Anda di halaman 1dari 11

PROJETO DE CHOCADEIRA EM CAIXA DE MADEIRA Este projeto contm todas as medidas e materiais envolvidos na construo dessa chocadeira ou incubadora

de ovos automtica. Vamos utilizar uma caixa de madeira com as seguintes medidas externas: O ideal compensado (MDF) de 15 mm de espessura.

1- Comeamos pela grade de rolagem dos ovos. Definimos a quantidade de ovos que vamos processar: 84 Ovos de Galinha = 21 dias de incubao

Permetro do ovo = 13,6 cm, Meio permetro = 6,8 cm. Adotamos 6,5 cm . A distncia da rolagem exatamente metade do permetro do ovo de galinha deitado. Calculamos o tamanho da grade de rolagem dos ovos de galinha. Voc vai fazer uma grade para rolagem dos ovos. Usando fio de 3 mm fio de arame galvanizado rgido. Pode usar outro processo tambm. Com as seguintes dimenses.

Voc pode comprar um pedao de tela Galvanizada Soldada com este espaamento ou aproximado em qualquer loja de materiais de construo. Calculamos o tamanho da grade de rolagem dos ovos de codorna: 260 Ovos de Codorna = 16 dias na incubao

Permetro = 6,9 cm, Meio permetro = 3,45 cm. Adotamos 3,7 cm

2 - Definimos o tamanho da bandeja dos ovos: Medidas internas da bandeja 62 cm X 43 cm Medidas externas da bandeja 65 cm X 46 cm

Cortar dez madeiras com: Duas de 43 X 3 X 1,5 cm para correr a bandeja Duas de 43 X 3 X 1,5 cm Duas de 65 X 3 X 1,5 cm para fazer a bandeja Duas de 62 X 1 X 1 cm para engradado interno Trs de 41 X 1 X 1 cm para engradado interno

Colocar nesta armao uma tela furada e resistente de modo a suportar o peso dos ovos, pode ser de nylon ou de arame com vazamento de 0,5 cm quadrado. Prenda como voc achar melhor.

Aspecto da bandeja mais a grade de rolagem:

Instalando a bandeja mais a grade de rolagem dentro da caixa de madeira:

A fixao da madeira de apoio da bandeja deve ser com quatro parafusos, arruelas e porcas em cada lado, mas pode usar pregos adequados. Continuando o projeto:Observe as posies da lmpada, do sensor , dos furos de ventilao, da barra de apoio da bandeja.

As lmpadas so presas uma de cada lado, pode usar bocal de baquelita ou loua. Usar 2 lmpadas de 60 W . Procure colocar o termmetro no mesmo nvel do sensor porm no lado oposto. Com cuidado para no quebrar. Observar a temperatura estabilizar em 37,5 C . Fazer 12 furos para ventilao de 1 cm de dimetro na base; quatro prximos a lateral, quatro prximos a outra lateral e quatro no meio da base conforme a figura acima. Observar que os recipientes de gua no devem tampar os furos de ventilao. Colocar nos furos uma tela fina para evitar a entrada de insetos se for necessrio, fazer um furo maior no teto da caixa com 3 cm de dimetro. Este o furo de ventilao superior, deve ser feita uma tampa mvel para este furo, pois ela ser aberta gradualmente.

A colocao do vidro, como visor, fica a critrio do montador, contanto que considere a vedao usando massa de calafetar. O termmetro deve ser fixado no meio do visor para se proceder a leitura sempre que necessrio. Quando prximo do nascimento dos pintinhos o termmetro deve ser removido para evitar que os pintinhos o quebrem. Identificao de todos os elementos envolvidos:

Para a colocao da bandeja de ovos na chocadeira.

Detalhes da dobradia: Ficam localizadas na parte inferior da tampa.

Como fechar. Dois pequenos trincos em cima, um de cada lado .

Detalhes da montagem da grade, realizar soldas nos locais indicados, se voc fizer com arames liso.

