Anda di halaman 1dari 2

Questes Repblica Velha I e II

Joo Pedro Ricaldes

1. (Fuvest 2008) Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda a Histria, resistiu at ao esgotamento completo. [...] Caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criana, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. Euclides da Cunha, Os Sertes. Relacione o movimento de Canudos com a) os problemas econmico-sociais da regio. b) a crena religiosa e a luta poltica da populao. 2. (Vunesp 2008)

centenas de casas de negcios e a locomotiva soltando seus sibilos progressistas. a) cite duas transformaes mencionadas no texto que marcam a oposio entre atraso e progresso. b) de que formas a economia cafeeira contribuiu para as transformaes observadas pelo autor? 5. (Vunesp 2006) Cabia agora definir, de uma vez por todas, a repartio dos poderes na Repblica: o que caberia ao executivo federal, ao estadual, s instituies legislativas, ao municpio e aos coronis. J havia o texto constitucional, mas estrutura polticojurdica estavam subjacentes, ainda, os resqucios do patrimonialismo. Campos Salles (1898-1902) sacramentou o pacto do poder pela aplicao da Poltica dos Governadores (...) (Maria de Lourdes Moraes Janotti, O coronelismo: uma poltica de compromisso.) a) Caracterize o fenmeno do coronelismo. b) No que consistia a Poltica dos Governadores? 6. (Vunesp 2006) Existiam poucos ilheenses de nascimento que j tivessem importncia na vida da cidade. [...] De todo o [Nordeste] do Brasil descia gente para essas terras do Sul da Bahia. A fama corria longe, diziam que o dinheiro rodava na rua, que ningum fazia caso, em Ilhus, de prata de dois mil ris. Os navios chegavam entupidos de emigrantes, vinham aventureiros de toda a espcie, mulheres de toda a idade, para quem Ilhus era a primeira ou a ltima esperana. (Jorge Amado. Terras do sem fim, 1943.) Considerando as condies sociais do sul do estado da Bahia nos primeiros decnios do sculo XX, referidas pelo escritor Jorge Amado, responda. a) Qual atividade econmica tornou possvel, nessa regio, a absoro deste contingente populacional expressivo? b) Quais as condies histricas do nordeste brasileiro que explicam a sada e o direcionamento de milhares de pessoas para os centros economicamente mais dinmicos do pas? 7. (Vunesp 2005) A respeito da passagem da Monarquia para a Repblica no Brasil, a historiadora Emlia Viotti da Costa afirmou: Duas linhas de interpretao surgiram j nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experincia, aumentaram o rol dos descontentes a) Como os monarquistas entenderam a deposio de Pedro II e a instalao da Repblica no Brasil? b) Indique um motivo que explique a desiluso de alguns republicanos com o regime institudo.

Observe a fotografia dos habitantes de Canudos aprisionados pelas tropas federais em 1897. Caracterize as circunstncias sociais da formao do arraial de Canudos e o contexto histrico de sua destruio. 3. (Vunesp 2008) Desde o final do sculo XIX, o serto tem sido tema de diversas obras literrias, cinematogrficas, musicais e plsticas, de que so exemplos Os sertes, de Euclides da Cunha, Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, Romaria, de Renato Teixeira e, em certa medida, Abaporu, de Tarsila do Amaral. Indique duas obras, alm das citadas, alusivas figura do sertanejo, e descreva seus contedos. 4. (Unicamp 2008) So Paulo, quem te viu e quem te v! Tinhas ento as tuas ruas sem calamento, iluminadas pela luz baa e amortecida de uns lampies de azeite; tuas casas, quase todas trreas, tinham nas janelas umas rtulas atravs das quais conversavam os estudantes com as namoradas; os carros de bois guinchavam pelas ruas carregando enormes cargas e guiados por mseros cativos. Eras ento uma cidade puramente paulista, hoje s uma cidade italiana!! Ests completamente, transformada, com propores agigantadas, possuindo opulentos e lindssimos prdios, praas vastas e arborizadas, ruas todas caladas, cortadas por diversas linhas de bond,

