Anda di halaman 1dari 4

Comunicao e Profisso

TRABALHO

Ficha de Caracterizao d o Trabalho


Ttulo: A importncia da comunicao com o olhar. Resumo: Apresenta-se sumariamente a importncia do olhar na comunicao. Complementase a abordagem referindo a relao entre a cultura e o olhar, finalizando com algumas sugestes relevantes se pretendermos saber olhar. URL: http://student.dei.uc.pt/~adaniel/cp/trabalho2.pdf Data: 1 de Dezembro de 2003 Esforo: 25 h Motivao: Curiosidade face ao tema Aprendizagem: Diferentes conceitos importantes segundo vrios autores sobre a temtica do olhar Contedos: O olhar e como se desenvolve o processo de olhar, o olhar de diferentes culturas, como saber olhar Processos: Escrever um artigo cientfico e metodologiar essa escrita Futuro: Realizar uma apresentao pblica sobre o trabalho Sequncia: no h para j

Departamento de Engenharia Informtica, Universidade de Coimbra

2003/2004

Licenciatura em Engenharia Informtica

COMUNICAO & PROFISSO

A IMPORTNCIA DA COMUNICAO COM O OLHAR


por lvaro Daniel de Sousa e Santos Rodrigues
Sumrio. Apresenta-se sumariamente a importncia do olhar na comunicao. Complementa-se a abordagem refe rindo a relao entre a cultura e o olhar, finalizando com algumas sugestes relevantes se pretendermos saber olhar. Palavras-chave. Comunicao no verbal, olhar, importncia do olhar.

1. Introduo
Pode-se dizer que no h quase nada que possamos esconder a quem saiba como e onde olhar. De facto o olhar um dos componentes principais da comunicao no verbal entre seres humanos. Por isso mesmo o seu estudo importante para uma melhor relao interpessoal. Este artigo tem como objectivo principal descrever a importncia da comunicao com o olhar. Para alcanar o objectivo proposto recorreu-se a pesquisa bibliogrfica. O artigo est organizado num nico captulo, seguido das concluses.

Jean Paule Sartre sugeriu que o contacto visual o que nos faz ter a conscincia da presena de outro ser humano consciente e com intenes prprias. Quando os olhos se encontram nota-se um entendimento de ser humano a ser humano (5). Quando duas pessoas se encontram, em qualquer circunstncia, e estabelecem um contacto visual, vem-se num estado de conflito, j que querem olhar uma para a outra e ao mesmo tempo olhar para outra direco. Deste conflito surge uma srie de movimentos oculares, de um lado para o outro (6). Deste modo Fast (2001) refere que a tcnica mais importante na utilizao dos olhos a forma como se olha ou fixa. Assim, o comportamento dos olhos pode revelar mu ito sobre o relacionamento entre pessoas. Por exemplo, frequente observarmos um olhar fixo, isto um olhar pasmado, nos espectadores de um teatro, j que se sabe que esse olhar no vai embaraar os actores, pois estes esto concentrados na sua personagem e encenao. Contudo se um desses actores se juntar ao pblico e for alvo desses mesmos olhares fixos j se vai sentir incomodado (4). Para compreender porque as regras do olhar humano so to complexas, necessrio considerar que so vrias as razes que nos levam a querer olhar em outra direco. No caso de jovens namorados, quando experimentam as primeiras emoes intensas da atraco mtua, existem alguns padres flagrantes para o olhar. Se ambos so tmidos podem passar um tempo considervel a desviar o olhar. Algumas vezes esse olhar desviado to intenso que parece haver, por exemplo, alguma coisa fascinante no cho, junto aos ps deles, o que corresponde internamente ao conflito entre o receio e a atraco sexual. medida que o namoro progride, ou seja que a ntimidade i aumenta, os olhos de ambos encontram-se mais frequentemente, podendo estabelecer-se longos olhares ou olhares profundos (6). Este processo de namoro assemelha-se com o desenvolvimento da relao entre as pessoas num grupo. As etapas so semelhantes, fortalecendo um vnculo cada vez maior de amizade, com afectividade e respeito mtuo. O que primordial jamais invadir o companheiro ou deixar-se invadir, trabalhando o tempo

2. Comunicao com o olhar


Gomes (2003) refere que vrias pesquisas revelam que o que mais influencia a comunicao a linguagem corporal, ou seja a sua componente no verbal. Silva (1999) transmite-nos a mesma ideia, mencionando que () podemos negar com as palavras, mas o nosso corpo reage antes da nossa razo. De uma forma mais especfica, quando nos questionam sobre o elemento mais importante no estabelecimento de contacto com os outros, uma grande percentagem de ns diz ser o olhar (2). De todas as partes do corpo humano utilizadas para transmitir informaes, os olhos so considerados a de maior importncia, pois consegue transmitir as facetas mais subtis. Apesar do olho por si s no indicar uma emoo, o uso do olhar e a utilizao do rosto sua volta, como o alargamento das plpebras, o olhar de revs e o fitar, pode significar tudo (4). O Dr. Hess refuta a ideia anterior, pois num dos seus estudos descobriu que a pupila de um homem normal dilata para cerca do dobro quando este avista uma mulher nua. O autor concluiu deste modo que a pupila dilata quando se observa algo agradvel, o que significa que o olho s por si transmite algo. Esta descoberta tem utilidade principa lmente na rea de Marketing, por exemplo na deteco do efeito de um anncio public itrio no pblico (4).

