Anda di halaman 1dari 7

Aprenda o

GREGO
DO NOVO TESTAMENTO
John H. Dobson Traduo de Lucian Benigno

ContedoPrefcio Portugus...............................9

Edio

em

Introduo...............................................................13 1.abg - aprendendo as letras................................... 17


O Alfabeto Grego

Uma vez que o nome do meu blog uma brincadeira com as letras gregas, fui pesquisar a lingua grega. Existe muita coisa boa na web. Aqui segue parte do material colhido na busca. Que tal brincar com o idioma?

Aprenda a ler em grego

Na verdade, voc provavelmente j pode ler muita coisa em grego! Acha que mentira? Pois tente ler a palavra logo abaixo, escrita primeiro em letras minsculas e seguida por letras maisculas. Dica - um prefixo para "mil".

Claro que "kilo" como em "quilograma". O portugus decidiu usar a forma "qu" no lugar de "k", mas o som o mesmo. O iota ( , ) e o lambda ( , ) se pronunciam como as letras portuguesas "I" e "L". Note que o iota ( , ) no tem o pingo do nosso "i".E j que voc aprendeu a letra L, veja se consegue ler a prxima palavra.

A resposta "katlogo" ou... "catlogo". O portugus usa "qu" antes de "e" e "i", mas "c" antes de "a", "o" ou "u" (j que o "c" antes de "e" e "i" tem som de "s"). Ou seja, em portugus o som /k/ pode ser feito com as formas "c" ou "qu", mas em grego esse som sempre ser feito com a letra "k", chamada "kpa".Note tambm que apenas o L ( , ) e o G ( , ) so diferentes das letras que j

conhecemos.Est com sede? Tente ler o nome da bebida logo abaixo:

limonada, que em grego "lemonada" (parecido com o ingls "lemonade"). O "D" grego ( , ) usado freqentemente na matemtica. Ele se pronuncia como o "th" do ingls em "the" ou "that".E essa palavrinha?

Caf Espresso! A palavra em portugus usa um X (expresso), mas em italiano eles usam o S, j que se pronuncia assim (espresso). O grego pegou a palavrinha emprestada e assim ficou. Caf espresso.Note que a letra "p" em grego ( , ) exatamente a letrinha "pi" da matemtica, enquanto que a letra "r" ( , ) parece com o nosso "p". O sigma maisculo ( ) o "s" grego, usado freqentemente na matemtica, e se pronuncia como o "s" do portugus. A palavrinha abaixo o nome dum objeto que voa. Consegue adivinhar?

isso mesmo, a palavra em grego se escreve igualzinho palavra em portugus: aeroplano. Perceba que o "N" grego ( , ) se escreve como o nosso quando maisculo, mas em letras minsculas ele se parece com um "V" ( ). No ingls existe um som chamado interdental. Ele chamado interdental porque produzido colocando-se a lngua entre os dentes e soprando-se o ar. Esse som est representado nas letras "th" (como em "think", "thought", "atheism", "athlete" etc.). Em grego, entretanto, em vez de duas letras (t + h), h somente uma letra para representar esse som - ela se chama "thita" ( , ). ela que voc na palavra abaixo.

A palavra "Athna" (Atenas, capital da Grcia). Note que o som /i/ em grego pode ser feito com a letra iota ( , ) ou com a letra ita ( , ) - note tambm que em maisculo ela se parece com o nosso H, e em minsculo ela se parece com o nosso "n", com a perninha puxada. Agora a vez da letra F.

"Telefone" em grego "tilfono". Note a diferena entre F maisculo ( ) e minsculo ( ). Agora vejamos essas duas palavrinhas.

As palavrinhas acima, "axioma" e "znite" usam as letras , e , . A letra se pronuncia "ks" (como em "axioma", pronunciado "aksima"), enquanto que a letra "z" em grego tem o mesmo som que o nosso "z" em portugus - que, quando maiscula, igual letra em portugus (Z). Quando minscula, entretanto, diferente ( )!

A palavinha acima, "xymos", significa "suco" em grego. A letra grega "X" tem o som do "ch" alemo ("ich", por exemplo). O Y tem o mesmo som que o nosso "i". Por essa razo o nome da letra Y em francs "i grec", enquanto que em espanhol "i griega" (ou seja, "o i grego"). Em grego o nome da letrinha ... adivinhe? Se voc disse "psilon" acertou. Como em portugus e em italiano (ypsilon). Perceba que o psilon minsculo grego se parece com o nosso "u".A ltima letra em grega vai logo abaixo. Com o conhecimento que voc adquiriu do restante do alfabeto, ser que voc consegue adivinhar que palavra essa sem olhar a resposta?

Voc disse "psicologia"? Se sim, parabns. O grego tem trs letrinhas que usam um conjunto de sons que, em portugus, precisam de duas letras juntas: th, ks, ps - respectivamente, , , . Para quem faz psicologia, est na cara que o "ps" a letrinha , porque o smbolo da prpria cincia psicologia.Em portugus, depois das reformas ortogrficas que tivemos durante os anos, muitas formas foram eliminadas, tornando difcil, s vezes, ver as mudanas que ocorreram com as palavrinhas vindas de outra lngua. Por exemplo, antes tnhamos as letras W, Y e K no portugus. O "x" grego veio para as lnguas latinas como "ch" (da mesma forma que o K veio como C), mas em portugus difcil ver essa mudana porque trocamos o Y por I, o W por U ou V, e tanto o K como o X por C (em vez de K e CH respectivamente). Nesse quesito o ingls muito mais leal s etimologias, pois eles mantiveram quase todas as formas etimolgicas originais (por exemplo, "psychology" e "achiles", que no portugus so "psicologia" e "aquiles" - no grego, , ). EXERCCIOS - teste seu conhecimento Tente descobrir o significado das palavras abaixo. Uma delas tem relao apenas indireta com o portugus. Voc consegue adivinhar qual seria? t

ALFABETO GREGO

Alfa Zeta Eta Csi Tau Sampi

Beta Teta

Gama Iota Capa

Delta

psilon F Digama Miu R Niu , Sigma Omega , ,

Lambda

micron Upsilon

Pi M San Q Qoppa Fi Chi Psi

Anda mungkin juga menyukai