Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DHT - DPUR HISTRIA DA ARTE E ARQUITETURA

1 HISTRIA DA CIDADE E URBANISMO 1

A REFORMA PEREIRA PASSOS

GRUPO (TURMA): BERNARDO NOUVEL (A), FABIANO ARARUNA (A), JOO PEDRO (D), LEANDRO NASCIMENTO (A), THOMAS RIBEIRO(A).

RIO DE JANEIRO NOVEMBRO 2008 CLUDIA NBREGA JLIO C. RODRIGUES

1- Biografia Francisco Pereira Passos (Pira, 29 de agosto de 1836 12 de maro de 1913) foi um engenheiro brasileiro e prefeito da cidade do Rio de Janeiro entre 1902 e 1906, nomeado pelo presidente Rodrigues Alves. Filho de Antnio Pereira Passos, baro de Mangaratiba, e de Clara Oliveira. At os catorze anos foi criado na Fazenda do Blsamo, em So Joo Marcos, atualmente distrito de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. Em maro de 1852 ingressou na ento Escola Militar, atual Escola Politcnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - antiga Universidade do Brasil onde se formou em 1856 como Bacharel em Cincias Fsicas e Matemticas o que lhe dava o Diploma de Engenheiro Civil. Foi colega de turma de Benjamin Constant. Estudou na Frana de 1857 ao final de 1860, onde assistiu a reforma urbana de Paris promovida por Haussmann. A estada em Paris exerceu profunda influncia em Passos, que iria dedicar-se engenharia ferroviria e ao urbanismo. Em sua volta ao Brasil, em 1860, Pereira Passos dedica-se construo e expanso da malha ferroviria brasileira, sob a demanda da economia cafeeira. Voltou Europa em 1871, na companhia do Baro de Mau, como inspetor do Governo Imperial. Na Europa, estudou os sistemas ferrovirios europeus e se inspirou na estrada de ferro sua, a que subia o Monte Righi com inclinaes de at 20%, para executar o prolongamento da estrada de ferro da serra de Petrpolis. Sistema que seria ainda usado posteriormente na primeira estrada turstica do Brasil, a Estrada de Ferro Corcovado. Foi nomeado engenheiro do Ministrio do Imprio em 1874, cabendo a Pereira Passos acompanhar todas as obras do governo imperial. Integrou a comisso que iria apresentar o plano geral de reformulao urbana da capital, incluindo o alargamento de ruas, construo de grandes avenidas, canalizaes de rios entre outras medidas urbanas e sanitrias. O levantamento realizado de 1875 a 1876 seria a base do futuro plano diretor da cidade, posto em prtica na administrao de Passos como prefeito.

2- A situao do Rio no incio do sculo XX No incio do sculo XX, o Rio de Janeiro passava por graves problemas sociais, decorrentes, em grande parte de seu rpido e desordenado crescimento, alavancado pela imigrao europia e pela transio do trabalho escravo para o trabalho livre. Na ocasio em que Pereira Passos assume a Prefeitura da cidade, o Rio de Janeiro, com sua estrutura de cidade colonial, possua quase um milho de habitantes carentes de transporte, abastecimento e escoamento de gua, programas de sade e segurana. No centro do Rio de janeiro a Cidade Velha e adjacncias eclodiam habitaes coletivas insalubres (cortios), epidemias de febre amarela, varola, colra, conferindo cidade fama internacional de porto sujo ou cidade da Morte, como se tornara conhecida. A reforma urbana de Pereira Passos, perodo conhecido como Bota-abaixo, visou o saneamento, o urbanismo e o embelezamento, a fim de atrair capital estrangeiro e dar ao Rio de Janeiro ares de cidade moderna e cosmopolita. No alvorecer do sculo XX, o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais, decorrentes, em larga medida, de seu crescimento rpido e desordenado. Com o declnio do trabalho escravo, a cidade passara a receber grandes contingentes

de imigrantes europeus e de ex-escravos, atrados pelas oportunidades que ali se abriam ao trabalho assalariado. Entre 1872 e 1890, sua populao duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes. O incremento populacional e, particularmente o aumento da pobreza, agravaram a crise habitacional, trao constante da vida urbana no Rio desde meados do sculo XIX. No por acaso, os higienistas foram os primeiros a formular um discurso articulado sobre as condies de vida na cidade, propondo intervenes mais ou menos drsticas para restaurar o equilbrio daquele "organismo" doente. O primeiro plano urbanstico para o Rio de Janeiro foi elaborado entre duas epidemias muito violentas (1873 e 1876), mas uma ao concreta nesse sentido levaria cerca de trs dcadas para se realizar. Foi a estabilidade poltico-econmica, a duras penas alcanada no governo Campos Sales (1898-1902), que permitiu ao seu sucessor, Rodrigues Alves, promover, entre 1903 e 1906, o ambicioso programa de renovao urbana da capital. Tratada como questo nacional, a reforma urbana sustentou-se no trip saneamento abertura de ruas embelezamento, tendo por finalidade ltima atrair capitais estrangeiros para o pas. Era preciso sanear a cidade e, para isso, as ruas deveriam ser necessariamente mais largas, criando condies para arejar, ventilar e iluminar melhor os prdios. Ruas mais largas estimulariam igualmente a adoo de um padro arquitetnico mais digno de uma cidade-capital.

