Anda di halaman 1dari 6

Mquina de Turing

Resumo O presente artigo apresenta a histria, os fundamentos, e as aplicaes da Mquina de Turing na informtica, o surgimento e a lgica computacional. Palavras-chave: Mquina de Turing, lgica computacional.

Introduo
Em 1936, antes do advento do computador digital, o matemtico ingls Alan Turing idealizou uma mquina que seria capaz de calcular qualquer funo matemtica mediante um determinado conjunto de instrues. Naturalmente, o propsito no era a criao de um computador como os atuais, mas possvel encontrar alguns princpios semelhantes.

Histria
O computador digital um cone da cultura contempornea. Mais do que tudo, porque correntes pesadas do pensamento ocidental conceberam a "natureza humana" como racionalidade de certo tipo. Para essas correntes, o humano caracteriza-se fundamentalmente pela inteligncia e a inteligncia corresponde essencialmente a processos computacionais. Numa verso mais especfica, o que importa o programa (software); desde que ele corra, a base material (o hardware) de menos importncia. Ora, um aspecto interessante desta questo que essa viso das coisas no foi inspirada pela existncia de computadores: ela historicamente anterior ao aparecimento dos modernos computadores digitais. A mquina de Turing tornou-se uma ferramenta para pensar a razo luz da ideia de um autmato digital que no depende das minudncias da implementao fsica, isso antes de virem ao mundo os hoje banais computadores digitais. A mquina de Turing foi concebida pelo matemtico britnico Alan Turing (1912-1954), muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais. Turing tambm se envolveu na construo de mquinas para quebrar os cdigos secretos das comunicaes alems durante a II Guerra Mundial. Num sentido preciso uma mquina de Turing um modelo abstrato de um computador, que se atm apenas aos aspectos lgicos do seu funcionamento e no sua parte fsica. O que a publicao de Turing fez, e que tornou possvel o computador digital, foi resultado de centenas de anos de esforo para reduzir os vrios sistemas formais a um sistema bsico.

Fundamentos
A mquina de Turing consiste em dispositivos extremamente simples que manipulam smbolos, porm podem ser adaptadas para simular a lgica de qualquer computador. O estudo de suas propriedades abstratas permitiu muitas descobertas sobre a cincia da computao e a teoria da complexidade computacional. A mquina U chamada Mquina de Turing Universal, porque ela capaz de simular qualquer outra mquina de Turing a partir de sua descrio. Isso permitiu a viabilidade de construir e vender computadores Apesar de ser possvel sua construo, estas mquinas no foram concebidas para ser uma tecnologia usada na prtica, e sim um experimento mental sobre os limites da computao mecnica.

Definio Formal
Uma mquina de Turing (com uma fita) usualmente definida como uma 7-upla M = (Q,,,s,b,F,), onde:

Q um conjunto finito de estados um alfabeto finito de smbolos o alfabeto da fita (conjunto finito de smbolos) o estado inicial o smbolo branco (o nico smbolo que se permite ocorrer na fita infinitamente em qualquer passo durante a computao) o conjunto dos estados finais uma funo parcial chamada funo de transio, onde E o movimento para a esquerda e D o movimento para a direita. Definies na literatura s vezes diferem um pouco, para tornar argumentos ou provas

mais fceis ou mais claras, mas isto sempre feito de maneira que a mquina resultante tem o mesmo poder computacional. Por exemplo, mudar o conjunto {E,D} para {E,D,P}, onde P permite ao cabeote permanecer na mesma clula da fita em vez de mover-se para a esquerda ou direita, no aumenta o poder computacional da mquina.

Definio informal
Uma mquina de Turing consiste em: Uma fita que dividida em clulas, uma adjacente outra. Cada clula contm um smbolo de algum alfabeto finito. O alfabeto contm um smbolo especial branco (aqui escrito como 0) e um ou mais smbolos adicionais. Assume-se que a fita arbitrariamente extensvel para a esquerda e para a direita, isto , a mquina de Turing possui tanta fita quanto necessrio para a computao. Assume-se tambm que clulas que ainda no foram escritas esto preenchidas com o smbolo branco. Um cabeote, que pode ler e escrever smbolos na fita e mover-se para a esquerda e para a direita. Um registrador de estados, que armazena o estado da mquina de Turing. O nmero de estados diferentes sempre finito e h um estado especial denominado estado inicial com o qual o registrador de estado inicializado. Uma tabela de ao (ou funo de transio) que diz mquina que smbolo escrever, como mover o cabeote ('E' para esquerda e 'D' para direita) e qual ser seu novo estado, dados o smbolo que ele acabou de ler na fita e o estado em que se encontra. Se no houver entrada alguma na tabela para a combinao atual de smbolo e estado ento a mquina para. Note que cada parte da mquina finita; sua quantidade de fita potencialmente ilimitada que d uma quantidade ilimitada de espao de armazenamento.

Teste de Turing
O Teste de Turing baseado no jogo da imitao e envolve um computador, um interrogador humano e um entrevistado humano. O interrogador deve tentar descobrir, por meio de perguntas qual dos participantes o computador. Toda comunicao feita atravs de um terminal de computador. O interrogador pode perguntar qualquer tipo de pergunta.

O computador pode adotar qualquer estratgia para enganar o entrevistador, como por exemplo: Mentir. Ex: Voc um computador? No. Se o entrevistador pedir o resultado da

multiplicao de dois nmeros grandes, o computador pode demorar a responder, e responder errado. O humano entrevistado no deve enganar o entrevistador, ele deve tentar ajuda-lo. Turing defendia a ideia de que se vrias pessoas diferentes atuam como entrevistador e entrevistado, e um nmero suficiente de entrevistadores no for capaz de descobrir qual o computador, ento o computador pensa. Desde 1991 existe o concurso de Loebner para premiar anualmente o melhor chatterbot. Existe uma aposta de 10 mil dlares, registrada no Long Bets Foundation, entre Mitch Kapor e Ray Kurzweil. Kapor acha que o Teste de Turing vai ser superado at 2029.

Aplicaes na informtica
O teste de Turing inspirou a criao de vrios trabalhos, um exemplo brasileiro desta inspirao o Rob ED, que simula um bate-papo entre o usurio e uma mquina. Abaixo, alguns problemas de informao j resolvidos pela mquina de Turing: Criptografia O clculo, contabilidade e bancos de dados. Os jogos O processamento em tempo real A multimdia. A internet e a web Linguagem falada. Inteligncia artificial

Concluso
A mquina de Turing na verdade no passou de mero projeto que ficou apenas no papel. No entanto ela serviu de inspirao para a fabricao das mquinas atuais, foi um grande passo para a exploso da era da informtica, onde continuamos na busca pela perfeio dessas maquinas que nos auxiliaro em varias reas da nossa vida. Portanto, a mquina de Turing serviu de espelho para que hoje tivssemos a oportunidade de desfrutar anos de pesquisa e dedicao.

Referencias

www2.dem.inpe.br/ijar/MaqTuring http://www.inf.puc-rio.br/~inf1302/Apostila/lf7.pdf Fund. matemticos para cincia da computao Gersting.Judith L Quinta edio

Anda mungkin juga menyukai