Anda di halaman 1dari 5

OFICINA DE APOIO E APRENDIZAGEM

CURSO: BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: SERVIO SOCIAL: PROCESSO DE TRABALHO CIRCUITO: 11 ETAPA: 5
Caro(a) aluno(a), Esta atividade dever ser desenvolvida em trio, ao longo da disciplina, sob a assistncia e orientao do(a) preceptor(a), no ambiente de tutoria, quando os contedos apresentados nas aulas devero ser aprofundados e debatidos, podendo utilizar, contudo, uma carga horria complementar de estudos individuais. de carter obrigatrio e tem o objetivo de auxiliar na AP1, AP2, AVA e socializao dos conhecimentos progressivamente construdos. Bom trabalho! Prof Judinalia Muniz

APRESENTAO A prtica profissional tem carter tcnico, subordinado dimenso poltica, sendo assim, a profisso de Servio Social constituda como um instrumento de esclarecimento e conscientizao sobre os direitos, os servios, os benefcios da instituio e a forma de acesso a ela. A partir deste momento, seremos mais especficos no que diz respeito ao trabalho e o Servio Social. No que se refere fundamentao do trabalho profissional, a categoria trabalho passa a ser compreendida pela profisso no que se refere a sua insero na diviso social e tcnica do trabalho. Para tanto, significa compreender que os assistentes sociais so trabalhadores assalariados e estabelecem relaes no processo de trabalho tendo como objeto de trabalho as mltiplas expresses das questes sociais. Portanto, queridos (as) alunos (as), ao elaborarmos esta oficina de apoio e aprendizagem, buscamos abordar questes relativas prtica profissional do assistente social, ou seja a interveno profissional, tendo com base os roteiros de estudos e os textos sugeridos em anexo. ENCONTRO 1:

Refletindo sobre o tema processo de trabalho do Assistente Social, tomamos com a base o livro de Marilda Iamamoto Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional, onde a autora aborda de forma bastante centrada a cerda insero do Assistente Social no processo de trabalho. Diante disso utilizaremos o captulo 1 do livro item 6 que fala: A prtica como trabalho e a insero do Assistente Social em processos de trabalho . Para tanto a autora aborda a ruptura com a concepo predominante nos anos 1980, identificada atravs de 2 elementos: 1)Considerao da questo social como base scio-histrica do Servio Social 2)Apreender a prtica profissional como trabalho e o exerccio profissional inscrito em um processo de trabalho. Permitindo um olhar diversificado em relao ao assunto estudado. Para tanto, alm dos horrios reservados aos estudos individuais, poder dispor do tempo referente tutoria 2.

Desse modo, a primeira etapa da nossa Oficina de apoio e aprendizagem tem como pr-requisito, a leitura do texto citado anteriormente A prtica como trabalho e a insero do Assistente Social em processos de trabalho, de autoria de Marilda Vilela Iamamoto, que dever ser realizada em trio (as trs etapas).

PROCEDIMENTOS:

1. Faa uma leitura individualmente e atenciosa do texto sugerido, percebendo o assunto e o significado do que foi lido; 2. Releia o texto e sublinhe os aspectos mais importantes, lembrando da necessria organizao lgica das idias; Lembre-se de procurar o significado das palavras que voc desconhece (sugere-se auxlio de dicionrio e gramtica); Sublinhe, em cada pargrafo, as palavras que contm a idia-ncleo e os detalhes mais importantes.

3. Em trios, discutam sobre as ideias que o texto A prtica como trabalho e a insero do Assistente Social em processos de trabalho., de autoria de Marilda Vilela Iamamoto , apresenta. 4. Mantendo os trios, respondam as questes abaixo:

De acordo com a leitura do texto apresentado e com os estudos realizados na disciplina Servio Social: Processo de Trabalho, responda: a) Qual a base que funda a constituio do Servio Social na sociedade e que, por isso, deve dispor de uma centralidade na formao profissional? b) Qual o objeto de trabalho do Servio Social? Como pensar os instrumentos de trabalho do Assistente Social? c) Quais so os meios de trabalho do Assistente Social? d) Qual o produto do trabalho do Assistente Social?

OBS:Cada resposta deve conter de trs a cinco linhas. 5. Apresentem a atividade realizada digitada ao tutor no prazo determinado.

Na correo, sero considerados os seguintes critrios: Clareza; Coeso e coerncia na estruturao da resposta; Aspectos ortogrficos, gramaticais e pontuao; Apresentao conforme as regras da ABNT.

2 momento: 1. Seguindo a orientao do(a) tutor(a), rena-se com componentes, de acordo com a temtica escolhida; o mesmo trio s, em equipe de trs a quatro

2. Participe ativamente de uma discusso sobre o tema, analisando-o sob a perspectiva de atuao do profissional em Assistncia Social; 3. Na data determinada, apresente ao() tutor(a) os textos pesquisados e discutidos pela equipe.