Departamento de Engenharia Informtica, Universidade de Coimbra

2003/2004

Licenciatura em Engenharia Informtica

COMUNICAO & PROFISSO

trabalhando o tempo todo em feedback, no indo alm do que o ouro possa permitir (6). Pelo facto dos seres se empenharem em prolongados encontros verbais face a face, os sinais de direco do olhar tornaram-se particularmente importantes para a nossa espcie, desenvolvendo-se deste modo marcantes brancos nos nossos olhos, que facilitam ao outro a percepo da direco do nosso olhar. Por outro lado, os primatas no-verbalizadores, como o chimpanz, no possuem estes marcantes brancos(6). Estudos sobre comunicao demonstram que o movimento dos olhos regula a conversa. Durante a comunicao verbal, enquanto se recebe a mensagem falada, o movimento dos olhos proporciona um sistema de sinalizao, indicando ao interlocutor quando a sua vez de intervir. Para alm do referido, os olhos podem transmitir atitudes e sentimentos, definindo at mesmo a personalidade. Segundo os psiclogos, as pessoas que tm a caracterstica de olhar muito so mais carinhosas e com necessidades de afecto (5).

2.2. Saber olhar


De acordo com um estudo do Dr. Exline da Universidade de Delaware, numa entrevista as mulheres olham mais para o entrevistador do que os homens. Para alm disto, se a entrevista sobre assuntos pessoais, os entrevistados olham menos para o interlocutor do que se fosse sobre ocupao de tempos livres. O autor supra citado concluiu que quando uma pessoa desvia o olhar enquanto fala, porque deseja continuar a falar e no deseja ser interrompida. Pelo contrrio, olhar para o interlocutor, significa querer interromper a conversa (4). Numa conversa ou entrevista, apesar de conscientes da necessidade de saber olhar, so muitos os erros cometidos, muitas vezes involuntariamente. Para saber utilizar melhor o olhar existem algumas sugestes que se devem ter em conta (2): - Tente olhar para o seu interlocutor de uma forma ligeira. Ao olhar fixamente para uma pessoa ter uma postura ameaadora que ir causar desconforto; - Evite desviar sucessivamente o olhar durante uma conversa. Este normalmente um sinal de insegurana e incerteza, que pode facilmente ser confundido com falta de honestidade; - Evite olhar fixamente para o cho ou para o tecto enquanto fala ou escuta algum; - No feche os olhos, caso contrrio ir ser incorrecto perante quem fala, reflectindo mesmo alguma falta de educao e terminando qualquer hiptese de dilogo; - Se estiver numa reunio, ou conversando com vrias pessoas ao mesmo tempo, tente repartir os olhares em igual medida por todos; - No exagere nas expresses visuais, sobretudo no franzir as sobrancelhas ou abrir muitos os olhos.

2.1. Culturas diferentes, olhares diferentes


O significado do olhar universal, mas, de um modo geral, no temos total conhecimento da forma como olhamos e somos olhados (4). As diferenas inter culturais relativas ao olhar so considerveis e algu mas vezes importantes (5). Os rabes, s vezes, aproximam-se para conversar e olham-se atentamente olhos nos olhos enquanto falam. Por outro lado, nas sociedades do Extremo Oriente considera-se falta de educao e mau comportamento olhar a pessoa com quem se est a falar. J os ingleses fixam intensamente os olhos no seu interlocutor (5). A forma de se olhar em lugares p blicos tamb m varia de sociedade para sociedade. Em Israel n o consideram fora de normal encarar fixamente uma pessoa na rua, enquanto que na Frana j o admissvel (5). Na Amrica, por exemplo, no costume um homem olhar para uma mulher durante um certo sem que ela o autorize a isso atravs de qualquer sinal da linguagem do corpo (sorriso, virar para trs, olhar directo). Se, por outro lado, uma mulher olhar para um homem durante um tempo considervel, incita a uma aproximao verbal (4). Nos pases latinos, apesar de se aceitarem movimentos corporais mais livres, um olhar como o referido anteriormente pode sugerir um convite expresso a um encontro fsico (4).

3. Concluses
Estudar o olhar fulcral para uma maior compreenso da mensagem no verbal transmitida numa comunicao. H quem considere que o olho s por si pode expressar uma mensagem de uma emoo, enquanto que outros consideram que o olho s consegue transmitir uma mensagem aliado com outros componentes como o rosto, ou qualquer outro gesto. Ao cruzarem-se duas pes soas surge a dvida sobre para onde olhar, como olhar e a durao do olhar. Estes aspectos vo sendo enraizados culturalmente, o que faz com que de cultura para cultura se analise o olhar do outro de maneira diferente. Se quisermos tirar partido da mensagem transmitida pelo olhar necessrio aprender a saber olhar e a interpretar os olhares dos outros.

Departamento de Engenharia Informtica, Universidade de Coimbra

2003/2004

Licenciatura em Engenharia Informtica

COMUNICAO & PROFISSO

Referncias
1. Gomes, Fabiane (2003), O corpo fala, http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhe s.php?id_jornal=8148&id_noticia=147. A importncia de saber comunicar com o olhar, http://www.cup.cgd.pt/cup/redaco/carreira/200 3_01/a+importnmcia+de+saber+comunicar+co m+o+olhar.htm . Silva, Maria Jlia Pes da (1999), A Comunicao Alm das Palavras, http://www.abreflor.com.br/pesqcomunicacaoale m.htm Fast, Julius (2001), A Linguagem do Corpo, 1ed., Edies 70, Lisboa. A comunicao atravs do olhar, http://www.geocities.com/spitaletti/comunica.ht m. O que dizem os olhos Olhar fixo e olhar brilhante: o modo como olhamos uns para os outros, http://www.geocities.com/spitaletti/dizem_olhos. htm

2.

3.

4. 5.

6.

Departamento de Engenharia Informtica, Universidade de Coimbra

2003/2004

Anda mungkin juga menyukai