Anda di halaman 1dari 3

AULA 09

A ESTRUTURA DO CONHECIMENTO Penso, logo existo (Ren Descartes) A mente humana uma tabula rasa (John Locke)

COMO O HOMEM CONHECE A VERDADE? O CONHECIMENTO FRUTO SOMENTE DA EXPERINCIA OU SOMENTE DA RAZO?

Aps o estabelecimento da cincia moderna surge um novo problema para os filsofos: Como o homem conhece a realidade/verdade? Nos sculos XVII e XVIII, duas correntes filosficas

opostas, e que iro orientar todo o pensamento moderno, tentam explicar como o processo que permite ao homem apreender a realidade/verdade. So elas: EMPIRISMO o termo empirismo tem origem no grego empeiria, que significa experincia sensorial. Para os empiristas todo saber s poderia vir dos sentidos (viso, audio, tato, etc.), da experincia sensvel, sendo os dados fornecidos pelos sentidos a fonte de todo nosso conhecimento. No se pode duvidar de que todos os nossos conhecimentos comeam com a experincia, porque, com efeito, como haveria de exercitar-se a faculdade de se conhecer, se no fosse pelos objetos que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmos representaes, e de outra parte, impulsionam a nossa inteligncia a compar-los entre si, a reuni-los ou separ-los, e deste modo elaborao da matria informe das impresses sensveis para esse conhecimento das coisas que se denomina experincia? (KANT, 1980)

Nega a existncia de ideias inatas. A mente humana uma tabula rasa na qual os sentidos vo imprimindo ideias simples ao longo da vida e, a partir dessas ideias simples, o intelecto vai construindo ideias complexas. Exemplo de ideias simples a partir das impresses dos sentidos: rosas, brancas, perfume. Exemplo de ideia complexa a partir de ideias simples: As rosas so brancas e perfumadas. RACIONALISMO o termo racionalismo deriva do latim ratio, que significa razo. Para essa corrente, o pensamento era a nica fonte confivel de conhecimento, a razo pura (a razo sem influncia dos sentidos empricos) a maior (ou nica) fonte do conhecimento e nela residiria a

verdade universal. Conforme os racionalistas, os sentidos no so confiveis, pois eles podem nos enganar.

Surge desse modo uma questo que no se pode resolver primeira vista: ser possvel um conhecimento independente da experincia e das impresses dos sentidos? Tais conhecimentos so denominados a priori, e distintos dos empricos, cuja origem e a posteriori, isto , da experincia. (KANT, 1980)

Segundo Descartes, a nica coisa que resiste a prpria dvida a razo, sendo ela considerada como a primeira verdade absoluta da filosofia. Para ele, existem algumas ideias no derivadas da experincia que se sobrepem a razo, as ideias inatas. Essas ideias existem em ns, no mais profundo do nosso ser, e cabe a ns pensa-las ou no, existindo elas pelo entendimento sem recorrer experincia.

(...) quando comeo a descobri-las, no me parece aprender nada de novo, mas recordar o que j sabia. Quero dizer: apercebo-me de coisas que estavam j no meu esprito, ainda que no tivesse pensado nelas. E, o que mais notvel, que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que no podem ser consideradas um puro nada. Ainda que no tenham talvez existncia fora do meu pensamento elas no so inventadas por mim. Embora tenha liberdade de as pensar ou no, elas tm uma natureza verdadeira e imutvel. (DESCARTES, 1987)

"Crown of thorns" The image appears to expand and rotate. Copyright Akiyoshi Kitaoka 2009 (January 17)

Ela parece estar se movendo, no verdade? Mas como isso possvel, se ela um desenho? Ser que podemos confiar nos nossos sentidos plenamente? Pense sobre isso.

Material de referncia para a preparao da aula: DESCARTES, R. Les mditations mtaphysiques. Coleo les oeuvres philosophiques. Editora Bordas, 1987. KANT, I. Crtica da razo pura. In Kant. So Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores), 1980.

Anda mungkin juga menyukai