso entre mtodo e processo, que vale a pena discutir com os alunos (pg. 27).
Bolsa Alfabetizao

Psicognese - Fragmentos
Os princpios bsicos dessa concepo:
1) NO IDENTIFICAR LEITURA COM DECIFRADO. At o presente, tanto a psicologia como a pedagogia tm encarado a aprendizagem da leitura como um inevitvel mecanismo de correspondncia entre o oral e o escrito. A leitura no pode ser reduzida a puro decifrado;

Bolsa Alfabetizao

Psicognese - Fragmentos
2) NO IDENTIFICAR ESCRITA COM CPIA DE UM MODELO. Quando se encara a escrita como uma tcnica de reproduo do traado grfico ou como um problema de regras de transcrio do oral, se desconhece que, alm do aspecto perceptivomotor, escrever uma tarefa de ordem conceitual. Portanto, a escrita no cpia passiva e sim interpretao ativa dos modelos do mundo adulto. Longe da caligrafia e da ortografia, quando uma criana comea a escrever, produz traos visveis sobre o papel, mas alm disso, e fundamentalmente, pe em jogo suas hipteses acerca do prprio significado da representao grfica;
Bolsa Alfabetizao

Psicognese - Fragmentos
3) NO IDENTIFICAR PROGRESSOS NA CONCEITUALIZAO COMO AVANOS NO DECIFRADO OU NA EXATIDO DA CPIA.

Se entendemos a aquisio da escrita como produto de uma construo ativa, ela supe etapas de estruturao do conhecimento. O objetivo estudar os processos de construo, independentemente dos progressos escolares (se entende que os progressos na conceitualizao podem coincidir ou no com os avanos escolares).
Bolsa Alfabetizao

Fala antes da tematizao do programa de vdeo


O QUE VERO NO VDEO: ENTREVISTAS INDIVIDUAIS QUE PERMITEM DESCOBRIR AS HIPTESES QUE AS CRIANAS PEM, EM JOGO, NA RAIZ DE CADA UMA DAS TAREFAS PROPOSTAS. TODAS AS TAREFAS SUPEM UMA INTERAO ENTRE O SUJEITO E O OBJETO DO CONHECIMENTO ( A ESCRITA) SOB A FORMA DE UMA SITUAO A SER RESOLVIDA. H UM DILOGO ENTRE O SUJEITO E O ENTREVISTADORDILOGO QUE EVIDENCIA OS MECANISMOS DE PENSAMENTO INFANTIL. AS SITUAES MOSTRAM TANTO SITUAES DE INTERPRETAO DO CDIGO ALFABTICO, TAL COMO APARECE NO COTIDIANO, COMO SITUAES DE PRODUO GRFICA. EM TODAS AS TAREFAS PROPOSTAS, FORAM INTRODUZIDOS ELEMENTOS CONFLITIVOS (OU AO MENOS POTENCIALMENTE CONFLITIVOS), CUJA SOLUO REQUEREU, POR PARTE DA Bolsa Alfabetizao CRIANA, UM RACIOCNIO REAL.

Sugesto de orientaes para estudo da introduo da Psicognese - da pg.. 15 38 com os alunos


Defesa de uma concepo de alfabetizao. Pensar em algo que ajude a compreender a profundidade do assunto- a leitura para isso. 1 parte- ela faz uma leitura do tema alfabetizao no contexto poltico da Amrica Latina. Relacionar pedagogia e poltica. Listar argumentos em defesa de uma certa pedagogia em funo das posies ideolgicas na Amrica Latina. 2 parte- levanta os princpios que nortearam a pesquisa sobre a alfabetizao: localizar esses princpios no texto, grifar e pensar nas suas implicaes.

Bolsa Alfabetizao

Anda mungkin juga menyukai