3- Incumbncias como Prefeito Nomeado prefeito pelo presidente Rodrigues Alves, ao lado de Lauro Mller, Paulo de Frontin e Francisco Bicalho, promoveu uma grande reforma urbanstica na cidade, com o objetivo de transform-la numa capital nos moldes franceses. Inspirado nas reformas de Haussmann, em quatro anos Pereira Passos transformou a aparncia da cidade: aos cortios (locais serviam de moradia queles que no seriam bem quistos na "cidade higienizada") e ruas estreitas e escuras, sobrevieram grandes boulevares, com imponentes edifcios, dignos de representar a capital federal.

Avenida Central. esquerda o Teatro Municipal e direita a Escola Nacional de Belas Artes. Foto de Marc Ferrez (1909).

Alargamento e abertura de ruas Com a finalidade de saneamento e ordenao da malha de circulao viria, Pereira Passos demoliu casares, abriu diversas ruas e alargou outras. O alargamento das ruas permitiu o arejamento, ventilao e melhor iluminao do centro e ainda a adoo de uma arquitetura de padro superior. Foram abaixo todos os prdios paralelos aos Arcos da Lapa e o Morro do Senado, a fim de liberar passagem para a Avenida Mem de S. Para a abertura da Avenida Passos, foi demolido o Largo de So Domingos. Aps a concluso alargamento da Rua da Vala (atual Rua Uruguaiana) em 1906, que custou a demolio de todo o casario de um dos lados da rua, esta passou a abrigar as melhores lojas do incio do sculo. Foi tambm em sua administrao que ocorreram as obras de abertura das avenidas Beira-Mar e Atlntica, alm do alargamento da Rua da Carioca, Sete de Setembro, dentre outras obras.

Avenida Central Pereira Passos idealizou e realizou a Avenida Central, com 1.800 metros de comprimento e 33 metros de largura, a atual Avenida Rio Branco, um dos mais importantes logradouros da cidade ainda hoje, a exercer o papel de centro econmico e administrativo. considerada um dos marcos de sua administrao.

Avenida Beira Mar As obras da Avenida Beira Mar, iniciadas logo que assumiu, foram inspecionadas pessoalmente. Esta ligaria o centro da cidade at o Morro da Viva. A avenida foi uma forma eficiente de ligar as extremidades da cidade, sendo esta ligao reforada posteriormente pela abertura de tneis.

4 - Obras importantes As obras de maior vulto - a modernizao do porto, a abertura das avenidas Central e do Mangue e o saneamento foram assumidas pelo governo federal. A demolio do casario do centro antigo, a abertura e o alargamento de diversas ruas e o embelezamento de logradouros pblicos foram atribudos prefeitura da capital.

1903 - Inaugurao do Pavilho da Praa XV 1903 - Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos) at a Rua Marechal Floriano 1903 - Inaugurao do Jardim do Alto da Boa Vista 1903 - Demolies do Morro do Castelo 1903 a 1904 - Alargamento da antiga Rua da Prainha (atual Rua do Acre) 1904 - Construo do Aqurio do Passeio Pblico 1904 - Obras na Rua 13 de Maio 1905 - Incio da Construo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado em 1909) 1905 - Inaugurao da nova estrada da Tijuca 1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Marechal Floriano at o Largo de Santa Rita 1905 - Alargamento da Rua do Catete

1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana 1905 - Inaugurao da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), marco de sua administrao 1905 - Decreto para a construo da Avenida Atlntica, em Copacabana 1905 - Inaugurao da Escola-Modelo Tiradentes 1905 - Abertura da Rua Gomes Freire de Andrade 1905 - Abertura da Avenida Maracan 1906 - Alargamento da Rua da Carioca 1906 - Inaugurao da fonte do Jardim da Glria 1906 - Inaugurao da nova Fortaleza na Ilha de Lag 1906 - Inaugurao do palcio da exposio permanente de So Luiz (futuro Palcio Monroe) 1906 - Concluso das obras de melhoramento do porto do Rio de Janeiro e do Canal do Mangue 1906 - Inaugurao das obras de melhoramento e embelezamento do Campo de So Cristvo 1906 - Aterramento das praias do Flamengo e Botafogo, com construo de jardins; 1906 - Inaugurao do alargamento da Rua 7 de Setembro, entre as avenidas Central e Primeiro de Maro 1906 - Inaugurao da Avenida Beira-Mar 1906 - Reforma do Largo da Carioca 1906 - Construo do Pavilho Mourisco, em Botafogo 1906 - Construo do Restaurante Mourisco, prximo estao das barcas, no Centro 1906 - Melhorias no abastecimento de gua da cidade. Outros feitos Foi presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Construo da Estrada de Ferro do Corcovado (a primeira estrada de ferro turstica do Brasil).

