Anda di halaman 1dari 6

Brincar explorar

Contedo
Equilbrio e Coordenao

Objetivos
- Organizar um ambiente interno com diversas opes de jogos de exerccio. - Favorecer o movimento da criana e a explorao de materiais.

Anos
Creche.

Tempo estimado
Durante o ano todo.

Material necessrio
Jogos de exerccio variados, brinquedos de encaixar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclvel etc.

Desenvolvimento
- 1 etapa Ao conceber um espao para receber jogos de exerccio, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos disponveis. Sobre a quantidade, importante verificar se h material suficiente para todos. Nessa faixa etria, deve haver um bom nmero do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas - nesse ltimo caso, em atividades que no exijam tempo de espera, adaptadas ao comportamento dessa faixa etria. Sobre a qualidade, os objetos devem ser feitos de materiais seguros, com tamanhos maiores que o da boca dos bebs aberta e com diferentes cores e texturas. - 2 etapa Organize os brinquedos em cantos diferenciados, de acordo com a habilidade que cada um deles possibilita desenvolver. Por exemplo, colches, almofadas e rolos num lado da sala, opes de jogos para encaixar e empilhar em outro e instrumentos em uma prateleira ao alcance da turma. Com o tempo, as crianas podem ajudar na reformulao dos ambientes. Para entender a mensagem delas, ateno ao modo como se comportam os pequenos. Se reparar que h um canto aonde ningum vai - ou que deixou de ser popular depois de algumas semanas de diverso -, vale a pena reorganizar os materiais e acrescentar novos elementos. - 3 etapa Quando comear o momento da brincadeira, investigue de que forma os materiais disponveis so usados. Com base nas descobertas, devem surgir outras possibilidades de explorao. Aqueles que comeam a reagir aos brinquedos com sons, por exemplo, vo adorar experimentar diferentes instrumentos. J os que conseguem empilhar peas podem brincar com cubos de diversos tamanhos e, assim, testar cada vez mais os limites de equilbrio de uma torre. - 4 etapa Ateno questo do tempo: os pequenos costumam demorar mais para se envolver com um brinquedo. Eles

chegam perto, mexem um pouco, largam e voltam. A noo de permanncia vem com a experincia. Por isso, importante no mudar os jogos com muita freqncia. Ao longo do ano, as crianas iro busc-los diversas vezes e, aos poucos, tentaro realizar novas experincias com cada um deles. Nesse aspecto, a parceria do professor muito importante. Mas no se deve impor regras ou rotular aes como certas ou erradas. Ao contrrio: a mediao precisa estimular a curiosidade e a criatividade. Coloque questes como "Voc gostou de batucar esse tambor?", "Por que encaixou esta pea aqui?" e "Quer pegar o aviozinho?". Esse tipo de estmulo serve at mesmo para quem ainda no desenvolveu plenamente a fala.

Avaliao
Observe os movimentos exploratrios da turma para encaminhar a atividade. Esse diagnstico pode servir de base para a reorganizao do ambiente - verifique, principalmente, se o conjunto de atividades favorece a mobilidade e a explorao - e para propor desafios individuais. possvel, por exemplo, estimular a experimentao perguntando: "O objeto com que voc est brincando produz sons ao ser chacoalhado? Encaixa em outro maior? Abre uma portinha?" Faa anotaes sobre o comportamento dos pequenos e, se possvel, filme ou fotografe as interaes com os jogos e com os amigos.

danando que a gente aprende


Contedo
Movimento

Introduo
No h dvida que as crianas pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se esto alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se esto tmidas ou tristes, encolhem-se e sua expresso corporal reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criana pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento uma linguagem, que comunica estados, sensaes, idias: o corpo fala. Assim, importante que na Educao Infantil o professor possa organizar situaes e atividades em que as crianas possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do prprio corpo.

Objetivos
- Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do prprio corpo - Comunicar, atravs do movimento, emoes e estados afetivos

Contedos
Expressividade / Dana

Ano
2 a 6 anos

Tempo estimado
20 a 30 minutos

Material necessrio
Pedaos de tecido leve (quadrados de 50x50 cm) Aparelho de som

Espao
Uma sala grande. Se no houver um espao sem mveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espao central. A msica muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugesto.

Desenvolvimento da atividade
As crianas e voc tambm - devem estar descalas e usando roupas confortveis! 1 Comece reunindo as crianas. A msica pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no cho numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de ps: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum at que os ps de todos se toquem. Os ps se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Voc pode enriquecer a brincadeira, sugerindo: - O meio da roda uma piscina! - O meio da roda uma grande gelatina! - O meio da roda um tapete de grama! 2 Pea que todos se deitem no cho. Coloque uma msica no aparelho de som. importante que seja uma msica alegre, que estimule as crianas a se movimentar, porm sem excit-las demais. Sugesto: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense). No se esquea que, para as crianas pequenas, o entorno simblico muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos sero habitantes dela... Todos os bichos esto dormindo. Aos poucos, vo acordar. Primeiro todos sero aranhas, que andaro com o apoio dos ps e das mos no cho... Depois se transformaro em minhocas, arrastando-se pelo cho com a lateral do corpo... Logo sero cobras, arrastando-se pelo cho com o apoio da barriga... Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrero a floresta... Lees, tigres, leopardos, de quatro patas pelo cho... Coelhos que andam pelo espao com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos... Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e guias que voam l do alto com suas asas enormes e bem abertas... 3 Distribua para as crianas os pedaos de tecido coloridos, um para cada um. importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianas. Deixe que elas explorem a sala

manipulando os pedaos de tecido. Sugira que as crianas pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincis. A sala toda tem que ficar pintada o cho, as paredes, o teto. Diga s crianas que nenhum pedao da sala pode ficar sem pintar. Sugesto de msica: Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela). 4 Sempre ao som de uma msica (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canes de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianas adoram: pea que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo: - com a cabea - com a barriga - com o brao - com o cotovelo - com os ps - com as costas - com o bumbum - com as palmas das mos etc. 5 Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugesto de msica: Palhao (Egberto Gismonti, CD Circense). Organize as crianas em duplas e oferea a elas uma bolinha de algodo ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais. Enquanto uma criana fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodo ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interao muito especial das crianas, que, assim, cuidam umas das outras aps uma atividade movimentada.