Na pontuao da etapa, sero considerados os seguintes critrios: ENCONTRO 2: Tendo como base o roteiro 1 e nos conhecimentos apreendidos nas aulas Processo de Trabalho, realizem a seguinte atividade: Atividade: Aps o estudo deste captulo, produza um texto de uma lauda apontando o pensamento de Lessa e o pensamento de Iamamoto sobre o significado social da profisso. Depois, formule a concepo do grupo. do componente Servio Social: Coerncia e pertinncia dos textos pesquisados; Interesse e envolvimentos nas discusses; Interao entre os componentes da equipe.

PROCEDIMENTOS: 1 momento: 1.Realizem uma leitura cuidadosa do roteiro 1 e complemente a pesquisa com os slides das aulas, buscando a compreenso dos conceitos na sua totalidade. 2. Contextualizem os conceitos propostos na etapa com os demais contedos do componente curricular, principalmente com os conceitos solicitados na etapa anterior. 3.Discutam com o trio e respondam s questes propostas. 4. Para concluir a etapa, apresentem ao () tutor (a) as respostas construdas.

ENCONTRO 3:

Nesta etapa vocs iro dar continuidade aos estudos acerca do Processo de trabalho do Assistente Social, e devero realizar a atividade proposta abaixo:

Atividade: Faa uma pesquisa em sites relacionados profisso, tais como CFESS <www.cfess.org.br/>, CRESS <www.cress-mg.org.br/> e <www.cress-mg.org.br/>, ABEPSS <www.abepss.org.br/> dentre outros, e identifique as reas de atuao do assistente social. Descreva-as em um texto de, no mximo, uma lauda. PROCEDIMENTOS:

1. Procedam a pesquisa nos sites indicados, a cerca das reas de atuao do assistente social. 2. Discutam com o trio e respondam a atividade proposta. 3. Para concluir a etapa, apresentem ao () preceptor (a) o texto construdo.

ENCONTRO 4: Com base no roteiro: As demandas e as respostas da profisso nas esferas socioinstitucionais: esfera pblica, privada lucrativa e privada no-lucrativa, e a partir das expresses da questo social apresentadas neste captulo, aponte o perfil ideal que o assistente social deve ter para responder a essas demandas.

PROCEDIMENTOS:

1. Procedam leitura do roteiro indicado. 2. Discutam com o trio e respondam a questes proposta. 3. A resposta do trio deve conter de 5 a 8 linhas. 4. Para concluir a etapa, apresentem ao () preceptor (a) as respostas construdas.

ENCONTRO 5:

Considerando a seguinte colocao: quanto maior for a produo, maior tambm a populao que no ter acesso aos bens e aos servios produzidos, sendo excluda dessa relao de produo desassistida que vivencia diretamente as expresses da questo social: desemprego, doenas, misria, desnutrio, fome. Realizem as seguintes propostas:

1. Team comentrios sobre a colocao acima, com apenas uma lauda 2. Busquem imagens que procurem retratar a contradio contida na colocao. No se esqueam de colocar as fontes.

PROCEDIMENTOS:

A. Procedam organizao dos trios e discutam a cerca da colocao. B. A pesquisa das imagens livre, por isso podero utilizar livros, revistas e internet. C. Para concluir a etapa, apresentem ao () preceptor (a) as respostas construdas.

Na correo da etapa, sero considerados os seguintes critrios: Referencial terico; Domnio de contedo; Preciso e clareza; Adequao dos recursos utilizados; Estrutura e organizao; Aproveitamento do tempo.

ENCONTRO 6:

Com base nos estudos adquiridos ao longo da nossa disciplina Servio Social: Processo de trabalho, podemos identificar que o assistente social, est inserido em uma relao de mediao entre organismos empregadores pblicos e privados e os usurios dos servios prestados, portanto, um trabalhador com qualificao, dotado de fora de trabalho, nesse sentido mercadoria, ir juntamente com outros trabalhadores articular o trabalho coletivo. Diante disso, Vicente de Paula Faleiros afirma: A questo do assalariamento parecia encoberta pela prpria viso humanista que fazia o servio Social aparecer como um sacerdcio, uma atividade benevolente e sem carter determinado pela sua insero no processo tcnico e social do trabalho ( FALEIROS, 2008, p. 19).

Considerando a reflexo acerca do assalariamento profissional, vamos procurar pesquisar em nosso municpio ou regio: 1. Qual a mdia salarial dos assistentes sociais empregados? 2. Qual o segmento que mais absorve mo-de-obra da categoria? 3. Aps breve levantamento, procure comparar com a realidade de outras regies. Existem diferenas quanto s mdias salariais? Por qu?

PROCEDIMENTOS:

1. Discutam com o trio e respondam a atividades propostas, buscando a contextualizao com os contedos apreendidos nas aulas do componente curricular 2. A resposta do trio deve clara e objetiva e no devem ultrapassar uma lauda.

3. Para concluir a etapa, apresentem ao () preceptor (a) as respostas construdas.

Anda mungkin juga menyukai