Posio do visor

Ao nvel dos ovos, de modo que o termmetro fique com o sensor de leitura nivelado com os ovos e a coluna de leitura fique visvel no visor. Medidas das peas de madeira:

COMO UTILIZAR A CHOCADEIRA INSTALAO Instale sua chocadeira sobre uma mesa de madeira em local arejado. No colocar em superfcie fria, longe de raios solares e fortes ventos. OVOS Escolha ovos de galinha ou com boa mdia de postura, descartando a ms poedeiras. Os ovos devem ser depositados com a ponta virada para baixo. Em um local fresco e arejado, coloque-os em um tabuleiro com areia fina e devem ser virados duas vezes ao dia para que o ar em seu interior no cole na casca. UMIDADE O recipiente para gua fornece umidade para a chocadeira e no meio da incubao devese completar seu nvel da gua, use uma mangueira fina pela tampa frontal , importante que tenha umidade no interior da cmara de chocagem. VENTILAO No teto da chocadeira contm a tampa de ventilao esta tampa dever permanecer fechada durante as primeiras 48 horas, depois deste perodo abra metade do furo e; para galinha permanea assim at o 10 dia da incubao, para codorna permanea assim at o 7 dia da incubao depois abra totalmente at o fim da incubao. PR-AQUECIMENTO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Coloque gua no recipiente at 1 cm da borda Coloque a bandeja mais a grade. Instale o controlador trmico (Termostato) ou na parte superior ou na lateral Instale o sensor no nvel dos ovos. Instale o termmetro na face oposta ao do sensor no visor de modo a poder ser feito a leitura e posteriormente ser removido. Coloque as lmpadas de 60 W. Feche a chocadeira com a tampa de ventilao fechada,(furo de cima) ligue e aguarde aquecer. Depois de 1 hora verifique a temperatura do termmetro. Proceda a calibrao da temperatura interna da incubadora at atingir 37,7 C. Estando calibrado em 37,7 aguarde mais uns vinte minutos para ter certeza. C, O tempo de aquecimento interno da cmara , varia de local para local. INCUBAO Aps o pr-aquecimento abra a chocadeira, retire a bandeja com a grade e coloque os ovos na grade que est na bandeja, no colocar ovos no espao destinado ao movimento da grade depois coloque a bandeja com os ovos na chocadeira pr-aquecida. Faa coincidir a chapa de rolagem com o furo da chave de rolagem. Procure evitar perder a calor armazenado no interior da chocadeira. A temperatura da chocadeira vai cair, mas no se preocupe pois os ovos esto frios e logo iro atingir a temperatura de chocagem.

NASCEDOURO Aps eclodirem os ovos, os pintinhos devero permanecer na incubadeira por 24 horas. CONSIDERAES FINAIS Comece a montagem pala bandeja de ovos, verifique as medidas internas da chocadeira para que a bandeja fique livre e justa no interior dela. Construa a grade de rolagem dos ovos, cheque se ela corre livre dentro da bandeja. Faa o apoio da bandeja dentro da caixa e analise como colocar e tirar a bandeja. Faa os doze furos inferiores. Quatro em um lado, quatro no outro e quatro no meio. Vede os furos com telas para no entrar insetos, permitindo s a ventilao se for necessrio. Providencie o recipiente de gua, se for dois, timo, se for vrios , no tem problema. Avalie como voc vai colocar gua neles depois de iniciado o processo de incubao. Faa o teste antes com uma mangueira fina e deposite gua nos recipientes. Instale o Controlador Trmico e fixe o sensor trmico no interior da caixa. Defina o local do termmetro , avalie a sua insero e remoo da caixa de modo a ser prtico. Instale as lmpadas, faa o furo de ventilao e sua tampa para calibrar a passagem do ar no processo da incubao. Se precisar alterar alguma medida , lembre-se que quase todas sero alteradas.

Anda mungkin juga menyukai