Anda di halaman 1dari 3

SISTEMA MUSCULAR Os msculos so rgos constitudos basicamente por tecido muscular, cujas clulas so especializadas em contrair-se.

Existem trs tipos de tecidos musculares no corpo humano: estriado esqueltico, estriado cardaco e no-estriado (liso). Estriado esqueltico: formados por feixes de fibras cilndricas muito longas, so tecidos musculares responsveis pelos movimentos voluntrios. Estriado cardaco: tecido muscular que forma a camada muscular presente no corao, conhecida como miocrdio e trabalham com movimentos involuntrios. No-estriado (liso): presentes em rgos internos (como tubo digestivo) e se caracterizam por movimentos mais lentos que os tecidos estriados esquelticos, alm de trabalharem com movimentos involuntrios, assim como o tecido presente no miocrdio.

As extremidades dos msculos estriados esquelticos so geralmente afiladas e terminam em cordes fibrosos altamente resistentes de tecido conjuntivo, os tendes. Estes ligam os msculos aos ossos, que so os pontos de apoio da ao muscular. Ao contrairse, os msculos puxa os ossos aos quais esto ligado, entretanto, ao distender-se, no consegue empurrar os ossos. Para resolver esse problema, geralmente os musclos atuam em duplas, com movimentos contrrios (antagnicos): enquanto a contrao deles produz o movimento em um sentido, a contrao do outro produz movimento no sentido contrrio. A contrao muscular pode ser isotnica ou isomtrica. Quando o msculo encurta durante a contrao, fala-se em contrao isotnica. No caso se no ocorrer encurtamento do msculo durante a contrao, fala-se em contrao isomtrica.

Funes dos Msculos

Produo dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. Estabilizao das Posies Corporais: A contrao dos msculos esquelticos estabilizam as articulaes e participam da manuteno das posies corporais, como a de ficar em p ou sentar. Regulao do Volume dos rgos: A contrao sustentada das faixas anelares dos msculos lisos (esfncteres) pode impedir a sada do contedo de um rgo oco.

Movimento de Substncias dentro do Corpo: As contraes dos msculos lisos das paredes vasos sangneos regulam a intensidade do fluxo. Os msculos lisos tambm podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os msculos esquelticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o corao. Produo de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo msculo usado na manuteno da temperatura corporal.

Grupos Musculares Existem aproximadamente 650 msculos esquelticos em um ser humano. Entretanto, o nmero exato difcil de ser determinado porque as diferentes fontes (livros conceituados) agrupam os msculos de maneira diferente. Os msculos so divididos em 5 grupos:

Cabea: Msculos subcutneos da cabea (subcutneos do crnio, do pavilho


auricular, das plpebras, do nariz, da boca), mastigadores, dos rgos dos sentidos (dilatador da pupila, tensor do tmpano, superior da plpebra etc) e viscerais (da lngua e do palato mole).

Pescoo: Msculos viscerais (da frainge, da laringe), vertebrais anteriores e laterais


etc.

Tronco: Msculos do dorso, do trax, do abdome, da pelve e perneos. Membro superior: Msculos da coluna vertebral, da cavidade torxica, do ombro, do
brao, do antebrao e das mos.

Membro inferior: Msculos da anca, da coxa, da perna e do p.

Principais doenas no sistema muscular Fibromialgia: doena crnica caracterizada por dor e rigidez muscular, em tendes e articulaes. Alm disso, est relacionada a distrbios do sono, fadiga, ansiedade, depresso e alteraes intestinais. Miopatias: as miopatias so doenas musculares que se apresentam ao nascimento decorrentes de defeitos em genes que codificam protenas musculares. A perda ou disfuno dessas protenas leva ao aparecimento de caractersticas morfolgicas

especficas nos msculos, que podem ser observadas em estudos ao microscpio (bipsia). Distrofia Muscular: o termo distrofia muscular refere-se a um grupo de mais de 30 doenas genticas que causam fraqueza progressiva e degenerao dos msculos esquelticos usados durante o movimento voluntrio. Essas doenas variam em idade do aparecimento, gravidade e padres dos msculos afetados. Todas as formas de distrofia muscular ficam piores medida que os msculos degeneram progressivamente e enfraquecem. A maioria dos pacientes acaba perdendo a capacidade de caminhar. Poliomiosite ou Dermatomiosite: a poliomiositeou dermatomiosite uma doena inflamatria que afecta o sistema muscular. Tem um desenvolvimento gradual e geralmente aparece na segunda dcada de vida. O principal sintoma a fraqueza muscular (principalmente nos msculos do tronco):leva a dificuldades em adquirir posio erecta, em subir escadas, levantar objectos, entre outras.

Anda mungkin juga menyukai