5- As conseqncias da Reforma Apesar das melhorias sanitrias e urbansticas, o plano de Pereira Passos implicou em alto custo social, com o incio das formaes de favela na cidade. A reforma promoveu uma grande valorizao do solo na rea central, ainda ocupada parcialmente pela populao de baixa renda. Cerca de 1.600 velhos prdios residenciais foram demolidos. A partir destas demolies a populao pobre do centro da cidade se viu obrigada a morar com outras famlias, a pagar altos aluguis ou a mover-se para os subrbios, uma vez que insuficientes habitaes populares foram construdas em substituio s que foram demolidas. Parte considervel da imensa populao atingida pela remodelao permanece na regio e os morros situados no centro da cidade - Providncia, Santo Antonio, entre outros - outrora pouco habitados, sofrem uma rpida ocupao, alavancando uma forma de habitao popular que marcaria a configurao da cidade at os dias de hoje: a favela. Apoiada nas idias de civilizao, beleza e regenerao fsica e moral, a reforma promoveu uma intensa valorizao do solo urbano da rea central, atingindo como um cataclisma a populao de baixa renda que ali se concentrava. Vrios prdios residenciais, e construes coloniais foram demolidos. Parte considervel da imensa massa atingida pela remodelao permaneceria no centro, em suas franjas e fendas deterioradas, pois, apesar do rpido crescimento da zona norte e dos subrbios, essas reas no constituam alternativa de moradia para os que

sobreviviam de biscates ou recebiam dirias irrisrias. Serviam apenas aos que possuam remunerao estvel e suficiente para as despesas de transporte, aquisio de terreno, construo ou aluguel de uma casa. Nesse contexto aflorou na paisagem do Rio, ao lado das tradicionais habitaes coletivas que se disseminaram nas reas adjacentes ao centro (Sade, Gamboa e Cidade Nova), uma nova modalidade de habitao popular: a favela. Em fins de 1905, uma comisso nomeada pelo governo federal para examinar o problema das habitaes populares constatou que as demolies de prdios iam muito alm de todas as expectativas, forando a populao a "ter a vida errante dos vagabundos e, o que pior, a ser tida como tal". O relatrio da mesma comisso fazia referncia ao Morro da Favela (atual Providncia) "pujante aldeia de casebres e choas, no corao mesmo da capital da Repblica, a dois passos da Grande Avenida" que emprestaria seu nome ao, at hoje, mais destacado cone da segregao social no espao urbano da cidade. A reforma da capital constituiu, sem dvida, uma ruptura no processo de urbanizao do Rio de Janeiro, um ponto de inflexo no qual a "cidade colonial" cedeu lugar, de forma definitiva "cidade burguesa", moderna, do sculo XX, que tinha como parmetros as metrpoles europias. Em novembro de 1906, quando Rodrigues Alves Passou a faixa presidencial a Afonso Pena, o Rio remodelado e saneado j era apresentado como "a cidade mais linda do mundo", a "cidade maravilhosa".

A Cidade Maravilhosa Aps as obras de Pereira Passos e o trabalho do sanitarista Oswaldo Cruz o Rio de Janeiro perdeu o apelido de Cidade da Morte e ganhou o ttulo de Cidade Maravilhosa e realizou a Exposio Nacional de 1908, idealizada pelo presidente Afonso Pena para festejar o Centenrio da abertura dos portos.

Bibliografia: Francisco Pereira Passos. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pereira_Passos e http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/TeatroMunicipal-MFerrez1909.jpg e http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Teatro_municipal_rio_1905.jpg. Acesso em: 25 nov., 2008. Francisco Pereira Passos (1836-1913). Disponvel em: http://catalogos.bn.br/redememoria/perpassos.html. Acesso em: 25 nov., 2008. O Rio de Pereira Passos. Disponvel em: http://www.areliquia.com.br/Artigos %20Anteriores/44mobimp.htm. Acesso em: 25 nov., 2008. Pereira Passos, vida e obra. Disponvel em: http://www.aguaforte.com/osurbanitas4/PinheiroFialho2006.html. Acesso em: 25 nov., 2008. Blog CopacabAna de Toledo. Disponvel em: http://www.copacabanadetoledo.blogger.com.br/avcentral1906.jpg. Acesso em: 25 nov., 2008. Blog do Jornal do Brasil Online, Prefeito Pereira Passos. Disponvel em: http://www.jblog.com.br/media/41/20071228-03011903%20-%20blog%20capa %201.jpg. Acesso em: 25 nov., 2008. A reforma Urbana. Disponvel em: http://www2.prossiga.br/ocruz/riodejaneiro/reforma/reformaurbana.htm. Acesso em: 25 nov., 2008. Bairro do Catete Os Presidentes No Palcio Rodrigues Alves. Disponvel em: http://www.bairrodocatete.com.br/rodriguesalves.html. Acesso em: 25 nov., 2008. lbuns da web do Picasa, lbum de Bia. Disponvel em: http://picasaweb.google.com/agpbia/RioDeJaneiroNoTempoDaVov#511313970281194 8978 e http://picasaweb.google.com/agpbia/RioDeJaneiroNoTempoDaVov#512058980423202 162. Acesso em: 25 nov., 2008.

Anda mungkin juga menyukai