8. (Unicamp 2003) Em 1897 foi inaugurada a cidade de Belo Horizonte, considerada a mais importante cidade planejada do fim do sculo XIX no Brasil. Seu desenho era regular como um tabuleiro de xadrez. Ao substituir Ouro Preto, a cidade almejava atender aos antigos objetivos de se criar uma nova capital que expressasse os ideais de um Brasil republicano. a) Que ideais do Brasil republicano estavam expressos na criao da cidade de Belo Horizonte? b) Que paralelos podem ser estabelecidos com a criao da cidade de Braslia? c) Caracterize o contexto histrico da transferncia da capital federal do Rio de Janeiro para Braslia. 9. (Fuvest 2002) Em 1872, a cidade de So Paulo possua 31.385 habitantes. Em 1920, havia 579.033 pessoas na Capital. Explique esse extraordinrio crescimento no perodo. 10. (Unicamp 1997) Aps a proclamao da Repblica, uma nova bandeira nacional foi criada para substituir a antiga bandeira do Imprio. O lema da nova bandeira era Ordem e Progresso. a) Por que o governo republicano determinou que se substitusse a antiga bandeira? b) Explique por que, naquele momento, era importante para o governo republicano demonstrar sua preocupao com a ordem pblica e seu compromisso com o progresso. 11. (Fuvest 1996) Com a instalao da Repblica no Brasil, algumas mudanas fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se: a) a militarizao do poder poltico e a universalizao da cidadania. b) a descentralizao do poder poltico e um regime presidencialista forte. c) um poder executivo frgil e a criao de foras pblicas estaduais. d) a aproximao entre o Brasil e os Estados Unidos e a instituio do voto secreto. e) a fundao do Banco do Brasil e a descentralizao do poder poltico. 12. (Fuvest 1995) "Diante do meu charuto muito doutor de lei ficou menor do que um ano de circo de cavalinho" Tomando como referncia o texto, identifique o fenmeno nele retratado e explique suas razes e permanncias.

13. (Vunesp 1992) "Entendi que no era lcito assistir indiferentemente a esta luta [poltica na Cmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a runa da Repblica. Dirigi-me para este fim aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a fora poltica deste regime. (...) Outros deram minha poltica a denominao de Poltica dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Poltica dos Estados."(Campos Sales) A partir do texto acima, explique o fenmeno poltico denominado "Poltica dos Governadores" e relacione algumas de suas conseqncias para a Rep. Velha. 14 (Mackenzie 1999) Tratava-se de reduzir o poder das oligarquias nas reas onde isto parecia mais fcil e onde eram mais chocantes as desigualdades sociais. Tendo muitos laos com a poltica local, no conseguiram mais do que substituir velhas oligarquias por novas.(Boris Fausto) O texto identifica uma poltica caracterstica da Repblica Velha e utilizada pelo governo Hermes da Fonseca, atravs de interventores militares. Assinale-a nas alternativas abaixo. a) Poltica do Caf com Leite b) Poltica de Valorizao do Caf c) Poltica das Salvaes d) Poltica dos Governadores e) Poltica de Parceria 15. (Puccamp 1999) "Certo dia de eleio, na pitoresca cidade de Pacatuba (...) cobriu-se de luto uma famlia de muitos filhos, que ficara na mais negra misria. O pai fora assassinado depois de uma discusso acalorada, em defesa do chefo poltico. Tombou o pobre homem, que fora arrastado como um autmato para votar, ou por outras, servir (...) ao dono de engenho e senhor de grande prestgio. Mal sabia assinar o nome (...) uma semana antes recebera um par de botinas, uma camisa de chita e um chapu de palha desabado." O texto, que narra um dia de eleio no perodo da Repblica Velha, refere-se DIRETAMENTE a) poltica do caf-com-leite e dos governadores. b) ao coronelismo e ao voto de cabresto. c) oligarquia do caf e ao curral eleitoral. d) poltica dos governadores e ao coronelismo. e) ao curral eleitoral e ao direito de voto do analfabeto.

Anda mungkin juga menyukai