Avaliao
O recm-publicado documento Orientaes Curriculares Expectativas de Aprendizagens e Orientaes Didticas para a Educao Infantil da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo observa que a avaliao que mais deve interessar o professor no aquela que compara diferentes crianas, mas a que compara uma criana com ela mesma, dentro de certo perodo de tempo. Assim, o professor tem na observao o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criana? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as prximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experincias do Movimento para as crianas.

Vamos brincar?
Contedo
Jogos e Brincadeiras

Introduo
Nesta seqncia didtica, as crianas participaro de uma srie de brincadeiras e jogos de regras simples. Os jogos e brincadeiras sero apresentados de diversas maneiras e as crianas sero convidadas a explicar suas regras aos colegas, tendo como apoio fotos e desenhos das brincadeiras.

Objetivos
Esta seqncia didtica tem como objetivo a ampliao do repertrio de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situaes de aprendizagem nas quais as crianas possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras. - Compartilhar informaes sobre as brincadeiras - Participar de situaes significativas nas quais as crianas possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada - Conhecer as regras de algumas brincadeiras

Ano
2 e 3 anos

Tempo estimado
Aproximadamente 4 meses

Material necessrio
Para as brincadeiras: bolas, bambols, cordas, pedaos de madeira, sucatas, tecidos... Para o registro: mquina fotogrfica, papis e canetinhas

Desenvolvimento das atividades


1. Elencar as brincadeiras que sero apresentadas e registradas Fazer um levantamento das possveis brincadeiras a serem apresentadas ao grupo. Garantindo tanto o contato com os jogos e brincadeiras que j fazem parte do repertrio do grupo, como a apresentao de novas propostas. Exemplo de brincadeiras: Chuva de bolinha, corre-cotia, elefantinho colorido... 2. Definir quantas vezes na semana o projeto ser trabalhado Definir quais momentos da rotina da seqncia didtica sero trabalhados, distinguindo momentos de conversa, momentos de brincadeiras, momentos de registro. Isto , pode-se primeiro propor a brincadeira e depois (at mesmo num outro dia) organizar uma roda de conversa sobre a brincadeira realizada. Podem-se apresentar imagens (filmes e gravaes) de outras turmas brincando e depois propor para as crianas brincarem. 3. Atividade disparadora apresentao da seqncia didtica s crianas importante para este primeiro contato planejar a maneira como a seqncia didtica ser comunicada. Uma roda de conversa com perguntas e respostas pode ser insuficiente. importante usar diferentes recursos para chamar a ateno das crianas, como por exemplo, levar imagens de jogos e brincadeiras, crianas jogando e materiais (bolas, cordas...) e formular perguntas como num jogo de adivinha para que as

crianas falem sobre os jogos que j conhecem. Como as crianas ainda so muito pequenas, deve-se evitar muita falao, por isso devem-se planejar adivinhas e o uso de imagens para garantir uma melhor participao e envolvimento por parte delas. 4. Instituir rituais para as atividades que envolvem a seqncia didtica Criar rituais que dem indcios s crianas sobre o assunto que iro tratar nas atividades de modo que se vinculem ao tema da seqncia. Ex. confeccionar uma caixa com imagens de jogos e brincadeiras e lev-la para todas as situaes relacionadas seqncia; propor um grito de guerra que anteceda os jogos, entre outras possibilidades 5. Definir como ser feito o registro da seqncia e a confeco do livro de regras Propor para as crianas a elaborao de um livro com as regras dos jogos e brincadeiras compartilhados pelo grupo. Definir como o livro ser elaborado e como ser a participao das crianas em sua elaborao, levando em considerao que algumas crianas so muito pequenas para explicar de forma clara as regras das brincadeiras. Garantir o registro grfico das crianas, mesmo sabendo que os traados das crianas desta faixa etria so rudimentares. 6. Oferecer aos pais a oportunidade de ensinarem uma brincadeira turma Apresentar o tema da seqncia didtica aos pais e deixar em aberto a possibilidade de participao caso queiram ensinar uma brincadeira. 7. Realizar muitas vezes cada um dos jogos e brincadeiras trabalhados Considerando que um dos objetivos deste projeto a ampliao do repertrio de jogos e brincadeiras, devese planejar o contato sistemtico das crianas com cada uma das propostas apresentadas, para que progressivamente possam se apropriar de suas regras. 8. Espaos e materiais Definir previamente os espaos onde as atividades ocorrero e organizar os materiais que sero utilizados. Caso seja interessante deve-se incluir a participao das crianas no preparo dos espaos e organizao dos materiais. Avaliao Devem-se criar pautas de observao para as situaes de conversas, para as brincadeiras e para os momentos de registro do projeto. A Avaliao deve ocorrer ao longo de toda a seqncia didtica, levando em considerao tanto a participao das crianas, como a adequao das propostas levadas a elas.

Anda mungkin juga menyukai